30 de setembro de 2009

A Todo Volume (It Might Get Loud)





O documentário It Might Get Loud (A Todo Volume) mergulha com raro empenho na intimidade das lendas do rock, ou, melhor, dos heróis da guitarra. Os desenvoltos The Edge, do U2, Jimmy Page, do Led Zeppelin, e Jack White, do White Stripes, interagem e discorrem sobre sua relação pessoal com a guitarra elétrica, falando de paixão, técnicas e possibilidades sonoras.

Heróis de diferentes gerações da guitarra estrelam documentário

Produtora Legendary Pictures investe no exame do icônico instrumento que moldou o rock’n’roll






Lançado em 14 de agosto nos Estados Unidos, It Might Get Loud (A Todo Volume), documentário que mergulha com raro empenho na intimidade das lendas do rock, ou, melhor, dos heróis da guitarra, deve chegar à versão nacional no mês de novembro (dia 6). Nele, os desenvoltos instrumentistas The Edge, do U2, Jimmy Page, do Led Zeppelin, e Jack White, do White Stripes, interagem e discorrem sobre sua relação pessoal com a guitarra elétrica, falando de paixão, técnicas e possibilidades sonoras.


Ao longo de noventa e sete minutos de filme, os músicos dão seus depoimentos que pontuam oportunamente três gerações diferentes na evolução do ritmo. Dirigido por Davis Guggenheim, a obra tem como principal qualidade a revelação de como os astros, individualmente, atingiram sua identidade artística, fazendo o espectador perceber o estilo que cada um tem de tocar e o quanto essa “pegada” acaba sendo o fator mais importante para um guitarrista que queira ser levado a sério.


Para quem já ama e está envolvido com o instrumento, o documentário é um must-see só pelo fato nos dar a possibilidade de acompanhar a ocasião rara e inédita que coloca no mesmo círculo três artistas talentosíssimos e cheios de pegada, porém pertencentes a galhos diferentes da árvore genealógica do rock. O compartilhar de suas experiências e as coisas ensinadas uns aos outros mostram que a evolução só pode ser galgada com mente e ouvidos abertos e o apuro natural pela sensibilidade.


E a empreitada da Legendary Pictures em nome da guitarra e do rock não para por aí: a mesma produtora anunciou que está trabalhando em uma cinebiografia do imbatível Jimi Hendrix. O roteiro baseado na vida do músico e mito da era flower power está sob a batuta de Max Borenstein, e conta com o mesmo produtor de Watchmen e dono da Legendary Thomas Tull, além de Bill Gerber, responsável por Gran Torino (Clint Eastwood).


A empresa continua em negociação com a Experience Hendrix, administradora do patrimônio de Jimi, mas mesmo assim está tocando o projeto, antes de chegar a um acordo sobre os direitos autorais.

Informações Técnicas

Título no Brasil: A Todo Volume
Título Original: It Might Get Loud
País de Origem: EUA
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Estréia no Brasil: 06/11/2009
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Davis Guggenheim

Discos Marcantes de Alice Cooper





Alice Cooper - School's Out(1972)

Origem: Estados Unidos

Produtor: Bob Ezrin

Formação Principal no Disco: Alice Cooper - Glen Buxton - Michael Bruce - Dennis Dunaway - Neal Smith - Dick Wagner

Estilo: Hard Rock

Relacionados: Frank Zappa/Stooges/Screamin' Jay Hawkins

Destaque: Luney Tune

Melhor Posição na Billboard: 2o


School's Out é um marco na careira do Alice Cooper e um dos momentos mais felizes da colaboração do produtor canadense, Bob Ezrin, quando a banda deixou o experimentalismo que fez com que Frank Zappa os contratasse para a sua Straight Records, no fim dos anos 60. Embora promissores, como aconteceria com boa parte do catálogo do selo do líder dos Mothers Of Invention, o material temático passava longe das paradas. sem contar que o diretor artístico da Straight, David Briggs, não escondia um total desprezo pelas idéias musicais deles — e, felizmente (ou não), a recíproca era rigorosamente verdadeira. Foi preciso que o Alice superasse aquela maré, voltasse para Detroit e, depois de conhecer os Stooges e o próprio Ezrin, para que a banda encontrasse o caminho do sucesso. Nem que, para isso, fosse preciso se transformar os shows ao vivo num verdadeiro palco do horror, com sangue de mentira e galinhas voadoras. Contudo, o paradoxo é que, embora Bob estimulasse que eles transformassem as apresentações ao vivo no melting pot do shock rock, dentro do estúdio, o produtor cuidou de limpar o som garageiro em algo fonograficamente "escutável" ou, pelo menos, acessível. A partir dali, viriam três excelentes discos, Love It to Death, Killer e School's Out , cuja inspiração foi a sugestão de uma frase que ele havia lido, sobre quais eram os melhores três minutos da vida. Um deles eram as manhãs de véspera da Natal; As outras eram aquelas que antecedem o último sinal do colégio. Daí nasceu o sardônico catecismo da desobediência civil ginasial: "não temos classe (duplo sentido, no original), não temos princípios, não temos inocência, não podemos nem pensar em rimas, chega de livros, chega de lápis, chega de escola!". School's Out faz um crossover interessante entre o hard rock e o blues rock, embora com direito à umas zappaneadas, como em Street Fight, mas passa até por improvisos jazzísticos, como a smoothy Blue Turk. O shock rock e as suas bizarrices saíram de moda, mas o Alice Cooper não.


Faixas

1. "School's Out" (Alice Cooper, Glen Buxton, Michael Bruce, Dennis Dunaway, Neal Smith) – 3:26
2. "Luney Tune" (Cooper, Dunaway) – 3:36
3. "Gutter Cat vs. the Jets" (Buxton, Dunaway, Leonard Bernstein, Stephen Sondheim) – 4:39
4. "Street Fight" (Cooper, Buxton, Bruce, Dunaway, Smith) – 0:55
5. "Blue Turk" (Cooper, Bruce) – 5:29
6. "My Stars" (Cooper, Bob Ezrin) – 5:46
7. "Public Animal #9" (Cooper, Bruce) – 3:53
8. "Alma Mater" (Smith) – 4:27
9. "Grande Finale" (Cooper, Buxton, Bruce, Dunaway, Bob Ezrin, Smith, Mack David, Leonard Bernstein) – 4:36

Hoje na história do Rock no mundo - 30/09

Morre a namorada de David Crosby

[30/09/1969] Há 40 anos

Preparando-se para uma série de quatro shows no Winterland Ballroom, em São Francisco, Crosby, Stills & Nash, ensaiavam na casa de David Crosby, em Novato, na Califórnia, quando receberam a notícia de que a namorada dele, Christine Hinton, havia morrido. Christine sofreu um acidente de automóvel e morreu na hora.



Rick Wakeman faz sua estréia no Yes


[30/09/1971] Há 38 anos

Prestes a lançar o álbum, "Fragile", o Yes inicia uma turnê de 23 shows pela Grã-Bretanha, apresentando o novo integrante do grupo, Rick Wakeman. A primeira apresentação aconteceu na cidade de Leicester, em Leicestershire, e a última, na cidade de Southampton, em Hampshire.



Roy Orbison em branco e preto


[30/09/1987] Há 22 anos

Devidamente intitulada de "A Black And White Night", a apresentação intimista, onde Roy Orbison foi acompanhado por uma banda repleta de admiradores, incluindo Bruce Springsteen, Elvis Costello, Jackson Browne, k.d. lang e Tom Waits, acontece no Coconut Grove, do Ambassador Hotel, em Los Angeles. O show foi composto, principalmente, por músicas da década de 60 e foi filmado para ser lançado, posteriormente, em vídeo.



Vocalista do B-52's é presa por criar baderna


[30/09/1993] Há 16 anos

A vocalista do B-52's, Kate Pierson, vai presa depois de começar uma baderna diante dos escritórios da Vogue, em Nova York, durante um protesto que pedia o fim do uso de peles de animais.



Heart lança álbum acústico

[30/09/1995] Há 14 anos

Gravado em agosto de 1994, o álbum acústico do Heart, "The Road Home", finalmente chega às lojas dos Estados Unidos. Produzido por John Paul Jones, ex-baixista do Led Zeppelin, o CD resgatou grandes clássicos da banda, como "Barracuda", "These Dreams" e "Dog And Butterfly", e trouxe alguns covers inusitados, como "Seasons", de Elton John, e "River", de Joni Mitchell.



Elton John e Keith Richards trocam elogios


[30/09/1997] Há 12 anos

Depois de ouvir os comentários feito pelo guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richard, a seu respeito, Elton John não deixou barato - Richards havia se referido a ele como "aquele cara que faz músicas para loiras mortas" (citando a homenagem que Elton John havia feito à Princesa Diana, morta no dia 31 de julho do mesmo ano). Durante uma entrevista, o pianista disse: "ele é tão patético, pobre coitado... parece um macaco com artrite tentando parecer jovem em cima do palco".

Hoje na história do Rock Brasileiro - 30/09

- 1966: Aconteceu a final do Primeiro Festival de Conjuntos da Jovem Guarda. Comandado por Roberto Carlos o festival teve eliminatórias por todo o país e o grande vencedor foi o grupo paulistano Loupha com “I Can’t Let Go”, cover da banda The Hollies.

- 1969: Nasceu, em Guarulhos (SP), Sérgio Reis de Oliveira, o Sérgio Reoli baterista do Mamonas Assassinas. Sérgio morreu num acidente de avião em 02 de março de 1996 junto com toda a banda.

- 1969: Nasceu, no Rio de Janeiro, André José de Farias, o Bino, baixista do Cidade Negra.

- 1977: Nasceu, no Rio de Janeiro (RJ), Tico Santa Cruz, vocalista da banda carioca Detonautas Roque Clube.

ATENÇÃO - 1980: Raul Seixas lançou o disco Abra-te Sésamo. Os destaques são “Aluga-se”, “Rock das Aranhas” e a faixa título.


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/