18 de outubro de 2010

Billy Gibbons: ZZ Top, Hendrix, Doors, Stevie Ray Vaughan


Décadas depois de abrir para o JIMI HENDRIXEXPERIENCE, o guitarrista do ZZ TOP, Billy Gibbons se lembra claramente da sua música favorita de JIMI HENDRIX ao vivo.
“Eles fizeram a versão mais legal de 'The Wind Cries Mary', que ainda é uma de minhas favoritas,” disse Gibbons. “Uma das razões é que era tocado em um tom excêntrico – era em Fá. É um acima do Mi, que é fácil de tocar. O Fá é o mais difícil de se encontrar. Fazer seus dedos tocarem as cordas em Fá é excruciante. Mas não há nada igual ouvir um baixo atingir uma nota grave em Fá, e o Noel Redding tocando um velho grande baixo Fender, ele alcançava aquele Fá grave, e fazia o Jimi pirar, porque o abalava.”
Com o recente aniversário de 40 anos da morte de Hendrix em 18 de setembro, Gibbons tinha razão para estar nostálgico. Mas o que ele mais se lembra dos shows ao vivo é a musicalidade – e os detalhes técnicos que poucos outros perceberiam.
“Claro, Jimi estava usando amplificadores Marshall, mas eles também estavam usando amplificadores Sunn, e essa era uma linha de amplificadores que foi desenvolvida por Norm Sundholm” disse Gibbons, que é algo como um historiador do rock. “Ele era o baixista do Kingsmen, que gravou a música ‘Louie Louie’. O Norm desenvolveu sua bem sucedida linha de amplificadores que era magnífica. O amplificador tinha um gabinete que podia reproduzir o Fá grave, que é a freqüência mais difícil.”
Antes de estar no ZZ TOP, Gibbons estava em uma banda chamada MOVING SIDEWALKS, que abriu para o JIMI HENDRIX EXPERIENCE e THE DOORS. “Éramos grandes fãs do The DOORS porque aquele primeiro disco é muito bluesy”, disse Gibbons.
Foi quando estava abrindo para THE DOORS  que Gibbons se aliou aos futuros colegas de banda do ZZ TOP Dusty Hill e Frank Beard. “Conheci eles através do Jimmy Vaughan, irmão mais velho do Stevie Ray”, disse Gibbons. “O Jimmy e eu estávamos conversando uma noite. Ainda é assim hoje em dia – tem algo com os músicos do Texas; tem uma ligação. É essa coisa da admiração implícita, dividida que todos tem. É muito legal. Jimmy me apresentou ao Frank, o baterista, e então o Frank me apresentou ao Dusty, e nós nos demos bem.”
Não tardou para o trio fazer som junto pela primeira vez, em 1969. “Nos reunimos uma noite e partimos para uma jam com o tom em Dó”, disse Gibbons. “Três horas depois, estávamos rindo e ainda tocando, pensando, ‘Há algo nisso’”.
Fonte desta matéria (em inglês): Spinner

Paul Cole: na capa de um disco dos Beatles por acaso!


Você nunca ouviu falar de Paul Cole, mas mesmo assim sabe exatamente de quem eu estou falando. Como assim, ficou louco Cadão? Não, não fiquei, e explico: Paul Cole é o nome do homem que aparece na capa do álbum "Abbey Road", lançado pelos BEATLES em 26 de setembro de 1969, conversando com um policial à direita, no espaço entre John Lennon e Ringo Starr.
Imagem

Imagem

A história de Cole é pra lá de curiosa. Segundo o próprio, “estava em férias com minha esposa em Londres e, como já havia visitado museus demais, resolvi dar uma caminhada pelas ruas. Aí vi uma viatura da polícia parada, fui até ela e comecei a conversar com o policial. Já estávamos batendo um papo há mais de uma hora quando percebi aqueles quatro caras atravessando a rua como uma fila de patos. Eu achei que se tratava de um bando de arruaceiros, pois todos tinham cabelo comprido e um dele estava descalço – e você sabe, não se anda descalço em Londres”.
Na hora Cole não atinou que os quatro cabeludos suspeitos eram os BEATLES. Ele só foi se tocar disso mais de um ano depois, quando encontrou a capa do álbum em cima do toca-discos da família.
A foto da capa de "Abbey Road" foi tirada por Ian McMillian e é uma das mais famosas da história do rock. Todo ano, milhares de pessoas vão até Abbey Road e repetem a antológica cena, que se transformou em uma das imagens mais conhecidas, homenageadas e emblemáticas da cultura popular. Além disso, a capa possui supostas pistas sobre a morte de Paul McCartney, boato que surgiu a partir de um acidente de moto sofrido por Paul no dia 9 de novembro de 1966. Como sequela, o cantor ficou com uma cicatriz no lábio, ponto de partida para a difusão de uma série de “pistas” que davam conta de que, na verdade, Paul havia morrido no acidente e tinha sido substituído por um sósia chamado Billy Shears (mencionado na letra de “With a Little Help My Friends”, faixa do álbum "Sgt Peppers", de 1967). Como resultado das inúmeras cirurgias plásticas que o tal Billy havia sido submetido para ficar parecido com o “verdadeiro” Paul, a cicatriz no lábio havia surgido.
Imagem

Os Beatles começaram a alimentar o boato, colocando de propósito “pistas” nas capas de seus discos. Em "Abbey Road", isso se manifesta nos trajes do quarteto – John Lennon de branco representando a religião, afinal os Beatles “eram mais famosos que Jesus Cristo”; Ringo Starr de preto como um padre; Paul descalço e com o passo trocado – os mortos eram enterrados descalços na Inglaterra; e George Harrison como o coveiro. Para colocar ainda mais lenha na fogueira, Paul, que todos sabiam ser canhoto, segura o cigarro com a mão direita, está de olhos fechados e o Fusca que está do lado esquerdo da capa tem a placa “IF28” (“se 28”, em português), em uma alusão a idade que Paul teria na época caso estivesse vivo.
O simpático Paul Cole faleceu dia 13 de fevereiro de 2008, aos 96 anos de idade, na cidade americana de Pensacola, na Flórida. Sua história é um triunfo do acaso, que transformou um completo desconhecido em personagem da história de um dos maiores nomes do rock.
Fonte desta matéria: Collector´s Room

Southern Metal: sinônimo de cerveja, humor e muito peso!


O termo Southern Metal é usado frequentemente para definir bandas que mesclam as raízes do Southern Rock com Metal na linha do BLACK SABBATH, afinação baixa, muito peso, pouco juízo e muita cerveja na cabeça.
Os exemplos mais conhecidos são sem dúvida bandas consagradas como DOWN, CORROSION OF CONFORMITY, BLACK LABEL SOCIETY, CROWBAR e mesmo o PANTERA  dos bons tempos e porque não o MASTODON que flerta também com o rock progressivo sem perder a veia "sulista". Mas existe toda uma gama de ótimas bandas (novas e menos novas) que são quase desconhecidas do público brasileiro.
Começando pelas bandas americanas, e que não são originárias apenas do sul dos Estados Unidos (só por isso poderiam reivindicar o adjetivo "Southern"):
HIGH OF FIRE (http://www.myspace.com/highonfire): Trio formado por Matt Pike (guitarra e vocais), Des Kensel (bateria) e Jeff Matz (baixo) que vem de Oakland, California. Já lançaram 4 álbuns desde sua criaçãoem 1998. Seu álbum mais recente, "Death Is This Communion", foi lançado em 2007 e produzido pelo famoso produtor Jack Endino (NIRVANA, MUDHONEY).
ALABAMA THUNDERPUSSY (http://www.myspace.com/atpva): Formado por Kyle Thomas (Vocais), Erik Larson (Guitarra), Ryan Lake (Guitarra), Mikey Bryant (Baixo) e Bryan Cox (Bateria) em Richmond, Virgínia em 1996. Lançaram 6 CDs até o momento e o mais recente é "Open Fire" de 2007.
RED FANG (http://www.myspace.com/redfangpdx): Banda formada em Portland, Oregon (Noroeste dos EUA) por David Sullivan, Maurice Bryan Giles, Aaron Beam, e John Sherman em 2005. Tem um CD auto-intitulado que foi lançado pela Relapse Records.
VALIENT THORR (http://www.myspace.com/valientthorr): Banda vinda do sul dos Estados Unidos - Chapel Hill, Carolina do Norte, para ser mais preciso - e formada por Valient Himself (Vocais), Eidan Thorr (Guitarra), Dr. Professor Nitewolf Strangees (Baixo), Sadat Thorr (Guitarra) e Lucian Thorr (Bateria). Estão na ativa desde 2000 e tem 5 CDS e um DVD lançados. O mais recente é Stranger de 2010.
KINGDOM OF SORROW (www.myspace.com/kingdomofsorrow): Banda / projeto formada por Kirk Windstein do CROWBAR/DOWN e Jamey Jasta, vocalista do HATEBREED. Os outros integrantes são Charlie Bellmore (Guitarra), Matthew Brunson (Baixo), Nick Bellmore (Bateria). Lançaram um CD auto-intitulado em 2008 e "Behind the Blackest Tears" em 2010.
BLACK TUSK (http://www.myspace.com/blacktusk): Trio de Savannah, Geórgia formado por Andrew (Guitarra, Vocais), James (Bateria, Vocais) e Athon (Baixo, Vocais). Seu CD mais recente foi lançado pela Relapse Records e se chama "Taste The Sin".
BLACK COBRA (http://www.myspace.com/blackcobra): Banda de Los Angeles, Califórnia. Formada em 2002 por Jason Landrian e Rafael Martinez. Lançaram 2 EPs e 3 CDs.
WHITE WITCH CANYON (http://www.myspace.com/whitewitchcanyon): Trio de East Bay, Califórnia formado por Lando (Vocais, Guitarra), Krete (Vocais, Bateria) e Cornbread (Vocais, Baixo). Estão na estrada desde 2007 e lançaram um álbum auto-intitulado em 2008.
No Canadá também encontramos algumas bandas que podem ser enquadradas como Southern Metal apesar do posição geográfica bem ao "Norte":
DOWNTRODDEN (http://www.myspace.com/downtroddenmtl): Quinteto formado por Alex Sorel (Baixo), Eric Lafontaine (Guitarra), Frank Perron (Guitarra), Eric Baribeau (Vocais) e Matt Sevigny (Bateria) em Montreal, Quebec em 2007. Lançaram um CD independente em 2009 intitulado "Dark September".
BUFFALO THEORY MTL (http://www.myspace.com/buffalotheorymtl): Outra banda de Montreal, Quebec formada por 4 músicos locais - Gary Lyons (Baixo), Pat Gordon (Guitarra), Yannick Pilo (Guitarra) e Brian Craig (Bateria) - e o brasileiro Anton Parr (este que vos escreve) nos vocais. Formada em 2008 e completa em 2009. Lançaram o CD "Live in Studio" de forma independente em 2010 e o mesmo foi relançado pelo selo neo-zelandês Satanica Prods.
IRON GIANT (http://www.myspace.com/irongiantecwt): Quarteto formado por Chris Lewis (Vocais), Jon Flanagan (Bateria), PJ Dunphy (Baixo) e Shaun Crawford (Guitarra) em Moncton, New Brunswick. Lançaram um CD em 2002 (No Longer Sleeping) e outro em 2008 (Creator of Scars).
Outras bandas que soam bem Southern Metal mas que adicionam também elementos de rock progressivo (assim como o MASTODON) merecem definitivamente a citação:
PRIESTESS (http://www.myspace.com/priestess): Formado em Montreal, Quebec por Mikey Heppner (Vocais, Guitarra), Mike Dyball (Baixo), Vince Nudo (Bateria, Vocais) e Dan Watchorn (Guitarra, Vocais). Tem 2 CDs lançados e o mais recente é "Prior to the Fire" de 2009.
BARONESS (http://www.myspace.com/yourbaroness): Quarteto original de Savannah, Geórgia. Formado por Allen Blickle (Bateria), Summer Welch (Baixo), John Baizley (Guitarra, Vocais) e Pete Adams (Guitarra, Vocais) em 2003. Tem 2 CDs e 2 EPs lançados, o mais recente é "Blue Record" de 2009.
Fonte desta matéria: MySpace

Hoje na história do rock no mundo - 18/10

[18/10/1957] Há 53 anos- Shows Históricos e Festivais

Lennon e McCartney fazem o primeiro show

[18/10/1966] Há 44 anos- Shows Históricos e Festivais

Jimi Hendrix faz seu primeiro grande show

[18/10/1968] Há 42 anos- Prisões, Processos e Problemas com a Justiça

Lennon e Yoko vão parar na delegacia

[18/10/1973] Há 37 anos- Rádio, TV, Cinema, Livros e Revistas

Marianne Faithfull vira freira

[18/10/1986] Há 24 anos- Grandes Sucessos e Lançamentos Históricos

Alice Cooper e Jason voltam a atacar

[18/10/1989] Há 21 anos- Confusões e Entra/Sai de Bandas

Axl Rose acusa Slash no palco

[18/10/1991] Há 19 anos- Prisões, Processos e Problemas com a Justiça

Viúva de Wailer assassinado vai presa

[18/10/1992] Há 18 anos- Shows Históricos e Festivais

Doobie Brothers se reúne por uma boa causa

[18/10/1996] Há 14 anos- Prisões, Processos e Problemas com a Justiça

John Fogerty luta contra o Creedence Revisited

[18/10/1998] Há 12 anos- Fatos Bizarros

B.B. King perde Lucille de vista



Continue lendo:http://www.rockwave.com.br/fatos/#ixzz12hv9vDgM

Hoje na história do rock brasileiro - 18/10

- 1991: O Biquini Cavadão lançou o quarto disco Descivilização. Os destaques são “Zé Ninguém”, “Vento Ventania” e “Impossível”. O disco vendeu 72 mil cópias na época de seu lançamento.