27 de setembro de 2009

Os Piratas do Rock (The Boat That Rocked)





A comédia Os Piratas do Rock conta a história de uma rádio pirata dos anos 60 fazendo transmissões da costa britânica, uma homenagem de Richard Curtis ao som que mudou sua vida.


Richard Curtis, autor conhecido por sua temática cara à comédia romântica e aos quiproquós amorosos – Quatro Casamentos e um Funeral, Um Lugar Chamado Notting Hill, Simplesmente Amor, Diário de Bridget Jones -, em seu recente filme investiu num assunto um pouco diferente. Em Os Piratas do Rock, que chega ao Brasil em 29 de maio direto para o DVD, o diretor e roteirista trata de uma história que não deixa de apelar às emoções, explorando o sentido da amizade. Mas, de modo interessante e convidativo, faz um mergulho nostálgico na música que marcou os anos sessenta, ou melhor, sua juventude.


Por isso a trilha sonora é indispensável ao desempenho do longa que conta a trama inspirada nas rádios piratas que existiam na Inglaterra naquela década. As estações oficiais, como a BBC, transmitiam mais ou menos duas horas por semana de rock, ao que os veículos piratas tocavam a música da mudança em tempo integral, fato que certamente ajudou a impulsionar o cenário rocker no país. Mais de 25 milhões de pessoas, mais da metade da população britânica em 1966, escutavam aos piratas diariamente. Muitas rádios, como a do filme, rondavam a costa da Inglaterra à bordo de barcos cheios de aparelhagem.


Curtis fez um apanhado de suas 59 canções preferidas para a trilha, tem Who, Rolling Stones, David Bowie, Jeff Beck, Cream, Jimi Hendrix e Kinks, para citar alguns dos sons, notadamente um repertório montado com alegre dedicação. No começo, a seleção reunia 200 faixas. Para colocar os atores no clima daquela época, Curtis deu a eles iPods com as músicas programadas para que ouvissem antes das filmagens.


Philip Seymour Hoffman, Bill Nighy, Rhys Ifans e Nick Frost (Todo Mundo Quase Morto) interpretam os DJs, e Kenneth Branagh surge na pele do oficial do governo Dormandy, que, desprezando o gosto das massas pelas guitarras gritantes, instrui seu pau mandado Twatt (Jack Newport) a encontrar um jeito de tombar a rádio e prender a tripulação. Os Piratas do Rock recebeu todo tipo de crítica lá fora, onde estreou nas telonas no dia primeiro deste mês. Há quem tenha adorado e detestado. Mas é claro que curtir ou não de um filme às vezes tem a ver com nosso estado de espírito.


Uma das cenas iniciais mostra um rapaz dizendo boa noite aos pais e subindo para o quarto. Logo ele aparece deitado com um rádio na orelha. Em entrevista ao Daily Mail, Richard Curtis revelou que “Sim, aquele sou eu. É o que eu costumava fazer. Costumava ficar com aquele rádio ligado o tempo todo. À noite, eu tinha de esconder debaixo da coberta, com o volume baixo, já que meus pais não me permitiam”.


Você pode gostar de assistir Os Piratas... se conseguir perceber nele aquilo que é seu substrato, um divertido e descompromissado ensaio sobre o som que mudou as nossas vidas.

Informações Técnicas

Título no Brasil: Os Piratas do Rock
Título Original: The Boat That Rocked
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Comédia
Ano de Lançamento: 2009
Estréia no Brasil: 16/10/2009
Site Oficial: http://www.theboatthatrocked.co.uk
Estúdio/Distrib.: Universal Pictures do Brasil
Direção: Richard Curtis

Elenco

Will Adamsdale ... John
Gemma Arterton ... Desiree
Catherine Blake ... Mark's Girl
Kenneth Branagh ... Minister Dormandy
Tom Brooke ... Thick Kevin
Ralph Brown ... Bob
Dora Clouttick ... Lady On The Loo
Rhys Darby ... Angus
Jack Davenport ... Twatt
Lana Davidson ... T-shirt girl
Amanda Fairbank-Hynes ... Jemima Dormandy
Olegar Fedoro ... Rock Boat Captain
Duncan Foster ... Swedish Crewman
Nick Frost ... Dave
Kristofer Gummerus ... Swedish Crewman
Ike Hamilton ... Harold
Philip Seymour Hoffman ... The Count
Rhys Ifans ... Gavin
January Jones ... Eleonore
Olivia Llewellyn ... Margarett
Francesca Longrigg ... Sra. Dormandy
Kirsty Mather ... Hettie
Sinead Matthews ... Miss Clitt
Stephen Moore ... Prime Minister
Bill Nighy ... Quentin
Chris O'Dowd ... Simon
Katherine Parkinson ... Felicity
Laurence Richardson ... Nathan
Talulah Riley ... Marianne
Tom Sturridge ... Carl
Tom Wisdom ... Mark
Guðmundur Auðunsson ... Swedish Crewman
Caroline Boulton ... Carl's Fan
Gareth Derrick ... Man
Katie Lyons ... Angus' fan
Emma Thompson ... Charlotte
Chrissie Wunna ... Elec Lady

Discos Marcantes do The Yardbirds






The Yardbirds - Roger The Engineer (1966)

Origem: Inglaterra

Produtor: Paul Samwell-Smith - Simon Napier Bell

Formação Principal no Disco: Keith Relf - Jeff Beck - Chris Dreja - Paul Samwell-Smith - Jim McCarty

Estilo: Blues Rock / Rock

Relacionados: Led Zeppelin; Jefferson Airplane; Jeff Beck

Destaque: Lost Woman

Melhor Posição na Billboard: Não encontrado

Mesmo que o título original do álbum seja o homônimo da banda, não adianta: esse álbum historicamente tem de se chamar Roger The Engineer, assim como The Beatles é o White Album e por aí vai. Pela charge da capa em homenagem ao engenheiro de som da gravação, já se pode ter noção de que o clima de alegria e descontração da banda era grande na época, mesmo com a saída de Clapton. Mas tendo o genial Jeff Beck no line-up fica difícil sentir falta de alguém, principalmente com um tracklist tão afiado quanto esse. Músicas que exploram a guitarra distorcida de Beck, linhas de baixo poderosas de Samwell-Smith e solos estonteantes. Em várias partes o disco parece uma grande e animada jam session, tal a fluidez com que a banda passa música por música. Embora seja um disco de blues rock, não fica preso ao estilo, mas se enveredando e criando, tanto que já neste disco podem ser percebidas sonoridades que estão presentes em bandas futuras como Black Sabbath e Led Zeppelin. Chamar o disco de precursor do metal é um tremendo exagero, mas as experimentações com música tribal, indiana e psicodélica vieram a proporcionar à vanguarda do início da década seguinte uma base sonora essencial. Jimmy Page, futuro membro da banda e que depois estaria no Led Zeppelin, que o diga.

The Yardbirds





The Yardbirds foi uma das mais importantes bandas de blues da Inglaterra nos anos 60. Além da qualidade do seu trabalho, ficou famosa por ter tido na sua formação ao longo do tempo, sucessivamente, Eric Clapton e Jeff Beck e depois Jimmy Page antes de fundar o Led Zeppelin. O grupo surgiu em Londres em 1963, mas só tornou-se conhecido quando Clapton entrou para a banda.

Nesta época, segundo o próprio Eric Clapton, eram cinco os integrantes que compunham o grupo: Keith(Relf) nos vocais e gaita, Cris Deja na Guitarra Base, Paul Samwell-smith no Baixo, Jim McCarty na Bateria, e eu no solo.

Fazendo covers do blues de Chicago, mas também investindo num estilo próprio, o Yardbirds chegaram as paradas inglesas com a canção "For your love" (1964), que investia num estilo mais pop. Isto desagradou a Eric Clapton, na época um purista do blues, que deixou a banda. Em seu lugar entrou Jeff Beck, que levou o grupo para uma "guinada" psicodélica e em 1966, Jimmy Page foi convidado para entrar no grupo. Pouco depois, Beck saiu e Page assumiu a liderança do conjunto. A síntese "blues-rock" de 1965-1966 chamou a atenção da crítica, mas não conseguiram grande sucesso comercial.

As divergências sobre que rumos a banda deveria tomar ocasionaram o seu fim. Jimmy Page ainda formaria em 1968 o New Yardbirds, banda que, mais tarde, mudaria seu nome para Led Zeppelin.

Informação geral

Origem:Londres, Inglaterra

País:Reino Unido

Gêneros:blues-rock,Invasão Britânica,rhythm and blues,Rock'n'Roll,Hard Rock,Rock Psicodélico

Período em atividade:1962-1968;1992-atualmente

Gravadoras:Columbia Records (Reino Unido),Capitol Records CanadáEpic Records (Estados Unidos)

Página oficial:www.TheYardbirds.com

Integrantes

Ben King
Chris Dreja
John Idan
Billy Boy Miskimmin
Jim McCarty

Ex-integrantes
Top Topham, Eric Clapton, Paul Samwell-Smith, Jeff Beck, Keith Relf, Jimmy Page, Rod Demick, Ray Majors, Laurie Garman, Alan Glen, Gypie Mayo

Discografia

* Five Live Yardbirds (1964)
* For Your Love (1965)
* Having a Rave Up (1966)
* Sonny Boy Williamson & the Yardbirds (1966)
* Roger the Engineer (1966)
* Over, Under, Sideways, Down (1966)
* The Yardbirds (1966)
* Little Games (1967)
* Live Yardbirds Featuring Jimmy Page (1971)
* BBC Sessions (1997)
* Ultimate! (2001)
* Birdland (2003)
* Live! Blueswailing July ’64 (2003)
* Married with the Crammy (2004)
* Yardbirds live in the B. B. King Blues Club (2006)

Hoje na história do Rock no mundo - 27/09

Runaways: roubando secador de cabelos?

[27/09/1976] Há 33 anos

Em plena estréia da turnê européia, as Runaways (Cherrie Currie, Joan Jett, Lita Ford, Jackie Fox e Sandy West) passam a noite sob vigilância intensa da polícia. O gerente do hotel White House, em Londres, onde elas estavam hospedadas, havia informado às autoridades que todas as chaves e os secadores de cabelo do hotel tinham sido roubados. Como nada ficou provado contra elas, a polícia liberou as garotas logo depois.



Eric Clapton patrocina partida de futebol


[27/09/1978] Há 31 anos

Em uma iniciativa, no mínimo, original, Eric Clapton patrocina uma partida de futebol entre o time inglês West Bromwich Albion e o Galatasaray, da Turquia, pela Copa da UEFA, e presenteia todos os jogadores com uma cópia exclusiva de seu álbum, "Slowhand", antes do pontapé inicial. O curioso é que os jogadores devem ter ficados hipnotizados com o presente, pois a partida terminou empatada sem gols.




Elton John desmaia durante um show


[27/09/1979] Há 30 anos

Durante um show no Universal Amphitheatre, em Universal City, na Califórnia, Elton John, que estava gripado e sofrendo de exaustão, desmaia diante do público. Levado imediatamente para o backstage, ele só precisou descansar cerca de 10 minutos para poder voltar ao palco e continuar a tocar. Para a alegria dos fãs, o que poderia se transformar em um show cancelado, acabou virando um espetáculo de quase três horas de música.



Police lidera o topo da parada


[27/09/1980] Há 29 anos

Extraída do terceiro álbum do Police, "Zenyatta Mondatta", a música "Don't Stand So Close To Me" atinge o topo da parada britânica, onde permaneceria por quatro semanas. O sucesso só ajudou a fortalecer ainda mais a turnê européia do grupo, que havia começado na Bélgica há pouco mais de um mês. Nos Estados Unidos, "Don't Stand..." figurou na lista das 10 melhores a partir do ano seguinte.



Sabbath mostra força em plena era new wave


[27/09/1980] Há 29 anos

Lançado originalmente em 1970, o segundo álbum do Black Sabbath, "Paranoid", surpreende e desponta na lista dos discos mais vendidos na Grã-Bretanha, depois de ganhar uma edição comemorativa de 10 anos. Numa época em que a new wave era a grande febre entre os adolescentes, o Sabbath se encarregou de mostrar porque clássicos como "War Pigs", "Iron Man" e a faixa-título já haviam feito história antes da "nova onda" começar.



Metallica lamenta a perda de Cliff Burton


[27/09/1986] Há 23 anos

Durante a turnê do álbum "Master of Puppets" pela Europa, o ônibus que levava o Metallica para a Suécia perde o controle, sai da estrada e mata o baixista do grupo, Cliff Burton, instantaneamente. No momento em que o motorista havia perdido o controle do ônibus, Burton ficou com metade do corpo para fora da janela. Os demais passageiros ainda fizeram um esforço para tira-lo debaixo do ônibus, mas já era tarde. O seu enterro aconteceu em São Francisco, na Califórnia.




Mix de rap e rock levanta moral do Aerosmith


[27/09/1986] Há 23 anos

Depois de enfrentar poucas e boas, incluindo uma fracassada mudança de formação e uma avassaladora crise por causa das drogas, o Aerosmith se recupera e volta a brilhar. Em uma parceria totalmente inusitada, o grupo de Boston se reuniu com o trio Run DMC e, juntos, eles acertaram em cheio transformando o clássico de 1977, "Walk This Way", numa mistura de rock e rap. A nova versão foi lançada originalmente no álbum "Raising Hell", do Run DMC, ganhou um videoclipe inesquecível e ficou entre as cinco músicas mais tocadas nos Estados Unidos.



Dee Dee Ramone vai preso em Nova York


[27/09/1990] Há 19 anos

Dee Dee Ramone, o integrante mais "delinqüente" dos Ramones, vai preso no parque Greenwich Village, em Nova York, após uma batida anti-drogas da polícia. Segundo as autoridades, Dee Dee desacatou e agrediu os policias antes mesmo de ser revistado. Ao ser detido, foi constatado que ele portava maconha.



Perry Farrell canta pelado


[27/09/1991] Há 18 anos

Na segunda metade de um show em Honolulu, no Havaí, o vocalista do Jane's Addiction, Perry Farrell, sobe ao palco do jeito que veio ao mundo: completamente pelado. Coincidência, ou não, este show também entrou para a história do grupo por ser o último de uma fase. Farrell anunciaria o fim do Jane's Addiction no ano seguinte.




Show na Itália ajuda pacientes de leucemia


[27/09/1992] Há 17 anos

O tenor Luciano Pavarotti reúne diversos nomes do rock em Modena, na Itália, com a intenção de arrecadar fundos para doentes de leucemia. Os remanescentes do Queen (Brian May, Roger Taylor e John Deacon), Sting, a cantora Suzanne Vega, Mike Oldfield e Zucchero foram os principais astros do evento.



Toto faz o primeiro show sem Jeff Porcaro


[27/09/1992] Há 17 anos

Enquanto o álbum "Kingdom of Desire" estava sendo lançado na Europa (nos Estados Unidos, ele só chegaria às lojas em maio do ano seguinte), o Toto faz seu primeiro show, na Brixton Academy, de Londres, sem o baterista Jeff Porcaro, morto no início do mês de agosto. Em seu lugar, a banda recrutou Simon Philips, que apesar de ter fama como baterista de jazz, já havia trabalhado com outros nomes do rock, como Jeff Beck, Peter Gabriel, Frank Zappa e Pete Townshend.



Bob Dylan e o Papa João Paulo II


[27/09/1997] Há 12 anos

Bob Dylan conhece o Papa João Paulo II e toca para ele duas músicas ("Knockin' On Heaven's Door" e "A Hard Rain's Gonna Fall") durante o 23º Congresso da Eucaristia Nacional, em Bolonha, na Itália. A apresentação histórica foi testemunhada no local por mais de 300 mil pessoas e transmitida via satélite para todo o mundo.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 27/09

- 1943: Nasceu, no Rio de Janeiro (RJ), Renato Cosme Vieira de Barros, do Renato e seus Blue Caps.

ATENÇÃO - 1982: O Barão Vermelho lançou o primeiro disco. Os destaques são “Down em Mim”, “Billy Negão”, “Posando de Star”, “Ponto Fraco”, entre outros.

ATENÇÃO - 1984: O Paralamas do Sucesso fez, no Radar Tantã (SP), o show de lançamento do segundo disco O Passo do Lui. Os destaques são “Óculos”, “Meu Erro”, “Mensagem de Amor”, “Me Liga”, entre outras.

- 1996: Arnaldo Antunes (ex-Titãs) lançou o terceiro disco solo O Silêncio. Os destaques são “Poder”, “Inclassificáveis” (c/ Chico Science) e a faixa título (c/ Carlinhos Brown).

ATENÇÃO - 1997: A banda carioca Pedro Luís e a Parede lançou o primeiro disco Astronauta Tupy. Os destaques são “Máquina de Escrever”, “Pena de Vida” e a faixa título. Clássico absoluto dos 90!

- 2002: O Paralamas do Sucesso lançou o disco Longo Caminho, o primeiro após o acidente que Herbert Vianna sofreu em fevereiro de 2001. Os destaques são "Soldado da Paz", "O Calibre" e a faixa título.

- 2002: A banda carioca Detonautas Roque Clube lançou o primeiro disco. Os destaques são “Quando o Sol Se For”, “Outro Lugar” e “O Bem e o Mal”.



http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/