19 de outubro de 2009

Stop Making Sense







Stop Making Sense
(Stop Making Sense, EUA, 1984)

SINOPSE

Ao contrário do título original, faz todo sentido esse documentário que mostra os bastidores da turnê britânica da banda Talking Heads, liderada por David Byrne.


Gênero: Documentário

Duração: 88 min.

Produtora(s): Music Television, Talking Heads

Diretor(es) / Directors
Jonathan Demme

Roteirista(s) / Writers
Jonathan Demme
Talking Heads

Elenco / Cast (Créditos em ordem de importância)
Bernie Worrell
Alex Weir
Steve Scales¹
Lynn Mabry
Edna Holt¹
Tina Weymouth
Jerry Harrison
Chris Frantz
David Byrne

Fotógrafo(s) / Cinematographers
Jordan Cronenweth

Produtor(es) / Producers
Gary Goetzman
Gary Kurfirst

Compositor(es) / Original Music
Chris Frantz
Jerry Harrison
Talking Heads
Tina Weymouth

Montagem / Editors
Lisa Day

Departamento de Som / Sound Department
Walter A. Gest
Steve Maslow

Departamento de Efeitos Visuais / Visual Effects Department
Sandy McLeod

Raul Seixas: Uma Antologia





Mais detalhes

Idioma: Português (Brasil)

Editora: Editora Martin Claret, SP

Ano: 2000

Nº de páginas: 368

Medidas: 14 x 21

Encadernação: brochura


Assuntos abordados na obra: Brasil: Música. Raul Seixas. Letras de Música.

Ilustrações: Sim

Observações: Inclui discografia, bibliografia e filmografia.

Apêndices:

- Um Estudo Crítico, Toninho Buda.
- Perfil Biográfico.
- Cronologia.
- Sobre os Autores.

Raul Seixas - Perguntas e Respostas




As perguntas e respostas deste FAQ não pretendem ser estudos aprofundados. Tratam-se apenas de abordagens superficiais de temas muitas vezes complexos. Para uma abordagem mais detalhada recomendo o excelente livro "Raul Seixas, Uma Antologia", de Sylvio Passos e Toninho Buda, lançado pela Editora Martin Claret.

Qual a ligação entre Raul Seixas e o escritor Paulo Coelho?

Raul e Paulo foram parceiros na composição de alguns dos maiores sucessos de Raul Seixas como Sociedade Alternativa, Gita, Há Dez Mil Anos Atrás, Canto Para Minha Morte, entre outros.

Membros de sociedades anteriores (Raul da Grã Ordem Kavernista e Paulo da Sociedade da Besta do Apocalipse) fundaram a Sociedade Alternativa baseada nos pensamentos de Aleister Crowley (ver tópico a seguir). Em comum tinham grande interesse por assuntos esotéricos.
Quem foi Aleister Crowley?

Aleister Crowley foi um filósofo Inglês do século 19, considerado por muitos um bruxo e satanista. Seu pensamento e pregação se resumiam basicamente no conteúdo da obra chamada Livro da Lei e na doutrina conhecida por Thelema (palavra grega que significa vontade) e que pode ser resumida em "Faz o que quiseres que tudo deve ser da lei. Todo homem é um indivíduo único e tem direito a viver como quiser".

Os princípios hedonistas de Crowley, com a pregação do aproveitamento dos prazeres terrenos, incluindo sexo e drogas, foram base para todas as doutrinas satanistas que se seguiram, embora Crowley não tenha de maneira clara em sua obra se declarado satanista, sendo mais apenas um anti-cristão, tendo tomado para si próprio a denominação de "Número 666".

Por ser uma figura controversa Aleister Crowley despertou muito interesse entre artistas de rock. É Aleister Crowley o sujeito da música Mr Crowley de Ozzy Osbourne. O disco Seventh Son Of a Seventh Son do Iron Maiden possui várias citações a trechos da obra de Aleister Crowley. Um dos mais famosos estudiosos da obra de Crowley foi Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin. Além de adquirir manuscritos e objetos pessoais de Crowley Page chegou a comprar a mansão do bruxo às margens do Lago Ness onde Crowley teoricamente faria seus rituais. Aleister Crowley aparece entre os personagens da capa do disco Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band dos Beatles.

No rock do Brasil a maior personalidade ligada ao pensamento de Crowley foi Raul Seixas. A música Sociedade Alternativa, entre outras, são exemplos disto. Ao final de Sociedade Alternativa Raul Seixas grita para o público: "O Número 666 chama-se Aleister Crowley. A lei de Thelema... esta é a nossa lei e a alegria do mundo. Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei. Todo homem e toda mulher é uma estrela." Tratam-se de trechos da obra de Crowley.
O que é a Sociedade Alternativa?

Foi um grupo formado por Raul Seixas e Paulo Coelho baseado nos princípios de Aleister Crowley. Editaram e distribuiram manifestos chegando a iniciar a organização de uma comunidade alternativa, Cidade das Estrelas (ou Cidade da Luz), onde cada um teria o direito de viver como bem entendesse.

A Sociedade Alternativa foi fundada a partir da fusão do grupo Grã Ordem Kavernista de Raul Seixas com a Sociedade Secreta da Besta do Apocalipse da qual participava Paulo Coelho. Em 1973 participando de um congresso mundial de ordens deste tipo a Sociedade Alternativa foi reconhecida.

A letra da música Sociedade Alternativa explica sucintamente a sua filosofia. Cada pessoa é um indivíduo único e especial e deve obedecer apenas a sua vontade, podendo viver como bem entender, "tomar banho de chapeu ou esperar Papai Noel" sem se preocupar com a opinião do sistema. A única lei seria "faz o que tu queres!".

Em plena vigência da ditadura militar o grupo foi considerado subversivo e caçado pelo governo Geisel. Raul, Paulo Coelho e suas respectivas esposas foram deportados para os Estados Unidos.
Raul Seixas era satanista? Teve envolvimento com ocultismo?

Aleister Crowley adotou para si o título de Besta do Apocalipse e Número 666 mais como agressão à sociedade cristã do que como homenagem a qualquer tipo de força demoníaca (lembre-se que a base da doutrina de Thelema é a adoração e satisfação apenas do "eu" e a não-adoração a qualquer tipo de entidade). Vem da adoção destas denominações a maior parte das acusações de satanismo tanto para Raul Seixas e Paulo Coelho quanto para qualquer outro seguidor do pensamento de Crowley. Por outro lado Raul e Paulo estudaram esoterismo e experimentaram muitos rituais (incluindo magia negra). Raul Seixas não veio a comentar com clareza e detalhes sua experiência nestes aspectos. Paulo Coelho posteriormente declarou que não havia gostado das experiências por que passara.

Raul aborda com certa frequência em suas músicas a figura do diabo, muitas vezes de forma simpática como em O Rock do Diabo, mas uma análise mais profunda revela que este diabo é figurativo e representaivo da negação ao pensamento cristão-conservador comum. "Enquanto Freud explica. O diabo fica dandos os toques. Existem dois diabos... um deles é o do toque... o outro é aquele do Exorcista".
O Que é o selo Imprimatur presente em alguns discos?

Trata-se de uma referência ao selo com a ordem de "imprima-se" que a ingreja católica antiga usava para ordenar a publicação e divulgação de documentos. O selo da Sociedade Alternativa traz em seu centro uma adaptação da Cruz Ansat egípcia (o Ankh, que representa entre outras as tiras das sandálias do peregrino que busca algo) com dois pequenos degraus que lhe dão forma de chave (representando também os degraus da iniciação).
O que significa Krig-Ha Bandolo!?

Trata-se do grito de Tarzan indicando que os inimigos estão chegando.
Sobre o que fala Gita?

Gita é baseada no Bhagavad-Gitã, parte do Mahabarata, que seria a "bíblia" da religião hindu de Krishna. No texto um guerreiro, Arjuna, interroga Krishna sobre o seu significado (de Krishna). Krishna responde com frases como: "Entre as estrelas sou a lua... entre os animais selvagens sou o leão... dos peixes eu sou o tubarão.... de todas as criações eu sou o início e também o fim e também o meio... das letras eu sou a letra A... eu sou a morte que tudo devora e o gerador de todas as coisas ainda por existir... sou o jogo de azar dos enganadores..." em que obviamente se basearam os versos de Gita.
O que é o Novo Aeon?

Um aeon é uma era, ou 2.148 anos, tempo necessário para que o eixo da terra complete uma volta completa (360 graus) em seu movimento de pião. A cada vez que isso ocorre geram-se mudanças na humanidade. O Novo Aeon é a nova era que está por vir, a Era de Aquário, que deverá ter início. Liricamente o Novo Aeon representa mudança (assim como o Velho Aeon representa o que está para ser superado).
Qual o significado de algumas outras letras?

As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor - Raul critica o status-quo e fala sobre a necessidade de fazer uma "aliança estratégica" com o sistema (o Monstro Sist) para poder enfrentá-lo. "Quando se quer entrar num buraco de rato de rato você tem que transar".

Trem das Sete - ver Novo Aeon explicada anteriormente.

Paranóia - Fala sobre masturbação e o medo de estar cometendo um pecado. "Minha mãe me disse a tempo atrás aonde você for Deus vai atrás... Deus vê sempre tudo o que você faz... Vacilava sempre a ficar nu lá no chuveiro com vergonha... com vergonha de saber que tinha alguém ali comigo vendo fazer tudo o que se faz dentro de um banheiro".

Love Is Magick - Aleister Crowley entitulava a sua magia de Magick para não ser confundida com a magia comum (magic).

O Carimbador Maluco - Parte do musical infantil Pluct Plact Zumm da Rede Globo e motivo de muitas críticas a Raul que teria se vendido ao sistema com uma música imbecil. Os mais inteligentes percebem a pesada crítica à burocracia do governo que teima em selar, registrar, carimbar, avaliar, rotular, adiando e atrapalhando todo tipo de atividade. É também uma referência ao texto do anarquista Proudon que diz "Ser governado é ser a cada operação... notado, registrado, recenseado, tarifado, selado, medido, cotado, avaliado, patenteado, autrizado, rotulado".

A Lei - É uma das referências mais claras a Aleister Crowley na obra de Raul. O Livro da Lei é a principal obra de Crowley e a maior parte da letra são trechos deste livro.

Cowboy Fora Da Lei - Sobre iconoclastia, e o peso da responsabilidade de ser um ícone, bem como os riscos de vida do mesmo."Mamãe não quero ser prefeito, pode ser que eu seja eleito, e alguém possa querer me assassinar...(...)..."Papai não quero provar nada, eu já servi a pátria amada, e todo mundo cobra minha luz...minha luz...ó coitado, foi tão cedo, deus me livre eu tenho medo, morrer dependurado numa cruz..."

Cambalache - Uma crítica óbvia, direta e revoltada à todos os males que assolam o mundo criados pelo ser humano desde longa data, além da falta de esperança no futuro. "Que mundo foi e será uma porcaria eu já sei, em 506, e em 2000 também, que sempre houve ladrões maquiavélicos safados, contentes e frustrados, valores, confusão..."

Paranóia II - Sobre o desespero e agonia o qual uma mulher pode levar um homem. Sobre o trecho "o que eu procuros você escondeu na barriga, não quer me entregar" pode ser uma referência a drogas que a esposa de Raul teria escondido dele.

Ouro de Tolo - Crítica severa à sociedade hipócrita, capitalista, materialista e cheia de si,a qual Raul fazia questão de ridicularizar. Nota-se grande semelhança com o estilo folk de Bob Dylan.

Medo da chuva - além de ser uma das mais belas e poéticas músicas de Raul, trata da escravidão que pode ser uma vida a dois quando se tem uma esposa possessiva e ditadora. "é pena, que vc pense que sou seu escravo...dizendo que sou seu marido e não posso partir..."

Quando Acabar o Maluco Sou Eu - sobre como o mundo pode considerar normal as pessoas se matarem, fazerm tramóias políticas, traírem a si mesmas, guerrearem, culminarem no apocalipse, aceitarem a censura e considerar insanidade ser simplesmente excêntrico e afrontar o sistema.

Momentos bizarros: histórias de Ozzy, Stones, Who e outros




O Guitarworld.com disponibilizou online uma matéria retrospectiva (publicada originalmente na edição impressa de julho de 2005) sob o título "Qual é seu Momento mais Spinal Tap?", onde Ozzy Osbourne, Billy Gibbons, Angus Young e outros relatam histórias curiosas.

OZZY OSBOURNE

Depois de assistir à cena “Stonehenge” no filme Spinal Tap, com os anões, e ver o Alice Cooper incorporar um ato de enforcamento no show, pensei: "Por que não simular a execução de um anão no palco?" O único ator anão que estava disponível para uma turnê de oito meses era alcoólatra. Chegava tarde, ficava bêbado... Isso me irritou depois de um tempo. Então, uma noite, quando entramos no ônibus da turnê, eu o joguei no compartimento de bagagem. Alguém me agarrou e disse: "O que você está fazendo não só é ilegal, mas também desumano!” Fiquei louco, gritei: “Ele é a p***a do meu anão e faço a p***a que quiser com ele!” Houve um minuto de silêncio e uma vozinha surgiu do compartimento de bagagem: “Ele está certo: sou seu anão e ele pode fazer o que quiser comigo”.

O Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, adorava fazer pegadinhas, mas não era muito sutil. Uma vez, ele ca**u na tigela de molho em um evento da gravadora. Foi interessante ficar lá e ver os executivos caírem de boca na comida.

Nos meus anos de loucura, a Sharon, minha mulher, me acompanhava na turnê para evitar que eu cometesse adultério. Algumas noites, ela esperava por mim em nosso quarto de hotel. Uma vez, estava tão bêbado que esqueci da presença dela e quando uma japonesinha linda me cantou, pensei: Ca****o! Sexo com uma oriental gostosa é uma das minhas grandes fantasias, não vou deixar passar! Quando chegamos ao quarto do hotel, Sharon não perdeu tempo: nocauteou a japonesa com um gancho de direita. Acordei de manhã sozinho na cama e com um monte de brochuras dos Alcoólicos Anônimos do meu lado.

BILLY GIBBONS do ZZ TOP

Enfiei na cabeça que seria uma boa idéia ter um palco enorme e “levar o Texas até as pessoas”. Tínhamos um palco no formato do estado do Texas e várias cascavéis, abutres e até alguns búfalos no palco. Era autêntico! A princípio, tudo foi bem: as cascavéis se comportaram, as aves pareciam aguentar o barulho e os búfalos ficavam quietos - até que uma noite um búfalo se cansou. Ele derrubou duas gaiolas de vidro com as cascavéis. De repente, havia dezenas de cascavéis circulando pelo palco. Nosso baterista sugeriu tocar “algo tranqüilo, para acalmá-las” — uma idéia idiota, porque a maioria das cobras é surda. Nem tentamos, simplesmente saímos e deixamos os roadies minimizando os danos.

ANGUS YOUNG do AC/DC

Há muitos anos, quando Bon [Scott] era nossa vocalista, nosso empresário teve uma "idéia brilhante" de contratar atores que se passariam por policiais e nos "prenderíam" no palco. Infelizmente, isso foi feito em um show em Sydney [Austrália], na frente de fãs fiéis do AC/DC que começaram a fazer tumulto assim que a "polícia" subiu ao palco. Minutos depois, a força policial verdadeira chegou para controlar a confusão. Infelizmente, não conseguimos diferenciar os policiais verdadeiros dos falsos. Bon pensou que estava insultando os policiais de mentira, mas estava mexendo com os de verdade. Um dos policiais deu ordens a seus "colegas", que, na verdade, eram os atores! Fiquei dando risada, o que os policiais de verdade não gostaram. Resumindo: caos total.

BILLY CORGAN do SMASHING PUMPKINS

Quando "Mellon Collie" foi lançado [em 1995], fizemos um show em Chicago que foi transmitido ao vivo no mundo todo. Havia 10.000 pessoas no local, incluindo a imprensa mundial, e milhões estavam escutando. Na terceira música, um gerador pifou. Algumas luzes ainda funcionavam, mas não havia som. Pensei: "Sem problema, improviso uma seqüência acústica até resolver tudo." É claro que ninguém além da segunda fila ouvia nada. Enquanto isso, um zumbido era a única coisa sendo transmitida — do Chile a Tóquio! No mundo inteiro nossos fãs estavam começando a questionar nossa nova direção musical. Levou só 15 minutos para consertar tudo, mas pareceu uma eternidade. Uma estrela do rock sem amplificação vira eunuco: por 15 minutos, fui um eunuco.

ROBERT SMITH do THE CURE

Cantores normalmente não comem muito antes de um show: não é legal arrotar enquanto cantamos. Só que, uma noite, tinha comido muito e não estava passando muito bem. Então, durante “A Forest,” alguns arrotos foram seguidos por uma bela vomitada no microfone e nos monitores. Provavelmente pareceu um cruzamento de uma cena de "O Exorcista" e o quadro "Mister Creosote" de "O Sentido da Vida", do Monty Python.

PETE TOWNSHEND do THE WHO

Nosso primeiro baterista, Keith Moon, que Deus o tenha, era o próprio Spinal Tap. A maioria das pessoas conhece a história de como ele mergulhou com sua Rolls-Royce em uma piscina. Mas em outra ocasião, Keith atravessou com seu carro as portas de vidro de um hotel e foi até o balcão da recepção, saiu do carro e pediu a chave do quarto, sem pestanejar. Outra vez, em um avião, ele despejou o conteúdo de uma lata de sopa em um saco de papel, fingiu vomitar no saco e, depois, beber seu próprio “vômito”. Tudo isso na primeira classe. Os executivos não acreditaram no que viram.

RON WOOD do ROLLING STONES

Tenho ótimas lembranças da noite em que eu e Mick Jagger fomos ver um show do Marvin Gaye em Nova York. Depois do show, fomos até a suíte de hotel dele e Mick tentou impressioná-lo com seu conhecimento de soul e outras coisas do gênero. Pelo menos é isso que Mick pensava que fazia. Depois de mais ou menos uma hora, nosso anfitrião disse: "Isso é ótimo, mas por que você não diz isso a Marvin? Ele vai chegar daqui a pouco.” Mick tinha falado com o irmão do Marvin, que usava o mesmo tipo de boina de tricô que ele.

Outro momento legal foi no início dos anos oitenta. Estávamos usando drogas no camarim quando, de repente, o gerente da turnê colocou a cabeça na porta e disse: “A polícia [The Police] está aqui!” Caraca! Entramos em pânico e jogamos as drogas na privada. Daí, Sting, Andy Summers e Stewart Copeland [do Police] adentraram pela porta.

NOEL GALLAGHER do OASIS

As pessoas nos associam com excessos, mas a única vez em que estava fora de mim no palco foi na Filadélfia. Estava chapado naquela noite - bêbado pra caramba. Na primeira música, fiz alguns gestos "olhem pro meu gigante machado fálico" no estilo do Kiss. O público amou. Pensei, só na América. Continuei indo por esse lado, falando palavrões, fazendo solos de guitarra com a língua e tudo o mais, e a platéia amou. Essa foi a única vez em que o Oasis foi verdadeiramente o Spinal Tap. Bem, é a única vez que admito que fomos, de qualquer forma.

Anteriormente, quando fui roadie do Inspiral Carpets, eles fizeram um show em Reading [Inglaterra], onde tinham, por algum motivo, a réplica de uma vaca no palco. Eles exigiram que eu mamasse em uma das tetas no palco durante uma música. Eu era muito jovem e fiquei intimidado, então nem ousei recusar. Se me lembro bem, minha namorada terminou comigo na hora porque achou que eu parecia um completo idiota.

TOMMY LEE do MÖTLEY CRÜE

O Mötley Crüe foi expulso de vários hotéis por comportamento inaceitável. Normalmente merecíamos, mas houve uma vez em que achei que fomos expulsos injustamente de um lugar. Para me vingar deles, coloquei um cocô em uma bandeja de serviço de quarto e a pus em um exaustor, depois liguei o aquecimento. Imagino que demorou um pouco antes que eles descobrissem a origem daquele fedor.

KEITH RICHARDS do ROLLING STONES

Quando gravei "Main Offender" [1992], fizemos um vídeo em Los Angeles. O script pedia algumas vadias com cachorros. O diretor achou que uma vadia devia ter um cachorro que não fosse só feio ou sujo, mas também esquisito ou, pelo menos, desfigurado. Seu assistente sugeriu um cachorro aleijado. Eles ligaram para uma agência e a resposta foi: “Podemos conseguir um cachorro aleijado até o meio-dia. Que perna vocês querem cortada?” Eles estavam preparados para mutilar um cachorro por causa de uma po*** de vídeo. Vou te dizer, LA é uma cidade doentia!

Hoje na história do Rock no mundo - 19/10




Os Yardbirds estréiam na América


[19/10/1966] Há 43 anos

Os Yardbirds chegam à Nova York, nos Estados Unidos, para fazer sua primeira turnê pela América, com Jimmy Page e Jeff Beck nas guitarras. Depois do segundo show, Beck saiu para formar um grupo com Rod Stewart, deixando o Yardbirds como um quarteto.



Peter Frampton toca com o Small Faces


[19/10/1968] Há 41 anos

O vocalista e guitarrista do Small Faces, Steve Marriott, convida Peter Frampton (na ocasião, guitarrista do Herd), para participar de um show do grupo, em Londres. Ali, eles começariam uma grande amizade, que resultaria na formação do Humble Pie, em abril do ano seguinte.




Oasis faz o primeiro show

[19/10/1991] Há 18 anos

Com a entrada definitiva de Liam Gallagher nos vocais, o Oasis faz o primeiro show da carreira no Boardwalk, em Manchester, na Inglaterra, onde já vinha ensaiando há algumas semanas. Logo depois, eles gravariam uma fita demo e a enviariam para a revista local, City Life, e para o renomado DJ Craig Cash. Na época, todos os integrantes do Oasis, exceto pelo guitarrista Noel Gallagher, que trabalhava como roadie do Inspiral Carpets, estavam desempregados.




Acidente em show do Pink Floyd


[19/10/1994] Há 15 anos

O Pink Floyd inicia a turnê do álbum "Division Bell", na Grã-Bretanha, mas é obrigado a cancelar uma série de shows depois que uma parte da arquibancada do Earls Court, em Londres, desaba, deixando vários fãs machucados. Ao final da excursão, a banda fez mais de 100 shows.



Michael Jackson divide opiniões em Taiwan


[19/10/1996] Há 13 anos

Durante uma rápida visita pela Ásia, Michael Jackson recebe um convite do prefeito de Kaohsiung, em Taiwan, para participar de uma festa, onde seria homenageado devido a sua importância na cultura mundial. Orgulhoso, o astro compareceu ao local, mas ao receber um prêmio, foi interrompido por dois membros do conselho regional, que invadiram a cerimônia alegando, ferozmente, que ele não era digno de tal honra. Lin Tichuan, um dos conselheiros, atacou: "Sua contribuição internacional foi apenas molestar criancinhas".



Joan Baez toca na prisão Alcatraz


[19/10/1996] Há 13 anos

Morando em Northern California, a cantora Joan Baez faz uma apresentação na prisão mais famosa do mundo, Alcatraz, em São Francisco, como parte do projeto Bread & Roses. Realizado anualmente, o show servia para arrecadar fundos para os presidiários norte-americanos.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 19/10




- 1961: Nasceu, no Rio de Janeiro, Antônio Marcos Lopes de Souza, o Loro Jones ex-guitarrista e fundador do Capital Inicial. Loro começou a carreira em 1979 na banda Blitz 64, em Brasília. Com o fim da banda, em 1981, formou o Capital Inicial com Fê e Flávio Lemos. Em fevereiro de 2002 Loro anunciou sua saída da banda. Hoje é produtor e tem um estúdio em Brasília.

- 1971: Nasceu Podé Nastácia, voz e violão da banda Tianastácia.

- 1985: Rolou o show de lançamento da coletânea Ataque Sonoro, no Circo Voador (RJ). Entre as bandas que se apresentaram estavam Ratos de Porão, Cólera, Lobotomia, Vírus 27, Garotos Podres e Grinder’s.

- 1988: O De Falla lançou o segundo disco. O destaque é “Como Vovó Já Dizia” (Raul Seixas).

ATENÇÃO - 1988: As bandas cariocas Hojerizah e Picassos Falsos lançaram o segundo disco. No disco do Hojerizah, Pele, o destaque é “Setembro”. No disco do Picassos Falsos, Supercarioca, o destaque é a faixa título. Formação clássica do Hojerizah: Toni Platão (vocal), Flávio Murrah (guitarrista e principal compositor), Marcelo Larrosa (baixo) e Álvaro Albuquerque (bateria). Formação original Picassos Falsos: Humberto Effe (vocal), Luiz "Minhoca" Romanholli (baixo), Gustavo Corsi (guitarra) e Abílio Azambuja (bateria).

ATENÇÃO - 1996: Oito dias após a morte de Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá anunciaram o fim da Legião Urbana. De 1985 à 1996 a banda, que surgiu em Brasília em agosto de 1982, lançou dez discos. Entre os sucessos da Legião estão “Será”, “Tempo Perdido”, “Eduardo e Mônica”, “Que País é Este?”, “Faroeste Caboclo”, “Perfeição”, “Angra dos Reis” e “Pais e Filhos”.


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