7 de janeiro de 2010

Who Killed Nancy







Um documentário rodado por Alan Parker sobre Nancy Spungeon, uma ex-prostituta, stripper e viciada em heroína, foi encontrada morta em um banheiro no Chelsea Hotel em Nova Iorque em 12 de Outubro 1978. Ela também passou a ser a namorada do Sid Vicious, que foi acusado rapidamente pelo homicídio. Menos de 6 meses mais tarde, ele morreu de uma overdose de heroína e o caso foi encerrado.
A pedido da mãe de Sid, que cometeu suicídio em 1996, Alan Parker dedicou-se a descobrir quem matou Nancy? Entrevistando 182 pessoas e Reexaminando as provas do departamento de policia NY, ele investiga o que realmente aconteceu naquela noite no quarto 100.


Duane Allman: o auge do Derek And The Dominos





A culpa foi de Tom Dowd, o lendário produtor norte-americano que tinha sido engenheiro de som do Cream e que no início da década de 70 produzia bandas em seu estúdio favorito, o Criteria Studios, na Flórida. Dowd era uma espécie de homem de confiança de Clapton e foi escalado para produzir o projeto[bb] Derek And The Dominos, uma banda fictícia que o guitarrista inglês estava usando para afogar suas amarguras (dentre elas, as mais daninhas eram as drogas pesadas e Patti Boyd, então esposa de George Harrison).

Dowd era também muito amigo de Duane, inclusive produzia também os discos do Allman Brothers. Num bate papo, Dowd contou para Duane que Clapton havia agendado uma gravação no Criteria e que estaria chegando dentro de alguns dias. Duane ficou empolgadíssimo, pois era devoto do Deus desde a época dos Yardbirds. O mestre do slide pediu para Dowd entrar em contato com Clapton e perguntar se ele poderia pintar no estúdio para conhecê-lo pessoalmente. Clapton adorou a idéia e confessou para Dowd que fundo estava louco de vontade de ver Duane tocar, pois tinha se amarrado no solo de guitarra de Duane na versão que Wilson Pickett fez para “Hey Jude”, dos Beatles.


Clapton aportou na cidade e se instalou confortavelmente com sua banda num hotel na beira do Atlântico. De dia o pessoal curtia o sol e o mar e a noite davam os primeiros passos nas gravações, sem nenhuma pressão por parte da gravadora. Coincidentemente, logo no primeiro fim de semana de Clapton em Miami, o Allman Brothers estava escalado para encerrar um grande festival beneficiente na cidade. O guitarrista inglês cancelou as sessões do fim de semana e se mandou com Dowd para finalmente conferir a performance de Duane.

“Eu só lembro de dirigir na direção daquele parque, e quando estávamos estacionando o carro a uns 800 metros do concerto ao ar livre, ouvi uma guitarra uivando no ar, bem mais alta do que o restante. Ouvíamos a banda de fundo e por cima de tudo aquele som que parecia o de uma sirene. Foi fantástico. Fomos até lá, sentamos perto do palco e lá estavam os Allman Brothers”.

Clapton e Dowd não tinham ingressos mas foram facilmente reconhecidos pelos pessoal dos bastidores que colocou a dupla bem na frente do palco, no famoso ‘chiqueirinho’, aquele local onde os fotógrafos costumam trabalhar, na verdade o pequeno espaço entre o palco e a grade de segurança que ‘segura’ o povão. Eles sentaram no chão, bem na frente de Duane, que estava no meio de um solo de guitarra. Quando o guitarrista dos Allmans reconheceu Clapton, uma tensão absurda pairou sobre sua pessoa. O solo foi bruscamente interrompido, o suor começou a escorrer gelado por suas costeletas e a banda, desesperada, se apressava e fazia de tudo para tapar os ‘buracos’ deixados pela guitarra de Duane, que ficou imóvel, completamente atordoado com a presença de Clapton.

Após o show, Dowd apresentou Clapton a todo o grupo, que foi imediatamente convidado a comparecer no Criteria para uma jam session que durou uma noite inteira (trechos desse marco da história pode ser conferido no box set do Derek and The Dominoes). Interessante o fato de Duane e Clapton terem se dado tão bem. É comum em reuniões de guitarristas o ego falar mais alto. Clapton insistiu para Duane ficar em definitivo com os Dominos, mas o ‘Skydog’ disse que teria de ser leal a sua família acima de tudo e voltou para o seio materno dos Allmans...

Três fatos que marcaram o rock’n roll em 2009






O ano de 2009 terminou e é hora de contabilizar os acontecimentos que marcaram os seus 12 meses. O Blog Cena listou três fatos importantes que marcaram o assunto mais discutido por aqui – o rock’n roll.

Them Crooked Vultures

Em 2008, uma das principais pautas do mundo pop era a possível volta do Led Zeppelin, alardeada depois da reunião do grupo em dezembro de 2007 para um concerto em Londres. O tal retorno não ocorreu por causa da resistência de Robert Plant. Então, uma notícia assombrosa começou a circular pela mídia: John Paul Jones e Jimmy Page estavam procurando um substituto para reativar a banda sem o seu vocalista original.

No fim das contas, eles perceberam que não poderiam fazer isso. Porém, a tristeza dos fãs com o retorno frustrado acabou, pelo menos em parte, quando Joseny surgiu com o seu novo projeto, que sem dúvida esteve entre os principais acontecimentos do ano: o Them Crooked Vultures.

Além do lendário baixista do Led, o supergrupo ainda conta com a presença de Dave Grohl, que retorna à bateria, instrumento em que se consagrou, e Josh Homme, vocalista e guitarrista do Queens of the Stone Age.

O grupo lançou um disco autoral homônimo e, de acordo com Dave Grohl, ainda tem energia para lançar pelo menos mais sete álbuns. Sem dúvida é uma das grandes promessas do rock’n roll e que em 2010 também deixará sua marca.

Muse – The Resistaince

Com a difícil missão de superar o estrondoso sucesso do disco “Black Holes and Revelations”, de 2006, o Muse lançou em setembro de 2009 o álbum “The Resistaince”. O álbum trouxe o grupo inspiradíssimo. Se em “Black Holes...” a banda flertou com a música erudita, desta vez eles assumiram de vez o romance. O disco traz inclusive uma sinfonia dividida em três atos.

Seguindo a premissa de que em time que está ganhando não se mexe, a banda reaproveitou a fórmula do disco anterior em boa parte das músicas. Esse é um dos pontos em que “The Resistance” perde para “Black Holes...”. Mesmo sendo um álbum com canções excepcionais, no quesito inovação não chega nem perto de seu antecessor.

Acidentes

2009 foi um ano doloroso para alguns astros do rock, que o digam Steven Tyler, do Aerosmith, e Rivers Cuomo, do Weezer. Em agosto, Tyler foi internado depois de sofrer uma queda do palco durante um show. O músico quebrou o ombro e levou 20 pontos, mas o pior ainda estava por vir.

Depois do acidente a banda entrou em uma grande crise, e, de acordo com os integrantes do grupo, Tyler poderia ter tido uma recaída nas drogas. O futuro do grupo continua incerto. Enquanto isso, o vocalista trata para se livrar do vício em analgésicos que adquiriu para suportar a dor da recuperação da queda.

Em dezembro foi a vez do vocalista do Weezer dar entrada em um hospital. Rivers Cuomo quebrou três costelas depois que o ônibus em que ele viajava se envolveu em um acidente. O resultado foi o cancelamento da turnê do disco Raditude, lançado este ano pela banda.

Que venha 2010!

Discos Marcantes do The Allman Brothers band








Allman Brothers Band - At Fillmore East (1971)

Origem: Estados Unidos

Produtor: Tom Dowd

Formação Principal no Disco: Duane Allman – Gregg Almann - Barry Oakley - Dickey Betts - Jai Joghanson

Estilo: Blues-Rock / Jazz-Rock

Relacionados: Eric Clapton; Blind Faith; Marshall Tucker Band

Destaque: In Memory Of Elizabeth Reed

Melhor Posição na Billboard: 13o


Contratado como guitarrista freelancer pelo mítico estúdio Muscle Shoals, no Alabama (Meca do southern rock), Duane Almann, então trabalhando lá como músico de apoio (um “pé de boi”, vamos dizer assim), foi destacado para viajar até Nova Iorque, em janeiro de 1969, para participar de uma sessão de gravação com Aretha Franklin (o The Girl’s In Love With You, produzido pelo mesmo mentor dos Allman Brothers, Tom Dowd). Lá, junto com o também guitarrista (no disco da Aretha) Jimmy Johnson, ele assistiu a uma apresentação meteórica de Johnny Winter. Na platéia, ele prometeu ao amigo: “em um ano, eu vou estar tocando aqui”. Proféticas palavras: nesse meio tempo, ele voltou ao Alabama, e teve a chance de formar uma nova banda (a anterior, Hour Glass, não deu muito certo). Chamou seu irmão Gregg, mais Barry Oakley, Dickey Betts, Jai Johanson e formou a The Allman Brothers. Em novembro daquele no, se lançavam em disco. O segundo, de 1970, apenas conformou o que o primeiro já mostrava: uma banda de blues-rock versátil e completa, sem contar a própria sombra do talento do auto-didata Duane, por muitos considerado o segundo maior guitarrista da história (atrás naturalmente apenas de Jimi Hendrix). Conforme Duane vaticinara em dezembro de 1969 ele tocou com a banda no Fillmore East. Porém, a apresentação mais notável do sexteto ocorreu em março de 1971, e que se tornaria o mais aclamado disco deles, At The Fillmore East. Partindo da concepção do blues, eles conseguiram transcender o gênero que os fixou, além de mostrarem, da forma mais exuberante, um dos maiores shows de rock de todos os tempos. A introdução que Duane faz de Statesboro Blues, cover de Blind Willie McTell é de arrepiar e explica porque Clapton fez questão de coloca-lo no Derek And The Dominos. Whipping Post, a faixa que originalmente encerra o disco de estréia da banda, passa de cinco minutos em estúdio para uma versão éíca de mais de vinte minutos que, no entanto, não se vê o tempo passar, em suas variações de tempo e sucessões de artes de baixo, guitarra e Hammond (tocada por Gregg), que vai do blues-rock elementaràs portas do progressivo, emoldurados pelo tempo delirante que Barry e Betts fazem com o contrabaixo e a bateria, numa performance delirante e assustadoramente genial. In Memory Of Elizabeth Reed, também com a sua variação de tempos, por sua vez vai para os lados do rock latino de Carlos Santana, com uma linguagem deliciosamente jazzificada, onde perpassam os solos de Duane e Betts, o autor da música, que saiu originalmente no Idlewild South. A guitarra de Duane viaja num solo extenso e livre, que depois é interseccionado por Gregg no órgão, lembrando vagamente a versão de My Favourite Things interpretada por John Coltrane, uma década antes. A mesma estrutura coltraneana guitarra-teclado-guitarra eles usam em Hot Lanta, a primeira faixa do álbum. A versão de palco de In Memory Of Elizabeth Reed é tão acachapante que a platéia fica muda quando a banda encerra o tema, abruptamente. Nunca o Fillmore East havia visto nada igual — e isso que o próprio Jimi Hendrix havia tocado lá no Ano Novo de 1969, com a Band Of Gypsies (e que também virou disco). E os dois shows que compõem At The Fillmore East, gravados dias 12 e 13 de março, seriam os últimos do antigo templo do rock nova iorquino. Em junho, ele fecharia suas portas (pelo menos, em grande estilo). At The Fillmore East também seria o canto do cisne de Duane Allman, que partiria deste pobre planeta perdido seis meses depois do seu lançamento.

The Allman Brothers Band








The Allman Brothers Band é uma banda de Southern rock formada em Macon, Geórgia, nos Estados Unidos da América, chamada pelo Hall da Fama do Rock and Roll como os principais arquitetos do rock sulista estadunidense.

A banda foi formada em 26 de março de 1969 na Jacksonville, Flórida com Duane Allman(eleito pela revista Rolling Stones em 2003, como o segundo melhor guitarrista de todos os tempos), Gregg Allman, Dickey Betts, Berry Oakley. Butch Trucks e Jai Johanny "Jaimoe" Johanson.

Formado originalmente em 1969, foram descritas dois anos depois por George Kimball, jornalista da revista Rolling Stone, como o "a melhor banda de rock and roll que este país produziu nos últimos cinco anos". Reconhecida por sua capacidade de improvisação impressionante, cujo melhor exemplo se encontra no álbum At Fillmore East, a banda foi premiada com onze discos de ouro e cinco de prata entre 1971-2005. A revista Rolling Stone listou o The Allman Brothers como um dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos em 2004, e foi a banda mais representada na lista de melhores guitarristas feita pela mesma revista. A banda continua a gravar e realizar turnês até hoje.


Informação geral

Origem: Macon, Geórgia

País: Estados Unidos

Gêneros: Blues-rock,Blues,Country rock,Southern Rock

Período em atividade:1969 - 1976,1978 - 1982,1989 - atualmente

Página oficial: www.AllmanBrothersBand.com

Integrantes:Gregg Allman,Butch Trucks,Jai Johanny "Jaimoe" Johanson,Marc Quinones
Oteil Burbridge,Derek Trucks,Warren Haynes

Ex-integrantes:Duane Allman,Berry Oakley,Dickey Betts,Chuck Leavell,Lamar Williams
David Goldflies,Dan Toler,Frankie Toler,Mike Lawler,Johnny Neel,Allen Woody,Jack Pearson,Jimmy Herring

Discografia

* The Allman Brothers Band (1969)
* Idlewild South (1970)
* At Fillmore East (1971)
* Eat a Peach (1972)
* Brothers and Sisters (1973)
* Win, Lose or Draw (1975)
* Enlightened Rogues (1979)
* Reach for the Sky (1980)
* Brothers of the Road (1981)
* Seven Turns (1990)
* Shades of Two Worlds (1991)
* Where It All Begins (1994)
* Hittin' the Note (2003)

Hoje na história do Rock no mundo - 07/01




Bob Dylan eleito presidente?

[07/01/1968] Há 42 anos

A rádio KMPX-FM, de São Francisco, Califórnia, faz uma eleição entre seus ouvintes. Eles tinham que escolher músicos que fossem ocupar cargos públicos fictícios. O resultado apontou Bob Dylan como presidente dos Estados Unidos, George Harrison, dos Beatles, como embaixador e a banda Jefferson Airplane para a Secretaria de Transportes, entre outros.


Kenneth Moss é condenado à prisão


[07/01/1976] Há 34 anos

O ex-executivo de gravadora Kenneth Moss é condenado a quatro anos de prisão condicional em Los Angeles, na Califórnia. Em 1974, ele havia sido acusado por homicídio involuntário, depois de, supostamente, induzir o baterista do grupo Average White Band, Robbie McIntosh, ao consumo de drogas. Antes de cumprir a pena sob condicional, Moss amargou 120 dias atrás das grades.


Foreigner sofre mudanças radicais

[07/01/1980] Há 30 anos

Apesar do sucesso do álbum "Head Games" e a conquista do disco de ouro, o Foreigner começa a sofrer mudanças significativas. Desapontado, o guitarrista Mick Jones encabeçaria o novo direcionamento do grupo, sacando dois (o tecladista Al Greenwood e o multiinstrumentista Ian McDonald) dos seis integrantes até o final do ano. Depois disso, o Foreigner seguiria em frente como um quarteto.


Show do Eagles vira disco de platina

[07/01/1981] Há 29 anos

O álbum duplo do Eagles, "Live", recebe disco de platina por 1 milhão de cópias vendidas. Este trabalho foi o último lançamento do grupo, antes da volta em 1994.


Rod Stewart separa-se de Rachel Hunter


[07/01/1999] Há 11 anos

A empresa de Rod Stewart, Stewart's Stiefel Entertainment, emite um comunicado à imprensa anunciando que o cantor e sua esposa, a modelo Rachel Hunter, estão se separando após oito anos de casamento.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 07/01




- 1978: Nasceu Eduardo Ippólito Torrano Gomes, mais conhecido como Wally, ex-guitarrista da banda paulistana CPM22.

- 2009: Deborah de Carvalho Prado, de 46 anos, vocalista e percussionista do Made in Brazil, cometeu suicídio se enforcando em seu quarto na cidade de Atibaia (SP). Ela era casada com Oswaldo Vecchione o fundador, baixista e vocalista da banda que está na ativa desde 1967. Eles estavam casados desde 1990 e tiveram um filho. Deborah sofria de depressão.


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/