31 de janeiro de 2009

Hoje na historia do Rock no Mundo - 31/01

The Clash inicia primeira turnê americana

[31/01/1979] Há 30 anos

O Clash inicia sua primeira turnê americana, com um show em Vancouver, no Canadá. Como se já não bastasse a apresentação, o bluesman Bo Diddley foi a atração de abertura.



Presidents Of The USA faz show de despedida

[31/01/1998] Há 11 anos

Após quase dez anos de estrada e apenas dois álbuns gravados ("Presidents Of The United States of America" e "II"), o trio de Seattle, Presidents of the USA, faz um show de despedida no Paramount Theatre, em sua cidade natal. Mais tarde, no mesmo ano, foi lançado "Pure Frosting", uma coletânea de raridades e música inéditas.



Morre saxofonista do Blood, Sweat & Tears

[31/01/1978] Há 31 anos

Durante o início da turnê do Blood, Sweat & Tears, na Holanda, o saxofonista Gregory Herbert sofre uma overdose acidental e morre aos 30 anos de idade. Ele havia acabado de integrar o grupo e já tinha experiência por trabalhar com feras como Duke Ellington, em 1964, e Pat Martino, em 1968.



Blondie emplaca duas de Autoamerican

[31/01/1981] Há 28 anos

No mesmo dia, o Blondie emplaca duas músicas diferentes (uma na Grã-Bretanha e outra nos Estados Unidos) de seu quinto álbum, "Autoamerican" - o nome foi inspirado na falta de combustível que os norte-americanos enfrentavam na época. Enquanto na parada britânica, o hit "Rapture" estava na quinta posição, nos Estados Unidos, uma versão de "The Tide Is High", gravada originalmente pelo grupo The Paragons, garantia o primeiríssimo lugar (fato que se estendeu por uma semana).



Pink Floyd vende 4 milhões de Animals

[31/01/1995] Há 14 anos

Lançado originalmente, em 1977, o álbum do Pink Floyd, "Animals", alcança a marca dos quatro milhões de cópias, segundo o RIAA (Associação Norte-Americana da Indústria Fonográfica). Lembrado como um dos trabalhos mais obscuros do grupo, "Animals" trazia apenas cinco faixas: as curtinhas "Pigs On The Wing" (partes 1 e 2 - cada uma com cerca de um minuto) e as quilométricas "Dogs", "Pigs (Three Different Ones)" e "Sheep", que juntas somavam quase 40 minutos de som.

Discos Marcantes do The Jimi Hendrix Experience III



The Jimi Hendrix Experience - Electric Ladyland (1968)

Origem: EUA / Inglaterra
Produtor: Jimi Hendrix
Formação Principal no Disco: Jimi Hendrix - Mitch Mitchell - Noel Redding
Estilo: Acid Rock
Relacionados: Cream; John Mayall; Led Zeppelin
Destaque: Burning Of The Midnight Lamp
Melhor Posição na Billboard: 1º

Quem já foi parar na Electric Ladyland atrás da música de Hendrix sabe o quanto é improvável voltar sem adquirir qualquer influência sonora. Também pudera, muito provavelmente este é o álbum definitivo da guitarra de Hendrix. A extensa e clássica Voodoo Chile explica por si própria, mas o disco não é só isso. Crosstown Traffic, Come On, dentre outras, mantém a qualidade musical nas alturas. Até o cover de All Along The Watchtower, eleito pelo próprio compositor Bob Dylan a melhor versão de sempre da canção, tudo o que acontece na Electric Ladyland está sob a batuta de Hendrix e o acompanhamento fantástico de seus amigos, embora a banda fosse logo se dissolver. Além de Hendrix querer fazer algo na América, em casa, seu perfeccionismo de certa forma incomoda quem estava ao seu redor. Gypsy Eyes, por exemplo, foi gravada 43 vezes até se tornar 'satisfatória'. Mas o talento de Hendrix como produtor, até mais do que como guitarrista, viria a influenciar toda a indústria, assim como Phil Spector o fez alguns anos atrás. Técnicas incomuns como echo e flanger, dentre várias outras, foram utilizadas nessas gravações. Um álbum duplo espetacular, até o fim de Voodoo Child. A capa das mulheres nuas? Isso merecia uma resenha por si só. Como a primeira a sair foi essa aí do lado, não falarei da polêmica.


wikipedia:

Electric Ladyland é um álbum de rock do The Jimi Hendrix Experience, lançado em 1968. Este álbum é visto como o auge da maestria de Hendrix como guitarrista, e é frequentemente citado como um dos maiores álbuns de rock de todos os tempos. Não foi somente o último álbum do The Jimi Hendrix Experience, mas também o último álbum de estúdio a ser profissionalmente produzido sob sua supervisão. Após Electric Ladyland, Hendrix passou os dois últimos anos de sua vida tentando organizar uma nova banda e gravando uma grande quantidade de músicas.

Relação de Músicas

Todas as canções são de Jimi Hendrix, exceto onde comentado


1. "...And The Gods Made Love"
2. "Have You Ever Been (to Electric Ladyland)"
3. "Crosstown Traffic"
4. "Voodoo Chile"
5. "Little Miss Strange"
6. "Long Hot Summer Night"
7. "Come on (Let The Good Times Roll)"
8. "Gypsy Eyes"
9. "Burning Of The Midnight Lamp"
10. "Rainy Day, Dream Away"
11. "1983... (A Merman I Should Turn To Be)"
12. "Moon, Turn The Tides...Gently Away"
13. "Still Raining, Still Dreaming"
14. "House Burning Down"
15. "All Along The Watchtower"
16. "Voodoo Child (Slight Return)"

Discos Marcantes do The Jimi Hendrix Experience II



The Jimi Hendrix Experience - Axis: Bold As Love (1967)

Origem: EUA / Inglaterra
Produtor: Chas Chandler
Formação Principal no Disco: Jimi Hendrix - Noel Redding - Mitch Mitchell
Estilo: Rock
Relacionados: Cream;
Destaque: If 6 Was 9
Melhor Posição na Billboard: 3º

Por pressão da gravadora, ávida por capitalizar o sucesso alcançado pelo primeiro álbum do grupo, a banda de Hendrix, em menos de um ano, lançou Axis: Bold As Love, seu segundo disco. Tanta pressa para o lançamento do álbum deveria fazer o nível das composições cair drasticamente, mas não é o que acontece. O álbum, que para o baixista Noel Redding é o seu favorito com a banda, tem ainda mais pegada rock'n'roll. A entrada, que simula um rádio e uma aparição alienígena, demonstra muito da criatividade dos músicos, que aparecem com força em canções como Spanish Castle Magic e Little Miss Lover. Este disco também abre espaço para Redding se aventurar nos vocais principais, em She's So Fine. Mas a mais brilhante do álbum é, sem dúvida, If 6 Was 9, um hino do rock. Claro que existem outras fantásticas como Little Wing e You Got Me Floatin', mas isso só significa o quão difícil é escolher uma dentre tantas músicas de qualidade (bem) acima da média. A capa do disco é outro destaque, simplesmente soberba. Neste disco a banda de Hendrix rouba a frente do Cream como melhor power trio do rock, se não por qualidade de todos seus músicos comparativamente, pelo menos pelo material executado.


wikipedia:

Axis: Bold as Love é o segundo álbum do The Jimi Hendrix Experience, lançado em 1967. Depois de Are You Experienced a banda lançou mais este clássico, entretanto Axis: Bold As Love está estranhamente sob a sombra de seu álbum antecessor e sucessor (Electric Ladyland). Ainda assim, o grupo parece mais confiante e mais proficiente do que em sua estréia. A gravação foi feita sob pressão de um pacto de seus integrantes, que determinava que o grupo teria que lançar dois álbuns em 1967.

Durante as sessões, The Jimi Hendrix Experience lançou seu quarto single na Inglaterra, intitulado "Burning Of The Midnight Lamp"/"Stars That Play With Laughing Sam's Dice" em agosto de 1967. Entretanto, a densa qualidade musical do single evitou que o mesmo se tornasse um hit, 18º lugar, para desgosto de Jimi. Como o single não foi lançado nos EUA, Jimi pode colocar "Burning Of The Midnight Lamp" no terceiro e último álbum, o Electric Ladyland no ano seguinte. "Up From The Skies" Foi outro single que não vingou de seu álbum. Hendrix posteriormente seria rotulado como alguém que não gostava de lançar singles e procurava se expressar plenamente por meio de seus álbuns.

Muitos das canções dos álbuns foram compostas com técnicas de gravação em estúdio em mente, e eram raramente tocadas em apresentações ao vivo. Somente "Spanish Castle Magic" e "Little Wing" foram apresentadas com frequência nos shows. "Spanish Castle Magic" vem do nome de um renomado clube de jazz. "Little Wing" tornou-se uma das canções mais conhecidas de Hendrix. Foi regravada pela banda Derek and the Dominos de Eric Clapton, e três anos depois teve uma regravação instrumental muito conhecida feita por Stevie Ray Vaughan. "Little Wing" é o nome do anjo-da-guarda de Hendrix (assim como "Waterfall", que é mencionado na canção "May This Be Love" de seu álbum de estréia).

Em algumas relançamentos britânicos do álbum, a ordem original das faixas foram ligeiramente alteradas para que "Bold As Love" não fosse a última faixa.

Faixas do Álbum

Todas canções são de Jimi Hendrix, exceto onde comentado.

1. "EXP" - 1:55
2. "Up From The Skies" - 2:55
3. "Spanish Castle Magic" - 3:00
4. "Wait Until Tomorrow" - 3:00
5. "Ain't No Telling" - 1:46
6. "Little Wing" - 2:24
7. "If 6 Was 9" - 5:32
8. "You Got Me Floatin'" - 2:45
9. "Castles Made Of Sand" - 2:46
10. "She's So Fine" (Noel Redding) - 2:37
11. "One Rainy Wish" - 3:40
12. "Little Miss Lover" - 2:20
13. "Bold As Love" - 4:09

Integrantes

* Jimi Hendrix - guitarra, vocais, baixo, piano, flauta
* Mitch Mitchell - bateria, metalofone, vocais, "entrevistador" na primeira faixa
* Noel Redding - baixo, vocais (um baixo de oito cordas também é utilizado em diversas faixas)

Equipa de apoio

* Trevor Burton - vocais
* Gary Leeds - vocais
* Graham Nash - vocais e acompanhamento
* Roy Wood - vocais
* Chas Chandler - vocais e acompanhamento

Produção

* Produtor: Chas Chandler
* Engenheiro: Terry Brown, Eddie Kramer
* Supervisores de Remasterização: Janie Hendrix, John McDermott
* Remasterização: Joe Gastwirt, Eddie Kramer, George Marino
* Direção de arte: Ed Thrasher
* Design: David King, Roger Law, Rob O'Connor, Smay Vision
* design da capa: David King, Roger Law
* Inlay design: Petra Niemeier
* Fotografia: Bruce Fleming, Eddie Kramer, Gered Mankowitz, Linda McCartney, Ron Rafaelli, Leni Sinclair, David Sygall, Ed Thrasher, Baron Wolman
* Notas: Michael Fairchild

Discos Marcantes do The Jimi Hendrix Experience



The Jimi Hendrix Experience - Are You Experienced (1967)

Origem: EUA / Inglaterra
Produtor: Chas Chandler
Formação Principal no Disco: Jimi Hendrix - Noel Redding - Mitch Mitchell
Estilo: Rock
Relacionados: Eric Clapton; Carlos Santana; Frank Zappa
Destaque: Love Or Confusion
Melhor Posição na Billboard: 5º

Este é um dos melhores álbuns de estréia da história do rock e criador do marco Jimi Hendrix. As técnicas inovadoras e a fusão de elementos de funk, soul, blues, rock e psicodelia foram fundamentais para o futuro da música. Só isso já deveria descrever Are You Experienced... mas não dá. Ouvir qualquer uma das versões, tanto a americana quanto a inglesa, cada uma com 3 músicas ótimas diferentes em relação a outra já é uma dádiva. Para não excluir Red House, de um lado, e Purple Haze, do outro, preferi ouvir as 14 músicas totais. E fica até difícil falar de cada uma delas, visto que a maioria são grandes hits do rock e se torna difícil descrever tal magnitude. A eterna Hey Joe, o primeiro hit de Hendrix, é a única a não ter sido composta por ele, mas nunca se encaixaria tão bem com outra pessoa. Foxy Lady, Manic Depression, 3rd Stone From The Sun, Fire, são tantas músicas sensacionais que o disco não sai do auge em nenhum momento, no máximo faz um breve descanso em pequenos trechos de I Don't Live Today, Can You See Me ou The Wind Cries Mary. Até músicas pouco conclamadas como Love Or Confusion são sensacionais. Como termina a resenha original da lista, "essencial".


Wikipedia:

Are You Experienced? foi o disco de estréia do The Jimi Hendrix Experience, lançado em 1967. O disco destacou a psicodelia de Jimi Hendrix, guitarras distorcidas, e o lançou para o estrelato.

Após desembarcar no Reino Unido em setembro de 1966, sob a guarda de Chas Chandler (baixista do The Animals), eles formaram The Jimi Hendrix Experience com Mitch Mitchell na bateria e Noel Redding no baixo. Após trabalhar com a gravadora Polydor e rapidamente mudar para o mesmo selo do The Who, a Track Records, o grupo lançou três clássicos single que figuraram entre as 10 mais tocadas na Inglaterra: "Hey Joe", "Stone Free" (Dezembro de 1966), "Purple Haze","51st Anniversary" (Março de 1967) e "The Wind Cries Mary", "Highway Chile" (Maio de 1967). Durante a produção destes singles, The Jimi Hendrix Experience cortou de seu disco de estréia, com a produção de Chas Chandler.

Lançado na Inglaterra no mês de Maio sem estes três singles - como era comum no Reino Unido naquela época, Are You Experienced e The Jimi Hendrix Experience rapidamente tornaram-se sensação em toda Europa, com este disco alcançando a segunda posição no Reino Unido, atrás apenas do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles. Muitos dos fãns de Jimi Hendrix aclamaram a versão do Reino Unido de Are You Experienced como a versão definitiva.

Isso foi após a fantástica performace no Monterey Pop Festival que o selo americano Reprise Records preparou o lançamento do disco, mas com algumas mudanças significativas. A capa do disco produzido no Reino Unido, certamente não era das melhores, então uma mais colorida foi criada.

Além disso, músicas criciais como "Red House", "Can You See Me" e "Remember" foram removidas - de forma a abrir caminho para os três hits singles do Reino Unido, com a alteração da sequências das faixas no processo. Até então, a ordem corrente das faixas foram selecionadas por Jimi Hendrix mas "Red House" foi excluída do disco contra sua vontade. Lhe disseram que a "América não gostava de blues". Em agosto, a versão americana de Are You Experienced foi lançada e tornou-se um best-seller. Em seguida, Axis: Bold as Love foi lançado Dezembro no Reino Unido teve que lançado após 6 semanas devido às vendas espetaculares do disco de estréia.

Depois que o pai de Jimi, Al Hendrix obteve novamente os direitos autorais das músicas de seu filho, Are You Experienced foi relançado, agora pela Universal Records mundialmente, preservando ambas versões nos respectivos países em que foram lançados, incluíndo as faixas excluídas das respectivas versões anteriores.

Considerado por muitos como possívelmente o maior disco de estréia da era do rock, a TV Channel VH1 listou Are You Experienced? o quinto maior disco de todos os tempos em 2003


Versão do Reino Unido

1. "Foxy Lady" - 3:19
2. "Manic Depression" - 3:42
3. "Red House" - 3:42
4. "Can You See Me" - 2:33
5. "Love Or Confusion" - 3:11
6. "I Don't Live Today" - 3:55
7. "May This Be Love" - 3:11
8. "Fire" - 2:43
9. "Third Stone From The Sun" - 6:44
10. "Remember" - 2:48
11. "Are You Experienced?" - 4:14

Versão dos Estados Unidos

1. "Purple Haze" - 2:51
2. "Manic Depression" - 3:42
3. "Hey Joe" (Billy Roberts) - 3:30
4. "Love Or Confusion" - 3:11
5. "May This Be Love" - 3:11
6. "I Don't Live Today" - 3:55
7. "The Wind Cries Mary" - 3:20
8. "Fire" - 2:43
9. "Third Stone From The Sun" - 6:44
10. "Foxy Lady" - 3:19
11. "Are You Experienced?" - 4:16

* Ambas versões de "Are You Experienced?" estão agora disponíveis com faixas extras faltantes nas edições anteriores.

* A versão de "Red House" deriva de um take diferente da versão americana, que foi primeiro lançado na versão compilada americana Smash Hits em 1969 e é agora uma faixa bonus na versão americana de Are You Experienced".

Faixas bonus da versão americana

* Stone Free
* 51st Aniversary
* Highway Chile
* Can You See Me
* Remember
* Red House

Faixa bônus da versão do Reino Unido

* Hey Joe
* Stone Free
* Purple Haze
* 51st Anniversary
* Wind Cries Mary
* Highway Chile

Integrantes:

* Jimi Hendrix – guitarra, vocal, piano
* Noel Redding – baixo, vocais adicionais
* Mitch Mitchell – bateria

Producão

* Produtor: Chas Chandler
* Engenheiros: Eddie Kramer, Mike Ross, Dave Siddle
* Supervisor de Remasterização: Janie Hendrix, John McDermott, Jr.
* Remasterização: Eddie Kramer, George Marino
* Fotografia: Bruce Fleming, Harry Goodwin, Bobby Terry
* Comentários: Dave Marsh

Metal - Uma Jornada Pelo Mundo do Heavy Metal (Metal: A Headbanger's Journey)




Sinopse

Sam Dunn é um antropólogo de 30 anos, fã de longa data de rock pesado. Após vários anos estudando diversas culturas, Sam embarca em uma jornada para desvendar o heavy metal. Sua missão é descobrir por que esse estilo é constantemente estereotipado, desconsiderado e condenado. O filme tem entrevistas com os principais astros do gênero e revelações impressionantes sobre os bastidores do rock-and-roll.



Informações Técnicas

Título no Brasil: Metal - Uma Jornada Pelo Mundo do Heavy Metal
Título Original: Metal: A Headbanger's Journey
País de Origem: Canadá
Gênero: Documentário
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 96 minutos
Ano de Lançamento: 2005
Site Oficial: http://www.metalhistory.com
Estúdio/Distrib.: Europa Filmes
Direção: Sam Dunn / Scot McFadyen / Jessica Joy Wise


Elenco

Tom Araya
Alice Cooper
Pamela Des Barres
Bruce Dickinson
Ronnie James Dio
Gaahl
Angela Gossow
Tony Iommi
Kerry King
Chuck Klosterman
Geddy Lee
Lemmy
Tom Morello
Vince Neil
James 'Munky' Shaffer
Dee Snider
Robert Walser
Rob Zombie


Trilha Sonora

“Am I Evil”
Escrita por Brian Tatler & Duncan Harris
Interpretada por Diamond Head

“The Number Of The Beast”
Escrita por Steve Harris
Interpretada por Iron Maiden

“Arise”
Escrita por Max Cavalera
Interpretada por Sepultura

“Laid To Rest”
Escrita por Randy Blythe
Interpretada por Lamb of God

“Summertime Blues”
Escrita por Jerry Capehart & Eddie Cochran
Interpretada por Blue Cheer

“Run To The Hills”
Escrita por Steve Harris
Interpretada por Iron Maiden

“Faust Overture”
Escrita por Richard Wagner

“Ace Of Spades”
Escrita por Lemmy, Eddie Clark & Phil Taylor
Interpretada por Motörhead

“Prelude e Fugue in A Minor”
Escrita por Johann Sebastian Bach

“Eruption”
Escrita por Edward Van Halen
Interpretada por Van Halen

“Master Of Puppets”
Escrita por Cliff Burton, Kirk Hammett, James Hetfield & Lars Ulrich
Interpretada por Metallica

“Havenless”
Escrita por Ivar Bjornson, Grutle Kjellson, Arve Isdal & Dirge Rep
Interpretada por Enslaved

The Jimi Hendrix Experience



The Jimi Hendrix Experience foi uma famosa banda britânica/americana de Rock de grande influência, apesar da curta carreira, que teve como líder o músico Jimi Hendrix.

Foi por esta banda que Jimi Hendrix gravou a maior parte das suas mais famosas músicas como "Purple Haze", "Foxy Lady", "Fire", "Hey Joe", "Voodoo Child (Slight Return)", "All Along the Watchtower" e "Spanish Castle Magic".

Embora Jimi Hendrix tenha sido o líder da banda, os outros dois integrantes (o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell) foram também dois importantes músicos vitais para a banda.


História

Hendrichs chegou a Inglaterra em Novembro de 1966 e, junto com o seu agente Chas Chandler, começaram com audições para encontrar outros músicos para a banda. Noel Redding foi escolhido para o lugar de baixista. Apesar de nunca ter tocado baixo, pois era guitarrista, Hendrix gostou da sua aparência e atitude. Mitch Mitchell era um baterista que atuava em Londres capaz de acrescentar à banda o estilo jazz.

Apesar de inicialmente a banda ter sido formada para apenas acompanhar Hendrix, "The Experience" cedo provou ser mais do que isso. Seguindo os passos do líder dos Cream, eles foram um dos primeiros grupos a popularizar os formato "power trio", que essencialmente é constituído por guitarrista, baixista e baterista.

A formação teve o seu valor reconhecido pela primeira vez durante o Monterey Pop Festival, um dos maiores festivais de música daquela época. A banda teve uma excelente atuação, que terminou com a famosa cena em que Hendrix ateou fogo à sua guitarra. Este momento foi imortalizado em uma fotografia que foi mais tarde usada como capa da revista Rolling Stone.

Este concerto foi filmado e usado no documentário Monterey Pop. Isto atraiu as atenções do público norte-americano e a banda foi convidada para participar da turnê com The Monkees como banda de abertura. Eles acabaram por abandonar a turnê depois de alguns concertos. Chas Chandler mais tarde disse que tinha se tratado de uma jogada de publicidade.

Com a banda, Hendrix gravou seus três álbuns de maior sucesso, Are You Experienced?, [[Axis[[]] Bold as Love]] e Electric Ladyland. Em Junho de 1969, ele decidiu acabar com a banda após vários problemas.

"The Experience" foi introduzida no Hall da Fama do Rock and Roll em 1992.


Integrantes

* Jimi Hendrix - guitarra e vocal (ocasionalmente baixo, teclado, bateria, cravo e flauta)
* Noel Redding - baixo e back-vocal (ocasionalmente vocal, baixo de 8 cordas e guitarra)
* Mitch Mitchell - bateria, percussão e back-vocal (ocasionalmente vocal e metalofone)


Discografia

* Are You Experienced? (Reino Unido: Maio, 1967; : Agosto, 1967)
* Axis: Bold as Love (Dezembro, 1967)
* Electric Ladyland (Setembro, 1968)
* BBC Sessions (1998)
* Live at Berkeley (2003

Hoje na historia do Rock brasileiro - 31/01

31 de janeiro


ATENÇÃO - 1996: Morreu, no Rio de Janeiro, José Provetti, o Gato, um dos maiores ícones da guitarra rock no Brasil. Inicialmente Gato tocou com uma Del Vecchio depois passando para uma Fender Stratocaster e uma Gibson 335. Acompanhou Roberto Carlos com as bandas The Jet Black’s e RC-4. Entre as músicas mais conhecidas que se pode escutar sua guitarra estão “Eu Te Darei o Céu” e “Negro Gato”, com Roberto Carlos. Gato foi o primeiro grande guitarrista de rock no Brasil. Para saber mais vá aos arquivos do site senhorf (link ao lado). Vale a pena.


fonte:http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/