9 de julho de 2010

Metallica - Cunning Stunts




Ano:1998
Duração: 130 Minutos


Metalica, Cunning Stunts é um DVD duplo incrível que trás até você o estonteante show de 9 e 10 de maio de 1997 gravado ao vivo! Sucessos arrasadores despontam um atrás do outro em uma seqüência alucinante: "Sad But True", "Hero of the Day", "King of Nothing", "Nothing Else Matters", "Until Sleeps", "Master of Puppets", "Enter Sandman" e muitos outros no total são 24 músicas.

Megadeth: Dave Mustaine lançará autobiografia em agosto

O líder do Megadeth  Dave Mustaine lançara o livro "Mustaine: A Heavy Metal Memoir" (sem título no Brasil ainda). A autobiografia será lançada nos Estados unidos dia 3 de agosto pela editora HarperCollins. A versão britânica, "Mustaine: A Life In Metal", chegará às livrarias americanas dia 30 de setembro.

No livro, Mustaine revela muitos altos e baixos de sua vida, incluindo os problemas e influências com o METALLICA, como conheceu os membros do MEGADETH, problemas com drogas  e álcool, inúmeras coisas que quase finalizaram sua carreira e como o cristianismo o ajudou em sua sobriedade e relacionamento com a família.

Fonte desta matéria: Blabbermouth

Zakk Wylde: guitarrista fala sobre Ozzy, BLS e muito mais

O site da Gibson conduziu uma entrevista  com o inconfundível Zakk Wylde, que falou sobre o novo álbum do BLACK LABEL SOCIETY, sua saída da banda de Ozzy Osbourne, dentre outros assuntos.
Wylde, um talentoso garoto prodígio que fora arrancado de um posto de gasolina e jogado em frente ao mundo por seu mentor Ozzy Osbourne, e que se tornou um dos mais bem sucedidos e admirados guitarristas de Hard Rock, sem falar que é o fundador da banda BLACK LABEL SOCIETY, teve um ou dois contratempos no ano passado.

Médicos descobriram coágulos sanguíneos em sua perna. “O médico perguntou ‘você toma o quê, um drink por dia? seis? doze? Uma caixa?’, e eu falei ‘é uma dieta baseada em líquidos’”, conta Wylde, rindo. “Quer dizer, eu tomava cerveja enquanto estava malhando. Este é o estilo do Black Label Society. Mas o médico me disse que se eu continuasse assim, estaria morto aos 50 anos. Então eu parei de beber. Não é nada demais”.

Mais inesperado, talvez, foram as notícias de que Ozzy, chefe e mentor de Zakk desde 1988, queria um novo guitarrista. “Eu escutei isso, e para mim o copo estava metade cheio”, ele diz. “Quer dizer, obrigado por me deixar lá por 23 anos! Eu sempre irei admirar isso. O que mais Ozzy poderia fazer por mim nesta altura?” Wylde é genuinamente grato por tudo que Ozzy fez por ele, e inclusive o Black Label Society irá tocar no Ozzfest neste verão (no hemisfério norte) antes de seguirem por conta própria. “Eu vejo por este ponto de vista: ao invés de 24 horas por dia, sete dias por semana, o Black Label agora é minha vida 25 horas por dia, oito dias por semana”.

Confira a entrevista na íntegra, traduzida para o português, no link abaixo.


Fonte desta matéria (em inglês): Site da Gibson

Punk Rock: IGN.com lista os 10 maiores bateristas do estilo

O portal IGN.com montou uma lista com os dez maiores bateristas de Punk Rock de todos os tempos. Comentários (em inglês) e vídeos de cada um deles podem ser vistos no link abaixo.

Bill Stevenson (Descendents, Black Flag, Lemonheads)
Travis Barker (Blink-182, Boxcar Racer, Aquabats)
Earl Hudson (Bad Brains)
Tré Cool (Green Day, Foxboro Hot Tubs)
Josh Freese (Vandals)
Tommy Ramone (Ramones)
Jordan Burns (Strung Out)
Dave Wagenschutz (Lifetime, Good Riddance, Ink & Dagger)
Pete Finestone (Bad Religion)
Nicky "Topper" Headon (Clash)

Fonte desta matéria: ING

Blackmass: Black Metal não é só música e sim estilo de vida

Um dos maiores nomes da cena Black Metal brasileira, a horda paranaense BLACKMASS tem conquistado progressivo espaço em meio ao manancial de produções estrangeiras do gênero que costumam imperar no país. Em entrevista à coluna Distorção, o guitarrista Lord Aeshma discursa sobre o trabalho da banda e afirma que a verdadeira essência do Black Metal transcende os limites da música. Confira alguns trechos:

(...)Distorção - O álbum “Nemesis” (2008) impressionou fãs e a imprensa especializada brasileira pela qualidade de conteúdo e produção. Ainda assim, muita gente continua associando o Black Metal tradicional a produções mais cruas. Você acha que essa ideia já foi superada ou ainda continua vigente no meio?

Lord Aeshma: Acredito que cada pessoa tem seu estilo e cada um faz o que gosta. Nas produções do BLACKMASS, eu sempre quero usar o máximo dos equipamentos e explorar muita técnica nas produções, mais existem bandas que combinam muito com a produção mais crua. O importante é fazer o que você acha melhor para sua banda e também fazer o que gosta.

Distorção - Na sua opinião, qual é a identidade do Black Metal brasileiro? Quando o Metal Negro deixa de ser apenas música para ser estilo de vida?

Lord Aeshma: Na minha opinião, Black Metal não é só música , e sim estilo de vida, pois você faz o que acredita. Cada um tem sua ideologia. O Black Metal brasileiro tem que crescer muito ainda, pois a cena esta muito pequena no país. Vamos apoiar bandas de Black Metal em eventos, pois assim, cada vez estaremos fortalecendo nossa cena e também fazendo com que aconteçam muitos shows.
Para ler a entrevista completa, acesse este link:


Versão completa desta matéria: Distorção

Jupiter Apple: lançando o videoclipe de "Calling All Bands"

Faz algum tempo que JUPITER APPLE, em sua eterna metamorfose, decidiu investir em singles. Em busca de um hit certeiro, está acreditando determinadamente que faixas bem produzidas com o apelo visual de um vídeoclipe marcante seja o caminho. Cantando em inglês — o roqueiro não esconde estar de olho no mercado internacional — e apostando todas as fichas no electro rock (um estilo dançante que teve muita força na metade da década, mas que já deixou de ser hype faz algum tempo), lançou nessa semana “Calling All Bands”.

A música e o clipe é cheia de referências: Beatles, Bowie, Warhol, Velvet Underground, Pop Art, Futurismo, anos 80s… A banda (Júlio Sasquatt, Maurício Fuzzo e Júlio Cascaes), aparece muito rapidamente e quase passa despercebida. O vídeo ficou muito bem produzido, com destaque para a edição e a mescla de elementos de estética visual que combinam. O resultado final ficou superior ao single anterior: “Modern Kid”.

Confira abaixo, “Calling All Bands”, de JUPITER APPLE.

Matéria original: Os Armênios

Sting: ex-Police lança disco com clássicos orquestrados

No dia 13 deste mês, será lançado na América do Norte o novo álbum de STING, chamado “Symphonicities”. O disco se trata de uma coletânea com grandes sucessos da carreira solo e também do POLICE, todas em versões orquestradas. Produzido pela parceria de STING e ROB MATHES, o disco possui arranjos feitos por vários maestros. Entre as faixas do álbum, estão “Roxanne”, “Every Little Thing She Does is Magic”, “She’s Too Good for Me”, entre outras.

A turnê de STING junto à orquestra começou neste mês pela América do Norte e seguirá pela Europa em setembro.

Confira o repertório de “Symphonicities”:

01. "Next To You"
02. "Englishman In New York"
03. "Every Little Thing She Does Is Magic"
04. "I Hung My Head"
05. "You Will Be My Ain True Love"
06. "Roxanne"
07. "When We Dance"
08. "The End Of The Game"
09. "I Burn For You"
10. "We Work The Black Seam"
11. "She's Too Good For Me"
12. "The Pirate's Bride" 

Fonte desta matéria: Território da Música

Titãs: documentário na Multishow e três álbuns em vinil

O canal pago Multishow exibirá no próximo dia 11/07 às 22 hs, o documentário "Titãs-A Vida Parece Uma Festa", que traz imagens da banda entre 1982 e 2007 e que foi lançado em DVD no ano passado.

Outra notícia que envolve a banda, é que a fábrica de vinis Polysom vai relançar na série "Clássicos em Vinil" os álbuns "Cabeça Dinossauro", "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas", "Ô Blésq Blom" numa versão de 180 gramas e com os masters originais.

Fonte desta matéria: Twitter-Titãs

Sonic Syndicate: Vídeo de "My own Life" e Making Of

A banda sueca de rock/metal SONIC SYNDICATE acaba de lançar seu mais novo vídeo: "My Own Life", dirigido por Patric Ullaeus do Revolver Film Company, que já trabalhou com outras grandes bandas como LACUNA COIL, IN FLAMES, Kamelot, entre outras.

A música "My Own Life" vem do último CD da banda, entitulado "We Rule The Night", que será lançado na Europa dia 27 de agosto pela Nuclear Blast Records. O álbum foi produzido por Toby Wright, que já trabalhou com KORN, SLAYER, MÖTLEY CRÜE, Kiss, entre outros.

As faixas de "We Rule The Night" são as seguintes:

01. Beauty And The Freak
02. Revolution, Baby
03. Turn It Up
04. My Own Life
05. Burn This City
06. Black And Blue
07. Miles Apart
08. Plans Are For People
09. Leave Me Alone
10. Break Of Day
11. We Rule The Night

Além da versão padrão do ábum, "We Rule The Night" também será disponibilizado como uma edição limitada contendo duas canções bônus e um DVD.

A música "Revolution, Baby" pode ser comprada pelo iTunes, como parte da "contagem regressiva" do novo álbum. A versão do álbum de "Burn This City" está disponível para download grátis nesse site (é necessário cadastrar o email).

"My Own Life" vídeo:

Making Of do vídeo "My Own Life":

Fonte desta matéria: Blabbermouth

Ringo Starr: show com McCartney para comemorar 70 anos

PAUL MCCARTNEY fez uma aparição surpresa no show em comemoração aos 70 anos de seu ex-companheiro de banda RINGO STARR. A informação é do site Gigwise.

A apresentação aconteceu no Radio City Music Hall, em Nova York, nesta quarta-feira (7) e reuniu várias personalidades. De acordo com o Gigwise, a participação de McCartney ocorreu quando a plateia pensava que o show já havia terminado e começava a deixar o local. Foi quando o ex-BEATLE apareceu, gerando grande reação do público durante o evento.

McCartney apresentou uma versão especial da canção "Birthday", presente no "Álbum Branco" dos Beatles, para o aniversariante Ringo.

Fonte desta matéria: Gigwise

Arctic Monkeys: vocalista compõe para trilha de "Submarine"

De acordo com informações do site ContactMusic, o vocalista do ARCTIC MONKEYS, Alex Turner, está compondo para a trilha sonora do filme britânico "Submarine", que será dirigido pelo ator Richard Ayoade. A trilha para o longa será o primeiro trabalho solo de Turner. A produção das músicas ficará a cargo de James Ford, que já trabalhou com o ARCTIC MONKEYS.

O diretor resolveu convidar o vocalista para a trilha de "Submarine" depois de dirigir o filme da turnê do grupo, "At the Apollo". 

Fonte desta matéria: ContactMusic

Nine Inch Nails: Trilha para filme sobre o Facebook

Trent Reznor, o homem por trás da banda de rock industrial Norte Americana NINE INCH NAILS, está atualmente trabalhando na trilha sonora de mais um filme do conceituado diretor David Fincher (Clube da Luta, Se7en). Trent e seu colaborador musical, Atticus Ross, planejavam trabalhar esse ano apenas no projeto "How To Destroy Angels" (que recentemente lançou seu primeiro EP) e em experimentos para novos trabalhos do NIN, mas a proposta de David Fincher foi, para eles, mais interessante.

O novo filme se chamará “The Social Network” e é a respeito do fundador do site de relacionamentos Facebook. Veja mais detalhes e um trailer do filme no link abaixo.

Pé frio: Vírgula enumera os músicos mais pé frio do rock

Aproveitando a presença de Mick Jagger no fatídico jogo do Brasil na Copa do Mundo, o Vírgula fez uma matéria sobre outros músicos que literalmente tiveram pé frio em diversas ocasiões.

Clique no link abaixo para conferir.

Fonte desta matéria: Virgula

The Rock Wall: quem morreu e quem está na "lista de espera"

Cientistas, religiosos e místicos do mundo inteiro correm atrás de pistas deixadas por civilizações e profetas do passado explicando como será o fim dos tempos. Em diversas culturas  ancestrais o ano de 2012 é marcado nos calendários como o 'Armagedom', o 'apocalipse', o 'fim do mundo', 'o juízo final', 'o fim de um ciclo' e, nos mais otimistas, 'o ano em que esta era terminará e outra, melhor, será iniciada'. Maias, Egípcios, Celtas, Hopis, Nostradamus e diversos profetas, Chineses e Budistas, WebBots, Cientistas e Religiosos das mais diferentes crenças dizem que o mundo como o conhecemos pode estar com os dias contados, e a mais presente profecia está marcada para o ano 2012, como enfatiza o site http://porque2012.com.

Porem, para o rock, essa profecia parece começar a se concretizar em 2010. Estamos no mês de julho (meio do ano) e já se foram vários importantes ícones da música.

O site Crave Online (www.craveonline.com) foi mais além, quando divulgou a lista Celebrity Death Watch: Músicos com probabilidade de morrer em 2010. Veja no link abaixo quem integra a lista “negra”, de acordo com a previsão do jornalista Johnny Firecloud, no The Rock Wall.

Mais informações: The Rock Wall

Tributo do Heaven & Hell: "vai ser uma sensação estranha"

Os integrantes remanescentes do HEAVEN & HELL Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice farão uma homenagem muito especial ao seu falecido companheiro de banda, Ronnie James Dio, na edição deste ano do festival 'High Voltage' em 24 de julho no Victoria Park, em Londres, Inglaterra. Os músicos serão acompanhados pelo lendário vocalista Glenn Hughes (ex-DEEP PURPLE e BLACK SABBATH)e pelo norueguês Jorn Lande, que canta na banda de power metal MASTERPLAN e acaba de lançar sua própria homenagem a Ronnie.

O retorno financeiro dessa performance irá para o "Ronnie James Dio Stand Up And Shout Cancer Fund". Falando à revista britânica Classic Rock, Iommi disse: "Nós pensamos que seria bom fazer um último show em homenagem a Ronnie. Para ser honesto, não esperávamos tocar novamente. Certamente vai ser uma sensação estranha".

Ele acrescentou: "Este vai ser o único. Seria bom, suponho eu, se outras pessoas pudessem assisti-lo, mas isso é algo que precisávamos fazer para nós mesmos."

Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth.net

Iron Maiden: "Um álbum em três semanas, é isso que fazemos"

John Benson do site Vindy.com entrevistou Steve Harris durante a passagem da "The Final Frontier World Tour" pelo Canadá. Confira o que o líder do Iron Maiden  falou sobre os shows, fãs, novo disco entre outros assuntos...

"Eu não sei, nós realmente não pensamos em outras bandas", disse o baixista do Iron Maiden Steve Harris, falando de Saskatoon, no Canadá. "Nós só fazemos o que fazemos. Fui ver o Jethro Tull tocar algumas semanas atrás, e foi fantástico. Eles são uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos, mas nós realmente não pensamos sobre o que é a nossa banda, especialmente quando estamos escrevendo, gravando ou em turnê. Nós somos meio limitados, mas muito concentrados no que fazemos."

"Ainda assim, é surpreendente. Nós parecemos estar ganhando novos fãs o tempo todo. Eu realmente não posso afirmar sobre o porquê que é assim. Obviamente, as pessoas passam os álbuns para os seus irmãos e filhos, e em muitos casos, toda a família comparece aos shows. É inacreditável. É uma coisa permanente, e não vou questionar isso. Bruce no palco, diz que existem fãs de música, os fãs de metal e então há fãs de Iron Maiden. E é verdade. Eu realmente não sei o que fazemos que inspira esse tipo de adoração, mas eu acho que é bastante singular. "

Harris falou sobre "The Final Frontier" o novo álbum do Iron Maiden, e salientou que é um dos esforços mais originais da banda... "Tentamos algumas coisas novas na gravação, e eu acho que as músicas são bem diferentes. Temos alguns estilos diferentes de composição em andamento, mas nunca planejei isso. Basicamente, basta escrever um álbum em três semanas, é isso que fazemos. Nós não pressionamos a nós mesmos. Isso é o que sempre fizemos. Tivemos que fazer isso quando compomos as músicas de 'The Number Of The Beast' em 1982. Nossos dois primeiros álbuns foram principalmente de canções escritas ao longo de quatro anos. E quando fomos para o terceiro álbum, não tínhamos nenhuma música pronta. Então tivemos que escrever canções em duas ou três semanas. Isso funcionou muito bem, é isso que temos feito desde então."

Quando a conversa é o 'Rock and Roll Hall of Fame and Museum', que nos últimos anos tem abraçado por indução o Heavy Metal com BLACK SABBATH e METALLICA, Harris recusa a se envolver na discussão sobre o Iron Maiden também se fazer presente na "sala sagrada" às margens do Lago Erie. "Não temos o que dizer, eu nunca penso sobre essas coisas. Nós apenas fazemos o que fazemos, e se as pessoas querem nos colocar em algo como isto, então é ótimo. Nós ficaríamos contentes, mas eu não ficaria muito chateado se não acontecer. Desta forma, não esperamos nada de ninguém. Acabamos de sair em turnê e nunca esperamos necessariamente vender tudo em toda parte. Para mim, você é tão bom quanto o seu próximo álbum, e nós vamos partir daí."

Matéria original: Blog Flight 666

Black Country Communion: detalhes sobre o supergrupo

O BLACK COUNTRY COMMUNION — o supergrupo que conta com Glen Hughes (baixo, vocal), Jason Bonham (LED ZEPPELIN) na bateria, Derek Sherinian (DREAM THEATER) nos teclados, e o guitarrista Joe Bonamassa — vai lançar o seu primeiro álbum, “Black Country”, na Europa, no dia 20 de setembro, via Mascot Records, e no dia seguinte na América do Norte, via J&R Adventures.
A produção do álbum ficou a cargo de Kevin Shirley (IRON MAIDEN, BLACK CROWES, AEROSMITH, Led Zeppelin, SILVERCHAIR) e materizado por Bob Ludwig. A gravação aconteceu no Shangri-La Studios, no começo deste ano.

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Todas as faixas foram cantadas por Hughes, com exceção de "Song Of Yesterday" e "The Revolution In Me", ambas cantadas Bonamassa. Hughes e Bonamassa, porém, dividem os vocais em "Sista Jane" e "Too Late For The Sun". Por fim, há uma nova versão para “Medusa”, canção composta por Hughes em sua primeira banda de sucesso, o TRAPEZE.

A seguir, confira as faixas que farão parte do CD:

01. Black Country
02. One Last Soul
03. The Great Divide
04. Down Again
05. Beggarman
06. Song Of Yesterday
07. No Time
08. Medusa
09. The Revolution In Me
10. Stand (At The Burning Tree)
11. Sista Jane
12. Too Late For The Sun

O BLACK COUNTRY COMMUNION surgiu quando Shirley assistiu a uma apresentação de Hughes e Bonamassa, quando ambos dividiram o palco em um show, em novembro de 2009, Guitar Center's King of the Blues, em Los Angeles. Shirley então recrutou Bonham e Sherinian para o projeto, cujo nome foi inspirado em uma área industrial na Grã Bretanha, local onde Hughes e Bonamassa nasceram e foram criados.

Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth.net

Festival SWU: divulgados os valores dos ingressos

O SWU Music and Arts Festival, divulgou nesta manhã, os valores dos ingressos de seus dois últimos dias. O festival acontecerá em outubro, entre os dias 09, 10 e 11, na cidade de Itú, interior de São Paulo.

Segundo os organizadores do evento, a princípio, somente ingressos avulsos serão comercializadas. Na próxima semana serão divulgados os valores do dia 09 e do passaporte para os três dias de festival com camping. As entradas começarão a ser vendidas à 0h do dia 13 de julho através do site www.ingressorapido.com.br e às 8h30 do mesmo dia no Estádio do Ibirapuera (São Paulo).

Veja os valores divulgados para os dois últimos dias do evento:

Pista comum R$240 (inteira)
Pista premium R$640 (inteira)

* Estacionamento gratuito para quem comprar a entrada premium e estiver acompanhado de uma pessoa com bilhete para o mesmo setor.

As bandas confirmadas no evento são: DAVE MATTHEWS BAND, KINGS OF LEON, REGINA SPEKTOR, SUBLIME WITH ROME, DJ SHARAM, Linkin Park, INCUBUS, PIXIES e EROL ALKAN.
Fonte desta matéria: G1

Capas Gêmeas: William Blake, Gilgamesh e Bruce Dickinson

O que temos aqui não é bem um plágio, mas sim uma reverência. Tanto o segundo disco do obscuro combo inglês Gilgamesh quanto o clássico álbum de Bruce Dickinson  trazem em suas capas a reprodução de uma obra do poeta e pintor inglês William Blake (1757-1827).

Intitulada "The Ghost of a Flea", a pintura de Blake foi produzida entre os anos de 1819 e 1820 e faz parte de uma série de trabalhos batizada como Visionary Heads, feita sob encomenda para o astrologista e também pintor John Varley.

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Medindo 21,4x16,2 centímetros, "The Ghost of a Flea" retrata uma figura que é uma mescla entre um ser humano, um vampiro e um réptil, e é um exemplo da associação entre o sobrenatural e o mundo espacial, bastante comum no período.

O grupo inglês GILGAMESH foi formado em 1972, e tem o seu som associado à cena de Canterbury. A banda lançou apenas três discos em sua carreira – "Gilgamesh" (1975), "Another Fine Tune You´ve Got Me Into" (1978) e "Arriving Twice" (2000) – , e é justamente o segundo que traz a obra de Blake na capa. O obscuro GILGAMESH é lembrado apenas pelos admiradores mais fanáticos do progressivo e também pelos pesquisadores de hard rock, já que o baixista Neil Murray – com passagens pelo Black Sabbath, WHITESNAKE e uma penca de grupos – tocou na banda por um breve período.

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Já Bruce Dickinson dispensa apresentações. Um dos maiores ícones do heavy metal, o vocalista conquistou o mundo com o Iron Maiden e possui uma interessantíssima carreira solo. É de lá que vem "The Chemical Wedding". Lançado em 15 de setembro de 1998, o disco é apontado pela maioria dos fãs como o seu melhor trabalho individual, e foi também o último álbum de estúdio gravado pelo vocalista antes do seu retorno ao Iron Maiden, em fevereiro de 1999. Pessoalmente, considero "The Chemical Wedding" não só um dos grandes discos de Bruce, mas sobretudo um dos melhores álbuns de heavy metal de toda a história.

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Tanto em um caso quanto no outro, a obra-prima de William Blake ganhou um recheio sonoro da mais alta qualidade.



Matéria original: Collector´s Room

Do Reggae ao Heavy Metal: de onde vem o gosto musical?

por Carlos Eduardo Garrido

Publicado originalmente no Café com Ócio.

Será que o encanto por certo estilo de música ocorre de forma racional ou puramente passional? A maioria das pessoas desenvolvem seu “gosto” com o decorrer do tempo, conforme vão amadurecendo e formando sua própria personalidade. Já outras simplesmente gostam de tudo, rotulam-se então como ecléticas. Alguém eclético, teoricamente aprecia o melhor de cada coisa, possui um gosto refinado, escolhendo o que mais lhe agrada, independente de qual grupo pertença. Para muitos a maioria das pessoas que se denominam assim, na verdade, não tem gosto próprio, então acharam o substantivo bastante apropriado para disfarçar sua falta de personalidade própria...

Mas será que esse gosto tem haver com a cultura, intelecto, repertório de vida ou qualquer outra coisa do tipo? Poderíamos tentar dizer que tem haver com a educação que a pessoa teve no decorrer da sua vida. Mas até onde eu sei são poucas as pessoas que ouvem o mesmo som que seus pais, ou pior ainda, que ouvem as mesmas musicas que seus professores. Que, ao menos, em teoria seriam seus educadores. Mas possivelmente o grande instrutor musical é a mídia, principalmente para os jovens. Seja há dez anos atrás ou daqui a vinte anos, é provável que a grande mídia continue ditando como deve ser o “gosto” das pessoas. E não só o gosto musical, já que os meios de comunicação ditam também como você deve se vestir, como deve ser seu tipo físico e como se comportar em cada situação.

Porém, em grande parte dos casos, as pessoas desenvolvem encanto por estilos que vão além daquilo exposto pela imprensa. Por exemplo, o tenebroso funk carioca nutria grande número de admiradores, mesmo antes de ganhar repercussão na mídia. O que dizer dos inúmeros fãs de Jazz ou música erudita? São raras as vezes que esses estilos são vistos na TV ou ouvidos nas rádios. A mesma coisa ocorre com o Blues e com o Heavy Metal. Mas o que torna essa discussão ainda mais complexa é: como as pessoas chegam a esses estilos mais desconhecidos? A resposta mais óbvia seria por intermédio de amigos. Mas aí eu lhe pergunto: como esses amigos descobriram essas canções? Por outros amigos, acredito eu. Na verdade isso se torna uma grande rede de pessoas que passam a conhecer novas musicas, talvez até por acaso, acabam gostando do que ouvem, e passam adiante. O próximo também gosta e passa para outro que passa para outro. É a clássica propaganda boca-a-boca.

Isso me faz pensar até que, talvez, você ame ouvir ópera, mas ainda não saiba. Pois ela ainda não lhe foi apresentada, a rede ainda não passou por você. Se um dia ela vir a passar, você pode virar um grande fã do estilo.

No meu caso, por exemplo, o gosto musical não seguiu lógica alguma, pelo menos ao meu ver. Quando era pequeno, assim como nove entre dez pessoas que eram crianças nos anos 80, o que eu ouvia eram clássicos da música mundial, como XUXA, SERGINHO MALANDRO, TREM DA ALEGRIA entre outros menos cotados. Claro, sem deixar de citar, os magníficos discos do JASPION, JIBAN e principalmente do JIRAYA, que eu tinha em fita K7 e que, para tristeza de meus pais, eu sempre queria ouvir no carro junto com eles...

Depois que fiquei um pouco mais velho desenvolvi gosto pelo Reggae de nomes como CIDADE NEGRA, SKANK (que naquela época ainda não tinha surtado por ser parecido com os BEATLES), PATO BANTON e INNER CIRCLE. Ouvindo essas coisas, passei grande parte da minha infância e pré-adolescência. Até que um belo dia resolvi pedir de aniversário um CD do RED HOT CHILLI PEPPERS ou então um do IRA!, não especifiquei qual dos dois, aquele que encontrassem na loja poderia comprar. Nesse caso foi apresentado a essas bandas por intermédio da mídia. Ambos os grupos tinham seus clipes passando de meia em meia hora na MTV. Era época do “Californication” e do “MTV Ao Vivo” respectivamente. Ganhei o do CHILLI PEPPERS. E adorei aquele disco. Pouco tempo depois um primo meu adquiriu o álbum “Meninos da Rua Paulo” do IRA!. Então o monstrinho do rock estava implantado em nossas veias, ou será, que ele sempre esteve lá e somente foi despertado a partir de então? Não demorou e vieram discos do Green Day, FOO FIGHTERS e até um do NIRVANA.

Mas a grande mudança ainda estava por vir. De algum lugar desconhecido da mente humana, meu irmão sentiu vontade de comprar alguma coisa do METALLICA. Foi até a loja e pediu uma dica para o vendedor de que álbum deveria comprar para começar a conhecer a banda. O vendedor sugeriu o “Black Album”. Meu irmão aceitou a sugestão. Daí pra frente o resto é história. Comecei a ouvir OZZY, BLACK SABBATH, BLIND GUARDIAN, ANGRA, SAVATAGE, Iron Maiden, SLAYER, RAMMSTEIN, MANOWAR e muito, muito mais coisa. Tanto que até hoje continuo conhecendo bandas novas (não necessariamente novas de estrada, mas novas para mim).

Mas voltando ao assunto principal, se alguém enxergar alguma lógica entre sair do Reggae e chegar ao Heavy Metal, por favor, me explique! E como a maioria das pessoas, tive influência da mídia, durou pouco tempo, é verdade, mas tive. Agora ouço coisas que a televisão nunca pensou em exibir na vida. O que é uma pena, pois adoraria ver minhas bandas favoritas na TV.

E você, acredita que possa existir alguma lógica na formação dos gostos musicais das pessoas? Como foi o seu desenvolvimento musical, compartilhe conosco.

Matéria original: Café com Ócio

Hoje na história do Rock mundo - 09/07




[09/07/1955] Há 55 anos - Grandes Sucessos e Lançamentos Históricos

Bill Halley faz história com Rock Around The Clock

[09/07/1966] Há 44 anos - Grandes Sucessos e Lançamentos Históricos

Os Kinks desbancam Paperback Writer dos Beatles

[09/07/1971] Há 39 anos - Acidentes, Mortes e Tragédias

Jim Morrison é enterrado em Paris

[09/07/1971] Há 39 anos - Rádio, TV, Cinema, Livros e Revistas

Jackson 5 filma especial para a televisão

[09/07/1972] Há 38 anos - Shows Históricos e Festivais

Paul McCartney realiza o primeiro shows dos Wings

[09/07/1974] Há 36 anos - Shows Históricos e Festivais

Crosby, Stills, Nash & Young fazem show de 4 horas

[09/07/1977] Há 33 anos - Fatos Bizarros

Elvis Costello pede as contas

[09/07/1990] Há 20 anos - Parcerias e Participações Especiais

Billy Idol e Tom Jones reúnem-se em Los Angeles

[09/07/1991] Há 19 anos - Confusões e Entra/Sai de Bandas

Rob Halford faz a última turnê com o Judas Priest

[09/07/1994] Há 16 anos - Grandes Sucessos e Lançamentos Históricos

Jeff Lynne aceita trabalhar com os Beatles

[09/07/1995] Há 15 anos - Acidentes, Mortes e Tragédias

A turnê mais azarada do Grateful Dead

[09/07/1995] Há 15 anos - Fatos Bizarros

Crise na Chechênia afeta o Bon Jovi

[09/07/1996] Há 14 anos - Prisões, Processos e Problemas com a Justiça

Vocalista do Depeche Mode é inocentado

[09/07/1997] Há 13 anos - Grandes Sucessos e Lançamentos Históricos

David Bowie invade a parada pop em Hong Kong

[09/07/1998] Há 12 anos - Fatos Bizarros

Ann Wilson e o maldito spray de pimenta

[09/07/1998] Há 12 anos - Prêmios e Glórias

Joe Cocker é homenageado na Bélgica


Continue lendo: http://www.rockwave.com.br/fatos/#ixzz0tBoQO2DW

Hoje na história do Rock Brasileiro - 0907

- 1960: Nasceu, em São Paulo, Charles de Souza Gavin, o Charles Gavin baterista do Titãs. Charles começou sua carreira no início dos anos 80 tocando com o Ira!, chegando a gravar o primeiro compacto da banda em 1983. Ele também chegou a tocar com o RPM, mas logo depois entrou para o Titãs com quem ficou do segundo disco Televisão (1985) até Sacos Plásticos, lançado em 2009. Gavin anunciou sua saída do Titãs em 2010.
Além de baterista, Gavin também é produtor e já trabalhou com Detrito Federal, Vange Leonel, mundo livre s/a, entre outros. Ele também tocou nas bandas Cabine C, Jetsons, Santa Gang, entre outras. Charles Gavin faz um excelente trabalho de recuperação de grandes discos da música brasileira, e também criou e apresenta o programa O Som do Vinil, transmitido pelo Canal Brasil.

- 2002: O Paralamas do Sucesso se apresentou pela primeira vez após o acidente sofrido por Herbert Vianna em fevereiro de 2001. A apresentação foi na casa de shows Ballroom (RJ) e aconteceu durante o show da banda Reggae B, projeto paralelo do baixista Bi Ribeiro. Entre as músicas tocadas estavam “Meu Erro” e “A Novidade”.