3 de novembro de 2009

Os Cinco Rapazes de Liverpool (Backbeat)






Sinopse

Liverpool, 1960. John Lennon (Ian Hart) e Stuart Sutcliffe (Stephen Dorff) organizam uma viagem a Hamburgo para tocar com Paul McCartney (Gary Bakewell), George Harrison (Chris O'Neill) e Ringo Starr (Paul Duckworth) em bares. Após o músico e artista plástico Klaus Voormann (Kai Wiesinger) assistir uma de suas apresentações ele fica entusiasmado com a banda, já batizada de The Beatles, e convence sua namorada, Astrid (Sheryl Lee), a apresentá-los para o circuito alternativo da cidade. Aos poucos Sutcliffe se aproxima de Astrid e se afasta cada vez mais da banda, que acaba recebendo um convite para gravar seu primeiro disco.

Informações Técnicas

Título no Brasil: Os Cinco Rapazes de Liverpool
Título Original: Backbeat
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 1993
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.:
Direção: Iain Softley


Elenco

Stephen Dorff .... Stuart Sutcliffe
Ian Hart .... John Lennon
Gary Bakewell .... Paul McCartney
Chris O'Neill .... George Harrison
Scot Williams .... Pete Best
Paul Duckworth .... Ringo Starr
Frieda Kelly .... Sra. Harrison
Jennifer Ehle .... Cynthia Powell
Charlie Caine .... Lorde Woodbine
Rob Spendlove .... Arthur Ballard
Kai Wiesinger .... Klaus Voormann
Sheryl Lee .... Astrid Kirchherr
Manuel Harlan .... Johannes
Wolf Kahler .... Bert Kaempfert
James Doherty .... Tony Sheridan
Marcelle Duprey .... Cantora

curiosidades

– É o filme de estréia de Iain Sofltey como diretor.
- Iain Softley decidiu por levar a história para o cinema após conhecer a verdadeira Astrid Kirchherr, que lhe contou sobre seu relacionamento com o “5º Beatle” e com John Lennon.
- Os cinco intérpretes dos Beatles tiveram ensaios com Malcolm Ross para que parecessem em cena com uma banda de verdade, apesar de serem dublados na trilha sonora.
- A trilha sonora não possui nenhuma composição da dupla John Lennon e Paul McCartney.
- Chris O’Neill, intérprete de George Harrison, é músico profissional.
- As filmagens ocorreram em Liverpool, Londres e Hamburgo, sendo que vários dos bares em que os Beatles tocaram no início de carreira foram recriados em sets de filmagens.

Comentários

Backbeat tem grandes méritos: um é o de resgatar uma trilha sonora esquecida e fabulosa que foi sucesso na virada dos anos 50 pros 60 e que muita gente nem conheceu. Outro mérito são as interpretações convincentes tanto de um elenco comprometido e empolgado, quanto dos verdadeiros intérpretes da trilha que incendeiam rockabillys antigos com uma verve de arrepiar os cabelos. Os Beatlemaníacos já são familiarizados com a história de Stuart Stucliff, mas essa versão cinematográfica vai além de qualquer biografia e desnuda relações de amizades para as quais muita gente nem estava se tocando, como é o caso do baixista Klaus Vorman. Esse filme é obrigatório para qualquer pessoa que se interesse por música e arte...

Curiosidades: 40 fatos inacreditáveis do rock(Top mesmo)




A lista a seguir foi montada pela revista New Music Express.

"Terry & Julie", mencionados na letra "Waterloo Sunset" de 1967 da banda THE KINKS, são possivelmente os atores Terence Stamp e Julie Christie.


DAVID BOWIE, também conhecido como Robert David Jones, teve aulas de arte com Owen, pai de seu velho amigo e também lenda do rock Peter Frampton, no Bromley Technical School.

DAVID BOWIE rejeitou tanto uma Ordem do Império Britânico (em 2000) quanto um título de cavaleiro (em 2003).


Os RAMONES tiraram o nome da banda de um pseudônimo usado por Paul McCartney quando dava entrada nos hotéis em seu período nos BEATLES: Paul Ramone.


Já imaginou o que inspirou o primeiro sucesso do WHAM em 1984, "Wake me up Before You Go Go"? Era um cartaz que Andrew Ridgeley colocava na porta de seu quarto para sua mãe, para lembra-la de o acordar antes de sair para o trabalho.


Brian Jones, guitarrista do ROLLING STONES que morreu em sua piscina no dia 3 de Julho de 1969, tocou oboé na música "Baby You're a Rich Man" dos BEATLES, na trilha sonora de "Magical Mystety Tour" em 1967.


A banda EMERSON, LAKE & PALMER em sua infame turnê de 1977 levou uma equipe de 63 roadies, incluindo um instrutor de karatê para Palmer e um médico particular. Também há rumores de que eles tinham um "roadie do tapete", que tinha o trabalho de transportar e estender o tapete persa que Lake levava para os shows. Ah, eles tambêm levavam junto uma orquestra com 70 membros.


O agente Tom Parker, antes do sucesso com seu pupilo ELVIS PRESLEY, comandou uma apresentação de galinhas dançantes.


Em Janeiro de 2002, "My Sweet Lord" de George Harrison substituiu "More Than a Woman" de Aaliyah no Top 1 dos singles no Reino Unido. Foi a única vez na história que um artista falecido tomou a primeira posição de outro artista falecido.

Frank Sinatra sempre contou às pessoas que "Something" era sua música favorita de Lennon-McCartney. Porém, a música foi escrita por George Harrison.


John Lennon uma vez cantou em um microfone coberto por uma camisinha para se proteger de choques elétricos. Ele estava tentando conseguir um som embaixo d'água para o hit dos BEATLES "Yellow Submarine" de 1966, mas ele nunca utilizou essa estranha gravação.


John Lydon do SEX PISTOLS e sua mulher Nora tinham passagens para o vôo de Lockerbie que foi explodido por uma bomba terrorista em 1988. Perderam o vôo pois Nora não conseguiu embarcar suas bagagens a tempo. O FOUR TOPS também deveria estar neste vôo, porém o perderam por conta de uma sessão de gravações atrasada.


O primeiro CD produzido nos Estados Unidos foi o lançamento comercial de BRUCE SPRINGSTEEN "Born in the USA" em 1984.


Formado em 1980, o REM levou nove anos até chegar ao top 40 do Reino Unido, com "Orange Crush" de 1989.


Alex Kapranos e Nick McCarthy do FRANZ FERDINAND se encontraram quando o último tentou roubar a bebida de Kapranos em uma festa em Glasgow em 2001. O resto, como eles dizem, é história.


Quando "Dark Side of the Moon" do PINK FLOYD finalmente deixou o Hot 200 da Billboard em Outubro de 1988, ele marcou o récorde de 741 semanas na lista.


Durante as sessões de "Black Holes and Revelations", o MUSE matou o tempo pegando alguns louva-deus vivos, os prendendo a foguetes e lançando em direção aos céus.


"Columbia", música do OASIS de 1994, contem um sample do político trabalhista Tony Benn.

Noel Gallagher fez uma aparição com o INSPIRAL CARPETS no Festival de Reading em 1990. Ele era uma das partes de uma vaca que entrou no palco durante o show - Gallagher também foi um roadie da banda.


Crescendo em Indiana, Axl Rose ia à igreja oito vezes por semana, cantava no coral e ensinava na escola de catecismo aos domingos. Provavelmente sem as calças coladas que usaria depois.


O hábito do baterista Keith Moon de explodir banheiros com fogos de artifício fez com que ele fosse banido das redes de hotéis Holyday Inn, Sheraton e Hilton até o fim de sua vida.


O verso "I am the eggman" na música "I am the Walrus" dos BEATLES se refere a Eric Burdon do THE ANIMALS, que tinha o hábito de quebrar ovos nos peitos das groupies.


O pai de Albert Hammond Jr. escreveu o clássico hit de 1987 "Nothing's Gonna Stop Us Now" do STARSHIP, que apareceu no filme "Mannequin" de Cher.


O único membro do ZZ TOP que não tem uma barba é Frank Beard.


O KAISER CHIEFS têm esse nome por causa do clube de futebol Sul Africano onde jogou o capitão do Leeds, Lucas Radebe. A banda é grande fã do Leeds United e em 2008 tocou no estádio do time, Elland Road.


O vídeo do single de 1991 "Unfinished Sympathy" do MASSIVE ATTACK foi dirigido por David Lynch da famosa série norte-americana "Twin Peaks".


O SMITHS foi forçado a mudar sua capa do single de 1984 "What Difference Does It Make?" depois que o ator Terence Stamp se negou a ceder sua imagem. Ele foi substituído por Morrissey.


O sucesso do AEROSMITH de 1998 "I Don't Want To Miss A Thing", usado no filme "Armaggeddon", foi originalmente escrito para Celine Dion pelo compositor Diane Warren.


O SUPER FURRY ANIMALS teve ninguêm menos do que Paul McCartney para mastigar aipo na sua música de 2001 "Receptacle for the Respectable", que aparece no álbum "Rings Around the World".


Os sons que você escuta quando usa o Windows Vista foram criados por Robert Fripp, lenda do rock progressivo e frontman do KING CRIMSON.


O single "Elephant Stone" de 1988 do STONE ROSES foi produzido por Peter Hook, baixista do NEW ORDER e lenda do rock de Manchester.


O clássico "Pet Sounds" do BEACH BOYS de 1966 foi nomeado depois de algo que Mike Love disse quando Brian Wilson mostrou a ele o novo material. "Quem diabos irá escutar isso?" ele perguntou, "as orelhas de um cachorro".


"London Calling" era parte de uma frase de efeito em um serviço de rádio da BBC no período da guerra ("Bom dia América, esta é Londres chamando"). Uma das músicas mais famosas do THE CLASH, com as letras compostas por Joe Strummer, tinha esse título.


O KILLERS tem esse nome por causa da banda ficcional que o NEW ORDER apresentou no vídeo do single "Crystal" de 2001.


Dave Grohld do FOO FIGHTERS tem o símbolo de seu herói John Bonham do LED ZEPPELIN tatuado em seu braço.


O MOTORHEAD, a banda mais barulhenta do mundo, era para ser originalmente chamada Bastard, algo que a banda italiana tributo a eles conhece, sendo conhecida como Bastradi. Outras bandas tributo são chamadas Motorkill, Overhead, Mauro Tolot Kilnister e Lemmy's Wart.


"Aqui estamos agora, divirta-nos" era o que Kurt Cobain dizia toda vez que entrava em uma festa para "quebrar o gelo". Ele depois utilizou essa frase no refrão do hit "Smells Like Teen Spirit" de 1991.


O solo de guitarra no meio do hit "Beat It" de MICHAEL JACKSON veio como cortesia de não outro senão Eddie Van Halen. Slash participa em "Black or White".


O padrasto de Mark Ronson é o FOREIGNER Mick Jones, o homem por traz de alguns hinos do soft rock dos anos 80 como "Cold As Ice" e o número 1 do Reino Unido "I Want To Know What Love Is".


O guitarrista de OZZY OSBOURNE, Randy Rhoads, foi morto quando era um passageiro em uma pequena aeronave tentando voar perto do ônibus da turnê da banda, mas que na verdade acabou atingindo a traseira do ônibus, perdendo o controle, e colidindo com uma construção.

Hoje na história do Rock no mundo - 03/11




John Lee Hooker faz a primeira gravação


[03/11/1948] Há 61 anos

John Lee Hooker realiza sua primeira sessão de gravações, em um estúdio de Detroit, apenas acompanhado por sua guitarra. Suas características básicas, incluindo o blues intenso e a crueza do som, ficariam nítidas em músicas, como "Boogie Chillen", uma das sensações do mercado, que ficaria conhecido mais tarde como rhythm'n'blues. Na época, Hooker trabalhava como porteiro da Chrysler, a gravadora que havia lhe dado a oportunidade de gravar.


Fã cai do camarote em show dos Stones


[03/11/1964] Há 45 anos

Durante um show dos Rolling Stones, no Public Hall, em Cleveland, nos Estados Unidos, um fã de dezessete anos despenca do camarote e fica seriamente machucado. Sabendo da notícia, o prefeito da cidade não poupou comentários: "Grupos como este não acrescentam nada para a cultura ou para o entretenimento da comunidade".



Pin-Ups do Bowie é líder na Grã-Bretanha


[03/11/1973] Há 36 anos

Marcado pela belíssima capa, na qual ele aparece ao lado da modelo, cantora e atriz, Twiggy, o sexto álbum de David Bowie, "Pin-Ups", atinge o topo da parada britânica. Contendo apenas músicas dos anos 60, escolhidas a dedo pelo cantor, o álbum despontou, principalmente, o hit "Sorrow", gravado originalmente pelos Merceys, que ficou em terceiro lugar.



Elton John cansa de desmaiar

[03/11/1977] Há 32 anos

Após sofrer dois desmaios seguidos, por exaustão, Elton John decide encerrar sua carreira nos palcos. Ele fez o anúncio durante um show no Empire Pool, em Wembley, mas voltou atrás ao agendar uma apresentação na Suécia, quinze meses depois.



Musical de Paul McCartney lidera a parada


[03/11/1984] Há 25 anos

A trilha sonora do filme "Give My Regards To Broad Street", estrelado por Paul McCartney, alcança o primeiro lugar da parada britânica. McCartney contou com a ajuda do antigo colaborador dos Beatles, George Martin, para compor a obra, e recheou a trilha com regravações de sua antiga banda e alguns de seus sucessos. Nos Estados Unidos, o projeto foi um fracasso. Mesmo assim, conseguiu boas vendas e destacou-se entre os 25 álbuns mais rentáveis da parada.


Metallica faz acordo na Justiça


[03/11/1997] Há 12 anos

O Metallica entra em acordo na Justiça com Todd Miller, um cidadão de Chicago, que havia processado a banda. Miller alegou ter sido vítima de ferimentos graves, durante um show do quarteto, realizado em Iowa City, em 1993. Quem ficou feliz com a história toda foi o juiz Patrick Grady. Após a confirmação do acordo, ele falou: "Para mim, foi ótimo saber que não preciso mais levar a fita para casa e assistir duas horas e meia de um show do Metallica".


Hoje na história do Rock Brasileiro - 03/11



- 1961: Nasceu Luís Antônio Alves Rodrigues, mais conhecido por Lui. Ele ficou famoso por estar na capa e dar título ao disco do Paralamas do Sucesso O Passo do Lui. Ele foi o primeiro vocalista da banda brasiliense Arte no Escuro, e também fez parte da banda do underground carioca Black Future. Lui é artista plástico.

- 1999: Lobão lançou o 11º disco A Vida é Doce. Esse foi o primeiro lançado pela sua própria gravadora Universo Paralelo. Esse lançamento inaugurou uma nova forma de venda, pois o disco só foi vendido em bancas de jornal e em pouco tempo ultrapassou as 100 mil cópias vendidas. A partir daí vários artistas (inclusive de grandes gravadoras) passaram a fazer o mesmo. Entre eles Karnak, Ratos de Porão, Supla e Titãs.

- 2002: Teve início o festival punk O Fim do Mundo, com sete dias de duração e participação de 62 bandas, a maioria de São Paulo. Ele aconteceu na Casa de Cultura Tendal da Lapa e entre as participações tinham Lixomania, Cólera, Ulster, Fogo Cruzado, Holly Tree, Euthanasia (RJ) e Pacto Social (RJ). Essa foi a terceira edição da trilogia iniciada em 1982 com o festival O Começo do Fim do Mundo. A 2ª edição A Um Passo do Fim do Mundo foi realizada em 2001.


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/