14 de outubro de 2009

Heavy Metal - Universo em Fantasia (Heavy Metal)





Sinopse

Com uma trilha sonora com o melhor rock dos anos 70, Heavy Metal é o desenho animado mais aguardado pelo público adulto, uma verdadeira obra de arte.


Informações Técnicas

Título no Brasil: Heavy Metal - Universo em Fantasia
Título Original: Heavy Metal
País de Origem: Canadá
Gênero: Animação
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento: 1981
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Gerald Potterton

Elenco

Rodger Bumpass ... Hanover Fiste (segment "Captain Sternn") / Dr. Anrak (segment "So Beautiful and So Dangerous") (voz)
John Candy ... Desk Sergeant (segment "Harry Canyon") / Dan (segment "Den") / Den (segment "Den") / Robot (segment "So Beautiful and So Dangerous") (voz)
Jackie Burroughs ... Katherine (segment "Den") (voz)
Joe Flaherty ... Lawyer (segment "Captain Sternn") / General (segment "So Beautiful and So Dangerous") (voz)
Don Francks ... Grimaldi (segment "Grimaldi") / Co-Pilot (segment "B-17") / Barbarian (segment "Taarna") (voz)
Martin Lavut ... Ard (segment "Den") (voz)
Marilyn Lightstone ... Whore (segment "Harry Canyon") / Queen (segment "Den") (voz)
Eugene Levy ... Sternn (segment "Captain Sternn") / Male Reporter (segment "So Beautiful and So Dangerous") / Edsel (segment "So Beautiful and So Dangerous") (voz)
Alice Playten ... Gloria (segment "So Beautiful and So Dangerous") (voz)
Harold Ramis ... Zeke (segment "So Beautiful and So Dangerous") (voz)
Susan Roman ... Girl (segment "Harry Canyon") / Satellite (segment "Harry Canyon") (voz)
August Schellenberg ... Nort (segment "Den") / Taarak (segment "Taarna") (voz)
Richard Romanus ... Harry Canyon (segment "Harry Canyon") (voz)
John Vernon ... Prosecutor (segment "Captain Sternn") (voz)
Zal Yanovsky ... Navigator (segment "B-17") / Barbarian (segment "Taarna") (voz)
Caroline Semple ... Girl (segment "Grimaldi") (voz)
Al Waxman ... Rudnick (segment "Harry Canyon") (voz)
Harvey Atkin ... Alien (segment "Harry Canyon") / Henchman (segment "Harry Canyon") (voz)
Glenis Wootton Gross ... Whore (segment "Harry Canyon") (voz)
Douglas Kenney ... Regolian (segment "Captain Sternn") (voz)
George Touliatos ... Pilot (segment "B-17") / Barbarian (segment "Taarna") (voz)
Patty Dworkin ... Woman Reporter (segment "So Beautiful and So Dangerous") (voz)
Warren Munson ... Senator (segment "So Beautiful and So Dangerous") (voz)
Vlasta Vrana ... Barbarian Leader (segment "Taarna") (voz)
Mavor Moore ... Elder (segment "Taarna") (voz)
Thor Bishopric ... Boy (segment "Taarna") (voz)
Len Doncheff ... Barbarian (segment "Taarna") (voz)
Cedric Smith ... Bartender (segment "Taarna") (voz)
Joseph Golland ... Councilman (segment "Taarna") (voz)
Charles Jolliffe ... Councilman (segment "Taarna") (voz)
Ned Conlon ... Councilman (segment "Taarna") (voz)
Percy Rodrigues ... Loknar (voz)

Trilha Sonora

“Radar Rider”
Interpretada por Riggs
Escrita por Jerry Riggs, Marc Jordan Publisher: Mr. Sunshine Inc, BMI

“Veteran of the Psychic Wars”
Interpretada por Blue Öyster Cult
Escrita por Eric Bloom, Michael Moorcock Publisher: B.O. Cult Songs, ASCAP

“True Companion”
Interpretada por Donald Fagen Composed e Publisher: Freejunket Music, ASCAP

“Heartbeat”
Interpretada por Riggs
Escrita por Jerry Riggs Publisher: Mr. Sunshine Inc, BMI

“Blue Lamp”
Interpretada por Stevie Nicks
Escrita por Stevie Nicks Publisher: Welsh Witch music, BMI

“Open Arms”
Interpretada por Journey
Escrita por Steve Perry, Jonathan Cain Publisher: Weedhigh/Nightmare Music, BMI

“Reach Out”
Interpretada por Cheap Trick
Escrita por Robert Jones, Pete Comita Publisher: Adult Music, BMI

“Taking A Ride (On Heavy Metal)”
Interpretada por Don Felder
Escrita por Don Felder Publisher: Fingers Music, ASCAP

“Queen Bee”
Interpretada por Grand Funk Railroad
Escrita por Mark Farner Publisher: Cran Renraff Co, BMI

“I Must Be Dreamin'”
Interpretada por Cheap Trick
Escrita por Rick Nielson Publisher: Adult Music, BMI

“Crazy? (A Suitable Case For Treatment)”
Interpretada por Nazareth
Escrita por D. McCafferly, P. Agnew, M. Charlton, D. Sweet Publisher: Panache Muisc Inc, BMI

“All of You”
Interpretada por Don Felder
Escrita por Don Felder Publisher: Fingers Music, ASCAP

“Heavy Metal”
Interpretada por Sammy Hagar
Escrita por Sammy Hagar, Jim Peterik Publisher: Nine Music/Warner Bros Music ASCAP Bald Medusa/Warner Bros Music ASCAP

“Prefabricated”
Interpretada por Trust
Escrita por Bernie Bonvoisin, Norbert Krief, Jimmy Pursey (English Version) Publisher: April Music CBS Disques

“The Mob Rules”
Interpretada por Black Sabbath
Escrita por Geezer Butler, Ronnie James Dio, Tony Iommi Publiser: TRD Essex ASCAP/Muggins Music Inc. BMI

“Through Being Cool”
Interpretada por Devo
Escrita por Mark Mothersbaugh, Gerald V. Casale, Robert Mothersbaugh Publisher: Devo Music/Nymph Music, BMI

“Workin' In A Coal Mine”
Interpretada por Devo
Escrita por Allen Toussaint Publisher: Marsaint Music/Warner Bros Music, BMI

“E5-150”
Por Black Sabbath

Metal Progressivo: os dez melhores álbuns do estilo


O site About.com fez uma lista com os 10 melhores álbuns de metal progressivo, que seguem abaixo em ordem alfabética por banda.

BETWEEN THE BURIED AND ME - 'Colors'



Uma obra-prima dos tempos modernos, “Colors” lançado em 2007 é uma faixa com um pouco mais que uma hora de duração dividida em oito partes. Enquanto o BETWEEN THE BURIED AND ME mostrava sinais de que poderia ser o futuro do metal progressivo com o álbum “Alaska”, lançado em 2005, “Colors” foi a afirmação. O fato de os membros da banda terem apenas um pouco mais que 20 anos quando o álbum foi gravado é espantoso. O “Colors” vai de uma vibração de fim de tarde estilo BEATLES para um metal de ataque devastador, lado a lado com um country e uma viagem para o espaço ao longo do caminho.




DREAM THEATER - 'Awake'



Muitos pensaram que o DREAM THEATER não poderia superar seu segundo álbum “Images & Words” lançado em 1992, porém a banda surpreendeu o mundo do metal progressivo com o álbum “Awake” lançado em 1994. Até o momento o álbum mais obscuro da banda, “Awake” é o som de um grupo de músicos paranóicos, depressivos e desiludidos. As tensões internas dentro da banda foram traduzidas em “Awake” com músicas oprimidas como “Space Dye Vest,” “The Mirror,” e “Innocence Faded” apresentando um lado diferente do DREAM THEATER.




EDGE OF SANITY - 'Crimson'



Dan Swanö é um músico genial, e o álbum “Crimson” lançado em 1996 é uma demonstração de seu brilho. Uma faixa épica de 40 minutos, “Crimson” não é para os fracos de coração. Falando sobre o futuro e infertilidade, “Crimson” é um álbum que foi feito para ser digerido de uma única vez, com a letra da música em mãos. Tentar dividir esta faixa única seria uma grande injustiça, uma vez que a música fala mais alto do que qualquer palavra jamais conseguiria.




FATES WARNING - 'No Exit'



Primeiro álbum da banda com o vocalista Ray Alder, o “No Exist” é conhecido por conter a épica “The Ivory Gate of Dreams” com um pouco mais que 20 minutos de duração. As outras faixas deste lançamento de 1988 também não são ruins, mas esta foi a mais próxima do majestoso, a qual fez os fãs de metal progressivo babarem. Os vocais de Alder eram melhores do que os de John Arch, e isso não é uma tarefa fácil. “No Exist” seria o álbum que abriria a banda para um público maior.



OCEAN MACHINE - 'Biomech'



Devin Townsend é um artista excêntrico que mantêm os ouvintes aos seus pés. O OCEAN MACHINE é um dos milhões de projetos paralelos com o qual Townsend está envolvido, lançando em 1998 o álbum “Biomech”, este que fez Townsend abraçar sua calma, seu lado melódico, que ficava escondido com o STRAPPING YOUNG LAD. Os fãs da sua banda principal ficaram surpresos em ouvir os maravilhosos vocais limpos de Townsend e sua habilidade para composições cativantes. Infelizmente o álbum nunca atingiu as principais comunidades do metal.




OPETH - 'Blackwater Park'



Escolher o melhor álbum do OPETH pode ser uma tarefa difícil, uma vez que a maior parte de sua discografia é constituída de materiais com qualidade ao extremo. Porém o “Blackwater Park’ lançado em 2001 é considerado sua maior grande obra. O vocalista Mikael Åkerfeldt finalmente aperfeiçoou sua voz limpa e a produção, feita pelo líder do PORCUPINE TREE, Steve Wilson, é tonificante e poderosa. As faixa “The Drapery Falls” e a acústica assombrosa “Harvest” são os destaques desta obra-prima.




PAIN OF SALVATION - 'Entropia'



O primeiro álbum lançado pelo quinteto sueco em 1997 é fenomenal. Após um pouco mais de uma década de trabalho desde que formaram a banda, o PAIN OF SALVATION juntou uma incrível história envolvendo uma família em conflitos em uma sociedade fictícia. Os vocais elevados de Daniel Gildenlöw fizeram muitas pessoas prestarem atenção e assim a banda ganhou muitas oportunidades com o “Entropia”, mantendo o ouvinte comprometido com uma combinação de tranqüilizante, melodias acústicas, escalas e riffs funkeados.




QUEENSRYCHE - 'Operation Mindcrime'



Indiscutivelmente o melhor álbum do QUEENSRYCHE, um álbum conceitual lançado em 1988 que detalha a história de um viciado em drogas e como ele se tornou um assassino. Enquanto os primeiros álbuns da banda eram camadas sólidas de metal progressivo, o “Operation: Mindcrime” foi o primeiro álbum onde tudo funcionou como um estalo. A voz de Geoff Tate nunca soou tão bem, e o trabalho com a guitarra de Chris DeGarmo é subestimado.




SYMPHONY X - 'The Divine Wings Of Tragedy'



O SYMPHONY X sempre foi uma banda que se manteve no underground, constantemente lançando álbum após álbum, enquanto mantinha uma base de fãs leais. Lançado em 1997, o álbum “Divine Wings Of Tragedy” foi o primeiro sinal de que o SYMPHONY X podia competir com os grandalhões do metal progressivo, com a faixa título atingindo por volta de 20 minutos de duração. Sempre considerei o Russell Allen um dos vocalistas mais subestimados de todos os tempos, e o Michael Romeo é um deus da guitarra no círculo progressivo.




TIAMAT - 'Wildhoney'



Antes do OPETH sucessivamente misturar death metal com vocais acústicos e limpos, já existia o TIAMAT e seu álbum “Wildhoney” lançado em 1994. Enquanto a banda viria a evoluir para um som gothic metal, em certo ponto, o TIAMAT foi colocado para surpreender o mundo do metal progressivo. Um álbum que entrou em uma atmosfera com um foco principal, “Wildhoney” pode ser melhor descrito como uma jornada através do desespero e melancolia, com letras brilhantes como guias desta jornada.

Discos Marcantes do Emerson, Lake & Palmer II





Emerson, Lake & Palmer - Pictures at an Exhibition (1971)

Origem: Inglaterra

Produtor: Greg Lake

Formação Principal no Disco: Keith Emerson – Greg Lake – Carl Palmer

Estilo: Rock Progressivo

Relacionados: Yes/ Jethro Tull/ King Crimson

Destaque: Nutrocker

Melhor Posição na Billboard: 10o


Conforme aparece na capa da partitura, "em Lembrança a Viktor Hartmann", o compositor russo Modest Mussorgsky — um dos solenes membros do nacionalista Grupo dos Cinco — concebeu em 1874 a suíte em dez movimentos para piano a quatro mãos em memória ao inesquecível amigo (de longa data) pintor (um tanto obscuro), desaparecido trágica e precocemente, no ano anterior. Obscuro porque muito da produção de Viktor restou apenas na fatigada retina de Modest que, na forma da moda de antanho, escreveu Pictures at an Exhibition no estilo dos poemas sinfônicos de Liszt, ou seja, transpondo para a imaginação musical as impressões visuais de forma absolutamente livre, inspirado em aquarelas e de desenhos do Hartmann criou sobre vigileaturas ao Velho Continente e cenas de sua terra natal, a Ucrânia. A partitura foi concluída em menos de um mês; contudo, ela permaneceu em esboço e só foi publicada (em 1931) muito tempo depois da própria morte de Mussorgsky. Um dos colaboradores do Grupo dos Cinco, Nikolai Riminski Korsakov (o maior de todos, da A Grande Páscoa Russa e de Sheherazade) foi quem concluiu o trabalho restante e a editou. Em 1922, Ravel transpôs a música para orquestra sinfônica — fato que ajudou a popularização da suíte de Mussorgsky pelas salas de concerto afora. Porém, o autor do Bolero não foi o único a transcrever Pictures at an Exhibition: no auge do seu sucesso, o trio britânico Emerson, Lake & Palmer decidiu transformar a peça do compositor russo em sua profissão-de-fé. superando todas as dificuldades, o trio recriou cenas da suíte e detalhe: ao vivo, no City Hall de Newcastle. O mais genial ficou a cargo de Keith Eemerson: além de um Hammond, de um moog (responsável pelos trechos mais 'grotescos' das cenas da suíte) e de uma clavineta, ele arastou um órgão de igreja para a sala de concerto. E o órgão que toca o Promenade, o leitmotiv que significa o "espectador" e percorre toda a obra, como uma pausa (e introdução)de cada quadro da exposição. O tema condutor aparece o tempo todo como um prelúdio de cada movimento e mostra tanto a genialidade de Mussorgsky em transformar imagens e idéias quanto a do ELP, tanto em alternar o motivo condutor nas especialidades de teclado (por Emerson) quanto em colocar a voz humana na peça. O single de Pictures at an Exhibition, Nutrocker, que na verdade é outra homenagem a outro compositor russo, Pyotr Tchaikovsky: é uma transcrição da abertura da suíte do ballet Quebra Nozes. O álbum do trio, lançado no fim de 71, vendeu mais que xepa. Nem Mussorgsky, nem Theodor Adorno, imaginariam algo parecido.



Discos Marcantes do Emerson, Lake & Palmer





Emerson, Lake & Palmer - Tarkus (1971)

Origem: Inglaterra

Produtor: Greg Lake

Formação Principal no Disco: Keith Emerson – Greg Lake – Carl Palmer

Estilo: Rock Progressivo

Relacionados: Yes/ Jethro Tull/ King Crimson

Destaque: The Only Way

Melhor Posição na Billboard: 9o


Produto de um determinado contexto histórico na história do rock, o Progressivo se tornou um estilo bastante peculiar dentro do gênero onde floresceu. Foi também o momento em que o experimentalismo e o ecletismo musical chegou à regiões limítrofes dentro da música. Nesse sentido, os arranjos flertavam com outros estilos, com o jazz e com o erudito. Esse foi o caso do Emerson, Lake And Palmer. Tarkus. o segundo disco do trio, ao contrário do álbum de estréia da banda, é bem mais coeso. Herda daquele (um disco compopsto basicamente de paráfrases de temas clássicos, que vão de Bartók até Johann Sebastian Bach) apenas a estrutura de suíte e uma espécie de livre reelaboração da forma-sonata numa estrutura rapsódica, mais precisamente no lado A. Ou seja, um misto entre o rigor do clássico e a improvisação do rock. Em mais de vinte minutos de música, Tarkus é uma complexa e descritiva piece de resistance que se subdivide em sete partes intercaladas em temas cantados e instrumentais. Narra a história, como se fosse um micro-romance de formação de um monstro fantástico (metade tanque, metade tatu), sua viagem até o local onde ele se bate contra uma esfinge numa justa apocalítica e surreal e, no fim, a sua partida. Além da estrutura que remete ao modelo clássico, Keith Emerson usa outros conceitos típicos do erudito como wagneriano conceito de motivos condutores (o terma do nascimento reaparece modificado no fim da suíte). De Tarkus, apenas Stones Of The Years, a segunda parte, foi utilizada como single. E se a primeira parte do álbum é praticamente uma concepção individual — criada por Emerson, o lado B tem mais a cara de Greg, com exceção da fascinante The Only Way, uma quase uma tocata para voz e órgão. Infinite Space é um impromptu onde o piano fica martelando um Fá Maior o tempo todo. Are You Readdy, Eddy, é um boogie woogie que destoa totalmente do estilo progressivo do ELP. É uma brincadeira com o engenheiro de som: sempre que eles pediam algo para comer, ele (Eddy Offord, que também trabalhou nos discos do Yes) aparecia com a mesma bandeja de sanduíches de sempre. No fim, Greg repete a resposta que Eddy sempre dizia: "eles só tem isso com queijo e presunto"... .

Hoje na história do Rock no mundo - 14/10

Nasce Lourdes Maria, filha de Madonna


[14/10/1996] Há 13 anos

Exatamente às 16h01, na maternidade Good Samaritan, em Los Angeles, a cantora Madonna dá a luz à menina Lourdes Maria Ciccone Leon, que nasceu com 2,9 quilos.


Começa a turnê Clash of The Titans


[14/10/1990] Há 19 anos

Supostamente recuperado do uso de drogas, o vocalista e guitarrista do Megadeth, Dave Mustaine, coloca sua banda na estrada, ao lado de Testament, Suicidal Tendencies e Slayer, em uma turnê batizada de "Clash of The Titans". O primeiro local invadido pelos monstros do heavy metal foi o Estádio de Wembley, na Inglaterra.



John Lee Hooker papa todos os prêmios


[14/10/1990] Há 19 anos

Durante a realização do 11º National Blues Awards, em Memphis, nos Estados Unidos, John Lee Hooker papa os principais prêmios da cerimônia. Além de uma premiação honrosa chamada WC Handy Blues Award, ele ficou com as estatuetas de melhor artista de blues, melhor vocalista do ano e melhor álbum de blues contemporâneo, por "The Healer", lançado em fevereiro daquele ano.



John Fogerty acusado de plágio

[14/10/1971] Há 38 anos

A Arco Industries, empresa detentora dos direitos autorais da música "Good Golly Miss Molly", de Little Richard, abre um processo contra o líder do Creedence Clearwater Revival, John Fogerty, alegando que "Travellin' Band" plagiava, parcialmente, o hit dos anos 50. A editora do CCR, a Jondora Music, também foi processada, mas o caso acabou sendo arquivado.



Batera dos Stones casa-se em Bradford


[14/10/1964] Há 45 anos

Sem fazer alarde e evitando espalhar a notícia para a imprensa, o baterista dos Rolling Stones, Charlie Watts, casa-se com Shirley Ann Sheperd, em Bradford, Yorkshire, na Inglaterra.



Buddy Holly é descoberto no Texas


[14/10/1955] Há 54 anos

Aos 19 anos de idade, Buddy Holly e seus dois companheiros, Larry Welborn e Bob Montgomery, abrem um show de Bill Halley & His Comets, em Lubbock, no Texas. O agente de gravadora, Eddie Crandell, que estava na platéia, ficou entusiasmado com a apresentação do garoto e, logo, tratou de arranjar um contrato para lança-lo no mundo da música.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 14/10

- 1960: Nasceu, em Ribeirão Preto (SP), Franscisco José Zambianchi, o cantor e compositor Kiko Zambianchi. Em 1983 Kiko conheceu Marina Lima que gravou a música “Eu Te Amo Você”. Em 1985 lançou o primeiro disco Choque. Em 2000 Zambianchi participou da gravação e turnê do Acústico Capital Inicial. Seus outros discos são Quadro Vivo (1986), Kiko Zambianchi (1987), Era Das Flores (1989), KZ (1997) e Disco Novo (2002). Entre seus sucessos estão “Primeiros Erros”, “Choque” e “Demônia”.

- 1966: A dupla Deny e Dino gravou as músicas “Menina Triste”, “Pare”, “ Vivo a Chamar” para o primeiro disco da dupla chamado Coruja.

- 1978: Nasceu Luciano Garcia, mais conhecido como Lucius, guitarrista da banda paulistana CPM22.


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