20 de novembro de 2009

Os Monkees Estão Soltos (Head)








The Monkees Os Monkees Estão Soltos (Head)

Em setembro de 1966 foi ao ar o primeiro episódio de uma série de televisão sobre uma banda de rock: The Monkees. O seriado durou 58 episódios, até 1968, foi um grande sucesso. Também foi produzido um filme em 1968, Os Monkees Estão Soltos (Head). A banda era inspirada nos Beatles e chegou a lançar discos com as músicas do seriado. Mas o problema é que os atores, que também eram músicos, pouco participavam dos discos, os produtores preferiam que músicos profissionais fizessem as gravações. Uma curiosidade: o cantor Stephen Stills (do Buffalo Springfield e do Crosby, Stills, Nash & Young) seria um dos membros da banda, mas desistiu, indicando seu colega de quarto, Peter Tork, que foi aceito.
Sem o programa de TV, a banda precisava de algo novo para manter a popularidade, e nada melhor que um filme para fazer isso! A direção ficou por conta do produtor da finada série Bob Rafelson que chamou para uma ajudinha o novato Jack Nicholson. Nicholson era um ator iniciante em L.A e andava escrevendo alguns roteiros meio sem pé nem cabeça, como o The Trip, estrelado por Peter Fonda, que narrava do íncio ao fim uma viagem de LSD. Se alguém pensou que ele iria maneirar no filme dos Monkees, estava enganado. Head foi talvez o roteiro mais insano da sua carreira, tentando fazer uma crítica ao consumismo da música pop mas ao mesmo tempo fazendo um samba do crioulo doido com algumas paródias, números musicais, imagens de guerra, takes submarinos, coca-colas no deserto, Frank Zappa e momentos de pura piada. Tudo isso sem nenhuma cronologia e abusando de cores exageradas e imagens desfocadas. Head ficou conhecido como “A Hard Day’s Night On Acid”. Logicamente o filme foi um fracasso, já que nem os produtores resolveram apostar num possível sucesso e a divulgação foi bem fraca. Apesar disso, os Monkees até hoje são muito orgulhosos do resultado final, certamente o projeto mais ambicioso da carreira.


A trilha sonora de Head saiu em dezembro de 68, apresentando seis excepcionais canções, alguns diálogos sem sentido e trechos do filme.

Depois da fantástica "For Pete’s Sake", Peter Tork reaparecia com inspiradas composições. Levemente influenciada pelo Love, "Can You Dig It?" esbanjava arranjos orientais, aparecendo no filme em uma cena com belas e psicodélicas dançarinas do ventre. Já "Long Title: Do I Have To Do This All Over Again?" era um rock de guitarras muito bem sacadas. Michael Nesmith contribuía com mais uma excelente canção, "Circle Sky", introduzida pela estranha Ditty Diego com vozes em rotação alterada satirizando o tema dos Monkees e "War Chant", uma irônica crítica à guerra do Vietnâ. Em meio a gritos histéricos de ‘We Want Monkees’, a banda entrega ‘Gimme a W, Gimme a A, Gimme a R/ What does it spell? WAR!!. respondia o público. Fazendo a banda soar como os mestres da guerra e ao mesmo tempo transformando os velhos babões em superstars. "Circle Sky" era um rock pesado, levemente tosco e com alguma influência de Bo Didley.

No entanto as duas melhores músicas eram da autoria de Carole King. "The Porpoise Song" é talvez a melhor canção da carreira dos Monkees e poderia até ser classificada como “a melhor canção que Lennon não fez”, tamanha a semelhança com as composições do beatle. A ultra psicodélica aparecia em uma cena logo no início, com Mickey Dolenz (que a cantou com maestria, diga-se de passagem) nadando junto com sereias coloridas e no final, com a banda toda dentro do mar. "The Porpoise Song" ficou conhecida como o tema do Head e até apareceu no filme Vanilla Sky de Cameron Crowe.

Em parceria com Toni Stern, Carole King deu aos Monkees a balada perfeita "As We Go Along", com pitadas de psicodelia em outra excelente atuação de Dolenz nos vocais.

A live guide 1969-1975: play me my song







Genesis-A Live Guide 1969-1975 (English)
(Play Me My Song)

Sinopse do Livro

um detalhado guia do grupo ao vivo na fase Peter Gabriel (incluindo informações sobre os obscuros primeiros shows da banda)

Dados do Livro

Author: Paul Russell

Título da Edição: Genesis-A Live Guide 1969-1975

Data da Publicação: Sep 01, 2004

Formato: Paperback

Páginas: 221

Clássicos do Heavy e Hard tocados com as mãos

Jerry Phillips toca com as mãos, técnica desenvolvida em mais de trinta anos de prática. Mas ele não "toca com as mãos" da maneira tradicional, usando instrumentos. Entenda assistindo nos vídeos abaixo alguns dos trabalhos do "Hand Musician" (um título mais simpático do que o alternativo "Hand Fart Musician" ou "Músico que peida pelas mãos"). Os solos são particularmente impressionantes.


The Trooper (IRON MAIDEN):





Sweet Child O´Mine (GUNS N´ROSES):





The Final Countdown (EUROPE):




Crazy Train (OZZY OSBOURNE):




Smoke On The Water (DEEP PURPLE):




You Shook Me All Night Long (AC/DC):




Money (PINK FLOYD):




Rocky Theme:




Bohemian Rhapsody (QUEEN) ao vivo na ABC, com entrevista:




Aprenda a peidar com as mãos:

Hoje na história do Rock no mundo - 20/11

Elvis Presley anuncia show no Havaí


[20/11/1972] Há 37 anos

Durante uma coletiva de imprensa no hotel Hilton Hawaiian Village, em Waikiki, Elvis Presley anuncia os planos de fazer o show "Aloha From Hawaii". A famosa apresentação seria, sobretudo, uma festa beneficente, em favor da família de Kuiokalakani Lee, cantor e escritor havaiano que havia morrido de câncer em 1966.


Keith Moon toma tranqüilizante de cavalos


[20/11/1973] Há 36 anos

Durante um show em São Francisco, na Califórnia, o baterista do The Who, Keith Moon, desmaia, após ter tomado uma bebida, que havia sido misturada com tranqüilizante de cavalos. Scott Halpin, um fã de 19 anos, que estava na platéia, se ofereceu para tocar e terminou o show ao lado dos outros integrantes, tocando as últimas três músicas do set.


Chuck Berry é parcialmente inocentado


[20/11/1990] Há 19 anos

Respondendo por duas acusações (posse de drogas e abuso sexual infantil), Chuck Berry livra-se parcialmente, ao conseguir provar sua inocência com o caso das crianças. O guitarrista foi considerado culpado por porte de maconha e, por isso, cumpriu uma pena condicional de dois anos e foi obrigado a doar 5 mil dólares para um hospital.



Australiano é o primeiro a tocar som dos Beatles

[20/11/1995] Há 14 anos

Depois de uma festa promovida pelo Grande Prêmio de Fórmula 1, no Hilton Hotel, em Adelaide, na Austrália, um DJ de uma rádio local torna-se a primeira pessoa a transmitir a música "Free As a Bird", dos Beatles. George Harrison estava na festa e lhe entregou uma cópia do single. O som foi ao ar exatamente às 3h da tarde. Gravado a partir de uma demo de John Lennon, "Free As a Bird" fazia parte do álbum "Anthology Volume 1" e era o primeiro single inédito dos Beatles em 25 anos.


Carl Perkins é hospitalizado em Memphis

[20/11/1997] Há 12 anos

Depois de ser hospitalizado, em junho, com uma artéria carótida obstruída, Carl Perkins sofre um derrame e volta para o Hospital Batista, em Memphis, onde é submetido a um intenso tratamento. Nos dois meses seguintes, ele voltou a ter dois derrames e não resistiu. No dia 19 de janeiro, ele morreria, deixando esposa e três filhos.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 20/11




- 1970: Nasceu, em Brasília, Rodrigo Aguiar de Madeira Campos, o Digão, guitarrista e vocalista do Raimundos. Digão iniciou a carreira em 1986 como baterista da banda Filhos de Mengele (músicas ao lado no link para trama virtual). Parabéns Digão!

- 1983: O Herva Doce lançou o segundo disco. Os destaques são “Bip Bip” e “Parei Geral”.

ATENÇÃO - 1986: O Replicantes lançou o primeiro home video de uma banda nacional, produzido na Invídeo, de Porto Alegre (RS). Esse home video, em VHS, trazia imagens de shows, ensaios e viagens da banda. Entre os sucessos do Replicantes estão “Surfista Calhorda”, “Festa Punk” e “Nicotina”.

- 1994: A banda Kleiderman, projeto paralelo dos titãs Branco Mello e Sérgio Britto, lançou o disco Con El Mundo a Mis Pies. A banda era formada por Branco Mello (baixo, voz), Sérgio Britto (guitarra, voz) e Roberta Parisi (bateria).

- 2000: O Charlie Brown Jr. lançou o terceiro disco Nadando com os Tubarões. Os destaques são “Rubão” e “Não é Sério”.

- 2003: O Rappa lançou o disco O Silêncio Q Precede o Esporro. Os destaques são “Bitter Russo Champagne”, “Reza Vela” e “Rodo Cotidiano”.


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/