McCartney não comprou, plantou e se ferrou
[08/03/1973] Há 36 anos
Acusado de plantar maconha no quintal de sua casa, em Campbeltown, na Escócia, Paul McCartney comparece ao tribunal e é obrigado a pagar uma multa de 240 libras (valor ínfimo comparado com as penas dadas atualmente). O ex-Beatle alegou que as sementes da erva haviam sido dadas por um fã e ele plantou sem saber o que ia crescer.
Ouro e platina para o Steely Dan
[08/03/1978] Há 31 anos
Depois de ganhar o prêmio Grammy de Melhor Gravação Não Clássica do Ano, o sexto álbum do Steely Dan, "Aja", torna-se o primeiro álbum a ganhar um disco de platina. Duas semanas depois, seria a vez de "Countdown do Ecstasy", lançado originalmente em 1973, receber o disco de ouro.
Beatles faz a primeira apresentação no rádio
[08/03/1962] Há 47 anos
Os Beatles fazem a sua primeira apresentação radiofônica, no programa "Teenager's Turn (Here We Go)", da Radio BBC. Tanto nesta, como em outras futuras transmissões, o quarteto mostraria músicas que não seriam lançadas em discos, como por exemplo, "Dream Baby", de Roy Orbison.
Bill Graham inaugura o Fillmore East
[08/03/1968] Há 41 anos
Bill Graham, proprietário da famosa casa de shows Fillmore, em São Francisco, abre o Fillmore East, em uma sala de cinema abandonada, na esquina da Second Avenue com a Sixth Street, em Nova York. A abertura da nova sede ficou por conta de Albert King & Time Buckley e o grupo Big Brother And The Holding Company, composto por Janis Joplin.
Morre tecladista do Grateful Dead
[08/03/1973] Há 36 anos
O tecladista do Grateful Dead, Ron 'Pigpen' McKernan, morre de hemorragia estomacal e falência do fígado (ambos causados por uma mistura de álcool) na sacada de seu apartamento em Corte Medera, na Califórnia. Ele tinha apenas 27 anos.
Bob Seger grava disco só com violão
[08/03/1971] Há 38 anos
Acompanhado apenas por seu violão, Bob Seger grava o álbum "Brand New Morning", composto apenas por músicas próprias. Logo depois, ele seria acompanhado por um grupo chamado STK (formado pela dupla Dave Teegarden e Skip 'Van Winkle' Knape), que apesar do pouco sucesso foi sua banda de apoio por um bom tempo.
A História e as informações que você sempre quis saber sobre seu Artista/Banda preferidos, Curiosidades, Seleção de grandes sucessos e dos melhores discos de cada banda ou artista citado, comentários dos albúns, Rock Brasileiro e internacional, a melhor reunião de artistas do rock em geral em um só lugar. Tudo isso e muito mais...
8 de março de 2009
Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused)
Sinopse
1976. Loucura total no dia de graduação da escola do texas: os veteranos aprontam ao máximo com os calouros no início da noitada e todos estão em busca da festa mais selvagem e divertida. Os rapazes pilotam carros velozes e exibem sua agressividade, enquanto as garotas discutem o futuro e se rapazes contorcem em jeans apertadissímos. As dorgas são servidas à vontade e a cerveja rola solta. É nesse clima de vale tudo que os veteranos convidam os calouros para uma entrada antecipada no mundo da insanidade colegial.
Informações Técnicas
Título no Brasil: Jovens, Loucos e Rebeldes
Título Original: Dazed and Confused
País de Origem: EUA
Gênero: Comédia
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 102 minutos
Ano de Lançamento: 1993
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Universal
Direção: Richard Linklater
Elenco
Jason London .... Randall 'Pink' Floyd
Rory Cochrane .... Ron Slater
Wiley Wiggins .... Mitch Kramer
Sasha Jenson .... Don Dawson
Michelle Burke .... Jodi Kramer
Adam Goldberg .... Mike Newhouse
Anthony Rapp .... Tony Olson
Matthew McConaughey .... David Wooderson
Marissa Ribisi .... Cynthia Dunn
Shawn Andrews .... Kevin Pickford
Cole Hauser .... Benny O'Donnell
Milla Jovovich .... Michelle Burroughs
Joey Lauren Adams .... Simone Kerr
Christin Hinojosa .... Sabrina Davis
Ben Affleck .... Fred O'Bannion
Trilha sonora
Rock And Roll, Hoochie Koo - Rick Derringer
Slow Ride - Foghat
School's Out - Alice Cooper
Jim Dandy - Black Oak Arkansas
Tush - ZZ Top
Love Hurts - Nazareth
Stranglehold - Ted Nugent
Cherry Bomb - The Runaways
Fox On The Run - Sweet
Low Rider - War
Tuesday's Gone - Lynyrd Skynyrd
Highway Star - Deep Purple
Rock And Roll All Night - Kiss
Paranoid - Black Sabbath
100 filmes mais "rock and roll" de todos os tempos.
A união entre música e cinema já rendeu diversos clássicos. A revista americana Blender, especializada em música e comportamento, fez uma compilação com os 100 filmes mais "rock and roll" de todos os tempos.
Desde documentários como Dig! (sobre a amizade e as brigas entre as bandas The Dandy Warhols e The Brian Jonestown Massacre) e Fearless Freaks (sobre o grupo The Flaming Lips) até grandes sucessos do cinema, como Grease e Saturday Night Fever, o ranking da Blender traz filmes de diversos estilos.
O grande vencedor é o "documentário de ficção" This is Spinal Tap, de 1984. O filme mostra o dia-a-dia de uma banda como em um documentário. Porém, tudo é fictício. O filme fez bastante sucesso entre os jovens e a banda, mesmo não existindo de verdade, teve um grande número de fãs.
Confira abaixo a lista completa dos 100 filmes mais "rock and roll" de todos os tempos.
1.This Is Spinal Tap (1984)
2.Saturday Night Fever (1977)
3. Metallica: Some Kind of Monster (2004)
4. Purple Rain (1984)
5. Almost Famous (2000)
6. The Blues Brothers (1980)
7. 24 Hour Party People (2002)
8. Dig! (2004)
9. The Last Waltz (1978)
10. South Park: Bigger, Longer, & Uncut (1999)
11. Sid & Nancy (1986)
12. Dazed and Confused (1993)
13. Don't Look Back (1967)
14. 8 Mile (2002)
15. Madonna: Truth or Dare (1991)
16. School of Rock (2003)
17. Hard Core Logo (1996)
18. Nashville (1975)
19. Grease (1978)
20. The Limey (1999)
21. Hustle & Flow (2005)
22. High Fidelity (2000)
23. The Kids Are Alright (1979)
24. Performance (1970)
25. New York Doll (2005)
26. What's Love Got to Do With It? (1993)
27. Gimme Shelter (1970)
28. Biggie & Tupac (2002)
29. End of the Century (2003)
30. The Rocky Horror Picture Show (1975)
31. Singles (1992)
32. I Am Trying to Break Your Heart (2002)
33. Trainspotting (1996)
34. The Decline of Western Civilization, Part II: The Metal Years (1988)
35. A Hard Day's Night (1964)
36. Hedwig and the Angry Inch (2001)
37. No Direction Home (2005)
38. Rize (2005)
39. Ray (2004)
40. Wattstax (1973)
41. Wild Style (1982)
42. The Fearless Freaks (2005)
43. The Great Rock N Roll Swindle (1980)
44. Wayne's World (1992)
45. Hype! (1996)
46. O Brother, Where Art Thou? (2000)
47. Beyond the Valley of the Dolls (1970)
48. Urgh! A Music War (1981)
49. Westway to the World (2001)
50. The Harder They Come (1972)
51. Woodstock (1970)
52. American Graffiti (1974)
53. Standing in the Shadows of Motown (2002)
54. Kurt & Courtney (1998)
55. Ziggy Stardust and the Spiders From Mars (1973)
56. Lady Sings the Blues (1972)
57. Pink Floyd: Live at Pompeii (1980)
58. The Rose (1980)
59. Laurel Canyon (2003)
60. Plaster Caster (2001)
61. Rock 'N' Roll High School (1979)
62. Valley Girl (1983)
63. Ladies and Gentlemen, The Fabulous Stains (1982)
64. Sparkle (1976)
65. Hairspray (1988)
66. Footloose (1984)
67. Moulin Rouge (2001)
68. Stop Making Sense (1984)
69. Velvet Goldmine (1998)
70. What's Up, Fatlip? (1999)
71. The Buddy Holly Story (1978)
72. The Idolmaker (1980)
73. The Doors (1991)
74. American Hot Wax (1978)
75. Coal Miner's Daughter (1980)
76. BC4 (1993)
77. Grace of My Heart (1996)
78. Elvis: The Movie (1979)
79. Scratch (2001)
80. Krush Groove (1985)
81. The Rutles: All You Need Is Cash (1978)
82. Tapeheads (1988)
83. Yellow Submarine (1968)
84. Flashdance (1983)
85. Chuck Berry Hail! Hail! Rock 'N' Roll (1987)
86. Jesus Christ Superstar (1973)
87. Heavy Metal Parking Lot (1986)
88. Superstar: The Karen Carpenter Story (1987)
89. Foxes (1980)
90. Cocksucker Blues (1972)
91. Jailhouse Rock (1957)
92. Eddie and the Cruisers (1983)
93. High School Confidential! (1958)
94. Easy Rider (1969)
95. Smithereens (1982)
96. Bye Bye Birdie (1963)
97. Head (1968)
98. I Wanna Hold Your Hand (1978)
99. Pump Up the Volume (1990)
100. That Thing You Do! (1996)
Desde documentários como Dig! (sobre a amizade e as brigas entre as bandas The Dandy Warhols e The Brian Jonestown Massacre) e Fearless Freaks (sobre o grupo The Flaming Lips) até grandes sucessos do cinema, como Grease e Saturday Night Fever, o ranking da Blender traz filmes de diversos estilos.
O grande vencedor é o "documentário de ficção" This is Spinal Tap, de 1984. O filme mostra o dia-a-dia de uma banda como em um documentário. Porém, tudo é fictício. O filme fez bastante sucesso entre os jovens e a banda, mesmo não existindo de verdade, teve um grande número de fãs.
Confira abaixo a lista completa dos 100 filmes mais "rock and roll" de todos os tempos.
1.This Is Spinal Tap (1984)
2.Saturday Night Fever (1977)
3. Metallica: Some Kind of Monster (2004)
4. Purple Rain (1984)
5. Almost Famous (2000)
6. The Blues Brothers (1980)
7. 24 Hour Party People (2002)
8. Dig! (2004)
9. The Last Waltz (1978)
10. South Park: Bigger, Longer, & Uncut (1999)
11. Sid & Nancy (1986)
12. Dazed and Confused (1993)
13. Don't Look Back (1967)
14. 8 Mile (2002)
15. Madonna: Truth or Dare (1991)
16. School of Rock (2003)
17. Hard Core Logo (1996)
18. Nashville (1975)
19. Grease (1978)
20. The Limey (1999)
21. Hustle & Flow (2005)
22. High Fidelity (2000)
23. The Kids Are Alright (1979)
24. Performance (1970)
25. New York Doll (2005)
26. What's Love Got to Do With It? (1993)
27. Gimme Shelter (1970)
28. Biggie & Tupac (2002)
29. End of the Century (2003)
30. The Rocky Horror Picture Show (1975)
31. Singles (1992)
32. I Am Trying to Break Your Heart (2002)
33. Trainspotting (1996)
34. The Decline of Western Civilization, Part II: The Metal Years (1988)
35. A Hard Day's Night (1964)
36. Hedwig and the Angry Inch (2001)
37. No Direction Home (2005)
38. Rize (2005)
39. Ray (2004)
40. Wattstax (1973)
41. Wild Style (1982)
42. The Fearless Freaks (2005)
43. The Great Rock N Roll Swindle (1980)
44. Wayne's World (1992)
45. Hype! (1996)
46. O Brother, Where Art Thou? (2000)
47. Beyond the Valley of the Dolls (1970)
48. Urgh! A Music War (1981)
49. Westway to the World (2001)
50. The Harder They Come (1972)
51. Woodstock (1970)
52. American Graffiti (1974)
53. Standing in the Shadows of Motown (2002)
54. Kurt & Courtney (1998)
55. Ziggy Stardust and the Spiders From Mars (1973)
56. Lady Sings the Blues (1972)
57. Pink Floyd: Live at Pompeii (1980)
58. The Rose (1980)
59. Laurel Canyon (2003)
60. Plaster Caster (2001)
61. Rock 'N' Roll High School (1979)
62. Valley Girl (1983)
63. Ladies and Gentlemen, The Fabulous Stains (1982)
64. Sparkle (1976)
65. Hairspray (1988)
66. Footloose (1984)
67. Moulin Rouge (2001)
68. Stop Making Sense (1984)
69. Velvet Goldmine (1998)
70. What's Up, Fatlip? (1999)
71. The Buddy Holly Story (1978)
72. The Idolmaker (1980)
73. The Doors (1991)
74. American Hot Wax (1978)
75. Coal Miner's Daughter (1980)
76. BC4 (1993)
77. Grace of My Heart (1996)
78. Elvis: The Movie (1979)
79. Scratch (2001)
80. Krush Groove (1985)
81. The Rutles: All You Need Is Cash (1978)
82. Tapeheads (1988)
83. Yellow Submarine (1968)
84. Flashdance (1983)
85. Chuck Berry Hail! Hail! Rock 'N' Roll (1987)
86. Jesus Christ Superstar (1973)
87. Heavy Metal Parking Lot (1986)
88. Superstar: The Karen Carpenter Story (1987)
89. Foxes (1980)
90. Cocksucker Blues (1972)
91. Jailhouse Rock (1957)
92. Eddie and the Cruisers (1983)
93. High School Confidential! (1958)
94. Easy Rider (1969)
95. Smithereens (1982)
96. Bye Bye Birdie (1963)
97. Head (1968)
98. I Wanna Hold Your Hand (1978)
99. Pump Up the Volume (1990)
100. That Thing You Do! (1996)
Discos Marcantes dos Rolling Stones VI
Exile on Main St. is an album by the English rock band The Rolling Stones. Released as a double LP—and drawing on influences from rock & roll, blues, country and soul—Exile was initially greeted with lukewarm reviews, but is now widely considered the band's finest work and one of the defining masterpieces of the rock era.In 2003, the album was ranked number 7, the band's highest position, on Rolling Stone magazine's list of the 500 greatest albums of all time.
Como dizem a maioria dos criticos, eles nunca mais seriam tão bons quanto nesse albúm, um disco mais cheio de "rock" do que o The White Albúm.
Side one
"Rocks Off" – 4:32
"Rip This Joint" – 2:23
"Shake Your Hips" (Slim Harpo) – 2:59
"Casino Boogie" – 3:33
"Tumbling Dice" – 3:45
Side two
"Sweet Virginia" – 4:25
"Torn and Frayed" – 4:17
"Sweet Black Angel" – 2:54
"Loving Cup" – 4:23
Side three
"Happy" – 3:04
"Turd on the Run" – 2:37
"Ventilator Blues" (Jagger, Richards, Mick Taylor) – 3:24
"I Just Want to See His Face" – 2:52
"Let It Loose" – 5:17
Side four
"All Down the Line" – 3:49
"Stop Breaking Down" (Robert Johnson) – 4:34
"Shine a Light" – 4:14
"Soul Survivor" – 3:49
Discos Marcantes dos Rolling Stones V
Sticky Fingers is an album by English rock band The Rolling Stones, released in April 1971. It is the band's first release on the band's newly-formed label, Rolling Stones Records, after having been contracted since 1963 with Decca Records in the UK and London Records in the US. It is also Mick Taylor's first full-length appearance on a Rolling Stones album. In 2003, Sticky Fingers was listed as number 63 on the List of Rolling Stone's 500 Greatest Albums of All Time.
Uma frase para esse disco..."Maturidade no rock and roll, não é algo que se conquista apenas com o tempo, nesta estrada tem que ter talento, eles(Rolling Stones) mostraram que tem de sobra"
Side one
"Brown Sugar" – 3:50
"Sway" – 3:52
"Wild Horses" – 5:44
"Can't You Hear Me Knocking" – 7:15
"You Gotta Move" (Fred McDowell/Rev. Gary Davis) – 2:34
Side two
"Bitch" – 3:37
"I Got the Blues" – 3:54
"Sister Morphine" (Jagger/Richards/Marianne Faithfull) – 5:34
"Dead Flowers" – 4:05
"Moonlight Mile" – 5:56
Discos Marcantes dos Rolling Stones IV
Rolling Stones - Let It Bleed (1969)
Origem: Inglaterra
Produtor: Jimmy Miller
Formação Principal no Disco: Mick Jagger - Keith Richards - Mick Taylor - Bill Wyman - Brian Jones - Ian Stewart - Charlie Watts
Estilo: Rock / Country Rock
Relacionados: Allman Brothers; Gram Parsons; Pretty Things
Destaque: Gimme Shelter
Melhor Posição na Billboard: 3º
Apesar de constar na sequência de álbuns emblemáticos da carreira dos Stones, Let It Bleed, em minha opinião, não é um álbum tão açucarado quanto seu predecessor e seu sucessor. Mesmo contendo a mítica Gimme Shelter na abertura e a boa faixa-título, possui alguns pontos baixos consideráveis como Love In Vain e You Got The Silver. Country Honk poderia estar em qualquer coletânea de country rock sem fazer feio, é verdade. Monkey Man e Live With Me são boas canções ao melhor estilo dos Stones, mas não animam o álbum a ponto de ser celebrado quando começa o hino-jam You Can't Always Get What You Want, uma bela e longa música. Let It Bleed pra mim fica marcado pela época, pelo documentário de Gimme Shelter, pela marcante e clássica capa. O disco não é ruim, muito menos dispensável. Mas entra na minha lista de melhores, como outros dos Stones.
Side one
"Gimme Shelter" – 4:32
"Love in Vain" (Robert Johnson) – 4:22
"Country Honk" – 3:10
"Live with Me" – 3:36
"Let It Bleed" – 5:34
Side two
"Midnight Rambler" – 6:57
"You Got the Silver" – 2:54
"Monkey Man" – 4:15
"You Can't Always Get What You Want" – 7:30
Discos Marcantes dos Rolling Stones III
The Rolling Stones - Beggars Banquet (1968)
Origem: Inglaterra
Produtor: Jimmy Miller
Formação Principal no Disco: Mick Jagger - Keith Richards - Brian Jones - Bill Wyman - Charlie Watts
Estilo: Blues Rock / Rock
Relacionados: The Jimi Hendrix Experience; The Allmann Brothers; John Mayall
Destaque: Sympathy For The Devil
Melhor Posição na Billboard: 5º
Opinião do leitor: Um verdadeiro banquete sonoro é este disco dos Stones, um marco para sua fase clássica da carreira. Além de ter uma das músicas mais famosas da banda e, por que não dizer, da história do rock, Sympathy For The Devil, o disco prima pela belíssima fusão de blues, country e rock. De No Expectations a Salt Of The Earth podemos encontrar anjos, mendigos, demônios e divindades se intercalando e tocando a profundidade da alma do ouvinte. Este talvez seja o disco dos Stones com maior conexão com a música brasileira, sendo influenciado em SFTD e influenciando com No Expectations, por exemplo. Esta fase dos Stones é possivelmente a melhor e um convite desses não pode ser rejeitado, por mais que a capa acabe referenciado mais o álbum branco dos Beatles do que a algo mais original. Culpa da gravadora, que vetou uma das melhores artes de capa de todos os tempos. Pelo menos a música está aí, pronta para servir.
Side one
"Sympathy for the Devil" – 6:27
"No Expectations" – 4:02
"Dear Doctor" – 3:26
"Parachute Woman" – 2:23
"Jigsaw Puzzle" – 6:17
Side two
"Street Fighting Man" – 3:18
"Prodigal Son" (Rev. Robert Wilkins) – 2:55
"Stray Cat Blues" – 4:40
"Factory Girl" – 2:12
"Salt of the Earth" – 4:51
Discos Marcantes dos Rolling Stones II
The Rolling Stones - Aftermath (1966)
Origem: EUA
Produtor: Andrew Loog Oldham
Formação Principal no Disco: Mick Jagger - Keith Richards - Brian Jones - Charlie Watts - Bill Wyman - Ian Stewart - Jack Nitzsche
Estilo: Rock
Relacionados: The Kinks; The Beatles
Destaque: Paint It Black
Melhor Posição na Billboard: 2º
Opinião do leitor: Uma dúvida cruel apareceu ao ter de analisar Aftermath: seguir o lançamento original britânico ou o disco lançado dois meses após nos EUA? Em toda a lista a "ordem" de Dimery é analisar o disco original lançado primeiro e, na pior das hipóteses, caso de um lançamento mundial, o disco lançado no país do artista principal. Mas recusei esta norma nesse caso. Mother's Little Helper e Out Of Time, entre outras, que me desculpem, mas eu não poderia analisar Aftermath sem um dos maiores hinos do rock: Paint It Black. Esta canção seminal é abertura da versão americana do disco e sequer está em algum álbum na discografia Stoniana do livro. Não, eu não me permitiria deixar de falar dessa música e por isso consumi quase metade da resenha do disco só para explicar esta escolha. E é uma escolha válida para o disco. Aftermath é o primeiro disco dos Stones composto exclusivamente pela banda, utilizando-se de instrumentos pouco convencionais para o conjunto, o que os colocou no mesmo patamar dos outros grandes grupos da época. É um disco que também caracteriza a banda com os elementos que os tornariam lendários, a versatilidade e a profundidade de seu som, mais pesado que a maioria de seus contemporâneos. Under My Thumb, Lady Jane e Stupid Girl formam uma sequência espetacular, fazendo com o que viesse depois fosse invariavelmente pior, embora tenha qualidade, como mostram It's Not Easy e outras canções. Grande e marcante álbum, só é lamentável esta separação de mercados musicais.
Side one
"Mother's Little Helper" – 2:45
"Stupid Girl" – 2:55
"Lady Jane" – 3:08
"Under My Thumb" – 3:41
"Doncha Bother Me" – 2:41
"Goin' Home" – 11:13
Side two
"Flight 505" – 3:27
"High and Dry" – 3:08
"Out of Time" – 5:37
"It's Not Easy" – 2:56
"I Am Waiting" – 3:11
"Take It or Leave It" – 2:47
"Think" – 3:09
"What to Do" – 2:32
Discos Marcantes dos Rolling Stones
The Rolling Stones - The Rolling Stones (1964)
Origem: Inglaterra
Produtor: Andrew Loog Oldham
Formação Principal no Disco: Mick Jagger - Keith Richards - Brian Jones - Charlie Watts - Bill Wyman - Ian Stewart
Estilo: Rock'n'Roll
Relacionados: Chuck Berry; Buddy Holly; Bo Diddley
Destaque: Tell Me
Melhor Posição na Billboard: 11º
Opinião do leitor: Uma banda clássica e por isso muito fácil de analisar, certo? Errado. A formação dos Stones ainda não era a definitiva e as composições não eram próprias, muito mais por insegurança dos garotos. No entanto ir na carona dos Beatles no caminho da fama os ajudou e muito, embora a sonoridade seja completamente diferente. Enquanto os Beatles eram os garotos bonzinhos, com músicas alegres, os Stones eram rebeldes, viscerais, como deveria ser mesmo o rock. O álbum não é tão brilhante, é verdade, mas sua imagem desafiadora permanece até hoje. A jovialidade que as pedras rolantes trouxeram para o rock'n'roll em 1964 no seu álbum de estréia são um marco inegável. Já em 1964 eles já simbolizavam o que viria a ser o rock.
Side one
"Route 66" (Bobby Troup) – 2:20
"I Just Want to Make Love to You" (Willie Dixon) – 2:17
"Honest I Do" (Jimmy Reed) – 2:09
"Mona (I Need You Baby)" (Ellas McDaniel) – 3:33
"Now I've Got a Witness (Like Uncle Phil and Uncle Gene)" (Nanker Phelge) – 2:29
"Little by Little" (Nanker Phelge/Phil Spector) – 2:39
Side two
"I'm a King Bee" (James Moore) – 2:35
"Carol" (Chuck Berry) – 2:33
"Tell Me (You're Coming Back)" (Mick Jagger/Keith Richards) – 4:05
"Can I Get a Witness" (Brian Holland/Lamont Dozier/Eddie Holland) – 2:55
"You Can Make It If You Try" (Ted Jarrett) – 2:01
"Walking the Dog" (Rufus Thomas) – 3:10
Rolling Stones
Os Rolling Stones é uma banda de rock inglesa formada em 25 de Maio de 1962, e que está entre as bandas mais antigas ainda em atividade. Ao lado dos Beatles, foram a banda mais importante da chamada Invasão Britânica ocorrida nos anos 1960, que adicionou diversos artistas ingleses nas paradas norte-americanas.
Formado por Brian Jones, Keith Richards, Mick Jagger, Bill Wyman e Charlie Watts, o grupo calcava sua sonoridade no blues. Em mais de quarenta anos de carreira, hits como (I Can't Get No) Satisfaction, Start Me Up, Sympathy For The Devil, Jumping Jack Flash, Miss You e Angie fizeram dos Stones uma das mais conhecidas bandas do rock mundial, levando-a a enfrentar todos os grandes clichês do gênero, desde recepções efusivas da crítica até problemas com drogas e conflito de egos, principalmente entre Jagger e Richards. Os Rolling Stones já venderam mais de 150 milhões de álbuns no mundo inteiro
História
1960-1970
Tudo começou em 1960, quando os dois amigos de infância, Mick e Keith, se reencontraram em um trem na estação de Dartford, Inglaterra, e descobriram um interesse em comum por blues e rock and roll. Foram convidados pelo guitarrista Brian Jones em 1962 a montar a definitiva banda de R&B branca, que se chamaria The Rolling Stones, inspirado no nome de uma canção de Muddy Waters, Rollin' Stone, cujo nome foi utilizado oficialmente, pela primeira vez, em sua apresentação no Marquee Club de Londres em 12 de julho de 1962.
O pianista Ian Stewart, amigo de Brian, seria o co-fundador da banda, mas porque sua imagem pessoal não tinha o devido sex-appeal, ele seria rebaixado a gerente de palco, com direito a gravar com a banda mas não de posar como membro. Bill Wyman, que embora já vivesse da noite há muito mais tempo que os demais, seria acrescentado à banda por um motivo fútil: possuía mais de um amplificador. Em janeiro de 1963, Charlie Watts assumiria definitivamente a bateria. A boa repercussão nas apresentações ao vivo somadas à habilidade promocional de seu empresário, levou a banda a um contrato com a Decca Records (então a piada do ano por ter recusado um contrato com os Beatles). Seu empresário promove a banda com uma imagem de rebeldes e cria a pergunta: Você deixaria sua filha se casar com um Rolling Stone?.
Os primeiros singles, um cover de uma canção de Chuck Berry e Muddy Waters de cada lado, Come On/I Want To Be Loved, e uma gravação para uma composição da dupla John Lennon e Paul McCartney, I Wanna Be Your Man, foram bem aceitos. O primeiro álbum, chamado simplesmente The Rolling Stones, saiu em abril de 1964, contendo apenas uma composição de Jagger e Richards. Apenas com Tell Me (You're Coming Back), lançado em junho de 1964, é que uma composição da dupla seria lançada como lado A de um compacto. A partir daí, pouco a pouco o material próprio começou a ser valorizado, tendo em Out Of Our Heads, de 1965, o primeiro de uma série de discos basicamente de composições da dupla Jagger-Richards. É nesse ano que a banda lança seu maior hit em todos os tempos, (I Can't Get No) Satisfaction.
Com o álbum Aftermath, de 1966, a banda começaria uma fase de músicas mais longas e de arranjos mais elaborados. O flerte com o rock psicodélico e experimental teria seu ápice em Their Satanic Majesties Request, de 1967. Com Beggar's Banquet (1968) haveria a volta ao estilo mais próximo ao R&B que os fizeram famosos. São desta época dois dos maiores hits da banda, Jumpin' Jack Flash, que só saiu como compacto e a controversa Sympathy For The Devil - que Mick disse ter se inspirado em uma visita a um centro de candomblé na Bahia - música responsável pela maior parte das acusações de satanismo que a banda iria sofrer desde então.
Em 1969 Brian Jones oficialmente abandona os Stones, sendo substituído por Mick Taylor (que havia tocado com o John Mayall's Bluesbreakers). Poucos dias depois de sua saída, Brian Jones seria encontrado morto afogado na piscina de sua casa em Sussex, em circunstâncias até hoje pouco esclarecidas. Existem duas versões: que ele se afogou sob influência de drogas e álcool, ou que ele foi afogado propositalmente por um dos empreteiros contratados para fazer obras na propriedade. Embora houvesse sido planejado muito tempo antes, dias depois a banda realizou um concerto memorável no Hyde Park, em Londres, diante de um público de 300 mil pessoas, que acabou tendo um significado especial além da apresentação do pouco conhecido novo guitarrista, Mick Taylor. O show aconteceu num palco decorado com uma enorme foto colorida e estourada de Jones. Jagger, vestido de branco, interrompeu a apresentação para ler uma passagem do poema Adonais de Percy Bysshe Shelley, em memória do amigo problemático. Enquanto mais de 3.000 borboletas brancas eram soltas do palco para a platéia emocionada. Os Stones pareciam ter chegado ao fim de uma era. Sem imaginar que a próxima tragédia estava bem próxima.
Em 6 de dezembro de 1969, o grupo chegou a Altamont, na Califórnia, para uma grande apresentação ao ar livre - com uma platéia pelo menos duas vezes maior do que a do Hyde Park. Bem antes dos Stones subirem no palco já havia problemas. A segurança do espetáculo estava sob a responsabilidade de um bando de Hell`s Angels de São Francisco, uma gangue de motoqueiros grossos e arrogantes que não sentiam nada a não ser desprezo pela multidão de mais de 500 mil hippies. Qualquer um que tentasse subir no palco era agredido e escorraçado de volta para a platéia por Angels que portavam tacos de sinuca. Durante a apresentação da banda Jefferson Airplane, que antecedeu a atração principal, fãs estavam sendo carregados para as cabanas da Cruz Vermelha em maior quantidade do que os médicos de plantão podiam dar conta. Quando os Rolling Stones finalmente foram se apresentar, a multidão ficou histérica, e os Hell`s Angels reagiram ficando ainda mais selvagens. Durante a execução de Under My Thumb (e não Sympathy for The Devil como muita gente acredita), um jovem negro, Meredith Hunter, foi assassinado com uma punhalada nas costas. Os Stones tinham noção de que alguma coisa havia acontecido, embora do palco fosse difícil dizer exatamente o quê. No dia seguinte é que os Rolling Stones descobriram que quatro pessoas (incluindo Meredith Hunter) haviam morrido naquele dia. Há versões de que Meredith foi agredido pelos Hell`s Angels por estar acompanhado de uma linda loira, mas ele estava armado com um revolver e o assassino, Alan Passaro, foi julgado alguns anos depois e inocentado por legítima defesa. O que aconteceu naquele dia fatídico está registrado no filme Gimme Shelter, de 1970. Ainda em 1969 os Stones lançaram Let It Bleed (título geralmente visto como sátira a Let It Be, dos Beatles, disco que de fato só seria lançado seis meses depois). Em 1970 sai Get Your Ya-Ya's Out, o primeiro disco ao vivo, com estéreo autêntico e alta fidelidade, gravado de sua apresentação no Madison Square Garden, em Nova York.
1971-1980
Em 1971 a banda passa para a Atlantic Records, que lhes permite estrear o selo próprio, Rolling Stones Records. Nesse ano a banda lança um dos seus álbuns mais curiosos, Sticky Fingers, cuja capa foi idealizada por Andy Warhol com uma foto de uma pélvis atribuída a Jagger e cujo LP original possuía um zíper que podia ser aberto e mostrava uma figura de uma cueca (a despeito da banana do álbum Velvet Underground and Nico). Esse álbum também foi o primeiro a mostrar o famoso logotipo da boca que apesar de ter sido sempre atribuído a Andy Warhol na verdade foi produzido por John Pasche.
Keith Richards encontra-se no sul da França, na mansão utilizada pelos nazistas Villa Nellecote, pelo fato de todos os Stones estarem devendo uma fortuna de imposto de renda na Inglaterra. Esse período foi considerado como o exílio dos Rolling Stones. A intenção da banda, é compor todo o novo álbum (que viria a ser Exile on Main St) para, na sequência, promover uma grande turnê pelos [[[Estados Unidos]]. O faturamento da tour serviria para quitar os impostos dos Stones na terra da Rainha. Entretanto, os problemas de Keith e sua esposa, Anita Pallemberg, com as drogas acaba por atravancar os trabalhos de composição. Após várias semanas pontuadas por incidentes e trabalhos infrutíferos, Keith e Anita são acusados de tráfico de drogas e obrigados a fugir da França às pressas. A maior parte do disco é composta e gravada em Los Angeles (EUA). Antes da conclusão do trabalho, no entanto, Keith Ricards passa por um severo programa de desintoxicação na Suíça. Após a mixagem lançam, em 1972, o álbum duplo Exile on Main Street, considerado por muitos, e pelo próprio Jagger, como o melhor álbum da banda pela sua consistência, plasticidade e versatilidade dos músicos, o qual produz, entre outras, a música Tumblind Dice, obrigatória em qualquer show dos Stones até os dias de hoje.
Com a excelente repercusão do disco anterior e embalados pela sua turnê de 1972/1973, os Stones entram mais uma vez no estúdio e lançam em 1973 o álbum Goats Head Soup, amplamente conhecido pelo hit Angie e pela polêmica Star Star. Interessante que a balada Waiting on a Friend foi composta e gravada durante as sessões deste álbum e lançada apenas oito anos depois no álbum Tattoo You (1981), a qual, devidamente remixada tornou-se um hit da banda, assim como a música Tops.
Em 1974 os Rolling Stones gravam o clássico It's Only Rock'n'Roll no estúdio do guitarrista Ronnie Wood (que tocava com a banda inglesa The Faces, liderada por Rod Stewart). Com a saída repentina de Mick Taylor para seguir carreira solo, Wood assume a segunda guitarra, embora só será oficialmente um membro efetivo dos Stones a partir da turne de 1975, cuja primeira apresentação com a banda ocorre em 1º de junho do mesmo ano em Baton Rouge, Lousiana, Estados Unidos, através dos acordes de Honky Tonk Women.
Embora a turnê de 1975 tenha sido batizada de Tour Of The Americas pois previa, além dos Estados Unidos e Canadá, shows no Brasil - Rio de Janeiro (14 e 17/08) e São Paulo (19 e 21/08) -, México (7 e 10/08) e Venezuela (28 e 31/08), estes não ocorreram por restrições políticas dos governantes desses países, preocupados com a imagem de desordeiros e drogados que a banda poderia passar além de desagradar os respectivos regimes de governo.
Lançam, então, Black & Blue (1976), um disco mais intimista com forte participações de convidados como Billy Preston, que já havia gravado Let It Be, dos Beatles e vinha participando de todos os álbuns dos Stones desde Sticky Fingers de 1971, e Ron Wood confirmado no comando da segunda guitarra, que obtém razoável sucesso. O álbum seguinte é Love You Live (1977), um duplo ao vivo gravado na turnê européia de 1976, bastante heterogêneo e com a formação básica da banda no palco. Em (1978) lançam Some Girls que é bem mais pesado do que os últimos trabalhos. Este disco é fortemente influenciado pelo movimento punk surgido na Inglaterra no ano anterior, com temas rápidos e agressivos como Respectable e When The Whip Comes Down, embora o disco seja mais lembrado pelo seu hit à la discoteque Miss You. Mostrando a vitalidade característica até os dias de hoje, ainda no mesmo ano saem, novamente, em turnê pelos Estados Unidos e já dão mostras da tendência que por eles será magistralmente explorada nos próximos anos: enormes palcos e infra-estrutura dos shows, jamais vistas até então. Em 1980 lançam um disco mais linear, Emotional Rescue, com o hit do mesmo nome do disco.
1981-1990
Em 1981 a banda larga Atlantic Records e assina com a EMI. O álbum de estreia é Tatoo You, tido por muitos como o melhor álbum da banda de todos os tempos e talvez o seu único grande triunfo para esta gravadora, visto ser o de maior sucesso comercial da banda até os dias de hoje. Destacam-se inúmeros hits da banda, como a explosiva Start Me Up, obrigatória em todos os shows, e a balada Waiting On A Friend, composta inicialmente em 1973 e não lançada no disco do mesmo ano.
Com a excursão americana no mesmo ano, os Rolling Stones definitivamente inauguram a moda de shows gigantescos de duração de três horas, palcos móveis e desmontáveis e toneladas de equipamentos de som e luz. Resumindo a turnê em solo americano lançam em (1982) o álbum ao vivo Still Life (American Concert 1981) e o filme Let's Spend the Night Together, que, sob a direção do renomado Hal Ashby, mostra o vigor juvenil de Jagger e a reabilitação de Richards das drogas, além do novo formato de apresentações ao vivo.
Em meio a especulações da mídia de possível separação da banda, no final de 1983 os Stones lançam o álbum Undercover, e, alimentando ainda mais estes rumores, a banda não sai em turnê e tampouco os músicos se pronunciam à respeito, cada um elaborando trabalhos individuais e não sendo vistos juntos em nenhuma ocasião.
Ian Stewart, pianista, gerente de palco e um dos fundadores da banda, acompanhando em todos os álbuns e shows, morre em 1985 em virtude de um ataque cardíaco. Tido como o sexto Stone, é homenageado com uma faixa no álbum da banda de 1986, Dirty Work, cujo álbum também não é acompanhado de turnê.
O relacionamento entre os membros restantes da banda não era dos melhores, com desentendimentos freqüentes entre Jagger e Richards. Mick Jagger envereda em uma carreira solo gravando músicas dentro do estilo Rolling Stones e causa um desentendimento sério entre ele e seu sócio Keith Richards. Especulações sobre o fim da banda duram por seis anos, embora o clima ruim não impedisse que continuassem sendo lançados álbuns de repercussão cada vez maior. Jagger, Richards, Wood, Wyman e Watts lançaram vários álbuns solo durante a década de 80 e 90.
Os Stones adentraram a década de 90 com uma nova gravadora, a CBS, em meio a rumores de que Mick Jagger e Keith Richards não podiam nem mesmo dividir uma mesma sala sem se engalfinharem. Os constantes boatos sobre a dissolução da banda ajudaram a catapultar o interesse e a expectativa da turnê e as vendas do álbum Steel Wheels (1989), tornando-a a maior da banda em todos os tempos até então. Os problemas pessoais foram colocados de lado e a banda se apresentou como nos velhos tempos, auxiliada pela habitual parafernália de palco tendo participação durante a turne,do Guns N' Roses que estava explodindo no cenário musical,como banda de abertura. Reflexo disso é o álbum Flashpoint de 1990 que traz os Stones de volta aos palcos depois de sete anos.
Foi também à partir dessa turnê que os Stones tornaram-se experts nos negócios, transformando-se em uma banda multimilionária, com administração autônoma e profissional, alcançando espaços na mídia até então nunca vistos, tendência que permitiu as sucessivas bem-sucedidas turnês seguintes e um exemplo de exposição e fixação da "marca" The Rolling Stones.
1991-2000
O outro membro original, Bill Wyman, que deixa o grupo em 1993, ainda mantém fortes ligações com a banda, à exemplo de seu pub em Londres, o Sticky Fingers, totalmente decorado com inúmeras fotos, instrumentos e discos de ouro, entre outras lembranças dos Stones. Para o seu lugar é escalado o baixista Darryl Jones, que é apenas músico contratado, não sendo considerado membro oficial.
Em 1994, após um longo período de inatividade, é lançado com grande estardalhaço o álbum Voodoo Lounge, seguido pela turnê de mesmo nome (que passou pelo Brasil). A turnê que se iniciou em 19 de julho de 1994 em Toronto, Canadá, e foi encerrada em 30 de agosto de 1995 em Rotterdam, Holanda, arrecadou em torno de US$ 400 milhoes. Aproveitando a repercussão, todas as gravações da banda são relançadas em CD. O álbum de 1995, Stripped, foi mais intimista, com versões acústicas de vários de seus maiores sucessos e uma regravação gloriosa para "Like a Rolling Stone", clássico de Bob Dylan.
No ano seguinte lançam The Rock And Roll Circus, trilha sonora de um filme arquivado desde 1968. O CD inclui uma apresentação de diversos artistas, como Jethro Tull, The Who, Marianne Faithfull, então esposa de Jagger e The Dirty Mac que nada mais é que uma pré-versão da Plastic Ono Band. Essa formação incluiu, além de John Lennon e Yoko Ono, Eric Clapton, Keith Richards (no baixo) e Mitch Mitchell, baterista do The Jimi Hendrix Experience.
Ainda em 1997 sai Bridges of Babylon, com uma capa luxuosa e uma excursão mundial igualmente cara, completa, com dois palcos, um maior e outro menor instalado no meio do público. Inclui também uma ponte para a banda atravessar do palco principal para o menor, sendo que neste executam basicamente clássicos sem o acompanhamento de metais e backing vocals voltando às raízes da banda nos anos 60 e, assim, inauguram um novo estilo de apresentações que se seguiram nas turnês seguintes. Com dois shows no Brasil, um em São Paulo e o outro no Rio de Janeiro (com participação mais que especial de Bob Dylan, inclusive abrindo os shows para a banda), confirmaram o país com status de rota obrigatória. Retrato dessa turnê foi o lançamento do álbum ao vivo No Security, em 1998.
A partir de 2001
Para comemorar os 40 anos do grupo, em 2002 lançam o álbum duplo Forty Licks (1962-2002) que traz, além de 36 sucessos da banda, 4 novos hits (Don't Stop, Keys To Your Love, Stealing My Heart e Losing My Touch), sendo o primeiro uma espécie de resumo da perseverança característica da banda, atingindo bastante sucesso. Em 16 de agosto do mesmo ano com um show em Toronto (Canadá) os Stones lançam uma de suas maiores turnês - a Licks Tour (detalhe para a música Heart of Stone, não tocada ao vivo desde 5 de dezembro de 1965). Esta longa turnê passou por todos os continentes do planeta, tendo sido encerrada em 9 de novembro de 2003, em Hong Kong. Mantendo o status de maior banda de rock & roll do mundo e a tradição de suas espetaculares apresentações, montam estruturas distintas e específicas para shows em arenas, estádios e teatros, além de private shows. Ao final do mesmo ano lançam o esplêndido DVD quádruplo Four Flicks, mostrando cada um dos formatos de suas apresentações e toda a vitalidade dos músicos sessentões.
Quando todos imaginavam o fim da banda, devido a um câncer na garganta do baterista Charlie Watts diagnosticado em junho de 2004 e curado em fevereiro de 2005, o vigor incansável do quarteto com ênfase às belas letras de Jagger e Richards (conhecidos como The Glimmer Twins desde os anos 70, pela ligação existente entre eles, além das lendárias histórias que protagonizaram) produz um de seus melhores álbuns de estúdio de todos os tempos. Lançado em 2005 A Bigger Bang traz uma sonoridade crua e voltada às raízes da banda: rock and roll, blues e rhythm and blues, além das pegadas das guitarras da dupla Richards/Wood, bem como para a harmônica melodiosa de Jagger, as 16 fortes canções do álbum mostram a excelência e competência de Jagger/Richards/Watts/Wood. Para a divulgação do álbum, mais uma vez iniciando em Toronto (em 10 de agosto de 2005), a banda se lança na estrada com a turnê do mesmo nome.
Em 18 de fevereiro de 2006, os Rolling Stones voltaram ao Brasil para o show da turnê A Bigger Bang. O show, gratuito, foi realizado nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, entrando para a história como o maior show da banda e um dos maiores concertos de rock de todos os tempos.
Após dois anos do lançamento da turnê A Bigger Bang, que passou pela América do Norte - em duas oportunidades (2005 e 2006) -, América do Sul (2006) e Europa (2006), e arrecadara, até novembro de 2006, em torno de US$ 437 milhões (recorde na história da música), os Stones anunciaram, em 22 de março de 2007, uma lista de novos shows pelo velho continente, que se iniciou em 5 de junho de 2007, com uma apresentação em Werchter, Bélgica e se encerrou em 26 de agosto de 2007 em Londres, apesar de rumores de que novos shows serão realizados em 2008. Com seu encerramento, os Stones realizaram a mais longa de suas turnês mundiais, com arrecadação de US$ 560 milhões (novo recorde), e, apresentando-se para quase 6 milhões de expectadores, mostraram a inesgotável energia que os move por mais de 45 anos de estrada. Ainda em 2006, a banda teve sua música "Can't You Hear Me Knockin'" presente no game Guitar Hero 2, em versão cover, o que desapontou muitos fãs pois a voz do cantor que faz esse cover no GH2 não é nada parecida com a de Mick Jagger. Em 12 de junho de 2007, foi lançado o DVD The Biggest Bang, que contém 4 discos com mais de sete horas de shows, incluindo a integra do realizado no Rio de Janeiro, no ano anterior, bem como em Austin, Texas, e materiais dos shows de Japão, Buenos Aires e Shangai, além de entrevistas exclusivas e reveladoras com os membros da banda. Nesse mesmo ano, os Stones voltariam a ter outra música de sucesso na série Guitar Hero, desta vez a música era "Paint It Black", presente no Guitar Hero 3 Legends of rock. Em 04 abril de 2008, estreou nos cinemais mundiais o filme The Rolling Stones Shine a Light (distribuído no Brasil pela Imagem Filmes), concebido e dirigido pelo premiado diretor Martin Scorsese - um declarado fã da banda - que, em duas apresentações no Beacon Theatre de Nova York, em novembro de 2006, com dezesseis câmeras focadas diretamente nos músicos, registrou com profundidade a bela performance da banda em um repertório levemente diferenciado das apresentações normais. Conta, ainda, com a presença de Jack White, do grupo White Stripes, da cantora Christina Aguilera e do bluesman Buddy Guy. Ainda, de forma genial mescla imagens de arquivo desde o início da banda, nos anos 60, confrontando com declarações atuais, como a pretensão de Mick Jagger em manter-se ativo aos sessenta.
Integrantes
Atuais
Mick Jagger - vocal, guitarra e gaita (desde 1962)
Keith Richards - guitarra e vocal (desde 1962)
Ron Wood - guitarra (desde 1974)
Charlie Watts - bateria e percussão (desde 1963)
Antigos
Brian Jones - guitarra (1962–1969)
Mick Taylor - guitarra (1969–1974)
Bill Wyman - baixo (1962–1993)
fonte:Wikipédia
Hoje na historia do Rock brasileiro - 08/03
08 de março
- 1974: Nasceu, no Recife, Romário Menezes Júnior, o Pupillo, baterista da Nação Zumbi. (As datas de nascimento dos integrantes da Nação Zumbi são exclusivas deste blog)
- 1986: O Camisa de Vênus fez uma apresentação no Caiçara Music Hall, em Santos e esse registro foi lançado no disco Viva. Além de grandes sucessos, o disco também trazia a inédita “Silvia”, grande sucesso nos shows da banda.
- 1987: O Finis Africae lançou o primeiro e único disco pela gravadora EMI. Os destaques são “Deus Ateu” e “Armadilha”.
fonte:http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/
- 1974: Nasceu, no Recife, Romário Menezes Júnior, o Pupillo, baterista da Nação Zumbi. (As datas de nascimento dos integrantes da Nação Zumbi são exclusivas deste blog)
- 1986: O Camisa de Vênus fez uma apresentação no Caiçara Music Hall, em Santos e esse registro foi lançado no disco Viva. Além de grandes sucessos, o disco também trazia a inédita “Silvia”, grande sucesso nos shows da banda.
- 1987: O Finis Africae lançou o primeiro e único disco pela gravadora EMI. Os destaques são “Deus Ateu” e “Armadilha”.
fonte:http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/