13 de agosto de 2010

Das Wilde Leben - Eight Miles High!




Ano:2007
 Direção: Achim Bornhak
 Duração: 117 Minutos

Baseado em fatos reais a história gira em torno da vida inquieta de Uschi Obermaier, ícone rebelde do movimento cultural alemão em 1968. Aos 16 anos de idade, Uschi entediou-se com seu trabalho num laboratório de fotografia e logo tornou-se figurinha fácil na cena de Munique - sendo chamada de "A Garota". Ao conhecer Rainer Langhans, decide se mudar com ele para Berlim e viver no "Kommune 1", a primeira organização política comunista da Alemanha. Mas ela era vista como uma garota pouco politizada. De fato, Uschi queria epenas se divertir, viver livremente, trabalhar com moda e acompanhar estrelas . Estreou ainda no mundo da música pertencendo à banda Amon Düül. Sabe-se que se envolveu com músicos como Keith Richards, Mick Jagger e Jimi Hendrix.

Metal Awards: Iron Maiden, Motorhead, Ronnie James Dio

A edição alemã da revista Metal Hammer celebrou a segunda edição de sua premiação anual durante o festival Wacken Open Air, que aconteceu nos dias 5 e 7 de agosto em Wacken, Alemanha. O vencedor de cada categoria foi escolhido por votação online, um júri formado por músicos, e pela produção da Metal Hammer. Alguns dos artistas vencedores receberam a premiação no palco do festival, enquanto outros agradeceram a honra através de mensagem transmitida em video.

A lista completa dos ganhadores:

* Melhor Álbum: Rammstein - "Liebe ist Für alle da"
* Melhor Revelação: STEEL PANTHER - "Feel The Steel"
* Melhor banda alemã: BLIND GUARDIAN
* Melhor banda internacional: MOTORHEAD
* Melhor Apresentação Ao Vivo: IRON MAIDEN
* Deus dos Riffs: KERRY KING (SLAYER)
* Lenda: RONNIE JAMES DIO
* Metal Máximo: ANVIL E DORO
* Hino do Metal: BEHEMOTH - "Ov Fire And The Void"
* Inovação: ELUVEITIE

Mensagens em vídeo dos seguintes músicos e representantes de artistas estão disponíveis nos links abaixo:

* Wendy Dio (em nome de Ronnie James Dio)
* Kerry King (SLAYER)
* Lemmy (MOTÖRHEAD)
* Orion (BEHEMOTH)
* STEEL PANTHER


Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth.net

Los Hermanos: banda pode tocar no festival SWU

Depois de confirmar shows em Recife e Salvador em outubro, o LOS HERMANOS pode estar perto de fechar uma apresentação também em São Paulo. A informação é do Vírgula. Ao menos é o que vai tentar a organização do SWU.

A produção do festival promoveu um concurso especial, intitulado "Você Faz o Show", em que o público deveria votar em grupos nacionais para o line-up do evento. E o LOS HERMANOS acabou sendo uma das bandas escolhidas pelo público. Agora a organização do SWU irá selecionar três das cinco escolhidas para se apresentar no festival.

Além do quarteto carioca, Black Drawing Chalks, Forfun, Gloria e O Teatro Mágico foram as outras quatro escolhidas pelo público.

Fonte desta matéria: Vírgula

The Rock Wall: 10 coisas que o rock pode implantar na vida

Além da música, o rock n’ roll pode agregar muito mais pra vida das pessoas. Existem os fanáticos que nem saem de casa para assistir um programa de TV, ou aqueles que fazem qualquer loucura pra ver a banda favorita. Portanto, para o seu pai ou para o seu chefe que insistem em dizer que o rock não traz nada pra sua vida, esse artigo é pra eles.

Rock é um termo abrangente que define o gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. O som do rock muitas vezes gira em torno da guitarra elétrica ou do violão e utiliza um forte backbeat (contratempo) estabelecido pelo ritmo do baixo elétrico, da bateria, do teclado, e outros instrumentos como órgão, piano, ou, desde a década de 1970, sintetizadores digitais. Junto com a guitarra ou teclado, o saxofone e a gaita (estilo blues) são por vezes utilizados como instrumentos solo.

Se você se identifica com essas características, com certeza vai se encontrar na lista abaixo.
O que você já ganhou ou ainda pode ganhar com o rock

Cabelo - Muito. Quanto mais, melhor. Todo roqueiro que se preze já teve ou quis ter o cabelo comprido. Essa é uma experiência única, que pode revelar personalidade, rebeldia, alguma fase da vida ou mesmo boas fotos para os filhos, netos... “Olha o papai quando era cabeludo”...
Conhecimento geográfico e cultural – “A banda fica na Costa Sul da Oceania. Nesse lugar, na região do oeste existem mais de 6.000 variedades de flores”. Se não fosse pelo rock, alguma vez você saberia da existência desse local ou desta cultura?
Leitura – Se você é um autêntico roqueiro deve ter lido no mínimo uns cinco livros de biografia do seu ídolo. Isso sem contar revistas, sites e o constante hábito de usar a internet para fazer busca de discografias.
Turismo – “Vale tudo para ver o show da melhor banda do mundo”. Com certeza você já pensou isso alguma vez. Portanto, o rock sempre foi uma boa desculpa pra te tirar de casa e te fazer viajar kilometros de distância para ver “o show” da sua vida.
Vida social – Existe show de rock sem mosh? Nãããão. Portanto, se você não tem a sua galera do rock, com certeza encontra pessoas malucas com objetivos semelhantes em eventos do gênero.
Moda – Vestimenta tipicamente preta, camisas de banda, acessórios pontiagudos, coturnos, tênis rasgados, piercings, tattoos... Enfim, quando você começou a gostar de rock com certeza já foi identificado na rua como tal. Ah, e não é estereotipo não, mas é tipicamente característico do estilo.
Informações técnicas musicais – Com certeza você sabe definir o melhor riff da guitarra, o melhor solo ou a melhor “pegada rock `n roll”. Dificilmente o roqueiro sai de um show sem comentar os critérios técnicos apresentados.
Capacidade de oratória – “Quem falou que essa banda é rock? Rock mesmo é essa aqui”... Esse debate é comum entre os rockers. Nunca se viu tanto argumento junto quando é para discutir opiniões sobre uma banda ou outra.
Liberdade – Quem nunca se sentiu livre por ouvir sua música favorita no talo, sem ninguém pra incomodar? Se ainda não fez isso, experimente e depois conte pra alguém o significado da liberdade.
E até emprego... Muitas pessoas começam a trabalhar porque show de rock não é barato. Show internacional então, sem comentários. O tempo passa, o pai para de bancar e hora de contar com outro fornecedor de ingressos: o patrão.
Portanto, por mais que falem que não agrega valores, o rock te deu cultura, informação, estilo, responsabilidade, amigos e com certeza, os melhores momentos da sua vida!


Mais informações: The Rock Wall

Tatuagens em homenagem a artistas e bandas - Parte 1


Você possui ou tem a foto de uma tatuagem relacionada a rock ou metal que merece figurar nesta página? Envie a mesma através de nossa página de colaboradores (link COLABORAR na barra superior do site). Caso seja possível, coloque na própria imagem (usando qualquer software gráfico) uma legenda com o nome do dono da tatuagem e o artista responsável.






AC/DC
AC/DC
Aerosmith
Aerosmith
Bad Religion By Jay (Tribal Ink)
Bad Religion By Jay (Tribal Ink)
Bob Marley
Bob Marley
Clash
Clash

Cure
Cure
Cypress Hill
Cypress Hill
Danzig
Danzig
Elvis Presley
Elvis Presley
Elvis Presley
Elvis Presley

Elvis Presley By Chris Gagnon
Elvis Presley By Chris Gagnon
Emperor
Emperor
Exploited
Exploited
Janis Joplin By Sean Treble (Tattoo Caravan)
Janis Joplin By Sean Treble (Tattoo Caravan)
Jimi Hendrix
Jimi Hendrix

John Lennon
John Lennon
Korn
Korn
Korn
Korn
Kurt Cobain By Kim Gun Won (BeegyStudio)
Kurt Cobain By Kim Gun Won (BeegyStudio)
Led Zeppelin
Led Zeppelin

Marilyn Manson
Marilyn Manson
Marilyn Manson By Pablo Ash (Mexico)
Marilyn Manson By Pablo Ash (Mexico)
Metallica
Metallica
Misfits
Misfits
Misfits
Misfits

Misfits By Johnny Thief (Screamin Ink)
Misfits By Johnny Thief (Screamin Ink)
Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne
Punk`s Not Dead
Punk`s Not Dead
Ramones By Johnny Thief (Screamin Ink)
Ramones By Johnny Thief (Screamin Ink)
Red Hot Chili Pepers
Red Hot Chili Pepers

Rock And Roll
Rock And Roll
Rock And Roll
Rock And Roll
Rockstar
Rockstar
Roy Orbison
Roy Orbison
Sex Pistols By Benjamin Moss
Sex Pistols By Benjamin Moss

Smiths By Benjamin Moss
Smiths By Benjamin Moss
Slipknot
Slipknot
Soulfly
Soulfly


Biquini Cavadão: versão de música do Queen em vídeo

No programa “Outras Frequências” a banda BIQUINI CAVADÃO fez uma versão exclusiva de “Dreamers Ball”, do QUEEN.


Fonte desta matéria (em inglês): Programa Outras Frequências

Rob Zombie: "o álbum, em seu formato atual, é inviável"

O Vocalista/Cineasta norte-americano Rob Zombie falou para o site Noisecreep sobre o formato de álbuns musicais completos (com em média 10, 14 músicas) estar se tornando impraticável, forçando a ele e outros vários artistas a pensar em formas diferentes de distribuir suas músicas.

“Eu gosto da idéia da banda escrever uma música por mês e colocá-la online”. Falou Zombie. “Quero dizer, nós estamos em turnê por 6 ou 8 meses e não há tempo para escrever um álbum inteiro. Seria legal lançar duas ou três músicas que fizemos e ir continuando apenas para manter as coisas energizadas. E acredite, quando você faz um novo álbum… você diz, ‘Ok, aqui estão 11 novas canções, sendo que 5 dessas nunca serão tocadas ao vivo. E aqui há dois ou três singles que sempre estarão nos sets dos shows’. Então essa pode apenas ser uma maneira diferente de fazer negócios, tão boa quanto a maneira antiga. Voltando aos anos 50 ou 60, as pessoas não faziam álbuns, elas apenas prensavam singles e um álbum era na verdade apenas uma coleção de todos esses singles.“

Veja exemplos bastante interessantes de artistas que estão tentando novas abordagens no link abaixo.

Courtney Love: documentário será exibido na VH1

Nesta sexta-feira (13) o canal de tv VH1 vai exibir um documentário sobre COURTNEY LOVE a partir das 22h. A informação é do site da editora Abril. O filme vai mostrar toda a trajetória conturbada da roqueira, desde sua infância, vivendo de casa em casa por não ter a tutela dos pais, até a descoberta do rock e das drogas na adolescência, também passando pelo casamento com o líder do NIRVANA Kurt Cobain e pelo seu trabalho como vocalista do HOLE.

De acordo com a Abril, o documentário ainda conta com fotos e gravações intímas de Love com o falecido marido e a filha, Frances Beancour.

Fonte desta matéria: Abril

Stereo 33: confira vídeoclipe para "Certas Coisas Incertas"

Os Curitibanos da STEREO 33 lançaram um novo videoclipe, para a música "Certas Coisas Incertas". A canção faz parte do primeiro CD "Hora Zero" do artista .

Este videoclipe foi produzido em Curitiba, com direção de Yuri Maranhão, produção/arte por Cassiana Maranhão, Liz Khury e com a participação da atriz Viviane Oliveira.

Veja o clipe inédito, acesse o Canal:
Press-release: Youtube

Behemoth: Video de "Alas, Lord Is Upon Me" está online

O video de "Alas, Lord Is Upon Me" foi disponizado pelo BEHEMOTH no seu "official YouTube Channel" e também na MetalBlade.tv.

Fonte desta matéria: Behemoth Official Page

Weezer: banda divulga tracklist do novo disco

De acordo com informações da Rolling Stone Brasil, o WEEZER soltou mais novidades a respeito de seu novo álbum, "Hurley", que chegará às lojas no dia 14 de setembro. Desta vez, o grupo divulgou o tracklist do próximo trabalho. A notícia foi divulgada pelo semanário britânico NME. Ao total serão dez faixas presentes em "Hurley" e a canção que abrirá o CD vai ser o novo single "Memories", que foi promovido pelo WEEZER nesta semana.

Na última segunda (9), a capa do álbum foi revelada e o vocalista Rivers Cuomo comentou sobre a ideia de trazer uma foto do ator Jorge Garcia, que interpretou o personagem Hurley na série de tv americana "Lost", na capa do disco. "Eu amei essa foto do Jorge Garcia", disse o cantor à Spinner. Segundo ele, nomear o álbum de "Hurley" também foi uma homenagem ao ator: "Não queríamos um disco autointitulado e sabíamos que as pessoas iriam se referir a ele como 'o álbum do Hurley', então deixamos Hurley", completou Cuomo.

Confira abaixo o tracklist de "Hurley":

1 - "Memories"
2 - "Ruling Me"
3 - "Trainwrecks"
4 - "Unspoken"
5 - "Where's My Sex?"
6 - "Run Away"
7 - "Hang On"
8 - "Smart Girls"
9 - "Brave New World"
10 - "Time Flies 

Fonte desta matéria: Rolling Stone Brasil

Araraquara Rock: vídeos do Biohazard, Cólera e Corréra

Conforme notícia do último dia 5, está no ar a última parte do especial do Araraquara Rock produzido pelo programa "Sem Manutenção" - www.youtube.com/semmanutencao  - que encerra 4 edições dedicados ao evento, entrevistando as bandas BIOHAZARD, CÓLERA e CORRÉRA. Abaixo, os links das matérias extendidas com 1 música na íntegra de cada banda:

Biohazard - Shades of Grey - Araraquara Rock:
http://videolog.uol.com.br/semmanutencao/videos/565042

O programa "Sem Manutenção" vai ao ar de segunda a sábado às 12h30 no canal 21 da NET Cidade Araraquara, com programas inéditos todas as segundas.

Fonte desta matéria: Programa Sem Manutenção

Arcade Fire: novo álbum estreia no topo das paradas dos EUA

O novo trabalho do ARCADE FIRE, "The Suburbs", estreou em primeiro lugar nas paradas norte-americanas nesta quarta-feira (11) após vender mais de 156 mil cópias na semana de lançamento do disco. A informação é do G1.

"The Suburbs" também tem a segunda melhor estreia nas paradas entre as bandas independentes, só perdendo para o álbum "Backspacer", do Pearl Jam, lançado em 2008. Além do ARCADE FIRE, a lista das paradas tem o rapper Eminem com o disco “Recovery" em segundo lugar e o AVENGED SEVENFOLD com seu álbum "Nightmare" em terceiro. O top 5 da parada de álbuns da Billboard é completado pelos rappers Bun B, em quarto ligar com o recém-lançado “Thrill O.G.” e Rick Ross, na quinta posição com “Teflon don”.

Fonte desta matéria: G1

Remove Silence: a um passo do Grammy Americano

A Metaledge Records anunciou que o álbum de estréia da banda REMOVE SILENCE ("Fade") está concorrendo a uma indicação ao GRAMMY nos Estados Unidos.

A premiação será apresentada em fevereiro de 2011.

Press-release: Andre Matos Solo FC

Tony Iommi: guitarra é roubada no "Festival Hight Voltage"

Segundo um post no site Black-Sabbath.com, Tony Iommi teve sua guitarra SG roubada no show tributo Heaven & Hell, realizado no dia 24 de julho 2010 no Festival High Voltage no Victoria Park em Londres, em Inglaterra.

Veja ao lado uma foto da guitarra.

Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth

Rock in Rio: Rock Way faz enquete para atrações nacionais

O site Rock Way iniciou uma enquete para os internautas votarem em quais atrações nacionais gostariam de ver no festival.

O resultado será encaminhado para os organizadores do evento. Acesse o link abaixo para votar:

Press-release: Rock Way

Roger Waters: músico aprova versão de música do Pink Floyd

O músico ROGER WATERS disse que ficou orgulhoso da versão que a banda THE BLURRED VISION fez de “Another brick in the wall, part 2”, do Pink Floyd. A canção foi adaptada pela banda para criticar o Irã.

“Eu acho que é ótimo que esses rapazes estejam usando a música para protestar contra o regime repressivo e brutal no Irã”, escreveu WATERS em seu Facebook. “Garotos sul-africanos fizeram o mesmo durante o apartheid e garotos palestino fazem o mesmo para protestar contra a ocupação israelense de seu território. Estou muito orgulhoso de ser uma pequena parte dessa resistência.”

Leia mais detalhes no link abaixo.

Fonte desta matéria: G1

Avenged Sevenfold: "Portnoy está fazendo um ótimo trabalho"

De acordo com o The Pulse of Radio, a banda AVENGED SEVENFOLD tem muito a comemorar, tendo acabado de atingir a primeira posição nas paradas com seu novo álbum, "Nightmare". O sucesso, no entanto, é um pouco amargo para o grupo, que ainda está tentando se recuperar da perda do seu baterista, Jimmy "The Rev" Sullivan, morto em dezembro passado por uma overdose acidental de drogas. A banda pediu então para Mike Portnoy do DREAM THEATER, para tocar em seu novo álbum e sair um turnê com eles.

M. Shadows conta ao The Pulse Of Radio como é tocar com Portnoy. "Mike é tão cheio de vida," ele disse. "Ele é um cara ótimo. Você sabe, ele é o líder do Dream Theater, então eu acho que é divertido para ele deixar as coisas acontecerem, ele tipo, só toca a bateria e não se preocupa com nada e ele está tendo uma boa experiência com a gente. E isso tudo acaba sendo uma nova aventura para nós, você sabe, é isso que vai ser. Nós só estamos tentando fazer o melhor que podemos e Mike está dando o melhor de si, fazendo um ótimo trabalho e nós estamos realmente entusiasmados com tudo isso."

AVENGED SEVENFOLD irá tocar no Uproar Festival com DISTURBED e STONE SOUR, começando dia 17 de agosto, em Minneapolis.

Fonte desta matéria: Blabbermouth

Discos Marcantes de Leonard Cohen IV





I'm Your Man é um disco do canadense Leonard Cohen.

Álbum por Leonard Cohen
Lançado em     Fevereiro de 1988
Gravado em     Agosto-Novembro de 1987
Gênero(s)     Folk-rock
Duração     40:41
Gravadora(s)     Columbia Records
Produção     Leonard Cohen, Roscoe Beck, Jean-Michel Reusser, Michel Robidoux

Faixas

Todas as músicas por Leonard Cohen, exceto quando assinaladas

   1. "First We Take Manhattan" – 6:01
   2. "Ain't No Cure for Love" – 4:50
   3. "Everybody Knows" (Leonard Cohen/Sharon Robinson) – 5:36
   4. "I'm Your Man" – 4:28
   5. "Take This Waltz" (Federico García Lorca/Cohen) – 5:59
   6. "Jazz Police" (Cohen/Jeff Fisher) – 3:53
   7. "I Can't Forget" – 4:31
   8. "Tower of Song" – 5:37

Discos Marcantes de Leonard Cohen III




Songs of Love and Hate é o terceiro disco do canadense Leonard Cohen.

Álbum de estúdio por Leonard Cohen
Lançado em     Março de 1971
Gravado em     Agosto – Setembro de 1970
Gênero(s)     folk rock
Duração     44:21
Idioma     inglês
Gravadora(s)     Columbia
Produção     Bob Johnston

Faixas

Lado A

#     Título     Duração
1.     "Avalanche"       5:07
2.     "Last Year's Man"       6:02
3.     "Dress Rehearshal Rag"       6:12
4.     "Diamonds in the Mine"       3:52

Lado B

#     Título     Duração
1.     "Love Calls You by Your Name"       5:44
2.     "Famous Blue Raincoat"       5:15
3.     "Sing Another Song, Boys"       6:17
4.     "Joan of Arc"       6:29

Discos Marcantes de Leonard Cohen II




Songs from a Room é o segundo disco do cantor e compositor canadense Leonard Cohen.

Álbum por Leonard Cohen
Lançado em     Abril de 1969
Gravado em     Outubro de 1968, Columbia Studio A, Nashville
Gênero(s)     Folk
Duração     35:38
Gravadora(s)     Columbia Records
Produção     Bob Johnston

Faixas

Todas as músicas por Leonard Cohen, exceto quando assinaladas

   1. "Bird on the Wire " – 3:26
   2. "Story of Isaac" – 3:35
   3. "A Bunch of Lonesome Heroes" – 3:12
   4. "The Partisan" (Anna Marly/Hy Zaret) – 3:26
   5. "Seems So Long Ago, Nancy" – 3:39
   6. "The Old Revolution" – 4:46
   7. "The Butcher" – 3:17
   8. "You Know Who I Am" – 3:28
   9. "Lady Midnight" – 2:56
  10. "Tonight Will Be Fine" – 3:47


Discos Marcantes de Leonard Cohen



Songs of Leonard Cohen é o primeiro disco do canadense Leonard Cohen.

Álbum por Leonard Cohen
Lançado em     27 de dezembro de 1967
Gravado em     Columbia Studio E, Nova Iorque
Gênero(s)     Folk
Duração     41:09
Gravadora(s)     Columbia Records
Produção     John Simon

Faixas

Todas as músicas por Leonard Cohen

   1. "Suzanne" – 3:48
   2. "Master Song" – 5:55
   3. "Winter Lady" – 2:15
   4. "The Stranger Song" – 5:00
   5. "Sisters of Mercy" – 3:32
   6. "So Long, Marianne" – 5:38
   7. "Hey, That's No Way to Say Goodbye" – 2:55
   8. "Stories of the Street" – 4:35
   9. "Teachers" – 3:01
  10. "One of Us Cannot Be Wrong" – 4:23

Leonard Cohen


                                                                                  Leonard Cohen

Leonard Norman Cohen (Montreal, 21 de setembro de 1934) é um cantor, compositor, poeta e escritor canadense.

Embora seja mais conhecido por suas canções, que alcançaram notoriedade tanto em sua voz quanto na de outros intérpretes, Cohen passou a se dedicar à música apenas depois dos 30 anos, já consagrado como autor de romances e livros de poesia.

Informação geral

Nome completo     Leonard Norman Cohen
Data de nascimento     21 de Setembro de 1934 (75 anos)
Origem     Montreal, Quebec
País      Canadá
Gêneros     Folk, Folk rock, Rock, World music
Instrumentos     vocais, violão, piano
Período em atividade     1956 - presente
Gravadora(s)     Columbia

Biografia

Leonard Cohen nasceu em Montreal, província de Quebec, Canadá, de uma família judia de origem polonesa (polaca). A sua infância foi marcada pela morte de seu pai quando Cohen tinha apenas 9 anos, fato que seria determinante para o desenvolvimento de uma depressão que o acompanharia durante boa parte da vida.

Aos 17 anos, ingressa na Universidade McGill e forma um trio de música country. Paralelamente, passa a escrever seus primeiros poemas, inspirado por autores como García Lorca.

Consagração literária

Em 1956, lança seu primeiro livro de poesia, Let Us Compare Mythologies, seguido em 1961 por The Spice Box of Earth, que lhe conferiria fama internacional.

Após o sucesso do livro, Cohen decide viajar pela Europa, e acaba por fixar residência na ilha de Hidra, na Grécia, onde passa a viver junto com Marianne Jensen e seu filho, Axel.

Em 1963 lança The Favorite Game, sua primeira novela, seguida pelo livro de poemas Flowers for Hitler, em 1964, e pela sua segunda novela, Beautiful Losers, em 1966.

Carreira musical

Já estabelecido como escritor, Cohen decide se tornar compositor. Para isso, muda-se para os Estados Unidos, onde conhece a cantora Judy Collins, que grava duas de suas composições ("Suzanne" e "Dress Rehearsal Rag") em seu disco In My Life, de 1966.

No ano seguinte, Cohen participa do Newport Folk Festival, onde chama a atenção do produtor John Hammond, o mesmo que antes havia descoberto, dentre outros, Billie Holiday e Bob Dylan. Songs of Leonard Cohen, seu primeiro disco, é lançado no final do ano, sendo bem recebido por público e crítica.

Seu próximo disco, Songs from a Room, seria produzido por Bob Johnston, produtor dos principais trabalhos de Dylan nos anos 60. Embora não tão bem recebido quanto o anterior, contém a canção "Bird on the Wire", que o próprio Cohen disse ser a sua favorita dentre as suas composições. Em 1971, lança Songs of Love and Hate, um disco mais sombrio que os anteriores. No mesmo ano, o diretor Robert Altman, em seu filme McCabe & Mrs. Miller, utiliza três canções de Cohen: "Sisters of Mercy", "Winter Lady" e "The Stranger Song", todas do primeiro disco do cantor.

Um novo livro de poemas, The Energy of Slaves, é lançado em 1972 e, no ano seguinte, o disco ao vivo Live Songs.

Também em 1973, por ocasião da Guerra do Yom Kipur, Cohen faz uma série de shows gratuitos para soldados israelenses. Baseada no poema "Unetaneh Tokef " da tradição judaica, surgiria a canção "Who by Fire", incluída no álbum New Skin for the Old Ceremony, a ser lançado no ano seguinte.

Recesso e parcerias

Após o disco de 1974, Cohen decide se afastar do mundo da música, resultado não só de uma confessa falta de inspiração, mas também de sua insatisfação com as exigências do mercado.

Seu retorno se daria em 1977 com Death of a Ladies' Man, produzido por Phil Spector, que foi também o co-autor de quase todo o repertório do disco. O álbum foi marcado por atritos após as gravações, quando Spector se trancou em seu estúdio para o processo de mixagem, não permitindo que nem mesmo Cohen interferisse no resultado final. Por conta disso é até hoje notória a insatisfação do cantor com o disco, o qual classifica como sendo o mais fraco de todos. Em 1978, numa alusão ao álbum do ano anterior, seria a vez do lançamento do livro Death of a Lady's Man.

Em 1979 reaproxima-se do estilo dos seus primeiros trabalhos com Recent Songs, cuja turnê foi registrada no disco Field Commander Cohen: Tour of 1979, lançado apenas em 2001. Entre os integrantes de sua banda de apoio encontravam-se Sharon Robinson, co-autora de várias canções de Cohen a partir da década de 80, e Jennifer Warnes.

Após a turnê, seguiu-se mais um período de reclusão, no qual dedicou-se à escrita e ao estudo do budismo. Só voltaria a lançar novos trabalhos em 1984, com o disco Various Positions e o livro de poemas Book of Mercy. Embora a essa altura sua popularidade nos Estados Unidos estivesse em baixa, sua música ainda fazia grande sucesso em alguns países da Europa como França e Noruega.

Ressurgimento e aclamação

Em 1988, retorna com o álbum I'm Your Man, aclamado por crítica e público. Parte dessa boa recepção deve ser creditada a Famous Blue Raincoat – The Songs of Leonard Cohen, disco tributo lançado por Jennifer Warnes um ano antes, que apresentou as canções do canadense a toda uma nova geração de fãs.

Paralelamente, muitos dos jovens músicos ligados ao folk e ao indie-rock da época diziam-se influenciados pelo trabalho do cantor. Parte desses músicos seria responsável pelo disco-tributo I'm Your Fan, lançado em 1991. Dentre estes, destacavam-se R.E.M., Ian McCulloch (vocalista do Echo & the Bunnymen) e Nick Cave and the Bad Seeds.

No ano seguinte lançaria The Future e, em 1994, Cohen Live, contendo registros de apresentações ao vivo entre os anos de 1988 e 1993.

Retiro budista

Em 1994, consolidando a sua aproximação com o budismo, Cohen passa a viver no mosteiro de Mount Baldy Zen Center, próximo de Los Angeles. Em 1996, seria ordenado monge zen, e ganharia o nome Dharma de Jikan ("silencioso").

Nesse meio-tempo é lançado, em 1995, um outro disco-tributo, Tower of Songs, dessa vez com nomes mais conhecidos, como Elton John, Bono e Willie Nelson.

No mesmo ano é lançado o livro Dance Me to the End of Love, onde poesias suas são mescladas com pinturas do francês Henri Matisse.

Sua experiência no mosteiro iria até o ano de 1999, quando voltaria a morar em Los Angeles. Apesar disso, Cohen ainda se considera judeu, ressaltando que não procura "por uma nova religião".

Retorno à música

Em 2001, lança Ten New Songs, seu primeiro disco de inéditas em sete anos, feito em parceria com Sharon Robinson. Em 2004 seria a vez de Dear Heather.

Em maio de 2006 é lançado o disco Blue Alert da cantora Anjani Thomas, sua namorada e ex-vocalista de sua banda de apoio. Cohen foi o produtor e co-autor de todas as faixas do disco.

Menos de um mês depois é lançado o aclamado documentário Leonard Cohen: I'm Your Man, onde relatos do cantor são intercalados com versões de suas músicas interpretadas por artistas como Rufus Wainwright e Nick Cave. No fim da película o próprio Cohen interpreta, junto ao U2, a música "Tower of Song".

Discografia

 Álbuns

    * 1967 - Songs of Leonard Cohen
    * 1969 - Songs from a Room
    * 1971 - Songs of Love and Hate
    * 1973 - Live Songs (ao vivo)
    * 1974 - New Skin for the Old Ceremony
    * 1977 - Death of a Ladies' Man
    * 1979 - Recent Songs
    * 1984 - Various Positions
    * 1988 - I'm Your Man
    * 1992 - The Future
    * 1994 - Cohen Live (ao vivo)
    * 2001 - Field Commander Cohen: Tour of 1979 (ao vivo)
    * 2001 - Ten New Songs
    * 2004 - Dear Heather
    * 2008 - Live in London

 Coletâneas

    * 1975 - The Best of Leonard Cohen
    * 1997 - More Best of Leonard Cohen
    * 2002 - The Essential Leonard Cohen

 Livros

    * 1956 - Let Us Compare Mythologies
    * 1961 - The Spice Box of Earth
    * 1963 - The Favorite Game
    * 1964 - Flowers for Hitler
    * 1966 - Beautiful Losers
    * 1966 - Parasites of Heaven
    * 1968 - Selected Poems 1956-1968
    * 1972 - The Energy of Slaves
    * 1978 - Death of a Lady's Man
    * 1984 - Book of Mercy
    * 1985 - Credo
    * 1993 - Stranger Music
    * 1995 - Dance Me to the End of Love
    * 2000 - God Is Alive, Magic Is Afoot
    * 2006 - Book of Longing

 Em Portugal

Leonard Cohen actuou a 19 de Julho de 2008 no Passeio Marítimo de Algés e no Pavilhão Atlântico a 30 de Julho de 2009.

 Desmaio durante show

No dia 18 de Setembro de 2009 durante um show na Hungria,o cantor Leonard Cohen desmaiou e teve de cancelar a apresentação.

Curiosidades

Leonard Cohen é citado na canção Pennyroyal Tea da banda grunge Nirvana no trecho : Give Me A Leonard Cohen afterworld , so I can Sigh Eternally

Hoje na história do Rock no mundo - 13/08


[13/08/1964] Há 46 anos - Grandes Sucessos e Lançamentos Históricos

O Manfred Mann desbanca os Beatles

[13/08/1965] Há 45 anos - Shows Históricos e Festivais

O Jefferson Airplane faz seu primeiro show

[13/08/1965] Há 45 anos - Acidentes, Mortes e Tragédias

Vocalista de Dave Clark quebra duas costelas

[13/08/1971] Há 39 anos - Momentos Inesquecíveis

John Lennon dá adeus ao Reino Unido

[13/08/1972] Há 38 anos - Shows Históricos e Festivais

Lennon e Yoko fazem shows beneficentes

[13/08/1977] Há 33 anos - Grandes Sucessos e Lançamentos Históricos

Yes faz jus ao nome de seu oitavo álbum

[13/08/1977] Há 33 anos - Confusões e Entra/Sai de Bandas

Runaways: o começo do fim

[13/08/1988] Há 22 anos - Sexo, Rolos e Casamentos

Robert Smith casa-se com antiga namorada

[13/08/1990] Há 20 anos - Momentos Inesquecíveis

Don Henley lidera compra de terras

[13/08/1991] Há 19 anos - Momentos Inesquecíveis

David Bowie e seu Tin Machine tocam na BBC

[13/08/1993] Há 17 anos - Shows Históricos e Festivais

Steely Dan volta aos palcos após 15 anos

[13/08/1994] Há 16 anos - Prisões, Processos e Problemas com a Justiça

Integrantes do Oasis são presos na Suécia

[13/08/1998] Há 12 anos - Fatos Bizarros

Batera de Dave Matthews é atacado por grilos

[13/08/2009] Há 1 ano - Acidentes, Mortes e Tragédias

Morre Les Paul um dos criadores da guitarra elétrica


Continue lendo: http://www.rockwave.com.br/fatos/#ixzz0wUHwC5X7

Hoje na história do Rock Brasileiro - 13/08

- 1965: Nasceu, em Porto Alegre (RS), o guitarrista, cantor e compositor Marcelo de Campos Velho Birck. Ele iniciou a carreira em 1984 quando formou a banda Prisão de Ventre, que durou até 1986. Em seguida foi um dos fundadores da banda Graforréia Xilarmônica, bastante influenciada pela Jovem Guarda e Beatles. Após sua saída do grupo, formou a banda experimental Aristóteles de Ananias Jr. em 1997 o Aristóteles acabou e Marcelo formou a banda Os Atonais que lançou apenas um disco e durou até 2000, quando saiu em carreira solo lançando no mesmo ano seu 1º disco solo chamada Marcelo Birck. Em 2008 lançou o disco Timbres Não Mentem Jamais.


- 1982: O cantor e compositor Eduardo Dusek, que estava inscrito no festival MPB Shell com a música "Waldirene, a Paranormal", tocou a música “Barrados no Baile”, acompanhado da banda João Penca & Seus Miquinhos Amestrados, e acabou sendo desclassificado.