18 de dezembro de 2009

Woodstock [Woodstock 3 Days of Peace & Music]







Sinopse:

Woodstock - 3 Days of Peace and Music" é a nova edição do documentário "Woodstock - Onde tudo começou", com o qual Michael Wadleigh retratou o marco do movimento hippie em 1969 e cujo lançamento , em Nova York, abriu as comemorações pelo 40º aniversário do famoso evento.
Atuações nunca vistas de Joan Baez, Santana, The Who ou Joe Cocker no festival que revolucionou a história do rock entre 15 e 18 de agosto de 1969 poderão ser vistas novamente agora graças à edição de colecionador do filme, com o qual Wadleigh imortalizou o evento.
"Muitos desses artistas já não estão aqui, mas o espírito deles sobrevive em nós, em todos os que mantivemos os ideais da geração de 1960", disse Wadleigh durante a apresentação à imprensa da nova edição de um documentário que deu a volta ao mundo e com o qual ganhou um Oscar em 1971.

Ficha Técnica:

Título no Brasil: Woodstock 3 Days of Peace & Music
Título Original: Woodstock
País de Origem: USA
Gênero: Documentário,Musical
Tempo de Duração: 224 minutos
Ano de Lançamento: 1970
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Wadleigh-Maurice
Direção: Michael Wadleigh


Elenco:

Richie Havens
Joan Baez
The Who
Sha-Na-Na
Joe Cocker
Country Joe and the Fish
Arlo Guthrie
Crosby Stills & Nash
Ten Years After
John Sebastian
Santana
Sly and the Family Stone
Jimi Hendrix
Canned Heat
Jefferson Airplane
Janis Joplin
Jerry Garcia
Bill Graham

Pra Ser Sincero 123 Variaçoes Sobre Um Mesmo Tema








Pra Ser Sincero 123 Variaçoes Sobre Um Mesmo Tema

Autor: GESSINGER, HUMBERTO
Editora: BELAS LETRAS

Sinopse

Em 11 de janeiro de 1985, mesmo dia da abertura da primeira edição do Rock in Rio, Humberto Gessinger subia ao palco do auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS de cabelo new wave e bombacha, para o primeiro show de uma banda que tinha nascido para durar uma noite só. Era para ter se chamado 'Frumelo & Os Sete Belos', mas ninguém gostou, então os integrantes da banda resolveram fazer uma brincadeira com os estudantes de Engenharia e os surfistas que frequentavam o bar da universidade, que estava a pelo menos 100 quilômetros do mar. Engenheiros do Hawaii.

Movin Up: o metal na primeira década do século XXI

A Revista Movin Up acaba de publicar um especial com os 13 álbuns que definiram a década no metal. De Iron Maiden a Mastodon, Sunn O))) e Opeth, cada disco recebeu a justificativa merecida.

Confira no link abaixo.

http://revistamovinup.com/2009/12/15/o-metal-na-primeira-decada-do-seculo-xxi/

Programa canadense elege os “20 Pais do Heavy Metal”




"Listed: 20 Fathers of Heavy Metal" é o nome de uma das edições do programa da série "Listed", da TV canadense MuchMoreMusic. O programa promete "enumerar os 20 pais do Heavy Metal, aquelas bandas cujas grandiosas letras, performances teatrais, e som capaz de arrasar audições, as tornaram referências no seu gênero". O “Metal God” Rob Halford, é um dos comentaristas do programa.

A lista dos "20 Pais do Heavy Metal" segundo o programa é a seguinte:

01. BLACK SABBATH
02. LED ZEPPELIN
03. Iron Maiden
04. JUDAS PRIEST
05. METALLICA
06. AC/DC
07. MOTÖRHEAD
08. DEEP PURPLE
09. KISS
10. DEF LEPPARD
11. MÖTLEY CRÜE
12. VAN HALEN
13. MEGADETH
14. SLAYER
15. ALICE COOPER
16. SCORPIONS
17. ANTHRAX
18. MINISTRY / NINE INCH NAILS
19. PANTERA
20. SYSTEM OF A DOWN

Engenheiros do Hawaii: o porquê do hiato do grupo





No site da Folha Online há um novo trecho do livro "Pra Ser Sincero - 123 Variações do Mesmo Tema", onde Humberto Gessinger relata sobre os dois últimos anos da pausa dos ENGENHEIROS DO HAWAII e os motivos que o levaram a tomar esta decisão. O trecho segue abaixo.

2007... Chegava a hora do velho disco novo, Novos Horizontes, lançado em CD e DVD. Foi gravado ao vivo no mesmo local onde gravamos o 10.000 Destinos. Quase todas as turnês passaram por essa tradicional casa de shows de São Paulo. Ela já teve vários nomes, os últimos vinculados a patrocinadores. Boa sensação estranha de sobreviver aos nomes. O disco aprofundava a viagem iniciada no Acústico MTV. A principal diferença, além da viola caipira, era o número maior de músicas inéditas: oito. Gravar ao vivo passou a ser fundamental para mim. Quanto mais cosméticos a tecnologia de estúdio oferece, mais me fascina o que só acontece uma vez, numa noite, em frente a algumas pessoas.

A diferença entre músicas inéditas e regravações foi ficando cada vez mais irrelevante para mim. Boa sensação estranha de que tudo se misturava e construía uma única infinita canção. Esses são os novos horizontes: livres, desformatados. na falta de algo melhor nunca me faltou coragem na falta do que fazer inventei a minha liberdade As mesmas participações do disco anterior, Carlos e Clara, reforçavam os nós na tapeçaria, os elos na corrente.

Maltz inseriu um rap em Cinza, uma música que eu havia lhe enviado. Mandou bem. Clara cantou A Onda e Parabólica, música que escrevi para ela e em cujo clip ela apareceu, antes de completar um ano de vida. Em poucos minutos, cantando com minha filha, aprendi mais sobre o ciclo da vida do que aprenderia lendo todas as bibliotecas do mundo. No palco, com os "de fé", boa sensação estranha de que tudo se mistura e constrói uma única infinita família.

Tudo as 123 mil maravilhas. Exceto numa questão de logística: imperava o caos aéreo no país, transformando num inferno a vida de quem voava todo fim de semana. Que saudade dos tempos em que eu saía de manhã, de Porto Alegre, para tocar em Manaus, à noite, sem receio de perder a hora. Já não era só a neblina do inverno porto-alegrense que parava tudo e entupia o saguão do Aeroporto Salgado Filho. O sistema colapsou. Envelheci dez anos ou mais nesses meses.

2008... Resolvi dar um tempo nos Engenheiros do Hawaii. Voltei ao baixo para os últimos shows. Querem que eu pinte um quadro geral? Não dá. Só vejo pontos. O caos aéreo, a rotina em que tudo se transforma, a satisfação de ter feito os discos e shows que queria fazer Isso mesmo, a insatisfação pode ser um combustível que a felicidade não é. As duas últimas turnês foram as mais bemsucedidas da história da banda. Os discos dessa última fase, dois no gerúndio e dois acústicos ao vivo, me satisfizeram completamente.

Resolvi parar por tempo indeterminado. Ok, também odeio a expressão "tempo indeterminado". Mas ela pode ser uma definição interessante da vida. Talvez, quando tu estiveres lendo, eu já tenha voltado, talvez não volte nunca mais. Não é nada tão dramático, é a vida. O último show (dessa fase?) foi no Crato, A Princesa do Cariri, no Ceará. Na última música do último bis, desajeitadamente, improvisei uma versão: só deixo o meu cariri no último pau-de-arara.

pode ser pra sempre, pode não ser mais
pode ter certeza e voltar atrás
pode correr risco, arriscado sempre é
só não pode o medo te paralisar

No início de 2007, quando recebi uma homenagem no Prêmio Açorianos, em Porto Alegre, convidei Duca Leindecker para tocar umas canções comigo. Desde então, vez por outra, falávamos em fazer alguma coisa juntos. Por coincidência, Duca também estava dando um tempo na sua banda, Cidadão Quem. A hora havia chegado. 123 bandas podem se considerar "a maior banda do rock gaúcho". Nós criamos o duo Pouca Vogal para ser "a menor banda do rock gaúcho". Escrevemos algumas músicas e as colocamos no site www.poucavogal.com.br para download gratuito. Boa sensação estranha de sobreviver à indústria fonográfica.

Fonte desta matéria: Folha Online

U2: segundo a Billboard, "360º Tour" é a maior turnê do ano





A revista Billboard publicou uma ampla lista de estatísticas de 2009 e da década. A mais importante é "Top Touring Artists of the Decade", na qual o U2 ficou na segunda posição, com quase 1 bilhão de dólares brutos em ingressos das suas várias turnês (US$ 884.157.925,00 para ser mais exato). The Rolling Stones estão na primeira posição, 25 milhões de dólares a mais que o U2 em arrecadação.

Veja a matéria completa e com as posições do U2 em outras listas no U2br:


Versão completa desta matéria: U2BR

Discos Marcantes do 10cc





10cc - Sheet Music (1974)

Origem: Inglaterra

Produtor: 10cc

Formação Principal no Disco:
Eric Stewart – Lol Creme – Graham Gouldman – Kevin Godley

Estilo: Pop Rock

Relacionados: Big Star/Teenage Fanclub/Badfinger

Destaque: The Wall Street Shuffle

Melhor Posição na Billboard: 81o


Graham Gouldman pode não parecer muito familar aos ouvintes de rock em geral, mas muito antes do músico britânico fundar o 10cc — os criadores da conhecidíssima I'm Not In Love (depois regravada pelos Pretenders) — no começo dos anos 70, ele se tornou mais conhecido como um compositor de mão cheia: entre 1965 e 1967, ele compôs vários singles de sucesso, como Bus Stop (para os Hollies), No Milk Today e Listen People (para os Herman's Hermits) e o primeiro grande sucesso da até então banda de blues, Yardbirds, For Your Love. Graham também é o autor de Look Trough Any Window, East West e outro sucesso dos Yardbirds, Heart Full Of Soul. O talendo de Gouldman chamoua atenção de dois editores musicais de Nova Iorque, Kasenetz and Katz. enquanto ele trabalhava como compositor paraa dupla, ele tentava reagrupar os seus ex-colegas dos Mockingbirds, uma espécie de embrião do 10cc. entre idas e vindas, eles se encontravam em diversos projetos musicais paralelos, como Kevin Godley e Lol Creme, que ensaiaram uma dupla estilo Simon e Garfunkel. O quarteto se fechou quando Eric Stewart saiu dos Mindbenders (Graham seguia colaborando nos anos seguintes com o líder original, Wayne Fontana), em 1968 junto com o próprio Graham, que chegou a ser membro do conjunto nos seus estertores. Mesmo assim, o seu ofício era basicamente fazer sucessos para outros artistas gravarem, e essa mesma fórmula simples e fundamental iria forjar a sonoridade do 10cc, uma fórmula um pouco mais densa porém dentro do espírido do pop bubblegum — cujo nome sugere, fácil, grudento de visando tão somente galgar um primeiro lugar nas paradas. O primeiro sucesso veio em 72, uma paródia de doo-up (no mesmo estilo de Oh, Darling!, dos Beatles), ou seja, mesmo com uma cara de banda de rock, o 10cc era uma grande brincadeira que envolvia pop e pastiche e outras reelaborações estéticas numa época em que toda banda que entrasse em estúdio queria lançar uma obra-prima e, de quebra, descobrir a música do futuro. Essa naturalmente não era a pretensão de Graham e seus colegas quando lançou seu álbum mais conhecido, Sheet Music. No fim, o 10cc conseguiu fazer um disco datadamente atemporal, com arranjos e canções excelentes, como Somewhere In Hollywood e The Worst Band In The World, embora Graham não conseguisse como compositor a mesma visibilidade que e excelência que o tornou famoso em meados dos anos 60 mas naturalmente colocou a banda nos píncaros azulados da fama naqueles idos de 74: eles conseguiram ficar com Sheet Music por dois meses e meio despontando nas paradas, o que lhes permitiu excursionar pelos Estados Unidos no ano seguinte.

10cc







10cc foi um grupo britânico de art rock muito famoso na década 1970.

O grupo era inicialmente formado por quatro músicos que já tinham composições em parceria e que gravaram juntos por cerca de três anos até assumirem o nome "10cc" em 1972.

Em 1975, a banda atingiu o seu maior sucesso com a canção I'm Not in Love além de outros hits como: Silly Love, Wall Street Shuffle e Dreadlock Holiday.

Desde 1999, Gouldman tem feito uma turnê com uma versão da banda formada por Rick Fenn, Paul Burgess, Mick Wilson, Mike Stevens e / ou Keith Hayman, com aparições ocasionais convidado por Kevin Godley. A banda lançou duas turnês nacionais no Reino Unido e Europa, tocando os sucessos do 10cc, além de composições de Gouldman que foram sucessos na voz de outros artistas.


Informação geral

Origem:Stockport

País:Inglaterra

Gêneros:rock,art rock,pop,soft rock

Período em atividade:1972-1983, 1992-1995

Gravadoras:Warner Music Group

Integrantes:Graham Gouldman,Eric Stewart,Kevin Godley,Lol Creme,Paul Burgess,Rick Fenn,Stuart Tosh,Duncan Mackay,Tony O'Malley

Membros

* Graham Gouldman
* Eric Stewart
* Kevin Godley
* Lol Creme

Discografia

Álbuns de estúdio

* 10cc (1973)
* Sheet Music (1974)
* The Original Soundtrack (1975)
* How Dare You! (1976)
* Deceptive Bends (1977)
* Bloody Tourists (1978)
* Look Hear? (1980)
* Ten Out of 10 (1981)
* Windows in the Jungle (1983)
* Meanwhile (1992)
* Mirror Mirror (1995)

Álbuns ao vivo

* Live and Let Live (1977)
* 10cc in Concert (1981)
* 10cc Alive (1993)
* King Biscuit Flower Hour (1996)
* Live (2000)
* Alive: The Classic Hits Tour (2002)
* The Best of 10cc Live (2007)

Compilações

* 100cc: The Greatest Hits of 10cc (1975)
* Greatest Hits 1972-1978 (1979)
* Changing Faces: The Very Best of 10cc and Godley and Creme (1987)
* The Very Best of 10cc (1997)
* Strawberry Bubblegum (2003)
* Greatest Hits ... And More (2006)

Hoje na história do Rock no mundo - 18/12




Os Beatles comemoram o terceiro natal no topo


[18/12/1965] Há 44 anos

O single "Day Tripper / We Can Work It Out" atinge o topo da parada na Grã-Bretanha, rendendo aos Beatles o terceiro hit em primeiro lugar no dia de Natal. Em 1963 e 1964, respectivamente, eles haviam emplacado "I Want To Hold Your Hand" e "I Feel Fine".


O Faces anuncia sua separação


[18/12/1975] Há 34 anos

Mais envolvido com o lançamento de seu álbum solo, "Atlantic Crossing", Rod Stewart decide deixar o Faces para seguir seus próprios passos. Assim, a banda anuncia, oficialmente, sua separação, durante uma coletiva de imprensa em Londres. Em junho do ano seguinte, o tecladista Ian McLagan e o baterista Kenney Jones reformariam o grupo, sob o nome de Small Faces, ao lado de Steve Marriott.


Rod Stewart faz show via satélite


[18/12/1981] Há 28 anos

Durante a turnê do álbum "Tonight I'm Yours", Rod Stewart faz um show no Forum, em Los Angeles, e é assistido por mais de 30 milhões de pessoas. A apresentação, que contou com a participação de Kim Carnes (em "Tonight's The Night") e Tina Turner (em "Hot Legs", "Stay With Me" e "Get Back"), foi transmitida via satélite para vários países.


Keith Richards casa-se aos 40 anos


[18/12/1983] Há 26 anos

O guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards, casa-se com a modelo Patti Hansen, de 27 anos. A cerimônia aconteceu na região de Cabo San Lucas, no México, no dia em que Richards comemorava 40 anos de idade, e contou com a presença de Marlon e Dandelion, os filhos de seu primeiro casamento. Seu companheiro, o vocalista Mick Jagger, foi um dos padrinhos.


Echo ganha coleção de videoclipes


[18/12/1986] Há 23 anos

Uma retrospectiva de videoclipes do Echo & The Bunnymen, intitulada "Picture", chega às lojas da Grã-Bretanha, via Warner Music. Além do material lançado, anteriormente, no home video "Porcupine", ele trazia as versões televisivas dos hits "The Killing Moon" e "Bring On The Dancing Horses".

Hoje na história do Rock Brasileiro - 18/12




- 1982: Nasceu, em Porto Alegre, Rodolfo Krieger, baixista da banda Cachorro Grande. Antes de entrar para a banda Rodolfo foi vocalista da banda Gabardines e tocou guitarra e voz na banda Os Efervecentes.

- 2000: Sérgio Britto, vocalista e tecladista do Titãs, lançou o 1º disco solo chamado 'A Minha Cara'. Os destaques são “Pensamento#2”, “Cama, Mesa e Banho” e a faixa título.


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/