7 de dezembro de 2009

Cinco Covers inusitados do rock





Na história do rock existem casos de bandas que fizeram covers de canções que nada tem em comum com o estilo. O Blog Cena listou cinco delas:

1 – Beatles – Bésame Mucho

A banda mais famosa de todos os tempos gravou inúmeros covers. Canções de Chuck Berry e de outros astros do rock’n roll que lhes influenciaram. No entanto, uma das músicas que os Beatles fizeram uma versão não tem nenhuma ligação direta com o seu estilo.

Desde o início da banda, quando eles tocavam durante mais de seis horas por dia em clubes de Hamburgo, na Alemanha, uma das músicas que fazia parte do repertório era “Bésame Mucho”, composta em 1940 pela mexicana Consuelo Velásques.

A música não chegou a ser lançada oficialmente pela banda. Ela ganhou uma versão no documentário Let it Be, e em 1995 foi lançada na coletânea “Anthology”. Assista abaixo o trecho em que a banda toca “Bésame Mucho” em Let it Be:






2 – Cake – I Will Survive

O Cake é um grupo de rock alternativo que surgiu na década de 90 misturando diversas influências. Um de seus maiores sucessos foi um cover inusitado da canção “I Will Survive”, hit da cantora Gloria Gaynor que acabou se transformando em um hino gay.

A versão da banda é totalmente diferente da original, e tem o seu charme com uma pegada rock e a presença de metais. O solo de guitarra também é um dos pontos altos deste cover. Assista abaixo a versão de “I Will Survive” do Cake:





3 – Van Halen – Pretty Woman

Se o Van Halen tivesse gravado um cover de “Pretty Woman”, de Roy Orbison, na época em que Sammy Hagar estava nos vocais, não seria nada estranho. O inusitado é que a banda gravou a canção logo na primeira fase, com Dave Lee Roth à frente do grupo.

A letra da música, que ganhou destaque mundial depois do filme homônimo, é melódica, sendo quase um lamento – característica comum nas letras de Robinson. Ao mesmo tempo, o Van Halen da era Roth tinha músicas que mostrava sempre uma confiança acima da média e não muito românticas, caracterizando mais as mulheres como um objeto sexual (basta ouvir Hot for Teacher). De qualquer forma, a fórmula funcionou, e a versão de “Pretty Woman” do Van Halen é algo que vale a pena ser ouvido por qualquer amante do rock. Confira um vídeo da música abaixo:






4 - Joe Cocker – With a Little Help From My Friends

O cantor britânico Joe Cocker ganhou fama com uma versão super inspirada da canção “With a Little Help From My Friends”, dos Beatles. Enquanto a versão original tem um andamento quase cômico, com Ringo Starr no vocal, a versão de Cocker é absolutamente melancólica.

Uma das curiosidades ligadas à gravação desta canção é que a guitarra foi tocada por ninguém menos que Jimmy Page, que anos depois formaria o Led Zeppelin. A música ficou marcada depois que Joe Cocker a interpretou no Festival Woodstock, em 1969. Confira abaixo o vídeo desta ocasião:




5 – The Animals - The House of the Rising Sun

O Animals foi um grupo dos anos 60 que, apesar de não ter ganhado tanta notoriedade como alguns contemporâneos, influenciou inúmeros artistas do rock’n roll. Um de seus grandes sucessos é um cover de uma música tradicional americana chamada “The House of the Rising Sun”.

A canção fala sobre um bordel em Nova Orleans, nos EUA, e o inusitado desta história é ela ganhar destaque com um grupo britânico. Assista abaixo ao vídeo da canção:






Fonte: BlogCena

Rede Globo: gafes que rondam o Heavy-Rock na emissora





Em abril deste ano, uma reportagem publicada aqui no Whiplash! com o título “Interessa mostrar que o metal tem cara feia”, relatava como a mídia patronal tem criado uma imagem deturpada e, na maioria das vezes, incorreta acerca do heavy metal.


Na matéria, Vitão Bonesso, locutor do programa Backstage da rádio Kiss FM, explicou que a grande imprensa realiza as coberturas do heavy-rock de forma superficial e incompleta. “A mídia hegemônica não está preparada para cobrir o gênero, assim a cobertura termina sendo, como é de se esperar, rasteira, cheia de erros e sensacionalista”, argumenta o locutor.

Como prova desses fatos relatados na reportagem publicada em abril, a Rede Globo andou mostrando como “entende” do assunto heavy-rock. O portal da globo.com, o G1, noticiou que Janick Gers e Nicko McBrain eram membros do METALLICA, sendo que o primeiro é guitarrista e o segundo é baterista do IRON MAIDEN. Segue link dessa publicação do G1.

Para completar as gafes, uma reportagem do Jornal Hoje, da Rede Globo, mostra a apresentação do Iron Maiden, em Manaus, e a repórter apresenta o “camarim do integrante Lauren Harris”. Lauren Harris é, na verdade, a filha de Steve Harris, baixista da banda. Essa gafe está em vídeo online (confira aos 1:52).






Na comunidade oficial do AC/DC Brasil, há um post dedicado à gafe cometida no programa Caldeirão do Huck, ainda da Rede Globo. No inicio do programa, o apresentador Luciano Huck joga Rock Band com campeões do game. Todos vestidos de Angus Young, inclusive Huck, tocam a música “Back TO Black” ao invés de “Back in Black”. Perdeu essa? Confira aqui aos 2:08.

Para incrementar o conhecimento da Rede Globo no gênero heavy-rock, a jornalista do SPTV apresentou o AC/DC como “ACÊ DÊ CÊ”.

Fonte desta matéria: MetalHead

Hoje na história do Rock no mundo - 07/12




Beach Boy casa-se com Marilyn Rovell


[07/12/1964] Há 45 anos

O líder dos Beach Boys, Brian Wilson, casa-se com Marilyn Rovell, em um cartório de Los Angeles, na Califórnia. No mesmo mês, ele iniciaria uma turnê de duas semanas pelos Estados Unidos, ao lado do grupo, e sentiria as primeiras conseqüências de uma surdez parcial em um dos ouvidos. Por decorrência deste problema, Wilson deixaria de tocar ao vivo com os Beach Boys, concentrando-se somente nas composições das músicas e produção dos discos.


Os Beatles viram vizinhos de Sherlock Holmes

[07/12/1967] Há 42 anos

Os Beatles inauguram a Apple Boutique, no número 94 da famosa Baker Street (lar do lendário detetive Sherlock Holmes, personagem criado por Arthur Conan Doyle), em Londres. Dois dias depois, a música "Hello Goodbye" iniciaria uma liderança de sete semanas no topo da parada.


Eric Burdon anuncia o fim do Animals


[07/12/1968] Há 41 anos

O líder do Animals, Eric Burdon, anuncia o fim da banda. Ao lado dos companheiros, ele havia acabado de concluir uma turnê pelos Estados Unidos e pelo Japão e só precisava fazer mais uma apresentação, em Newcastle, cidade natal do grupo. Na época, a idéia de Burdon era viajar para a Califórnia e iniciar uma carreira de ator.


Guns N' Roses mantém cover de Charles Manson


[07/12/1993] Há 16 anos

Depois de alguns protestos, o Guns N' Roses anuncia que irá manter o cover do psicopata Charles Manson, "Look at You Game, Girl", no álbum "The Spaghetti Incident". A decisão foi tomada, pois a banda descobriu que os direitos autorais dela seriam passados para o filho de uma das vítimas de Manson. Contendo somente regravações, "The Spaghetti Incident" estreou na quarta posição da parada norte-americana e ganhou disco de platina em janeiro do ano seguinte.


Depeche Mode começa a trabalhar em Ultra


[07/12/1995] Há 14 anos

Aparentemente recuperado da dependência de drogas, o vocalista do Depeche Mode, Dave Gahan, junta-se aos companheiros e começa a gravar o próximo álbum do grupo, com a ajuda do produtor Tim Simenon. Em 1996, ficaria provado que ele não estava livre das drogas. Em pouco tempo, Gahan foi preso e chegou até a sofrer uma overdose. Por isso, o lançamento do disco, batizado de "Ultra", sofreu um longo atraso e só chegou às lojas em abril de 1997.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 07/12




- 1945: Nasceu, no Rio de Janeiro, a cantora Rosemeire Gonçalves, mais conhecida como Rosemary. Ela lançou em português grandes sucessos de Rita Pavone. Em junho/62 lançou o primeiro 78rpm com a música “Eu Sei”.

ATENÇÃO - 1987: A Legião Urbana lançou o terceiro disco Que País é Esse 1978/1987. Os destaques são “Eu Sei”, “Faroeste Caboclo”, “Angra dos Reis”, “Mais do Mesmo” e a faixa título.


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/