24 de outubro de 2009

GIMME SHELTER








Realizado por Albert Maysles, David Maysles e Charlotte Zwerin, este é por muitos considerado um dos melhores filmes sobre Rock & Roll de todos os tempos e um marco importantíssimo no auge do chamado cinema-verdade. Relatando o mítico concerto dos Rolling Stones em Altamont, de entrada livre, que pretendia ser um dos símbolos máximos da época do make peace, not war e acabou por ser o palco de inúmeros distúrbios que terminaram na morte de um espectador. É incrível como a câmara nunca se afasta dos acontecimentos, permanecendo sempre em cima, seja para relatar o caos e a quase asfixia de um concerto gigantesco, seja apenas a seguir as carismáticas performances em palco de um dos nomes mais míticos da história da música do século passado, Mick Jagger e tudo isto sem nunca nos deixar a sensação de que nós próprios nos encontramos dentro do palco com eles.

O filme alterna momentos tranquilos onde os realizadores, juntamente com a banda procedem à montagem do filme, com momentos em que os executivos negoceiam o concerto final da digressão, em Altamont e, claro, algumas performances em palco, onde para além dos Rolling Stones figuram nomes tão sonantes da música como Ike & Tina Turner ou os Jefferson Airplane. Uma viagem íntima, hipnotizante e poderosa que culmina num momento-chave de toda a época dourada do rock e da cultura hippie.

Hoje na história do Rock no mundo - 24/10




Vocalista dos Hollies tira as amídalas


[24/10/1964] Há 45 anos

Enquanto o álbum "In The Hollies Style" é lançado na Grã-Bretanha, o vocalista dos Hollies, Allan Clarke, retira as amídalas em um hospital de Manchester, na Inglaterra, obrigando o grupo a adiar sua turnê até a metade do mês seguinte.



John Lennon luta contra governo dos EUA


[24/10/1973] Há 36 anos

John Lennon inicia um litígio contra o governo dos Estados Unidos, alegando que seu telefone havia sido grampeado. Meses antes, ele tinha recebido o green card e, conseqüentemente, o direito de permanecer no país, pois estava intimado a se retirar em um prazo de 60 dias. Foi nesta época, que surgiram os primeiros boatos de que Lennon era, na verdade, um espião.



Paul McCartney é o maior de todos os tempos


[24/10/1979] Há 30 anos

Durante a cerimônia do Guinnes Book, o livro dos recordes, no Les Ambassadeurs Club, em Londres, o ex-beatle Paul McCartney recebe uma medalha de honra das mãos do Ministro da Cultura britânico, devido ao reconhecimento de seu trabalho. Paul foi homenageado como o compositor de sucessos mais bem sucedido de todos os tempos. Entre 1962 e 1978, escreveu (ou co-escreveu) 43 músicas que venderam, cada uma, mais de 1 milhão de cópias. Além disso, foi responsável pela venda de mais de 100 milhões de singles e 100 milhões de álbuns.



Fats Domino é homenageado nos EUA


[24/10/1991] Há 18 anos

Aproveitando o lançamento da caixa antológica "They Call Me The Fat", contendo cem músicas de toda a carreira de Fats Domino, o prefeito de Nova Orleans, Sidney Barthelemy, proclama o Dia Fats Domino na cidade. Nesta época, o músico apareceu em público, coisa que ele não fazia há muito tempo, para promover sua coleção definitiva de hits.



Clapton para fanáticos


[24/10/1995] Há 14 anos

Se a caixa "Crossroads", lançada por Eric Clapton, em 1988, servia muito bem para iniciantes, "Crossroads 2 (Live In The Seventies)" sugeria exatamente o contrário. Para deleite, principalmente, dos fãs mais ardorosos, a pacoteira chegou às lojas reunindo grandes momentos de Clapton no palco e alguns raros registros de ensaio. Em quatro CDs havia desde grandes clássicos, como "Cocaine" e "Layla", até sons mais inusitados, como "Loving You Is Sweeter Than Ever" e o blues "Kind Hearted Woman", gravado originalmente por Robert Johnson.



Hendrix ganha o tributo dos tributos


[24/10/1995] Há 14 anos

A gravadora RCA lança o tributo dos tributos a Jimi Hendrix, intitulado "In From The Storm". Produzido por Eddie Kramer, responsável pela mixagem dos discos originais do guitarrista, o álbum celebrou a memória de Hendrix, reunindo grandes músicos do rock com uma orquestra regida por Michael Kamen. Entre os participantes estavam Sting, Santana, Paul Rodgers (Free), Buddy Miles, Cozy Powell (Rainbow, Black Sabbath), Corey Glover (Living Colour), Noel Redding, Steve Vai e outros. Na época, o cantor escocês John McDermott definiu o tributo da seguinte maneira: "a celebração do espírito único de Jimi Hendrix e seu maravilho catálogo em um contexto sinfônico".



Jane's Addiction volta aos palcos


[24/10/1997] Há 12 anos

Composto por Perry Farrell (vocal), Dave Navarro (guitarra), Stephen Perkins (bateria) e Flea (do Red Hot Chili Peppers), no lugar do baixista Eric Avery, o Jane's Addiction faz o primeiro show, desde a dissolução do grupo em 1992. A apresentação aconteceu no programa "Live From The 10 Spot", da MTV norte-americana, e foi transmitida ao vivo.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 24/10




O MARCO INICIAL!
ATENÇÃO - 1955: Nora Ney, cantora de jazz e samba-canção, gravou “Rock Around The Clock”, em inglês, mas batizado de “Ronda das Horas”, o primeiro registro de um rock gravado no Brasil. Essa gravação foi lançada em novembro do mesmo ano em um 78 rpm, com a música "Ciuminho Grande" do outro lado. Em uma semana o disco chegou ao primeiro lugar da parada de sucessos da Revista do Rádio. A partir dessa gravação a história do Rock Brasileiro começou a ser escrita.

- 1962: Nasceu Carlos Maltz, ex-baterista do Engenheiros do Hawaii. Ele saiu do Engenheiros em 1997 e formou a banda Irmandade. Em 2001 Maltz lançou o disco solo Farinha do Mesmo Saco.

- 1989: O João Penca & Seus Miquinhos Amestrados lançou o quarto disco Sucesso do Incosciente. Os destaques são “Menino Justiceiro”, “Johny Pirou” (versão de Johnny B. Good) e “SOS Miquinhos”.

- 1996: O Nenhum de Nós lançou o disco Mundo Diablo. Os destaques são “Experiência” e “Um Pouco Mais”.


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/