23 de outubro de 2009

Hype!






Sinopse

Documetário sobre a época "grunge"...Muito bom! Com depoimentos dos maiores ícones do estilo!!!


Hype!
(Hype!, EUA, 1996)

Gênero: Musical
Duração: 97 min.
Produtora(s): Helvey-Pray Productions

Clique aqui para expandir todos

Diretor(es) / Directors
Doug Pray

Elenco / Cast (Créditos em ordem de importância)
Valerie M. Agnew
Mark Arm
John Atkins
Leighton Beezer
Nils Bernstein
Don Blackstone
Kurt Bloch
David Brooks
Matt Cameron
Art Chantry
Fred Cole
Toody Cole
Van Conner
Chris Cornell
Dave Crider
Dale Crover
Kurt Danielson
Elizabeth Davis¹
Thomas A. Doyle
Chris Eckman
Jack Endino
Steve Fisk
Lulu Gargiulo
Frank Harlan
Ron Heathman
Daniel House
Tad Hutchison
Megan Jasper
Calvin Johnson
Peter Litwin
Andrew Loomis
Jeff Lorien
Barrett Martin
Scott McCaughey
Ledge Morisette
John Mortensen
Wade Neal
Joe Newton
Buzz Osborne
Bruce Pavitt
Charles Peterson
Jonathan Poneman
Tom Price
Aaron Roeder
Martin Rushent
Jim Sangster
Dan Siegal
Susan Silver
Rob Skinner
Eddie Spaghetti
Susie Tennant
Kim Thayil
Carla Torgerson
Steven Neil Turner
Conrad Uno
Eddie Vedder
Selene Vigil¹
Mike Vraney
Kim Warnick
Blake Wright
Matt Wright
Mia Zapata
Ben Shepherd
Layne Staley

Fotógrafo(s) / Cinematographers
Robert Bennett

Produtor(es) / Producers
Steven Helvey

Montagem / Editors
Doug Pray
Joan Zapata

Supervisor(es) de Produção / Production Managers
Lisa Dutton
Kari Stratton

Departamento de Som / Sound Department
Ron Bartlett
Eric Gotthelf
Carey Milbradt
Geoffrey G. Rubay
Matt Shaw
Steve Smith

Discos Marcantes do T.Rex II






T. Rex - The Slider(1972)

Origem: Inglaterra

Produtor: Tony Visconti

Formação Principal no Disco: Marc Bolan - Mickey Finn - Steve Currie - Bill Legend - Ian McDonald

Estilo: Glam Rock

Relacionados: David Bowie/Slade/Alice Cooper

Destaque: Metal Guru

Melhor Posição na Billboard: 17o


The Slider capta o T. Rex no auge do sucesso como banda (que lotou dois concertos memoráveis em Wembley e que, em parte, apareceriam no filme Born To Boogie) e como expoente do Glam Rock. Ao mesmo tempo, passa a limpo a sonoridade típica do gênero que antes se insinuava em Eletric Warrior e que, agora, como diria Rilke, lhe sobejava pelas veias e artérias. Totalmente elétrico (ao contrário dos trabalhos anteriores), Slider entronizava o Glam e era o trabalho mais audacioso de Mark Bolan no gênero. No entanto, o álbum, que estourou nas paradas norte-americanas, não teve o mesmo sucesso de Eletric Warrior na Inglaterra. Mas não resta dúvida que Slider é o melhor disco de Bolan com o T.Rex e um dos melhores discos (senão o melhor) do ano, desde Baby Boomerang, com o riff ligeiramente surrupiado de Don't Be Cruel, o boogie irresistível de Baby Strange, Metal Guru, um delicioso e memorável doo-up vintage (a melhor do disco) e Telegram Sam, que é beleza pura.

Discos Marcantes do T.Rex






T. Rex - Eletric Warrior (1971)

Origem: Inglaterra

Produtor: Tony Visconti

Formação Principal no Disco: Marc Bolan - Mickey Finn - Steve Currie - Bill Legend - Rick Wakeman - Ian McDonald

Estilo: Glam Rock

Relacionados: David Bowie/Slade/Alice Cooper

Destaque: Life's a Gas

Melhor Posição na Billboard: 32o


Marc Bolan era um folk singer riponga que só fazia sucesso nos programas do John Peel na BBC de Londres e tocava Donovan num duo chamado Tyranossaurus Rex. Um dia, ele resolveu chutar bonito o balde: pintou o rosto, começou a calçados de salto alto e usar trajes escandalosos que eram um misto de decadentismo francês do Século XIX com o look dos Jetsons e se reinventou. Agora ele era o 20th Century Boy. A dupla eletrificou o som, virou um quarteto e passou atender pelo singelo nome de T Rex. Resultado: Bolan inventou um gênero musical e um estilo de vida que marcou uma geração inteira. Aquela combinação de visual exótico e um rock ligeiramente vintage mas transformado num pop barulhento, meloso e grudento e, por tanto, fácil de ouvir, e que ouriçou a juventude do começo da década de 70, que já estava de saco cheio da potoca do "paz e amor" e "faça amor, não faça guerra". Ao invés de protesto, um hedonismo meio rés-do-chão; ao invés de flores no cabelo, muita maquiagem e purpurina. O big-bang viria em setembro de 1971 com o álbum Eletric Warrior, que transformou o T.Rex na beatlemania do glam rock. Bang a Gong (Get It On) chegou ao topo das paradas britânicas (nos Estados Unidos, chegou ao décimo lugar) e exportou o glitter para a América. Um rock prá lá de básico (Bang a Gong é uma variação de Little Queenie, do Chuck Berry), mas com sofisticados arranjos de cordas, teclados viajandões e smooth vocals com reverb, tudo enfeixado num wall of sound que filtra o som pesado. O glam passou, o genial Marc Bolan foi tocar sua harpa dourada lá no assento etéreo, mas Eletric Warrior continua um clássico viciante, do começo ao fim.

T. Rex





Marc Bolan formou o grupo folk Tyrannosaurus Rex no fim dos anos 60, ainda como um duo. No início dos anos 70 mudou o nome para T.Rex, já como uma banda lançou albuns clássicos: “The Slider” (Telegram Sam, Ballroom of Mars), “Eletric Warrior” (Cosmic Dancer, Life’s a Gas, Mambo Sun), “Tanx”; embora vários outros discos tenham hits reconhecidos. Durante esse período, a chamada T. Rexcia (?), o grupo dominou as paradas inglesas, nessa fase Bolan foi um dos iniciadores do chamado Glam rock, usando roupas espalhafatosas, salto plataforma, muita pluma e paete. Nos E.U.A. seu único grande hit foi “Get it On” (renomeado Bang a Gong). Bolan chegou a ter um programa de televisão onde recebia novos expoentes da cena musical.
Marc Bolan faleceu em um acidente de carro, semanas após Elvis Presley. Segundo os críticos influenciou artistas do heavy metal, punk rock e folk.

Informação geral

Origem: Londres

País: Inglaterra, Reino Unido

Gêneros:Glam Rock,Folk rock

Período em atividade:1967 - 1977

Integrantes:Marc Bolan,Miller Anderson,Steve Peregrin Took,Mickey Finn,Steve Currie
Bill Legend,Jack Green,Gloria Jones,Davy Lutton.

Hoje na história do Rock no mundo - 23/10





Hendrix Experience grava pela primeira vez


[23/10/1966] Há 43 anos

Após estrear em palcos europeus, com um show na França, o trio Jimi Hendrix Experience entra no estúdio De Lane Lea, em Londres, para fazer a primeira gravação da carreira. As duas músicas escolhidas para o compacto foram "Hey Joe" e "Stonefree".



Bob Dylan madruga e faz show para Porco


[23/10/1975] Há 34 anos

Em uma atitude bastante inusitada, Bob Dylan adianta o início de sua turnê "Rolling Thunder Revue Tour", no Folk City, em Greenwich Village, Nova York, e faz um show matinal para o proprietário da casa, Mike Porco. A apresentação foi mais do que especial, pois contou com grandes clássicos de Dylan e teve uma banda de apoio de tirar o chapéu. Ela era composta por Joan Baez, Mick Ronson, Ronee Blakley, Ramblin' Jack Elliott, Bob Neuwirth e Allen Ginsberg.



Sid Vicious tenta se matar


[23/10/1978] Há 31 anos

Enquanto aguarda uma decisão da Justiça no Centro de Detenção de Rikers Island, em Nova York, o baixista dos Sex Pistols, Sid Vicious, tenta, em vão, se suicidar pela segunda vez. Ele estava no local há quatro dias e era o principal suspeito de assassinar a namorada Nancy Spungen, no dia 12 de outubro, em um quarto de hotel da cidade.



Phil Collins ganha de ex-esposa


[23/10/1991] Há 18 anos

Phil Collins ganha uma briga na Justiça contra sua ex-esposa, Andrea, que queria tomar posse de uma de suas propriedades (uma mansão em Vancouver, no Canadá, estimada em 1,4 milhões de dólares). Collins havia comprado a mansão em 1987 e a deixou no nome de seus dois filhos, Joely e Simon.



George Harrison homenageado em Londres


[23/10/1994] Há 15 anos

As músicas dos Beatles, "Here Comes The Sun" e "Something", originais do álbum "Abbey Road" e compostas, principalmente, por George Harrison, são homenageadas na cerimônia anual da BPI (a Indústria Fonográfica Britânica), no Dorchester Hotel, em Londres. Segundo dados da organização, as músicas foram veiculadas, em rádios da Grã-Bretanha, mais de 8 milhões de vezes.



Def Leppard: 3 continentes em 1 só dia


[23/10/1995] Há 14 anos

Para promover o lançamento do álbum "Slang", o Def Leppard faz três shows em três continentes diferentes em apenas um dia. A turnê começou às 5 da manhã na cidade de Tangiers, em Marrocos, depois foi para o Shepherd's Bush Bottom Line, em Londres, e terminou no auditório Commodore, em Vancouver, no Canadá. As três apresentações foram marcadas por um set acústico contendo clássicos, como "Pour Some Sugar On Me", "Two Steps Behind" e "Armageddon It". A proeza realizada pelo grupo ganhou até uma citação no Guinness Book, o livro dos recordes. Mesmo assim, o baixista Rick Savage confessaria, mais tarde, que devido ao stress do entra e sai de tantos aviões, eles jamais voltariam a fazer uma loucura como esta.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 23/10




ATENÇÃO - 1982: O Circo Voador foi reinaugurado, nos Arcos da Lapa (RJ), depois de ficar por três meses (janeiro à março) na Praia do Arpoador. Entre as bandas que iniciaram carreira e passaram por lá estão Barão Vermelho, Blitz, Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, Camisa de Vênus, Kid Abelha e outras tantas. O Circo Voador foi idealizado por Perfeito Fortuna, Márcio Calvão e Maurício Sette. O Circo fechou suas portas em 1996.

- 1984: A Cor do Som lançou o disco Intuição. Os destaques são “Massaranduba”, “Cambalachero” e “Lôro”. A formação da banda era Mú (teclados), Dadi (baixo), Gustavo (bateria) e Ary Dias (percussão).

ATENÇÃO - 1986: A banda punk Mercenárias lançou o primeiro disco Cadê as Armas? Os destaques são “Me Perco”, Polícia”, “Inimigo”, “Pânico” e “Santa Igreja”. A banda era formada por Rosália Munhoz (vocal), Sandra Coutinho (baixo), Ana Maria Machado (guitarra) e Lou (bateria). Clássico absoluto!!! No começo da carreira o guitarrista do Ira!, Edgard Scandurra, foi baterista da Mercenárias. Este disco é anos luz melhor que o Trashland, lançado pela EMI.

- 1986: Paulo Ricardo, baixista e vocalista do RPM, foi preso no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro acusado por porte de 16 gramas de maconha. No mesmo dia pagou fiança e foi liberado. Ele foi absolvido em 23 de abril de 1987.

- 1997: O Raimundos lançou o quarto disco Lapadas do Povo. Os destaques são “Andar na Pedra”, “Wipe Out”, “Bonita” e “Nariz de Doze”.

- 1997: Lulu Santos lançou o 14º disco Liga Lá. Os destaques são “Ando Meio Desligado” (Mutantes), “Eu Sou Outro Você” e “Tempo/Espaço” (essa marcou a volta do arrajador Rogério Drupat, que ficou famoso durante a Tropicália, depois de quase sete anos sem gravar).


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/