7 de novembro de 2009

Monterey Pop







O Festival de Música Pop Internacional de Monterey aconteceu de 16 a 18 de junho de 1967 na Monterey County Fairgrounds em Monterey, Califórnia. Foi organizado pelos produtores Loud Adler e Alan Pariser, o músico John Phillips (do The Mamas & the Papas) e o publicitário Derek Taylor; entre os membros da comissão do festival estavam integrantes dos Beatles e dos Beach Boys.

Os artistas se apresentaram de graça, com toda a renda sendo doada à instituições de caridade. Mais de 200,000 pessoas compareceram ao festival, que é considerado como o começo do "Verão do Amor" dos hippies.

Monterey foi a primeira apresentação nos EUA de Jimi Hendrix (que foi agendado devido à insistência de Paul McCartney) e do The Who, sendo também a estréia para a grande público de Janis Joplin e Otis Redding (que morreria tragicamente alguns meses depois).

Muitos executivos de gravadoras estavam na platéia, e a maioria das bandas ganharam contratos de gravação depois de suas apresentações no festival. Outros grupos também foram notados por sua não-aparição -- os Beach Boys não puderam comparecer devido à problemas com a recusa do vocalista Carl Wilson de se registrar no festival, e o músico britânico Donovan teve seu visto recusado por ter sido pego com drogas em 1966.

Monterey foi o primeiro grande festival de rock do mundo, e tornou-se modelo para futuros festivais, principalmente Woodstock.

O festival também foi tema de um aclamado documentário por D. A. Pennebaker, intitulado Monterey Pop.


Artistas que se apresentaram em Monterey

Sexta-feira, 16 de junho

* The Association
* The Paupers
* Lou Rawls
* Beverly
* Johnny Rivers
* Eric Burdon & The Animals
* Simon and Garfunkel

Sábado, 17 de junho

* Canned Heat
* Big Brother and the Holding Company
* Country Joe and the Fish
* Al Kooper
* The Electric Flag
* Quicksilver Messenger Service
* Steve Miller Band
* The Electric Flag
* Moby Grape
* Hugh Masekela
* The Byrds
* Laura Nyro
* Jefferson Airplane
* Booker T. & the MG's
* Otis Redding

Domingo, 18 de junho

* Ravi Shankar
* The Blues Project
* Big Brother and the Holding Company
* The Group With No Name
* Buffalo Springfield
* The Who
* The Jimi Hendrix Experience
* Grateful Dead
* Scott McKenzie
* The Mamas & The Papas

Discos Marcantes do The Pretty Things







The Pretty Things - S. F. Sorrow (1968)

Origem: EUA

Produtor: Norman Smith

Formação Principal no Disco: Phil May - Dick Taylor - John Povey - Wally Allen - Skip Allan

Estilo: Acid Rock / Rock

Relacionados: Pink Floyd; The Who; The Beatles

Destaque: Baloon Burning

Melhor Posição na Billboard: Não encontrado

S. F. Sorrow, a épica saga do garoto Sebastian, não é importante na história apenas pela sua qualidade. Este, que foi o primeiro álbum conceitual da influente banda Pretty Things, foi também uma das primeiras ópera-rocks gravadas. Gravado em Abbey Road meses após o Sgt. Peppers dos Beatles e o Piper At The Gates, do Pink Floyd, este discaço precede por alguns meses a temática que viria a ser trabalhada em Tommy, do The Who, ao se utilizar da metáfora da solidão e tristeza de um guri para fazer uma jornada ao subconsciente das pessoas e mostrá-las seu objetivo. No caso de Phil May, a mente por trás deste conceito, o desejo é mostrar o quanto a sociedade, após uma vida sucessiva de perdas (da infância, com a 1ª faixa; dos amigos, mostrada em Bracelets Of Fingers; e até do amor, mostrada em Baloon Burning). A temática do disco é triste, porém bastante reflexiva. O trabalho do seminal produtor Norman Smith, dos primeiros álbuns dos Beatles e do Pink Floyd, é primoroso, utilizando-se de técnicas avançadas e inovadoras na gravação, como o uso de Mellotron e outros processos ainda não tão comuns a todos. A jornada pela tristeza dos Pretty Things, embora fracassada comercialmente, trouxe muitas coisas proveitosas à música, a começar por este disco.

The Pretty Things







The Pretty Things foi uma banda de rock dos anos 60 e 70 formada em Londres.

Pretty Things é uma banda de Londres do início dos anos 60. Dick Taylor e Mick Jagger eram parceiros, mas as ambições pop do Mick fizeram Dick Taylor arranjar sua própria banda, daí se uniu a Phil May e surgiu o Pretty Things. É a banda responsável pelo primeiro disco ópera rock, o S.F. Sorrow.

Pretty Things o The Who precedeu em 1 ano ao produzir um dos primeiros álbuns chamados “ópera rock” da história, o S.F. Sorrow. Foi gravado no lengendário Abbey Road, 6 meses depois do Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band (Beatles) e The Piper at the Gates of Dawn (Pink Floyd). O álbum foi muito aclamado pelo público e pela crítica, seguido por outro álbum de sucesso - Parachute.

Os primeiros trabalhos da banda eram influenciados por Bo Diddley (inclusive eles tiraram o nome da banda da música dele de 1955 “Pretty Thing”) e Jimmy Reed, os mesmos inspiradores de várias bandas da época. O guitarrista Dick Taylor era um dos integrantes originais do Rolling Stones antes de fundar a banda com o vocalista Phil May. Eles mudaram algumas vezes de integrantes.

Seu único sucesso nos Estados Unidos foi com o primeiro compacto, “Rosalyn”, em 1964, e o grupo obteve muito sucesso no Reino Unido neste primeiro ano, assim como na Austrália, Nova Zelândia, Alemanha e nos Países Baixos.

Já os trabalhos de 1970 pra frente mantinham a base do blues, porém com uma influência mais ‘hard rock’ e ‘metal’. E os 80 com a influência punk.

São poucas as bandas mais doidas do que The Pretty Things. Criada por Phil May e Dick Taylor, seis meses depois de Taylor deixar os Rolling Stones (onde foi substituido por Bill Wyman), The Pretty Things, embora geralmente esquecido nas relações de grandes bandas da década de sessenta, foi de fato uma das melhores, mais sujas e mal comportadas que existiram naqueles tempos.

Embora sem conseguir nenhum sucesso nos Estados Unidos, tem fãs fiéis na Inglaterra. A banda persistiu e durou até quase a década de oitenta. Em seu segundo disco, "Get The Picture", Jimmy Page toca guitarra e pandeiro, além de receber co-autoria para a canção "You Don't Believe Me" (Graham/May/Morrell/Page). A faixa teria também a participação de John Acutt e Twink Alder, respectivamente baixista e baterista da banda The Fairies. O baixista original John Stax, na ocasião da gravação da faixa, estava recém casado e à caminho de sua lua de mel, enquanto o baterista Viv Prince fora preso por embriaguês pública após a festa de casamento. Aparentemente a caminho de sua casa, ele foi interpelado por um guarda, iniciou uma discussão e depois de derrubar o quepe do referido policial, acabou detido.


Discografia

* The Pretty Things (1964)
* Get The Picture (1965)
* Emotions (1966)
* S.F. Sorrow (1968)
* Parachute (1969)
* Silk Torpedo (1974)
* Savage Eye (1975)
* Freeway Madness (1971)
* Cross Talk (1980)



Hoje na história do Rock no mundo - 07/11




Mick Jagger é comparado a Adolph Hitler

[07/11/1969] Há 40 anos

Os Rolling Stones iniciam a sexta turnê nos Estados Unidos, com um show na Universidade do Estado, em Fort Collins, no Colorado. Com duração de um mês, a excursão teve um total de 17 apresentações. Em uma delas, o redator (e, mais tarde, estudioso do rock) Albert Goldman viu a banda e escreveu, no New York Times, que o vocalista Mick Jagger parecia com Adolph Hitler.


Dexy's Midnight Runners se parte em dois


[07/11/1980] Há 29 anos

Depois de lançar o single "Keep It Part Two", uma das principais causas da briga entre os integrantes, o Dexy's Midnight Runners se divide em dois. O vocalista e guitarrista Kevin Rowland e o trombonista 'Big' Jimmy Patterson recrutam novos músicos e continuam a usar o nome do grupo, enquanto que os demais membros saem para formar o Bureau. O Dexy's Midnight Runners só conquistaria o sucesso definitivo em 1982, após muito entra e sai, com o hit "Come On Eileen".


Filhos de Zappa anunciam a doença do pai


[07/11/1991] Há 18 anos

Os filhos de Frank Zappa, Moon e Dweezil, anunciam, através de uma coletiva de imprensa, em Nova York, que o pai havia sido diagnosticado com câncer na próstata. Por isso, os shows comemorativos aos seus 50 anos de idade e a aparição no programa “Showbiz Today”, da rede CNN, deveriam ser cancelado. Zappa continuou combatendo a doença por mais de dois anos e acabou falecendo na sua própria casa, em Los Angeles, no dia 4 de dezembro.


Jerry Garcia vira nome de asteróide


[07/11/1995] Há 14 anos

Dois estudiosos de astronomia, Simon Radford, do Observatório de Rádio Astronomia, em Tucson, e Ed Olszewki, do Observatório da Universidade do Arizona, descobrem um asteróide e resolvem batiza-lo de Garcia. Fanáticos por Grateful Dead, os dois não pensaram duas vezes, antes de homenagearam o líder do grupo, Jerry Garcia.



Clapton é homenageado pelo Império Britânico


[07/11/1995] Há 14 anos

Eric Clapton é homenageado no Palácio de Buckingham, ao receber a Medalha do Império Britânico, das mãos do príncipe do País de Gales. Naquele momento, o príncipe diria que apesar da idade (Clapton estava com 50 anos de idade), o músico era um exemplo de juventude. Logo depois, o guitarrista receberia um prêmio de honra da revista inglesa Q, durante uma cerimônia realizada no Hotel Park Lane, em Londres. Nesta ocasião, Cher foi quem lhe entregou o prêmio.



Flavor Flav vai preso pela segunda vez


[07/11/1995] Há 14 anos

Depois de ser preso em novembro de 1993, por tentativa de homicídio, o rapper do Public Enemy, Flavor Flav, vai parar, novamente, na cadeia. Desta vez, a acusação contra ele era de posse ilegal de arma e drogas, mais precisamente, pedras de crack.



Kirk Hammett é submetido a uma operação


[07/11/1998] Há 11 anos

Sofrendo fortes dores, o guitarrista do Metallica, Kirk Hammett, é levado às pressas para o Hospital Lister, em Londres, onde é submetido a uma cirurgia de emergência para a retirada do apêndice.