Beatles dão banho na concorrência
[04/04/1964] Há 45 anos
Os Beatles barbarizam a parada norte-americana, ocupando todas as cinco primeiras opções. Do número um ao cinco, as músicas são: "Can't Buy Me Love", "Twist and Shout", "She Loves You", "I Want to Hold Your Hand" e "Please Please Me".
Billboard diz que todo mundo está cansado dos Beatles
[04/04/1964] Há 45 anos
A revista Billboard, verdadeiro termômetro das paradas norte-americanas, publica nota em que diz: "todos estão cansados dos Beatles. Os disc jockeys estão cansados de tocar músicas do grupo, os jornalistas estão cansados de escrever sobre o grupo e os fabricantes de produtos que não sejam dos Beatles estão cansados de ouvir falar deles. Todos estão cansados dos Beatles - exceto o público que ouve e compra". Neste mesmo dia, a banda ocupa os cinco primeiros lugares da parada norte-americana. Everyone's tired of the Beatles -- except the listening and buying public." (1964)
Morre Martin Luther King
[04/04/1968] Há 41 anos
O ativista negro Martin Luther King é morto a tiros na sacada de um hotel em Memphis. Por causa disso, tumultos começam em 30 cidades através dos Estados Unidos e James Brown faz um pronunciamento em rede nacional pedindo moderação e diz para as pessoas encontrarem um modo construtivo de canalizar a revolta.
Cinzas de Jerry Garcia são espalhadas
04/04/1996] Há 13 anos
Parte das cinzas de Jerry Garcia, líder do Grateful Dead, são espalhadas no rio Gânges, na Índia pela viúva, Deborah, e pelo guitarrista Bob Weir.
Clash lança seu primeiro disco
[04/04/1977] Há 32 anos
O disco de estréia do Clash, que leva o nome da banda, é lançado na Inglaterra, contendo músicas como "White Riot", "Police and Thieves" e "London's Burning". Considerado ofensivo e agressivo demais pelas gravadoras norte-americanas, o disco só é lençado por lá em 1979, sem as músicas mais cascas grossas. Mesmo assim, os norte-americanos comprariam cem mil cópias do original inglês, fazendo do disco "The Clash" um dos recordistas em vendas na categoria "importado".
Surfin' Bird perde seus direitos
[04/04/1964] Há 45 anos
A Beechwood Music, filiada a gravadora Capitol, vence um processo pelos direitos da música "Surfin' Bird" dos Trashmen. Eles alegavam que a música havia sido copiada de "Papa Oom Mow Mow" e de "The Bird is the Word", originalmente gravadas pelos Rivingstones.
A História e as informações que você sempre quis saber sobre seu Artista/Banda preferidos, Curiosidades, Seleção de grandes sucessos e dos melhores discos de cada banda ou artista citado, comentários dos albúns, Rock Brasileiro e internacional, a melhor reunião de artistas do rock em geral em um só lugar. Tudo isso e muito mais...
4 de abril de 2009
Onde Andará Dulce Veiga?
Ao entrevistar uma cantora um jornalista descobre que ela é filha de uma famosa cantora do passado, que desapareceu misteriosamente. Dirigido por Guilherme de Almeida Prado (A Hora Mágica) e com Maitê Proença, Carolina Dieckman, Christiane Torloni, Nuno Leal Maia, Júlia Lemmertz e John Herbert no elenco.
Ficha Técnica
Título Original: Onde Andará Dulce Veiga?
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2007
Estúdio: Star Filmes / Raiz Produções Cinematográficas
Distribuição:
Direção: Guilherme de Almeida Prado
Roteiro: Guilherme de Almeida Prado, baseado em livro de Caio Fernando Abreu
Produção: Assunção Hernandes
Música: Hermelino Neder e Newton Carneiro
Fotografia: Adrian Teijido
Desenho de Produção: Heron Medeiros
Direção de Arte: Luís Rossi
Figurino: Fábio Namatame
Edição: Guilherme de Almeida Prado
Elenco
Maitê Proença (Dulce Veiga)
Carolina Dieckman (Márcia)
Eriberto Leão (Caio)
Christiane Torloni (Lyla Van)
Nuno Leal Maia (Rafic)
Carmo Della Vechia (Raudério)
Oscar Magrini (Alberto Veiga)
Júlia Lemmertz (Lídia)
Imara Reis (Teresinha)
Matilde Mastrangi (Iracema)
Maira Chasseroux (Patrícia)
John Herbert (Apresentador de TV)
Cacá Rosset (Castilhos)
Francarlos Reis (Pepito)
Sinopse
Dulce Veiga (Maitê Proença) é uma atriz e cantora que fez sucesso durante um curto período de tempo e que desapareceu misteriosamente. Caio (Eriberto Leão), um escritor que trabalha como jornalista de variedades, ao entrevistar a jovem cantora Márcia (Carolina Dickman) descobre que ela é filha de Dulce Veiga, de quem era fã. Caio publica uma crônica no jornal em que trabalha contando suas lembranças de Dulce Veiga, o que gera uma enorme repercussão. A esquecida cantora é relembrada e todos querem saber seu destino. Paralelamente o jornalista fica cada vez mais obcecado pela personalidade da filha de Dulce, que é uma bela garota com trejeitos de homem.
Premiações
- Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Roteiro Adaptado.
- Ganhou o prêmio de Melhor Figurino no Festival de Paulínia.
Curiosidades
- Fábio Assunção esteva cotado para interpretar Raudério.
- Miguel Falabella esteve cotado para interpretar Alberto Veiga.
- Antonio Fagundes esteve cotado para interretar Rafic.
- Suzana Vieira esteve cotada para interpretar Teresinha.
- Este é o 3º filme em que o diretor Guilherme de Almeida Prado e a atriz Maitê Proença trabalham juntos. Os anteriores foram A Dama do Cine Shanghai (1987) e A Hora Mágica (1998).
- Este é o 2º filme em que o diretor Guilherme de Almeida Prado e a atriz Christiane Torloni trabalham juntos. O anterior foi Perfume de Gardênia (1992).
- Este é o 3º filme em que o diretor Guilherme de Almeida Prado e o ator Oscar Magrini trabalham juntos. Os anteriores foram Perfume de Gardênia (1992) e A Hora Mágica (1998).
- Este é o 2º filme em que o diretor Guilherme de Almeida Prado e o ator John Herbert trabalham juntos. O anterior foi A Hora Mágica (1998).
- Este é o 6º filme em que o diretor Guilherme de Almeida Prado e a atriz Matilde Mastrangi trabalham juntos. Os anteriores foram As Taras de Todos Nós (1981), Flor do Desejo (1983), A Dama do Cine Shanghai (1987), Perfume de Gardênia (1992) e A Hora Mágica (1998).
- O roteiro do filme foi selecionado pelo Sundance Institute para participar de um laboratório em 2002.
- As filmagens iniciaram em Ribeirão Preto, no dia 11 de abril de 2005, passaram por São Paulo e pelo Rio de Janeiro e foram concluídas em 24 de junho do mesmo ano, em Manaus.
- Exibido na mostra Première Brasil, no Festival do Rio 2007.
- O orçamento de Onde Andará Dulce Veiga? foi de R$ 3,3 milhões.
Raul Seixas...Elvis Presley
Os fãs mais antigos sabem que Elvis era o grande ídolo de Raul. O que quase ninguém sabia é que um dos grandes sucessos do nosso maior roqueiro foi inspirado numa música gravada por Elvis Presley.A música "Eu nasci há dez mil anos atrás" foi gravada em 1976, seis anos depois de uma música de Elvis Presley: "I was born about ten thousand years ago".O resto da letra é muito parecida com a original em inglês - uma música de domínio público e - portanto - de autor desconhecido. Fala nos mesmos temas bíblicos: Jesus Cristo, São Pedro, Moisés e a Arca de Noé. A música brasileira "Eu nasci há dez mil anos atrás" é creditada apenas a Raul Seixas e Paulo Coelho. Não há qualquer referência à música americana. Sim, para quem não sabe, o escritor Paulo Coelho, imortal da Academia Brasileira de Letras, foi o principal parceiro de Raul Seixas. Contactado pelo Fantástico na França, onde deve ficar até o ano que vem, Paulo Coelho resolveu abrir o jogo. Por e-mail, ele disse: "Realmente, a letra foi inspirada na música do Elvis. Era uma maneira de Raul prestar sua homenagem ao seu maior ídolo".
Grande Raul, sendo um fã a gente deixa !!
fonte:http://lidianne-mattiello.blogspot.com/2009/04/raul-seixaselvis-presley.html
Grande Raul, sendo um fã a gente deixa !!
fonte:http://lidianne-mattiello.blogspot.com/2009/04/raul-seixaselvis-presley.html
Discos Marcantes do Led Zeppelin V
Physical Graffiti é o sexto álbum, um álbum duplo da banda britânica Led Zeppelin. O álbum foi lançado em 24 de fevereiro de 1975. Foi o primeiro álbum editado pela "Swan Song Records" (editora criada pela banda), demonstra o máximo de suas habilidades, e o álbum aponta para vários estilos e influências. Physical Graffiti é frequentemente citado como um dos maiores álbuns de todos os tempos.
O álbum foi um sucesso de critica e público, alcançando o topo na lista da Billboard. Logo após o lançamento de Physical Graffiti, todos os álbuns lançados anteriormente pelo Led Zeppelin retornaram para lista dos 200 álbuns mais ouvidos.
A gravação do álbum
As sessões de gravação foram realizadas entre janeiro e fevereiro de 1974 em Headley Grange" foi gravada em Julho de 1970 na Island Studios. "The Rover" e "Black Country Woman" foi gravado na mesma sessão que "D'yer mak'er" em Stargroves usando o Estúdio Móvel dos Rolling Stones em maio de 1972. A música "Houses of the Holy" foi também gravada em Maio de 1972, mas no Olympic Studios. O álbum Houses of the Holy foi batizado baseando-se nesta canção,
As oito canções restantes foram gravadas durante as sessões para Physical Graffiti em 1974. Um aspecto interessante desse álbum é a forma como cada música parecem se encaixarem juntas na ordem em que são tocadas. O que surpreende é o fato de que as canções foram gravadas durante um período de quatro anos em estúdios diferentes.
Physical Graffiti demonstra a quase total adesão do Led ao rock progressivo, estilo esse que absorveu todos os grandes grupos de rock pesado surgidos em 69/70. A faixa "Down By The Seaside" poderia, por exemplo, ter sido lançada pelo Wings de Paul MacCartney, sem susto, pois ninguém perceberia tratar-se de uma composição do Led Zeppelin.
A Capa
Trata-se da mais urbana (e misteriosa) das capas do Led Zeppelin. A foto do edifício (96 and 98 St. Mark's Place - Nova Iorque) faz lembrar, ora o Dakota (onde John Lennon foi morto), ora a cena final de Taxi Driver (EUA-1976), inclusive com o sujeito (Jimmy Page?) sentado na escadaria. Na primeira coluna de janelas, no canto esquerdo, verticalmente, de cima para baixo, lê-se "PIG" (porco).Na terceira coluna de janelas, de cima para baixo, horizontalmente, da esquerda para a direita, lê-se "GRAF" (nome dado às diversas aeronaves no início do século XX, em homenagem a seu construtor). No interior, nota-se a presença de uma miscelânea de personalidades (o fauno Pan, santos e freiras, Neil Armstrong), incluindo os caras do Led e seu empresário Peter Grant.
Faixas
Disco 1
"Custard Pie" (Page/Plant) (4:13)
"The Rover" (Page/Plant) (5:36)
"In My Time of Dying" (Page/Plant/Jones/Bonham) (11:04)
"Houses of the Holy" (Page/Plant) (4:01)
"Trampled Under Foot" (Page/Plant/Jones) (5:35)
"Kashmir" (Page/Plant/Bonham) (8:31)
Disco 2
"In The Light" (Page/Plant/Jones) (8:44)
"Bron-Yr-Aur" (Page) (2:06)
"Down by the Seaside" (Page/Plant) (5:14)
"Ten Years Gone" (Page/Plant) (6:31)
"Night Flight" (Jones/Page/Plant) (3:36)
"The Wanton Song" (Page/Plant) (4:06)
"Boogie with Stu" (Bonham/Jones/Page/Plant/Stewart/Valens) (3:51)
"Black Country Woman" (Page/Plant) (4:24)
"Sick Again" (Page/Plant) (4:43)
Discos Marcantes do Led Zeppelin IV
Houses of the Holy é o quinto álbum da banda britânica Led Zeppelin, lançado em 1973. Durante a turnê de divulgação dois shows foram filmados originando o álbum ao vivo e filme The Song Remains the Same.
O album
O álbum marca uma mudança no estilo do som da banda. Os riffs de guitarra se tornaram mais trabalhosos, com tecnicas e influências do blues. Apresenta estilos não vistos nos álbuns anteriores da banda, como por exemplo, "D'yer Mak'er", que é um reggae; "No Quarter" apresenta uma introdução com sintetizadores e um solo de piano do baixista John Paul Jones, "The Crunge" é um tributo funk a James Brown; A música que encerra o álbum "The Ocean" é dedicada ao "o oceano" de fãs que assistiam ao shows do Led Zeppelin.
Este é o último álbum do Led Zeppelin pela gravadora Atlantic Records, antes de criarem sua própria gravadora, a Swan Song Records, em 1974. Este também é o unico álbum do Led Zeppelin que contem todas as letras impressas no encarte.
Em 2003, o álbum foi escolhido pela revista Rolling Stone como número 149 na lista dos "500 Melhores Albúns de Todos os Tempos"
"Houses of the Holy" é também o nome de uma música gravada durante as sessões deste álbum, mais não lançada até Physical Graffiti, álbum de 1975. Outras músicas gravadas, mas que não aparecem neste albún são "Walter's Walk", "The Rover" e "Black Country Woman".
O álbum tem faixas muito bem trabalhadas, com muitos efeitos. Se repara o bom uso de sintetizadores em No Quarter.
Faixas
"The Song Remains the Same" (Jimmy Page, Robert Plant) – 5:32
"The Rain Song" (Page, Plant) – 7:39
"Over the Hills and Far Away" (Page, Plant) – 4:50
"The Crunge" (John Bonham, John Paul Jones, Page, Plant) – 3:17
"Dancing Days" (Page, Plant) – 3:43
"D'yer Mak'er" (Page, Plant, Jones, Bonham) – 4:23
"No Quarter" (Page, Plant, Jones) – 7:00
"The Ocean" (Page, Plant, Jones, Bonham) – 4:31
Discos Marcantes do Led Zeppelin III
O quarto álbum sem título da banda rock britânica Led Zeppelin foi lançado a 8 de Novembro de 1971. Não possui qualquer título oficial mencionado na capa e é habitualmente designado de Led Zeppelin IV, na linha dos três anteriores registos da banda. Os catálogos da Atlantic Records costumam usar Four Symbols (pt: Quatro Símbolos) e The Fourth Album (pt: O Quarto Álbum). O guitarrista dos Led Zeppelin Jimmy Page frequentemente refere-se ao álbum em entrevistas como Led Zeppelin IV, enquanto que o vocalista Robert Plant designa-o de "o quarto álbum, mais nada".
É um dos álbuns mais vendidos da história, com mais de 23 milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos.As vendas a nível mundial estimam-se para cerca de 37 milhões de cópias.
Faixas
Lado A
"Black Dog" (Page/Plant/Jones) – 4:57
"Rock and Roll" (Page/Plant/Jones/Bonham) – 3:40
"The Battle Of Evermore" (Page/Plant) – 5:52
"Stairway to Heaven" (Page/Plant) – 8:03
Lado B
"Misty Mountain Hop" (Page/Plant/Jones) – 4:38
"Four Sticks" (Page/Plant) – 4:45
"Going To California" (Page/Plant) – 3:31
"When The Levee Breaks" (Page/Plant/Jones/Bonham/Memphis Minnie) – 7:08
Discos Marcantes do Led Zeppelin II
Led Zeppelin - Led Zeppelin II (1969)
Origem: Inglaterra
Produtor: Jimmy Page
Formação Principal no Disco: Robert Plant - Jimmy Page - John Paul Jones - John Bonham
Estilo: Hard Rock / Rock / Blues Rock
Relacionados: Van Halen; Yardbirds; Jimi Hendrix
Destaque: Heartbreaker
Melhor Posição na Billboard: 1º
Como a banda conseguiu lançar ainda melhor que seu disco de estréia no mesmo ano? Essa e outras lendas acerca de Led Zeppelin II nunca terão explicação racional. O 2º álbum catapultou de vez o incipiente hard rock para o topo das paradas, criando um mito que duraria por mais de uma década no auge. E que não se chame hard rock apenas a música nervosa e crua representada por faixas como Whole Lotta Love, Lemon Song e Heartbreaker, os maiores sucessos do álbum. Estas músicas nem precisam de comentário: a voz rasgada de Plant, os riffs eternos da guitarra incessante de Page, a cozinha de Paul-Jones e Bonham e a produção esmerilhada mesmo com o pouco recurso das estradas (sim, o disco foi gravado durante as turnês promotoras do primeiro álbum) já dizem tudo. Baladas como Thank You seriam a partir de então reproduzidas aos montes. Canções vívidas como Living Love Maid e Ramble On tem a semente do hard rock dos anos 80. O maravilhoso blues de What Is and What Should Never Be. E ainda tem Moby Dick, trazendo a tona o rock espetáculo que seria símbolo dos anos 70, com seus exageros técnicos, dispendendo tempo para um solo de bateria no meio do disco. Led Zeppelin II mostra a pressa de Page e companhia para chegar ao topo. Melhor, quanto antes chegassem, mais tempo ficariam nele. Led Zeppelin II é o diferencial do rock comum para o rock de arena dominador da maioria dos 70's.
Faixas
Lado 1
"Whole Lotta Love" (John Bonham, Willie Dixon, John Paul Jones, Jimmy Page, Robert Plant) – 5:34
"What Is and What Should Never Be" (Page, Plant) – 4:45
"The Lemon Song" (Howlin' Wolf, Bonham, Jones, Page, Plant) – 6:19
"Thank You" (Page, Plant) – 4:50
Lado 2
"Heartbreaker" (Bonham, Jones, Page, Plant) – 4:14
"Living Loving Maid (She's Just a Woman)" (Page, Plant) – 2:39
"Ramble On" (Page, Plant) – 4:24
"Moby Dick" (Bonham, Jones, Page) (instrumental) – 4:22
"Bring It on Home" (Page, Plant) – 4:20
Discos Marcantes do Led Zeppelin
Led Zeppelin - Led Zeppelin (1969)
Origem: Inglaterra
Produtor: Jimmy Page
Formação Principal no Disco: Robert Plant - Jimmy Page - John Paul Jones - John Bonham
Estilo: Heavy Metal / Hard Rock / Blues Rock / Rock
Relacionados: Black Sabbath; Yardbirds; The Who
Destaque: Dazed And Confused
Melhor Posição na Billboard: 10º
O primeiro disco do Led Zeppelin é só um dos melhores discos de estréia de todos os tempos. É daqueles discos que você nem precisa falar muito, porque o onisciente coletivo tem um espaço especial pra sua história. Sendo o último sobrevivente dos Yardbirds, Jimmy Page teve liberdade total para montar sua nova banda. Tentou um projeto com o mestre Jeff Beck e músicos do The Who, mas não deu muito certo. Sendo assim, o jeito foi se remontar e formar-se, mesmo que com a liderança de Page, com a influência de cada um dos outros integrantes. O baixo vigoroso e marcante de John Paul Jones, sentido à toda em You Shook Me, a voz incrível de Robert Plant e a bateria imprevisível de John Bonham, que se destacam a cada faixa, além, é claro, da produção barata, mas honesta, e as composições de Page. Sem querer Page já formava seu supergrupo, aquele que viria a se tornar o maior grupo de todos nos anos seguintes. Até porque, um grupo que tem já no primeiro disco músicas do calibre da "balada" Babe I'm Gonna Leave You e a instantaneamente clássica Communication Breakdown, não tinha como não dar certo. Aí está a semente do Led Zeppelin para o blues rock, o hard rock e tudo mais que viesse a levar o rótulo de rock para os anos 70. O metal? Se Dazed And Confused não é metal, é melhor deixar o rótulo pros anos 80. E pensar que a crítica ousou falar mal desse disco na época.
Faixas
Good Times Bad Times (Page/Jones/Bonham) 2:46
Babe, I'm Gonna Leave You (Page/Plant/Anne Bredon) 6:41
You Shook Me (Willie Dixon) 6:28
Dazed And Confused (Page) 6:26
Your Time Is Gonna Come (Page/Jones) 4:14
Black Mountain Side (Page) [instrumental] 2:05
Communication Breakdown (Page/Jones/Bonham) 2:27
I Can't Quit You, Baby (Willie Dixon) 4:42
How Many More Times (Page/Jones/Bonham) 8:28
Led Zeppelin
Led Zeppelin foi uma banda britânica de rock, formada em setembro de 1968, por Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria e percussão), John Paul Jones (baixo e teclado) e Robert Plant (vocalista e gaita).
O grupo foi um dos mais populares na década de 1970 e da história do rock. Célebre pela sua inovação e por ser um dos criadores do heavy metal, a banda também incorporou elementos de gêneros como rockabilly, reggae, soul, funk, jazz, entre outros.
Seus álbuns venderam mais de 300 milhões cópias em todo o mundo,(incluindo 109 milhões de vendas nos Estados Unidos). Foram também os únicos a colocar todos seus álbuns no Top 10 da parada norte-americana Billboard.
Desde a morte do baterista John Bonham, em 1980, que colocou fim da banda, o Led Zeppelin reuniu-se em ocasiões especiais. A primeira delas foi em 1985 quando participaram do concerto beneficente Live Aid - com Phil Collins e Tony Thompson (Chic) na bateria. Três anos depois, com Jason Bonham na bateria, tocaram no aniversário de 40 anos da gravadora Atlantic. Em 10 de dezembro de 2007, os três membros originais do Led Zeppelin e Jason Bonham reuniram-se para um tributo a Ahmet Ertegün, fundador do selo Atlantic (morto em 2006), na O2 Arena, em Londres.
História
Princípio
Originalmente a banda foi formada pelo guitarrista Jimmy Page e pelo baixista Chris Dreja em Julho de 1968 com o nome de "The New Yardbirds" de modo a conseguirem cumprir um contrato feito para a realização de concertos na Escandinávia, assinado antes do último concerto dos Yardbirds. Terry Reid recusou a oferta de Page para ser o vocalista, mas sugeriu Robert Plant, conhecido pelo seu trabalho no grupo "The Band of Joy". Junto com ele veio o baterista John Bonham. Quando Dreja saiu para se tornar fotógrafo, John Paul Jones, estimulado pela esposa, procurou Jimmy Page, a quem conhecia por terem atuado juntos como músicos de estúdio, e se ofereceu para tocar baixo na nova banda. Oferta aceita, estava formado o quarteto que viria a se transformar em uma das mais bem sucedidas bandas de rock dos anos 70.
Após alguns concertos como "The New Yardbirds", a banda mudou o nome para Led Zeppelin. Esse nome surgiu depois que Keith Moon e John Entwistle comentaram que um "supergrupo" contendo eles dois, Jimmy Page e Jeff Beck (que era a idéia original de Page) cairia como um "balão de chumbo" (do inglês "lead zeppelin"). A palavra "lead" é propositadamente mal escrita para que a pronúncia correta seja usada (também poderia ser lida como "lid", que lhe daria outro significado).
Pouco tempo após a sua primeira apresentação (na Universidade de Surrey, Guildford, em 15 de Outubro de 1968) o grupo editou o seu primeiro álbum Led Zeppelin em 1969. Esse álbum resultava de uma combinação entre o blues, o rock e influências orientais com amplificações distorcidas, o que o levou a tornar-se um dos pivôs do surgimento do heavy metal,embora Plant tenha declarado injusta a taxação do grupo como heavy metal, já que aproximadamente um terço de sua música era acústica. No final dos anos 60 e ínicio dos anos 70 a palavra heavy metal tinha uma conotação pejorativa, o que fez com que os artistas rotulados como heavy metal preferissem outros nomes como heavy rock, ou simplesmente rock and roll. O imediato sucesso do primeiro disco foi o pontapé de saída para a carreira da banda, especialmente no EUA, onde eles haveriam de actuar frequentemente, e onde as suas vendas de discos apenas foram suplantadas pelos Beatles. O segundo álbum, chamado simplesmente Led Zeppelin II, editado ainda no mesmo ano, seguiu o mesmo estilo, e incluía o sucesso "Whole Lotta Love", que, conduzido pela secção rítmica, definia o som da banda.
Page e Plant, como outros músicos de rock do cenário inglês, tinham uma formação fortemente enraizada no blues. Assim, o primeiro álbum do Led Zeppelin continha muitas releituras de músicas de blues. Porém, os créditos vinham para os músicos da banda. A história se repete com "Whole Lotta Love", que apresenta grandes semelhanças com "I need Love", de Willie Dixon. A banda foi depois acusada de ter usado as letras sem as creditarem a Dixon, e só 15 anos depois, devido a um processo posto pela "Chess Records", foi feito um acordo e efectuado o pagamento devido, com Willie Dixon sendo creditado nas devidas músicas. Por fim, Dixon acabou se tornando amigo de Page e Plant.
A banda também gostava do rock and roll americano e tocava músicas de Elvis Presley e Eddie Cochran em seus shows. As performances ao vivo do Led Zeppelin com frequencia alcançavam 2 horas ou mais de duração, e em alguns casos, como no "Texas Pop Festival" de 1969, a banda chegou a tocar por 4 horas seguidas.
Para a gravação do seu terceiro álbum, Led Zeppelin III, a banda retirou-se para "Bron-Yr-Aur", uma cabana remota em Snowdonia, no País de Gales, sem electricidade ou água encanada. Isto resultou num som mais acústico (fortemente influenciado pela música celta e a música folk, e que revelou uma face diferente do talento prodigioso de Jimmy Page). Em Novembro de 1970 a "Atlantic Records" editou "Immigrant Song" em single, sem a autorização da banda e contra a sua vontade. Incluía no lado B "Hey Hey What Can I Do". Foram editados mais nove singles, sempre sem a autorização da banda, que via os seus álbuns como indivisíveis. Curiosamente, "Stairway to Heaven" nunca foi editado em single, apesar do seu grande êxito nas rádios. A frustração da banda em relação aos singles provinha do seu empresário Peter Grant, que era um acérrimo defensor dos álbuns, e também devido ao facto da Atlantic ter feito uma reedição de "Whole Lotta Love", que foi cortada de 5:43 para 3:10 minutos. Para além disso a banda sempre evitou aparecer na televisão, preferindo que os seus fãs os vissem ao vivo.
As várias tendências musicais do grupo foram fundidas no seu quarto álbum, sem título, que é usualmente chamado de "Zoso", "Four Symbols" ou simplesmente "Led Zeppelin IV". Não apenas o álbum não tinha nome, mas o nome da banda também não aparecia em sua capa. O álbum incluía temas como "Black Dog", o misticismo folk de "The Battle Of Evermore" (cuja letra foi inspirada em "O Senhor dos Anéis") e a combinação dos dois estilos em "Stairway to Heaven", um sucesso estrondoso nas rádios, aclamada por muitos como sendo o maior clássico do rock de todos os tempos. O álbum contém ainda uma memorável regravação de "When The Levee Breaks" de Memphis Minnie.
O álbum seguinte, Houses of the Holy, lançado em 1973, continha músicas mais longas e experimentais, com o uso de sintetizadores e arranjos de cordas feitos por Jones em músicas como "The Song Remains The Same", "No Quarter" e "D'yer Mak'er". Esse álbum bateu os recordes de audiência, tendo chegado ser ouvido por mais de 50 mil pessoas. Três concertos no Madison Square Garden foram filmados para a realização de um filme, mas o projecto foi adiado por vários anos.
Em 1974 o quarteto lançou seu próprio selo, a Swan Song Records. Swan Song era o título de uma música do Led Zeppelin que nunca foi lançada, tendo sido gravada posteriormente com o nome "Midnight Moonlight" no primeiro álbum dos "The Firm", banda criada por Page após o fim do Led Zeppelin. Além dos álbuns do próprio Led Zeppelin a "Swan Song" editou álbuns de Bad Company, Pretty Things, Maggie Bell, Detective, Dave Edmunds, Midnight Flyer, Sad Café e Wildlife.
Em 1975 foi lançado Physical Graffiti, o primeiro álbum duplo para a "Swan Song". Este álbum incluía músicas que sobraram dos 3 álbuns anteriores e mais algumas novas. Mais uma vez a banda mostrou a sua enorme diversidade de estilos, que iam do folk e rock progressivo ao heavy metal.
Pouco tempo depois do lançamento de "Physical Graffiti" toda a produção anterior do Led Zeppelin atingiu a lista dos 200 mais vendidos, o que nunca tinha sido visto anteriormente. A banda embarcou para mais uma turnê pelos EUA, batendo novos recordes de audiência. No fim do ano, tocaram 5 noites seguidas no Earl’s Court (esses concertos foram gravados em vídeo e editados apenas 28 anos depois em DVD). Nessa altura, no pico da sua carreira, eram considerados por muitos como a "A Maior Banda De Rock Do Mundo".
Se a popularidade da banda em palco era impressionante, a sua fama pelos excessos era ainda maior. Eles viajavam num jato particular, alugavam pisos inteiros de hotéis, e tornaram-se objecto de algumas das histórias mais famosas, envolvendo danos materiais a quartos de hotel, aventuras sexuais, abuso de drogas e culto à magia negra.
Últimos Anos
Em 1976 a banda fez um intervalo nas turnês e começou a filmar segmentos fantásticos para o filme ainda não editado. Durante esse intervalo Robert Plant quebrou um tornozelo num acidente de carro; impedidos de fazer concertos, a banda entrou em estúdio para gravar o seu sétimo álbum, Presence. O álbum conquistou disco de platina antes de chegar às lojas, algo inédito para a época, e marcou mais uma guinada no estilo da banda, que abandonou os arranjos complexos dos álbuns anteriores se afastando gradativamente do heavy metal por eles criados. Mas o pior para Plant estaria por vir: durante a turnê do álbum nos EUA, seu filho Karac morreu de uma infecção estomacal.
No final de 1976 sai finalmente o filme The Song Remains the Same e a sua trilha sonora. Embora a gravação do concerto datasse de 1973, esse seria o único documento filmado do grupo lançado oficialmente durante os 20 anos seguintes. Uma curiosidade sobre a trilha sonora desse filme é que o "setlist" do concerto do filme não coincidia com as músicas no álbum: algumas músicas do filme não apareceram no álbum e vice-versa. Esse álbum seria o único disco ao vivo oficial disponível, até a edição de BBC Sessions em 1997.
Em 1978, a banda voltou ao estúdio para as gravações de In Through the Out Door, álbum lançado em 20 de agosto, aniversário de Robert Plant. Esse álbum continha "All My Love", dedicada a Karac, seu filho. Agora eram 8 discos no Top 200 da Billboard e shows com ingressos esgotados por todos os lados, provando que o Led Zeppelin ainda era uma banda forte. Embora o Led Zeppelin nessa época já fosse considerada uma banda antiga, eles ainda arregimentavam uma enorme legião de fãs, tendo esse álbum chegado ao topo da lista dos mais vendidos, tanto no Reino Unido como nos EUA. No entanto há que se notar que o Led Zeppelin desde o álbum Presence e então com In Through the Out Door começava uma série de experimentações que estavam deixando meio de lado o heavy metal que eles ajudaram a criar, seus riffs já não eram tão pesados e marcantes. In Through the Out Door foi um disco onde John Paul Jones e Robert Plant assumiram muito do controle criativo da banda. Jones maravilhado com a aquisição de novos teclados Yamaha acabou por levar a banda para um lado mais progressivo. Nessa época o Reino Unido vivia a ascensão do Punk Rock e o Led Zeppelin cada vez mais distante de seu som avassalador inicial era chamado pejorativamente de dinossauro pelos punks ingleses. Esse tipo de referência pejorativa que os garotos punks faziam ao Zeppelin, somados aos excessos de Jones e Plant nas gravações levaram John Bonham a demonstrar seu descontentamento com o referido disco. Em um pub inglês ele chegou a comentar com Jimmy Page que eles dois (Bonham e Plant) deveriam assumir o controle da banda após In Through the Out Door e lançarem um disco pesado para dar combate ao então punk rock inglês, contudo esse fato nunca chegou a se concretizar devido a morte de Bonham em 1980.
Em setembro de 1980 John Bonham morreu asfixiado pelo próprio vômito em um quarto da mansão de Jimmy Page, dando fim à carreira do Led Zeppelin. Depois disso a banda foi desfeita, pois não haveria mais condições de continuar com o nome Led Zeppelin.
Depois do Fim
Dois anos após a morte de John Bonham a banda editou Coda, uma coleção de músicas não-editadas.
Em 13 de Julho de 1985, o Led Zeppelin reuniu-se para o concerto Live Aid, com Tony Thompson e Phil Collins na bateria. Um ano depois Page, Plant e Jones voltam a reunir-se com Tony Thompson, com o intuito de voltarem a tocar como Led Zeppelin, mas um grave acidente de carro envolvendo Thompson, pôs fim a esta intenção[carece de fontes?]. Eles voltaram a se reunir 1988, com Jason Bonham no lugar que foi de seu pai, para o 40º aniversário da Atlantic Records. Esta formação ainda voltou a tocar no 21º aniversário da filha de Bonham, Cármen, e no casamento de Jason
Page e Plant, sem Jones, voltaram a reunir-se em 1994 para contribuir para a série "Unplugged", da MTV, intitulado "No Quarter". Jones não gostou de não ter sido chamado para essa gravação, especialmente porque o título do álbum, "No Quarter", vem de uma música de mesmo nome, que contém muito de seu trabalho. O estresse entre ele e Page e Plant foi ainda mais agravado quando, em uma entrevista coletiva Plant disse que ele estava "estacionando o carro" .
Em 1997 foi lançado o primeiro álbum do Led Zeppelin em 15 anos, BBC Sessions. Esse álbum duplo incluía a quase totalidade das gravações que a banda tinha feito para a BBC, embora alguns fãs tenham notado a falta de uma sessão de 1969 que incluía a música nunca editada "Sugar Mama". A essa altura, a "Atlantic" editou um single de "Whole Lotta Love", que se tornou o único single da banda.
Em 2003 foi lançado o álbum How the west was won e o DVD Led Zeppelin. No fim do ano o DVD tinha vendido mais de 520 000 cópias.
Em 2006 a banda recebeu o Prêmio Polar de Música, um dos mais prestigiosos do mundo, como melhor banda de rock de todos os tempos.
No dia 10 de setembro de 2007, Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones se reuniram em Londres e anunciaram seu retorno aos palcos em uma única apresentação para vinte mil pessoas em um show em homenagem a Ahmet Ertegun, fundador da Atlantic Records, morto em 2006 a renda da apresentação será destinada a uma instituição que concede bolsas. Eles anunciaram ainda que, no dia 13 de novembro de 2007, será lançado um novo CD intitulado "Mothership", uma coletânea de músicas escolhidas pela própria banda e com nova remasterização, para substituir as coletânes "Early Days" e "Latter Days" lançadas anteriormente e que não foram consideradas com o "padrão de qualidade" do Led Zeppelin. O concerto foi realizado em 10 de dezembro de 2007, em Londres, e contou com a presença de Jason Bonham na bateria.
Em 7 de janeiro de 2009 o manager de Jimmy Page, Robert Mensch, declarou que planos de reviver a banda foram abandonados.
Amostras e Versões
As músicas da banda foram, ao longo dos anos, alvo de muitas versões; os americanos Dread Zeppelin fizeram a carreira à custa de versões e paródias das músicas do Led Zeppelin; Alexis Korner fez uma versão de "Whole Lotta Love", que foi durante muitos anos o tema do "BBC Chart Show"; Tina Turner também fez uma versão da mesma música; e a London Philharmonic Orchestra fez um tributo que incluía "Stairway To Heaven", "When The Levee Breaks" e "Kashmir".
O guitarrista Stanley Jordan fez um boa interpretação instrumental de "Stairway To Heaven", canção cujos solos eram freqüentes em uma montagem cinematográfica dos anos 80 do livro de Marcelo Rubens Paiva, Feliz Ano Velho. Frank Zappa também gravou "Stairway To Heaven". Mais inusitada foi a versão axé music que a banda baiana Babado Novo fez em 2003 do clássico "D'yer Mak'er", peculiarmente misturando Rock e Reggae, mas despertando a ira de alguns dos fãs mais puristas do Led Zeppelin. Outra banda brasileira fez uso de uma canção do Led Zeppelin foram os cariocas do Planet Hemp, que pegaram a parte instrumental de The Ocean e colocaram um letra de autoria deles e o som foi batizado de "Adoled"", que foi editado no disco Os Cães Ladram Mas A Caravana Não Para" de 1997.
Em 1995 foi editado Encomium, um disco tributo ao Led Zeppelin com vários artistas modernos dos mais diversos estilos. Destacam-se no disco a versão notável de "Dancing Days" interpretada pelo grunge Stone Temple Pilots e as versões pesadissímas de bandas modernas de metal inluenciadas pelo Led Zeppelin como Helmet em Custard Pie e Rollins Band com Four Sticks.
A influência do Led Zeppelin se mostrou poderosa em bandas de heavy metal, trash metal e metal alternativo dos anos 90 (alternative metal) que regravaram em estúdio ou ao vivo diversas covers da banda. Muitas destas assumiram publicamente ter o Led Zeppelin como sua maior influência. Dentre as bandas influenciadas tivemos regravações diversas como Tool gravando No Quarter no CD/DVD Salival de 2000, Korn com Wholle Lotta Love e Immigrant Song nos ensaios de seu acústico para MTV (tendo vídeo no youtube inclusive), os já citados Helmet com Custard Pie e Rollins Band com Four Sticks no disco Encomiun, Crowbar ao vivo com No Quarter, Down ao vivo com Dazed and Confused em 2007 também com vídeo no youtube), Megadeth com Out on Tiles nas edições especiais do disco United Abominations de 2007, Soundgarden com diversos covers ao vivo como Wole Lotta Love, Communication Breakdown e Stairway to Heaven. O grupo brasileiro Angra regravou Kashmir para um CD tributo ao Led Zeppelin em 2002. O Oasis costumava tocar o riff de Whole Lottla Love após o encerramento da música Cigarettes & Alcohol em seus shows. Essa performance pode ser encontrada no CD e DVD ao vivo Familiar To Millions, editado em 2001.
Ao contrário de muitos dos seus contemporâneos, a banda sempre foi muito protetora das suas músicas, e raramente autorizava que elas fossem usadas para outros fins. Mais recentemente foram-se tornando mais flexíveis, podendo-se ouvir música dos Zeppelin em filmes como Almost famous e School of Rock.
Curiosidades sobre as músicas
"The Ocean" - Um telefone toca aos 1:37.
"Four Sticks" - John Bonham usou 4 baquetas na gravação desta música, por isso o título "Four Sticks".
"Black Dog" - O título veio pelo cachorro que entrava nos estúdios na gravação de "Led Zeppelin IV".
"Since I've Been Loving You" - É possível perceber que o pedal de Bonham chia já que possuía esse som característico (Ludwig Speedking).
"Whole Lotta Love" - No meio da música, o instrumento usado para criar aquele som é o "Teremim"
Formação
Jimmy Page - guitarra
Robert Plant - vocais, harmónica, Gaita
John Bonham - bateria
John Paul Jones - baixo, bandolim, teclados,
A banda chamava ao seu empresário, Peter Grant, de o "quinto elemento"
Discografia
Álbuns
1969 - Led Zeppelin #6 RU, #10 EUA, Vendas nos EUA: 11,000,000
1969 - Led Zeppelin II #1 RU, #1 EUA, Vendas nos EUA: 12,000,000
1970 - Led Zeppelin III #1 RU, #1 EUA, Vendas nos EUA: 6,000,000
1971 - Led Zeppelin IV (sem título: chamado também: "Four Symbols", "ZoSo") #1 RU, #2 USA, Vendas nos EUA: 22,000,000
1973 - Houses of the Holy #1 RU, #1 EUA, Vendas nos EUA: 11,000,000
1975 - Physical Graffiti #1 RU, #1 EUA, Vendas nos EUA: 15,000,000
1976 - Presence #1 RU, #1 EUA, Vendas nos EUA: 3,000,000
1976 - The Song Remains the Same live performances from 1973 tour) #1 RU, #2 EUA, Vendas nos EUA: 4,000,000
1979 - In Through the Out Door #1 RU, #1 EUA, Vendas nos EUA: 6,000,000
Antes da gravação de Led Zeppelin, todos os elementos participaram em sessões para o álbum Three week hero de P.J. Proby em 1969. A única faixa em que tocam todos juntos é "Jim's Blues".
Após a banda ter deixado de gravar foram editados os seguinte álbuns:
1982 - Coda #4 RU, #6 EUA, Vendas nos EUA: 1,000,000
1990 - Remasters
1990 - Profiled (Este "álbum" consta apenas de entrevistas, mais tarde empacotado com Remasters).
1990 - Boxed Set ) #18 EUA, Vendas nos EUA: 7,000,000
1993 - Boxed Set 2 #87 EUA, Vendas nos EUA: 500,000
1993 - Complete Studio Recordings , Vendas nos EUA: 2,000,000
1997 - BBC Sessions #23 RU, #12 EUA, Vendas nos EUA: 2,000,000
1999 - Early Days: Best of Led Zeppelin Volume One #71 RU, Vendas nos EUA: 1,000,000
2000 - Latter Days: Best of Led Zeppelin Volume Two #40 RU, #81 EUA
2002 - Early Days & Latter Days: The Best of Led Zeppelin Volumes One and Two Nova edição dos dois álbums anteriores. #11 RU, #114 EUA, Vendas nos EUA: 1,000,000
2003 - How the West Was Won #5 RU, #1 EUA, Vendas nos EUA: 1,000,000
2007 - Mothership
Hoje na historia do rock brasileiro - 04/04
04 de abril
ATENÇÃO - 1958: Nasceu, no Rio de Janeiro, Agenor de Miranda Araújo Neto, o cantor, poeta e letrista Cazuza. Ele começou sua carreira musical como vocalista da banda Barão Vermelho, em 1982, e depois de três discos gravados saiu em carreira solo em 1985, e lançou seis discos (um póstumo): Exagerado (1985), Só Se For a Dois (1986), Ideologia (1988), O Tempo Não Pára (1989), Burguesia (1990) e Por Aí (1991). Entre seus sucessos estão “Exagerado”, “Codinome Beija-Flor”, “Mal Nenhum”, “Brasil”, “Ideologia” e “O Tempo Não Pára”. (veja post homenagem no blog Sete Doses de Cachaça)
- 1988: O RPM lançou o terceiro disco, conhecido como Quatro Coiotes. Apesar de ter vendido 250 mil cópias, ele foi um fracasso de público e crítica. Gravado em Los Angeles, entre os destaques estão “Quarto Poder”, “Partners” e a faixa título. Na música “O Teu Futuro Espelha Essa Grandeza” há a participação de Bezerra da Silva.
- 1998: O Paralamas lançou o 11º disco Hey Na Na. Os destaques são “O Trem da Juventude”, “Ela Disse Adeus” e “Depois da Queda o Coice”.
- 1998: A banda punk paulistana Garotos Podres lançou o quarto disco Com a Corda Toda. Os destaques são “O Mundo Não Pára de Girar! (Por isso eu estou tonto!!)”, “Mancha” e “Garoto Podre”.
fonte:http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/
ATENÇÃO - 1958: Nasceu, no Rio de Janeiro, Agenor de Miranda Araújo Neto, o cantor, poeta e letrista Cazuza. Ele começou sua carreira musical como vocalista da banda Barão Vermelho, em 1982, e depois de três discos gravados saiu em carreira solo em 1985, e lançou seis discos (um póstumo): Exagerado (1985), Só Se For a Dois (1986), Ideologia (1988), O Tempo Não Pára (1989), Burguesia (1990) e Por Aí (1991). Entre seus sucessos estão “Exagerado”, “Codinome Beija-Flor”, “Mal Nenhum”, “Brasil”, “Ideologia” e “O Tempo Não Pára”. (veja post homenagem no blog Sete Doses de Cachaça)
- 1988: O RPM lançou o terceiro disco, conhecido como Quatro Coiotes. Apesar de ter vendido 250 mil cópias, ele foi um fracasso de público e crítica. Gravado em Los Angeles, entre os destaques estão “Quarto Poder”, “Partners” e a faixa título. Na música “O Teu Futuro Espelha Essa Grandeza” há a participação de Bezerra da Silva.
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- 1998: A banda punk paulistana Garotos Podres lançou o quarto disco Com a Corda Toda. Os destaques são “O Mundo Não Pára de Girar! (Por isso eu estou tonto!!)”, “Mancha” e “Garoto Podre”.
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