29 de outubro de 2010

High Life - 2009



Em 1983 um homem recebe uma visita indesejada pelo seu companheiro de cela, Bug 'viciado em morfina tanto ambos. Ele exige um curso intensivo dos anos 80: música diferente, drogas diferentes, mas ele terá uma nova ideia, que se pode tornar um problema, porque ele começa a planejar roubar um banco quando tudo sai do controle por falta de inteligencia do grupo.





Father's Face: o Prometheus Moderno

Tendo como base Porto Alegre (RS), o Father's Face está na ativa desde 2008, mas o embrião que deu forma a seu primeiro álbum é muito mais antigo. A ideia era resgatar a história de Frankenstein, do clássico do terror gótico "The Modern Prometheus", publicado em 1818 por Mary Shelley, e tendo como fundo musical Heavy Metal de altíssima qualidade.

E é com "Soundtrack For A Closing Light" que o objetivo se realiza. Lançado de formaindependente, Lucas Guimarães (voz), Alessandro Marques (guitarra), Cristóvão A. Viero (guitarra), Luciano de Oliveira (baixo) e Daniel Seimetz (bateria) mostram planejamento e muito sentimento ao longo de sua obra. Para saber mais acerca deste trabalho, o Whiplash! conduziu a seguinte entrevista com o Father's Face – que, inclusive, é um dos nomes confirmados para tocar no VI Orquídea Rock Festival, a ser realizado em dezembro, na cidade catarinense de Lages.

Whiplash!: Olá pessoal! A banda Father´s Face está agora estreando em disco. Que tal começarmos com o histórico da banda para os leitores conhecê-los melhor?
Alessandro: Olá Ben, muito obrigado pelo espaço e pela tua dedicação ao Heavy Metal! Bom, todos nós já havíamos participado de outras bandas, mas foi um longo caminho até nos encontrarmos. Em 2001, quando tive contato com o livro “Frankenstein or The Modern Prometheus”, de Mary Shelley, foi quando a minha parte de integrante da Father’s Face teve vida. Nosso álbum de estreia é baseado neste livro, e aproveitamos para traçar certo tipo de ‘paralelo’ entre a história e o momento atual. As surpresas de coincidências deste paralelo são incríveis.
Whiplash!: E com o que você se identificou no livro "The Modern Prometheus", a ponto de colocar a história de Frankenstein em disco?
Alessandro: Durante uma aula de história da música, o Professor Celso Loureiro Chaves leu o seguinte trecho do livro (capítulo 5): ”Foi numa sombria noite de novembro que eu contemplei a realização de minha obra. Com uma ansiedade que quase tocava as raias da agonia, tomei dos instrumentos que estavam à minha volta, a fim de que eu pudesse infundir uma centelha de vida na coisa inerte que jazia a meus pés. Era já quase uma hora da madrugada; a chuva batia tristemente nas janelas; a minha vela estava quase consumida quando, ao lusco-fusco da luz bruxuleante prestes a extinguir-se, vi abrir-se o baço olho amarelo da criatura. Ela respirava com dificuldade, e um movimento convulsivo agitava seus membros. Como posso descrever minhas emoções ante aquela catástrofe, como reescrever aquela ruína que eu, com esforço ínfimo e zelo, havia tentado formar?“. Imagine alguém ler este trecho pra ti, em meio a explicações das espetaculares obras de Richard Wagner... Impossível um compositor ficar estático perante tal narrativa. Este texto me assombrou por muitas noites, pode ter certeza.
Whiplash!: A idéia inicial seria desenvolver algo tendo como fundo musical uma orquestra sinfônica. O resultado final ficou 'meio' diferente... O que te fez optar pelo Heavy Metal, afinal?
Alessandro:  Minha natureza!! Toda minha base musical foi fundada no Heavy Metal. Dei meus primeiros passos musicais tirando de ouvido os baixos do “Live After Death” (Iron Maiden) e do “Exit Stage Left” (Rush). O contrabaixo foi meu primeiro instrumento elétrico, mas tarde passei para a guitarra. Mas existem várias adaptações de obras que foram compostas para orquestra e depois suprimidas para quarteto de violões, por exemplo. Lembro de uma apresentação de um quarteto de violões onde eles tocavam uma adaptação dos Concertos de Branderburgo de Johann Sebastian Bach, feita pelo Doutor em Música Daniel Wolf. Uma banda de Heavy Metal tem, inclusive, mais elementos do que um quarteto de violões, então a troca de opção Orquestra/Banda foi simples.
Whiplash!: Como você disse, houve uma preocupação em não apenas narrar o conto do Frankenstein, e sim traçar paralelos entre sua história e alguns fatos típicos de nosso cotidiano. Considerando que a natureza humana não tenha mudado muito, suponho que deva haver vários tópicos onde encontraram similaridades... Quais seriam eles?
Alessandro:  São dois os paralelos principais: O homem querendo ser o criador, o mestre. A raça humana não é o centro das atenções no universo, não foi o ‘marco zero’ nem será a ‘última batata do pacote’. O mundo existia tranquilo antes dos humanos e assim o continuará quando partirmos. Outro paralelo: a criatura não era nem de longe sinônimo de beleza, tirando como base os padrões pré-estabelecidos, por isso ela foi abominada. No mundo moderno o mesmo acontece: há a supervalorização da casca, independente do conteúdo. Os outros paralelos vamos deixar que o ouvinte descubra, afinal, esta é a grande aventura de se ouvir um disco conceitual.
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Whiplash!: Algo muito relevante em "Soundtrack For A Closing Light" é a forma como vocês amarraram vários dos subgêneros pelo qual o rock pesado se dividiu ao longo das décadas. Considerando que há uma história a ser contada, houve critérios para a seção instrumental? Qual foi a parte mais difícil de todo o processo criativo?
Daniel:  Eu não diria que houve ‘critérios’ propriamente ditos. O fato é que a maioria das canções chegava praticamente pronta aos ensaios. Apenas testávamos fraseados, levadas ou melodias e, se as mesmas soavam de nosso agrado, mantínhamos nas composições. Houve sempre muita liberdade de opinião enquanto compúnhamos as músicas, e posso citar as baterias do disco como exemplo: há dicas de todos os membros da banda na maioria delas, como em “Quieten My Anguish”, onde o Lucas sugeriu um trabalho diferenciado de pratos. Posso dizer, com certeza, que esse diálogo entre os músicos envolvidos facilitou muito o processo. Tudo o que foi composto e executado no disco é resultado de uma amálgama gigante de influências de cada membro da banda, sendo que cada um deixou sua marca no disco de forma a atestar estas influências.
Alessandro: A dificuldade para mim foi trabalhar nas letras, pois não sou muito bom com as palavras. Gosto muito de compor (a parte musical). Prefiro sentar e compor do que ficar estudando técnica, depois eu desenvolvo um exercício para tocar o que compus. Na banda cada um tem uma particularidade, um ponto forte: acho que o meu é a composição.
Whiplash!: A gravação e mixagem também ficaram aos cuidados da própria banda, através da pessoa de Alessandro... Pois bem, agora que "Soundtrack For A Closing Light" chegou ao público, o Father´s Face mudaria algo em sua criação, ou está plenamente satisfeito com o resultado final?
Alessandro: Eu não mudaria nada. Foi o melhor que pudemos fazer neste momento.
Daniel: Mesmo que existam erros e parâmetros que necessitem ser repensados de nossa parte, penso que os mesmos são necessários, pois são eles que nos proporcionam a chance de termos uma visão crítica imparcial de nosso próprio trabalho para, desta forma, melhorarmos.
Whiplash!: Vocês acreditam que a publicidade seja importante para o lançamento de um disco nos dias de hoje, ou um bom trabalho não precisa dela? Neste sentido, quais os próximos passos do Father´s Face?
Daniel: Quando se está inserido num meio como o Heavy Metal, onde o que importa é a música e não pormenores como a roupa que se usa ou a simetria das faces, a melhor forma de se promover um disco é fazê-lo ser ouvido. Nesse sentido, não temos medido esforços para fazer com que mais pessoas tenham acesso à nossa música. Além de diversos sites que nos têm divulgado, temos nosso MySpace e nosso site oficial, onde as pessoas podem conferir todas as músicas e também comprar o CD. Temos obtido também o apoio de várias rádios, como Shockbox, Putzgrilla, Ipanema, A Ferro e Fogo, Comunitária de Frederico Westphallen, entre outras. Várias pessoas têm conhecido nosso som através dos meios supracitados. Porém, acima de tudo, queremos tocar, nos apresentar ao vivo onde quer que seja o máximo que pudermos. É ao vivo que provaremos nosso valor para as pessoas, é no palco que se mostra a que se veio.
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Whiplash!: Até onde a banda se envolveu na concepção da ilustração de "Soundtrack For A Closing Light"? As informações visuais amarram muito bem a história e música...
Alessandro: O designer Marco Tornnelly trabalhou totalmente livre e fez um espetacular trabalho! Ele apenas nos pediu as letras das músicas e as pré-produções das mesmas e confiamos inteiramente no talento do Marco. Tínhamos visto alguns trabalhos dele em sua página (http://www.marcotornnelly.com.br/) e tínhamos certeza de que, quanto menos falássemos, mais tranquilo o Marco trabalharia. Deu certo!! O trabalho dele ficou irretocável!!!
Daniel: O mais interessante é que nunca nos encontramos com o Marco para definirmos como seria feito o trabalho. Tudo foi definido em uma reunião virtual com 2 horas de duração numa tarde de sexta-feira. Ele demonstrou ser um profissional extremamente talentoso, pois conseguiu absorver muito bem a atmosfera que as músicas transpiram e também que desejávamos para o álbum. A arte é sombria e dá força ao espírito amedrontador que a história de Mary Shelley incorpora.
Whiplash!: Aproveitando que estamos falando de projetos gráficos, tenho uma curiosidade acerca de sua demo... Quantos exemplares de "Father´s Face" vocês confeccionaram, afinal? Creio que todo aquele trabalho artesanal simulando um antigo livro tenha exigido consideráveis esforços, não?
Daniel: Bom, acredite se quiser... Não sabemos ao certo quantos exemplares foram confeccionados, mas foram pouco mais de 30. A intenção era de produzirmos 50 cópias. Porém, como você próprio mencionou, aquela demo exigia um trabalho tão meticuloso que acabamos por não conseguir cumprir com essa meta, o que culminou na terrível verdade de que a própria banda possui apenas uma cópia daquele trabalho! Ou seja: quem a possui, guarde com carinho. Aliás, quem quiser vender, estou comprando!
Whiplash!: A minha eu não vendo!!! Bom, seu debut está chegando agora ao mercado, depois de anos de a idéia inicial ter nascido. Qual a sensação quando vocês pegaram a primeira cópia, lacradinha, direto da fábrica?
Daniel: Cara, a sensação é de dever cumprido. Mais do que isso, de estar segurando um filho nas mãos, algo que é fruto de muito trabalho e anos de dedicação a essa forma de vida que é o Heavy Metal. Não sei qual a cara que fiz quando peguei uma das cópias em mãos, mas vi um de meus colegas fazer isso e a expressão é a mesma de um pai que chegou na maternidade e viu o filho pela primeira vez através do vidro do berçário.
Alessandro: Pra mim é um marco inicial, a materialização de um sonho de adolescente. E o que mais me deixa alegre é olhar pra trás e ver que o Alessandro adolescente estava certo, ‘siga seus instintos’, eu pensava. Que bom que segui.
Whiplash!: Ok, pessoal, o Whiplash! agradece pela entrevista desejando boa sorte na divulgação de "Soundtrack For A Closing Light". O espaço é de vocês para os comentários finais!
Daniel: Nós que devemos agradecer pelo espaço concedido. Não vemos a hora de tocar novamente para encontrar o público, trocarmos umas idéias, tomarmos umas cervejas e batermos cabeça!
Alessandro: Como sempre digo, o Brasil será o país número um do metal no mundo. Levem fé nisso!!! Apoiem as bandas nacionais, comentem nos fóruns, acessem as páginas de bandas e sites especializados e façam o Movimento cada vez mais forte!!!! Obrigado por tudo!!! Nos vemos na estrada!!!
Contato:

Cruzeiro do Metal: confirmadas mais bandas para evento


Sim meus amigos, 7000Tons Of Metal é um cruzeiro dedicado a todos nós que apreciamos o bom e velho Metal! Contando com um cast de 40 bandas (das quais 34 já foram definidas), o cruzeiro sairá de Miami (no dia 24 de Janeiro de 2011), navegará até Cozumel no México e retornará para Miami em 4 dias onde as 40 bandas se apresentarão! É como se você pudesse fazer parte do backstage, convivendo com os músicos das bandas e podendo assistir  a todos os shows em grande estilo!
Sinceramente, esse evento se aproxima de um sonho para Headbangers e fans de Heavy Metal do mundo todo!
E a última banda a ser confirmada até o momento é nada mais nada menos que o BLIND GUARDIAN! Veja a lista de bandas confirmadas (ainda há bandas a serem fechadas) e saiba que se você pretende ir, corra, pois os ingressos estão quase no fim.
Agent Steel
Amon Amarth
Blackguard
Blind Guardian
Cripper
Dark Tranquillity
Death Angel
Ensiferum
Epica
Exodus
Fear Factory
Finntroll
Forbidden
Gamma Ray
Iced Earth
Korpiklaani
Marduk
Moonspell
Nevermore
Obituary
Rage
Raven
Sabaton
Sanctuary
Saxon
Sodom
Sonata Arctica
Swashbuckle
Testament
Trouble
Týr
Uli Jon Roth
Unleashed
Witchburner

Para mais detalhes sobre o evento, clique no link abaixo.

Dark Moor: fotos de gravação de novo video, prévia de álbum


banda espanhola DARK MOOR está com o lançamento  de seu novo álbum de estúdio, "Ancestral Romance", marcado para este mês de novembro.
Três músicas novas podem ser ouvidas no MySpace, e uma dela se chama "Love from the Stone", que ganhará um video clipe. As fotos das gravações deste video podem ser conferidas no link abaixo:

MySpace do Dark Moor:
Fonte desta matéria (em inglês): darkmoor.com

Project46: ouça o primeiro single do disco novo, online


música "Impunity" está disponível para streaming no MySpace oficial do Project46. A faixa faz parte do próximo/primeiro álbum da banda, intitulado "Feel That", que será lançado no início de 2011, ainda sem data e distribuição oficial.
"Feel That" está sendo gravado em São Paulo e Criciúma (SC) pelo renomado produtor musical Adair Daufembach, que já produziu bandas como Hangar, Ponto Nulo no Céu e Holiness.
Mais informações  sobre a banda e sua produção para o novo disco, você encontra no MySpace e Twitter oficial da banda.
MySpace:
Twitter:
Facebook:
Fonte desta matéria: Twitter Project46

Steven Adler: "éramos almas gêmeas no Guns N' Roses"


O jornal The Charlotte Observer recentemente entrevistou Steven Adler, baterista original do GUNS N’ ROSES e atualmente no ADLER’S APPETITE. Confira um trecho da matéria.
The Charlotte Observer: É difícil se manter sóbrio quando você está tocando bateria?
Adler: Fica mais fácil. Dois meses atrás estávamos tocando na Filadélfia e eu quebrei um chimbau. Colocamos para vender na banca de merchandising. Um cara chegou e perguntou: “Quanto é?”. Eu disse: “100 dólares”, e o cara puxou uma pedra de cocaína. “Você aceitaria isso?”. A primeira coisa que me veio na cabeça foram as épocas ruins que tive com a droga. Eu disse: “Fique com isso aí. Eu quero os 100 paus.”
The Charlotte Observer: Quanto [material do] Guns N’ Roses o Adler’s Appetite toca?
Adler: Praticamente todo o “Appetite For Destruction”, e tudo de "Reckless Life" até "Civil War", a última música que eu gravei com eles. Se minhas preces funcionarem, Axl [Rose] e SLASH vão retomar sua amizade e nós vamos terminar o que começamos. Por 20 anos eu os culpei pelas minhas derrotas. Trabalhando com o Dr. Drew [N. do T.: médico especialista em recuperação de celebridades com problemas de drogas] eu me dei conta que eu que os decepcionei por ficar fora de controle.
The Charlotte Observer: O você acha que fez o “Appetite” ser tão especial?
Adler: Éramos almas gêmeas, por assim dizer. Como o Rush, Aerosmith, Queen, VAN HALEN com David Lee Roth. Até com Sammy Hagar. Ele era um meio-irmão alma gêmea. O GN’R no começo tocaria “Sweet Child” e toda a primeira fila seria de motoqueiros com roupas de couro. Eles estariam chorando e cantando. Isso era demais.
Fonte desta matéria (em inglês): Charlotte Observer

Khaos Inside: divulgado capa de Companion of Loneliness


banda KHAOS INSIDE, que no próximo dia 7 de novembro fará um show de lançamento  oficial do cd"Companion of Loneliness, divulga a capa do CD que pode ser visto no site

Em contrapartida, a banda esta agendando datas para shows em todo território nacional, para contrata-los, entrem em contato com A10tbtv pelo e-mail: a10tbtv@myspace.com.
Press-release: a10tbtv

Linkin Park: Chester Bennington fala sobre "Jogos Mortais"


Em entrevista à agência de notícias Reuters, o vocalista doLINKIN PARK, Chester Bennington, falou sobre a sua participação em "Jogos Mortais – O Final". O cantor se declarou  confesso da franquia de terror. A informação é da Rolling Stone Brasil. Bennington contou que já chegou a interromper a turnê doLINKIN PARK  para ir ao cinema assistir a um dos filmes da saga sanguinária, o que causou brincadeiras entre os outros integrantes da banda. "Eles riram de mim, porque eu e minha mulher somos muito entusiasmados", comentou Bennington.
O convite para o roqueiro atuar na derradeira sequência da franquia veio após o produtor do filme, Mark Burg, se mudar para a vizinhança dos integrantes do LINKIN PARK. Bennington também falou um pouco sobre a rotina no set de gravação: "Passei de sete a oito horas diárias colocando e tirando a maquiagem". "O que faz essa armadilha particular é sua complexidade. Há diversas pessoas envolvidas, o que não é comum para Jigsaw", completou o vocalista sobre sua participação no filme. Bennington já havia feito "pontas" em "Adrenalina" e "Adrenalina 2: Alta Voltagem". "Jogos Mortais – O Final" estreia nos EUA durante o Halloween.
Fonte desta matéria: Rolling Stone Brasil

Discos Marcantes de Brian Eno IV




Brian Eno And David Byrne | My Life In The Bush Of Ghosts - 1981


  1. America Is Waiting
  2. Mea Culpa
  3. Regiment
  4. Help Me Somebody
  5. The Jezebel Spirit
  6. Very, Very Hungry
  7. Moonlight in Glory
  8. The Carrier
  9. A Secret Life
  10. Come with Us
  11. Mountain of Needles
  12. Pitch to Voltage
  13. Two Against Three
  14. Vocal Outtakes
  15. New Feet
  16. Defiant
  17. Number 8 Mix
  18. Solo Guitar with Tin Foil

Discos Marcantes de Brian Eno II




Eno | Another Green World - 1975


  1. Sky Saw
  2. Over Fire Island
  3. St. Elmo’s Fire
  4. In Dark Trees
  5. The Big Ship
  6. I’ll Come Running
  7. Another Green World
  8. Sombre Reptiles
  9. Little Fishes
  10. Golden Hours
  11. Becalmed
  12. Zawinul/Lava
  13. Everything Merges With the Night
  14. Spirits Drifting


Discos Marcantes de Brian Eno



Eno | Here Come The Warm Jets - 1974


  1. Needles in the Camel’s Eye
  2. The Paw Paw Negro Blowtorch
  3. Baby’s on Fire
  4. Cindy Tells Me
  5. Driving Me Backwards
  6. On Some Faraway Beach
  7. Blank Frank
  8. Dead Finks Don’t Talk
  9. Some of Them Are Old
  10. Here Come the Warm Jets

Brian Eno



Brian Peter George St. Jean le Baptiste de la Salle Eno (15 de maio de 1948WoodbridgeInglaterra) é um músico, compositor e produtor musical britânico, um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da ambient music.



Informação geral
Nome completoBrian Peter George Eno
ApelidoEno
Brian Peter George St. John le Baptiste de la Salle Eno
Data de nascimento15 de Maio de 1948 (62 anos) Woodbridge, Suffolk
OrigemLondres
País Inglaterra
GênerosRock experimentalMúsica ambienteeletrônicaart rockglam rock
InstrumentosSintetizadorestecladosvocais,guitarra
Período em atividade1970 - atualmente
Outras ocupaçõesProdutor musicalmúsico
Gravadora(s)E.G. RecordsAstralwerksThirsty Ear
AfiliaçõesRoxy Music
Kluster
Robert Fripp
David Byrne
U2 (produtor)
Página oficialhttp://www.enoshop.co.uk



Carreira


Produção musical e composição

Eno é famoso pelo uso de sintetizadores, utilizados em seus diversos trabalhos, como nos dois primeiros álbuns do grupo Roxy MusicRoxy Music (1972) e For Your Pleasure (1973). E, em a sua parceria com o guitarrista Robert Fripp, com quem produziu os álbuns: "(No Pussyfooting)" (1973), "Evening Star" (1975), "The Equatorial Stars" (2004) e "Beyond Even (1992–2006)" (2007).
Em 1977 e 1978, produziu dois álbuns com a dupla alemã de krautrock Kluster, "Cluster & Eno" e "After the Heat".
Também em 1978 produziu o álbum ´´Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!, primeiro da banda DEVO, que misturava acordes punk com sintetizadores por sugestão de Eno.
No final dos anos 1970, Eno produziu os três álbuns da chamada "Trilogia de Berlim" (ou "Trilogia eletrônica") de David BowieLowHeroes e Lodger.
Em 1978, foi o curador da coletânea No New York, uma compilação com vários artistas da cena underground de NY da época, considerada por muitos o registro definitivo do movimento No Wave.
Eno também foi produtor de diveros álbuns do U2, seu primeiro trabalho com o grupo foi The Unforgettable Fire de 1984, em seguida participou da produção dos álbuns: The Joshua Tree (1987),Achtung Baby (1991), Zooropa (1993), All That You Can't Leave Behind (2000), e No Line on the Horizon (2009).
Em 1981, produziu, com David Byrne (ex-Talking Heads) um álbum experimental de art rock chamado My Life in the Bush of Ghosts .
Também trabalhou como produtor musical com Laurie AndersonColdplayPaul SimonGrace JonesTalking HeadsSlowdive, entre outros .
Brian Eno também é o criador das chamadas estratégias oblíquas, um conjunto de cartas que guiam o criador em momentos de impasse ou bloqueio criativo.


Trilhas sonoras

Brian Eno participou como compositor ou produtor da trilha sonora dos filmes: DuneShutter IslandBrothersControlMoulin Rouge!TrafficThe Million Dollar HotelThe BeachVelvet GoldmineGodzillaBasquiatTrainspotting da série de TV Miami Vice entre outros. Ele também foi compositor da trilha sonora do jogo Spore da E.A.games .

Discografia


Álbuns solo

AnoTítuloClassificação na Paradas[1][2]Notas
UKEUAEUAEUAEUA
1974Here Come the Warm Jets 26151
  • Álbum de estréia.
Taking Tiger Mountain (By Strategy)
  • Laçamento: Novembro, 1974
  • Selo: Island (ILPS 9309)
1975Another Green World
  • Laçamento: Setembro, 1975
  • Selo: Island (ILPS 9351)
Discreet Music
  • Laçamento: Novembro, 1975
  • Selo: Obscure (OBS 3)
1977Before and After Science
  • Laçamento: Dezembro, 1977
  • Selo: Polydor (2302 071)
171
1978Ambient 1: Music for Airports
  • Laçamento: Março 1978
  • Selo: Polydor (2310647)
  • Primeira aparição do termo "Ambient Music".
Music for Films
  • Laçamento: Setembro, 1978
  • Selo: Polydor (2310 623)
55
1982Ambient 4: On Land
  • Laçamento: Março, 1982
  • Selo: EG (EGED 20)
93
1983Apollo: Atmospheres and Soundtracks
Music for Films Volume 2
  • Laçamento: Novembro, 1983
  • Selo: EG (EGSP-2)
1985Thursday Afternoon
  • Laçamento: Outubro, 1985
  • Selo: EG (EGCD 64)
1992Nerve Net
  • Laçamento: Setembro 1, 1992
  • Selo: Opal (9 45033-2)
70
The Shutov Assembly
  • Laçamento: Novembro 10, 1992
  • Selo: Warner Bros. (9 45010-2)
1993Neroli
  • Laçamento: Agosto, 1993
  • Selo: All Saints (ASCD15)
1994Headcandy
  • Laçamento: 1994
  • Selo: All Saints (ASCD15)
1997Extracts From Music for White Cube
The Drop
  • Laçamento: 1997
  • Selo: Thirsty Ear (66032)
13517
1998Lightness: Music for the Marble Palace
  • Laçamento: 1998
  • Selo: Opal
I Dormienti
  • Laçamento: 1998
  • Selo: Opal
1999Kite Stories
  • Laçamento: 1999
  • Selo: Opal
2000Music for Civic Recovery Centre
  • Laçamento: 2000
  • Selo: Opal
2001Compact Forest Proposal
  • Laçamento: 2001
  • Selo: Opal
2003Janeiro 07003: Bell Studies for the Clock of the Long Now
  • Laçamento: 2003
  • Selo: Opal
2005Another Day on Earth
  • Laçamento: June 13, 2005
  • Selo: Hannibal (HNCD1475)
731333
"—" mostra um álbum sem classificação.

Colaborações

YearTitlePeak chart positions[1][2]Notes
UKUS
1973(No Pussyfooting)
  • Laçamento: Novembro, 1973
  • Selo: Island (HELP 16)
1974Lady June's Linguistic Leprosy
1975Evening Star
  • Laçamento: Dezembro, 1975
  • Selo: Island (HELP 22)
  • com Robert Fripp
1977Cluster & Eno
  • Laçamento: June, 1977
  • Selo: Sky (Sky 010)
1977After the Heat
  • Laçamento: 1978
  • Selo: Sky (Sky 021)
1979In a Land of Clear Colours
  • Laçamento: 1979
  • Selo: Voiceprint (VP151CD)
--
1980Ambient 2: The Plateaux of Mirror
  • Laçamento: Janeiro 1, 1980
  • Selo: EG (EGAMB 002)
1980Fourth World, Vol. 1: Possible Musics
  • Laçamento: Janeiro 1, 1980
  • Selo: EG (EGED 7)
1981My Life in the Bush of Ghosts
  • Laçamento: February, 1981
  • Selo: EG (EGLP 48)
2944
1984The Pearl
  • Laçamento: 1984
  • Selo: EG (EGSP-2)
  • com Harold Budd.
1990Wrong Way Up
  • Laçamento: Outubro 16, 1990
  • Selo: Opal (2-26421)
1995Spinner 71
1995Original Soundtracks 1
  • Laçamento: Novembro 7, 1995
  • Selo: Island (Island 8043)
1276
  • com U2
  • Listed as Passengers
1997Tracks and Traces
  • Laçamento: Novembro 4, 1997
  • Selo: Rykodisc
  • com Harmonia
  • Listed as Harmonia & Eno '76
2000Music for Onmyo-Ji
  • Laçamento: 2000
  • Selo: Victor (60980-1)
2001Drawn from Life
  • Laçamento: May 15, 2001
  • Selo: Astralwerks (10148)
196
  • com J. Peter Schwalm.
2004The Equatorial Stars
  • Laçamento: Julho, 2004
  • Selo: Opal
  • com Robert Fripp.
2007Beyond Even (1992 - 2006)
  • Laçamento: Oct 15, 2007
  • Selo: Discipline Global Mobile(0702)
  • com Robert Fripp.
2008Everything That Happens Will Happen Today 153174
  • com David Byrne
"—" mostra um álbum sem classificação.

Álbuns ao vivo

YearTitleNotes
1974June 1, 1974
1976801 Live

Compilações


YearTitleNotes
1983Working Backwards 1983–1973
  • Laçamento: 1983
  • Selo: EG (EGBS-2)
  • Contém uma compilação dos lançamentos anteriores à Music for Films II eRaridades.
1984Begegnungen
  • Laçamento: 1984
  • Selo: Sky (87090)
1985Begegnungen II
  • Laçamento: 1985
  • Selo: Sky (87095)
1985Old Land
  • Laçamento: 1985
  • Selo: Sky (SKY 105)
1986Desert Island Selection
  • Laçamento: Janeiro 1986
  • Selo: EG (EGCD 65)
  • Versão expandida em CD do LP More Blank Than Frank.
1986More Blank Than Frank
  • Laçamento: Março, 1986
  • Selo: EG (EGLP 65)
1993Eno Box II: Vocals
  • Laçamento: Novembro 16, 1993
  • Selo: Virgin (39114)
  • Box set com faixas contendo vocais gravados entre 1973 e 1992.
1994The Essential Fripp and Eno
  • Laçamento: Março 11, 1994
  • Selo: Venture (CDVE 920)
1994Eno Box I - Instrumental
  • Box set de faixas instrumentais gravadas entre 1970 e 1988.
1999Sonora Portraits
  • Laçamento: Agosto 10, 1999
  • Selo: Materiali (Materiali Records|95701)
2003Curiosities Volume 1
  • Laçamento: 2003
  • Selo: Opal
2005Curiosities Volume II
  • Laçamento: 2005
  • Selo: Opal

Singles

YearTitleAlbum
1974"Seven Deadly Finns"Eno Box II: Vocals
1975"The Lion Sleeps Tonight (Wimoweh)"Eno Box II: Vocals
1975"King's Lead Hat" (different mix from LP)Before and After Science
1981"The Jezebel Spirit"My Life in the Bush of Ghosts
1986"Backwater"Before and After Science
1992Ali Click (EP)Nerve Net
1992Fractal Zoom (EP)Nerve Net
2007"Baby's on Fire"Here Come the Warm Jets
2008"Strange Overtones"Everything That Happens Will Happen Today

Videos

YearVideo details
1977Jubilee (1977 film)
  • Laçamento: 1977
  • Selo: Criterion
  • Formato: DVD
1981Mistaken Memories of Mediaeval Manhattan
  • Laçamento: 1981
  • Selo: Mystic Fire
  • Formato: VHS
1986Thursday Afternoon
  • Laçamento: 1984
  • Selo: Sony
  • Formato: VHS
1989Imaginary Landscapes
  • Laçamento: 1989
  • Selo: Mystic Fire
  • Formato: VHS (#76243)
200514 Video Paintings
  • Laçamento: Novembro 15, 2005
  • Selo: Ryko
  • Formato: DVD
200677 Million Paintings
  • Laçamento: Setembro 26, 2006
  • Selo: Ryko
  • Formato: DVD
200777 Million Paintings Second Revised Edition
  • Laçamento: Dezembro 4, 2007
  • Selo: Ryko
  • Formato: DVD

Créditos como produtor

YearAlbumArtist
1974FearJohn Cale
1975New & Rediscovered Musical InstrumentsDavid Toop & Max Eastley
1976Music from the Penguin CafeThe Penguin Cafe Orchestra
Voices and InstrumentsJan Steele/John Cage
1977Ultravox!Ultravox
1978More Songs About Buildings and FoodTalking Heads
No New Yorkvárias artistas
The Pavilion of DreamsHarold Budd
Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!Devo
1979Fear of MusicTalking Heads
1980Ambient 3: Day of RadianceLaraaji
Remain in LightTalking Heads
1981The Pace SettersEdikanfo
1984DuneToto/Brian Eno
The Unforgettable FireU2
1985HybridMichael Brook
Wide Awake in AmericaU2
1986Power SpotJon Hassell
1987The Joshua TreeU2
1988Flash of the SpiritJon Hassell
1989Words for the DyingJohn Cale
Zvuki MuZvuki Mu
1991Achtung BabyU2
ExileGeoffrey Oryema
1993LaidJames
TempleJane Siberry
When I Was a BoyJane Siberry
ZooropaU2
1994Bright RedLaurie Anderson
Wah WahJames
1995Original Soundtracks 1Passengers
OutsideDavid Bowie
1998Nomad SoulBaaba Maal
1999MillionairesJames
2000All That You Can't Leave BehindU2
Faith and CourageSinéad O'Connor
Now, Always, NeverSikter
2001Pleased to Meet YouJames
2008Everything That Happens Will Happen TodayDavid Byrne
Viva la Vida or Death and All His FriendsColdplay
Safe Trip HomeDido
HurricaneGrace Jones
2009No Line on the HorizonU2
Come to LifeNatalie Imbruglia