21 de setembro de 2009

Curiosidades - Algumas talvez já citadas...mas ai vão mais umas...

O que os rockstars faziam antes da fama? Chuck Berry foi cabelereiro; Deborah Harry (Blondie) foi garçonete de um clube da Playboy; Duff McKagan (Guns N'Roses) chegou a roubar carros; Elvis Presley foi motorista de caminhão; Phil Collins foi ator de teatro infantil; Sting foi leiteiro e professor; Van Morrison foi limpador de janelas; Joe Cocker foi encanador; Jimi Hendrix foi paraquedista no exército.


O álbum "Ummagumma" do Pink Floyd foi editado com várias capas diferentes ao redor do mundo; entretanto, para se perceber tais diferenças é necessário ser um observador atento, pois elas ocorrem na foto da capa, com os músicos aparecendo em posição diferente, e num pequeno quadro que está na parede.

Inicialmente "Festa de Arromba", o mais importante programa musical dos anos 60, terminou por chamar-se "Jovem Guarda", por sugestão do publicitário Carlito Maia, da MM&P. O novo nome foi extraído de uma frase do revolucionário soviético Lenin: "O futuro pertence à Jovem Guarda porque a velha está ultrapassada". Apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, a idéia original era ter ao lado de RC a "rainha do rock" Celly Campello, que não aceitou retornar à vida artística. O programa entrou no ar em 1965, aos domingos à tarde, substituindo a transmissão ao vivo dos jogos do Campeonato Paulista de Futebol.


Sobre a lápide de Jim Morrison está escrito "Kawa Ton Aaimona Eaytoy". A inscrição em grego significa "queime seu demônio interior".

O Made in Brazil é, sem dúvida, a banda que mais variou de formação até hoje, pois ao longo de seus mais de trinta anos de carreira, já passou por mais de 150 formações diferentes!

O álbum que possui o título mais comprido - pelo menos na história do Rock - é o de estréia do Tyranossaurus Rex, banda de Marc Bolan que duraria até 1970, ano em que Bolan montaria o T.Rex, que ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma continuação do grupo anterior. O nome do disco é "My people were fair and had sky in their hair, but now they're content to wear stars on their brows".

Cláudio César Dias Baptista, irmão mais velho de Arnaldo e Sérgio Baptista do Mutantes, construiu no final da década de 60 uma guitarra revestida de ouro, ao qual deu o nome "Guitarra Régulus Modelo Raphael", em homenagem a Raphael Vilardi, guitarrista que participou do primeiro compacto do Mutantes, quando então se chamavam "O'Seis". Como se não bastasse as inovações técnicas que implementou, Cláudio decidiu gravar nela uma "maldição", onde estava escrito que se alguém desrespeitasse o instrumento, levando-o consigo sem a permissão do legítimo proprietário, esta pessoa seria perseguida pelas forças do Mal, até que a guitarra voltasse ao seu dono. Mais tarde, a guitarra acabou sendo roubada, e foi parar na mão de um indivíduo que, quando se deparou com a "maldição", mais que depressa se apressou em reencaminhá-la de volta ao seu criador.

Patrick Moraz, tecladista do Yes, tocou na gravação original de "Avohai" de Zé Ramalho, que conta ainda com a participação de Sérgio Dias Baptista na guitarra.


Quando de sua primeira passagem pelo Brasil em 1975, Rick Wakeman teve uma audiência com o então Presidente Médici, que solicitou ao tecladista que incluísse no set list daquela noite músicas de seus três principais discos, pois os filhos do Presidente só poderiam ir a um show da turnê brasileira.

Após uma apresentação do Led Zeppelin em 18 de agosto de 1969 na cidade de Toronto, no Canadá, a banda decidiu fazer um set acústico do lado de fora do clube! Entretanto, como ainda não eram muito conhecidos, praticamente ninguém reparou naqueles cabeludos que tocavam na calçada...

No álbum "O Último Solo" de Renato Russo há algumas músicas em inglês, gravadas originalmente para entrar no álbum "The Stonewall Celebration Concert", mas que ficaram de fora pois a fábrica que produziu os discos, naquela época, simplesmente não tinha como fabricar CDs com mais de 70 minutos de duração.


- Sabe aquele zumbido no ouvido depois de sair de um show de rock? Pois é, Pete Townshend, guitarrista do The Who e, segundo muitos, o único que pode explicar o rock and roll, escuta este zumbido permanentemente. Há tempos ele vem sofrendo de surdez parcial e do tal eterno mosquito na orelha, cientificamente chamado de tinitus. Por que ele está assim? Muito rock and roll. E é sério.

- Jim Morrison se graduou em Cinema, em 1965, pelo Theater Arts da Universidade da California [UCLA]. Até chegou a rodar um filme: First Love. O que isso quer dizer? Nos EUA, todos têm oportunidades. Jim escolheu a sua. E deixou o filme para Oliver Stone. Boa escolha, Jim!

- Jimi Hendrix lançou três discos em vida. A saber: Are You Experienced? [67], Axis: Bold as Love [67] e Eletric Ladyland [68]. Quando morreu, tinha 600 horas de material inédito gravado. Tudo foi lançado em 18 álbuns póstumos - o último foi em 2003. Mas sua família não recebeu um centavo sequer. O cara era rock and roll mesmo.

- Era final dos anos 70 e o Sex Pistols já chutava e cuspia no cenário underground da Inglaterra. Naquela época, fizeram um show onde, na platéia, estavam Ian Curtis, Joe Strummer e Morrissey. Mais tarde, e por causa daquela apresentação dos Pistols, Ian Curtis viria a liderar o Joy Division, Joe Strummer reviraria a Inglaterra com o The Clash e Morrisey se tornaria o vocal de The Smiths.

- Técnica. Quando Jimmy Page pensou "vou criar uma nova banda", não quis saber de amizade, sentimentalismos ou favores. Pegou os melhores músicos que estavam a sua volta e... ta lá: Led Zeppelin.

- O pai de James Hetfield era caminhoneiro e abandonou a família ainda quando o vocal do Metallica era criança. A mãe de James, Cynthia, morreu de câncer. Em músicas como Mama Said, Dyers Eve e The God That Failed, James se refere a seus pais. Já Until It Sleeps é sobre o câncer da mãe.

- Como o grunge começou. Quando tinha 14 anos, isso em 1981, um tio de Kurt Cobain o perguntou: O que é que o moleque quer de presente, hein? Uma bicicleta ou uma guitarra? O resto é história.

Livro - Aconteceu em Woodstock




Título: Aconteceu em Woodstock
Título Original:
Subtítulo:
Autor:
Tradução:
Editora: Best Seller
Assunto: Biografias, Diarios, Memorias & Correspondencias
ISBN: 9788576843634
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 304

Aconteceu em Woodstock é uma história real escrita por Elliot Tiber, o homem que levou o maior festival de música da humanidade para a pequena cidade de Bethel, próxima à Nova York. Tiber conta no livro que Woodstock aconteceu quase por acaso. Para salvar o hotel dos pais da falência, ele ofereceu o terreno para promover um show de rock e arrecadar dinheiro. Ele só não sabia das proporções que o evento tomaria...

O concerto, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, está completando 40 anos. O livro, divertido e engraçado, conquistou Ang Lee e vai virar filme com estréia prevista para agosto nos Estados Unidos e janeiro no Brasil. Ang Lee é o premiado diretor de O segredo de Brokeback Mountain.

Aconteceu em Woodstock




* (Taking Woodstock)
* ano de lançamento ( EUA ) : 2009
* direção: Ang Lee
* atores: Henry Goodman , Imelda Staunton , Demetri Martin , Emile Hirsch , Paul Dano
* duração: 01 hs 50 min

sinopse

Em 1969, o jovem Elliot Tiber (Demetri Martin) abandona sua carreira em Nova York para ajudar os pais a administrar o pequeno hotel da família no interior, que está falido e prestes a ser confiscado pelo banco. Ao ouvir boatos de que um festival de música hippie teve sua licença cassada numa cidade vizinha, Elliot decide oferecer a propriedade aos produtores, para salvar os negócios da família. Três semanas depois, meio milhão de pessoas aparecem para uma celebração que definiria os rumos de uma geração e influenciaria a cultura popular de forma definitiva.


ficha técnica:

* título original:Taking Woodstock
* gênero:Comédia
* duração:01 hs 50 min
* ano de lançamento:2009
* site oficial:http://www.takingwoodstockthemovie.com/
* estúdio:Focus Features
* distribuidora:Focus Features / UIP
* direção: Ang Lee
* roteiro:James Schamus, baseado em livro de Elliot Tiber e Tom Monte
* produção:James Schamus e Ang Lee
* música:Danny Elfman
* fotografia:Eric Gautier
* direção de arte:Peter Rogness
* figurino:Joseph G. Aulisi
* edição:Tim Squyres
* efeitos especiais:Mr. X

elenco:

* Henry Goodman (Jake Teichberg)
* Imelda Staunton (Sonia Teichberg)
* Demetri Martin (Elliot Tiber)
* Emile Hirsch (Billy)
* Paul Dano (Garoto VW)
* Kelli Garner (Garota VW)
* Clark Middleton (Frank)
* Bette Henritze (Annie)
* Sondra James (Margaret)
* Jeffrey Dean Morgan (Dan)
* Christina Kirk (Carol)
* Lee Wong (George)
* Adam LeFevre (Dave)
* Eugene Levy (Max Yasgur)
* Andy Prosky (Bob)
* Dan Fogler (Devon)
* Gabriel Sunday (Steven)
* Jonathan Groff (Michael Lang)
* Mamie Gummer (Tisha)
* Stephen Kunken (Mel Lawrence)
* Adam Pally (Artie Kornfeld)
* Skylar Astin (John Roberts)
* Daniel Eric Gold (Joel Rosenman)
* Liev Schreiber (Vilma)


curiosidades

- Este é o 2º filme em que Liev Schreiber interpreta uma drag queen. O anterior foi Um Dia de Louco (1984);

- Nenhuma cena do verdadeiro festival de Woodstock foi utilizada no filme;

- Foi o filme de abertura do Festival do Rio 2009;

- O orçamento de Aconteceu em Woodstock foi de US$ 30 milhões.

Discos Marcantes do The Faces

A Nod Is A Good As A Wink To A Blind Horse






Faixas

1. "Miss Judy's Farm" (Wood, Stewart)
2. "You're So Rude" (Lane, McLagan)
3. "Love Lives Here" (Lane, Wood, Stewart)
4. "Last Orders Please" (Lane)
5. "Stay With Me" (Wood, Stewart)
6. "Debris" (Lane)
7. "Memphis" (Chuck Berry)
8. "Too Bad" (Wood, Stewart)
9. "That's All You Need" (Wood, Stewart)

Integrantes e participações

* Ron Wood - Guitarra/Vocal
* Ronnie Lane - Baixo/Guitarra/Vocal
* Rod Stewart - Vocal
* Ian McLagan - Piano/órgão
* Kenney Jones - Bateria

Neste disco contém uma das melhores melodias feitas por Wood mesmo depois de um quarto de século com os Stones, que até foi ressucitada por uma loja de roupas como tema de seu comercial, a grandiosa "Stay With Me".Tem maravilhas como um passeio de Berry, a alegre "Memphis", "Debris" e "You're So Rude" são outars peças primordiais desde albúm.

Hoje na história do Rock no mundo - 21/09

O corpo de Gram Parsons é roubado

[21/09/1973] Há 36 anos

Em um dos episódios mais bizarros da história do rock, o corpo do ex-Byrds e Flying Burrito Brothers, Gram Parsons (morto há dois dias por complicações resultantes do abuso de drogas), é roubado e queimado por dois roadies que trabalhavam com ele. Os autores da façanha, Phil Kaufman e Michael Martin, queriam realizar, de qualquer maneira, o desejo do amigo falecido, já que Parsons teria dito, certa vez, que se morresse, queria ser cremado em sua cidade natal, Joshua Tree In. Por isso, eles roubaram o caixão do músico e, conduzindo um carro fúnebre, viajaram até Cap Rock, no deserto da Califórnia, onde cobriram o corpo de gasolina e atearam fogo. Como já era de se esperar, a história acabou mal. Kaufman e Martin foram presos, enquanto as cinzas de Parsons foram parar bem longe do suposto lugar almejado. Hoje, elas estão guardadas no cemitério Garden of Memories, em Nova Orleans, nos Estados Unidos.



Bob Marley desmaia no Central Park

[21/09/1980] Há 29 anos

Bob Marley desmaia no Central Park, em Nova York, enquanto praticava cooper. Em seguida, ele foi levado para o hospital Sloan-Kettering, onde recebeu a notícia de que estava com câncer. Exceto por um show no Madison Square Garden, toda a sua turnê pelos Estados Unidos teve de ser cancelada.


O Dire Straits atinge o topo da parada

[21/09/1985] Há 24 anos

Depois de ficar entre as dez mais da Grã-Bretanha, a música do Dire Straits, "Money For Nothing", composta por Mark Knopfler e Sting (a participação do ex-Police é inconfundível), alcança a primeira posição da parada norte-americana, tornando-se um dos hits mais rentáveis e bem sucedidos do ano. Grande parte do sucesso da música, deve-se ao videoclipe inovador, dirigido por Steve Barron, que, na época, foi exibido em demasia pela MTV.


Michael Jackson quer viver até os 150 anos

[21/09/1986] Há 23 anos

Uma edição da revista norte-americana National Enquirer chega às bancas e causa alarde no mundo da música. A capa da revista trazia uma foto de Michael Jackson dentro de uma câmara de oxigênio acompanhada da seguinte manchete: "Michael Jackson tem o plano bizarro de viver até os 150 anos". Mais tarde, questionado sobre o assunto, o astro mostrou indignação e disse ter sido vítima de sensacionalismo. Entre outras coisas, ele disse que a mudança de cor da sua pela, por exemplo, era causada por uma doença rara, e não pela utilização de recursos médicos.


Bangles confirma dissolução do grupo

[21/09/1989] Há 20 anos

Apesar do sucesso da coletânea "Bangles' Greatest Hits", o Bangles anuncia, através de um comunicado à imprensa, a dissolução oficial do grupo. Depois disso, apenas a vocalista Suzanna Hoffs conseguiria alguma atenção. Ela mostrou interesse em seguir carreira solo rapidamente e lançou seu primeiro álbum, "When You're a Boy", em março de 1991.


Status Quo entra para o livro dos recordes

[21/09/1991] Há 18 anos

O Status Quo entra para o Guinness Book, o livro dos recordes, depois de tocar em quatro lugares diferentes em um prazo de apenas doze horas. A grande jornada, batizada de "Rock 'Til You Drop", fez parte das comemorações do 25º aniversário do grupo e aconteceu em quatro grandes arenas: o Centro Internacional de Sheffield, o Centro de Exibição e Conferência de Glasgow, na Escócia, o Centro de Exibição Nacional, em Birmingham, e o Estádio de Wembley, em Londres.


Spin Doctors processa empresa de cerveja

[21/09/1995] Há 14 anos

O Spin Doctors abre um processo contra a empresa Miller Brewing Co. e suas agências contratadas (Leap Partnership e Trivers Myers Music), na Corte Distrital de Los Angeles, pedindo uma indenização no valor de 5 mil dólares. Segundo assessores, o comercial da cerveja Miller Lite Ice mostrava um cenário não muito diferente dos bares Nightingales, em Nova York, que eram muito associados às raízes do grupo, e usava uma música muito parecia com "Two Princes", o maior hit do Spin Doctors.


Lynyrd Skynyrd relembra Jimmie Rodgers

[21/09/1997] Há 12 anos

O grupo Lynyrd Skynyrd marca presença em um evento sobre Jimmie Rodgers, um dos maiores ícones da música country nos Estados Unidos. Sediado no Severance Hall, em Cleveland, o "Waiting For a Train: Jimmie Rodgers' América" apresentou uma série de filmes, shows, palestras e discussões sobre o artista, que apesar de morrer jovem (ele viveu entre 1897 e 1933), deixou um grande legado.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 21/09

- 2000: Arnaldo Antunes, ex-vocalista e letrista do Titãs lançou o livro 40 Escritos, uma coletânea de diversos textos seus escritos desde a década de 80.

- 2003: Rodrigo Barba, ex-baterista do Los Hermanos, foi internado no hospital Rio Mar, no Rio de Janeiro (RJ), com uma infecção aguda não detalhada pela banda. Por causa dessa internação a banda adiou o show que faria no dia próximo 26.


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/