2 de fevereiro de 2009

Discos Marcantes do Frank Zappa & The Mothers Of Invention II






Frank Zappa & The Mothers Of Invention - We're Only In It For The Money (1968)

Origem: EUA
Produtor: Frank Zappa
Formação Principal no Disco: Frank Zappa - Jimmy Carl Black - Roy Estrada - Billy Mundi - Don Preston - Euclide James Sherwood

Estilo: Rock / Experimental / Avant-Garde
Relacionados: Qualquer outra coisa feita por Zappa, o único capaz de fazer coisas de Zappa.
Destaque: Mother People
Melhor Posição na Billboard: 30º

O lado negro da banda do Sargento Pimenta aparece neste disco histórico. Zappa inicialmente desejava compor mais um disco conceitual, mas se sentiu ultrajado ao concederem aos Beatles o título de primeiro disco conceitual do rock, sendo que a banda inglesa havia sido claramente influenciado por ele! Qual a solução? Algo no estilo Zappa: um disco que satirizasse ao extremo a obra-prima dos Beatles, a sociedade americana e o flower power vigente. Zappa faz mais que isso, preenche o disco com ainda mais inovações de gravação, quebras de ritmo, inventividades com a sua cara. Mas este disco não é como Freak Out!, o disco anterior a aparecer na lista. Não é tão fácil de digerir, principalmente se contar a quantidade de pequenas vinhetas e as mudanças bruscas. Além disso, Zappa está tão ácido que compõe pequenas canções para ter a chance de atacar todo mundo em um disco só, o que cria pequenas pérolas que mereceriam e muito versões maiores. Zappa era doido, sua banda também. Mas nem por isso não tinha a admiração de outros artistas, como Eric Clapton, que participa da faixa-inaugural e da insana Nasal Retentive Calliope Music. E a admiração e respeito até do governo americano que, embora tenha censurado na época as virulentas Concentration Moon, Harry You're A Beast e a fabulosa Mother People, em 2005 incluiu o disco no seletíssimo grupo de 50 gravações anuais a penetrarem no hall da fama da Biblioteca do Congresso. A admiração do público se prova ao alcançar o trigésimo lugar nas paradas num ano tão complicado quanto o de seu lançamento. Admiração merecida por todos os lados, mesmo entre os que acham tudo isso uma Hot Poop.

Foi lançado originalmente em 1986, e relançado pela Rykodisc em 1988, com novas trilhas de percussão gravadas especialmente para esta nova edição. Partes censuradas do lançamento original foram restauradas. O disco foi incluindo na lista de "Melhores Álbums Psicodélicos de Todos os Tempos" da revista Q.

A música Flower Punk é baseada em Hey Joe de Jimi Hendrix, que aparece na capa.


Censura

Os lançamentos iniciais do disco possuíam vários versos editados ou removidos, sob alegação de serem ofensivos. O consenso geral é de que Frank foi o responsável pela primeira série de cortes, numa possível tentativa de impedir que terceiros editassem seu trabalho. No entanto, a Verve é provavelmente a responsável pela segunda série de cortes. Essas duas versões são distinguidas como "censurada" e "altamente censurada". Entre as faixas afetadas, estão:

Who Needs the Peace Corps?: a fala "I will love the police as they kick the shit out of me" ("Eu vou amar a polícia enquanto eles me chutam") foi cortada na versão altamente censurada.

Concentration Moon: O sussuro de Gary Kellgren dizendo que The Mothers of Invention e The Velvet Underground são uma merda foi cortado. Existem três versões dessa censura: a versão mais comum (e o relançamento de 1995) removeu completamente o verso, a versão altamente censurada removeu apenas o "shitty" (correspondente à "merda"), enquanto as versões canadenses do LP mantiveram o verso intacto.

Absolutely Free: A fala de Suzy Creamcheese "I don't do publicity balling for you any more" ("Eu não faço mais bolinação publicitária para você") e a afirmação "Flower power sucks!" ("Flower power é uma droga!) foram removidos na versõa altamente censurada.

Let's Make the Water Turn Black: Vários versos da música foram removidos na versão altamente censurada.

Mother People: um verso contendo as palavras fucking e shitty foram substituídos; o original foi revertido e anexado à faixa Hot Poop (a versão altamente censurada retirou até o verso ao contrário). O verso é: "Better look around before you say you don't care/Shut your fucking mouth 'bout the length of my hair/how would you survive/if you were alive/shitty little person?" ("É melhor olhar à sua volta antes de dizer que não se importa/Cala a porra da tua boca quando for falar do tamanho do meu cabelo/Como você sobreviveria/Se estivesse vivo/Pessoinha de merda?")

A versão de 1986 do disco, com novas linhas de bateria e baixo, restaurou esses versos, enquanto a versão de 1995 com as novas partes musicais recolocou a censura americana.


Faixas

Todas as faixas de Frank Zappa

"Are You Hung Up?" - 1:25
"Who Needs the Peace Corps?" - 2:34
"Concentration Moon" - 2:22
"Mom and Dad" - 2:16
"Telephone Conversation" - 0:49
"Bow Tie Daddy" - 0:33
"Harry, You're a Beast" - 1:21
"What's the Ugliest Part of Your Body?" - 1:03
"Absolutely Free" - 3:24
"Flower Punk" - 3:03
"Hot Poop" - 0:26
"Nasal Retentive Calliope Music" - 2:02
"Let's Make the Water Turn Black" - 2:01
"The Idiot Bastard Son" - 3:18
"Lonely Little Girl" - 1:09
"Take Your Clothes Off When You Dance" - 1:32
"What's the Ugliest Part of Your Body? (Reprise)" - 1:02
"Mother People" - 2:26
"The Chrome Plated Megaphone of Destiny" - 6:26

Discos Marcantes do Frank Zappa & The Mothers Of Invention






Frank Zappa And The Mothers Of Invention - Freak Out! (1966)

Origem: EUA
Produtor: Tom Wilson
Formação Principal no Disco: Frank Zappa - Jimmy Carl Black - Ray Collins - Elliot Ingber - Roy Estrada - Gene Estes - Eugene Di Novi
Estilo: Rock / Experimental
Relacionados: Qualquer outra coisa feita por Zappa, o único capaz de fazer coisas de Zappa.
Destaque: You're Probably Wondering Why I'm Here
Melhor Posição na Billboard: 130º

Todo gênio precisa ter um pouco de louco. Mas Zappa era um exagero. Tão genial quanto louco e vice-versa. E sabia usar seu maior trunfo. Em Freak Out!, álbum de estréia de sua banda, Zappa usa e abusa do seu senso crítico ácido e de seu estilo inovador de escrita musical (escrevendo direto na partitura antes de experimentar a música na guitarra) para compor um álbum duplo devastador. Claro, como algumas pessoas dizem, é necessário ter uma noção de teoria musical e ouvidos muito abertos para tentar entender Zappa. Ainda mais se tratando de Freak Out!, o primeiro álbum conceitual da história do rock, antecipando-se ao Sgt. Peppers dos Beatles. Tudo o que vem após os primeiros acordes de Hungry Freaks Daddy, uma ótima canção rock com crítica à sociedade de consumo americana (e isso se segue por todo o disco), é inovação. Zappa cutuca as letras de amor características do rock contemporâneo em Go Cry On Somebody Else's Shoulder. Zappa critica a estupidez em You're Probably Wondering Why I'm Here. Zappa fala de tudo e com isso vai além de tudo já feito anteriormente. Experimenta tudo em todas as músicas e comete o exagero experimental supremo na última faixa do disco (que ocupava o Lado B inteiro do Disco 2 na edição original). Zappa com a canção The Return of the Son of Monster Magnet - Unfinished Ballet in Two Tableaux escancara as portas da percepção. Você provavelmente se perguntará no final do disco "O que aconteceu aqui?". Zappa é a resposta.

De acordo com Paul McCartney, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles tem muita influência de Freak Out!. Entre as semelhanças entre os dois discos, estão as sonoridades psicadélicas e o fato de serem duas obras conceptuais.

Em 2003, o disco alcançou a posição de número 243 na lista de 500 maiores discos de todos os tempos da revista Rolling Stone.


Faixas

Todas as músicas foram compostas por Frank Zappa, exceto Go Cry On Somebody Else's Shoulder, por Frank Zappa e Ray Collins.

"Hungry Freaks, Daddy" - 3:27
"I Ain't Got No Heart" - 2:30
"Who Are the Brain Police?" - 3:22
"Go Cry on Somebody Else's Shoulder" - 3:31
"Motherly Love" - 2:45
"How Could I Be Such a Fool?" - 2:12
"Wowie Zowie" - 2:45
"You Didn't Try to Call Me" - 3:17
"Any Way the Wind Blows" - 2:52
"I'm Not Satisfied" - 2:37
"You're Probably Wondering Why I'm Here" - 3:37
"Trouble Every Day" - 6:16
"Help, I'm a Rock" - 8:37
"It Can't Happen Here" - 3:56
"The Return of the Son of Monster Magnet" - 12:17

Músicos

The Mothers of Invention

Frank Zappa - guitarra e vocais
Ray Collins - vocalista principal, harmônica, tamborim, címbalo
Jimmy Carl Black - bateria
Roy Estrada - baixo, guitarra, vocal soprano
Elliot Ingber - guitarra

Músicos de apoio

Gene Estes - percussão
Eugene Di Novi - piano
Neil Le Vang - guitarra
John Rotella - clarinete, saxofone
Kurt Reher - violoncelo
Raymond Kelley - violoncelo
Paul Bergstrom - violoncelo
Emmet Sargeant - violoncelo
Joseph Saxon - violoncelo
Edwin V. Beach - violoncelo
Arthur Maebe - trompa, tuba
George Price - trompa
John Johnson - tuba
Carol Kaye - guitarra de 12 cordas
Virgil Evans - trompete
David Wells - trombone
Kenneth Watson - percussão
Plas Johnson - saxofone, flauta
Roy Caton
Carl Franzoni - vozes
Vito - vozes
Kim Fowley
Benjamin Barrett
David Anderle
Motorhead Sherwood - ruídos
Mac Rebennack (Dr John) - piano
Paul Butterfield
Les McCann - piano
Jeannie Vassoir - Suzy Creamcheese


Carta de Suzy Creamcheese

Na contra-capa do disco, há uma mensagem de Suzy Creamcheese:


"Estes Motheres são doidos. Dá pra ver pelas roupas deles. Um deles usa colar de missangas e todos fedem pra caramba. Nós íamos pegá-los para dançar depois de um jogo de basquete, mas a minha melhor amiga me avisou que nunca dá pra saber quantos deles vão aparecer... às vezes o cara de casaco de pele nem aparece e às vezes ele aparece com um bando de gente doida como ele e ficam dançando por toda parte. Ninguém da minha escola gosta desses Mothers... especialmente desde que minha professora contou pra gente o que as palavras nas canções querem dizer.

Sinceramente para sempre,

Suzy Creamcheese
Salt Lake City, Utah."

Frank Zappa And The Mothers Of Invention






The Mothers of Invention


The Mothers of Invention foi uma banda de rock com elementos de jazz, música erudita e humor que esteve em atividade durante as décadas de 60 e 70. A maior parte do material era de autoria de seu líder, Frank Zappa, mas outros membros também tinham parte nos créditos.

História
Inicialmente, a banda se chamava "The Soul Giants", e era formada pelo baterista Jimmy Carl Black, o baixista Roy Estrada, o saxofonista Davy Coronado, o guitarrista Ray Hunt e o vocalista Ray Collins. Após uma briga entre Collins e Hunt em 1964, Hunt saiu da banda, sendo substituído por Frank Zappa, rapidamente se tornando o líder do grupo. O nome da banda mudou para "The Mothers".

No final de 1965, o produtor Tom Wilson passou por um bar aonde os Mothers estavam tocando e ofereceu a eles um contrato e um adiantamento de $2500.

The Mothers e Wilson passaram vários meses gravando e editando o disco de estréia da banda, um LP duplo chamado Freak Out!. Por insistência da gravadora, MGM, os Mothers foram obrigados a mudar o nome mais uma vez, desta vez para o definitivo The Mothers of Invention, porque na língua inglesa a palavra "mothers" ("mães"), se atribuída a pessoas do sexo masculino, sugere o termo obsceno "motherfucker". Freak Out! foi lançado em 1966, e o Mothers of Invention em seguida saiu em turnê.

As vendas de Freak Out! foram fracas, em torno de 30,000 cópias vendidas, o que fez a MGM reduzir o orçamento da banda em seu próximo disco para $11,000. A banda lançou Absolutely Free em 1967 e We're Only in It for the Money em 1968.

En 1969, o Mothers of Invention se separou. Em 1970, Zappa recriou a banda com uma nova formação, com ele mesmo, ao lado de Aynsley Dunbar, George Duke, Howard Kaylan e Mark Volman. Eles tocaram em um novo disco, Chunga's Revenge, apesar de ter sido creditado apenas à Zappa. Depois, eles lançaram dois discos ao vivo (Filmore East - June 1971 e Just Another Band from L.A.), antes da banda acabar novamente devido a um acidente com Zappa, que foi empurrado no palco, caindo no fosso da orquestra, em um show em Londres.

Zappa dispensou a banda permanentemente em 1975. Desde 1980, Jimmy Carl Black, Don Preston e Bunk Gardner, ao lado de outros ex-membros do Mothers of Invention, ocasionalmente se reunem e tocam sob o nome "The Grandmothers" ou "The Grand Mothers Re:Invented", tocando músicas de Frank Zappa e Captain Beefheart, além de composições originais e clássicos do blues.


Discografia


Com Zappa

Freak Out! (1966)
Absolutely Free (1967)
We're Only in It for the Money (1968)
Cruising with Ruben & the Jets (1968)
Uncle Meat (1969)
Mothermania (1969)
Burnt Weeny Sandwich (1970)
Weasels Ripped My Flesh (1970)
Chunga's Revenge (1970)
Fillmore East - June 1971 (1971)
200 Motels (1971)
Just Another Band From L.A. (1972)
Over-Nite Sensation (1973)
Roxy & Elsewhere (1974)
One Size Fits All (1975)
Bongo Fury (1975)
You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 1 (1988)
You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 2 (1988)
You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 3 (1989)
You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 4 (1991)
Beat the Boots (1991), 8 discs
Beat the Boots II (1992), 7 discs
You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 5 (1992)
You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 6 (1992)
Playground Psychotics (1992)
Ahead Of Their Time (1993)
The Lost Episodes (1996)
Mystery Disc (1998)
FZ:OZ (2002)
Joe's Corsage (2004)


Sem Zappa

The Grandmothers (1980)





FRANK ZAPPA


Frank Vincent Zappa (21 de Dezembro de 1940, Baltimore, Maryland – 4 de Dezembro de 1993, Laurel Canyon, Los Angeles, Califórnia) foi um dos músicos e compositores mais prolíficos do século XX. A sua obra musical estende-se desde o rock até à música clássica, passando pelo jazz e música de fusão. É também guitarrista de suprema invenção. Para além da obra musical, realizou filmes e escreveu diversos livros. O seu acervo, com milhares de concertos e gravações que foi fazendo ao longo dos seus quase trinta anos de actividade (Freak Out! (1965) - 1993) permanece ainda parcialmente inédito.

Zappa ficou conhecido como grande satírico pelas suas composições iconoclastas e foi pioneiro do estilo freak rock, além de ser criador da fusão de jazz e música clássica. Como guitarrista, foi várias vezes, e sem razão, subestimado, deixando, entre variadíssimas outra coisas, um legado fantástico de solos electrizantes. Ele próprio nunca se considerou um instrumentista virtuoso, assumindo-se acima de tudo como compositor.

Em 1964, em Los Angeles, fundou o grupo, Mothers of Invention, a partir dos Soul Giants (antiga banda de bares). O nome devia ter sido apenas Mothers, mas "por necessidade" como explica, e por a editora se recusar a editar um disco cujo nome era evidentemente uma contracção de Motherfuckers(!). Devido ao seu rigor na execução técnica das canções e à não admissão do uso de drogas durante os ensaios e apresentações (ele próprio nunca as consumia), Zappa via mudar frequentemente a composição do grupo. Nos seus espectáculos, combinava música experimental improvisada onde estavam sempre presentes as suas comédias surrealistas e sátiras anárquicas, com adereços especiais e improvisações dramáticas. Entre os músicos que ele lançou estão nomes como Jean-Luc Ponty, Steve Vai, Bob Martin e muitos outros.

Zappa, sempre activista em campanhas e movimentos, chegou a candidatar-se à presidência dos EUA. O projecto foi abortado pela súbita doença que o atacou.

Se a sua personalidade complexa e a sua música, muitas vezes controversa e difícil, fazem com que seja atacado por muitos, é por outros considerado um dos maiores génios musicais de todos os tempos.

Faleceu devido a um cancro na próstata em 4 de Dezembro de 1993.


Na mídia


Aparições

Zappa fez uma apresentação no Steve Allen Show em 1963. Frank apresentou um número de percussão executado numa bicicleta.

Ele fez um cameo no filme Head (1968), do The Monkees, ao lado de uma vaca falante.

Ele também apareceu em um episódio da séries dos Monkees, The Monkees Blow Their Minds (exibido originalmente em 11 de Março de 1968). No episódio, ele foi mostrado "tocando" um carro - a trilha-sonora da cena era a música Mother People.

Zappa concordou em aparecer no programa, contando que ele pudesse interpretar Michael Nesmith. Nesmith aprovou a idéia, desde que ele pudesse ser Zappa. Os dois se fantasiaram exageradamente um do outro, e Zappa foi entrevistado por Nesmith.

Ele se apresentou (ao lado da banda na época, com Flo & Eddie na formação) no programa de entrevistas de Dick Cavett no início da década de 70.

Ele participou do programa What's My Line, em 1971.

Zappa foi o apresentador e o convidado musical de um episódio da quarta temporada de Saturday Night Live, em Outubro de 1978. Seu senso de humor incomum e o fato de ter olhado para a câmera várias vezes fez com que Lorne Michaels banisse o episódio, assim como também baniu os episódios com Louise Lasser e Milton Berle. Isto, no entanto, acabando sendo temporário, já que o episódio de Zappa foi reprisado algumas vezes na NBC. No mesmo episódio, ele interpretou o namorado de Connie Conehead, dos Coneheads (uma família de extraterrestres). Ele também participou de outra esquete, chamada "Night of Freak Moutain" ("A Noite da Montanha Bizarra"), na qual Zappa encontra dois hippies que lhe oferecem vários tipos de drogas, as quais ele recusa, afirmando que "eu não uso drogas". Os hippies se surpreendem com sua reação.

Na performance musical, Zappa tocou Peaches En Regalia (com participação da orquestra do Saturday Night Live) e I'm The Slime, com participação do narrador do programa Don Pardo. Pardo repetiria a participação no disco ao vivo Zappa In New York.

Ele interpretou um traficante de drogas no episódio Payback, de Miami Vice.

Em 1984, ele interpretou o corcunda Attilla no episódio "The Boy Who Left Home to Find Out About the Shivers" de Faerie Tale Theatre (programa exibido no Brasil pela TV Cultura com o nome de Contos de Fadas).

Zappa fez a voz do Papa no episódio In The Army/Powdered Toast Man de Ren & Stimpy, em 1992.

Música dos primeiros álbuns dos Mothers of Invention foi usada no filme Medium Cool, de 1969.

O desenho animado Duckman contêm música composta por Zappa e executada no synclavier. Além disso, o filho de Zappa, Dweezil, dubla um personagem no programa.

A música de Zappa tem uma grande importância na peça This is Out Youth, de Kenneth Lonergan.

Dirty Love foi usada no filme The Ice Storm, de 1997.

Watermelon In Easter Hay é executada nos créditos de Y Tu Mamá También, de 2001.


Menções

Zappa foi mencionado várias vezes na série Mystery Science Theater 3000, devido ao fato do escritor e ator Kevin Murphy ser um grande fã do músico. O episódio que contêm o filme Village of the Giants é dedicado à memória de Zappa. Uma lista completa de referências feitas à Zappa pode ser encontrada nesse site (em inglês).

A revista belga Humo contanstemente mencionava a semelhança entre Zappa e o editor-chefe Guy Mortier.

Há um personagem chamado Zappa no game de luta Guilty Gear XX.

Em Sim City 3000, um dos prédios da zona industrial é chamado "Utility Muffin Research Kitchen" (algo como "Cozinha de Pesquisa para as Utilidades do Bolinho"), nome de um estúdio caseiro de gravação de Zappa, cujo nome apareceu pela primeira vez na música Muffin Man.

No anime/mangá Rave Master, há um lugar chamado Garage Island ("Ilha da Garagem"), cujo lema é "Toda a boa música começa na Garagem", uma frase de Zappa.

No DVD Live at Budokan da banda de metal progressivo Dream Theater, durante uma passagem similar à música de Zappa no meio do solo estendido em Beyond This Life, uma cena de Zappa aparece no telão.

No filme de animação Dirty Duck, a face de Zappa aparece no horizonte como se fosse um sol. Há também uma menção ao filme 200 Motels. Ambas referências vêm do fato de Flo & Eddie atuarem no filme, e também porque o estúdio de animação que produziu
Dirty Duck também produziu a sequência animada de 200 Motels.

Ele é mencionado no filme The Banger Sisters.

Ele é mencionado na letra da música "Smoke On The Water", da banda Deep Purple.

Ele é mencionado na letra da música "Censorshit" da famosa banda punk The Ramones.


Discografia do músico Frank Zappa.

Freak Out! (1966)
Absolutely Free (1967)
Lumpy Gravy (1967)
We're Only in It for the Money (1968)
Cruising with Ruben & the Jets (1968)
Uncle Meat (1969)
Mothermania: The Best of the Mothers (1969)
Hot Rats (1969)
Burnt Weeny Sandwich (1969)
Weasels Ripped My Flesh (1970)
Chunga's Revenge (1970)
King Kong: Jean-Luc Ponty Plays the Music of Frank Zappa (Jean-Luc Ponty) (1970)
Fillmore East - June 1971 (1971)
200 Motels (1971)
Just Another Band From L.A. (1972)
Waka/Jawaka (1972)
The Grand Wazoo (1972)
Over-Nite Sensation (1973)
Apostrophe (1974)
Roxy & Elsewhere (1974)
One Size Fits All (1975)
Bongo Fury (1975)
Titties and Beer: Zoot Allures in Paris Live (1976)
Zoot Allures (1976)
Zappa in New York (1978)
Studio Tan (1978)
Sleep Dirt (1979)
Sheik Yerbouti (1979)
Orchestral Favorites (1979)
Joe's Garage (1979)
Tinsel Town Rebellion (1981)
Shut Up 'N' Play Yer Guitar (1981)
You Are What You Is (1981)
Ship Arriving Too Late To Save A Drowning Witch (1982)
The Man From Utopia (1983)
Baby Snakes (1983)
London Symphony Orchestra vol 1 (1983)
Boulez Conducts Zappa: The Perfect Stranger (1984)
Them or Us (1984)
Thing-Fish (1984)
Francesco Zappa (1984)
Frank Zappa Meets The Mothers Of Prevention (1985)
Does Humor Belong In Music? (1986)
Jazz From Hell (1986)
London Symphony Orchestra vol 2 (1987)
Guitar (1988)
You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 1 (1988)
You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 2 (1988)
Broadway The Hard Way (1989)
You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 3 (1989)
The BRT Big Band Plays Frank Zappa (BRT Big Band) (1990)
The Best Band You Never Heard In Your Life (1991)
You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 4 (1991)
Make a Jazz Noise Here (1991)
Beat The Boots I (1991):
As An Am (1981-82)
The Ark (álbum) (1968}
Freaks & Motherfu*#@%! (1970)
Unmitigated Audacity (1974)
Anyway The Wind Blows (Duplo) (1979)
'Tis The Season To Be Jelly (1967)
Saarbrucken 1978 (1978)
Piquantique (1973)
Beat The Boots II (1992):
Disconnected Synapses (1970)
Tengo Na Minchia Tanta (1970)
Electric Aunt Jemima (1968)
At The Circus (1978)
Swiss Cheese/Fire! (Duplo) (1971)
Our Man In Nirvana (1968)
Conceptual Continuity (1976)
You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 5 (1992)
You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 6 (1992)
Playground Psychotics (1992)
Yahozna Plays Zappa (Yahonza) (1992)
Ahead of Their Time (1993)
Zappa's Universe - A Celebration Of 25 Years Of Frank Zappa's Music (Joel Thorne/Orchestra of Our Time)(1993)
The Yellow Shark (Ensemble Modern) (1993)
Civilization, Phaze III (1994)
Harmonia Meets Zappa (Harmonia Ensemble) (1994)
Strictly Commercial (1995)
Music By Frank Zappa (Omnibus Wind Ensemble) (1995)
The Lost Episodes (1996)
Läther (1996)
Frank Zappa Plays the Music of Frank Zappa: A Memorial Tribute (1996)
Have I Offended Someone? (1997)
Frankincense: The Muffin Men Play Zappa (Muffin Men) (1997)
Mystery Disc (1998)
Cucamonga Years: The Early Works of Frank Zappa 1962-1964 (1998)
Cheep Thrills (1998)
Son of Cheep Thrills (1999)
Everything Is Healing Nicely (1999)
Frankly A Cappella (The Persuasions) (2000)
The Zappa álbum (Ensemble Ambrosius) (2000
Bohuslän Big Band plays Frank Zappa (Bohuslän Big Band) (2000)
FZ:OZ (2002)
Halloween (2003)
Zappa: Greggery Peccary & Other Persuasions (Ensemble Modern) (2003)
Joe's Corsage (2004)
Joe's Domage (2004)
QuAUDIOPHILIAc (2004)
Joe's XMasage (2005)
Imaginary Diseases (2006)
Trance-Fusion (2006)


fonte:wikipedia

Hoje na historia do rock brasileiro - 02/02

02 de fevereiro


ATENÇÃO - 1997: Francisco de Assis França, mais conhecido como Chico Science, morreu em um acidente de carro no Recife. Science, junto com Fred 04 (mundo livre s/a), foi um dos fundadores do movimento Mangue Beat e lançou dois discos com a Nação Zumbi: Da Lama ao Caos (94) e Afrociberdelia (96). Antes de se dedicar exclusivamente à música, Science era funcionário público e lidava com computadores. Antes da Nação Zumbi, formou a banda Bom Tom Rádio com os amigos Jorge Du Peixe e Mabuse e, juntamente com Fred 04, escreveu o manifesto Caranguejos com Cérebro. Para 97 Chico Science planejava criar uma fundação cultural no Recife e também escrever uma novela para Internet. O primeiro show de Chico Science & Nação Zumbi foi em junho de 1991.


fonte:http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/