17 de dezembro de 2009

Vinícius






Sinopse:

A montagem de um pocket show em homenagem a Vinicius de Moraes por dois atores (Camila Morgado e Ricardo Blat) é o ponto de partida para reconstituição de sua trajetória. O documentário mostra a vida, a obra, a família, os amigos, os amores de Vinicius de Moraes, autor centenas de poesias e letras de música. A essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as transformações do Rio de Janeiro através de raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicos.

Ficha Técnica:

Título Original: Vinícius
País de Origem: Brasil
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 2005
Estréia no Brasil: 11/11/2005
Site Oficial: http://www.uip.com.br/vinicius/
Estúdio/Distrib.: UIP
Direção: Miguel Faria Jr.


Elenco:

Camila Morgado
Ricardo Blat
Renato Braz
Yamandú Costa
Adriana Calcanhotto
Olívia Byington
Mariana de Moraes
Sérgio Cassiano
Zeca Pagodinho
Mart'Nália
Antônio Cândido
Caetano Veloso
Carlos Lyra
Carlinhos Vergueiro
Chico Buarque
Ferreira Gullar
Edu Lobo
Francis Hime
Georgiana de Moraes
Gilberto Gil
Luciana de Moraes
Maria Bethânia

Led Zeppelin e o lendário encontro com Elvis Presley




No início de dezembro de 2007, enquanto aguardava com ansiedade o show de reunião do Led Zeppelin, Cameron Crowe, que dirigiu o filme "Quase Famosos", relembrou o histórico encontro da banda com ELVIS PRESLEY:

"É difícil de acreditar que eles estiveram na mesma sala, mas em 1972 os cantos diametralmente opostos do mundo da música chegaram juntos. Led Zeppelin se encontrou com Elvis Presley.

Quem organizou o encontro foi o promotor mútuo deles, Jerry Weintraub (que depois produziu a série Ocean's 11 com George Clooney e Brad Pitt), levando Jimmy Page e Robert Plant para o quarto de hotel de Presley em Las Vegas.

A música do Zeppelin na época permeava as ondas do ar. Eles eram imensamente populares, uma força enigmática do hard rock. Presley já tinha se reinventado como o rei de Vegas, e um colega 'honorário contra as drogas' de Richard Nixon.

Nos primeiros minutos da reunião de cúpula, Elvis ignorou o Led. A sala estava preenchida com um silêncio desajeitado. Os seguranças monitoravam a temperatura. Jimmy Page - que pegou numa guitarra pela primeira vez depois de ouvir Elvis cantar 'Baby Let's Play House' numa rádio americana - começou a ficar agitado. O que estava acontecendo? Será que Elvis realmente queria conhecê-los? Ou foi tudo um grande mal-entendido?

Finalmente, Elvis se virou para seus convidados. A primeira pergunta dele não teve nada a ver com a música do Zeppelin. Foi sobre a reputação de bangunceiros que o interessou. 'Me digam', perguntou Elvis, 'é verdade, essas histórias sobre vocês na estrada?'

Durante um momento surreal, eles se viram olhando a versão tri-dimensional da própria rebeldia jovem deles. Plant falou primeiro, sem abrir um sorriso. 'Claro que não', ele disse. 'Nós somos homens de família. Na verdade, eu me divirto muito em andar pelos corredores de hotel, cantando suas músicas'. Plant se curvou para a frente, e ofereceu sua melhor imitação de Elvis Presley. 'Treat me like a foooool, treat me mean and cruuuel, but loooooove me...'

Elvis fixou seu olhar em Plant e estudou o momento com intensidade. Daí desabou em gargalhadas. Os seguranças também começaram a rir e de repente a atmosfera passou a ser amigável.

Nas próximas duas horas, Presley divertiria a banda contando suas próprias histórias da estrada e episódios ocorridos na época em que fazia filmes. Confessou que nunca tinha ouvido nada do Led, exceto por uma canção que seu meio-irmão lhe mostrara - 'Stairway To Heaven'. 'Gostei dela', disse.

Mais tarde, caminhando nos corredores do hotel, Page e Plant se perguntavam se o encontro com o Rei havia sido tão bom quanto parecera, e a resposta chegou momentos depois.

'Hey', veio uma voz do corredor. Via-se apenas a cabeça de Elvis. Nunca mais eles se reencontrariam, mas esta última imagem ficaria para sempre em suas memórias. Lá estava Elvis cantando para seus novos amigos 'Hard-Rockers' uma imitação perfeita de Robert Plant imitando a si mesmo. "Treat me like foooool…"

Fonte desta matéria (em inglês): The Telegraph

Rock and Roll Hall: confira os novos nomes a ser incluídos




A Rock and Roll Hall Of Fame Foundation anunciou nesta terça-feira os nomes dos artistas que serão incluídos no hall em 2010. A lista pode ser conferida abaixo.

ABBA
GENESIS
JIMMY CLIFF
THE HOLLIES
THE STOOGES

ABBA e THE STOOGES já tinham indicações anteriores, mas apenas agora serão oficialmente incluídos no Hall of Fame.

O quarteto sueco ABBA foi um dos mais famosos grupos de música pop no mundo, tendo lançado diversos hits nos anos 70, os quais alcançaram o topo das paradas em diversos países.

O GENESIS, banda formada no fim dos anos 60, foi um dos maiores e mais influentes nomes do rock progressivo, por onde passaram artistas como Peter Gabriel e Phil Collins, e que, posteriormente, passaria a investir numa tendência mais rock pop.

O cantor jamaicano JIMMY CLIFF foi um dos mais famosos nomes do reggae mundial, tendo inclusive alcançado grande popularidade no Brasil no fim dos anos 80 e início dos 90. No entanto, sua carreira tem início ainda na década de 60.

O THE HOLLIES iniciou carreira no início dos anos 60, emplacando diversos sucessos naquela década e tendo sido uma das bandas a lançar álbuns nos Estados Unidos naquele período, durante a primeira leva da chamada "Invasão Britânica", liderada pelo Beatles.

Capitaneados pelo lendário Iggy Pop, o THE STOOGES foi uma das mais festejadas bandas de rock do final dos anos 60, levando adiante um som muito mais enérgico do que o observado na maioria das bandas da época e que seria considerado o embrião do punk rock.

A cerimônia de inclusão acontece no dia 15 de março de 2010, no Waldorf Astoria, em Nova York. Para que um artista possa ser indicado ao 'Rock and Roll Hall of Fame' é necessário que tenham se passado um mínimo de 25 anos desde o lançamento de seu primeiro trabalho.

Fonte desta matéria: rockhall

Hoje na história do Rock no mundo - 17/12




The Who fecha turnê de despedida


[17/12/1982] Há 27 anos

O grupo The Who faz o último show de sua turnê de despedida, no Maple Leaf Gardens, em Toronto, no Canadá. O evento histórico foi transmitido na América do Norte via pay-per-view e, mais tarde, foi lançado no formato home vídeo.


Carro de Paul McCartney pega fogo


[17/12/1986] Há 23 anos

A limusine que conduzia Paul McCartney e sua esposa, Linda, pega fogo no caminho para Newcastle, Tyne & Wear, na Inglaterra. Eles estavam indo participar de um programa chamado "The Tube", no canal de televisão C4-TV. Ambos, escaparam ilesos.


Doobie Brothers se reúne após quatro anos


[17/12/1986] Há 23 anos

Quatro anos após a separação oficial, os integrantes do Doobie Brothers se reúnem para fazer um show beneficente em Palo Alto, na Califórnia, no intuito de arrecadar dinheiro para as crianças de um hospital na região. A apresentação foi tão satisfatório que acabou inspirando uma nova turnê, no ano seguinte, e a gravação de um álbum inédito, em 1989.


Richie Sambora casa-se com atriz de Melrose


[17/12/1994] Há 15 anos

O guitarrista do Bon Jovi, Richie Sambora, casa-se com a atriz Heather Locklear, em Red Bank, Nova Jersey, nos Estados Unidos, antes de viajar para Paris, na França, onde a cerimônia seria formalizada na igreja American Episcopal Cathedral, diante da família e amigos. Locklear ficou famosa trabalhando no seriado "Melrose" (que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz) e ainda atuou nos filmes "Moneytalks" (no Brasil, "Tudo Por Dinheiro") e "The First Wives Club" ("O Clube das Desquitadas"), entre outros.


Keith Richards rouba guitarra de fã


[17/12/1999] Há 10 anos

Durante sua festa de aniversário, no Russian Tea Room, em Nova York, o guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards, rouba a guitarra de um fã, que estava pedindo um autógrafo do lado de fora do local. Roubado pelo próprio ídolo, o proprietário da guitarra poderia ter processado o músico, mas limitou-se a declarar: "É o Keith, cara".

Hoje na história do Rock Brasileiro - 17/12




ATENÇÃO 1972: A banda de rock progressivo/psicodélico Tamarineira Village, do Recife, fez seu 1º grande show realizado no bar Beco do Barato, o principal point da época. Fazendo uma mistura de ritmos nordestinos com rock, Tamarineira Village foi precursora do rock psicodélico de Recife. Nesse período a banda era formada por Marco Pólo Guimarães (voz), Almir de Oliveira (baixo), Agrício de Noya (percussão), Ivson Wanderley (o Ivinho, guitarra) e Israel Semente Proibida (bateria). Dois anos depois, o Tamarineira Village, já bastante reformulado, mudou de nome e se tornou uma outra lendária e ótima banda do Recife: Ave Sangria.

- 1983: Estreou nas rádios a música “Pro Dia Nascer Feliz”, mega hit do Barão Vermelho, e um dos grandes sucessos do rock brasileiro da década de 1980.

- 1986: O RPM fez o último show da turnê Rádio Pirata. A apresentação aconteceu no ginásio do Ibirapuera e foi beneficente em prol de crianças carentes. Essa turnê, que se iniciou em 19 de setembro de 1985, durou 452 dias, com mais de 200 apresentações e foi assistida por mais de 3 milhões de pessoas.


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/