4 de fevereiro de 2010

American Hard Core








Ano:2006
Direção: Paul Rachman
Gênero: Documentário
Duração: 100 Minutos

A história do punk rock americano entre 1980 e 1986. Praticamente ignorada, a cena punk rock hardcore do início dos anos 80 foi percussora da música e da cultura que se seguiram.
Haveria Nirvana, Beastie Boys ou Red Hot Chili Peppers se não existissem os pioneiros como Black Flag, Bad Brains e Minor Threat? Hardcore era mais do que música, era um movimento social criado por jovens marginalizados da era Reagan. Constituíam uma tribo, enquanto alguns procuravam um mundo melhor, outros estavam irritados e querendo mandar tudo para o inferno.

Lynyrd Skynyrd x Neil Young - Amigos ou inimigos?




Tudo começou quando o astro canadense resolveu criticar alguns hábitos sulistas através das letras de duas canções: “Southern Man” e “Alabama”. A principal crítica de Young era sobre o racismo desenfreado que rolava no sul dos EUA. O Lynyrd Skynyrd, como maior representante do “orgulho sulista”, não poderia deixar barato e criou uma resposta às críticas de Young sobre o nome de “Sweet Home Alabama”.


“Well, I heard Mister Young sing about her
Well, I heard old Neil put her down.
Well, I hope Neil Young will remember
a southern man don't need him around anyhow.”

“Bom, eu ouvi o Sr, Young falando sobre ele (o Sul)
Bom, eu ouvi o velho Neil rebaixando-o
Bom, eu espero que Neil Young se lembre
que o homem do Sul não precisa dele por perto.”

Bela alfinetada! O “esquentado” Ronnie Van Zant não perdoou e não admitiu que um canadense viesse criticar seus costumes.

Young por sua vez não deixou barato e compôs “Walk On”:
                                        
                                         “I hear some people been talkin' me down,
                                          Bring up my name, pass it 'round.
They don't mention happy times
They do their thing, I'll do mine.”

“Eu ouvi algumas pessoas falarem mal de mim,
Falando meu nome por aí
Eles não mencionaram os bons tempos
Eles fazem as coisas deles. Eu faço as minhas.”

Alguns fãs de Young garantem que esse trecho era direcionado aos seus companheiros Crosby, Stills e Nash, mas fica claro ser uma resposta para o Lynyrd Skynyrd.

Ao rebater as críticas de Young, o Lynyrd Skynyrd passou a ser tachado de um “grupo racista” até pela imprensa musical da época.

A verdade é que Ronnie Van Zant e Neil Young acabaram se tornando bons amigos, sendo que o bate-boca ficou restrito ao papel.

Ronnie não tirava uma camiseta de Neil Young (com a foto da capa do Tonight’s The Night). Young declarou que gostava tanto de “Sweet Home Alabama” que era uma honra ser citado na canção, não importando qual o motivo de tal citação.

Ronnie declarou que as letras de sua polêmica canção não passavam de uma piada. Elas simplesmente “apareceram” daquele jeito na sua cabeça e foram passadas para o papel. Van Zant deixou ainda bem claro: “Nós amamos Neil Young, realmente amamos sua música...”

O que pouca gente sabe é que Neil Young chegou a oferecer uma de suas canções para o Lynyrd Skynyrd gravar, a pedido da própria banda. Numa entrevista na revista inglesa Mojo, Young explicou melhor: “Eles queriam gravar uma das minhas canções, então mandei para eles uma demo com a música Powderfinger! Por muito pouco eles não a lançaram antes da minha versão (que está no disco Rust Never Sleeps, lançado em 1979).” Young ainda confirmou que o Lynyrd gravou “Powderfinger”, mas nunca a lançou oficialmente...

Depois do acidente aéreo, Neil Young fez um show em Miami (no dia 12/11/1977) que contou com a inclusão de sua música “Alabama” (ele raramente tocou essa música ao vivo). No refrão, ao invés de cantar Alabama, Neil emendava a frase “Sweet Home Alabama”, uma justa homenagem aos integrantes mortos no acidente. E as homenagens não pararam por aí; no filme do show Rust Never Sleeps, o baixista do Crazy Horse, Billy Talbot, aparece vestindo uma camiseta do Lynyrd Skynyrd, mais especificamente aquela baseada no rótulo da Jack Daniel’s. No vídeo Weld, é a vez de um fã de Young exibir uma tatuagem em homenagem ao Lynyrd Skynyrd. Tudo isso sem contar as vezes que Neil Young tocou “Sweet Home Alabama” em suas tours...

Como toda rivalidade musical, muitos boatos foram criados ao redor do tema. Um deles era que Neil Young tinha carregado o caixão de Ronnie Van Zant, que por sua vez fora enterrado com a camiseta de Neil Young...boataria pura...Young não apareceu no enterro e Van Zant foi sepultado num caixão lacrado, ou seja, ninguém realmente viu que roupa ele estava trajando...


www.poeirazine.com

Aygan: banda brasileira é sucesso no jamlegend





A banda AYGAN de São Paulo é sucesso no jogo Jamlegend, jogo online parecido com as “febres” Guitar Hero e Rock Band.

As músicas da AYGAN foram jogadas mais de 500.000 vezes por usuarios do mundo todo, superando grandes nomes do Heavy Metal mundial com Stratovarius e recebendo elogios constantes de fãs da Europa, Japão e até Austrália.

A banda encontra-se em estúdio finalizando a gravação do Debut “Plastic City” e deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2010.

Para jogar Jamlegend com as músicas da AYGAN, acesse:


Maiores informações sobre a banda:


Fonte desta matéria: Rock Way

Amazonas, anos 90: O Rock que o Brasil não viu...








O filme que foi dirigido por Bosco Leão, ex-vocalista da banda Chá de Flores, chega ao Cinemais do Manaus Plaza no dia 13 de fevereiro.

A trajetória das bandas de rock amazonenses do anos 90, a época "mais produtiva na história do Amazonas", é o tema do vídeo documentário 'O Rock que o Brasil não viu...', produzido por ex-integrantes do movimento. A afirmação é de um dos diretores do projeto, Bosco Leão.

O diretor acha que a qualidade e o volume das produções motivou a escolha do tema. "Todas as gerações foram necessárias para o desenvolvimento. Mas eu nunca vi uma geração tão produtiva. A galera gravava fitas k7 demo e vendia na rua, metia a cara. Eu fiz parte disso", disse.

A ideia de registar essa produção musical surgiu ainda naquela época com a elaboração de um livro. "Ficou um livro grande, mas as pessoas não querem ler e achei melhor fazer um filme que é mais fácil de verem", disse.

O longa-metragem, com 65 minutos de duração, reúne entrevistas com cerca de 20 músicos que integraram as principais bandas, como a Espantalho, Chá de Flores, Platinados, Zona Tribal, Charlie Perfume, Dada Mao, Essence, Deskarados, entre outras. Além disso apresenta imagens de shows no Fronteira Norte, bar War Zone, anfiteatro da Ponta Negra e em São Paulo pelo Prketo Valores da Terra. Trechos de clipes produzidos naquela década também estão incluídos.

A produção marca a estreia na direção de dois diretores, Bosco Leão, 37 (ex-Chá de Flores) e Caio de Biasi, 44, convidado. No final de 2008 Bosco iniciou a produção do vídeo, reunindo fotos, imagens de arquivos e captando entrevistas com uma câmera de vídeo simples. "Eu queria ter feito com uma câmera nelhor. Mas Caio de Biasi, que montou e finalizou, colocou um efeito de película e ficou ótimo".

O filme estreia dia 13 de fevereiro no Cinemais do Plaza Shopping, às 13hrs. Os ingressos custam R$ 10,00.

Fonte desta matéria: Blog Manaus Rock

Hoje na história do Rock no mundo - 04/02





Mick Jagger pula fora de Fitzcarraldo


[04/02/1981] Há 29 anos

Mesmo sabendo de todos os problemas que o diretor alemão Werner Herzog vinha enfrentando para concluir o seu filme "Fitzcarraldo" (incluindo a morte do ator Warren Oates, a doença de seu substituto Jason Robards e um ataque violento ao set de filmagens instalado no Peru), o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, aceita participar da produção. O vocalista fez algumas cenas como o amigo retardado do personagem principal, mas decidiu pular fora, logo depois, devido a compromissos com os Stones. Herzog ficou na mão novamente e teve de reescrever o script para evitar outros atrasos com o filme. Na época, a imprensa disse que Jagger só tinha desistido do papel, porque cinco membros da equipe de produção haviam morrido assassinados. Tudo não passou de boato.


Karen Carpenter morre aos 32 anos


[04/02/1983] Há 27 anos

Encontrada inconsciente na casa de seus pais, em Downey, na Califórnia, Karen Carpenter é levada as pressas para um hospital da região, onde morre de parada cardíaca, às 9h51 da manhã. Mais tarde, um legista de Los Angeles atribui a causa da morte à "batimentos cardíacos irregulares, ocorridos por instabilidade química e uma anorexia nervosa". Ela tinha apenas 32 anos.


Peter Garrett quer entrar para o Senado


[04/02/1984] Há 26 anos

Enquanto o Midnight Oil começava a ganhar reconhecido internacional, graças ao álbum "10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1", o vocalista Peter Garrett recebe um convite para concorrer ao Senado australiano, pela união recém-formada, Nuclear Disarmament Party. Depois das eleições, ele teria cerca de 200 mil votos.


Trilha de filme traz Stones, Cranberries e U2


[04/02/1995] Há 15 anos

A trilha sonora do filme "Prêt-a-Porter" (uma comédia dirigida por Robert Altman) chega às lojas trazendo, entre outras coisas, remixes do Cranberries e do U2 (respectivamente, "Pretty" e "Lemon") e uma faixa rara dos Rolling Stones ("Jump On Top of Me"), que só havia sido lançada como lado B de single. Na época, a trilha ficou na lista dos 30 discos mais vendidos nos Estados Unidos.


Farsante do Milli Vanilli é hospitalizado


[04/02/1996] Há 14 anos

Rob Pilatus, um dos farsantes da dupla Milli Vanilli, é hospitalizado, em Hollywood, na Califórnia, depois de ser atingido na cabeça por um taco de beisebol. O agressor havia pego Pilatus, em flagrante, tentando roubar o seu carro.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 04/02




- 1978: Nasceu, no Rio de Janeiro, Marcelo de Souza Camelo, (ex-) guitarrista e vocalista do Los Hermanos.

- 1978: Nasceu Glauco Nastácia, baterista da banda Tianastácia. No Tianastácia tutti buona gente.

- 2000: A Blitz lançou o sexto disco Últimas Notícias. Os destaques são “Xote de Copacabana”, “De Cabelo em Pé” e “Saquarema”.

ATENÇÃO - 2001: Herbert Vianna, guitarrista e vocalista do Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente com seu ultraleve em Angra dos Reis (RJ). No acidente, sua esposa Lucy morreu e Herbert entrou em coma com sérios ferimentos na cabeça, o que comprometeu parte de seus movimentos.




http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/