3 de abril de 2010

Dia de Rock - Rock 'n' Roll High School Forever





Direção: Deborah Brock
Gênero: Comédia/Musical
Ano:1991
Duração: 91 Minutos



Este filme agora sem os Ramones é uma continuação do Rock 'n' Roll High School de 1979, Agora uma banda chamada The Eradicators apavora a escola deixando os alunos no caos embora a atriz Mary Woronov retorne no papel de diretora vilanesca, desta vez enfrentando Corey Feldman! No elenco Corey Feldman, Larry Linville, Mary Woronov, Evan Richards, Liane Alexandra Curtis.

Iron Maiden: olhar ameaçador de Eddie em nova camisa




O Iron Maiden lançou a primeira camisa da coleção 2010 para a turnê mundial de "The Final Frontier". Ela pode ser comprada pela loja online oficial do grupo por £17, o equivalente a, aproximadamente R$45,60.

Além do valor do produto, o comprador precisa ainda arcar com as despesas de frete. Membros do Fã Clube oficial receberão a camisa com o logo do Fã Clube.













































Fonte desta matéria: Iron Maiden Shop

Green Day: Billie Joe fala sobre o "Nevermind", do Nirvana




Na nova edição da revista Kerrang há um especial dos 16 anos da morte de Kurt Cobain, onde vários artistas falam sobre a banda, sendo um deles o Billie Joe (GREEN DAY), que falou sobre o “Nevermind”:

"Eu lembro a primeira vez que fomos à Europa, em 1991, tínhamos uma fita do 'Nevermind' tocando na van durante toda a turnê. Eu tinha ouvido o 'Bleach, mas não tinha entendido direito; para mim soava como Aerosmith ou algo assim. Mas com 'Nevermind' eu acho que o Nirvana finalmente apresentou um álbum clássico para aquela geração que os ouviam. Outras gerações tiveram seus Beatles ou seus Pink Floyds, e finalmente nós tínhamos algo que merecia esse status, mas que era também único para nós".

Matéria original: Green Day Inc

Brazilian Stoner Rock'n Roll: BSRR e o Tributo ao Rock'n Roll




O Selo Virtual BSRR (Brazilian Stoner Rock'n Roll) A BSRR está preparando mais um lançamento (Clássicos do Rock) Um Tributo ao Rock'n Roll!!! Tem uma versão? Entre em contato!

Serão permitidas bandas de Metal, Hard , Blues, Stoner e Rock'n Roll. Entre em contato tubluesrock@yahoo.com.br e mande seu som!

Todos os sons serão avaliados pelo bem da boa audição!

Inscrição na comunidade do Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=8426451

BSRR (Brazilian Stoner Rock'n Roll)
http://www.myspace.com/brazilianstonerrocknroll

Press-release: BSRR( Brazilian Stoner Rock'n Roll)

Ramones: inaugurado "Joey Ramone Place Rio"




Os fãs do vocalista dos Ramones, que moram no Rio de Janeiro, já têm um lugar para comprar produtos oficiais do cantor, que é a “Joey Ramone Place Rio”.

A loja fica na Galeria River, em Copacabana, próximo à praia do Arpoador. Lá os fãs também podem comprar produtos oficiais dos RAMONES.

Joey Ramone Place Rio
Rua Francisco Otaviano, 67/ Loja 46.
Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 2523-4604

Confira algumas fotos no site:
http://www.joeyramone.com

Fonte desta matéria: Joey Ramone Official Site

Green Day: "Dookie" e "American Idiot" no Rock Band




O site Play.com começou a pré-venda do jogo Rock Band: Green Day, a mais nova edição da famosa franquia concorrente do Guitar Hero que será todinha dedicada ao nosso amado trio verde.

A novidade é que na descrição do produto, há a informação que os discos “Dookie” e “American Idiot” estarão disponíveis inteiramente para serem tocados. Nada mais justo, já que o primeiro fez com que a banda estourasse em 1994, colocando seu nome definitivamente no mapa e o segundo marcou a volta triunfal com um dos melhores discos de rock de todos os tempos.

No total serão 47 músicas no jogo, e já que os 2 discos somarão 36 músicas (aparentemente as sub-partes que compõem “Jesus Of Suburbia” e “Homecoming” serão consideradas individualmente), sobram 11 para o resto da discografia do Green Day.

Aproveitem bem o jogo, que vai ser muito legal, depois peguem uma guitarra de verdade e formem uma banda, ok?

Veja o trailer do jogo e mais detalhes no link abaixo.

Mais informações: blog Tenho Mais Discos Que Amigos!

Type O Negative: a maior capa da história da Roadrunner




Desde 1910 músicos têm associado as artes visuais com sua produção fonográfica no formato da toda-poderosa capa de disco. E desde 1987, a Roadrunner Records tem sido uma fonte de imagens visualmente deslumbrantes e perturbadoras no vasto mundo da arte em discos, mas ainda assim honrando a tradição. Seja usando uma imagem para dar o tom do que vai sair dos falantes, ou como meio de marcar eternamente uma gravura com um título, não há dúvida da força da capa do disco – e é por isto que o selo revisou todo e cada disco lançado pela Roadrunner Records nos EUA para achar as maiores capas em sua história.

Votados pelo staff da Roadrunner ao redor do mundo, mostrando o icônico contra o blasfemo, o pintado contra o fotografado, assim como a arte encontrada contra a arte licenciada, nós lhe mostramos as “Dez Maiores Capas de Disco na História da Roadrunner” - uma de cada vez.

A banda gótica do Brooklyn TYPE O NEGATIVE podia ter avisado aos fãs para não confundir "falta de talento e genialidade " na contracapa, mas não há como negar que o grupo achou seu caminho com esta magnum opus (nota do tradutor: lat. obra prima) de 1993 - e o primeiro álbum da Roadrunner a alcançar status de ouro (nota do tradutor: 500,000 cópias vendidas para o ouro, mas o álbum atingiu plantina depois com mais de 1 milhão de cópias vendidas. Fonte RIAA).


Igualmente perversa e romântica, a mensagem do "Bloody Kisses" foi uma versão mais refinada da perspectiva “quebrado, espancado e com cicatrizes” da banda, mas ainda cheia de um denso sarcasmo auto-depreciativo da cena gótica ao qual eram associados. Sonoramente, nos negros tons melancólicos encontram melodia mais simples, reforçando assim a acessibilidade para um público mais amplo acrescido como resultado.

Singles contagiantes como "Black No. 1 (Little Miss Scare-All)" e "Christian Woman" dominaram as ondas de rádio, e catapultaram a banda para a ribalta. E a imagem icônica que representa a sua obra prima, não prejudicou o mesmo: uma foto de duas mulheres em um abraço apaixonado, a representação visual de um beijo de sangue em seus lábios, este foi um álbum que despertou curiosidades e irradiou sucesso.

No encarte da "Edição Top Shelf" do álbum, o vocalista Peter Steele explica a capa, dizendo: "Acho que foi minha ideia. Eu não estou realmente certo de como ela surgiu, mas não há nada melhor do que ter duas flores em um lugar ao mesmo tempo,então foi isto que fizemos. Eu ainda reclamo que está sem cor".

O tecladista Josh Silver adiciona, "Eu acho que Peter tinha uma idéia mais obscura em mente, mas ele gosta de lésbicas por isso está Ok".

Fonte desta matéria (em inglês): BraveWords

Metal Militia Web Radio: os 10 maiores álbuns de 1983




O programa METAL MILITIA número 55 está imperdível: OS 10 MAIORES ÁLBUNS DE 1983. Uma verdadeira aula de história da música daquele ano, que marcaram época e se tornaram clássicos indispensáveis. E para deixar você com água na boca, nossa equipe selecionou álbuns de bandas como: Iron Maiden, OZZY OSBOURNE, RAVEN, SAVATAGE, METALLICA e muito mais. Não perca!

A banda convidada é a RHEGENCY, de Santo André (SP), que traz para os ouvintes da METAL MILITIA o som do seu mais recente trabalho, "THROUGH TIME".

No bloco nacional teremos o som das bandas AZIEL, Suzano (SP), MASTERPIECE, Santa Catarina, MORTARIUM, Rio de Janeiro, além da RHEGENCY, de Santo André (SP).

IMPERDÍVEL! Sexta-feira, às 20 horas.

Se você já tem compromisso, não tem problema, a gente reprisa! Confira abaixo os horários da semana:

Sábado - 12 horas
Domingo - 10 horas
Segunda-feira - 12 horas
Quarta-feira - 10 horas
Quinta-feira - 14 horas

Não percam também reprise do especial com os gringos do death metal SUICIDE SILENCE. Os caras se apresentarão no Inferno Club em São Paulo, nos dias 03 e 04 de Abril. Anota ae: neste sábado, às 18:00 horas, tem o programa sobre eles!

O programa METAL TRIP desta semana traz a TERCEIRA GERAÇÃO DO BLACK METAL. Saiba quais bandas fazem parte da terceira geração do Black Metal e quais os principais fatos históricos. O programa vai ao ar sábado às 20 horas.

No LANÇAMENTO INTERNACIONAL tem Scorpions com novidade! O álbum "STING IN THE TAIL", está fantástico, e você vai ouvir os sons eletrizantes dele a cada duas horas na nossa programação! Então já sabe: é ficar plugado 24 horas conosco pra curtir tudo o que esse trabalho tem pra oferecer.

A banda destaque desta semana é a HOSTILE INC (FORTALEZA-CE), com o álbum "QIYAMAT". As músicas desse disco também rolam por aqui a cada duas horas, nos intervalos da programação.

BENEDICTION em São Paulo. A equipe da Metal Militia foi conferir de perto o show da banda BENEDICTION em São Paulo no último 11/03, no Inferno Club. Veja as fotos e a resenha feita pelo nosso colaborador, Thiago Thrash.

Clique no link abaixo e veja as fotos e a resenha feita pelo nosso colaborador, Thiago Thrash:

http://www.metalmilitia.com.br/cobertura-shows/benediction/index.php

Perdeu algum programa?! Acesse agora mesmo o nosso site e baixe o seu preferido e ouça quando quiser!
http://www.metalmilitia.com.br/download.html

METAL MILITIA WEB RADIO, 1 ANO! Acesse já o nosso site, ouça e participe.
Sua participação é mais do que especial para nós.

http://www.metalmilitia.com.br

Acesse também:
Twitter:
http://www.twitter.com/metalmilitiaweb
MySpace:
http://www.myspace.com/metalmilitiaradio
Facebook:
http://www.facebook.com/profile.php?ref=name&id=100000641071999

Orkuts
Perfil 1:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13542242660537881264
Perfil 2:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13289478738116490381
Comunidade:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=54474860

Press-release: Under Metal Press

Bon Jovi: sucesso inspira criação de série para televisão




Os criadores do seriado "How I Met Your Mother" (exibido no Brasil pelo canal pago Fox Life), Carter Bays e Crag Thomas, se uniram aos roteiristas Kourtney Kang e Joe Kelly para desenvolver o piloto de uma série cômica que será apresentado à CBS.

Com título provisório de "Livin' On A Prayer" e tendo como personagens centrais Tommy e Gina, percebe-se que a inspiração partiu de um dos maiores sucessos do BON JOVI.

A série mostrará o casal eternizado na canção tentando oficializar a relação após um longo período de namoro.

"Livin' On A Prayer" faz parte de um dos discos mais vendidos de todos os tempos, "Slippery When Wet", que consolidou o grupo no cenário internacional.




Fonte desta matéria: Varity

Libertines: reunião é "um desastre em potencial"




De acordo com informações do Uol, embora o vocalista do LIBERTINES, Pete Doherty, esteja bastante empolgado com o retorno da banda aos palcos, parece que o músico teme novos atritos entre os integrantes do grupo.

Ao semanário britânico NME, Doherty disse que a volta do LIBERTINES é "um desastre em potencial". "Tudo parece bem normal e natural. Todos parecem estar se sentindo bem. Vamos ver. Para ser honesto, estou ansioso já há algum tempo. Vamos fazer isso logo. É um desastre em potencial. É uma caixa com um pavio prestes a explodir", revelou Doherty. "Então acho que todos concordamos em ser sinceros uns com os outros. Basicamente falar de cara se há algo acontecendo que ninguém mais concorda. Ser honesto em vez de ficar em silêncio e deixar tudo se tornar uma bagunça e ficar mais complicado", continuou o cantor.

O LIBERTINES concordou em se apresentar nos festivais europeus de Reading e Leeds. Segundo o organizador dos shows, Melvin Benn, as coisas não têm sido fáceis. "Tem sido um trabalho muito duro, como você pode imaginar, reunir todos os caras de volta na mesma sala. Mas eles estão totalmente comprometidos com isso. Acho que é algo muito importante para o britânico fã de música", contou Benn.

Fonte desta matéria: Uol

Discos Marcantes do Jefferson Airplane






Surrealistic Pillow é o segundo álbum da banda estado-unidense de rock psicodélico Jefferson Airplane, lançado em fevereiro de 1967.

Lançado em fevereiro de 1967
Gravado em 31 de outubro de 1966 — 22 de novembro de 1966
Gênero(s) rock psicodélico
Duração 33:40
Gravadora(s) RCA Victor
Produção Rick Jarrard

Informação

Tendo sido gravado em poucas semanas do final de 1966, a fusão de folk rock e música psicodélica era bastante original na época, seguindo artistas como The Byrds, The Beatles e Bob Dylan. Foi o primeiro álbum de sucesso da banda, anunciando ao mundo a cena ativa em São Francisco que havia começado com o The Beats na década anterior, e que já era ouvida em álbuns de bandas contemporâneas como Quicksilver Messenger Service e Grateful Dead. O álbum recebeu disco de ouro nos Estados Unidos em 24 de julho de 1967, ocupando posições de topo da parada que na época estavam representadas por bandas como The Beatles (que no mesmo ano havia lançado um de seus principais álbuns, também inspirado pela psicodelia, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band) e The Rolling Stones. A título de comparação, em 1967 também foram lançados álbuns relevantes como The Piper at the Gates of Dawn e The Velvet Underground and Nico.

O baterista original Alexander 'Skip' Spence deixou a banda em meados de 1966, tendo sido substituído pelo baterista de jazz Spencer Dryden. A vocalista Signe Anderson também deixou a banda logo após, e ainda em no mesmo ano foi contratada Grace Slick. Ela trouxe de sua banda anterior, The Great Society, duas canções que tornariam-se os maiores sucessos do Jefferson Airplane, "White Rabbit" e "Somebody to Love". Os créditos de composição e escrita de letras foi divido entre Marty Balin, Grace, Kantner e Jorma Kaukonen, e os vocais foram compartilhados por Grace e Balin. Apesar de ter sido produzido por Rick Jarrard, que não tinha bom relacionamento com os integrantes, a banda trouxe Jerry Garcia do Grateful Dead para atuar como produtor de facto na maioria das gravações. Em tom humorístico, Jerry foi creditado como "conselheiro musical e espiritual". Garcia também participou como músicos tocando violão em "Plastic Fantastic Lover" e cantando com Marty Balin em "Comin' Back to Me."

Em 2003, o álbum foi listado na 146ª posição na Lista dos 500 melhores álbuns de sempre da Revista Rolling Stone[. O álbum foi relançado diversas vezes em CD, em diferentes edições.

Faixas

Lado um

1. "She Has Funny Cars" (Marty Balin, Jorma Kaukonen) – 3:03
2. "Somebody to Love" (Darby Slick) – 2:54
3. "My Best Friend" (Skip Spence) – 2:59
4. "Today" (Balin, Paul Kantner) – 2:57
5. "Comin' Back to Me" (Balin) – 5:18

Lado dois

1. "3/5 of a Mile in 10 Seconds" (Balin) – 3:39
2. "D.C.B.A.-25" (Kantner) – 2:33
3. "How Do You Feel" (Tom Mastin) – 3:26
4. "Embryonic Journey" (Kaukonen) – 1:51
5. "White Rabbit" (Grace Slick) – 2:27
6. "Plastic Fantastic Lover" (Balin) – 2:33

Faixas bônus do relançamento de 2003

1. "In the Morning" (Kaukonen) – 6:21
2. "J.P.P. McStep B. Blues" (Spence) – 2:37
3. "Go To Her" (Kantner, Irving Estes) – 4:02
4. "Come Back Baby" (trad. arranged Kaukonen) – 2:56
5. "Somebody to Love" (mono single mix) (D. Slick) – 2:58
6. "White Rabbit" (mono single mix) (G. Slick) – 5:20
7. "D.C.B.A.-25" (Kantner) (instrumental - faixa escondida) – ?:??

Lista de faixas alternativa

As versões em cassete e Stereo 8 possuíam uma lista de faixas diferente do vinil, a saber:

1. "She Has Funny Cars" (Balin, Kaukonen)
2. "Comin' Back to Me" (Balin)
3. "Somebody to Love" (Slick, Slick)
4. "My Best Friend" (Spence)
5. "D.C.B.A. 25" (Kantner)
6. "Today" (Balin/Kantner)
7. "3/5 of a Mile in 10 Seconds" (Balin)
8. "Embryonic Journey" (Kaukonen)
9. "How Do You Feel" (Mastin)
10. "White Rabbit" (Slick)
11. "Plastic Fantastic Lover" (Balin)

Integrantes

* Marty Balin - vocal e guitarra
* Grace Slick - vocal, piano, órgão e gravador
* Paul Kantner - guitarra rítmica e vocal
* Jorma Kaukonen - guitarra base e vocal
* Jack Casady - baixo
* Spencer Dryden - bateria e percussão

Jefferson Airplane




Jefferson Airplane foi uma banda estado-unidense de rock psicadélico formada em São Francisco no verão de 1965, uma pioneira do movimento musical psicodélico. Várias encarnações posteriores do grupo original continuaram a tocar sob nomes diferentes, um reflexo do passar dos anos e da formação da banda. Foram eles Jefferson Starship, mais tarde somente Starship e posteriormente Jefferson Starship The Next Generation.

Suas canções mais famosas como Jefferson Aiplane são "Somebody To Love", de 1966, "White Rabbit", de 1967; como Starship são "Sara", de 1985, e "Nothing's Gonna Stop Us Now", de 1987.

Informação geral

Origem: São Francisco, Califórnia
País: Estados Unidos
Gêneros:rock psicodélico,hard rock,folk rock
Período em atividade: 1965 — 1972 (Jefferson Airplane),1974 — 1984 (Jefferson Starship)
1984 — 1989 (Starship),1989 (reunião),1991 — atualmente (Jefferson Starship TNG)
Gravadoras: Challenge Records
Página oficial :www.JeffersonAirplane.com,www.JeffersonStarship.com

História

Jefferson Airplane

A banda foi formada na costa oeste dos Estados Unidos durante o verão de 1965 no que foi posteriormente considerado o estouro da cena folk de São Francisco. O cantor Marty Balin reuniu-se com o músico folk Paul Kantner, o guitarrista de blues Jorma Kaukonen, a vocalista de jazz e folk Signe Toly Anderson, o baterista Jerry Peloquin e o baixista Bob Harvey. A inspiração do grupo eram bandas como The Beatles, The Byrds e The Lovin' Spoonful.

Sua primeira aparição pública foi em 13 de agosto de 1965, no clube The Matrix em São Francisco. Peloquin era um músico experiente, cuja rejeição ao uso de drogas por parte dos outros membros da banda acabou o tirando da banda logo algumas semanas após o início do grupo. Skip Spence então o substituiu na bateria. A banda gradualmente desenvolveu um som mais elétrico que levou à substituição de Harvey por um amigo de infância de Kaukonen, Jack Casady, em outubro de 1965. No mesmo ano assinaram com a RCA Victor e gravaram o álbum lançado no ano seguinte, Jefferson Airplane Takes Off, bastante inspirado pela música folk.

No ano seguinte Spence foi substituído pelo baterista de jazz Spencer Dryden, e Anderson deu lugar à cantora Grace Slick, anteriormente do grupo The Great Society, também de São Francisco. Slick trouxe à banda sua poderosa voz contralto, bem combinado coma música psicadélica do grupo, como evidenciado em canções como "White Rabbit" (de sua autoria) e "Somebody to Love" (autoria de Darby Slick, do The Great Society).

A transição para a notoriedade nacional começou com a aparição no Festival Pop de Monterey em junho de 1967. O festival levou bandas de diferentes cenas incluindo Nova Iorque, São Francisco, Los Angeles e Reino Unido, e a cobertura da televisão deu exposição internacional aos grupos. Tais bandas também participaram em diversos programas de televisão, como o The Ed Sullivan Show. A famosa aparição do Jefferson Airplane no programa televisivo de Ed Sullivan apresentando "White Rabbit" é notável pelo uso pioneiro do chroma key para simular a iluminação psicodélica das apresentações ao vivo da banda.

O grupo se manteve estável até 1970, tendo gravado mais cinco álbuns. O primeiro deles, Surrealistic Pillow (1967), incluía as canções clássicas "White Rabbit" (inspirada pela droga LSD, extremamente popular em São Francisco, em Bolero de Maurice Ravel e Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll) e "Somebody to Love". O nome do álbum foi sugerido por um dos produtores do álbum, Jerry Garcia, que mencionou que, de forma geral, o álbum era tão surrealista quanto um travesseiro. Garcia foi listado nos créditos do álbum como conselheiro espiritual.

Ainda em 1967, a banda mergulhou no acid rock com o álbum After Bathing at Baxter's, que continha grandes suites, demonstrando a qualidade de grupo com o rock psicodélico. Crown of Creation (1968) foi um álbum transitório, mais estruturado que o anterior. Inclui a canção "Lather" de Grace Slick, especulada ser para o baterista Spencer Dryden, com o qual supostamente teria um caso. No mesmo ano, o Jefferson Airplane lançou Bless Its Pointed Little Head, registrando uma apresentação ao vivo no The Fillmore. Em 1969 lançaram Volunteers, um álbum mais político, com destaque para as canções "We Can Be Together", "Good Shepherd" e "Wooden Ships". Esta última, que Paul Kartner escreveu juntamente com David Crosby e Stephen Stills, foi gravada tanto pelo Jefferson Airplane quanto por Crosby, Stills & Nash. Como ambas as bandas lançaram a canção no mesmo ano e foi escrita por membros de ambas as bandas, ambas as versões são consideradas como originais.

A banda se apresentou no Festival Woodstock em agosto de 1969. Em dezembro do mesmo ano apresentaram-se no concerto na estrada de Altamont na Califórnia. O concerto, liderado pelos The Rolling Stones, foi marcado pela forte violência, como o incidente Gimme Shelter, que levou à morte do adolescente negro Meredith Hunter, fatalmente agredido em frente ao palco pelos Hell Angels (que haviam sido contratados como seguranças) sob alegação de ter sacado um revólver durante a apresentação dos Stones.

Apesar da banda ter lançado seu maior álbum de compilação em 1970, The Worst of Jefferson Airplane, suas únicas novas canção naquele ano foram disponibilizadas no compacto Mexico. O lado A contava com críticas ao presidente Richard Nixon e suas ações para combater a entrada de maconha nos Estados Unidos. O lado B marcou o início de uma obsessão de Paul Kartner pela ficção científica, que ele iria explorar pelo resto da década.

Balin decidiu deixar a banda logo após o lançamento do compacto. Logo após Kantner e Slick demitiram Dryden do grupo. Lançaram então Bark em 1971 e Long John Silver em 1972. Ambos os álbuns foram lançados pelo selo da própria banda, Grunt, que continuou a ser distribuído pela RCA. O grupo substituiu Dryden por Joey Covington (que já havia participado no vocal do compacto Pretty as You Feel, de Bark). O legendário violinista Papa John Creach também reuniu à banda no início da década de 1970.

Durante esse tempo, Kaukonen e Casady começaram o projeto paralelo Hot Tuna, uma exploração do blues tradicional. Lançaram o álbum acústico Hot Tuna em 1970, e o elétrico First Pull Up-Then Pull Down no ano seguinte. Com o tempo, os dois músicos passaram a se dedicam mais ao novo projeto que ao Jefferson Airplane. Na canção "Third Week In The Chelsea" de Bark, Kaukonen detalha seus pensamentos em deixar a banda.

O segundo álbum ao vivo da banda foi Thirty Seconds Over Winterland (1973), e é lembrado por sua capa, um esquadrão de torradeiras voadoras. Em 1974, uma coleção de material restante foi lançado como Early Flight, o último álbum oficial do Jefferson Airplane.

Jefferson Starship

Durante o período de transição no início dos anos 1970, Paul Kantner gravou Blows Against the Empire, um álbum conceitual contando com a presença de um grupo de músicos o qual ele chamou Jefferson Starship. Essa formação incluia músicos das bandas Crosby, Stills, Nash & Young (David Crosby e Graham Nash), Grateful Dead (Jerry Garcia, Bill Kreutzman e Mickey Hart) e outros remanescentes do Jefferson Airplane (Slick, Convigton e Casady). Em Blows Against the Empire, Kantner e Slick cantaram sobre um grupo de pessoas escapando da terra em uma espaçonave seqüestrada.

Kantner e Slick (com um grupo similar de músicos, mas sem os direitos autorais de Jefferson Starship) lançaram os álbuns Sunfighter (lançado em 1971 para celebrar o nascimento da China) e Baron von Tollbooth & The Chrome Nun (lançado em 1973). Ainda em 1973, Slick lançou Manhole, seu primeiro álbum solo.

Kantner é creditado pela descoberta do guitarrista adolescente Craig Chaquico durante essa época, que apareceu em Sunfighter e em outros trabalhos com Kantner e Slick. Posteriormente, Craig embarcou em careira solo de jazz.

Em 1973, com Kaukonen e Casady devotados ao Hot Tuna, os músicos da nova formação do Airplane reformularam-se como Jefferson Starship, em 1974. Kantner, Slick e Freiberg membros oficiais. A formação ainda incluía o baterista John Barbata, o violinista Papa John Creach (que já havia tocado com o Hot Tuna), Pete Sears e o guitarrista Craig Chaquico. Balin se juntou à banda durante as gravações do primeiro álbum, Dragon Fly. Sua única contribuição a essa nova fase foi na balada "Caroline", se mantendo com o grupo até o final da década. Essa formação se mostrou a mais bem sucedida da banda comercialmente, apesar de alguns dos fãs da bandas estarem infelizes com a nova direção da banda. A sofisticada balada "Miracles" de Balin, do álbum Red Octopus (1975) atingiu disco de platina. Os sucessores Spitfire (1976) e Earth (1978) também foram muito bem sucedidos.

O problema de alcoolismo de Slick tornou-se um problema para a banda, o que levou a duas noites desastrosas em concertos na Alemanha em 1978. Na primeira noite os fãs se revoltaram por Slick não ter conseguido se apresentar. Na noite seguinte, completamente bêbada, Slick chocou a audiência profanando e fazendo referências sexuais na maioria de suas canções. Ela ainda lembrou o público que seu país havia perdido a Segunda Guerra Mundial, perguntando repetidamente "Quem ganhou a guerra?", responsabilizando todos os alemães pelas atrocidades da guerra. Após esses ocorridos ela deixou a banda.

No final de 1978, agora sem Grace Slick, o Jefferson Stairship gravou Light the Sky on Fire para o seu álbum de compilações Gold. O álbum, que mostrava o trabalho da banda de 1974 à 1978, foi lançado no ano seguinte. Logo após o lançamento Balin deixou o grupo, sendo substituído pelo vocalista Mickey Thomas. O som de falsettos do novo vocalista levou o som da banda ao hard rock, levando a comparações com a banda Journey, o que foi potencializado pelo fato do antigo baterista do Journey, Aynsley Dunbar, ter substituído Barbata, que havia se envolvido em um acidente de carro.

Após o lançamento de 1979 Freedom at Point Zero (que lançou o grande hit "Jane"), Grace Slick voltou à banda, a tempo de contribuir com uma canção, "Stranger", no próximo álbum do grupo, Modern Times (1981). O álbum ainda contava com "Stairway to Cleveland", no qual a banda defende as inúmeras mudanças ocorridas em seu estilo musical, pessoal e até do nome. Slick se manteve com o grupo em seus últimos dois álbuns, Winds of Change (1982) e Nuclear Furniture (1984). Nessa época a banda começou a abraçar a era do rock pela televisão. Grace Slick apareceu frequentemente na MTV e programas de música como Solid Gold, dando à banda grande visibilidade na era MTV. Apesar disso, os dois últimos álbuns do Jefferson Stairship tiveram sucesso modesto.

Starship

Em 1984, Kantner (o último membro remanescente da fundação do Jefferson Airplane) deixou a banda, mas não antes de tomas ações legais sobre o nome Jefferson contra os outros membros da banda, que gostariam de continuar com o nome Jefferson Stairship. Kantner ganhou a ação, e o nome da banda teve que ser reduzido para apenas Starship, marcando sua terceira encarnação. Freiberg, que estava bastante marginalizado, deixou a banda da mesma maneira.

No ano seguinte o Starship lançou Knee Deep in the Hoopla, que contava com grandes hits de topo de parada como "We Built This City" e "Sara". Nenhuma outra canção do Jefferson Airplane ou Jefferson Stairship havia atingido o topo das paradas anteriormente. O álbum, que atingiu disco de platina, ainda lançou outros dois singles Tomorrow Doesn't Matter Tonight e Before I Go.

Em 1987, "Nothing's Gonna Stop Us Now" estava presente no filme Mannequin, apesar de somente Slick, Thomas e Chaquico aparecerem no longa. A canção, feita por Slick, a tornou a cantora mais idosa a cantar um topo de parada da Billboard, aos 47 anos. O recorde foi mantido até 1999, quando Cher estourou com "Believe" aos 53 anos. No ano seguinte, a canção "Wild Again" foi utilizada no filme Cocktail.

Na época do lançamento do álbum No Protection, o baixista Pete Sears deixou a banda, e em 1988 Grace Slick fez o mesmo. Ela estava descontente com a nova imagem pop do banda, jurando nunca mais se apresentar com eles novamente. A nova formação lançou Love Among the Cannibals em 1989, mas acabaram terminando o Starship no ano seguinte.

Em novembro de 2007, a canção "We Built this City" foi escolhida como a pior de todos os tempos pela revista de rock americana Blender.

Reuniões

As carreiras solos e participações em outras bandas se tornaram a rotina dos ex-integrantes. Em 1981, Marty Balin lançou um álbum solo homônimo, que contava com o hit "Hearts". Em contraste de seu rock revolucionário nos tempos do Jefferson Airplane, "Hearts" se mostrou um balada pop sem conteúdo.

Em 1985, após sua saída do Jefferson Starship, Paul Kantner se reuniu com Balin e Jack Casady para formar o KBC Band, lançando somente um álbum homônimo. A banda ainda contava com o tecladista Tim Gorman (que já havia tocado com o The Who) e o guitarrista Slick Aguilar (que já havia tocado com a banda de David Crosby).

Com a reunião de Kantner com Balin e Casady, a KBC Band abriu portas para uma reunião completa do Jefferson Airplane. Em 1989, durante uma apresentação solo em São Francisco, Paul Kantner se reuniu com Grace Slick e dois outros ex-membros do Airplane para uma rápida aparição. Isso levou a uma reunião formal da banda, contando com quase todos os membros originals, como Balin, mas sem Spencer Dryden. Um álbum homônimo foi lançado pela Columbia Records com vendas modestas. A turnê seguinte foi muito bem sucedida, mas a reunião durou pouco.

Atualmente existem duas versões do Jefferson Starship: uma oficialmente chamda Starship featuring Mickey Thomas, e o Jefferson Starship (também chamado Jefferson Starship: The Next Generation ou ainda Jefferson Starship-TNG) com Kantner e Balin como líderes, e Diana Mangano substituindo Grace Slick como cantora. Essa última banda se apresenta frequentemente em concertos. Um 2005, o baixista David Freiberg reuniu-se com o grupo para a turnê Jefferson Family Galactic Reunion, e continuou em turnê com a banda pelo ano seguinte. Mangano é uma vocalista bastante expressiva e eficiente, o que captura o espírito original do Airplane. A formação atual ainda conta com o ex-tecladista do The Grateful Dead Tom Constanten.

Jorma Kaukonen ainda se apresenta em turnês, frequentemente tocando por mais de cem apresentações acústicas solo por ano em casas noturnas dos Estados Unidos. Ocasinalmente Jack Casady o acompanha, se apresentando então sob o nome Hot Tuna.

Integrantes

Integrantes em negrito indicam a formação original do Jefferson Airplane.

Jefferson Airplane

* Marty Balin - vocal (1965-1970; 1974-1978)
* Paul Kantner - guitarra (1965-1984)
* Signe Toly Anderson - vocal (1965-1966)
* Jerry Peloquin - bateria (1965)
* Bob Harvey - baixo (1965)
* Jorma Kaukonen - guitarra e vocal
* Skip Spence - bateria (1965-1966)
* Jack Casady - baixo (1965-1970)
* Spencer Dryden - bateria (1966-1970)
* Grace Slick - vocal (1966-1978; 1980-1988)
* Joey Covington - bateria (1970-1974)
* Papa John Creach - violino (1971-1990)

Jefferson Starship

* John Barbata - bateria (1974-1990)
* Pete Sears - baixo (1974-1987)
* Craig Chaquico - guitarra (1974-1990)
* Mickey Thomes - vocal (1978-1990)
* Aynsley Dunbar - bateria (1978)

Discografia

Álbuns

Jefferson Airplane

* Jefferson Airplane Takes Off (1966)
* Surrealistic Pillow (1967)
* After Bathing at Baxter's (1967)
* Crown of Creation (1968)
* Volunteers (1969)
* Bless Its Pointed Little Head (1969) (ao vivo)
* The Worst of Jefferson Airplane (1970)
* Bark (1971)
* Long John Silver (1972)
* Thirty Seconds Over Winterland (1973) (ao vivo)
* Early Flight (1974) (compilação de compactos, lados B e outras faixas)
* Flight Log, 1966-1976 (1977) (compilação, inclui faixas do Jefferson Starship, Hot Tuna, e canções solo)
* Time Machine (1984) (compilação)
* 2400 Fulton Street (1987) (compilação)
* Jefferson Airplane (1989)
* White Rabbit & Other Hits (1990) (compilação)
* Jefferson Airplane Loves You (1991) (caixa com três CDs)
* The Best of Jefferson Airplane (1993) (compilação)
* Live at the Monterey Festival (1995) (gravação ao vivo da apresentação no Festival Pop de Monterey)
* Journey: The Best of Jefferson Airplane (1996) (compilação)
* Live at the Fillmore East (1998) (gravação ao vivo de 1968 da apresentação no Fillmore East em Nova Iorque)
* The Roar of Jefferson Airplane (2001) (compilação)
* Platinium & Gold Collection (2003) (compilação)
* The Essential Jefferson Airplane (2005) (compilação)

Paul Kantner and the Jefferson Starship

* Blows Against The Empire (1970)

Jefferson Starship

* Dragon Fly (1974)
* Red Octopus (1975)
* Spitfire (1976)
* Earth (1978)
* Freedom at Point Zero (1979)
* Gold (1979) (compilação)
* Modern Times (1981)
* Winds of Change (1982)
* Nuclear Furniture (1984)
* Jefferson Starship at Their Best (1993) (compilação)

Starship

* Knee Deep in the Hoopla (1985)
* No Protection (1987)
* Love Among the Cannibals (1989)
* Greatest Hits (Ten Years and Change 1979-1991) (1991) (compilação, inclui também trilhas de Jefferson Starship)
* The Best of Starship (1993)

Jefferson Stairship: The Next Generation

* Deep Space/Virgin Sky (1995) (ao vivo)
* Miracles (1995) (ao vivo)
* Windows of Heaven (1999)
* Greatest Hits: Live at the Fillmore (1999) (ao vivo)
* Across the Sea of Suns (2001) (ao vivo)
* Extended Versions (2000) (ao vivo)
* Across the Sea of Suns (2001) (ao vivo)

Singles

Jefferson Airplane

* "It's No Secret" (1966)
* "Come Up the Years" (1966)
* "Bringing Me Down" (1966)
* "My Best Friend" (1967)
* "Somebody to Love" (1967)
* "White Rabbit" (1967)
* "Ballad of You and Me and Pooneil" (1967)
* "Watch Her Ride" (1967)
* "Greasy Heart" (1968)
* "Crown of Creation" (1968)
* "Plastic Fantastic Lover" (1969)
* "Volunteers" (1969)
* "Have You Seen the Saucers?" (1970)
* "Pretty as You Feel" (1971)
* "Long John Silver" (1972)
* "Twilight Double Leader" (1972)

Jefferson Starship

* "Ride the Tiger" (1974)
* "Caroline" (1974)
* "Miracles" (1975)
* "Play on Love" (1975)
* "With Your Love" (1976)
* "St. Charles" (1976)
* "Count on Me" (1978)
* "Runaway" (1978)
* "Crazy Feelin"' (1978)
* "Light the Sky on Fire" (1978)
* "Jane" (1979)
* "Girl With the Hungry Eyes" (1980)
* "Rock Music" (1979)
* "Find Your Way Back" (1981)
* "Stranger" (1981)
* "Save Your Love" (1981)
* "Be My Lady" (1982)
* "Winds of Change" (1983)
* "Can't Finde Love" (1983)
* "No Way Out" (1984)
* "Layin' It on the Line" (1984)

Starship

* "We Built This City" (1985)
* "Sara" (1985)
* "Tomorrow Doesn't Matter Tonight" (1986)
* "Before I Go" (1986)
* "Nothing's Gonna Stop Us Now" (1987)
* "It's Not Over Til It's Over" (1987)
* "Beat Patrol" (1987)
* "Set the Night to Music" (1987)
* "Wild Again" (1988)
* "It's Not Enough" (1989)
* "I Didn't Mean to Stay All Night" (1989)
* "I'll Be There" (1989)
* "Good Heart" (1991)

Jefferson Starship - The Next Generation

* "Let Me Fly" (1998)

Hoje na história do Rock no mundo - 03/04



Um em cada quatro americanos vê Elvis na TV


[03/04/1956] Há 54 anos

Elvis Presley faz a primeira de duas aparições no programa de TV "The Milton Berle Show". Na ocasião, ele canta "Heartbreak Hotel", "Money, Honey" e "Blue Suede Shoes" recebe 5 mil dólares. è estimado que um em cada quatro norte-americanos assistiu a performance.


Bolas de cuspe tiram Coasters da BBC


[03/04/1959] Há 51 anos

A emissora de rádio estatal BBC, a mais poderosa do Reino Unido, tira da sua programação a música "Charlie Brown", dos Coasters, por causa da palavra "spitball" (vocábulo bretão que define, concisamente, aquelas bolinhas de papel mascado com cuspe). Semanas depois, os sisudos ingleses voltaram atrás e botaram a música pra rodar normalmente.


Everly Brothers estréiam nos palcos britânicos


[03/04/1960] Há 50 anos

Os Everly Brothers, listados como inflência primordial no som dos Beatles e dos Rolling Stones, fazem o seu primeiro show na Inglaterra, dando início à sua primeira turnê britânica.


Bob Dylan entra na parada inglesa pela primeira vez


[03/04/1964] Há 46 anos

Bob Dylan entra na parada inglesa pela primeira vez em sua carreira, com a música "The Times They Are A-Changin'".


Wooly Bully é lançada

[03/04/1965] Há 45 anos

Clássico imortal das festas, a música "Wooly Bully" é lançada em sua versão original, pelo Sam The Sham and the Pharaoh's. Mais tarde, a banda seria gravada por bandas que vão de Sha-Na-Na à Joan Jett & The Blackhearts.


Termina festival em Porto Rico


[03/04/1972] Há 38 anos

O Festival Mar y Sol é encerrado em Porto Rico. Contagem final: quatro mortos, falta geral de comida e sol escaldante. Depois de várias pessoas terem perdido os shows por ficarem detidas no aeroporto, o organizador diz que tudo foi "um sucesso". Richard Kimball, da rádio KMET, de Los Angeles, resume: "foi uma puta roubada!".


Steve Miller taca fogo na roupa de uma amiga


[03/04/1975] Há 35 anos

Steve Miller, da Steve Miller Band, é acusado de botar fogo na roupa de sua amiga (amiga...? sei!), Benita DiOrio. Quando a polícia chega na casa de Miller, encontra DiOrio tentando apagar o fogo. Tarde da noite, Miller ainda sai na mão com policiais, o que rendeu também a acusação de resistência à prisão. Tudo foi rapidamente esquecido no dia seguinte, quando DiOrio pediu para que as acusações fossem retiradas. Miller ainda brincou com a imprensa dizendo que a publicidade gerada pelo caso poderia reerguer sua combalida carreira.


Van Halen II ganha ouro


[03/04/1979] Há 31 anos

O disco "Van Halen II" ganha disco de ouro no Estados Unidos no quinto dia de sua turnê, que durou dez meses. A duração das turnê contrasta com a duração do trabalho de gravação do disco, que ficou pronto em apenas seis dias de estúdio.


Morre Sarah Vaughn


[03/04/1990] Há 20 anos

A cantora Sarah Vaughn morre de câncer no pulmão, aos 66 anos de idade, em Los Angeles.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 03/04




- 1943: Nasceu, em Vigo (Espanha), Antonio Rosa Sanches, mais conhecido como Manito, tecladista dos Incríveis, que também tocou com O Som Nosso de Cada Dia e Mutantes.

- 1987: A banda paulistana Nau lançou seu primeiro e único disco. Os destaques são “As Ruas”, “Balada” e “Bom Sonho”. A formação era Vange Leonel (vocal), Zique (guitarra), Beto (baixo) e Mauro Sanchez (bateria).

- 1995: O Pato Fu lançou o segundo disco Gol De Quem?. Os destaques são “Mamãe Ama é o Meu Revólver”, “Sobre o Tempo” e “Qualquer Bobagem” (Mutantes).


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/