28 de outubro de 2009

Nashville





Nashville
(Nashville, EUA, 1975)

SINOPSE

A história de vários personagens ligados ao mundo da música se cruza na cidade de Nashville, capital do Tennessee. Barbara Jean é considerada a rainha do local, mas está à beira de um colapso; Linnea e Delbert Reese mantém um casamento instável e possuem filho deficiente; Opal é um jornalista britânico a trabalho na cidade. Clássico dirigido por Altman, indicado em cinco categorias do Oscar e ganhador da estatueta de melhor canção - ''I'm Easy'', de Keith Carradine.

Gênero: Drama
Duração: 159 min.
Tipo: Longa-metragem / Colorido
Prêmios: Vencedor de 1 Oscar
Produtora(s): American Broadcasting Company, Paramount Pictures
Diretor(es): Robert Altman
Roteirista(s): Joan Tewkesbury
Elenco: David Arkin, Barbara Baxley, Ned Beatty, Karen Black, Ronee Blakley, Timothy Brown , Keith Carradine, Geraldine Chaplin, Robert DoQui, Shelley Duvall, Allen Garfield, Henry Gibson, Scott Glenn, Jeff Goldblum, Barbara Harris

Prêmios/Indicações

Globo de Ouro - 1976

Categoria: Ator Coadjuvante

* Indicado, Henry Gibson

Categoria: Atriz Coadjuvante

* Indicado, Ronee Blakley
* Indicado, Geraldine Chaplin
* Indicado, Barbara Harris
* Indicado, Lily Tomlin

Categoria: Canção

* Vencedor, Keith Carradine

Categoria: Cinema - Atriz Revelação

* Indicado, Ronee Blakley
* Indicado, Lily Tomlin

Categoria: Cinema - Filme - Drama

* Indicado

Categoria: Melhor Diretor

* Indicado, Robert Altman

Categoria: Roteiro

* Indicado, Joan Tewkesbury

Oscar® - 1976

Categoria: Atriz Coadjuvante

* Indicado, Ronee Blakley
* Indicado, Lily Tomlin

Categoria: Canção

* Vencedor, Keith Carradine
Pela canção "I'm Easy".

Categoria: Filme

* Indicado, Robert Altman

Categoria: Melhor Diretor

* Indicado, Robert Altman

‘De Volta para o Futuro’ e a música pop “




A trilogia “De Volta para o Futuro” é com certeza um dos maiores clássicos da história da cultura pop. Passados quase 20 anos do lançamento da última parte da franquia, ela ainda é tema de produtos e matérias em jornais e revistas, além de ser reprisada constantemente tanto na TV aberta quanto na paga. Um dos pontos altos da produção é o grande número de referências sobre a música pop, que vai desde a participação de artistas ou simplesmente citações feitas pelos personagens.

Logo no início do primeiro filme já se tem uma destas referências. O protagonista da história, Marty McFly, está em uma audição com sua banda, e um dos jurados é interpretado por Huey Lewis, que canta “Power of Love”, tema do longa.


Lá pelo meio do filme, quando o McFly está no ano de 1955 e precisa convencer seu pai de que é um alienígena, ele põe fones de ouvido nele e coloca pra tocar um solo de guitarra de Van Halen. Mas a citação mais famosa da primeira parte está no final, quando McFly está tocando guitarra em um baile e puxa “Johnny B. Goode”, de Chuck Berry. Ao perceber o espanto da plateia, ele diz: “Vocês ainda não estão preparados para isso, mas seus filhos irão adorar”. Logo em seguida aparece um suposto primo de Berry falando com ele ao telefone: “Primo, sabe aquele som que você estava procurando? Você precisa ouvir isso!”.






A segunda parte da história se passa no ano de 2015, e o tema do filme é “I Can't Drive 55”, de Sammy Hagar. Em uma das cenas, Marty está em um bar onde os garçons são holográficos, sendo que um deles é Michael Jackson. É neste filme também que aparece o personagem Nedlless, interpretado por ninguém menos que o baixista do Red Hot Chili Peppers, Flea, que volta a aparecer também no final do terceiro filme.







A última parte da trilogia se passa no velho oeste, e a grande participação especial é a dos barbudos do ZZ Top. O tema do longa é a canção da banda “Doubleback”. Eles aparecem como um grupo que toca no baile que acontece na história.

Além destas, a trilogia ainda traz outras inúmeras referências à cultura pop, sejam relacionadas a filmes, artistas e até marcas famosas. Nos últimos anos, a produção passou a ser lembrada também através do grupo McFly, que tem esse nome em homenagem ao protagonista da história.

É por essas e outras que “De Volta Para o Futuro” se transformou em um marco não só do cinema, mas da cultura em geral.

Hoje na história do Rock no mundo - 28/10




Especial TAMI reúne diversos artistas


[28/10/1964] Há 45 anos

Gravado no Civic Auditorium, em Santa Monica, na Califórnia, o programa TAMI (Teen Age Music International Show) reúne artistas da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos, entre eles, Beach Boys, Rolling Stones, Chuck Berry, James Brown, Marvin Gaye, Jan & Dean e Smokey Robinson & The Miracles. Ele também ganhou uma versão na Inglaterra, que recebeu o nome de "Gather No Moss" e foi gravada em Birmingham, Warkshire.


Fim da prova para o Pink Floyd


[28/10/1991] Há 18 anos

Inscritos no Rally Pan-Americano, dois integrantes do Pink Floyd, David Gilmour e Nick Mason, perdem a competição perto da cidade de San Luis Potasi, no México, depois que o Jaguar deles derrapa e vai parar em um aterro. Gilmour sofreu cortes no rosto e Mason ferimentos mais leves.


Working Class Hero: Tributo a John Lennon


[28/10/1995] Há 14 anos

A gravadora Hollywood Records lança o CD "Working Class Hero: A Tribute To John Lennon", uma coletânea de hits do músico interpretadas por diversos artistas, a maioria da geração dos anos 90. Entre eles, Red Hot Chili Peppers ("I Found Out"), Blues Traveler ("Imagine") e Collective Soul ("Jealous Guy"). A versão da cantora de reggae Janet Kay para "As Love", foi usada como tema do comercial do disco para a televisão.


Phil Collins na festa dos homens do ano


[28/10/1996] Há 13 anos

Morando no interior de Genebra, na Suíça, com sua namorada Orianne, Phil Collins faz a sua única apresentação do ano, nos Estados Unidos, durante a festa "Homens do Ano", uma votação feita pelos leitores da revista GQ. O show aconteceu no Radio City Music Hall, em Nova York.


Sai a lista dos milionários


[28/10/1997] Há 12 anos

A revista Business Age divulga a lista dos artistas britânicos mais ricos do mundo. Em primeiro lugar, estava o cantor David Bowie, com um patrimônio de 917 milhões de dólares; em segundo, Paul McCartney, com 868 milhões; em terceiro, Tom Jones, com 460; em quarto, Phil Collins com 367; e, em quinto, Elton John, com um patrimônio estimado em 333 milhões de dólares.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 28/10




- 1968: Nasceu, em Curvelo (MG), Paulo Roberto Diniz Júnior, o PJ, baixista do Jota Quest.

- 1999: O Titãs lançou o 11º disco As Dez Mais. Esse disco traz regravações de sucessos do rock brasileiro entre eles “Pelados em Santos” (Mamonas Assassinas), “Ciúme” (Ultraje à Rigor), “Um Certo Alguém” (Lulu Santos), “Sete Cidades” (Legião Urbana) e “Aluga-se” (Raul Seixas).

- 2001: O Raimundos marcou sua volta no show da rádio Mix FM. Em junho do mesmo ano a banda havia anunciado seu fim após a saída do vocalista Rodolfo.

- 2003: Morreu de falência múltipla dos órgãos, aos 81 anos, a cantora Nora Ney. Cantora de sambas-canções e boleros, Nora Ney lançou seu primeiro disco em 1952 e foi a primeira cantora a ganhar disco de ouro. Em 1955 foi convidada a gravar uma versão, em inglês, da música “Rock Around Clock”, de Bill Haley, entitulada “A Ronda das Horas”. Essa é considerada a primeira gravação de um rock no Brasil.


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/