6 de junho de 2010

Skinhead Attitude





Direção: Daniel Schweizer
Gênero: Documentário
Ano:2003
Duração: 88 Minutos


Uma garota viaja a europa em documentário sobre as várias facetas do movimento skinhead. Contém entrevistas a Roddy Moreno (The Oppressed), Jimmy Pursey (Sham 69), Laurel Aitken, entre outros. Contém ainda bastantes videos e actuações ao vivo de bandas como Bad Manners, Laurel Aitken, The Oppressed, Stage Bottles, Los Fastidios, entre muitas outras! Ska, Oi!, RAC Skinheads, Sharp, Boneheads, Red Skins...

CBGB & OMFUG: A história do berço do Punk Rock



Publicado originalmente no Blog do Bahiana

No dia 15 de outubro de 2006, Patti Smith realizou o último show da história do CBGB & OMFUG (Country, bluegrass, blues and Other Music For Uplifting Gormandizers), lendário bar localizado no bairro do Bowery, em Nova York. Hilly Kristal, dono do CBGB, lutava contra o despejo desde 2005, devido a falta de pagamento do aluguel do espaço.
Imagem

Naquela época, Bowery era considerado um bairro decadente da ilha de Manhattan povoado por mendigos e prostitutas. Mas hoje, é um local mais valorizado, com aluguéis mais caros e pessoas mais chiques, o que fez com que os proprietários dos prédios passassem a cobrar aluguéis com valores muito mais elevados dos que eram cobrados no início da década de 70.

Pessoas importantes para a história da casa, como Tommy Ramone, Debbie Harry do BLONDIE e Steven Van Zandt, guitarrista do BRUCE SPRINGSTEEN, chegaram a criar, em 2005, uma campanha chamada Save The CBGB, com o objetivo de tentar arrecadar fundos para ajudar Kristal a pagar as dívidas. Infelizmente não deu certo e uma era chegou ao fim. A casa foi o palco onde surgiram nomes como Ramones, BLONDIE, TALKING HEADS e TELEVISION. O CBGB pode ser considerado o berço do punk rock e da new wave americanos.
Imagem

A última semana do clube foi marcada com uma série de apresentações de bandas que começaram suas carreiras realizando shows no local. Os primeiros foram do Bad Brains, grupo de hardcore formado no final da década de 70, formado exclusivamente por negros. O Bad Brains é originário de Washington D.C, mas se mudou para New York no início da década de 80, onde realizaram diversos shows pelos bares da cidade, incluindo o CBGB. Eles tocaram nos dias 9, 10 e 11, ao lado do AVAIL, BOUNCING SOULS, UNDERDOG e STIMULATORS.

Na sexta, sábado e domingo os shows foram dos grupos que começaram suas carreiras na mesma época que o CBGB surgiu. Na sexta, a principal atração foi o THE DICTATORS, que também tocaram no sábado, mas como coadjuvantes da apresentação acústica de Debbie Harry e Chris Stein, ambos do BLONDIE. No domingo e último dia de shows, Patti Smith foi a principal atração e teve participações especiais de Flea, do RED HOT CHILLI PEPPERS, e Richard Lloyd, do TELEVISION. Patti fugiu um pouco da filosofia da casa, e tocou clássicos que fizeram a história do CBGB como: "The Tide is High" do BLONDIE, "Sonic Reducer" dos DEAD BOYS e um medley de músicas dos RAMONES.
 
Imagem


O CBGB & OMFUG surgiu no início da década de 70, mais precisamente no ano de 1973 e tinha como principal objetivo ter shows de Country, bluegrass e blues, como sugere o próprio nome. Hilly Kristal só permitia shows de grupos que tocassem músicas próprias e, com o passar do tempo, passou a apostar nas bandas que estavam surgindo em Nova York. Elas tinham uma sonoridade mais primitiva, um som mais direto e cru, diferente do que rolava no início da década de 70, em que as bandas mais famosas estavam em uma onda mais psicodélica e progressiva.

No início, o público dos shows era formado, na grande maioria, por músicos que tocariam no mesmo dia. Os shows dessas bandas eram semanais e Hilly teve a idéia de realizar alguns festivais com esses grupos que estavam sempre tocando no bar. Com isso, aos poucos, o público foi crescendo e algumas apresentações passaram a ter lotação esgotada.

O TELEVISION se tornou o primeiro grupo dessa geração punk e new wave de Nova York a tocar no CBGB, quando realizaram um show em março de 74. No mês de agosto foi a vez do ANGEL & THE SNAKES, fazer a sua estréia no local. Mais tarde eles passariam a ser conhecidos como BLONDIE e se tornariam um dos principais grupos da new wave americana.

Foi neste mesmo mês de agosto, no dia 16, que os Ramones fizeram sua primeira apresentação no CBGB, surgindo como algo totalmente novo e diferente do que estava rolando musicalmente na época. Os Ramones foram a principal banda a levar o clube a ter a importância que tem nos dias de hoje. As históricas apresentações dos quatro garotos de Forest Hills, no Queens, atraíam cada vez mais público para os shows, chamando ainda mais a atenção para aquela nova cena musical que nascia em Nova York.
 
Imagem

Para muitos, os shows mais lendários no CBGB naquela época foram os dos Ramones. As músicas raramente passavam dos dois minutos e, conseqüentemente, as apresentações eram muito curtas, o que obrigava a eles terem que repetir algumas músicas durante o set. Outro fator marcante era a pouca sincronia entre os acordes que cada integrante tocava e a semelhança entre as músicas. O que permitia saber o fim de uma canção e o começo de outra era a clássica contagem do one, two, three, four, eternizada por Dee Dee Ramone. As constantes discussões no palco para decidirem qual seria a próxima canção também fazia parte das apresentações do grupo.

No início da década de 80, a cena que manteve o clube vivo foi o hardcore underground de Nova York, com bandas como BAD BRAINS, AGNOSTIC FRONT, SICK OF IT ALL, GORILLA BISCUITS e YOUTH OF TODAY. Nessa época havia uma matinê aos domingos e que era conhecida como Trash Day. A festa começava à tarde e terminava antes das 10 horas da noite. Os ingressos eram sempre muito baratos.

Mas no final dos anos 80 a casa deixou de realizar shows de hardcore e punk por causa da extrema violência dentro e fora dos shows. O que fez com que se abrisse um espaço maior para bandas de rock alternativo como SONIC YOUTH e LIVING COLOUR, que também fizeram apresentações memoráveis por lá.
Imagem
A partir dos anos 90, o CBGB passou a abrir espaço para todos os estilos musicais, sem apresentar
nenhum tipo de regra para permitir ou não o show de um determinado grupo. Mas mesmo assim, o público e as bandas de hardcore e punk rock continuaram a serem os principais freqüentadores da casa até o último show realizado no dia 15 de outubro.

Após o fechamento do CBGB & OMFUG, na 315 Bowery, na Bleecker street, em Manhattan, Hilly Kristal pretendia levar o bar para Las Vegas. Mas ele veio a falecer no dia 28 de agosto de 2007, fato que decretou também o fim da história de um dos maiores templos sagrados do Rock. Foram 33 anos valorizando a originalidade e criatividade dos músicos, e não apenas a técnica. O CBGB & OMFUG foi um bar que, originalmente, não pretendia ter qualquer tipo de ligação com o Rock, mas que acabou sendo um dos principais responsáveis por levar ao público bandas que iriam revolucionar a indústria musical da segunda metade da década de 70. O CBGB tinha o espírito punk, ates mesmo de o termo definir toda uma forma de cultura seguida por milhares de pessoas em todo o mundo.
 
Imagem

Matéria original: Blog do Bahiana

Vampire Weekend: novo clipe de último álbum do grupo



Falando em VAMPIRE WEEKEND, o novo videclipe do seu segundo álbum de estúdio (“Contra”, lançado no dia 11 de janeiro deste ano) foi lançado no dia 27 de maio.

O divertido video de “Holiday”, foi dirigido por The Malloys e traz a banda no estilo aristocrata do século XVII, curtindo férias nos dias de hoje.

Num certo momento do clipe, a banda pixa “Cafifornia English” na parede. Será que essa é a dica do próximo single do Vampire Weekend?





Rancid: liberando clipes inéditos toda segunda-feira



Um dos ícones da volta do punk em 1994, o RANCID, anunciou via seu twitter oficial que irá disponibilizar um novo video a cada segunda-feira, alguns novos e alguns velhos, mas todos inéditos até então.

O primeiro deles é da música “Poison”, do disco “Rancid” lançado no ano 2000 e que é com certeza o trabalho mais pesado da carreira dos caras, deixando o ska e o pop-punk de lado e adicionando muito mais características do hardcore ao seu som.

Veja o vídeo logo abaixo e saiba onde encontrar os novos links a cada semana no link a seguir.



Pixies: banda assume lado mercenário e volta a marcar shows



Uma das bandas mais influentes do mundo, os PIXIES, novamente se reuniram para conseguir alguns trocados com a turnê do álbum “Doolittle”, que em 2009 o seu vigéssimo aniversário de lançamento foi também comemorado com uma turnê.

Os PIXIES – Black Francis (Frank Black), Kim Deal, Joey Santiago e David Lovering – tocarão todas as músicas do álbum e seus B-sides: “Weird at My School”, “Dancing the Manta Ray” e “Bailey’s Walk”.

Todos os shows serão gravados e vendidos em CD imediatamente após a apresentação, na mesinha de merch da banda (Legal, não?).

Durante uma entrevista feita no final de fevereiro para o site TheQuietus, o frontman Frank Black disse que o retorno da banda (que inclusive, influenciou também a recente reunião dos Specials) em 2004 ocorreu puramente por dinheiro.

“Nós estamos interessados em qualquer coisa que nos faça ganhar um salário justo. Não quer dizer que não se trata de arte, mas nós a fizemos há vinte anos. Então esqueçam essa porra de arte. Isso não é mais sobre arte. Eu ja cumpri com o papel de divulgá-la/faze-la. Agora é momento para pensar em dinheiro. Por quanto você acha que deveríamos vender nossos ingressos? Qual lugar que você gostaria de nos ver tocando? Quantos shows você gostaria que nós fizéssemos?“

Veja mais trechos da entrevista no link abaixo.

Ozzy Osbourne: canção inspirada em pai que matou filha



OZZY OSBOURNE confirmou que sua nova canção, "Latimer's Mercy", foi inspirada em um fazendeiro que em 1983 matou sua filha que se encontrava extremamente doente.

Em uma conferência de imprensa, lançando seu novo álbum "Scream" no Canadá na semana passada, Ozzy contou aos repórteres que a canção narra a decisão do fazendeiro de Saskatchewan, Robert Latimer, de acabar com a vida de sua filha deficiente.

Latimer foi condenado por homicídio em segundo grau.

Osbourne disse ao CanWest News Service, do Canadá, "Deve ser muito difícil dar vida a uma criança que de tantos problemas não tem nenhuma qualidade de vida... e ter de assistir a sua dor e agonia."


Fonte desta matéria (em inglês): Sleaze Roxx

Bon Jovi: “Seria ridículo aparentar que temos 21 anos!”



O Bon Jovi, que esteve na Espanha para abrir a noite de sexta-feira (4) do Rock in Rio Madri 2010, concedeu uma entrevista coletiva antes da apresentação. Na oportunidade, Jon Bon Jovi  disse que o festival é uma ocasião especial para o grupo realizar uma verdadeira festa.

Na opinião do líder da banda, no rock não faz mal envelhecer. “Seria ridículo aparentar que seguimos tendo 21 anos. Levamos muito tempo atuando e crescemos com um público cuja vida evoluiu junto à nossa”. O show marcou o início da parte européia da turnê The Circle Tour.

Em novembro de 2010, o Bon Jovi pretende lançar um novo disco. Trata-se de uma coletânea que vai apresentar as melhores composições dos últimos quinze anos da banda e ainda duas músicas inéditas.

Fonte desta matéria: UOL Música

Kiss: vídeo de "Beth" ao vivo no vocal de Eric Singer



Assista no video abaixo Eric singer cantando a música "Beth" no show de Hamburgo na Alemanha, no dia 31 de maio.


Fonte desta matéria (em inglês): kissonline


Rolling Stones: Keith não aguenta mais esperar por Jagger



O guitarrista Keith Richards afirmou em entrevista recente ao site Contactmusic.com que está farto de esperar pela vontade do vocalista Mick Jagger para gravar um novo álbum do Rolling Stones, deixando claro que deseja trabalhar em novas canções o quanto antes.

Segundo a matéria, Richards teria afirmado que já está ansioso para entrar em estúdio e estaria tentando desesperadamente descobrir quando Mick vai querer se reunir. "Estou tentando descobrir quando isso vai acontecer. Cheguei a enviar uma nota para Charlie Watts (baterista) perguntando se vou precisar colocar um anúncio nas revistas de música questionando se alguém quer um guitarrista. Preciso fazer algo."

Keith ainda teria afirmado que, independente de qual seja a banda, ninguém consegue fazer nada a não ser que o vocalista queira. "Você não pode empurrar o vocalista para dentro da coisa. Aprendi isso há vários anos. Eu geralmente espero que Mick me ligue. Quando ele o faz, é porque deseja ir ao trabalho."

Fonte desta matéria: Contactmusic.com

Guitar Hero: Slayer, Black Sabbath e outros em novo game



Dilvulgadas novas informações sobre a nova edição do "Guitar Hero". O novo jogo trará o nome de "Guitar Hero: Warriors Of Rock" a história é baseada nas edições anteriores.

De acordo com David Haddad (responsável pelas operações de sistema), "o jogo traz um set list incrível e muitos desafios, e ele ainda ressalta que mais uma vez o "Guitar Hero, vem trazendo a energia e a alma do rock'n'roll."

Gene Simmons do Kiss diz que, "o jogo transporta seus jogadores para um lugar mágico e uma pessoa comum vira um salvador do rock'n'roll". Gene participou da narração do jogo, onde sua voz será a do deus do trovão.

Veja abaixo as canções confirmadas para esta edição:

AFI - "Dancing Through Sunday"
Avenged Sevenfold - "Bat Country"
Black Sabbath - "Children Of The Grave"
Buzzcocks - "What Do I Get?"
Children Of Bodom - "If You Want Peace... Prepare For War"
The Cure - "Fascination Street"
Def Leppard - "Pour Some Sugar On Me" (Live)
Dethklok - "Bloodlines"
Dragonforce - "Fury Of The Storm"
Drowning Pool - "Bodies"
Foo Fighters - "No Way Back"
Foreigner - "Feels Like The First Time"
Jane's Addiction - "Been Caught Stealing"
KISS - "Love Gun"
Megadeth - "Sudden Death"
Metallica and Ozzy Osbourne - "Paranoid" (Live)
Muse - "Uprising"
My Chemical Romance - "I'm Not Okay (I Promise)"
Queen - "Bohemian Rhapsody"
Rammstein - "Waidmann's Heil"
The Rolling Stones - "Stray Cat Blues"
Silversun Pickups - "There's No Secrets This Year"
Slayer - "Chemical Warfare"
ZZ Top - "Sharp Dressed Man" (Live)

Mais informações: Metal Underground

Jeremy Saffer: nudez, corpsepaint, fotografia e black metal



Em entrevista ao site Obvious, o fotógrafo norte-americano Jeremy Saffer falou sobre seu mais recente projeto, uma série de fotos que explora a nudez artística feminina em conjunto com o corpsepaint típico do Black Metal:

"Quando comecei o projeto, era apenas algo que pensei que seria legal fazer, porque combina o aspecto assustador e estranho do corpsepaint, mas o coloca junto com a beleza de uma mulher nua. Então, há um choque, mas funciona ao mesmo tempo. Você tem o belo e também o mal/ameaçador/feio - tudo na mesma imagem. Após perceber o quanto gostei de realizar este trabalho, decidi que isto se tornaria meu segundo livro. Eu absolutamente nunca poderia ver o corpsepaint como algo sexy, mas uma mulher nua com corpsepaint... deixo isso para o público decidir."

Saffer também falou sobre seu início de carreira como fotógrafo, bandas que já trabalhou (BEHEMOTH, Dimmu Borgir, KILLSWITCH ENGAGE, ALL THAT REMAINS, entre outras)e suas opiniões sobre o cenário Black Metal atual.

Confira a entrevista completa (em inglês) no link abaixo:

 Veja a seguir outra matéria que publicamos com Jeremy:

Jeremy Saffer: fotos de garotas nuas e corpsepaint

Mais informações: Obvious

Imbyra: "O metal no Brasil precisa de organização e oportunidade"



Em recente entrevista concedida à emissora All TV, o baterista Fabrício Ravelli (ex HARPPIA e HIRAX) fala sobre a cena do metal nacional e seu recente projeto, o IMBYRA, que se apresentou esse ano na Virada Cultural de São Paulo tocando no mesmo palco que Pitty e Titãs e também na Virada Paulista dividindo o palco com o Sepultura.

Fabrício, que é bastante engajado nas questões sociais, falou também de como o metal pode contribuir para a educação no país.



Mais informações: Youtube

Kid Vinil: "o blues de Johnny e Edgar Winter"



O músico, jornalista e radialista Kid Vinil publicou uma matéria em sua coluna no Yahoo! falando sobre Johnny e Edgar Winter:

Depois de sua bem sucedida turnê brasileira, acaba de ser lançado lá fora um verdadeiro documento ao vivo de Johnny Winter. Trata-se do álbum Johnny Winter And – Live At the Fillmore East 10/3/70, lançado pelo selo independente Collector’s Choice Music. Se você perdeu as apresentações de Johnny Winter por aqui, recomendo conseguir essa gravação ao vivo. E se ainda for um adepto do formato CD, você pode encontrá-lo aqui.

A lenda do blues começou sua carreira com uma sensacional apresentação no festival de Woodstock, em 1969 (tudo isso documentado no disco Johnny Winter – The Woodstock Experience, lançado no ano passado). Em 1970, Johnny Winter voltou com uma nova banda de apoio. Nessa fase, o guitarrista recrutou ex-integrantes da banda McCoys – grupo que ficou famoso da década de 60 com o sucesso “Hang on Sloopy”, que no Brasil teve uma versão também famosa chamada “Pobre Menina”, o grande sucesso da dupla Leno & Lilian durante a Jovem Guarda.

Essa inclusão de integrantes do grupo McCoys causou uma certa polêmica na época, pois Johnny Winter vinha de dois aclamados discos de blues e de repente se juntava a uma banda ‘bubblegum’ e todos temiam que sua música se tornasse muito comercial. Por sorte nada disso aconteceu, o guitarrista do McCoys, Rick Derringer, só veio para acrescentar novos elementos no blues de Johnny Winter, deixando-o mais psicodélico e mais chegado no hard rock. A banda passou a se chamar Johnny Winter e gravou um disco de estúdio em 1970 e no ano seguinte o álbum ao vivo Live Johnny Winter And. Esse precioso documento ao vivo recém-lançado data da mesma época das gravações desse álbum lançado em 1971.

Para ver a matéria na íntegra, acesse o link abaixo:

Hoje na história do Rock mundo - 06/06



Filme de Elvis fatura o Globo de Ouro

[06/06/1963] Há 47 anos

O filme "Elvis On Tour", filmado durante a recente turnê do cantor, estréia nos Estados Unidos. Depois, a obra ainda ganharia o prêmio Globo de Ouro como o melhor documentário do ano.


Lennon e Yoko sobem ao palco pela primeira vez

[06/06/1971] Há 39 anos

John Lennon e Yoko Ono aparecem no palco pela primeira vez em 1969. O casal se junta a Frank Zappa em uma jam.


Ed Sullivan Show chega ao final

[06/06/1971] Há 39 anos

O Ed Sullivan Show sai do ar depois de 23 anos trazendo o melhor da música e da cultura jovem para TV.


David Bowie lança o clássico Ziggy Stardust

[06/06/1972] Há 38 anos

David Bowie lança o disco "Ziggy Stardust And The Spiders From Mars", no qual ele personifica um alienígena que desce a Terra, forma uma banda e é assassinado pelos próprios fãs.


Artistas unem-se ao Guns N' Roses na França

[06/06/1992] Há 18 anos

Steven Tyler e Joe Perry, respectivamente, vocalista e guitarrista do Aerosmith, Soundgarden, Lenny Kravitz e Jeff Beck sobem ao palco durante uma apresentação do Guns N' Roses na França. O show levou o nome de "Guns N' Roses Invade Paris!" e foi transmitido no formato pay-per-view.


Elton John volta à Russia depois de 16 anos

[06/06/1995] Há 15 anos

Elton John faz o primeiro de dois shows no Palácio do Congresso do Kremlin, em Moscou, na Rússia, exatamente 16 anos depois de sua primeira apresentação histórica por lá.


Primeiro do Pearl Jam vende 9 milhões de cópias

[06/06/1995] Há 15 anos

A Associação Norte-Americana da Indústria Fonográfica, RIAA, certifica que o álbum "Ten", lançado pelo Pearl Jam 1992, atingiu a marca de 9 milhões de cópias vendidas.


Música de Elvis é vendida por 30 mil dólares

[06/06/1996] Há 14 anos

"Mississippi River", uma música contendo 20 linhas escritas por Elvis e Terry Fell, enquanto eles estavam servindo o Exército na Alemanha, em 1959, é vendida por 30 mil dólares em um leilão em Londres para um comprador anônimo.

Continue lendo: http://www.rockwave.com.br/fatos/fato00302/#ixzz0q5KfDASZ






Hoje na história do Rock Brasileiro - 06/06

ATENÇÃO - 1984: Morreu, aos 30 anos, Júlio Barroso. Jornalista, letrista e poeta, Júlio formou a Gang 90 & Absurdettes, a pioneira das bandas de rock da geração 80 e fortemente influênciada pela new wave. Entre os sucessos da Gang 90 estão “Perdidos na Selva”, “Telefone” e “Noite e Dia”. Até hoje não se sabe se Júlio caiu ou se atirou de seu apartamento no 11º andar, na Rua Conselheiro Brotero, em São Paulo. Em 1991 sua irmã, Denise Barroso (1955-1993), lançou o livro A Vida Sexual do Selvagem* (Ed. Siciliano), uma compilação de poemas, letras, artigos e textos de Júlio Barroso.
* Carelli, eu tenho o livro se quiser fazer imagens dele é só falar...


- 2003: O vocalista da banda O Rappa, Marcelo Falcão, sofreu uma intervenção cirúrgica devido ao acidente ocorrido no dia anterior em sua festa de aniversário. Um copo de vidro caiu e quebrou em seu pé esquerdo rompendo dois tendões. Por esse motivo a banda teve que adiar algumas apresentações.


 

http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/