2 de setembro de 2010

Stage Diving: um manual prático, em vídeo, do que não fazer



Los Hermanos: banda irá tocar no festival SWU

Nesta quarta-feira, a organização do fetival SWU confirmou que o LOS HERMANOS irá tocar na primeira edição do evento e fará uma apresentação no dia 09 de outubro.

Desde que anunciou um recesso no meio de 2007, a banda fez dois shows no ano passado fazendo a abertura para o RADIOHEAD e neste ano fará três shows em outubro pelo Nordeste.

Fonte desta matéria: Twiiter-SWU

Paul Rodgers: a morte de Bonham e a saída do Bad Company

O repórter Pat Pemberton, da “Spinner.com”, conduziu uma extensa entrevista com o lendário vocalista Paul Rodgers, que já foi o frontman do Free, Bad Company, Queen + Paul Rodgers e The Firm (projeto com Jimmy Page). Dentre outros assuntos, Rodgers falou sobre como a morte de John Bonham o influenciou a deixar o Bad Company, além do convite para substituir Steven Tyler no Aerosmith.

Poucos anos após o baterista do Led Zeppelin, John Bonham, morrer de uma forma bem parecida com a descrita em “Shooting Star”, você deixou sua própria banda para ficar com sua família. Como a morte de Bonham afetou sua decisão?
Influenciou muito. Mas eu estava preparado para aquilo, de qualquer forma. Eu estava preparado para sair da estrada, e podia sentir que estávamos voando alto demais e enlouquecendo demais, e que algo iria acontecer.

Aconteceu tantas vezes antes – e foi a inspiração para canção “Shooting Star”. John era um cara muito amável. Foi muito triste perdê-lo, como amigo, e para o mundo que perdeu um grande talento. Porque eu acho que ele provavelmente foi um dos melhores bateristas de Rock n’ Roll que já viveram. Então foi realmente muito triste. Um amargo gosto de realidade.

Então decidi que precisava de um tempo para viver, mas nunca me afastei tanto da música. Construí um estúdio em minha casa e apenas continuei a gravar. Então antes que eu percebesse, Jimmy (Page) estava indo lá em casa e estávamos compondo juntos, o The Firm nasceu e lá estávamos nós na estrada novamente.

Você chegou a ser contatado para substituir Steven Tyler no Aerosmith?
Bem, sim, na verdade eu fui. Joe Perry veio até mim numa outra festa de premiação, e disse que Steven Tyler não estava interessado em sair em turnê no momento, mas que eles estavam preparados para a estrada e estavam procurando alguém para preencher a vaga. E eu disse a ele, “bem, talvez vocês devam repensar sobre isto”. E estou feliz de ver que eles estão de volta agora, porque são uma banda fabulosa.

Confira a entrevista completa, em português, no www.imprensarocker.wordpress.com

Fonte desta matéria (em inglês): Spinner.com

Rock na web: laço mutualista volta a unir as duas espécies

Jornais do mundo inteiro veicularam nos últimos dias, a manchete da união Arcade Fire e Google Street. Em uma sacada que tem tudo pra dar certo, o clipe de “We used to wait” single do novo álbum da banda, “The suburbs”, traz uma ação interativa e bastante curiosa para os fãs da boa música.

A combinação do rock com os recursos de tecnologia na web é uma combinação que sempre deu certo - a começar da premissa que a rede ainda é a melhor forma de divulgação de novas bandas. Quantas são as rádios web e os artistas que atualmente contam com a divulgação da internet para veiculação de suas músicas e compartilhamento de textos e comentários entre os usuários?

Leia a matéria completa no link abaixo.

Mais informações: Blog "Da morte ao mito"

Black Crowes: vocalista detona cantora pop em entrevista

De acordo com informações do Terra, o vocalista do BLACK CROWES, Chris Robinson, não economizou nas críticas à cantora Taylor Swift em entrevista para a revista Nylon Guys.

Perguntado sobre o que acha da música da musa pop adolescente, Robinson foi taxativo: "horrível". O vocalista ainda disse que se sente "envergonhado" pelas pessoas que acham Swift talentosa. Segundo ele, a cantora pode "até ser bonita, mas não talentosa". "Eles têm estilistas, produtores que colocam um acorde no computador e sai tudo igual, não há individualidade", explicou Robinson.

O líder do BLACK CROWES lembrou que o ofício de cantar tem que ter ligação com o lado emocional.

Fonte desta matéria: Terra

Them Crooked: Plant diz que ouvido sangrou ao ouvir a banda

Em entrevista ao jornal The Independent, o ex-vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant, afirmou que seu ouvido "sangrou por dois dias" quando perguntado sobre o show do THEM CROOKED VULTURES, projeto de seu ex-companheiro de banda, John Paul Jones, com Dave Grohl e Josh Homme. A informação é do Terra.

Plant revelou que não se sente mais conectado com a música pesada. O cantor, que conferiu a apresentação do THEM CROOKED VULTURES no Royal Albert Hall, ainda afirmou que acha curioso como os caminhos dele e de Jones se afastaram após a dissolução do Led Zeppelin. Plant, que hoje faz música mais calma, ganhou um Grammy em 2007 pelo álbum "Raising Sand", gravado em parceria com a cantora Alison Krauss.

O vocalista também chegou a recusar diversas ofertas para reunir o Led Zeppelin novamente e sair em turnê. 

Fonte desta matéria: Terra

Jerry Lee Lewis: Clapton, Richards e Slash em novo álbum

Jerry Lee Lewis quer esclarecer uma coisa: o título de seu novo álbum, “Mean Old Man”, não é uma referência a ele mesmo.

“Não, não tem nada a ver comigo”, diz a lenda do Rock n’ Roll de 74 anos. “É por causa da canção de Kris Kristofferson – que abre o disco – que me deixou doido assim que a escutei. Achei que era um material que poderia se tornar um hit, então gravei”.

Kristofferson não é a única celebridade convidada a contribuir em “Mean Old Man”, previsto para sair em 7 de setembro. O disco também traz gente do quilate de Eric Clapton, Keith Richards e Willie Nelson, mas uma porção de jovens estrelas, como John Mayer e Sheryl Crow.

“É apenas uma seleção de pessoas que amam Jerry e que queriam fazer parte do álbum”, diz a filha de Lewis, Phoebe, que gerencia a carreira do pai e trabalhou como produtora executiva do álbum. “O fato de eles trazerem sua própria fama é apenas um bônus. Eles são como definitiva banda de apoio”.

“O disco passa rápido, o que é um bom sinal”, fala Jim Keltner, que produziu o trabalho junto com Steve Bing. “Muito se perdeu da agitação que Jerry Lee tinha quando jovem, mas agora há uma profundidade e uma riqueza em sua música, que quando ele se senta para tocar, você quer ouvir”.

“Mean Old Man” segue-se ao álbum de 2006, “Last Man Standing”, que também trouxe parcerias entre Lewis e um cast de estrelas, e vendeu 194 mil cópias. O presidente da gravadora, Bruce Resnikoff, diz que o álbum – o primeiro do artista para a “Verve/Ume” – demonstra a força e o poder de Lewis como artista mais explicitamente do que o disco anterior. E completa dizendo que o novo trabalho tem mais chance de atrair um público de diferente faixa etária. “O show de Jerry Lee no concerto de comemoração dos 25 anos do “Rock n’ Roll Hall of Fame” o expôs a jovens fãs e criou um interesse que estava claudicante anteriormente.

Para capturar estes fãs, Nate Herr, diretor da “Verve”, contou que a gravadora começou a lançar uma faixa do álbum no “iTunes” a cada semana, tendo iniciado em 3 de agosto. A primeira foi “Rockin’ My Life Away”, com participações de Kid Rock e Slash.

Ainda assim, ele acrescenta que “o alvo principal do disco é o público mais velho”, que a “Verve” pretende alcançar através de aparaições de Jerry em programas de TV, como “The View”, “Today”, “Imus in The Morning”, “Weekned Edition” e “Fox News”. Está agendada também uma apresentação de Lewis com o elenco na produção da Broadway, “Million Dollar Quartet” em 10 de setembro, e no “B.B. King Club & Grill”, Nova Iorque, em 13 de setembro.

Além da edição standard, com 10 faixas, “Mean Old Man” também será disponibilizado em uma versão deluxe, com 18 faixas, que inclui colaborações com Shelby Lynne e Gillian Welch. “Meu pai gosta de cantar com garotas”, fala Phoebe.

“Estamos abordando este disco como um projeto com o qual estaremos comprometidos pelo próximo ano inteiro”, diz Resnikoff. “É uma grande emoção trabalhar com Jerry Lee Lewis, e esperamos que este seja a pedra fundamental de mais projetos com ele”.

Fonte desta matéria (em inglês): Billboard.com

Fabio Massari: no túnel do tempo com Nina Hagen

Fabio Massari, jornalista e ex-VJ da MTV Brasil, escreveu um artigo sobre Nina Hagen. Confira abaixo alguns trechos da matéria.

Com a principal porta de acesso ao barco ainda fechada, o que há mais ou menos uma hora até se parecia com uma fila virou bagunça. Mas apesar dessa ou daquela exceção mais exaltada – ficar espremido por causa de atraso exagerado, no calor, enquanto a moça  da organização não fala coisa com coisa, pode esquentar mesmo alguns ânimos – as pessoas parecem se divertir.


Minha preocupação, no entanto, juntamente com alguns dos comparsas de balada, é colocar para dentro da caravela o aparelho gravador que capturará, registrará o evento mezzo histórico que está para acontecer.

Apesar da segurança severa, o velho e inocente expediente da bolsa da amiga se faz valer e estamos a bordo e prontos para a blitze nesse estranho ballroom.

Dias depois (talvez algumas horas), a fita cassete Basf LH ExtraI, de 90 minutos, já tem capa personalizada (sobre anúncio de jornal) e integra divisão especial da coleção de “bons sons” – gravações originais de corte bootleg do tipo “eu-estava-lá”.

Pouquíssimas cópias de fato existiram dessa gravação, muito provavelmente só 2 sobrevivem.

Nesse dia 22 de janeiro do ano de 1985, uma terça-feira, apresenta-se na casa noturna paulistana Latitude 3001º, a responsável pelo “maior show do Rock In Rio”, a cantora alemã Nina Hagen.
Confira a matéria na íntegra no link abaixo.

Fonte desta matéria: Yahoo!

John Bonham: constelação de bateristas prestará homenagem

O dia 25 de setembro de 2010 marcará o trigésimo aniversário de morte de John Bonham, baterista do Led Zeppelin. Por causa de seu groove e pegada, ele é considerado o mais influente baterista do rock-n-roll. John "Bonzo" Bonham é o rei incontestado. Seu nome será mais uma vez honrado em um concerto especial com a participação de grandes bateristas do rock no Key Club em Hollywood, Califórnia.

No palco e somente por uma noite, vários bateristas convidados tocarão suas canções favoritas do LED ZEPPELIN.

Os bateristas confirmados são:

* Steven Adler (GUNS N' ROSES, ADLER'S APPETITE)
* Vinny Appice (BLACK SABBATH, HEAVEN & HELL, DIO)
* Kenny Aronoff (JOHN COUGAR, JOHN FOGERTY)
* Frankie Banali (QUIET RIOT)
* Jason Bonham (LED ZEPPELIN, FOREIGNER)
* Fred Coury (CINDERELLA)
* Jimmy D'Anda (BULLETBOYS)
* James Kottak (SCORPIONS)
* Khurt Maier (SALTY DOG)
* Chris Slade (THE FIRM, AC/DC)
* Chad Smith (RED HOT CHILI PEPPERS, CHICKENFOOT)
* Brian Tichy (WHITESNAKE, FOREIGNER, BILLY IDOL)
* Joe Travers (ZAPPA PLAYS ZAPPA, DURAN DURAN)
* Simon Wright (AC/DC, DIO)

Carmine Appice (VANILLA FUDGE, ROD STEWART) se apresentará via video.

Para acompanhar os bateristas convidados, os músicos serão Brent Woods (guitarra), Michael "Denim" Devin (baixo), Keith St. John (vocais), Stephen LeBlanc (teclados) e Brian Tichy (guitarra).

Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth

Discos Marcantes de Milton Nascimento





Clube da Esquina é o álbum do coletivo de músicos brasileiros conhecidos como Clube da Esquina, liderado pelos cantores e compositores Milton Nascimento & Lô Borges, a quem o álbum foi creditado. O disco foi lançado em LP em 1972.

Álbum de estúdio por Milton Nascimento e Lô Borges
Lançado em     1972
Gravado em     1971-1972
Gênero(s)     MPB
Gravadora(s)     EMI

Obra

Em 1972, Milton e Lô gravaram o disco Clube da Esquina, que chamou a atenção pelas composições engajadas e a miscelânea de sons. A capa trazia a foto de dois meninos (um negro e um branco), na beira de uma estrada em Nova Friburgo.

O LP foi eleito em uma lista da versão brasileira da revista Rolling Stone como o sétimo melhor disco brasileiro de todos os tempos.

Faixas

   1. Tudo que você podia ser (Márcio Borges - Lô Borges) Interpretação: Milton Nascimento
   2. Cais (Milton Nascimento - Ronaldo Bastos) Interpretação: Milton Nascimento
   3. O trem azul (Lô Borges - Ronaldo Bastos) Interpretação: Lô Borges
   4. Saídas e Bandeiras nº 1 (Milton Nascimento - Fernando Brant) Interpretação: Beto Guedes / Milton Nascimento
   5. Nuvem cigana (Lô Borges - Ronaldo Bastos) Interpretação: Milton Nascimento
   6. Cravo e canela (Milton Nascimento - Ronaldo Bastos) Interpretação: Lô Borges / Milton Nascimento
   7. Dos cruces (Carmelo Larrea) Interpretação: Milton Nascimento
   8. Um girassol da cor de seu cabelo (Márcio Borges - Lô Borges) Interpretação: Lô Borges
   9. San Vicente (Milton Nascimento - Fernando Brant) Interpretação: Milton Nascimento
  10. Estrelas (Márcio Borges - Lô Borges) Interpretação: Lô Borges
  11. Clube da Esquina nº 2 (Lô Borges - Milton Nascimento) Interpretação: Milton Nascimento
  12. Paisagem na janela (Lô Borges - Fernando Brant) Interpretação: Lô Borges
  13. Me deixa em paz (Ayrton Amorim - Monsueto) Interpretação: Alaíde Costa / Milton Nascimento
  14. Os povos (Márcio Borges - Milton Nascimento) Interpretação: Milton Nascimento'
  15. Saídas e Bandeiras nº 2 (Milton Nascimento - Fernando Brant) Interpretação: Beto Guedes / Milton Nascimento
  16. Um gôsto de Sol (Milton Nascimento - Ronaldo Bastos) Interpretação: Milton Nascimento
  17. Pelo amor de Deus (Milton Nascimento - Fernando Brant) Interpretação: Milton Nascimento
  18. Lilia (Milton Nascimento - Fernando Brant) Interpretação: Milton Nascimento
  19. Trem de doido (Márcio Borges - Lô Borges) Interpretação: Lô Borges
  20. Nada será como antes (Milton Nascimento - Ronaldo Bastos) Interpretação: Beto Guedes / Milton Nascimento
  21. Ao que vai nascer (Milton Nascimento - Fernando Brant) Interpretação: Milton Nascimento

Milton Nascimento




Milton Nascimento (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1942) é um cantor e compositor brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da MPB. Conhecido também pelo apelido de Bituca.

Nascido no Rio de Janeiro, filho de Maria do Carmo Nascimento, uma empregada doméstica, foi adotado por um casal cuja esposa (Lília Silva Campos) era professora de música. O pai adotivo, Josino Campos, era dono de uma estação de rádio. Mudou-se para Três Pontas, em Minas Gerais, antes dos dois anos e aos treze anos já cantava em festas e bailes da cidade. Sobre a família, disse:

    "Sou fascinado pela minha família, acho que eu não poderia ter tido mais amor, educação e liberdade em nenhuma outra família no mundo. Eles moldaram a minha vida. Meu primeiro instrumento foi uma harmônica dada pela minha avó. Ela me deu um acordeão, e foi aí que minha vida musical começou"    

                                                                                                          — Milton Nascimento

Informação geral

Nome completo     Milton Nascimento
Apelido     Bituca
Data de nascimento     26 de outubro de 1942 (67 anos)
Origem     Rio de Janeiro, RJ
País     Brasil
Gêneros     MPB, pop, samba-canção
Instrumentos     Violão, gaita, acordeão, contrabaixo,piano
Período em atividade     1962 – atualmente
Gravadora(s)     EMI, Warner Music Brasil, Polydor Records, Columbia Records, A&M Records
Afiliações:    Elis Regina,14 Bis,Beto Guedes

Trajetória profissional

Gravou a primeira canção, Barulho de trem, em 1962. Em Três Pontas, integrava, ao lado de Wagner Tiso, o grupo W's Boys, que tocava em bailes. Mudou-se para Belo Horizonte para cursar Economia, onde, tocando em bares e clubes noturnos, começou a compor com mais frequência; datam dessa época as composições Novena e Gira Girou (1964), ambas com Márcio Borges.

Clube da Esquina

Na pensão onde foi morar na capital, no Edifício Levy, Milton conheceu os irmãos Borges, Marilton, Lô e Márcio. Dos encontros na esquina das Ruas Divinópolis com Paraisópolis surgiram os acordes e letras de canções como Cravo e Canela, Alunar, Para Lennon e McCartney, Trem azul, Nada será como antes, Estrelas, São Vicente e Cais. Aos meninos fãs do The Beatles e do The Platters vieram juntar-se Tavinho Moura, Flavio Venturini, Beto Guedes, Fernando Brant, Vermelho, Toninho Horta. Em 1972 a EMI gravou o primeiro LP, Clube da esquina, que era duplo e apresentava um grupo de jovens que chamou a atenção pelas composições engajadas, a miscelânea de sons e riqueza poética. O Clube da esquina escreveu um dos mais importantes capítulos da história da MPB. Chamou a atenção dos músicos brasileiros e estrangeiros, dada a sua ousadia artística e criatividade inovadora.

Quando do lançamento, a crítica especializada não teve a capacidade de entender o que estava acontecendo e fez comentários severos a respeito da obra. Pouco tempo depois o disco teve reconhecimento internacional e ganhou o prestígio merecido aqui no Brasil também. O álbum virou disco de cabeceira de músicos no mundo inteiro, tornando-se referência estilística e estética da música contemporânea, e levou Milton Nascimento a ser convidado por Wayne Shorter a gravar um disco com ele, em 1975. O disco chamava-se Native Dancer e serviu para projetar Milton de uma vez por todas no mercado norte-americano.

Milton transcendeu o anonimato como cantor gravando um LP no Rio de Janeiro em 1966. EM 1967, segundo o trecho da contracapa do disco Milton e Tamba Trio: Milton Nascimento entrou no estúdio acompanhado pelo 'Tamba Trio', no Rio de Janeiro, em 1967, para gravar seu primeiro disco. O encontro de 'Milton & Tamba' com os arranjos de Luizinho Eça fazem de 'Travessia' um álbum definitivo e eternamente moderno. No mesmo ano, a composição Canção do Sal foi gravada por Elis Regina. A convite do músico Eumir Deodato, gravou um LP nos Estados Unidos (Courage), onde se destacam Catavento e uma versão de Travessia chamada Bridges. Em 1970 realiza temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo com o conjunto Som Imaginário, destacando-se desse período Para Lennon e McCartney (1970, com Fernando Brant, Márcio Borges e Lo Borges) e Clube da Esquina. No disco Sentinela (1980), foi um grande sucesso a composição Canção da América. No ano seguinte, estourou a canção Caçador de Mim (uma composição de Luiz Carlos Sá e Sergio Magrão). Também participou e compôs a trilha sonora de filmes como Os Deuses e Os Mortos (1969, direção de Ruy Guerra), e Fitzcarraldo (1981, direção de Werner Herzog).

Entre outros sucessos, destacam-se Maria, Maria (1978, com Fernando Brant), e a interpretação de Coração de Estudante (Wagner Tiso), que se tornou o hino das Diretas Já (movimento sócio-político de reivindicação por eleições diretas, 1984) e dos funerais de Tancredo Neves (1985). Posteriormente, a Canção da América, que versa sobre a Amizade, foi o tema de fundo dos funerais de Ayrton Senna (1994).

O Grande Circo Místico

Originalmente idealizado para a montagem do ballet teatro do Balé Teatro Guaíra (Curitiba, 1982), o espetáculo O Grande Circo Místico foi lançado em 1983. Milton Nascimento integrou o grupo seleto de intérpretes da MPB que viajaram o país durante dois anos apresentando o projeto, um dos maiores e mais completos espetáculos teatrais já apresentados, para uma plateia de mais de 200 mil pessoas. Milton interpretou a canção Beatriz, composta pela dupla Chico Buarque e Edu Lobo. O espetáculo conta a história de amor entre um aristocrata e uma acrobata e a saga da família austríaca proprietária do Grande Circo Knie, que vagava pelo mundo nas primeiras décadas do século.

Nordeste já

Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura, cantou no coro da versão brasileira de We are the world, o hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a África ou USA for Africa. O projeto Nordeste já (1985) abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca d'água. Elogiado pela competência das interpretações individuais.

Estilo

O estilo musical de Milton pode ser classificado como Música Popular Brasileira, surgido de um desdobramento do movimento da bossa nova, com fortes influências desta, do jazz, do jazz-rock e de grandes expoentes do rock, como os Beatles, Bob Dylan e com pitadas tanto da música hispano-americana de Mercedes Sosa, Violeta Parra e Victor Jara, quanto dos sons caribenhos de Pablo Milanes e Silvio Rodrigues. Ao mesmo tempo, o estilo de Milton Nascimento não deixa de beber nas fontes regionais brasileiras, nos cantos folclóricos de Minas Gerais e de outros estados.

O estilo foi inaugurado com a inesquecível interpretação da canção Arrastão (Edu Lobo / Vinícius de Moraes), pela novata Elis Regina, na estreia do I Festival de Música Popular Brasileira. Até agora,Milton Nascimento já gravou trinta e quatro álbuns. Cantou com dúzias de outros artistas, incluindo Angra, Maria Bethânia, Elis Regina, Gal Costa, Jorge Ben Jor, Caetano Veloso, Simone, Chico Buarque, Clementina de Jesus, Gilberto Gil, Beto Guedes, Paul Simon, Peter Gabriel (com quem co-escreveu a música Breath after Breath do Duran Duran), Herbie Hancock, Quincy Jones e Jon Anderson. Elegeu Elis Regina como a grande musa inspiradora para quem compôs inúmeras canções. A filha de Elis, Maria Rita, teve sua carreira catapultada pelo padrinho Milton Nascimento com a participação no álbum Pietá, cantando as faixas Voa Bicho, Vozes do Vento e Tristesse.

Em 1998, ganhou o Grammy de Best World Music Album in 1997. Foi nomeado novamente para o Grammy em 1991 e 1995. Milton já se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. O carisma pessoal e o gênio musical fazem-no ter o talento apreciado por muitos no mundo inteiro. A voz é considerada uma das maiores de todos os tempos da Música mundial. A capacidade de alcançar agudos muito altos, graças a seu privilegiado registro vocal, lhe garantiu a participação em vários trabalhos, seus e de outros artistas, aos quais adicionou vocalizes extremamente delicadas em arranjos primorosos.

Discografia

    * Milton Nascimento) - A&M, 1967
    * Courage - A&M/CTI, 1968
    * Milton Nascimento - EMI Odeon, 1969
    * Milton - EMI Odeon, 1970
    * Clube Da Esquina (com Lô Borges) - EMI Odeon, 1972
    * Milagre Dos Peixes - EMI Odeon, 1973
    * Milagre Dos Peixes Ao Vivo - EMI Odeon, 1974
    * Native Dancer com Wayne Shorter - Columbia Records, 1974
    * Minas - EMI Odeon, 1975
    * Geraes - EMI Odeon, 1976
    * Milton - A&M, 1976
    * Clube da Esquina 2 - EMI Odeon, 1978
    * Travessia - A&M, 1978
    * Journey To Dawn - A&M, 1979
    * Sentinela - Verve, 1980
    * Cacador De Mim - BMG Ariola, 1981
    * Anima - Verve, 1982
    * Missa dos Quilombos - Verve, 1982
    * Ao Vivo - Barclay, 1983
    * Encontros E Despedidas - Barclay, 1985
    * A Barca Dos Amantes - Barclay, 1986
    * Yauarate - Columbia, 1987
    * Miltons - Columbia, 1989
    * Txai - Columbia, 1990
    * O Planeta Blue Na Estrada Do Sol - Columbia, 1992
    * Angelus - Warner Brothers, 1994
    * Amigo - Warner Brothers, 1995
    * Nascimento - Warner Brothers, 1997
    * Tambores De Minas - Warner Brothers, 1997
    * Milton Nascimento 'Crooner' - Warner, 1999
    * Brazilian Rhapsody (com Daniel Barenboim) - Teldec, 2000
    * Gil & Milton (com Gilberto Gil) - Warner, 2000
    * Pietà - Warner, 2002
    * Oratorio 2002
    * Music for Sunday Lovers 2003
    * O Coronel e o Lobisomem 2005
    * Milagre Dos Peixes: Ao Vivo 2007
    * Novas Bossas 2008

Compilations

    * 2000: Maria Maria / Ultimo Trem (Far Out Recordings, Soundtracks to 2 Brazilian ballets)

Em Portugal

Milton Nascimento apresentou o álbum Novas Bossas a 18 de Julho de 2008 no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

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- 1960: Nasceu, em São Paulo, o cantor, compositor e poeta Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho. No final dos anos 70, início dos 80 Arnaldo Antunes fez parte da banda Aguilar & Banda Perfomática, produziu o filme Temporal e foi editor das revistas de poesia Almenak 80 e Kataloki. De 1982 à 1992 ele foi vocalista e letrista do Titãs. Depois saiu em carreira solo e lançou os discos Nome (1993), Ninguém (1995), O Silêncio (1996), Um Som (1998) e Paradeiro (2001). Arnaldo também já lançou alguns livros de poesia como OU/E (1983), Psia (1986), Tudos (1990), As Coisas (1992), Dois ou Mais Corpos No Mesmo Espaço (1997) e 40 Escritos (2000).


- 1976: Rita Lee foi condenada a um ano de reclusão por porte de drogas. A pena pôde ser cumprida em prisão domiciliar.


ATENÇÃO - 1983: A Blitz lançou o segundo disco Radioatividade. Os destaques são “Weekend”, “Bete Frígida” e “A Dois Passos do Paraíso” e “Ridícula”.