22 de fevereiro de 2010

No Direction Home - Bob Dylan







Direção: Martin Scorsese
Ano:2005
Duração: 288 Minutos



"No Direction Home - Bob Dylan" capta a alma de um dos mais pungentes compositores norte-americanos e ilumina com grande nitidez o período de 1961 a 1966, quando Bob Dylan forjou Bob Dylan pela primeira vez _e ele se reinventaria algumas vezes até hoje. O filme de 208 minutos dirigido por Martin Scorsese.
O documentário exibe com riqueza de detalhes o período em que Dylan chega a NY até pouco antes do acidente de moto que sofreu em 1966, sem apelar para fofocas da vida pessoal dele nem para nostalgia barata. O cerne do coração de Dylan e o zeitgeist daqueles 60 são exibidos com elegância.
Entrevistas com personalidades como Joan Baez, Allen Ginsberg, Dave von Ronk, Suze Rotolo, Pete Seeger etc., além de uma extensa com o prório Dylan, e imagens de apresentações de artistas, como Odetta, Johnny Cash, Woody Guthrie (uma das maiores influências do compositor) e vários outros que influenciaram ou marcaram Bob Dylan, fazem desse filme de Scorsese a biografia definitiva do cantor, compositor e escritor.

Behemoth: em contradições religiosas da Polônia





O guitarrista / vocalista Adam "Nergal" Darski, da banda de metal extremo polonesa BEHEMOTH, falou recentemente com "Metal as Fuck" sobre as dificuldades com o Partido Nacional Polonês político conservador Prawo i Sprawiedliwość (PiS) (tradução: Lei e Justiça). O partido o acusou de ofender crenças religiosas das pessoas - um crime na legislação polaca - por supostamente ter destruído uma Bíblia durante um concerto na Polônia em 2007.

Um homem em particular, tem tido um interesse declarado em Darski: Ryszard Nowak, que é o líder do Comité Polonês para a Defesa Contra as Seitas. Depois de chamar Nergal de criminoso em uma entrevista coletiva, no entanto, parece que o deus babilônico Darski de quem leva o seu nome artístico teve o suficiente. Ele levou Nowak à corte e ganhou. O tribunal decidiu que Nowak deveria fazer um pedido de desculpas em público pelas suas observações, e pagar uma quantia não revelada - a qual Nergal doou para um abrigo de cães.

Deve ter sido uma surpresa para Darski quando o tribunal decidiu em seu favor. "Foi surpreendente, por um lado a coisa toda com Ryszard Nowak - a maneira que eu vejo a forma como a maioria das pessoas usam seus cérebros", Darski riu. "Observe: já não é um confronto de diferentes lados religiosos - não é um conflito religioso - é uma guerra entre a estupidez e a estreiteza mental e o retrocesso contra o oposto. Obviamente, eu represento o espírito de abertura e libertação. Então essa é a maneira que o povo viu isso, que não sou necessariamente satânico, eles não gostam da música - mas eu estou certo", ele riu de novo. "Você sabe, as coisas mudam e eu acho que estava no caminho certo para chegar ao ponto certo".

Darski ganhou recentemente o prêmio Cultura Gdansk de Jovens Criadores, que reconhece os jovens pela sua contribuição para a cultura do país - algo bem distante das alegações que mantiveram o BEHEMOTH sobre processos.

"É engraçado - é uma grande contradição. Por um lado, há todas essas acusações de sermos Inimigos públicos Número 1, que deveríamos ficar na prisão, que deveríamos ser esfaqueados e queimados. E então, por outro lado estamos vencendo tudo no caminho. É louco e terrível ao mesmo tempo. Por um lado, estamos fazendo algo muito artístico que é sempre reconhecido e respeitado por um renomado grupo de pessoas - os fãs de Behemoth. E agora parece que muita gente grande na mídia reconhece que há uma banda que faz algo por este país e é bom e de qualidade - e é arte, e é reconhecido em todo o mundo. E isso é um bom sentimento, é algo que é, de certa forma, engraçado".


Fonte desta matéria (em inglês): Metal As Fuck

Verão: Noisecreep elege as 10 melhores músicas sobre o tema





O Site Noisecreep (http://www.noisecreep.com) fez uma lista com as 10 melhores músicas sobre o verão (sob o ponto de vista norte-americano).

1 - TYPE O NEGATIVE - “Summer Breeze”

Letra: “Eu chego em casa depois de um dia duro de trabalho
e você esta lá esperando sem nenhuma preocupação no mundo”

Originalmente gravado por Seals & Crofts em 1972, e o TYPE O NEGATIVE emprestou seu estilo único a essa famosa melodia.

Esta versão de "Summer Breeze" é na verdade três minutos de êxtase, gravados em um ritmo lento para corresponder com a época mais favorita do ano. Quando você pensa em verão, “doom metal” pode não vir a sua mente, mas o TYPE O NEGATIVE provou que eles podem ser fiéis à sua arte, seu fãs - e fazer músicas maravilhosas sobre o verão.

2 - POISON - “Nothin' but a Good Time”

Letra: “Eles dizem que eu gasto meu dinheiro com mulher e vinho / Mas não pude falar onde gastei a noite passada”

Alguém avise os reis do glam rock que os anos 80 já acabaram, porque eles ainda estão festejando! O grande hit do POISON se tornou um hino para festas de fãs de rock em todo o mundo.

Com o clima econômico atual, os amantes da música escutam jóias como 'Nothin but a Good Time' para esquecer seus problemas durante as horas de verão.

3 - QUEENS OF THE STONE AGE - “Feel Good Hit of the Summer”

Letra: "Nicotina, valium, vicodin, maconha, ecstasy e álcool”

“É incrível como cantar o nome de várias drogas repetidas vezes forma uma música - e ainda, de alguma forma isso dá certo.

Talvez o QUEENS OF THE STONE AGE tenha encarnado o termo “stoner rock” (rock viciado). De qualquer forma, é um clássico da banda, evocando imagens de bons tempos (literalmente!), noites sem dormir e muitas risadas.

4 - MISERY SIGNALS - “The Year Summer Ended in June”

Letra: “Enquanto eu me deito/ A luz corta o céu do sul”

Quando você pensa em um verão divertido, esta pode não ser a primeira banda que vem em sua mente.

Esta canção é uma balada poderosa sobre a sorte, recontando uma história de amor adquirida e, eventualmente perdida.

As letras são sobre o céu e ar combinando imagens de um amor campestre e amizade - coisas que acontecem durante férias de verão.

5 - SACRED REICH - “Surf Nicaragua”

“Você é um Managua completo/ Se você trouxer sua prancha de surf/ Você pode surfar no Nicaragua

Tá certo, talvez o SACRED REICH seja um pouco pesado demais para diversões durante o verão, mas os metaleiros também precisam festejar!

Com o álbum homônimo de 1988, a música “Nicaragua” conta a história de jovens que foram enviados à guerra — certamente essa não é a maneira ideal de passar as férias de verão. E o mais importante, a música contém uma instrumental surf dos anos 60.

6 - TESLA - “Summer's Day”

Letra: Música instrumental

Do álbum “Replugged Live”, esta música ao vivo foi uma candidata perfeita para esta lista porque os shows de verão vem e vão. Nela há um significado especial para o TESLA pois foi gravada durante uma reunião em uma turnê e no começo de uma nova década. O TESLA se manteve fiel ao seu blues nesta obra instrumental, evidenciando ótimos trabalhos de guitarra e uma considerável multidão energética.

7 - PELICAN - “Autumn Into Summer”

Letras: Música instrumental

Talvez o PELICAN seja mais conhecido por aquilo que fica de fora de suas canções: as letras. Esta música proporciona aos ouvintes uma mudança de estações - de maneira retrospectiva. O PELICAN usa seus instrumentos para contar uma história verdadeira: um vagaroso início de outono e no meio um ritmo mais rápido para indicar uma volta no tempo. Os integrantes possuem a rara capacidade de criar a sensação das letras (e da época), sem falar uma palavra.

8 - EVERGREEN TERRACE - “The Smell of Summer”

Letra: “Acordar com o cheiro do verão após um inverno rigoroso”

Está música possui um lado um pouco (está bem... muito) macabro, mas evoca as qualidades essenciais do verão. A estrofe mais importante fala “o cheiro do verão”, falando sobre a relva, algodão, doce e poluição. Perdidos em um tema popular - talvez porque esta estação seja tão curta e despreocupada - mas não há uma maneira de fazê-la durar para sempre.

9 - Alice Cooper - “School's Out”

Letra: “Bem, não temos aula/ Nós não temos princípios/ Não temos inteligência/ Nós não podemos nem pensar em palavras que rimem”.

Não é nenhum exagero dizer que “School's Out” é uma das músicas mais famosas de todos os tempos.

Sendo que as partes mais importantes ao vivo, as letras, são pura genialidade: Tiradas das rimas monótonas do pátio de escola misturadas com a voz áspera do Alice e guitarras elétricas, você obtém um dos primeiros hits sobre angústia de adolescentes.

10 - Y&T - “Summertime Girls”

“Summertime Girls” é o single que mais vendeu do Y&T, do álbum “Down for the Count”. As letras são muito básicas: garotas bonitas, temperatura quente, se apaixonar. E o vídeo está de acordo - membros do Y&T seguindo garotas bonitas de biquíni pela praia.


Fonte desta matéria (em inglês): Noisecreep

Nickelback: pepino tem mais fãs que a banda no Facebook




A campanha "Can this pickle get more fans than Nickleback?", iniciada na rede social Facebook no dia 3 de fevereiro com o objetivo de superar a banda canadense em número de seguidores com um pepino (pickle, em inglês), alcançou a meta no último dia 19, quando a página alcançou 1.416.000 fãs, acima dos cerca de 1.414.000 fãs da banda, de acordo com o Noisecreep.

A criadora da campanha, Coral Anne, explica na página que não deseja nenhum mal ao NICKELBACK ou a qualquer outra banda, e que esperaria que os roqueiros canadenses vissem o humor da brincadeira tanto quanto ela. Ela diz ainda que tem consciência de que o nome da banda está escrito errado no título da campanha ("Nickleback", em vez de Nickelback), mas que o Facebook não permitiu a grafia correta, provavelmente por questões de copyright.

Na data da elaboração deste texto, o pepino já tinha 1.447.028 fãs, contra 1.417.376 seguidores do NICKELBACK na rede social.

Fonte desta matéria: Noisecreep

Hoje na história do Rock no mundo - 22/02




Police faz comercial de chicletes


[22/02/1978] Há 32 anos

Os integrantes do Police aparecem no comercial do chiclete Wrigley, nos Estados Unidos, mas para isso são obrigados a tingir o cabelo de loiro. Curiosamente, a mudança de imagem deu certo e deu ao grupo uma forte identidade nos anos seguintes.


Sid Vicious e sua namorada são presos


[22/02/1978] Há 32 anos

O ex-baixista do Sex Pistols, Sid Vicious, e sua namorada, Nancy Spungen, são presos em um quarto do Chelsea Hotel, em Nova York, por posse de drogas. Na época, Vicious estava tocando sua carreira solo, tocando em clubes famosos como o CBGB e Max Kansas City.


Journey fecha contrato com a Budweiser


[22/02/1979] Há 31 anos

Pouco antes de sair em turnê para promover o álbum "Evolution", o segundo com o vocalista Steve Perry, o Journey fecha um contrato de propaganda com a cerveja Budweiser.


Fine Young Cannibals e o gás lacrimejante


[22/02/1986] Há 24 anos

Em sua primeira visita aos Estados Unidos, o Fine Young Cannibals quase cancela um show em Boston, depois que alguém lançou gás lacrimejante no local. A apresentação sofreu um longo atrasado e só começou as 2h da madrugada.


Jethro Tull ganha Grammy de hard/heavy


[22/02/1989] Há 21 anos

Sob muita controvérsia e estranheza, inclusive por parte da própria banda, o Jethro Tull ganha o primeiro Grammy de Melhor Performance Hard Rock e Heavy Metal pelo álbum "Crest of a Knave".

Hoje na história do Rock Brasileiro - 22/02




- 1994: Ed Motta lançou o terceiro disco solo Ed Motta Ao Vivo. Os destaques são “Manuel”, “Vamos Dançar” e “Um Jantar Pra Dois”. Eu, particularmente, fico longe de qualquer coisa de Ed Motta.