20 de fevereiro de 2010

Chelsea Girls







Direção: Paul Morrissey/Andy Warhol
Ano:1966
Duração: 197 Minutos


A trama de Chelsea Girls leva-nos ao ambiente da cultura underground dos anos 60, repleta de diálogos e sequências envolvendo sexo, drogas e política. Simultaneamente são projetados duas cenas dividindo a tela em ações distintas. As imagens e o áudio são manipulados propositalmente, em várias cenas vemos a combinação de cores e preto & branco, o som fica com volume baixo em algumas partes e totalmente ausente em outras, dando a impressão de defeitos técnicos. Um dos filmes mais radicais e cultuados de Andy Warhol.



Iron Maiden: show em anfiteatro construído 2037 anos atrás?





De acordo com o blog francês Zegut, é certa a apresentação do Iron Maiden na Arena de Nimes, em Nimes no sul do país. Esse seria o sexto show da curta turnê dos britânicos marcado para 2010. Ainda segundo o blog, o espetáculo vai acontecer no dia 30 de julho.

 


A Arena de Nimes foi erguida no ano 27 A.C. pelo imperador Augusto César da Roma antiga. Os eventos mais comuns recebidos pelo Anfiteatro, hoje em dia, são as touradas. A Arènes de Nîmes (em francês) foi remodelada, mas não perdeu seu aspecto clássico. Ela é equipada com uma cobertura móvel e um sistema de climatização. A capacidade gira em torno de 16.000 espectadores.

Em julho do ano passado, o METALLICA tocou na mesma arena em sua turnê do disco Death Magnetic. A banda registrou o momento no DVD "Français Pour Une Nuit". Palco do METALLICA em Nimes.

Ainda não há confirmação desta possível apresentação histórica nos sites oficiais do Iron Maiden e do anfiteatro romano.

Fonte desta matéria: Zegut (França)

Hoje na história do Rock no mundo - 20/02




Cher e Sonny Bono se separam


[20/02/1974] Há 36 anos

Após dez anos de casamento, Cher pede o divórcio para Sonny Bono. Na época, ela estava namorando com o famoso executivo de gravadora, David Geffen.


Kiss deixa pegadas na história


[20/02/1976] Há 34 anos

No auge da fama, os integrantes do Kiss imortalizam as marcas das pegadas de suas botas gigantes do lado de fora do Grauman's Chinese Theater, em Hollywood, na Califórnia.


Pat Benatar casa-se pela segunda vez


[20/02/1982] Há 28 anos

Pat Benatar casa-se com o guitarrista de sua banda e produtor, Neil Giraldo, nas ilhas Maui, no Havaí. Este foi o segundo casamento da cantora. Aliás, foi do primeiro que ela herdou o sobrenome artístico Benatar. Seu nome verdadeiro é Patricia Andrzejewski.


Bob Dylan é homenageado no Grammy Awards


[20/02/1991] Há 19 anos

Durante a realização da 33ª cerimônia do Grammy Awards, no Radio City Music Hall, em Nova York, Bob Dylan recebe uma estatueta pela importância de seu trabalho e de sua vida. Em seu discurso, ele falou: "Bem, vocês sabem que meu pai era um homem muito simples. Ele não me deixou muito, mas me disse muitas coisas... ele disse 'filho, é muito fácil virar um homem sem valor neste mundo, onde eu e sua mãe iremos abandona-lo. Porém, Deus acreditará em suas próprias habilidades para indicar o seu verdadeiro caminho'. Obrigado".


Snoop Dogg livra-se da acusação de assassinato


[20/02/1996] Há 14 anos

O rapper Snoop Doggy Dogg e seu guarda-costas, McKinley Lee, são inocentados da acusação de assassinato em primeiro grau de Philip Woldermariam, suposto membro de uma gangue rival. No veredito do juri, Lee atirou em legítima defesa, depois que Woldermnariam havia apontando uma arma para o seu patrão.


Tragédia em show do Great White


[20/02/2003] Há 7 anos

O Great White se apresentava na casa noturna The Station, em West Warick (Rhode Island - EUA), Jack Russel comandava a primeira música, "Desert Moon", e os fãs vibravam com o espetáculo pirotécnico que enchia o palco de fagulhas e faíscas. Eles continuaram achando o máximo, mesmo quando as chamas começaram a tocar o teto. Três minutos depois, o incêndio já atingia proporções enormes e parte do público corria sério risco de vida. O saldo final: uma das maiores tragédias do rock, com pelo menos 98 mortos, 35 feridos em estado grave e centenas com ferimentos leves. O guitarrista do Great White, Ty Longley, morreu naquela noite.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 20/02





- 1963: Nasceu Ronaldo Caldas Pereira, produtor e ex-baterista da banda brasiliense Finis Africae. Em 1987 o Finis lançou um único disco pela EMI e o destaque é “Armadilha”. Em 1993 abriu o estúdio Groove, onde produziu várias demos de bandas do underground carioca como Second Come e Dash. Foi produtor executivo dos discos Usuário e Os Cães Ladram e a Caravana Não Pára, ambos do Planet Hemp. Também fez produção executiva para Acabou La Tequila e produziu shows do Planet, Acabou La Tequila, Autoramas, Cláudio Zoli, Sandra de Sá, Ultramen, antre outros.

- 1978: Nasceu Ronaldo Ferreira Spinola, mais conhecido como Portoga, ex-baixista da banda paulistana CPM22.

Ronaldo em um momento mágico:



http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/

A-Ha: pop norueguês que influenciou algumas bandas de metal





O A-HA, um dos maiores fenômenos da música pop mundial, virá ao Brasil em março para sua turnê de despedida. O que pouca gente sabe, é que o trio norueguês formado por Morten Harket (vocais), Paul Waaktaar Savoy (guitarra) e Magne Furuholmen (teclados) influenciou algumas importantes bandas de metal e abriu as portas para as bandas da Noruega, país onde a maior exportação cultural é o estilo Black Metal.

O guitarrista Silenoz do Dimmu Borgir afirmou em uma entrevista para a revista Roadie Crew que gosta de algumas coisas antigas do A-ha, e reconhece o talento dos músicos, especialmente Morten Harket, que para ele é um vocalista fenomenal. “Além disso, eles abriram várias portas para bandas norueguesas" afirma Silenoz.

Andre Matos, um dos maiores nomes do metal brasileiro, também é um grande apreciador do a-ha. Além de considerar o Morten um ótimo vocalista, também os considera grandes compositores.

Para comprovar a influência do A-HA no metal, serão citado alguns exemplos, a começar pela banda de metal extremo norueguesa SUSPERIA, formada pelo Tjodalv (ex- baterista do Dimmu Borgir) que lançou em 2005 o álbum “Devil May Care”, que contém um excelente cover da música “The Sun Always Shines On TV”.




Outra que gravou este clássico do A-HA foi a banda alemã de Gothic/Death Metal ATROCITY. A música faz parte do "Werk 80 II", álbum de covers de hits dos anos 80.

O VISION DIVINE, banda italiana de Power metal que conta com o vocalista Fabio Lione do Rhapsody OF FIRE gravou uma versão da música "Take On Me", um dos maiores hits de todos os tempos. Outro grupo italiano de metal que executou este grande clássico do a-ha foi o SADIST. A música encontra-se na versão japonesa do disco Crust, lançado em 1997.

No álbum “Rethroned” do NORTHERN KINGS, banda finlandesa composta por Jarkko Ahola (TERÄSBETONI), Marco Hietala (TAROT, NIGHTWISH), Tony Kakko (SONATA ARCTICA), Juha-Pekka Leppäluoto (CHARON) encontra-se também o cover de “Take On Me”.

Aqui no Brasil, o HYDRIA, banda carioca de metal sinfônico, costuma tocar em seus shows a música "Stay On These Roads" e esta canção é muito bem aceita pelo público.

Em poucos dias o trio norueguês chegará ao Brasil para sua turnê de despedida. Será a última oportunidade que os fãs terão de ver ao vivo uma banda com tantos sucessos mundiais. A turnê brasileira começa dia 9 de março em Bauru e depois segue para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Fortaleza. Pela internet, os ingressos estão sendo vendidos pelo site da Ticketmaster.

AC/DC: A primeira vez de Angus Young com o uniforme





O Daily Telegraph publicou uma foto exclusiva que registra um momento histórico do Rock - a primeira vez em que o lendário guitarrista do AC/DC, Angus Young, subiu ao palco com o uniforme que se tornou sua marca registrada.

Essas fotos foram tiradas durante um show em abril de 1974 no Victoria Park, em Sydney, quando o AC/DC havia acabado de sair dos ensaios, Bon Scott ainda fazia parte de outra banda e Angus havia terminado a escola recentemente.

Noel Taylor, baterista da banda na época, disse que as fotos foram tiradas por Kim Osborn, para registrar esse momento tão importante da história deles. "Nós conversávamos sobre o que vestir, aí decidimos que seria desse jeito", disse Taylor. "Foi algo diferente, queríamos chamar a atenção".

Leia mais no Daily Telegraph.


Fonte desta matéria (em inglês): Daily Telegraph

Leonard Cohen e a História de Isaac





A história de Abraão e seu filho Isaac é realmente fascinante. Deve ser por este motivo que alguns artistas retrataram-na. Vou me deter em duas músicas: "History of Isaac", de Leonard Cohen, e "Highway 61", de Bob Dylan [a segunda música será abordada em uma segunda parte deste artigo].

Em poucas palavras, a história é mais ou menos a seguinte. Quando Isaac nasceu, Abraão tinha 100 anos e Sara, antes disso, era estéril. Deus resolveu, então, dar o direito aos dois de terem um filho. Eis Isaac. Dentre tantas vezes, Deus pediu mais um prova de fé a Abraão. Um pedido grave e sério: que matasse seu filho. Temente a Deus, Abraão levou o garoto até o monte Moriá. Construiu um altar e quando estava com o cutelo quase no pescoço dele, um anjo (vindo em nome do senhor) segurou sua mão. Disse o anjo: “Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho” (Gênesis, 22).

A música "History of Isaac" de Leonard Cohen é do álbum "Songs From a Room", de 1969. A sacada de Cohen foi de colocar o filho narrando sua própria história. É um pouco diferente, comparando com a bíblia que possuo (é de se esperar, pois quem narrou ou escreveu a bíblia não estava na pele do garoto). Ele admira e teme o pai. A ideia de quão grande e poderoso é o pai pode ser comparada com a de Franz Kafka perante Hermann Kafka, seu pai. Cohen diz:

Ele se pôs tão alto sobre mim,
Seus olhos azuis estavam brilhando
E sua voz estava muito fria.

Para confirmar, Isaac conta as palavras de seu pai, antes da viagem até o monte:

Ele disse: “Eu tive uma visão,
E você sabe que sou forte e santo
E preciso fazer o que me foi dito”

Na bíblia (Gênesis, 22), Isaac pergunta ao pai: “Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos”. Na música, Isaac parece saber o que ia acontecer:

Então meu pai construiu um altar,
Ele olhou uma vez sobre seus ombros,
Ele sabia que não me esconderia.

A partir desse ponto, a música parte para outro rumo, fugindo do bíblico. Cohen parece levar a história além, para coisas humanas, não como uma história que tem um tom de fantasia. “Você que constrói estes altares, agora / para sacrificar estas crianças / você não deve mais fazer isso / uma conspiração não é uma visão / e você nunca foi tentado por um demônio ou por um Deus”. Quando acabei de escrever esse trecho, fui pesquisar e descobri que Sean Elder, escritor e editor em Nova Iorque, num artigo para o site salon.com, comenta justamente este trecho da música. Para ele, este trecho lembra de outras pessoas que estão morrendo: as que lutam no Vietnã, neste mesmo período. Ou seja, é uma crítica ao malvado Abraão, que estava prestes a matar seu filho; e também aos EUA. Essa crítica à guerra não é aquela do paz e amor. É uma metáfora, retirada da bíblia, para repreender a guerra. Vejam: os altares, campos de batalha; as crianças, soldados; uma conspiração, uma invasão dos EUA (confirmada em 2005, a entrada dos EUA na guerra foi forjada. Nenhum barco americano foi atacado no Vietnã. Este foi mais dos estratagemas para dar uma razão oficial para sua entrada no conflito).

Voltando à questão religiosa, Leonard Cohen é judeu, mas isso não o impede de criticar uma história tão bela quanto a de Isaac. Para Sean Elder, o que Cohen quer dizer é: “Pegue este Deus e o enterre”. Ao assumir a voz de Isaac, Cohen julga Abraão sem nenhuma misericórdia.

Ao escrever sobre a história, percebi que Cohen seguia um outro caminho, mas nem pude imaginar que o Vietnam e sua própria história poderiam estar inseridas ali. A história dele porque, justamente ali no começo da música há um indício ("A porta abriu vagarosamente / meu pai entrou / eu tinha 9 anos de idade"), seu pai morreu quando ele tinha nove anos de idade. O que mais dele estaria inserido ali? Por enquanto, difícil responder.


Matéria original: Zerwes.com.br

Led Zeppelin: Steven Tyler tentou substituir Plant em 2008!




É verdade, o frontman do Aerosmith Steven Tyler fez um teste para substituir Robert Plant no LED ZEPPELIN!

Foi no início do verão de 2008 no hemisfério norte que começaram a circular rumores sobre Tyler tentando entrar no Led Zeppelin - seis meses depois do show de reunião da banda com Plant nos vocais na O2 Arena, em Londres.

Este rumor foi confirmado pelo guitarrista do Aerosmith, Joe Perry, à Classic Rock: "Steven desapareceu, alguém me disse que ele estava em Londres tentando entrar no LED ZEPPELIN", explicou Perry. "Isso é algo que eu nunca falei para ninguém fora da família [do AEROSMITH], para manter fora da imprensa".

"É uma espécie de exemplo de como foi difícil manter a parceria. Certamente não foi a primeira vez que coisas como esta aconteceram, esse é o lado ruim do nosso relacionamento", prosseguiu ele.

O teste aconteceu por intermédio de Henry Smith, um amigo de infância de Tyler que trabalhou com o ZEPPELIN. De fato, Tyler convidou Smith para acompanhá-lo ao Classic Roll of Honour em 2007, onde a dupla sentou-se em uma mesa com Jimmy Page, guitarrista do LED ZEPPELIN.

De acordo com várias informações, transpareceu que Tyler veio aos ensaios do ZEPPELIN despreparado, e sob a impressão de que ele iria escrever um novo material com a banda. Isto resultou em sessões desorganizadas, alguns momentos embaraçosos - e o posto de vocalista ainda vago.

Perry então se encontrou com Page no último Classic Rock Awards em novembro, onde o guitarrista do LED contou para ele o que exatamente aconteceu com Tyler. "Page disse que se sentiu estranho com o teste, mas foi no final uma decisão do grupo", disse Perry.

Tyler então retornou aos Estados Unidos acreditando que o AEROSMITH estava alheio à sua escapada com o Led Zeppelin, e as coisas continuaram normalmente até a queda do cantor no palco do show em Dakota.

Com isto, Perry chegou à conclusão de que Tyler estava trabalhando com uma agenda diferente, o que levou a sua decisão de procurar um novo vocalista para o AEROSMITH.

Fonte desta matéria: Classic Rock