14 de março de 2010

Proibido Para Menores - Warning: Parental Advisory






Ano:2002
Direção: Mark Waters
Duração: 84 Minutos


Filme baseado em fatos reais ocorridos no ano de 1986, quando três músicos que não tinham nada em comum: Frank Zappa (Griffin Dunne), John Denver (Tim Guinnee) e Dee Snider (Twisted Sister) resolveram enfrentar os tribunais para salvar o rock da censura. Contra eles estava o Centro Musical dos Pais, uma associação de esposas de senadores lideradas por Tipper Gore (Mariel Hemingway), que queriam censurar certas canções para proteger os filhos do que elas consideravam letras explícitas demais para a juventude americana.

Pink Floyd: tudo sobre "Another Brick in the Wall"




“Another Brick in the Wall” é o título de um conjunto de três canções baseadas no mesmo tema, parte da rock ópera do Pink Floyd, “The Wall”, de 1979, subtituladas “Parte I” (Memórias), “Parte II” (Educação) e “Parte III” (Drogas), respectivamente, as quais todas foram escritas pelo baixista e principal compositor do Pink Floyd, Roger Waters. As canções se tornaram algumas das mais famosas da banda.



A “Parte II” é um protesto contra a educação escolar rígida em geral e internatos em particular, o que levou a música a ser banida na África do Sul. Também foi lançada como single e deu à banda a posição de número 1 isolada no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha Ocidental e muitos outros países. No Reino Unido, foi o primeiro single desde “Point Me at the Sky”, de 1968, canção que também ficou isoladamente na primeira posição na década de 1970. Com a “Parte II”, o Pink Floyd recebeu uma indicação para o Grammy de “Melhor Performance de uma dupla ou grupo de Rock” e perdeu para “Against The Wind” de Bob Seger. Além disso, a “Parte II” ficou na 375ª posição na lista das “500 maiores músicas de todos os tempos” da revista Rolling Stone. O single vendeu mais de 4 milhões de cópias no mundo inteiro. Em Israel, a “Parte II” foi escolhida como a melhor canção de rock dos anos 80 (apesar de ter sido lançada antes de 1980), em uma pesquisa feita pela “Israel Army Radio” uma das principais estações de rádio no final de 1989.

O single , assim como o álbum “The Wall”, foram banidos na África do Sul em 1980 depois da canção ter sido adotada por simpatizantes de um boicote de âmbito nacional que protestava contra desigualdades raciais na educação.
Conceito

Cada uma das três partes tem uma similar, senão a mesma melodia e estrutura lírica (a letra não é a mesma, com exceção do refrão “all in all”) e cada uma é mais barulhenta e enfurecida do que a anterior, crescendo da tristeza da “Parte I” para a protestante “Parte II” para a furiosa “Parte III”. Esta melodia é repetida em quase todas as músicas do álbum, apesar da forma diferente cada vez.
Parte I - Enredo

O “Thin Ice” (gelo fino) discutido durante a canção anterior quebra quando Pink se torna mais velho e toma conhecimento da morte de seu pai. Pink é devastado por esta realidade e começa a construir o “Muro”.
Parte I - Versão do filme

A mãe de Pink é vista rezando em uma igreja após a morte de seu marido no estrangeiro. Entretanto, neste ponto, Pink encontra-se esquecido de sua morte, e pode ser visto brincando com um avião de brinquedo. A canção continua com Pink brincando em um parque público após sua mãe deixá-lo para ir às compras. Ele vê um homem com o qual ele simpatiza na ausência de seu pai. O homem dá a Pink uma carona, e está claro que Pink sente como se este homem fosse seu pai verdadeiro. Pink segue o filho deste homem, o copiando, mas não entende por que o menino não presta atenção nele. Ele agarra a mão do homem mas é enxotado, e agarra a mão do homem novamente. O homem empurra Pink novamente, e desanimado ele senta em um balanço.
Parte II - O coral escolar

Para a “Parte II”, o Pink Floyd precisou de um coral escolar, e o produtor Bob Ezrin pediu ao engenheiro de som Nick Griffiths para que encontrasse um. Griffiths abordou o professor de música Alun Renshaw da “Islington Green School”, que ficava na esquina do estúdio “Britannia Row”. Apesar da escola ter recebido a quantia de 1000 libras, não houve contrato para direitos sobre as vendas. Sob a lei britânica de copyrights de 1996, eles passaram a ter direitos sobre a radiodifusão, e depois que o agente Peter Rowan buscou pelos membros do coral através do website “Friends Reunited” e outros meios, eles reivindicaram seu pagamento. Ao contrário da publicação da imprensa, isso não envolveu o Pink Floyd. Os profissionais da indústria musical estimaram que cada estudante receberia cerca de 500 libras.
Parte II - Enredo

Após ter sido insultado pelo professor, Pink sonha que as crianças da escola começam a protestar contra seus professores abusivos.
Parte II - Versão do Filme

Seguindo “The Happiest Days of Our Lives”, Pink começa a devanear durante sua aula. Ele imagina vários estudantes marchando juntos na batida da música, seguindo em um caminho até caírem em um triturador de carnes gigante para emergirem como clones desprovidos de distinção individual. Começando com o solo de guitarra de Gilmour, as crianças destroem o prédio da escola usando martelos (prenunciando a sequencia animada neo-fascista semelhante aos nazistas com seus martelos marchantes) e alavancas, criando uma fogueira, tirando à força seu professor da escola que queima, chutando e gritando. A canção termina com Pink esfregando sua mão, a qual o professor tinha estapeado com uma régua na música anterior.
Parte II - Vídeo

Antes do filme, no primeiro vídeo para a faixa, dirigido por Alan Parker, foram utilizados estudantes pintados correndo em um playground e um marionete de professor dos concertos de “The Wall”. O vídeo também misturou algumas cenas animadas mais tarde usadas em “The Trial” e “Waiting for the Worms”. As crianças que cantaram em “Another Brick in the Wall (Pt. II)” não foram permitidas de aparecer no vídeo pois não possuíam o “Equity Card” (tipo de licença para atores e figurantes). Assim que o filme foi finalizado, as cenas reais de “The Happiest Days of Our Lives” e “Another Brick in the Wall, Part II” foram combinadas em um novo vídeo, que agora representa o vídeo musical para “Another Brick in the Wall”.
Parte II - Versões alternativas

A versão do single tem uma curta introdução de guitarra mas acaba mais cedo, terminando após aproximadamente 3 minutos e 11 segundos.

A compilação “A Collection of Great Dance Songs”, de 1981, inclui uma versão híbrida (3:54) a qual, como na versão single, omite a transição de “The Happiest Day of our Lives” mas conserva o longo final de playground da versão de estúdio.

As versões dos álbuns ao vivo e vídeos “Delicate Sound of Thunder” e “P*U*L*S*E” (gravados depois da saída de Waters da banda) trazem o solo de guitarra principal por David Gilmour, seguido por um riff adicional de guitarra feito pelo guitarrista que estava excursionando com eles, Tim Renwick. Estes são apoiados pelas linhas de baixo de Guy Pratt.

A versão de “Is There Anybody Out There? The Wall Live 1980-81” (dos concertos de 1980-81 em Earls Count, Londres) também trazem um solo estendido por Snowy White e um solo de órgão por Richard Wright.

Em 1990, antes de “The Wall Live in Berlin” um raro CD promocional de edição limitada foi lançado nas estações de rádio (Mercury CSK 2126) o qual incluiu “When the Tigers Broke Free” e uma nova versão de “Another Brick in the Wall Part 2”, regravada por Roger Waters com a Bleeding Heart Band.

A versão de “The Wall Live in Berlin” tem Cindy Lauper nos vocais e conta com Rick DiFonzo tocando o solo original, Snowy White um segundo solo de guitarra, Peter Wood um solo de órgão e Thomas Dolby um solo de sintetizador.

A canção foi incluída junto a “The Happiest Days of Our Lives” na compilação “Echoes: The Best of Pink Floyd”.

Outra versão deste vídeo conta com crianças usando máscaras sem face chegando em um trem, e diversas cenas trazem uma “esteira rolante” de carteiras escolares nas quais os alunos sentam após marcharem por um túnel de ferro; e uma outra máquina trazendo um martelo que vai para cima e para baixo, novamente referindo aos “martelos marchantes”.
Parte III - Enredo

Pink decide terminar o muro como um resultado de sua raiva após a traição de sua esposa. Ele afirma ter visto “a escrita no muro”. Ele conclui que não precisa de mais nada, dispensando as pessoas em sua vida como simples “tijolos no muro”.
Parte III - Versão do filme

No filme, a canção é acompanhada por uma montagem de eventos que contribuem para a construção do muro.
Covers

Um professor em Chicago gravou seu próprio álbum como uma recusa à visão do Pink Floyd, mudando a letra para “We all need an education”.

Em 1986, o à;GRUMH fez uma cover da “Parte II” em seu EP “Underground”.




Em 1995, Jaz Coleman lançou o álbum “Us and Them: Symphonic Pink Floyd”, incluindo arranjos sinfônicos das canções do Pink Floyd, inclusive “Another Brick in the Wall”.

Em 1998, para o filme “The Faculty”, uma cover da “Parte II” foi feita pela bands Class of’99. Uma cover da “Parte I” também aparece na trilha sonora.

Em 1999, a British Rock Symphony, com Eric Burdon, lançou uma cover da “Parte II”.

Em 1999, ApologetiX parodiou a canção que levou o nome “Kick in the Wall Pt. 2” em seu álbum “Biblical Graffiti”.

Desde 2001, Umphrey’s McGee tem apresentado uma cover de “Another Brick in the Wall” por mais de 20 vezes ao vivo. No Halloween de 2008, eles combinaram “Another Brick in the Wall” com “Thriller”, de Michael Jackson, para criar uma canção inédita.

Em 2001, Luther Wright and the Wrongs lançou “Rebuild the Wall”, uma versão country de “The Wall”, incluindo covers de “Another Brick in the Wall”.

Em 2004, o Korn lançou sua versão da música na compilação “Greatest Hits Volume 1”, na qual continha todas as três partes de “Another Brick in the Wall” e “Goodbye Cruel World”.

Em 2005, o grupo de rock Parason fez uma cover da “Parte II”, chamada Vaša škoła (Ваша школа), significando “Sua escola” em bielorusso.

Em 2005, Keller Williams lançou uma versão “bluegrass” da música no álbum “Grass”.

O grupo de comédia Richard Cheese and Lounge Against the Machine fez uma cover da “Parte III” em seu álbum de 2006, “The Sunny Side of the Moon: The Best of Richard Cheese”.

Em 2007, Eric Prydz lançou um remix da canção, com o título “Proper Education”, a qual foi lançada como single.

Em 2008, a canção ganhou uma cover feita por Taliesin Orchestra em seu álbum “Rock Rhapsody”.

Stahlhammer faz uma cover em seu álbum “Killer Instinkt”.

Bob Rivers fez duas paródias chamadas “Another Dick in the Mall” e “Another Kick in the Balls”.

Hevy Music Festival 2010: bandas confirmadas




De acordo com o site Blabbermouth, a seguinte lista de bandas foi confirmada para os shows do Hevy Music Festival 2010, que ocorrerão do dia 6 ao dia 8 de agosto em Port Lympne Wild Animal Parl in Kent, Reino Unido.

DEAD SWANS
FEED THE RHINO
GALLOWS
LOWER THAN ATLANTIS
NAPALM DEATH
POLAR BEAR CLUB
ROLO TOMASSI
SEPULTURA
THE SUBWAYS

O festival terá quatro palcos independentes e esportes radicais sendo praticados ao vivo. Para mais informações visite festival.hevy.co.uk

Fonte desta matéria: Blabbermouth

Angra: banda tocará no "1º Rancho Metal Fest" em Guarulhos




Dando sequência a sua atual turnê de retorno às atividades após três longos anos, a banda Angra irá se apresentar no "1º Rancho Metal Fest", dia 23 de maio, no Rancho, em Guarulhos/SP.

Em paralelo, os membros do Angra continuam o processo de composição do seu novo álbum de inéditas, ainda sem título definido, que tem previsão de lançamento para o final do primeiro semestre de 2010.

SERVIÇO:
1º Rancho Metal Fest
Data: 23 de maio
Local: Rancho
Endereço: Av. Guarulhos, 2212
Guarulhos - SP
Horário: 14h

INGRESSOS:
Pista:
1º lote (promocional): R$ 30
2º lote: R$ 40

Camarote:
1° lote: R$ 60

Ingressos já a venda

PONTOS DE VENDA

Rancho: (11) 2425.5584
Mutillation Records: (11) 3222.8253

Vendas via Internet:

Press-release: Ponto ZerØ Blog

Metrô do Rock: veja mapa criado por artista italiano





O artista italiano Alberto Antoniazzi, da MTV Itália, criou um mapa do metrô com as bandas mais influentes da história do rock com suas linhas e conexões.

Independente de discussões de que estilo tal banda pertence o resultado ficou bem legal.

A imagem pode ser vista maior no Flickr do artista: http://www.flickr.com/photos/smoy/ ou diretamente em http://www.flickr.com/photos/smoy/4413987999/sizes/o/





















Fonte desta matéria: Ventríloquo


Palco do Rock: disponibilizadas 14 horas de shows online




A Associação Cultural Clube do Rock da Bahia (ACCRBA) disponibilizou o áudio de parte dos 34 shows realizados no início deste ano pelo Palco do Rock.

O conteúdo que está no site www.palcodorock.com.br ficará online até 00h00 do domingo, 20 de março.

As bandas que participaram do evento são: Almadória, Aluga-se, Andranjos (Juazeiro/BA), Astafix (SP), Buster, Chá de Pensamento, Clamus (CE), Cólera (SP), Davi Zew, Desrroche, Dimensões Distorcidas, Etno (DF), Fiddy (PE), Fridha, Ignivomus, Korzus (SP), Mensageiros do Vento, Pastel de Miolos (Lauro de Freitas/BA), Phantom Rockers (EUA), Redoma (RS), Suprema (SP), Ulo Selvagem e Vendo 147.


Fonte desta matéria: Portal Terra

Def Leppard, Poison: qual das bandas vendeu mais?





O POISON e o DEF LEPPARD foram o assunto da coluna online "Ask Billboard" no dia 12 de março. Um fã escreveu perguntando quem vendeu mais.

"Ambas as carreiras são de antes do Nielsen SoundScan (1991), mas vamos dar uma olhada em como venderam desde então" - escreveu Gary Trust do Billboard.com.

"O Poison vendeu mais de 6.058.000 de álbuns nos EUA, sendo o 'Greatest Hits 1986-1996', de 1996, o mais vendido, com 2.017.000. Desde 91, o Def Leppard vendeu mais do que o dobro: 16.566.000; a coletânea de 1995, 'Vault - Greates Hits 1980 - 1995', com vendas de 4.908.000".

"De acordo com a RIAA (Associação da Indústria de Gravação da América), o Def Leppard ganha com vantagem do Poison em vendas (35 contra 14,5), somando a carreira inteira de ambas as bandas" - concluiu.

Leia a coluna inteira no site da Billboard.

Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth

Dio: "O tumor principal diminuiu consideravelmente!"





Em novembro de 2009, Ronnie James Dio (DIO, HEAVEN & HELL, ex-BLACK SABBATH e RAINBOW) foi diagnosticado com os estágios iniciais de câncer de estômago. Sua esposa Wendy ( foto à esquerda com Ronnie) emitiu a seguinte atualização:

"Bem, foi a 7ª sessão de quimioterapia de Ronnie, um outro escaneamento e outra endoscopia, e os resultados são bons - o principal tumor diminuiu consideravelmente, e as nossas visitas a Houston são agora de três em três semanas em vez de duas em duas semanas.

Ronnie e Vinny desceram para o estúdio para ouvir e ver como o DVD está saindo. NADA de overdubs, nada como presumido (por vários sites). Fiquei muito chateada ao ler esses comentários. Ronnie é um cantor e não precisa de overdubs em um show ao vivo, e ele nunca trairia seus fãs ao fazer isto em um DVD ao vivo.

Eu não estarei mostrando esses comentários a Ronnie, pois sei que iria doer e chateá-lo, como foi comigo. Ele tem ido ao estúdio de ensaio para cantar, não ao estúdio de gravação!

O primo de Ronnie, Rock (do THE RODS, que esteve com ele no ELF) veio de Nova York para visitar Ronnie por uma semana e eles aproveitaram para passar algum tempo juntos, ir ao cinema e fazer caminhadas, e Ronnie e Rock foram para o estúdio para masterizar o novo álbum de Rock, que Ronnie canta em uma faixa.

E Craig Goldy estará vindo para começar a escrever novas canções com o Ronnie na próxima semana. Será ótimo vê-lo novamente, já que ele estava longe em turnê com a banda britânica BUDGIE.

Isso é tudo que eu posso pensar de agora até a próxima atualização. Deus abençoe a todos e ainda estamos lendo todos os cartões maravilhosos e cartas.

Muito, muito obrigado,
Wendy Dio".

Fonte desta matéria (em inglês): bravewords.com

Phil Anselmo: cantor lista filmes de terror favoritos





O vocalista do DOWN (ex-PANTERA, SUPERJOINT RITUAL), Phil Anselmo, listou seus filmes de terror favoritos:

01. The Spiral Staircase
02. Evil Dead
03. The Old Dark House
04. The Tombs of the Blind Dead
05. House By the Cemetary
06. Zombi
07. Don't Go in the House
08. House with the Laughing Windows
09. Don't Look Now
10. Horror Hotel
11. The Bird with the Crystal Plumage

Para ler seus comentários sobre cada um deles (em inglês), basta clicar aqui.

Mais informações: Bloody Disgusting

MindFlow: presença no game Rock Band para Xbox




Foi divulgado oficialmente, através do Twitter da banda (www.twitter.com/MindFlow), a notícia que a música "Destructive Device" está disponível para download no jogo “Rock Band 2”.

O MINDFLOW é a mais nova adição à seleta lista de bandas da Rock Band Network, que ainda conta com SUICIDE SILENCE, STEVE VAI, Lacuna Coil e MARILION, entre outras.

Quem possui um XBOX 360 e é usuário da XBOX Live já pode baixar e jogar a música através do link abaixo:


Press-release: PressRelease

Hoje na história do Rock no mundo - 14/03




Kansas alcança seu maior êxito


[14/03/1978] Há 32 anos

Composta pelo guitarrista Kerry Livgren e extraída do álbum "Point of Know Return", a balada do Kansas, "Dust In The Wind", invade a sexta posição da parada dos Estados Unidos, tornando-se uma espécie de marca registrada do grupo. Ao longo dos anos, ela nunca saiu da programação das rádios e foi regravada por inúmeros artistas.


Chrissie Hynde começa a moldar o Pretenders


[14/03/1978] Há 32 anos

Com um contato feito na gravadora Real, a futura líder dos Pretenders, Chrissie Hynde, recruta músicos da região de Hereford, na Inglaterra (incluindo o guitarrista James Honeyman-Scott e o baixista Pete Farndon), e forma uma nova banda. Logo, eles gravariam a música "Stop Your Sobbing" (composta por Ray Davies, do Kinks, e produzida por Nick Lowe) e definiriam o nome do grupo. Segundo Hynde, Pretenders foi inspirado em um som do The Platters, chamado "The Great Pretender".


Eric Clapton é internado com úlcera


[14/03/1981] Há 29 anos

Eric Clapton é internado em um hospital de Minnesota, nos Estados Unidos, com úlcera. Com isso, o guitarrista foi obrigado a cancelar uma turnê de 60 datas pelos Estados Unidos.


Men At Work emplaca álbum e single de estréia


[14/03/1982] Há 28 anos

Saindo do anonimato direto para o sucesso, o grupo Men At Work, liderado por Colin Hay, emplaca (de uma só vez) o single "Who Can't It Be Now?" e o álbum "Business As Usual" no topo das duas paradas mais importantes da Austrália. Em pouco tempo, a banda atropelaria outros artistas que estavam com a bola da vez, como o Split Enz, e passaria a cobrar o cachê mais caro do país.


Gary Moore grava com Ozzy e Sisters of Mercy


[14/03/1989] Há 21 anos

Incluindo dez faixas inéditas e um cover para "The Messiah Will Come Again", de Roy Buchanan, o último álbum lançado por Gary Moore, na década de 80, "After The War", traz as ilustres participações de Ozzy Osbourne e Andrew Eldritch (o homem por trás do Sisters of Mercy). Na parada dos Estados Unidos, o disco passou batido, mas na Inglaterra garantiu a posição de número 23.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 14/03





- 1963: Nasceu Carlos Stein, guitarrista do Nenhum de Nós.

ATENÇÃO - 1972: Foi lançado o disco Clube da Esquina, batizado com o nome dado ao movimento musical formado por mineiros e bastante influenciado por Beatles, bossa nova, choro, jazz e rock progressivo. Faziam parte dele Milton Nascimento, Márcio Borges, Lô Borges, Beto Guedes, Ronaldo Bastos,Tavinho Moura, Toninho Horta, Vermelho, Zé Eduardo, Fernando Brasnt, Flávio Venturini, Neném, Wagner Tiso, Paulinho Carvalho entre outros. Os destaques do disco são “O Trem Azul”, “Tudo o Que Você Poderia Ser” e “Cais”.

ATENÇÃO - 1994: Foi lançado Da Lama ao Caos, primeiro disco da banda Chico Science & Nação Zumbi. Entre os destaques estão “Banditismo Por Uma Questão de Classe”, “Rios, Pontes & Overdrives”, “A Cidade”, “A Praieira” e a faixa título.


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/