27 de janeiro de 2009

Solos de Guitarra

A estação de rádio britânica Planet Rock perguntou aos seus ouvintes os 40 melhores solos, e destes, seguem os 20 primeiros colocados:

01. PINK FLOYD - "Comfortably Numb"
02. GUNS N' ROSES - "Sweet Child O' Mine"
03. LYNYRD SKYNYRD - "Freebird"
04. VAN HALEN - "Eruption"
05. GUNS N' ROSES - "November Rain"
06. LED ZEPPELIN - "Stairway to Heaven"
07. DIRE STRAITS - "Sultans of Swing"
08. JETHRO TULL - "Aqualung"
09. THE EAGLES - "Hotel California"
10. Deep Purple - "Child In Time"
11. QUEEN - "Brighton Rock"
12. JIMI HENDRIX - "All Along The Watchtower"
13. Deep Purple - "Highway Star"
14. WISHBONE ASH - "Throw Down The Sword"
15. OZZY OSBOURNE - "No More Tears"
16. CREAM - "Crossroads"
17. GUNS N' ROSES - "Paradise City"
18. LED ZEPPELIN - "Since I've Been Loving You"
19. TEN YEARS AFTER - "I'm Going Home (Woodstock)"
20. JIMI HENDRIX - "Voodoo Chile"


fonte:http://whiplash.net

Hoje na historia do Rock no mundo - 27/01

Dia Tom Petty é instituído na Flórida

[27/01/1990] Há 19 anos

Enquanto a música "Free Fallin'", escrita por Tom Petty e Jeff Lynne (antigo líder do Electric Light Orchestra), figurava na sétima posição da parada norte-americana, o músico era homenageado com o decreto do "Dia Tom Petty", em Gainesville, Flórida, sua cidade natal.



Little Richard agradece aos céus

[27/01/1958] Há 51 anos

Little Richard visita a faculdade Oakwood, no Alabama, dirigida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, e conta que escapou da morte graças aos céus. Certa vez, enquanto ele sobrevoava as Filipinas, a asa do avião havia pegado fogo, mas suas preces foram ouvidas e o fogo se extinguiu rapidamente.



Michael Jackson em chamas

[27/01/1984] Há 25 anos

Durante o segundo dia de filmagens do novo comercial da Pepsi, em Los Angeles, uma explosão surpreende a todos e o cabelo do astro Michael Jackson pega fogo. Imediatamente, ele foi levado para o Centro Médico Cedars-Sinai, com queimaduras de segundo grau na cabeça e, mais tarde, recebeu até uma carta de preocupações do presidente da república e ex-ator, Ronald Reagan: "Eu fiquei muito contente em saber que você não ficou seriamente machucado. Eu tenho experiência nisso e sei que estas coisas podem acontecer, por maior precaução que se tenha". Como compensação, a Pepsi pagou 1,5 milhões de dólares para Jackson, que doou o dinheiro para um hospital.



Bruce Springsteen leva três estatuetas

[27/01/1986] Há 23 anos

Com o álbum "Born In The USA", lançado originalmente em 1984, ainda fazendo sucesso, Bruce Springsteen comparece a 13ª cerimônia do American Music Awards, no Shrine Auditorium, em Los Angeles, e recebe três estatuetas: Melhor Artista de Pop/Rock, Melhor Vídeo e Melhor Álbum.

Discos Marcantes do AC/DC IV






Black Ice é o 15º álbum de estúdio da banda de Hard Rock Australiana AC/DC, produzido por Brendan O'Brien e lançado entre os dias de 17 e 22 de outubro de 2008. O AC/DC começou a trabalhar com o novo álbum em janeiro de 2006, o trabalho com o novo álbum foi adiado devido a uma lesão com baixista Cliff Williams e também devido a troca de gravadoras da Columbia Records para a Sony Music. Até hoje, o álbum já vendeu mais de 5 milhões de cópias.

O álbum foi gravado no The Warehouse Studio em Vancouver, Canadá, o mesmo estúdio em que foi gravado seu álbum anterior Stiff Upper Lip. Esse é o primeiro álbum da banda depois de Stiff Upper Lip, lançado em 2000, e marca o fim de um intervalo de 8 anos sem novos trabalhos na banda (o maior intervalo de lançamento entre um álbum e outro).

Black Ice vendeu cerca de 1,762,000 unidades em sua primeira semana, o álbum foi numero um em 29 países diferentes incluindo Austrália, o Reino Unido e Estados Unidos,ele também ganhu disco d eouro em 4 países,entre eles Brasil. Na sua primeira semana, ele vendeu 784.000 exemplares apenas nos Estados Unidos, com esse álbum a banda já recebeu três certificados de platina na Austrália e vendendo mais de 110,000 copias no Reino Unido. Black Ice tem sido anunciado como a maior estreia de um álbum de hard rock da historia. Atualmente Black Ice já vendeu mais de 4 milhões de cópias na Austrália e mais de 2 milhões nos Estados Unidos. Black Ice foi o álbum mais vendido no Canadá no ano de 2008.

Quando chegou ao meu conhecimento este album ja era um sucesso, não se compara a vendas de outros grandes albuns do grupo, mas pela atual situção do mundo referente a pirataria e internet, o disco ja pode ser considerado um campeao de vendas de discos de rock.
Por ser novo ainda estou ouvindo este album, mas nele a musicas que ja não paro de ouvir, a faixa titulo é otima nos faz lembrar de outras musicas de sucesso deles, "Rock 'n' Roll Train" sensacional,"She Likes Rock 'n' Roll" fera,"Rocking All the Way" maravilha do rock, mas como disse, ainda é cedo para destacar apenas essas, o resto do album é puro rock apenas como o AC/DC sabe fazer.


Faixas

Todas as canções escritas por Angus e Malcolm Young.

"Rock 'n' Roll Train" (4:21)
"Skies on Fire" (3:34)
"Big Jack" (3:57)
"Anything Goes" (3:22)
"War Machine" (3:09)
"Smash 'n' Grab" (4:06)
"Spoilin' for a Fight" (3:17)
"Wheels" (3:28)
"Decibel" (3:34)
"Stormy May Day" (3:10)
"She Likes Rock 'n' Roll" (3:53)
"Money Made" (4:15)
"Rock 'n' Roll Dream" (4:41)
"Rocking All the Way" (3:22)
"Black Ice" (3:25)

Discos Marcantes do AC/DC III





The Razor's Edge é o décimo segundo álbum de estúdio da banda de hard rock australiana AC/DC, lançado a 21 de Setembro de 1990.

O álbum foi o primeiro e único álbum de estúdio a incluir o baterista Chris Slade, e possui canções como "Thunderstruck" e "Moneytalks," que se encontram entre as mais reconhecidas do grupo. O álbum chegou ao 2º lugar da norte-americana Billboard 200 e 4º no Reino Unido, dando ao AC/DC um sucesso e popularidade similar aos tempos de glória (final dos anos 70 e ínicio dos 80). O álbum foi certificado com quíntupla platina referente à venda de mais de 5 milhões de cópias nos EUA, e foi relançado em 2003 como parte da série Remasters, do AC/DC.

Em poucas palavras pra mim este é um disco marcante do AC/DC por conter as musicas "Thurderstruck" essencial para o grupo e uma das melhores de sempre, "Moneystalks" e "Are You Ready", outras que jamais faltariam nas melhores musicas dessa incrivel banda.

Faixas

Todas as faixas foram escritas por Angus Young e Malcolm Young.

"Thunderstruck" – 4:52
"Fire Your Guns" – 2:53
"Moneytalks" – 3:45
"The Razor's Edge" – 4:22
"Mistress For Christmas" – 3:59
"Rock Your Heart Out" – 4:06
"Are You Ready" – 4:10
"Got You by the Balls" – 4:30
"Shot Of Love" – 3:56
"Lets Make It" – 3:32
"Goodbye & Good Riddance to Bad Luck" – 3:13
"If You Dare" – 3:18

Discos Marcantes do AC/DC II







Back in Black é o sétimo álbum de estúdio da banda australiana AC/DC.

Foi lançado em 1980 e, até hoje, já vendeu 43 milhões de cópias, sendo o álbum de rock mais vendido de todos os tempos e o segundo mais vendido da história atrás apenas de Thriller de Michael Jackson.O álbum até hoje já vendeu mais de 22 milhões de cópias nos Estados Unidos.

Depois do sucesso de Highway to Hell, a banda começou a desenvolver o álbum, após a morte de seu vocalista, Bon Scott. A causa oficial da morte foi divulgada como sendo de "Intoxicação alcoolica aguda". Quando Scott foi substituído por Brian Johnson, o álbum foi totalmente refeito, com hits como "Hells Bells", "You shook me All Night Long" e a faixa que dá título ao álbum, Back in Black. O álbum se tornou um enorme sucesso nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. O álbum foi remasterizado, e relançado duas vezes no box bonfire de (1997), e em 2003, como parte da série de remasterizados da banda.

Para mim este não apenas o melhor albúm do AC/DC porque a critica e os numeros dizem isso, o melhor albúm de rock e ponto.Não apenas por conter uma das melhores traduções do que é o rock and roll para mim(Back in Black), mas sim por ser coeso e destrutivo, por ter a energia do AC/DC multiplicada por mais de 40 milhões, esses caras conseguiram fazer o que todas as bandas de rock gostariam, ser aclamados por todos, reverenciados por muito e nunca serem esquecidos por ninguem, além de terem os fãs mais fieis do mundo do rock(Algo dificil de acontecer pelas varias mudanças que as bandas de rock passam hoje em dia).Enfim, se voçe gosta de rock, deve pelo menos gostar de alguma musica deste album, letras de puro rock, riffs essencias para o rock, bateria coesa com tudo na musica e um vocal que ninguem esperava ser tão bom ou pelo menos tão duradouro como o de Brian Johnson.

Faixas

Todas as canções foram compostas por Angus Young, Malcolm Young e Brian Johnson.

"Hells Bells" — 5:12
"Shoot to Thrill" — 5:17
"What Do You Do for Money Honey" — 3:35
"Givin' the Dog a Bone" — 3:31
"Let Me Put My Love into You" — 4:15
"Back in Black" — 4:15
"You Shook Me All Night Long" — 3:30
"Have a Drink on Me" — 3:58
"Shake a Leg" — 4:05
"Rock And Roll Ain't Noise Pollution" — 4:16

Discos Marcantes do AC/DC





Highway to Hell é o sexto álbum de estúdio banda australiana AC/DC, lançado a 27 de Julho de 1979.Este albúm pra muitos é a entrada dessa banda no cenario mundial.Mesmo sendo o ultimo trabalho do vocalista Bon Scott(pra mim ele possuia uma voz incomum), que veio a falecer em 1980, vitima do proprio vicio.
Mas este album contem musicas marcantes do inicio ao fim, em apenas dez musicas, temos odes ao inferno e ao pecado, pausas para respirar e canções com letras mais densas, porem com riffs magistrais.Um disco para apreciar do inicio ao fim.Para quem não conhece a banda este é um otimo disco para começar.

Em 2003, o álbum atingiu o nº 199 da revista Rolling Stone, da lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.


Faixas

"Highway to Hell" – 3:32
"Girls Got Rhythm" – 3:27
"Walk All Over You" – 5:13
"Touch Too Much" – 4:30
"Beating Around the Bush" – 4:00
"Shot Down in Flames" – 3:26
"Get It Hot" – 2:38
"If You Want Blood (You've Got It)" – 4:40
"Love Hungry Man" – 4:20
"Night Prowler" – 6:27

Todas as canções foram compostas por Angus Young, Malcolm Young e Bon Scott.

Hoje na historia do Rock brasileiro - 27/01

27 de janeiro


- Nasceu Carlos Augusto Fortman, o Gutje, baterista e fundador da Plebe Rude. Gutje saiu da Plebe em 1993 depois de se desentender com o baixista André Mueller. Gutje também ganhou o prêmio de melhor curta em Super-8 por ‘Ascensão e Queda de Quatro Rudes Plebeus’ no Primeiro Festival de Cinema Super-8 de Brasília, em 1982.

- 1995: Nos dias 27 e 30 de janeiro, 02 e 04 de fevereiro, Barão Vermelho e Rita Lee abriram os shows do Rolling Stones (turnê Voodoo Loung). Esses shows fizeram parte do festival Hollywood Rock.


fonte:http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/