27 de julho de 2010

Wild Tango - Tango feroz




Ano:1993
Direção: Marcelo Piñeyro

A trajetória de um músico de rock engajado que é perseguido pela polícia, por lutar por seus ideais numa Argentina sitiada pela repressão.


Bon Jovi: divulgadas fotos de vocalista com mulheres nuas

O site de celebridades TMZ divulgou fotos "proibidas" do vocalista JON Bon Jovi na cama com mulheres nuas, que o beijam e lhe fazem carícias.

De acordo com o site, o músico nunca quis a publicação das fotos, que foram registradas em 1985 e estarão incluídas no livro "Sex, Drugs and Bon Jovi", escrito pelo diretor de turnê da banda Bon Jovi. Segundo ele, JON temia que as fotos destruíssem sua reputação.

Imagem
Imagem
Imagem

Fonte desta matéria: TMZ

Linkin Park: divulgados mais detalhes sobre o novo disco

O novo álbum do Linkin Park, “A Thousand Suns”, já tem data para chegar às lojas. O disco, que contou com a produção de Rick Rubin (U2) e do vocalista Mike Shinoda, será lançado no dia 14 de setembro.

As músicas que compõem o álbum são:

01. The Requiem
02. The Radiance
03. Burning in the Skies
04. Empty Spaces
05. When They Come for Me
06. Robot Boy
07. Jornada del Muerto
08. Waiting for the End
09. Blackout
10. Wretches and Kings
11. Wisdom, Justice, and Love
12. Iridescent
13. Fallout
14. The Catalyst
15. The Messenger

Além disso, o LINKIN PARK divulgou que o primeiro single será para a música “The Catalyst”, programada para chegar às rádios no dia 2 de agosto. De qualquer forma, a música já está disponível para os fãs através do MySpace da banda (http://www.myspace.com/linkinpark). De acordo com o site Blabbermouth, a capa de “A Thousand Suns” é essa abaixo.

Imagem

Fonte desta matéria: Blabbermouth

Alice Cooper: cantor regrava música para novo Guitar Hero

Na última semana, Alice Cooper  retornou aos estúdios para regravar uma nova versão para “No More Mr. Nice Guy”. A música estará presente na nova edição do jogo Guitar Hero, intitulada “Warriors of Rock”. O game tem previsão de chegar às lojas em setembro.

“Eu sou o guerreiro do rock! Os adolescentes serão expostos aos clássicos supremos e à minha própria Cruzada”, declarou Cooper, sobre a inclusão da sua composição no jogo. O vídeo completo com a entrevista do cantor, para o site Blabbermouth, pode ser conferido (em inglês) abaixo:

Fonte desta matéria: Blabbermouth

Aerosmith: Joe Perry está pensando em se aposentar

De acordo com informações do Vírgula, o guitarrista do Aerosmith, Joe Perry, está pensando em se aposentar da carreira musical.

Em entrevista para a revista Guitar World, Perry deu sinais de que está cansado da vida de roqueiro. "Existem horas em que a única coisa que eu quero é dar o fora daqui, porque acho que já fiz de tudo. Não vou ficar melhor do que isso", desabafou. "Eu batalhei muito para chegar aqui e provar a todos que sou capaz - já peguei as garotas que quis, já ganhei o dinheiro que tinha que ganhar e já bebi tudo que eu tinha que beber nessa vida", completou o músico.

Perry também afirma estar sem paciência para turnês: "Eu já excursionei tanto por aí que fico pensando: meu deus, o que eu AINDA estou fazendo aqui?"

Fonte desta matéria: Vírgula

Grateful Dead: história de Jerry Garcia chegará aos cinemas

A história de Jerry Garcia antes de se tornar o coração do Grateful Dead chegará aos cinemas. O diretor Amir Bar-Lev e sua equipe de produtores planejam transformar 'Dark Star: An Oral Biography on Jerry Garcia' de Robert Greenfield em um filme biográfico.

Como em 'Nowhere Boy', que retrata a adolescencia de John Lennon, antes de se juntar aos Beatles, o filme foca a vida de Jerry Garcia antes de se tornar o membro mais significativo da lendária banda. "Eu não acredito que Jerry seja facilmente compreendido. Eu acho que ele é um ser humano complexo", afirmou Greenfield à Rolling Stone. "Depois de certo ponto, todos tiveram sua própria imagem de Jerry. Este filme é sobre quem ele realmente foi antes das pessoas fazerem dele o que elas queriam que ele fosse. Eu acredito que muito disso se perdeu com a lenda e o mito que foram criados desde sua morte."

Greenfield conta que o filme termina quando Jerry Garcia junta-se ao Grateful Dead, mas mostra o período em que o guitarrista trabalhava em cafés e tocava bluegrass, recém casado e com uma filha pequena. Greenfield afirma, "Todas as sementes de sua vida e as influências que chegaram à sua música com o Grateful Dead estão lá, sua infância, a morte de seu pai, a forma que ele cresceu. Você o verá na encruzilhada de sua vida".

"A razão pela qual focamos nesta parte de sua vida é porque ele foi um artista lutando para se encontrar. Durante a revolução do ácido, quando ele começou a usar LSD, mudou a forma de ele tocar sua música," afirma Greenfield. "Ele fez coisas em sua guitarra que nunca foram feitas antes, não por causa do LSD, mas por causa de todas as influências que ele absorveu durante sua vida".
O título do filme ainda não foi anunciado oficialmente, mas Greenfield afirmou que será 'Dark Star', e contará com uma narrativa que não é completamente linear e o inicio da produção pode começar no próximo ano.

Fonte desta matéria (em inglês): rollingstone.com

AC/DC: turnê é a segunda maior arrecadação da história

O AC/DC terminou sua grandiosa turnê mundial Black Ice alcançando a segunda maior arrecadação da história.

A banda fez 168 shows para 4 milhões e 900 mil pessoas, arrecadando 441,6 milhões de dólares. Somente os Rolling Stones, durante A Bigger Bang Tour de 2005 a 2007, conseguiu arrecadar mais dinheiro na estrada, resultando em 558,1 milhões de dólares.

Fonte desta matéria (em inglês): classicrockmagazine.com

Stay Heavy Metal Stars 2010: evento ocorrerá em setembro

Prestes a completar 7 anos de existência, a produção do Programa Stay Heavy resolveu comemorar esta data em grande estilo, com uma nova edição do Stay Heavy Metal Stars, evento que ficou conhecido por reunir os principais músicos da cena Metal nacional em formações inusitadas tocando clássicos do Heavy Metal mundial. O show ocorrerá no dia 17 de setembro e promete ser um grande evento, em clima de festa!

Para a edição deste ano a produção promete muitas surpresas e adianta um formato diferenciado em relação aos anos anteriores, trazendo como atração, além das já tradicionais jams envolvendo músicos de diversos grupos, o show de duas grandes bandas brasileiras, Torture Squad e Hangar.
Segundo Vinicius Neves, idealizador do evento e apresentador do Programa Stay Heavy, o SHMS 2010 promete. “Voltamos com o Metal Stars para comemorar essa data especial, os 7 anos do Programa Stay Heavy. Para isso vamos preparar muitas surpresas para a galera”. E complementa, “Este ano será literalmente uma festa! O evento tem como atrações os shows de grandes bandas como o Torture Squad e o Hangar.” E ressalta, “É claro que também teremos as famosas jams do Metal Stars com muitos músicos, então será uma noite de grande diversão! Sem dúvida, será a melhor edição de todas!”

O Stay Heavy Metal Stars 2010 - Party! ocorrerá em São Paulo, no Manifesto Bar, no dia 17/09 (sexta-feira) e os ingressos, que são limitados, estarão à venda em breve na loja Consulado do Rock na galeria do Rock e no próprio Manifesto Bar.

Mais informações:

Press-release: Stay Heavy

Janis Joplin: escolhida atriz que a interpretará no cinema

A cinebiografia de Janis Joplin, que vai se chamar "Janis Joplin: Get it While You Can", contará com a atriz Amy Adams (Julie & Julia) no papel da cantora . A informação foi divulgada pela Rolling Stone Brasil.

"Está confirmadíssimo", disse o porta-voz da atriz para a edição norte-americana da revista. O roteiro foi assumido pela Fox Searchlight, mas por enquanto não existe nenhum estúdio envolvido no projeto. Quem assinará o roteiro será o também músico Ron Terry e a produção ficará a cargo de Marty Bowen e Wyck Godfrey, da saga "Crepúsculo". O brasileiro Fernando Meirelles está muito cotado para dirigir o longa, mas, em entrevista ao G1, disse que o projeto está "enfrentando um impasse" e que por isto não dirigirá o filme, "ao menos não no próximo ano". Meirelles não descarta a oportunidade de participar da cinebiografia.

Fonte desta matéria: Rolling Stone Brasil

Nick Cave: músico participa de trilha sonora de "Pinocchio"

O cineasta GUILLERMO DEL TORO, afirmou que o músico NICK CAVE participará da trilha sonora do filme "Pinocchio". Segundo o diretor, o filme será mais sombrio que o desenho dos estúdios da Disney. GRIS GRIMLY, um renomado autor de histórias de "terror" infantis, ajudará no filme.

Mais informações no link abaixo.

Fonte desta matéria: R7

Robert Plant: não existe Led Zeppelin sem John Bonham

Robert Plant manteve sua relutância em sair em turnê com o Led Zeppelin, após o antológico show na “O2 Arena”, preferindo se concentrar em seus projetos solos, como o disco em parceria com a Alison Kraus, “Raising Sand”, e mais recentemente na volta da Band of Joy – grupo de Plant e Bonham anterior ao Zeppelin – com novos integrantes.

“É mais ou menos o seguinte… o que há de novidade?”, “Nós fizemos uma vez. Foi, de verdade, o melhor show do Led Zeppelin desde 1975. Mas, claro, não era o Led Zeppelin. Não podemos nos esquecer disto”.

Para Plant, a banda sem o baterista John Bonham – morto em 1980 – não merece o nome, mas admite que “se nós três saíssemos em turnê juntos, e nos chamássemos ‘Page & Jones & Plant’, não teria o mesmo apelo”.

Confira a matéria completa, em português, no www.imprensarocker.wordpress.com

Fonte desta matéria: Mojo Magazine

Cavalera Conspiracy: "novo álbum faz o outro parecer pop"

Um vídeo da apresentação de CAVALERA CONSPIRACY - um projeto que conta com a participação dos membros do SEPULTURA Max (guitarra e vocal) e Igor Cavalera (bateria) - tocando o clássico do SEPULTURA "Refuse/Resist" no festival Getaway Rock, na Suécia, pode ser visto abaixo. (Cortesia do Demonia Blog - http://demonia.webblogg.se/)

Em uma entrevista recente com Triple J's "The Racket", Max Cavalera falou sobre o recém completo álbum do CAVALERA CONSPIRACY, "Sim, nós o acabamos em maio, então eu acabei de voltar do estúdio. Está completo. Nós gravamos quinze músicas, sendo 13 originais para o álbum, e fizemos um cover do Black Sabbath  ('Electric Funeral') que sairá em uma compilação do Metal Hammer na europa. E nós também fizemos um cover do BLACK FLAG, uma música chamada 'Six Pack'. Nós tivemos uma colaboração com Roger (Miret) do AGNOSTIC FRONT - ele canta na música 'Lynch Mob', que fizemos juntos no estúdio em L.A; ele foi até L.A para fazer essa colaboração. Eu fiquei bastante orgulhoso porque, para mim, Roger é como o padrinho do hardcore de Nova York; AGNOSTIC FRONT é uma das bandas pioneiras da cena nova-iorquina de hardcore, então foi como gravar com uma lenda do hardcore. O álbum do CAVALERA é bem intenso, isso é tudo que eu posso dizer sobre ele agora. Ele faz com que o primeiro álbum soe como música pop."

A Roadrunner Records confirmou que o novo álbum do CAVALERA CONSPIRACY não vai ser lançado até o início de 2011.

Fonte desta matéria: Blabbermouth

Metallica: 2 milhões de cópias do "Death Magnetic" nos EUA

O álbum "Death Magnetic" do Metallica, lançado em 2008, chegou à marca de mais de 2 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos.

Cada álbum que o Metallica  lançou até hoje alcançou, pelo menos, o disco de platina duplo nos Estados Unidos. O "Black Album" continua sendo o disco mais vendido do grupo, atingindo a marca de 15 milhões de cópias.

Fonte desta matéria (em inglês): Classic Rock Magazine

Guns N' Roses: Steven Adler sonha com uma possível reunião

O baterista original do Guns N' Roses, Steven Adler, conversou com o Billboard.com sobre a sua nova autobiografia, "My Appetite For Destruction: Sex & Drugs & Guns N' Roses".

"É tão cicatrizante tirar todas aquelas coisas do meu sistema," diz Adler, que foi demitido da banda em 1990 e lutou contra o vício das drogas, até sofrer um derrame, antes de alcançar seu atual estado de sobriedade.

"Você não consegue passar 30 anos de sofrimento e toda aquela coisa e sair assim imediatamente, mas ao menos, estou caindo fora e começando a me tornar a minha própria pessoa novamente. Perdi tanto da minha vida, é ótimo ter sobrevivido e viver novamente."

A nova banda de Adler, ADLER'S APPETITE, está no meio de uma turnê norte americana passando por 50 cidades e, após cumprida a tarefa, o grupo planeja gravar um EP com o produtor Anthony Fox (VINCE NEIL, BUCKCHERRY), e as sessões para um disco completo estão planejadas para o fim do ano. Mas Adler diz que ele possui um pouco de esperança de que o quinteto original do GN'R faça alguma coisa junto de novo.

"Eu sei que de nós quatro, com excessão de Axl, amaríamos fazer isso," ele disse. "Eu sei que além disso milhões e milhões e centenas de milhões de dólares estarão envolvidos, e acho que se nós tocássemos pelo mundo inteiro, seria uma espécie de alívio... como, 'Deus, eles estão finalmente tocando!' É o que muitas pessoas realmente querem, sabe?"

Leia a matéria completa (em inglês) no billboard.com

Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth

Samiam: coletânea de raridades começa a ser vendida

Conforme já havíamos anunciado o Samiam está lançando uma coletânea de raridades chamanda “Orphan Works” via No Idea Records, cuja ideia  é trazer gravações “perdidas” da época mais produtiva da banda, durante a época dos discos “Clumsy” e “You’re Freaking Me Out”.

O disco será lançado no dia 07 de setembro e essa semana foi iniciada a pré-venda do trabalho em CD e LP duplo, com dois discos. Além disso também foram dados detalhes sobre cada uma das faixas, dá uma olhada:

1. Ain’t No Size That Small
2. Capsized
3. Regret
4. Bad Day
5. My Convenience
6. Stepson
7. Don’t Break Me
8. Mr. Walker
9. I Want More
10. Search and Destroy
11. Here Comes Your Man
12. Stepson (2)
13. Sky Flying By
14. Full On
15. Clean
16. Speed
17. Time By The Dime
18. Home Sweet Home

Encontre o disco em CD e LP duplo no link abaixo.

NOFX: disco de raridades e b-sides começa a ser vendido

Começou a pré-venda do mais novo trabalho do NOFX, a coletânea de raridades e b-sides chamada “The Longest EP”. O disco está sendo lançado em LP e CD, e a versão colorida em LP duplo deve durar pouquíssimo tempo, então se eu fosse você não daria bobeira e já garantiria minha cópia no link ao final.

Imagem

Tracklisting:

1. The Death of John Smith
2. The Longest Line
3. Stranded
4. Remnants
5. Kill All the White Man
6. I Wanna Be an Alcoholic
7. Perverted
8. My Name Is Bud
9. Hardcore 84
10. War on Errorism Commercial
11. 13 Stitches (Acoustic)
12. Glass War
13. Jaw Knee Music
14. Concerns of a GOP Neo-phyte
15. Golden Boys
16. You’re Wrong
17. Everything in Moderation (Especially Moderation)
18. I’m Going to Hell for This One
19. I’ve Become a Cliché
20. Cokie the Clown
21. Straight Outta Massachusetts
22. Fermented and Flailing
23. Codependence Day
24. My Orphan Year (Acoustic)
25. S&M Airlines (7” version)
26. Dueling Retards
27. On the Rag
28. A200 Club
29. Shut Up Already
30. The Punk Song

Heaven Shall Burn: assista novo videoclipe da banda

A banda de metalcore/death metal alemã Heaven Shall Burn acaba de lançar o vídeo-clipe para a música “Combat“. Essa faixa está presente no lançamento mais recente da banda, o EP “Invictus” que saiu esse ano em versões CD simples, digital, CD+ DVD em box Digipack e versão limitada em Vinil com capa gatefold e CD bonus.

Clique no link mais abaixo e saiba onde encontrar o EP.

Courtney Love: blog para mostrar que não anda mal vestida

De acordo com o site do canal Gnt, COURTNEY LOVE criou um blog só para provar as pessoas que a roqueira não anda mal vestida. Volta e meia o estilo da vocalista do HOLE é comentado e criticado na mídia em geral.

Para acabar de uma vez com o problema, ou não, Love criou o blog "What Courtney Love Wore Today" - http://whatcourtneyworetoday.com/. No site, a cantora aparece em vários looks ousados, inclusive sendo fotografada de calcinha.

Ainda segundo o Gnt, o blog não apenas recebe milhares de comentários de fãs de Love como também dos fãs de seu falecido marido Kurt Cobain, que aproveitam para provocar a roqueira a chamando de "aproveitadora" e "cafona".

Fonte desta matéria: Gnt

U2: ensaios de Homem-Aranha com trilha de Bono e The Edge

Segundo o portal Terra Música, após ser adiado diversas vezes por falta de dinheiro e outros problemas, começaram os ensaios para o musical Homem-Aranha, que tem trilha sonora composta por Bono e The Edge, do U2.

Bono e The Edge falaram recentemente que gostariam de lançar as músicas em um álbum, mas não há informações oficiais sobre o projeto.

Mais informações no link abaixo.

Mais informações: Terra Música

Rolling Stones: banda pode se despedir dos palcos em 2012

Segundo o portal Terra Música e de acordo com reportagem publicada no jornal britânico The Sun, o Rolling Stones  pode finalmente se despedir dos holofotes quando a banda completar 50 anos de carreira, data esta que acontece em 2012. De acordo com o jornal, a despedida seria em grande estilo, com uma turnê internacional.

Mais informações no link abaixo.

Mais informações: Terra Música

Rush: o conceito de “2112”, a obra-prima do grupo

Lançado em 1976, o álbum “2112”, quarto disco de estúdio do power-trio canadense RUSH, foi responsável por colocar a banda em evidência para o grande público – o trabalho da banda foi o primeiro a fazer parte do Top 100 da Billboard, recebendo discos de ouro e platina. O álbum é considerado o maior sucesso comercial da banda ao lado de “Moving Pictures” (1981).

O disco marca a guinada progressiva iniciada pelo Rush em “Caress of Steel” (1975), depois dos dois primeiros trabalhos da banda – “Rush” (1974) e “Fly By Night” (1975) – ambos mais voltados ao hard rock.

Mesmo após o desempenho comercial de “Caress of Steel” ficar abaixo do esperado, a banda resolveu mais uma vez apostar em uma música longa e dividida em várias partes, mesmo contra a vontade da gravadora – “The Necromancer” e “The Fountain of Lamneth”, duas das músicas de “Caress of Steel”, somavam juntas 32 minutos e meio.

A gravadora só teria aceitado o álbum devido ao fato de o restante das músicas possuírem caráter mais comercial. Curiosamente, foi justamente a longa e complexa “2112” o maior sucesso comercial do disco – o single da música foi lançado tendo a duração de 6 minutos e 45 segundos, contemplando as partes “Overture” e “The Temples of Syrinx”, já que a versão completa possui mais de 20 minutos e está dividida em sete partes

A música

É importante destacar que tecnicamente “2112” não pode ser considerado um álbum conceitual, já que as outras cinco músicas que fazem parte do disco – “A Passage to Bangkok”, “The Twilight Zone”, “Lessons”, “Tears” e “Something for Nothing”, que integram o lado 2 do álbum no vinil – nada tem a ver com a música “2112”.

No entanto, “2112” se tornou o maior sucesso do álbum e um dos maiores da carreira do Rush ao contar uma longa história dividida em várias partes, ocupando todo o primeiro lado na versão em vinil do disco, o que faz com que habitualmente o trabalho seja considerado como conceitual.

A música composta pelo baixista/vocalista Geddy Lee e pelo guitarrista Alex Lifeson, com letras do baterista Neil Peart, narra uma história que se passa no ano 2112, em um mundo controlado pelos sacerdotes dos templos de Syrinx (parte II da música) – a parte I, “Overture” (Abertura) é instrumental e apenas no final dela ouve-se: “And the meek shall inherit the earth” (E os mansos herdarão a terra) – como resultado de uma guerra ocorrida em 2062 e que terminou com os planetas que restaram alinhados sob a Estrela Vermelha da Federação Solar.

A vida das pessoas na época é completamente controlada pelos sacerdotes, que determinam tudo o que pode ou não ser lido, escutado ou feito. Mas tudo começa a mudar quando o protagonista encontra um violão – “Discovery” (Descoberta), parte III. Maravilhado com o som emitido pelo instrumento, ele se entusiasma com a oportunidade de mostrá-lo aos sacerdotes: “I can’t wait to share this new wonder/
The people will all see its light/Let them all make their own music/The Priests praise my name on this night” (Não posso esperar para compartilhar esta nova maravilha/As pessoas todas verão a sua luz/Deixá-las todas fazerem suas próprias músicas/Os Sacerdotes louvarão meu nome nesta noite).

O ledo engano cometido pelo protagonista é expresso na parte IV, “Presentation” (Apresentação). A empolgação dele acaba diante da reação dos sacerdotes do templo, que desmerecem por completo a descoberta, receosos com qualquer coisa que pudesse fugir do controle deles e perturbar a ordem estabelecida: “Yes, we know it's nothing new/It's just a waste of time/We have no need for ancient ways/The world is doing fine” (Sim, nós conhecemos, não é nada de novo/É só perda de tempo/Nós não precisamos de coisas antigas/Nosso mundo está indo bem).

Decepcionado e abalado com a reação dos sacerdotes, o protagonista cai no sono – parte V, “Oracle: The Dream” (Oráculo: o Sonho). Conduzido por um oráculo para planeta distante, ele vislumbra uma civilização dotada de liberdade e criatividade, prontos para destruir os sacerdotes do templo: “I see the works of gifted hands/That grace this strange and wondrous land/I see the hand of man arise/With hungry mind and open eyes” (Vejo os trabalhos de mãos talentosas/Que encantam esta estranha e maravilhosa terra/Eu vejo a mão do homem levantar/Com a mente faminta e olhos abertos).

Ao acordar, ele entre em desespero ao perceber a diferença entre o sonho e a realidade – parte VI, “Soliloquy” (Monólogo) – culminando na morte do protagonista: “I don't think I can carry on/Carry on this cold and empty life/My spirits are low in the depths of despair/My lifeblood spills over” (Não acho que posso suportar/Suportar esta vida fria e vazia/Meus espíritos estão baixas nas profundezas do desespero/Meu sangue derrama).

No encerramento, após o suicídio do protagonista, chega-se ao final enigmático – parte VII, “The Grand Finale (O Grande Final) – com uma voz que anuncia: “Attention all Planets of the Solar Federation/We have assumed control” (Atenção todos os planetas da Federação Solar/Nós assumimos o controle). A dúvida é se a civilização vislumbrada pelo protagonista durante o sonho assumiu o poder derrubando os sacerdotes do templo ou se sacerdotes alcançaram o poder pleno com a morte da única pessoa que poderia ameaçar a ordem estabelecida.

Influências

A “Overture” (parte I), introdução da música com cerca de quatro minutos e meio, apresenta seqüências de notas similares a partes da “Tchaikovsky’s Overture 1812”, criada pelo compositor russo para celebrar a vitória dos russos sobre o exército napoleônico em 1812.

Também na introdução da música, é possível ouvir uma frase: “And the meek shall inherit the earth” (E os mansos herdarão a terra), trecho presente no Novo Testamento, Evangelho de São Mateus, que trata do “sermão da montanha”, uma série de discursos feitos por Jesus Cristo tratando da conduta e moral que, para ele, deve ser adotada pelas pessoas.

Mas a maior influência para a composição de “2112” é o romance futurista “Anthem” (Hino), escrito pela autora russa Ayn Rand em 1938, responsável por inspirar o enredo, a estrutura e o tema de música. Na obra – que também empresta o nome a uma música do Rush presente no álbum “Fly By Night” (1975) e a gravadora fundada em 1977 pelos membros da banda em parceria com o empresário Ray Danniels Rush – a escritora aborda uma sociedade, em um futuro não indicado com exatidão, dominada pelo coletivismo e pelo fim do individualismo.

Ao criticar os princípios básicos do governo socialista soviético, Ayn, nascida na Rússia e morando nos Estados Unidos no período, defende através da obra idéias presentes em seus trabalhos como a importância do individualismo, egoísmo racional, liberalismo econômico e capitalismo.

No livro, o personagem Igualdade é preso e punido por desafiar a ordem estabelecida – apesar de ter sua profissão determinada como gari, ele se destaca nas ciências e na matemática, sendo responsável pelo desenvolvimento da eletricidade. Assim como o protagonista de “2112”, Igualdade sofre com a falta de liberdade criativa em uma sociedade que, assim como a Estrela Vermelha da Federação Solar, leva o coletivismo e o controle sobre as pessoas ao extremo, elimiando qualquer possibilidade de desenvolvimento individual do sujeito, perspectiva que influenciou bastante Peart na composição da letra de “2112”.

O símbolo

O “Starman”, que aparece na contra-capa de “2112”, foi muito bem aceito pelos fãs e se tornou o símbolo da banda – a figura aparece também nas capas dos álbuns ao vivo “All the World’s a Stage” (1976) e Exit... Stage Left (1981), além das capas de Moving Pictures (1981) e da coletânea “Retrospective I” (1997).

A criação foi feita de acordo com a idéia principal expressa em “2112”, a oposição entre o ser humano, livre e dotado de criatividade, representado pelo homem nu, e a mentalidade coletivista que oprime a individualidade dos sujeitos, representada pela estrela.

“O homem é o herói da história. Ele está nu, de acordo com a tradição clássica, e representa a pureza, a criatividade, sem outros elementos que o tornam impuro, como o vestuário, por exemplo. Já a estrela vermelha, da Federação Solar, que foi uma sugestão de Neil, representa o mal”, comenta o designer Hugh Syme – ele é o responsável por todas as capas dos álbuns do Rush desde “Caress of Steel” (1975). “A estrela, na verdade, simboliza qualquer tipo de mentalidade coletivista”, explica Peart, que participou diretamente da concepção da capa, algo defendido na postura dos sacerdotes dos templos de Syrinx.

O legado

As partes I e II da música “2112”, “Overture” e “The Temples of Syrinx”, é presença constante nos shows da banda desde que foi gravada em 1976. O álbum tem recebido uma série de honras e prêmios ao longo dos tempos, sendo listado, por exemplo, na obra “1001 Albums You Must Hear Before You Die”(“1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer”, na versão em português), além de ser escolhido como o disco definitivo do Rush em uma eleição realizada pela revista Classic Rock em 2006.

Mas a maior honra para o álbum veio do Canadá, país natal dos músicos. Também em 2006, a organização não governamental, The Audio-Visual Preservation Trust, dedicada a preservar o patrimônio audiovisual canadense, escolheu o álbum da banda como uma das obras culturais do país a ser preservada. Agora, a versão musical da eterna batalha entre individualismo e coletivismo é um bem cultural do Canadá. Nada mais justo.

Fonte desta matéria: Wikipédia (versão inglesa)

Iron, Kiss, AC/DC e outros: clássicos em versões "humppa"

Confira abaixo alguns vídeos do Eläkeläiset, banda finlandesa já veterana (foi formada em 1993) cuja especialidade é fazer releituras de canções rock/pop em versões "humppa" (conforme a wikipedia, "um gênero de música originário da Finlândia, que está relacionado com o Jazz e com o Foxtrote". 

Detalhe importante: as letras são em finlandês!

Kiss - I Was Made For Loving you Baby

AC/DC - Let There be Rock

Motorhead - Ace of Spades

Judas Priest - Breaking the Law

Iron Maiden - The Number of the Beast

Deed Purple - Smoke on the Water

Vários outros vídeos da banda podem ser vistos na página oficial do YouTube:

Fonte desta matéria: Youtube

Shows: site lista os dez maiores já realizados

O ThisBlogRules postou uma lista bem interessante com os dez maiores shows da história. Veja quais são.

10. Blockbuster RockFest 1997 [Público: 385.000 pessoas]
9. Woodstock 1969 [Público: 400.000 pessoas]
8. Toronto SARS Benefit 2003 [Público: Mais de 450.000 pessoas]
7. Simon & Garfunkel [Público: 500.000 pessoas]
6. Isle of Wight Festival 1970 [Público: 600.000 pessoas]
5. Summer Jam no Watkins Glen [Público: Mais de 600.000 pessoas]
4. Steve Wozniak’s 1983 US Festival [Público: 670.000 pessoas]
3. Garth Brooks no Central Park [Público: 750.000 pessoas]
2. New York Philharmonic no Central Park 1986 [Público: 800.000 pessoas]
1. Rod Stewart na Praia de Copacabana – 1994 [Público: 3.500.000 pessoas]
Saiba todos os detalhes sobre cada um dos shows, com belas fotos, no link abaixo.

Hoje na história do Rock no mundo - 27/07


[27/07/1968] Há 42 anos - Acidentes, Mortes e Tragédias

Robin Gibb passa mal e Bee Gees adia turnê

[27/07/1976] Há 34 anos - Sexo, Rolos e Casamentos

Tina Turner abandona Ike com 36 centavos

[27/07/1976] Há 34 anos - Prisões, Processos e Problemas com a Justiça

Bruce Springsteen processa seu empresário

[27/07/1977] Há 33 anos - Acidentes, Mortes e Tragédias

Robert Plant perde o filho de seis anos de idade

[27/07/1979] Há 31 anos - Fatos Bizarros

Loja de Alice Cooper em clima de faroeste

[27/07/1984] Há 26 anos - Rádio, TV, Cinema, Livros e Revistas

O filme Purple Rain estréia nos Estados Unidos

[27/07/1984] Há 26 anos - Sexo, Rolos e Casamentos

Baterista do Duran Duran se casa na Itália

[27/07/1985] Há 25 anos - Grandes Sucessos e Lançamentos Históricos

Eurythmics chega ao topo da parada britânica

[27/07/1986] Há 24 anos - Fatos Bizarros

Fã do Cure leva fora da namorada e é aplaudido

[27/07/1989] Há 21 anos - Rádio, TV, Cinema, Livros e Revistas

Indigente leiloa presente dado por Elvis

[27/07/1995] Há 15 anos - Parcerias e Participações Especiais

Rolling Stones e Bob Dylan no mesmo palco


Continue lendo: http://www.rockwave.com.br/fatos/#ixzz0ut0HlOWm

Hoje na história do Rock Brasileiro - 27/07

ATENÇÃO - 1985: Cazuza fez, em São Paulo, seu último show como vocalista do Barão Vermelho. A última música gravada com ele ainda no Barão foi “Eu Queria Ter Uma Bomba” e que na época equivocadamente fora anunciada como sendo a primeira música da carreira solo de Cazuza.


- 1989: O Biquini Cavacão fez o show de lançamento do terceiro disco Zé, no Teatro Ipanema (RJ). Os destaques são “Samba de Branco” e “Bem-Vindo ao Mundo Adulto”.


- 1990: Fernanda Abreu (ex-Blitz) lançou o primeiro disco solo Sla Radical Dance Disco Club. Os destaques são “Luxo Pesado”, “Noite”, “Speed Racer” e a faixa título.


- 1994: A banda carioca Cidade Negra lançou o disco Sobre Todas as Forças. Os destaques são “Onde Você Mora?” e “Pensamento”.