A História e as informações que você sempre quis saber sobre seu Artista/Banda preferidos, Curiosidades, Seleção de grandes sucessos e dos melhores discos de cada banda ou artista citado, comentários dos albúns, Rock Brasileiro e internacional, a melhor reunião de artistas do rock em geral em um só lugar. Tudo isso e muito mais...
26 de janeiro de 2009
Nao Estou La
O diretor Todd Haynes (Velvet Goldmine) apresenta a vida e a carreira do cantor Bob Dylan. Com Christian Bale, Heath Ledger, Cate Blanchett, Richard Gere, Julianne Moore, Michelle Williams e Bruce Greenwood. Recebeu uma indicação ao Oscar.
Ficha Técnica
Título Original: I'm Not There
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 135 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Alemanha): 2007
Site Oficial: www.imnotthere.es
Estúdio: Killer Films / Wells Productions / John Wells Productions / Endgame Entertainment / Film & Entertainment VIP Medienfonds 4 GmbH & Co. KG / John Goldwyn Productions
Distribuição: The Weinstein Company / Europa Filmes
Direção: Todd Haynes
Roteiro: Oren Moverman e Todd Haynes
Produção: John Goldwyn, Jeff Rosen, John Sloss, James D. Stern e Christine Vachon
Fotografia: Edward Lachman
Desenho de Produção: Judy Becker
Figurino: John A. Dunn
Edição: Jay Rabinowitz
Efeitos Especiais: Intrigue
Elenco
Christian Bale (Bob Dylan / John / Jack)
Cate Blanchett (Bob Dylan / Jude)
Marcus Carl Franklin (Bob Dylan / Woody)
Richard Gere (Bob Dylan / Billy)
Ben Whishaw (Bob Dylan / Arthur)
Heath Ledger (Bob Dylan)
Benz Antoine (Bobby Seale)
Mark Camacho (Norman)
Joe Cobden (Sonny)
David Cross (Allen Ginsberg)
Charlotte Gainsbourg (Claire)
Garth Gilker (Woody Guthrie)
Kristen Hager (Mona)
Fanny La Croix (Alice / Atriz)
Julianne Moore (Alice)
Kim Roberts (Sra. Arvin)
Yolonda Ross (Angela)
Dennis St. John (Capitão Henry / Almirante)
Craig Thomas (Hewey Newton)
Michelle Williams (Coco Rivington)
Bruce Greenwood
Sinopse
Bob Dylan (Christian Bale / Cate Blanchett / Heath Ledger / Marcus Carl Franklin / Richard Gere / Ben Whishaw), ícone musical, poeta e porta-voz de uma geração. Sempre viveu em constante mutação ao longo da vida, especialmente durante os anos 60. Musicalmente, fisicamente, psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogaram com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais. De jovem menestrel a profeta folk, de poeta moderno a roqueiro, de ícone da contracultura a cristão renascido, de caubói solitário a popstar.
Premiações
- Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett).
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett).
- Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett).
- Recebeu 4 indicações ao Independent Spirit Awards, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Marcus Carl Franklin) e Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett).
- Ganhou o Prêmio Robert Altman, concedido pelo Independent Spirit Awards.
- Ganhou o Prêmio Especial do Júri e o Volpi Cup de Melhor Atriz (Cate Blanchett), no Festival de Veneza.
Curiosidades
- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2007.
Trilha Sonora
“Goin' to Acapulco”
Interpretada por Jim James e Calexico
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Dwarf Music (SESAC) Jim James appears Calexico appears
“Stuck inside of Mobile with the Memphis Blues Again”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Dwarf Music (SESAC)
“(I'm Not Your) Steppin' Stone”
Interpretada por The Monkees
Escrita por Bobby Hart & Tommy Boyce
“Sad-Eyed Lady of the Lowlands”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Dwarf Music (SESAC)
“I'm Not There”
Interpretada por Sonic Youth
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Dwarf Music (SESAC)
“Ballad of a Thin Man”
Interpretada por Stephen Malkmus e The Million Dollar Bashers
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“All Along the Watchtower”
Interpretada por Eddie Vedder e The Million Dollar Bashers
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Dwarf Music (SESAC)
“Idiot Wind”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Ram's Horn Music (SESAC)
“When the Ship Comes in”
Interpretada por Marcus Carl Franklin
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“The Times They Are A-Changin'”
Interpretada por Mason Jennings
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC) Mason Jennings appears
“Like a Rolling Stone”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“Nashville Skyline Rag”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Big Sky Music (SESAC)
“I'm Not There”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Dwarf Music (SESAC)
“Positively 4th Street”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“Tombstone Blues”
Interpretada por Richie Havens e Marcus Carl Franklin
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“Trouble in Mind”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“Pressing On”
Interpretada por John Doe
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC) John Doe appears
“The Lonesome Death of Hattie Caroll”
Interpretada por Mason Jennings
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC) Mason Jennings appears
“Cold Irons Bound”
Interpretada por Tom Verlaine e The Million Dollars Bashers
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“Moonshiner”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“I Want You”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Dwarf Music (SESAC)
“If I Had a Hammer (The Hammer Song)”
Interpretada por Trini López
Escrita por Lee Hays e Pete Seeger
“I'll Keep It with Mine”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“Visions of Johanna”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Dwarf Music (SESAC)
“Fourth Time Around”
Interpretada por Yo La Tengo
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Dwarf Music (SESAC)
“Keep It with Mine (Instrumental)”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“Corrina, Corrina”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“Blind Willie McTell”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“Maggie's Farm”
Interpretada por Stephen Malkmus e The Million Dollar Bashers
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“Temporary Like Achilles”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Dwarf Music (SESAC)
“I Wanna Be Your Lover”
Interpretada por Yo La Tengo
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Dwarf Music (SESAC)
“Simple Twist of Fate”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Ram's Horn Music (SESAC)
“Jude's Waltz”
Interpretada por Calexico
Escrita por Joey Burns
Publicada por Lunada Bay (BMI) / administered by Bug Music Calexico appears
“Il Casanova di Federico Fellini”
Escrita por Nino Rota Orchestra Conducted by Carlo Savina
Publicada por CAM Srl (SIAE)/EMI Music Publishing Italia (SIAE)
“Billy 1”
Interpretada por Calexico
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Ram's Horn Music (SESAC) Calexico appears
“Man in the Long Black Coat”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“One More Cup of Coffee (Valley Below)”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Ram's Horn Music (SESAC)
“High Water (For Charley Patton)”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“Ballad of Hollis Brown”
Interpretada por Iggy & The Stooges
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“Bunkhouse Theme”
Interpretada por Calexico
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Ram's Horn Music (SESAC) Calexico appears
“Cold Irons Bound”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“Mr. Tambourine Man”
Interpretada por Bob Dylan
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Special Rider Music (SESAC)
“Knockin' on Heaven's Door”
Interpretada por Antony e the Johnsons
Escrita por Bob Dylan
Publicada por Ram's Horn Music (SESAC) Antony & The Johnsons appear
Sucessos do AC/DC
She's Got Balls
Soul Stripper
You Ain't Got A Hold On Me
Its A Long Way To The Top If Ya Wanna Rock And Roll
TNT
ROCKER
Jailbreak
R.I.P. (Rock In Peace)
Dog Eat Dog
Let There Be Rock
whole lotta rosie
Riff Raff
Rock N Roll Damnation
Highway to Hell
Night Prowler
Touch Too Much
Walk All Over You
Hells Bells
Back In Black
Let Me Put My Love Into You
Rock And Roll Ain't Noise Pollution
Let's Get It Up
For Those About To Rock
Rising Power
Stand Up
Fly On The Wall
Sink The Pink
Who Made Who
Ride On
Chase The Ace
Ruff Stuff
Two's Up
Heatseeker
Thunderstruck
MoneyTalks
Are You Ready
GO YOU BY THE BALLS
Hard As A Rock
Stiff Upper Lip
Satellite Blues
House Of Jazz
Rock' n Roll Train
Black Ice
Rock N Roll Dream
Rocking All The Way
Anything Goes
War Machine
Skies On Fire
Soul Stripper
You Ain't Got A Hold On Me
Its A Long Way To The Top If Ya Wanna Rock And Roll
TNT
ROCKER
Jailbreak
R.I.P. (Rock In Peace)
Dog Eat Dog
Let There Be Rock
whole lotta rosie
Riff Raff
Rock N Roll Damnation
Highway to Hell
Night Prowler
Touch Too Much
Walk All Over You
Hells Bells
Back In Black
Let Me Put My Love Into You
Rock And Roll Ain't Noise Pollution
Let's Get It Up
For Those About To Rock
Rising Power
Stand Up
Fly On The Wall
Sink The Pink
Who Made Who
Ride On
Chase The Ace
Ruff Stuff
Two's Up
Heatseeker
Thunderstruck
MoneyTalks
Are You Ready
GO YOU BY THE BALLS
Hard As A Rock
Stiff Upper Lip
Satellite Blues
House Of Jazz
Rock' n Roll Train
Black Ice
Rock N Roll Dream
Rocking All The Way
Anything Goes
War Machine
Skies On Fire
Alguns dos mais caros itens de memorabilia rock
Fender Stratocaster de Jimi Hendrix, 1965
Valor: U$490.000
Proprietário atual: Colecionador, Estados Unidos
A primeira de muitas Fenders que Hendrix queimou no palco, esta foi incendiada no final de um show no Astoria de Finsbury Park, ao norte de Londres, em março de 1967. Enquanto Hendrix estava recebendo tratamento por queimaduras leves, o publicitário Tony Garland catou a Strat queimada e guardou na garagem de seus pais em Hove, East Sussex, onde ficou acumulando pó por quase 40 anos. A guitarra foi descoberta no ano passado pelo sobrinho de Garland, que a levou para ser leiloada no mês passado, em Londres. “Vou tocá-la, com certeza", disse o colecionador americano Daniel Boucher, quer fez o lance vencedor. “Espero que um pouco dela fique grudado em mim”.
Carta de Bob Dylan para Jerry Garcia, 1995
Valor: U$35.000
Proprietário atual: Colecionador anônimo
Dylan estava convidando artistas para um álbum tributo a Jimmie Rodgers quando enviou um bilhete para seu amigo de longa data, Jerry Garcia. Dylan perguntou se Garcia gravaria alguns vocais para o álbum. “Você não precisa fazer muita frescura, cante da forma que quiser... bem, se não for pedir muito, pense em uma canção do Jimmie... o que você decidir está bom pra mim”. Garcia supostamente leu a carta no backstage em um show do Dead antes de dá-la a um técnico. Com a voz fraca e mal de saúde, Garcia participou da gravação do álbum tributo. Duas semanas depois ele morreu. “Dada a sua ligação com a última sessão de gravação de Jerry, eu diria que é um item muito importante”, disse o historiador do Grateful Dead e escritor Dennis McNally. "Eu não sei de nenhuma carta manuscrita que Dylan tenha escrito para alguém ou para Jerry, mas não acredito que haja muitas”.
Piano de Elton John
Valor: U$164.500
Proprietário atual: Colecionador anônimo
Um dos pianos que Elton John e Bernie Taupin usaram no final dos anos 60 e começo dos 70 para compor vários sucessos – principalmente "Your Song" e "Tiny Dancer" — foi arrematado em um leilão de caridade em 2004.
Cartola de Slash
Valor: U$50.000
Proprietário atual: Slash
Em 2005, um ladrão levou a cartola de Slash que estava em sua limusine durante o Grammy Awards. Um mês depois, um californiano pediu uma recompensa depois de afirmar que tinha comprado essa importante cartola de um desconhecido por U$50.000. Ele contatou Slash e pediu U$50.000, caso contrário ele a venderia no eBay. "Não sei de onde veio esse cara", disse Slash a uma estação de rádio. “É a cartola verdadeira. Não sei como ele a conseguiu. É apenas uma peça de vestuário. É pessoal. Tinha ela faz tempo. Só quero a cartola de volta”. Uma quantia não revelada foi paga, supostamente abaixo de U$50.000, pela empresa de camisetas de Slash e a cartola foi devolvida.
Guitarra “Lucille” Gibson ES-345 de B. B. King
Valor: Aproximadamente U$200.000
Proprietário atual: B.B. King
B.B. King nunca vendeu sua adorada "Lucille", a clássica Gibson ES-345 preta. A guitarra que ele tocou em "The Thrill Is Gone" e "Sneaking Around" está agora segura e preservada no King Museum and Delta Interpretive Center, um museu de U$15 milhões recentemente aberto em uma velha tecelagem. King deu o nome à Gibson depois de dois homens terem brigado por uma mulher de nome Lucille em um show em Twist, Arkansas, EUA, em 1949. Durante a briga, uma lâmpada a querosene foi derrubada e a casa de shows foi consumida pelas chamas. Depois que o local foi evacuado, King percebeu que tinha esquecido sua guitarra lá dentro, correu para salvá-la e quase perdeu a vida. O resto é história. "Sou louco pela Lucille”, disse King. “Já tive muitas guitarras. Mas essa me acompanha há muito tempo”. King havia comprado a guitarra por U$30. O valor estimado no momento fica entre U$150.000 e U$200.000.
Agasalhos de Kurt Cobain
Valor: U$40 milhões
Proprietário atual: Courtney Love; atualmente em leilão na Christie's
"Vou organizar um leilão", disse Courtney Love, que disse ainda que sua casa parecia um mausoléu depois que seu marido Kurt Cobain se matou. “Minha filha não precisa herdar uma sacola gigante cheia de camisas de flanela”, disse ela. Após dar à sua filha um cardigã, uma guitarra e a letra de "Smells Like Teen Spirit," Love colocou o resto dos cardigãs e presentes de Cobain no leilão por aproximadamente U$40 milhões. Num leilão anterior, uma guitarra Mark lV-style Mosrite Gospel de Cobain, cuja caixa original mostrava os dizeres "NIRVANA" e "Fuck Elvis!" em branco, foi arrematada em 1994 por U$75.000.
Botas Demon de Gene Simmonss, da época do Alive
Valor: $20-30.000
Proprietário atual: Em leilão
Muitas botas Demon das turnês dos anos 90 do Kiss estão disponíveis, normalmente junto com toda a vestimenta, e são arrematadas por até U$200.000. Mas talvez nenhum par de botas é mais cobiçado do que as plataformas em forma de monstro que Gene Simmons usou durante a turnê do Alive!, em 1975-76. "Obviamente, as fantasias da época do Alive! São grandes”, disse Paul Stanley, guitarrista do Kiss. "Se formos escolher os mais importantes, acho que seriam as roupas que usamos quando tocamos com Iggy and The Stooges na Academy of Music”. Stanley disse que, quando a banda começou a usar equipamento de palco, eles montaram as roupas usando partes compradas em várias lojas baratas. "Meu colar foi comprado em uma pet shop”, disse Stanley. “Era para pastor alemão, tamanho extra grande”.
Guitarras Irwin "Tiger" e "Wolf”, que Jerry Garcia usou nas turnês dos anos 80
Valor: U$1,74 milhões
Proprietário atual: Colecionador, Estados Unidos
Nos anos 60, Jerry Garcia usou várias Fender Strats e Gibson Les Pauls customizadas. No começo dos anos 70, o luthier Doug Irwin começou a fabricar obras-primas para ele usando madeiras exóticas. Com o DNA de uma Gibson SG, a primeira que Irwin produziu foi uma guitarra MIDI experimental chamada Wolf (que Garcia tocou na famosa turnê européia de 72), pela qual Garcia pagou U$1.500. Em seguida, Irwin construiu uma guitarra pesada (6 quilos!) chamada Tiger (U$5.800), que Garcia usou de 1979 a 1990. De acordo com o desejo de Garcia, as guitarras Irwin foram devolvidas para seu fabricante, o que resultou em brigas com a banda e dramas nos tribunais. Em 2002, Tiger e Wolf foram vendidas em leilão por surpreendentes U$1,74 milhões. A venda de Tiger (U$957.500) e Wolf (U$789.500) marcou o recorde mundial para o valor de uma guitarra, facilmente superando a Fender Strat "Brownie", com a qual Eric Clapton tocou “Layla” e que arrecadou U$450.000 em 1999, ou o recorde anterior atingido pela Strat branca que Hendrix usou em Woodstock, vendida em 1990 por U$325.000.
A pele do bumbo usada na capa de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles
Valor: U$945.000
Proprietário atual: Colecionador anônimo, Reino Unido
A capa do álbum Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band é provavelmente a mais famosa de todos os tempos. A famosa pele do bumbo – a parte central da arte gráfica – foi vendida por quase US$ 1 milhão em julho de 2008 na Christie’s de Londres. Um comprador anônimo arrematou a pele, pintada à mão, por U$945.000, quase quatro vezes a estimativa inicial. A capa foi desenhada por Sir Peter Blake em 1967.
O violão que Pete Townshend usou para compor "Behind Blue Eyes
Valor: U$27.115
Proprietário atual: Colecionador, Reino Unido
Embora a maior parte das guitarras de Pete Townshend tenham sido reduzidas a fragmentos, algumas conseguiram sobreviver. Duas guitarras recentemente leiloadas incluem uma 1967 Gibson SG Special na cor cereja, que ele usou no começo dos anos 70, e um violão espanhol clássico com o qual ele compôs “Behind Blue Eyes”. “Eu usei esse violão para compor 'Behind Blue Eyes' e várias outras músicas importantes”, escreveu Townshend. “Minha filha Minta a usou para aprender a tocar e me devolveu uns três anos atrás”. A guitarra foi vendida em julho passado por U$27.115 num evento da Alliance for Sustainability na Christie's.
Último caderno de Jim Morrison
Valor: U$91.000
Proprietário atual: Colecionador, Estados Unidos
Um “Santo Graal” para qualquer fã dos Doors, o último caderno de Morrison contém vários poemas, letras incompletas e alguns recortes de jornal, tudo escrito nos meses anteriores à sua morte.
Órgão VOX 1965 de John Lennon, tocado no Shea Stadium e no The Ed Sullivan Show
Valor: U$200.000
Proprietário atual: The Vox Shoppe
Lennon tocou esse teclado quando a banda se apresentou no The Ed Sullivan Show e o usou pela última vez no histórico concerto de 15 de agosto de 1965 no Shea Stadium. Na frente de uma multidão de 55.000 pessoas no Shea, Lennon fechou com uma furiosa performance de "I'm Down", durante a qual ele bateu forte no teclado e o quebrou. Em seguida, o teclado foi levado a Atlanta e trocado por um Vox Continental do Thomas Organ Center – The Vox Shoppe. O The Vox Shoppe é seu proprietário há quase quatro décadas.
Kit de imprensa dos Sex Pistols
Valor:US$ 5.000 a US$ 6.000
Proprietário atual: Em leilão
De todos os itens leiloados em dezembro de 2008 no primeiro leilão da Christie's dedicado ao punk rock, o kit de imprensa da turnê norte-americana de 1977-78 dos Sex Pistols é o de maior valor. O pacote inclui press-releases, um pôster e fotos de divulgação assinadas por Johnny Rotten, Paul Cook, Steve Jones e Sid Vicious. “O kit de imprensa é uma grande peça, porque foi o que apresentou os Sex Pistols à imprensa americana”, disse o chefe de cultura pop da Christie, Simeon Lipman. “É algo muito especial e incrivelmente raro. Esses caras eram do tipo que assinava milhares de autógrafos”.
Valor: U$490.000
Proprietário atual: Colecionador, Estados Unidos
A primeira de muitas Fenders que Hendrix queimou no palco, esta foi incendiada no final de um show no Astoria de Finsbury Park, ao norte de Londres, em março de 1967. Enquanto Hendrix estava recebendo tratamento por queimaduras leves, o publicitário Tony Garland catou a Strat queimada e guardou na garagem de seus pais em Hove, East Sussex, onde ficou acumulando pó por quase 40 anos. A guitarra foi descoberta no ano passado pelo sobrinho de Garland, que a levou para ser leiloada no mês passado, em Londres. “Vou tocá-la, com certeza", disse o colecionador americano Daniel Boucher, quer fez o lance vencedor. “Espero que um pouco dela fique grudado em mim”.
Carta de Bob Dylan para Jerry Garcia, 1995
Valor: U$35.000
Proprietário atual: Colecionador anônimo
Dylan estava convidando artistas para um álbum tributo a Jimmie Rodgers quando enviou um bilhete para seu amigo de longa data, Jerry Garcia. Dylan perguntou se Garcia gravaria alguns vocais para o álbum. “Você não precisa fazer muita frescura, cante da forma que quiser... bem, se não for pedir muito, pense em uma canção do Jimmie... o que você decidir está bom pra mim”. Garcia supostamente leu a carta no backstage em um show do Dead antes de dá-la a um técnico. Com a voz fraca e mal de saúde, Garcia participou da gravação do álbum tributo. Duas semanas depois ele morreu. “Dada a sua ligação com a última sessão de gravação de Jerry, eu diria que é um item muito importante”, disse o historiador do Grateful Dead e escritor Dennis McNally. "Eu não sei de nenhuma carta manuscrita que Dylan tenha escrito para alguém ou para Jerry, mas não acredito que haja muitas”.
Piano de Elton John
Valor: U$164.500
Proprietário atual: Colecionador anônimo
Um dos pianos que Elton John e Bernie Taupin usaram no final dos anos 60 e começo dos 70 para compor vários sucessos – principalmente "Your Song" e "Tiny Dancer" — foi arrematado em um leilão de caridade em 2004.
Cartola de Slash
Valor: U$50.000
Proprietário atual: Slash
Em 2005, um ladrão levou a cartola de Slash que estava em sua limusine durante o Grammy Awards. Um mês depois, um californiano pediu uma recompensa depois de afirmar que tinha comprado essa importante cartola de um desconhecido por U$50.000. Ele contatou Slash e pediu U$50.000, caso contrário ele a venderia no eBay. "Não sei de onde veio esse cara", disse Slash a uma estação de rádio. “É a cartola verdadeira. Não sei como ele a conseguiu. É apenas uma peça de vestuário. É pessoal. Tinha ela faz tempo. Só quero a cartola de volta”. Uma quantia não revelada foi paga, supostamente abaixo de U$50.000, pela empresa de camisetas de Slash e a cartola foi devolvida.
Guitarra “Lucille” Gibson ES-345 de B. B. King
Valor: Aproximadamente U$200.000
Proprietário atual: B.B. King
B.B. King nunca vendeu sua adorada "Lucille", a clássica Gibson ES-345 preta. A guitarra que ele tocou em "The Thrill Is Gone" e "Sneaking Around" está agora segura e preservada no King Museum and Delta Interpretive Center, um museu de U$15 milhões recentemente aberto em uma velha tecelagem. King deu o nome à Gibson depois de dois homens terem brigado por uma mulher de nome Lucille em um show em Twist, Arkansas, EUA, em 1949. Durante a briga, uma lâmpada a querosene foi derrubada e a casa de shows foi consumida pelas chamas. Depois que o local foi evacuado, King percebeu que tinha esquecido sua guitarra lá dentro, correu para salvá-la e quase perdeu a vida. O resto é história. "Sou louco pela Lucille”, disse King. “Já tive muitas guitarras. Mas essa me acompanha há muito tempo”. King havia comprado a guitarra por U$30. O valor estimado no momento fica entre U$150.000 e U$200.000.
Agasalhos de Kurt Cobain
Valor: U$40 milhões
Proprietário atual: Courtney Love; atualmente em leilão na Christie's
"Vou organizar um leilão", disse Courtney Love, que disse ainda que sua casa parecia um mausoléu depois que seu marido Kurt Cobain se matou. “Minha filha não precisa herdar uma sacola gigante cheia de camisas de flanela”, disse ela. Após dar à sua filha um cardigã, uma guitarra e a letra de "Smells Like Teen Spirit," Love colocou o resto dos cardigãs e presentes de Cobain no leilão por aproximadamente U$40 milhões. Num leilão anterior, uma guitarra Mark lV-style Mosrite Gospel de Cobain, cuja caixa original mostrava os dizeres "NIRVANA" e "Fuck Elvis!" em branco, foi arrematada em 1994 por U$75.000.
Botas Demon de Gene Simmonss, da época do Alive
Valor: $20-30.000
Proprietário atual: Em leilão
Muitas botas Demon das turnês dos anos 90 do Kiss estão disponíveis, normalmente junto com toda a vestimenta, e são arrematadas por até U$200.000. Mas talvez nenhum par de botas é mais cobiçado do que as plataformas em forma de monstro que Gene Simmons usou durante a turnê do Alive!, em 1975-76. "Obviamente, as fantasias da época do Alive! São grandes”, disse Paul Stanley, guitarrista do Kiss. "Se formos escolher os mais importantes, acho que seriam as roupas que usamos quando tocamos com Iggy and The Stooges na Academy of Music”. Stanley disse que, quando a banda começou a usar equipamento de palco, eles montaram as roupas usando partes compradas em várias lojas baratas. "Meu colar foi comprado em uma pet shop”, disse Stanley. “Era para pastor alemão, tamanho extra grande”.
Guitarras Irwin "Tiger" e "Wolf”, que Jerry Garcia usou nas turnês dos anos 80
Valor: U$1,74 milhões
Proprietário atual: Colecionador, Estados Unidos
Nos anos 60, Jerry Garcia usou várias Fender Strats e Gibson Les Pauls customizadas. No começo dos anos 70, o luthier Doug Irwin começou a fabricar obras-primas para ele usando madeiras exóticas. Com o DNA de uma Gibson SG, a primeira que Irwin produziu foi uma guitarra MIDI experimental chamada Wolf (que Garcia tocou na famosa turnê européia de 72), pela qual Garcia pagou U$1.500. Em seguida, Irwin construiu uma guitarra pesada (6 quilos!) chamada Tiger (U$5.800), que Garcia usou de 1979 a 1990. De acordo com o desejo de Garcia, as guitarras Irwin foram devolvidas para seu fabricante, o que resultou em brigas com a banda e dramas nos tribunais. Em 2002, Tiger e Wolf foram vendidas em leilão por surpreendentes U$1,74 milhões. A venda de Tiger (U$957.500) e Wolf (U$789.500) marcou o recorde mundial para o valor de uma guitarra, facilmente superando a Fender Strat "Brownie", com a qual Eric Clapton tocou “Layla” e que arrecadou U$450.000 em 1999, ou o recorde anterior atingido pela Strat branca que Hendrix usou em Woodstock, vendida em 1990 por U$325.000.
A pele do bumbo usada na capa de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles
Valor: U$945.000
Proprietário atual: Colecionador anônimo, Reino Unido
A capa do álbum Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band é provavelmente a mais famosa de todos os tempos. A famosa pele do bumbo – a parte central da arte gráfica – foi vendida por quase US$ 1 milhão em julho de 2008 na Christie’s de Londres. Um comprador anônimo arrematou a pele, pintada à mão, por U$945.000, quase quatro vezes a estimativa inicial. A capa foi desenhada por Sir Peter Blake em 1967.
O violão que Pete Townshend usou para compor "Behind Blue Eyes
Valor: U$27.115
Proprietário atual: Colecionador, Reino Unido
Embora a maior parte das guitarras de Pete Townshend tenham sido reduzidas a fragmentos, algumas conseguiram sobreviver. Duas guitarras recentemente leiloadas incluem uma 1967 Gibson SG Special na cor cereja, que ele usou no começo dos anos 70, e um violão espanhol clássico com o qual ele compôs “Behind Blue Eyes”. “Eu usei esse violão para compor 'Behind Blue Eyes' e várias outras músicas importantes”, escreveu Townshend. “Minha filha Minta a usou para aprender a tocar e me devolveu uns três anos atrás”. A guitarra foi vendida em julho passado por U$27.115 num evento da Alliance for Sustainability na Christie's.
Último caderno de Jim Morrison
Valor: U$91.000
Proprietário atual: Colecionador, Estados Unidos
Um “Santo Graal” para qualquer fã dos Doors, o último caderno de Morrison contém vários poemas, letras incompletas e alguns recortes de jornal, tudo escrito nos meses anteriores à sua morte.
Órgão VOX 1965 de John Lennon, tocado no Shea Stadium e no The Ed Sullivan Show
Valor: U$200.000
Proprietário atual: The Vox Shoppe
Lennon tocou esse teclado quando a banda se apresentou no The Ed Sullivan Show e o usou pela última vez no histórico concerto de 15 de agosto de 1965 no Shea Stadium. Na frente de uma multidão de 55.000 pessoas no Shea, Lennon fechou com uma furiosa performance de "I'm Down", durante a qual ele bateu forte no teclado e o quebrou. Em seguida, o teclado foi levado a Atlanta e trocado por um Vox Continental do Thomas Organ Center – The Vox Shoppe. O The Vox Shoppe é seu proprietário há quase quatro décadas.
Kit de imprensa dos Sex Pistols
Valor:US$ 5.000 a US$ 6.000
Proprietário atual: Em leilão
De todos os itens leiloados em dezembro de 2008 no primeiro leilão da Christie's dedicado ao punk rock, o kit de imprensa da turnê norte-americana de 1977-78 dos Sex Pistols é o de maior valor. O pacote inclui press-releases, um pôster e fotos de divulgação assinadas por Johnny Rotten, Paul Cook, Steve Jones e Sid Vicious. “O kit de imprensa é uma grande peça, porque foi o que apresentou os Sex Pistols à imprensa americana”, disse o chefe de cultura pop da Christie, Simeon Lipman. “É algo muito especial e incrivelmente raro. Esses caras eram do tipo que assinava milhares de autógrafos”.
Hoje na historia do Rock brasileiro - 26/01
26 de janeiro
- 1948: Nasceu, em Belo Horizonte (MG), Luis Otávio de Melo Carvalho, mais conhecido como Tavito. Compositor e guitarrista, Tavito fez parte da banda Som Imaginário de 1970 a 1973. Após sua saída da banda, onde gravou três discos, seguiu carreira solo e foi tocar e produzir outros artistas, entre eles Erasmo Carlos, Ivan Lins, Marcos Valle e Sá & Guarabira. Compôs, junto com Zé Rodrix, o grande hit “Casa no Campo”. Lançou seu 1º disco solo em 1980.
- 1968: Nasceu, em Porto Alegre (RS), o guitarrista e compositor Flávio Basso, mais conhecido como Júpiter Maçã. Ele começou a carreira nos anos 1980 tocando nas bandas TNT e depois Cascavelletes. Em 1991, com o fim do Cascavelletes, Flávio adotou o nome artístico Júpiter Maçã e saiu em carreira solo. Em 1996 lançou seu 1º disco A Sétima Efervecência. Seu trabalho é fortemente influenciado pelo rock psicodélico.
fonte:http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/
- 1948: Nasceu, em Belo Horizonte (MG), Luis Otávio de Melo Carvalho, mais conhecido como Tavito. Compositor e guitarrista, Tavito fez parte da banda Som Imaginário de 1970 a 1973. Após sua saída da banda, onde gravou três discos, seguiu carreira solo e foi tocar e produzir outros artistas, entre eles Erasmo Carlos, Ivan Lins, Marcos Valle e Sá & Guarabira. Compôs, junto com Zé Rodrix, o grande hit “Casa no Campo”. Lançou seu 1º disco solo em 1980.
- 1968: Nasceu, em Porto Alegre (RS), o guitarrista e compositor Flávio Basso, mais conhecido como Júpiter Maçã. Ele começou a carreira nos anos 1980 tocando nas bandas TNT e depois Cascavelletes. Em 1991, com o fim do Cascavelletes, Flávio adotou o nome artístico Júpiter Maçã e saiu em carreira solo. Em 1996 lançou seu 1º disco A Sétima Efervecência. Seu trabalho é fortemente influenciado pelo rock psicodélico.
fonte:http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/