22 de abril de 2010

Rude Boy - The Clash






Direção: Jack Hazan/David Mingay
Ano:1980
Duração: 127 Minutos


O filme conta a história de um fã da banda, que acaba virando roadie. Tudo recheado de boas performances do The Clash, com Joe Strummer já mostrando sua desenvoltura frente ás câmeras, com sua verborragia política, sempre de maneira não forçada, o natural dele.

Fotos de Infância: Alice In Chains

                Jerry Cantrell Foto enviada por Tatiana Pagamisse

            Leyne Staley Foto enviada por Tatiana Pagamisse

       Mike Inez Foto enviada por Tatiana Pagamisse

                Mike Starr Foto enviada por Diego Videira

           Sean Kinney Foto enviada por Tatiana Pagamisse

Beatallica, a maior banda-gozação do mundo





Matéria originalmente publicada no JB Online

Clique aqui para fazer download das faixas do Beatallica

A internet é, certamente, o maior meio de concentração de gaiatos na história da humanidade. Já se viu de tudo na Grande Rede, mas poucas coisas são tão hilárias quanto o Beatallica.


Dois malucos que guardam suas reais identidades atrás dos pseudônimos Jaymz e KRK - qualquer semelhança com James Hetfield (guitarra e vocal) e Kirk Hemett (guitarra) não é mera coincidência -, resolveram misturar Beatles com Metallica, duas das maiores bandas de rock de todos os tempos, conseguindo um resultado genial. Além do nome, títulos, letras e melodias contam com 50% de cada banda mas com 100% de bom humor. Para quem conhece a obra dos Beatles e do Metallica, a diversão é garantida.

A banda existe apenas no mundo virtual. A página na internet, com design bastante simples, conta com todas as músicas para download, letras e notícias sobre o Beatallica. Segundo o site, "o Beatallica não está vendendo CD's. Ouvi dizer que algumas pessoas estão fazendo bootlegs [CD's piratas com as músicas baixadas do site] para vender. Beatallica é de graça! Foi feito para ser um presente, de nós para vocês, então por que deixar alguém lucrar com isso? Se você quer nos recompensar pelas músicas, faça ilustrações ou crie vídeos em Flash. Seja criativo!".

De acordo com a seção FAQ (perguntas mais freqüentes) do site, as identidades dos dois músicos não podem ser reveladas por razões legais. "Imaginem quantos advogados duas das maiores bandas de rock do mundo podem comprar", diz o site. Mas uma pista é dada pelo webmaster. Ele revela que "os dois são amigos há anos e são do Meio-Oeste dos Estados Unidos". A FAQ, por sinal, é tão engraçada quanto a obra do Beatallica. Uma das perguntas respondidas é: "como posso mostrar ao Beatallica minha imortal devoção?". Tudo isso para divulgar o e-mail de contato.

Em relação ao instrumental e ao vocal as músicas são, em sua maioria, as originais do Beatles mas tocadas com guitarras ultra-distorcidas. O detalhe fica para a semelhança da bateria, que pode muito bem ser assinada por Lars Ulrich, o original do Metallica, e da voz do cantor, idêntica a de Hetfield.

Alguns rumores dão conta de que a dupla responsável pelo Beatallica é formada por dois figurões do meio do heavy metal. Que ninguém se surpreenda se for verdade, pois as músicas são extremamente bem executadas.

O webmaster dá mais algumas pistas sobre a dupla que forma a banda-gozação. Ele diz que "no mês passado os garotos estiveram muito ocupados. Um deles está lançando um novo CD com sua banda [ele tem duas] e o outro saiu em turnê com seu grupo e não teve tempo para arrumar um substituto". Esta é a desculpa pela falta de novas músicas do Beatallica.

Os títulos das músicas já são de rolar de rir: Sgt. Hetfield's motorbreath pub band, A garage dayz nite, For horsemen, No remorseful reply, The thing that should not let it be (a melhor), Everybody's got a ticket to ride except for me and my lightning e ...and justice for all my loving.

A recomendação é a seguinte: baixar todas as músicas, para quem puder, fazer um CD, imprimir as letras, acompanhar com o aparelho de som no último volume e cair na gargalhada.



Coheed and Cambria: assista o novo vídeo clipe




A Metal Blade Records disponibilizou em sua página no YouTube o novo vídeo clipe do COHEED AND CAMBRIA, gravado para "The Broken", faixa do novo álbum do grupo, "Year Of The Black Rainbow". O curioso é que diferente de outros vídeos postados pela Metal Blade, o COHEED AND CAMBRIA não é exatamente uma banda de metal, mas de rock, e não faz parte do cast da Metal Blade. De qualquer forma confira o vídeo abaixo.




Fonte desta matéria: Metal Blade

The Cult: banda confirmada no Pinkpop Classic 2010




De acordo com o site "The Cult Fan Club", a banda THE CULT foi confirmada como uma das atrações do festival Pinkpop 2010, que ocorre anualmente na Holanda.

A banda tocará em 14 de agosto de 2010. Já está confirmado no site oficial do evento.

Maiores informações (em inglês) aqui.

Site oficial do festival Pinkpop: http://www.pinkpop.nl


Fonte desta matéria (em inglês): Sacred Soul - The Cult Fan Club

The Wildflowers: "sleaze rock não é muito a nossa praia"




Em entrevista exclusiva ao site Rökk on, os trigêmeos da banda THE WILDFLOWERS (ex-Snake of Eden/The Donies) comentam as mudanças na banda, a cena musical atual e prometem ótimas notícias para um futuro não muito distante. A seguir, confira um trecho da entrevista:

Rökk on: Parece que vocês eram bem ativos na cena de Los Angeles quando estavam lá. O que podem dizer da cena hoje em dia? Vocês acham que está acontecendo um “retorno”?

The Wildflowers: Muita gente fala em “trazer de volta”. O que isso quer dizer? Eles querem que a evolução da música pare? A gente quer é levar adiante. A cena em Hollywood está meio que presa no hair metal dos anos 80, cheia de velhos que não fizeram sucesso nos anos 80 e ainda estão tentando a chance deles, sem perceber que o hair metal já era. Mas, claro, há várias bandas novas muito boas.

Rökk on: E o que vocês acham dessa nova onda de sleaze rock sueco? Bandas tipo Crashdïet, Vains of Jenna…

The Wildflowers: Não é muito a nossa praia. Como eu disse, nós temos que levar a música adiante e essas bandas de sleaze rock não chamam a nossa atenção.


Mais informações: Rökk on!

Small Faces em canção de Raul Seixas?




Raulzito sempre deu um jeitinho de colocar influências das bandas sessentistas em pitadas nos seus sons, basta relembrarmos de "Mr Spaceman" dos THE BYRDS e cantarmos o "ô, ô seu moço, do disco voador, me leve com você, pra onde você for", que a semelhança é lógica.

Hoje, ao ouvir o clássico "Ogden's nut gone Flakes" do SMALL FACES, acabei me deparando com outra mórbida semelhança colocada em mais um hit do roqueiro baiano quando me veio à cabeça toda melodia de "Super Heróis", enquanto rolava a faixa "Rene" deste que é considerado uma das grandes obras da era psicodélica.






RAUL é RAUL e sempre será, se o rock veio do blues não adianta, tudo nele também sempre virá de algum lugar.

A verdade do universo não tem como contrariar, enquanto estivermos aqui, será sempre mesmo a prestação que vai vencer.

Iggy & The Stooges: covers de Dylan e Hendrix em coletânea




A Cleopatra Records está lançando uma coleção do IGGY AND THE STOOGES em disco de vinil de 12 polegadas, limitada a 1.000 cópias e com o nome “Jesus Loves The Stooges”.

O álbum tem 10 faixas, incluindo covers de Bob Dylan e Jimi Hendrix, além da faixa-título, que anteriormente havia sido lançada apenas como um b-side e uma versão do clássico “I Wanna Be Your Dog”.

Se liga na tracklisting:

1 Jesus Loves The Stooges
2 Delta Blues Shuffle
3 The Ballad Of Hollis Brown
4 Johanna
5 I’m So Glad
6 Purple Haze
7 Cry For Me
8 Head On
9 Wild Love
10 I Wanna Be Your Dog (Fast Version)

O disco sairá no dia 04 de maio e você pode garantir uma cópia no link abaixo.

Mais informações: blog Tenho Mais Discos Que Amigos!

Black Metal: embarque numa turnê pela história do gênero




O programa inglês Contraband Candy gravou uma matéria com pessoas ligadas ao festival norueguês Inferno Festival que há alguns anos começaram a organizar uma excursão guiada que visita diversos pontos importantes na história do black metal.

A iniciativa tem sido um sucesso e passa por pontos como Helvete, a loja administrada por Euronymous, músico do MAYHEM que foi assassinado por Varg Vikernes (BURZUM), pela igreja que foi reconstruída após ter sido queimada por Varg Vikernesem 1992, e também pela loja Neseblod Records, que é também uma espécie de museu do black metal.

A partir dos 2:48 do vídeo podem ser conferidos diversos itens durante a visita à Neseblod, como um card enviado por Dead - vocalista do MAYHEM que cometeu suicídio em 1991 -, uma cruz invertida usada por Euronymous, materiais autografados, entre outros.

Confira abaixo um pouco desta viagem.



Fonte desta matéria: Contraband Candy

Noel Gallagher: agressor pega 12 meses de prisão domiciliar





Daniel Sullivan, o homem que empurrou Noel Gallagher, ex-líder do Oasis, no palco do V Festival, no Canadá, escapou de uma sentença de prisão. Sullivan, em vez disso, prestará serviços em sua comunidade durante 12 meses, sob prisão domiciliar.

Sullivan tem 48 anos e é pai de três filhos. Ele disse que estava tão bêbado que não consegue se lembrar como chegou aos bastidores do Virgin Music Festival, em setembro de 2008, e empurrou Gallagher pelas costas.

Na ocasião, Noel quebrou três costelas e o Oasis teve que cancelar vários shows.

A Corte buscava uma pena de 6 a 8 meses de prisão na cadeia.

"Eu só quero expressar o meu sincero pedido de desculpas à vítima," disse Sullivan ao tribunal.

O vídeo da agressão pode ser visto abaixo.



Fonte desta matéria: XFM

Kirk Hammett: ainda assombrado pela tragédia de Cliff




Kirk Hammett, guitarrista do Metallica, falou aos repórteres como a viagem de ônibus pela Escandinávia acabou abrindo antigas feridas.

O Metallica precisou viajar 28 horas de ônibus nesta semana de Oslo, Noruega, para Riga, Letônia, por causa da crise aérea resultante da erupção do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia. Esta longa viagem trouxe memórias ruins para Hammett, que perdeu o amigo e companheiro de banda Cliff Burton em um acidente de ônibus na Suécia no dia 27 de setembro de 1986.

"Quando nós subimos no ônibus novamente esta semana e tivemos que viajar a noite inteira, eu vi que aquelas memórias ruins ainda estavam aqui. Eu nunca superei o medo de ônibus, mas o show tem que continuar", disse Hammett.

"Eu não pude relaxar, pensando: 'Wow, esses ônibus mudaram bastante desde a época que viajávamos neles.' Eles são muito mais confortáveis. Você vê, nós não usamos esse tipo de transporte há mais de duas décadas desde a tragédia", completou ele.


Fonte desta matéria (em inglês): Metal Hammer

The Black Crowes: hiato por tempo indeterminado




Segundo o site da revista americana Rolling Stone, o grupo THE BLACK CROWES anunciou um hiato por tempo indeterminado. Com a palavra, Chris Robinson, vocalista da banda: "dois anos, cinco anos, dez anos - você nunca sabe quando se pula no vazio".

Esta não é a primeira vez que o BLACK CROWES anuncia um hiato. Em 2002 o grupo se separou devido ao temperamento difícil e inconstante de Chris Robinson, que provocava um relacionamento difícil entre o vocalista e os outros integrantes da banda. Em 2005 a banda retornou com a turnê "All Join Hands Tour" e lançaram o disco ao vivo "Freak 'n' Roll... Into the Fog". Em 2008 lançaram o disco Warpaint, o primeiro de inéditas desde "Lions", de 2001.

Apesar de anunciar este hiato, o BLACK CROWES têm alguns projetos a realizar até o final deste ano. Em agosto eles lançarão um disco duplo, intitulado "Croweology", com regravações acústicas de alguns hits e músicas obscuras gravadas ao longo da carreira. Este disco deverá ser vendido com o preço de um CD simples, como forma de agradecimento aos fãs que os acompanha ao longo destes 20 anos.

Além do lançamento deste disco, o BLACK CROWES irá realizar a turnê "Say Goodnight to the Bad Guys", que começará no Riverside Theatre, em Milwaukee, no dia 13 de agosto. Os shows terão três horas de duração e serão divididos em dois sets, um acústico e outro elétrico. A turnê está prevista para terminar em dezembro, com seis datas na histórica casa de shows, The Fillmore, em São Francisco, Califórnia.

Neste ano de 2010 o grupo também celebra os 20 anos do lançamento do multiplatinado disco de estréia, "Shake Your Money Maker", de 1990. O disco trazia os seguintes hits: "Hard to Handle", "She Talks to Angels", "Jealous Again" e "Twice As Hard".

Confira abaixo as datas da turnê "Say Goodnight to the Bad Guys":

Aug 13 - Milwaukee, WI @ Riverside Theatre
Aug 14 - Walker, MN* @ Northern Lights Casino
Aug 15 - Apple Valley, MN* @ Zoo Amphitheatre
Aug 17 - Des Moines, IA* @ Simon Estes Amphitheatre
Aug 18 - Kansas City, MO* @ Harrah's Kansas City
Aug 20 - Detroit, MI @ The Fillmore at The State Theatre
Aug 21 - Chicago, IL @ Chicago Theatre
Aug 22 - Columbus, OH @ Promowest Pavilion
Aug 24 - Cleveland, OH* @ House of Blues
Aug 25 - Indianapolis, IN @ The Murat Theatre
Aug 27 - St. Louis, MO @ The Pageant
Aug 28 - Council Bluffs, IA* @ Stir Cove
Aug 29 - Denver, CO @ Fillmore Auditorium
Aug 31- Salt Lake City, UT* @ The Depot
Sep 7 - Salina, KS* @ The Stiefel Theatre
Sep 8 - Tulsa, OK* @ Cain's Ballroom
Sep 10 - Charleston, SC @ Family Circle Magazine Stadium
Sep 12 - Nashville, TN@ Ryman Auditorium
Sep 17 - Raleigh, NC @ Raleigh Boutique Amphitheatre
Sep 18 - Charlotte, NC @ Uptown Amphitheatre at the Music Factory
Sep 19 - Asheville, NC @ Thomas Wolfe Auditorium
Sep 21 - Jacksonville, FL @ The Florida Theatre
Sep 24 - Houston, TX @ Verizon Wireless Theatre
Sep 26 - Dallas, TX* @ House of Blues
Oct 1 - Biloxi, MS* @ Beau Rivage Casino
Oct 2 - Fayetteville, AR @ Arkansas Music Pavilion
Oct 15 - Albany, NY @ The Palace
Oct 16 - Salamanca, NY* @ Seneca Allegany Casino & Hotel
Oct 17 - Red Bank, NJ* @ Count Basie Theatre
Oct 19 - Burlington, VT @ Higher Ground
Oct 20 - Burlington, VT @ Higher Ground
Oct 22 - Boston, MA @ House of Blues
Oct 23 - Boston, MA @ House of Blues
Oct 24 - Hampton Beach, NH* @ Hampton Beach Casino Ballroom
Oct 26 - Waterbury, CT @ Palace Theatre
Oct 27 - Toronto, ON @ Massey Hall
Oct 29 - Philadelphia, PA @ Tower Theatre
Oct 30 - Atlantic City, NJ* @ Music Box @ Borgata Resort
Oct 31 - New York, NY @ Nokia Theatre Times Square
Nov 2 - New York, NY @ Nokia Theatre Times Square
Nov 4 - New York, NY @ Nokia Theatre Times Square
Nov 5 - New York, NY @ Nokia Theatre Times Square
Nov 6 - New York, NY @ Nokia Theatre Times Square
Nov 10 - Baltimore, MD* @ Ram's Head
Nov 12 - Pittsburgh, PA @ North Shore Entertainment Complex
Nov 13 - Washington, D.C. @ 9:30 Club
Nov 14 - Washington, D.C.@ 9:30 Club
Nov 16 - Richmond, VA @ The National
Nov 17 - Norfolk, VA @ The Norva
Nov 19 - Atlanta, GA @ The Tabernacle
Nov 20 - Atlanta, GA @ The Tabernacle
Dec 3 - Portland, OR @ Arlene Schnitzer Concert Auditorium
Dec 4 - Eugene, OR* @ McDonald Theatre
Dec 5 - Seattle, WA* @ Showbox SODO
Dec 7- Santa Barbara, CA @ The Arlington Theatre
Dec 10 - Las Vegas, NV* @ The Joint
Dec 11 - Los Angeles, CA @ Hollywood Palladium
Dec 12 - San Francisco, CA @ The Fillmore
Dec 14 - San Francisco, CA @ The Fillmore
Dec 15 - San Francisco, CA @ The Fillmore
Dec 17 - San Francisco, CA @ The Fillmore
Dec 18 - San Francisco, CA @ The Fillmore
Dec 19 - San Francisco, CA @ The Fillmore


Fonte desta matéria: Rolling Stone USA

Rush: Geddy Lee revela nome de nova canção do power-trio




Hoje pela manhã tivemos uma nova entrevista com Geddy Lee para o site da revista Rolling Stone. Geddy falou com o repórter Greg Praton sobre a próxima turnê da banda, sobre o novo material no qual a banda trabalha nesse momento e também sobre o álbum "Moving Pictures", o qual será trazido na íntegra na "Time Machine Tour". Quando perguntado se a banda realmente tem interesse de mostrar novas canções em seus próximos shows, Geddy acaba por revelar o título de uma das músicas:

Imagino que sim - porque não temos tempo para fazer mais do que duas canções no momento - provavelmente iremos lançar uma delas logo que estiver pronta, antes do início da turnê, e então, provavelmente, a segunda será lançada assim que a turnê começar. Nossa esperança é de realmente lançarmos algo, para que pudéssemos tocá-las músicas ao vivo testando-as na estrada de alguma maneira. Nós ainda estamos às voltas com os títulos, mas uma delas já se chama "Caravan".

Geddy continua falando sobre a Time Machine Tour:

... Achamos que seria divertido reunir numa tour algo como uma espécie de "passado / futuro", porque esses são alguns dos temas que estão flutuando em torno do conteúdo visual e das letras que estamos usando para essas novas músicas. Então pensamos: "Vamos sair e fazer este turnê Máquina do Tempo, onde podemos explorar nosso passado e, ao mesmo tempo, apontar para o futuro, tentando algumas novas canções e nos mantendo em forma." ...

E quando perguntado sobre tocar o álbum “Moving Pictures” completo, Geddy diz:

...Acho que vai ser um desafio interessante tocar algumas dessas músicas, especialmente "The Camera Eye", uma canção que não já não tocamos há anos. Obviamente, é provável que façamos essa de um modo mais atualizado. Você nunca sabe que efeito causará trazer essas músicas antigas. Há momentos no passado em que pensamos, "Não há nenhuma maneira de trabalharmos nessa canção" e então você começa a ensaiar, começa a tocar e fica bastante surpreso quando começa a gostar dela de novo. E às vezes a traz de volta de uma maneira totalmente nova. Acho que deixei de ser cínico sobre o nosso passado de certa forma, e às vezes ter um segundo olhar sobre uma antiga canção pode lhe dar uma história totalmente nova...


Matéria original: Rush Fã-Clube bRasil

Lacrimas Profundere: assista o vídeo clipe de "The Letter"




Assista abaixo o novo vídeo clipe do LACRIMAS PROFUNDERE, gravado para "The Letter", faixa do novo álbum do grupo, "The Grandiose Nowhere", que será lançado no dia 30 de abril pela Napalm Records.



Fonte desta matéria: Napalm Records

Type O Negative: Bill Ward fala sobre falecimento de Steele





Bill Ward, baterista do Black Sabbath, emitiu o seguinte pronunciamento a respeito do falecimento do líder do TYPE O NEGATIVE, Peter Steele:

“O grande Flamboyant do substrato do Metal está morto.

“Estou me desviando de minha próxima coisa a fazer. Estou compelido a fazer uma pausa e divagar e re-escutar a uma de minhas bandas favoritas, TYPE O NEGATIVE. Me perdi em momentos memoráveis para elevar minhas primeiras descobertas sobre Peter Steele.

Não quero acreditar que ele morreu. Eu me senti em choque desde que chegaram as tristes notícias.

Peter Steele – um músico, compositor e cantor brilhante morreu. Sua morte é uma tragédia de partir o coração. Seu falecimento é uma perda enorme para a comunidade metal e para a música, ponto final.

Na música, ele desafiou a própria vida de uma forma extraordinariamente perspicaz, poética, profética e carismática. O observador do mundo, um contador de histórias, um homem da renascença, um homem do futuro, uma força poderosa nas mazelas e desafios de hoje.

Esse homem não será esquecido. Ergo meu cálice de água para saudá-lo. Agradeço a ele, eu acendo velas e desejo que o aroma de incenso encha nossos lares, agora iluminados em sua honra. Velas acesas lá fora tremulam, e o mar quebra em suas margens. Estamos aqui. Estamos em memória.

Peter, você será celebrado para sempre".


Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth

Walpurgis Night: grupo volta à ativa após dez anos




Depois de um hiato de 10 anos, a banda de Dark Metal WALPURGIS NIGHT volta à ativa.

Após considerável repercursão de seus trabalhos anteriores, "The Curse" (1998) e "Estige" (2000), tanto no Brasil como no exterior a banda cessou suas atividades em 2002, gerando de sua separação dois grandes nomes do cenário underground, PERPETUAL DUSK & HELL TRUCKER.

A banda volta à ativa com dois de seus membros originais, Guilherme Fraga & Renato Guimarães.

Para conhecer os trabalhos prévios acesse o MySpace:


Contato: wnightbr@hotmail.com


Fonte desta matéria: Walpurgis Night assessoria


Shadowside: apresentando videoclipe e nova formação





A banda brasileira SHADOWSIDE acaba de lançar o videoclipe de “Hideaway”, música que faz parte do álbum “Dare to Dream”, segundo registro fonográfico do grupo. Este disco, que contou com profissionais de renome como Dave Schiffman (SYSTEM OF A DOWN, AUDIOSLAVE, AVENGED SEVENFOLD e outros) e Howie Weinberg (AEROSMITH, Iron Maiden, METALLICA, PANTERA e outros), logo no mês de lançamento, foi um dos CDs de Heavy Metal mais vendidos do Brasil e, recentemente, figurou na lista dos melhores trabalhos de 2009 dos principais meios de comunicação do segmento.

O clipe, dirigido, produzido e editado por Luiz Felipe Amorim, tem como cenário uma oficina abandonada na cidade de Santos (SP). Além da banda em performance, a vocalista Dani Nolden interpreta a personagem principal. Segundo a cantora, a canção fala "sobre uma adolescente maltratada, incompreendida, que a vida toda é colocada pra baixo pelos pais e pela sociedade. No caso, a mãe acusa ela de fazer máscaras por afronta, por desrespeito, pra ser agressiva, enquanto tudo que ela quer é se expressar".

Além disso, este vídeo anuncia oficialmente a entrada do baixista Ricardo Piccoli, que já estava acompanhando a SHADOWSIDE em suas últimas exibições. Além de músico experiente, Piccoli tem se destacado também como exímio produtor musical. "Foi uma surpresa muito agradável quando recebi o convite da banda e e está sendo um enorme prazer fazer parte da família Shadowside. Estava um tempo parado como músico, somente trabalhando com produção. É ótimo tocar e voltar aos palcos ao lado desses caras", declarou o novo integrante. O atual lineup da banda é composto por Dani Nolden (vocal), Raphael Mattos (guitarra), Ricardo Piccoli (baixo) e Fabio Buitvidas (bateria).

Neste momento, o quarteto se prepara para o lançamento de Dare to Dream na Europa e já planeja um retorno ao Velho Continente para os próximos meses. Enquanto isso, o grupo continua agendando shows pelo Brasil. Mais informações serão divulgadas em breve.

O videoclipe e as fotos dos bastidores da gravação estão disponíveis nos canais oficiais da banda no Youtube e MySpace, respectivamente

http://www.youtube.com/user/ShadowsidePress7
http://www.myspace.com/shadowsideband



Press-release: Shadowside @ MySpace

Them Crooked Vultures: videos de apresentação na TV dos EUA





O THEM CROOKED VULTURES foi o convidado do programa “Jimmy Kimmel Live!” nas noites do dia 12 de abril e 13 abril.

A banda tocou as músicas “Mind Eraser, No Chaser”, “Gunman”, “New Fang” e “Dead End Friends”, e os vídeos estão em sua totalidade disponíveis no YouTube, e você pode conferi-los abaixo.










Mais informações: blog Tenho Mais Discos Que Amigos!

Misirlou: a história da canção de Dick Dale no Pulp Fiction




Existem muitas músicas que agradam a todos, mesmo que quase ninguém saiba quem as canta/toca, ou praticamente saiba nada sobre ela. Lembram da marcante música instrumental da abertura do filme “Pulp Fiction”? Pois é... Ela tem nome, origem e história.

“MISIRLOU” é uma canção popular grega. Seu primeiro registro efetivamente relacionado a um artista data do longínquo 1927, por Michalis Patrinos.

A letra trata da intensidade do amor de um grego por uma garota muçulmana egípcia. A tradução da música original é mais ou menos esta: “Minha MISIRLOU, a doçura de teus olhos acendeu uma chama no meu coração; Oh, meu amor, Oh, minha noite, teus lábios gotejam mel; Oh MISIRLOU, mágica, exótica beleza enlouquecido de amor, não suporto mais, vou roubar-te da terra árabe; Minha MISIRLOU de olhos negros, teu beijo mudou minha vida; Ah, amada, um pequeno beijo de teus lábios tão doces.”

Após a iniciativa de Michalis, a canção foi regravada em vários estilos, entre eles o jazz e o orquestrado, até chegar ao rock, no início dos anos 60.

A versão roqueira, que mais nos interessa particularmente, é uma criação instrumental de Dick Dale e de sua banda, The Def-Tones, gravada em 1962. Antes de ser selecionada por Quentin Tarantino para “Pulp Fiction”, a música já havia sido trilha sonora de um outro filme, o bem menos aclamado “A Swingin Affair" de 1963.

Dick Dale criou a surf music no final dos anos 50. Tocava por diversão para sua turma de surfistas, na Califórnia, mas em um ritmo muito intenso para a época. Obviamente, começou a chamar a atenção de outros públicos, recebendo o apelido de “The Beast”, pelo estilo potente e exótico.

“MISIRLOU” talvez seja a primeira música realmente relevante do surf rock, movimento que o próprio Dale iniciou ao agregar peso em seu próprio estilo, já no início dos anos 60.

A idéia da concepção da versão instrumental da música por Dale é bastante interessante. Reza a lenda que Dick foi intimado por um fã a tocar uma música em apenas uma corda de seu violão. Dale se lembrou de um tio seu, de origem libanesa, que tocava o instrumento para dança do ventre. Imediatamente a versão do parente para “MISIRLOU” veio à sua mente, e aí foi só transformá-la para o seu estilo mais “animal”.

Dick Dale começou a tocar guitarra aos 12 anos, é canhoto e toca com a guita invertida, sem virar as cordas. Coincidentemente ou não, o monstro Jimi Hendrix, que tocava nessa mesma linha, foi aluno de Dick. A influência de Dale sobre Hendrix é notória, sendo que a música “Third Stone from the Sun” foi composta por Jimi em homenagem ao seu professor.

Dale sabe tocar 15 instrumentos musicais, entre eles bateria, harpa, piano e sax, além, é claro, de sua guitarra Fender. Aliás, sobre seu instrumento preferido surge mais uma daquelas deliciosas histórias do rock.

Ao conhecer e se impressionar com o jovem guitarrista, no final dos anos 50, o fabricante de guitarras Leo Fender pediu que Dick experimentasse uma de suas novas peças, a Stratocaster, e um amplificador também desenvolvido pela Fender.

Dale aceitou. Em um show, virou a guitarra de ponta cabeça e tirou daquele instrumento um som altíssimo, jamais escutado, explodindo os amplificadores que lhe davam suporte. Foram 49 amplificadores e dezenas de alto-falantes estourados na seqüência de suas apresentações, até que os engenheiros de som da Fender conseguiram produzir algo capaz de suportar a pegada de Dick. Esses modelos de amplificadores e falantes “reforçados” são os pais daquilo que o mundo musical conhece e consome hoje.

Dale também mudou a “engenharia” das guitarras. Valorizando a potência de seu som, Dick passou a exigir cada vez mais da Fender. Dale ia aumentando a tensão das cordas e a indústria precisou reforçar o braço do instrumento para que o mesmo pudesse suportar a pegada do “King of the Surf Guitar”.

O maior sucesso de Dick Dale é sua versão de “MISIRLOU”, indiscutivelmente. Poucas vezes uma música encaixou tão bem em um contexto quanto ela em “Pulp Fiction”, e em menos oportunidades ainda expressou tão bem o estilo de um músico: intensa, impactante, pesada, rápida, alternativa.

O cara e a música são fantásticos mesmo. Para quem não os conhecia pessoalmente, muito prazer...

Hoje na história do Rock no mundo - 22/04





Nasce Peter Frampton

[22/04/1950] Há 60 anos

Nasce o guitarrista do Humble Pie, Peter Frampton.



Alan Freed estréia último filme

[22/04/1959] Há 51 anos

Alan Freed estréia aquele que seria seu último filme de rock'n'roll. "Go Johnny Go" incluiria performances de Chuck Berry, Eddie Cochran, Ritchie Valens e Jackie Wilson, entre outros.



Troggs lançam seu hino selvagem

[22/04/1966] Há 44 anos

A banda britânica The Troggs lança seu single "Wild Thing". A música chegaria ao número um da parada em junho e seria, posteriormente, regravada por inúmeros artistas, incluindo Jimi Hendrix.



Who toca Tommy

[22/04/1969] Há 41 anos

O Who faz a sua primeira performace completa da ópera rock "Tommy" ao vivo em Dolton, na Inglaterra.



Lennon muda de nome

[22/04/1969] Há 41 anos

John Lennon muda de nome. Antes, John Winston Lennon, ele passaria a se chamar John Ono Lennon. A mudança aconteceu durante uma cerimônia discretíssima no topo do edifício da Aplle, em Londres.



Blues Brothers estréiam

[22/04/1978] Há 32 anos

Os atores John Belushi e Dan Aykroyd fazem sua primeira aparição encarnando os Blues Brothers, no programa de TV Saturday Night Live. A dupla abriu o show com "Hey Bartender", com introdução feita pelo tecladista Paul Schaffer, caracterizado como Don Kirschner.

Continue lendo: http://www.rockwave.com.br/fatos/




Hoje na história do Rock Brasileiro - 22/04




- 1966: Erasmo Carlos não pôde realizar seu show num cinema de Mococa (SP), porque o juiz local o proibiu por “não gostar de cabeludos”. O tal juiz, já irritado, havia dito que se o cantor não chegasse na hora marcada, cancelaria a apresentação. Como a porta do cinema estava lotada de fãs, Erasmo acabou demorando para entrar e isso acarretou o atraso e cancelamento. O cantor teve que arcar com o prejuízo.




http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/