26 de março de 2010

Classic Albums - Jimi Hendrix Electric Ladyland






Direção: Roger Pomphrey
Ano:1997
Duração: 60 Minutos

Este aclamada da série Classic Albums conta a história do lendário álbum Electric Ladyland com entrevistas com os membros do Jimi Hendrix Experience Noel Redding e Mitch Mitchell, o engenheiro de som da gravação do álbum, Eddie Kramer, e Chas Chandler, empresário de Hendrix responsável por promover seu sucesso inicial. Incluindo também imagens fascinantes de Jimi Hendrix, e clipes de performances ao vivo de Voodoo Childe, Burning of the Midnight Lamp, All Along the Watchtower, Crosstown Traffic e Gypsy Eyes, entre outras.

Jimi Hendrix: com cinco álbuns no Top 100 da Billboard




O aguardado álbum de gravações inéditas de Jimi Hendrix em estúdio, “Valleys of Neptune”, debutou na Billboard 200 de álbuns mais vendidos em 4° lugar, enquanto outros quatro títulos do catálogo de Hendrix – “Are You Experienced” (# 44), “Electric Ladyland” (# 60), “First Rays of the New Rising Sun” (# 63), e “Axis: Bold As Love” (# 67) – retornaram ao Billboard 200, quatro décadas após a data de lançamento original, um testemunho da vitalidade e resistência e importância do pioneiro artista, guitarrista e performer.

Com 12 faixas completas de estúdio e mais de uma hora de música inédita de Jimi Hendrix, o “Valleys of Neptune” é a peça central do histórico “2010 Jimi Hendrix Catalog Project”, e ele disparou para o número 1 na Amazon, antes mesmo de seu lançamento. O álbum estreou em primeiro lugar na “Barnes & Noble”, “B & N.com”, “Borders”, ”J & R Music World”, “Newbury Comics”, “Fred Meyer”, “Easy Street” (Seattle), “Bull Moose”; em 2° no “Amoeba” e “Music Monitor”; 3° no “Target” e “Best Buy”. Aproximadamente 20% das vendas na primeira semana foram digitais.

"A resposta dos consumidores ao 'Valleys of Neptune' e ao catálogo de Jimi Hendrix foi fenomenal", disse Adam Block, Vice President Senior e Gerente Geral da Legacy Recordings. "Isso nos lembra que seu espírito ainda fala a tantos e inspira e motiva os fãs de todas as idades".

"É muito gratificante saber que a música do meu irmão ainda tem um papel tão vital na cultura de hoje, como era quando ele gravou estas faixas," disse Janie Hendrix, CEO da Experience Hendrix LLC. "A aceitação do 'Valleys of Neptune' e os álbuns do catálogo clássico, ressaltam o fato de que sua inovação e força criativa são verdadeiramente transcendentes".

Legacy Recordings lançou edições de luxo (CD + DVD ) dos três álbuns de estúdio lançado durante a vida de Hendrix – “Are You Experienced”, “Axis: Bold As Love”, “Electric Ladyland” - bem como “First Rays of the New Rising Sun”, uma reconstrução do aclamado álbum póstumo elaborado a partir de gravações Hendrix trabalhava em 1968-1970. Cada um desses títulos essenciais do catálogo de Jimi Hendrix estão disponíveis agora na Legacy Recordings, e incluem um DVD bônus com um recém-criado "making of do álbum", documentário dirigido pelo vencedor do Grammy, Bob Smeaton [“Beatles Anthology”, “Festival Express”, “Beatles: The Studio Recordings”] , com entrevistas com membros da Experience: Noel Redding, Mitch Mitchell, Billy Cox, o produtor original Chas Chandler e o engenheiro de som Eddie Kramer.

A Experience Hendrix LLC e Legacy Recordings estão comemorando o lançamento de "Valleys of Neptune" e a campanha de 2010 do catálogo Jimi Hendrix com uma série de atividades online. O site oficial, JimiHendrix.com, foi redesenhado para o relançamento do catálogo e terá conteúdos exclusivos com novas funcionalidades adicionadas ao longo do ano.

Fonte desta matéria (em inglês): Antimusic

Clapton: roteiro de filme em que mataria Hendrix e Vaughan





A Rock Radio do Reino Unido diz que ERIC CLAPTON assassinou Jimi Hendrix e STEVIE RAY VAUGHAN - de acordo com o script de um filme que o lendário guitarrista se sentiu aliviado em rejeitar.

O "Slowhand" diz que escrever a sua autobiografia esclareceu muitos dos desentendimentos causados pelo álcool e drogas que consumiu quando jovem. Mas também mostrou o fim para alguns projetos semi-biograficos, incluindo o script bizarro no qual ele seria o responsável pelas mortes de JIMI HENDRIX em 1970 e STEVIE RAY VAUGHAN em 1990.

Eric Clapton diz à revista Rolling Stone: "Eu escrevi o meu livro para esclarecer algumas coisas relacionadas à maneira que eu bebia, e à minha sobriedade. Pessoas que foram afetadas pelo fato de eu beber em excesso leram o livro. Nós falamos sobre como é agora, ter relacionamentos.

A minha sobriedade agora está quase durando mais do que o meu período de bebida. Eu quase me esqueci da maneira que eu pensava e agia, agora é diferente. Havia muitos trabalhos interminados que precisavam ser feitos, coisas que eu precisava consertar de alguma forma. E eu sou muito feliz por ter conseguido.

Mas não era somente para as pessoas saberem como estão as coisas para mim agora. Idéias de filmes surgiram, documentários ou o outras bizarrices. Coisas que fariam você rir.

Teve um cara que apareceu, e ele insistia que nós deveríamos aceitar sua ideia. Ele queria fazer um filme sobre o fato de que para me tornar um virtuoso eu tive que matar todos os meus ídolos.

Então eu matei Stevie Ray e Jimi Hendrix para me tornar este guitar hero.

Era um roterio completo baseado nessa idéia. Ele achava que era uma grande ideia. Se a autobiografia não tivesse sido lançada e algo tivesse acontecido comigo...

Mas agora há uma prova que diz o que aconteceu e onde aconteceu. As pessoas têm que respeitar isso".


Fonte desta matéria (em inglês): Nightwatchershouseofrock

Man: guitarrista Micky Jones morre aos 63 anos de idade




O guitarrista e vocalista Micky Jones, co-fundador nos anos sessenta da banda de rock progressivo MAN, morreu semana passada em uma casa de repouso em Swansea. De acordo com a BBC, Jones, 63, sucumbiu a um tumor cerebral em nove de março último.

Nascido em Merthyr TYdfil, Jones co-fundou o MAN após participar da banda pop BYSTANDERS no começo dos anos 60. Em 1968, Jones e Deke Leonard, parceiro nos BYSTANDERS embarcaram no estilo de vida hippie e formaram o MAN.

O grupo teve quatro álbuns Top 40 do Reino Unido entre 1973 e 1976, incluindo 'Back Into The Future' e 'Rhinos, Winos & Lunatics', além de alguns fãs famosos como Frank Zappa, que certa vez se referiu a Jones como "um dos dez melhores guitarristas do mundo", segundo o amigo e colaborador Phil Little.

Little tocou com Jones na banda FLYING PIGS no começo dos anos 80. "Eu fiz várias apresentações com ele e nunca o vi discutir com ninguém", disse Little à BBC. "Ele tinha o maior respeito de todos os músicos. Ele tinha um grande senso de melodia e improviso. Cantava com a alma e tinha uma voz pura".

O MAN retornou as atividades em 1983, porém em 2002 quando foi diagnosticado o tumor no cérebro, Jones saiu da banda. Voltou brevemente em 2004 antes de ser forçado a se aposentar devido à doença. Seu filho, George, o substituiu na banda por um tempo.


Fonte desta matéria (em inglês): wewillrockyou

Legião Urbana: "Altas Horas" homenageará 50 anos de RR





Renato Russo, que se estivesse vivo faria 50 anos de idade neste sábado (27), vai ser homenageado pelo programa global "Altas Horas".

O programa terá a participação dos membros remanecentes da extinta LEGIÃO URBANA, o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá, que estarão presentes e tocarão músicas da banda juntamente com artistas convidados.


Fonte desta matéria: Folha Online-Ilustrada

Jack White: fabricando e lançando discos de vinil especiais




Em comemoração ao festival South By Southwest, ou SXSW, que aconteceu no Texas na semana passada, a Third Man Records lançou discos em tamanhos especiais “Texas-Sized”. Ao invés das tradicionais bolachas de 7 ou 12 polegadas, os discos têm 8 e 13 polegadas! A rotação é a mesma dos comuns: 45 e 33 rpm, respectivamente.

A Third Man Records é a gravadora de Jack White, do THE WHITE STRIPES. Por isso mesmo, os principais lançamentos nesse tamanho especial envolvem, além do THE WHITE STRIPES, o THE DEAD WEATHER e o THE RACONTEURS, as outras duas bandas do multi-instrumentista e compositor.

Todos os singles no catálogo da gravadora, em 8″, foram vendidos em um box, com todos reunidos. Os LPs com 13″ foram o “De Stijl” e o “White Blood Cells”, do THE WHITE STRIPES, e o “Broken Boy Soldiers”, debut do THE RACONTEURS. Infelizmente esses “discões” foram vendidos somente na loja da Third Man no SXSW. Resta torcer para que sejam relançados em outras oportunidades (ou para uma viagem ao SXSW em 2011!).

Mais detalhes e fotos estão no link abaixo.

Mais informações: blog Tenho Mais Discos Que Amigos!

Green Day: Billie Joe não sabe mais se é bissexual





Em 1994, o vocalista do Green Day, Billie Joe Armstrong, revelou, em entrevista a uma revista, que era bissexual. "Sempre fui bissexual... E isso é lindo!", disse o cantor à publicação. Agora, 16 anos depois, Billie Joe não sabe mais definir sua sexualidade. A informação é do site Vírgula.

Em entrevista à revista Gay Out, o vocalista comentou o fato de sua vida sexual ainda ser tema de discussões em fóruns na web. "O fato desse assunto ser discutido já é meio fóbico. Em certo momento, isso deveria apenas ser aceito", opinou Billie Joe. "Não me classifico em nada, na verdade", continuou o músico, que não fala mais sobre o assunto para se preservar. O obejtivo do vocalista é não desreipetar sua esposa: "Em relação a sexo, há partes de mim que são bem tímidas e reservadas. Quero respeitar minha mulher".

Segundo Billie Joe, sua esposa chegou a buscar informações sobre o assunto no google. "Minha esposa digitou no Google 'Billie Joe Armstrong bissexual' e me falou 'Bom, tem umas 20 fotos suas beijando outros caras'", contou o vocalista.


Fonte desta matéria: Vírgula

Scorpions: incluído na Calçada do Rock de Hollywood




Rudolf Schenker, Klaus Meine, Matthias Jabs, James Kottak e Pawel Maciwoda do Scorpions serão incluídos na Calçada do Rock de Hollywood, no dia 6 de abril de 2010, terça-feira ao meio-dia. O grupo – que vendeu mais de 100 milhões de discos no mundo todo – será honrado por fãs com uma cerimônia especial no Guitar Center em Hollywood.

Esse evento marca uma ocasião muito especial para o SCORPIONS: com o lançamento do 23º álbum, “Sting in the Tail” (pela Universal Music Enterprises) e uma turnê de 3 anos que passará por 5 continentes, uma das mais bem sucedidas bandas de rock do mundo finalizará sua carreira. Essa será a maior aventura senão o maior projeto da banda: centenas de shows, centenas de milhares de fãs, incontáveis milhas em um avião e ônibus de turnê.

Faz 35 anos desde que a formação original da lendária banda de hard rock alemã Scorpions conduzira seu ônibus Volkswagen vermelho de um pequeno pub para outro, de um quintal para o outro, em seu estado natal na Baixa-Saxônia para descarregar os equipamentos e tocar rock. Cinco anos antes, na pequena cidade de Sarstedt, Rudolf Schenker deu à banda o nome. Desde o começo a banda mostrava sinais de uma carreira promissora.

Do Echo pelo "Life Achievement" (2009) e "Melhor Banda Nacional" (1994) para o World Music Award (1994), não há muitos prêmios notáveis que o Scorpions não tenha recebido. As realizações durante sua carreira construiu uma ponte entre o hoje e o amanhã: Eles levantaram mais de 150 mil espectadores entre Manaus e Rio na última grande turnê Sul Americana, ingressos esgotados nos estádios da Grécia no último verão, shows lotados em Nova Iorque, Los Angeles, Tóquio e Mumbai, além de terem tocado no Monsters of Rock.

A Calçada do Rock de Hollywood é a única calçada de galeria dedicada a honrar os artistas que tiveram um impacto significante e uma última contribuição para o crescimento e evolução do Rock’n’Roll, Blues e R&B. As impressões das mãos do Scorpions residirão ao lado das impressões das mãos, assinaturas e rostos de outros músicos igualmente sucedidos e inovadores como o ERIC CLAPTON, CARLOS SANTANA, JOHNNY CASH, ELVIS PRESLEY, BONNIE RAITT, JERRY LEE LEWIS, CARL PERKINS, MARVIN GAYE, JAMES BROWN, BRIAN WILSON, STEVIE WONDER, JOHN LEE HOOKER e EARTH WIND & FIRE, entre inúmeros outros.


Matéria original: Scorpions Brazil

Ratt: ícone do metal está de volta após onze anos





Uma das maiores bandas de glam metal dos anos 70/80 está de volta. Após 11 anos sem um lançamento de estúdio o RATT já gravou e irá lançar “Infestation”, o sétimo álbum da banda, no próximo dia 20 de abril pela Roadrunner Records. O disco ainda marca a estreia em estúdio do guitarrista Carlos Cavazo, que tocava no QUIET RIOT e se juntou a essa formação do quinteto de San Diego.

No site oficial da Roadrunner já é possível encontrar o disco em pré-venda em uma oferta especialíssima com encarte autografado pela banda e download instantâneo de uma das faixas do disco, a “Eat Me Up Alive”. É comprar a pré-venda e ganhar acesso ao download em alta qualidade.

Mais detalhes no link abaixo.

Mais informações: blog Tenho Mais Discos Que Amigos!

Hoje na história do Rock no mundo - 26/03




Tommy estréia nos cinemas dos EUA


[26/03/1975] Há 35 anos

O filme "Tommy", inspirado na obra de mesmo nome do The Who e composta pelo guitarrista Pete Townshend, estréia nos cinemas dos Estados Unidos. No mesmo mês, a trilha sonora despontaria entre os vinte álbuns mais vendidos no país.


Guitarrista do Wings quebra o dedo


[26/03/1976] Há 34 anos

O guitarrista do Wings, Jimmy McCullough, quebra o dedo ao escorregar na banheira de seu quarto de hotel, durante uma turnê do grupo em Paris, na França. Com isso, Paul McCartney foi obrigado a adiar a turnê norte-americana do Wings, que começaria logo na seqüência dos shows na Europa.


Pink Floyd quebra recorde de Carole King

[26/03/1980] Há 30 anos

Sete anos depois de seu lançamento, o disco "The Dark Side Of The Moon", do Pink Floyd, quebra o recorde de permanência na parada norte-americana, que antes pertencia ao álbum "Tapestry", da cantora Carole King.


Guns N' Roses assina contrato com a Geffen


[26/03/1986] Há 24 anos

Depois de fazer vários shows pela Califórnia e ficar na mira de algumas gravadoras, o Guns N' Roses assina um contrato mundial com a Geffen, fechado por Tom Zutaut e Teresa Ensenat, cabeças da gigante A&R. Pouco antes da negociação, o vocalista do grupo havia mudado seu nome oficialmente de William Bailey para William Axl Rose.


Phil Collins ganha Oscar por tema de Tarzan


[26/03/2000] Há 10 anos

Durante a 72ª cerimônia anual do Oscar, em Los Angeles, nos Estados Unidos, Phil Collins ganha a estatueta de Melhor Canção Original com a música "You'll Be In My Heart", composta para o desenho animado da Disney, "Tarzan".

Hoje na história do Rock Brasileiro - 26/03




- 1983: Rolou no Circo Voador o 1º Festival Punk do Rio de Janeiro. Participaram as bandas Inocentes (SP), Cólera (SP), Psykose (SP), Ratos de Porão (SP), Coquetel Molotov (RJ), Eutanásia (RJ) e Descarga Suburbana (RJ). Participou, abrindo o festival, Os Paralamas do Sucesso.

- 1985: A banda paulistana Smack lançou o primeiro disco Ao Vivo no Mosh. Os destaques são “Fora Daqui”, “Onde Li” e “Desespero Juvenil”. A banda era um projeto paralelo de integrandes de outras bandas de São Paulo. A formação era Pamps (guitarra e vocal), Edgard Scandurra (guitarra e vocal – Ira!), Sandra Coutinho (baixo e vocal – Mercenárias) e Thomas Pappon (bateria – Fellini). Clássico absoluto do underground paulistano dos 80!

- 1996: O Hanói Hanói lançou o disco ao vivo Credus. Os destaques são “Totalmente Demais”, “Zero Hora” e “Acenda Uma Vela”. A formação da banda era Arnaldo Brandão (baixo e vocal), Ricardo Bacelar (guitarra e teclado), Sérgio Vulcanis (guitarra e vocal) e Marcelo da Costa (bateria).

- 2000: O Capital Inicial gravou o Acústico MTV, posteriormente lançado em disco. Os destaques são “Tudo Que Vai”, “Primeiros Erros (Chove)” (Kiko Zambianchi), “Natasha”, “Música Urbana” entre outras.

- 2002: O RPM, depois de 14 anos, voltou a se apresentar ao vivo. O show foi realizado nos dias 26 e 27, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, posteriormente lançado em CD e DVD. A banda se apresentou com a formação original: Paulo Ricardo (baixo e vocal), Luiz Schiavon (teclados), Fernando Deluqui (guitarra e violão) e Paulo "P.A." Pagni (bateria). Depois de uma turnê, a banda voltou a se separar.




http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/