25 de janeiro de 2009

A Melhor voz do Rock



Robert Plant é eleito a melhor voz do rockO cantor Robert Plant, vocalista do grupo Led Zeppelin, foi eleito a melhor voz do rock de acordo com uma lista organizada pela "Planet Rock". A informação é do site especializado em música "NME".

O vocalista desbancou outros roqueiros como Freddie Mercury, Paul Rogers e Ian Gillan.

Outros cantores, como Roger Daltrey, David Coverdale e Axl Rose, também entraram para a relação das 20 maiores vozes do rock.

Confira a lista com os vinte primeiros colocados:

1. Robert Plant (Led Zeppelin)
2. Freddie Mercury (Queen)
3. Paul Rodgers (Free/Bad Company)
4. Ian Gillan (Deep Purple)
5. Roger Daltrey (The Who)
6. David Coverdale (Whitesnake)
7. Axl Rose (Guns N' Roses)
8. Bruce Dickinson (Iron Maiden)
9. Mick Jagger (The Rolling Stones)
10. Bon Scott (AC/DC)
11. David Bowie
12. Jon Bon Jovi (Bon Jovi)
13. Steven Tyler (Aerosmith)
14. Jon Anderson (Yes)
15. Bruce Springsteen
16. Joe Cocker
17. Ozzy Osbourne (Black Sabbath)
18. Bono (U2)
19. Peter Gabriel
20. James Hetfield (Metallica)

Curiosidades Gerais

CURIOSIDADES DO ROCK !!!



Arnold Schwarzenegger e Franco Columbu "emprestaram" os corpos nos quais são sobrepostas as cabeças dos integrantes do Grand Funk Railroad na capa do álbum "All The Girls In The World Beware".

Devido à capa ter sido censurada, pois mostrava duas mulheres "se pegando" num banheiro, a edição brasileira em LP do "Force It" do UFO saiu com a parte gráfica e ficha técnica - incluindo nome das músicas(?) do disco seguinte da banda, o "No Heavy Petting".

A intenção original de George Harrison era promover uma reunião dos Beatles no Concerto de Bangladesh, que só não se concretizou pois John, ao saber que George não queria Yoko Ono no palco, declinou do convite, e Paul recusou pois na época Harrison estava movendo um processo contra ele.

Quando nasceu, Jimi Hendrix foi chamado por sua mãe de Johnny Allen Hendrix; entretanto, após o pai de Jimi levá-lo consigo, decidiu registrar o garoto - isto já em setembro de 1946 - com o mesmo nome de um irmão, falecido na década de 20, chamado James Marshall Hendrix. Mas, ao contrário do que alguns pensam, a lendária fábrica de amplificadores Marshall não teve nenhuma inspiração em Jimi, pois já estão em atividades desde o ano de 1962.

O Made in Brazil é, sem dúvida, a banda que mais variou de formação até hoje, pois ao longo de seus mais de trinta anos de carreira, já passou por mais de 150 formações diferentes!

Uma das maiores lendas da história do Rock é a que diz que Jimi Hendrix teria se oferecido para integrar o Emerson, Lake & Palmer, e que o trio teria recusado o convite! Pura ficção: quem foi efetivamente convidado para integrar o que viria a se tornar o trio foi o baterista Mitch Mitchell, amigo de Keith Emerson (e neste caso, o trio acabaria se chamando Emerson, Lake & Mitchell!). Porém, logo depois decidiu-se que quem ficaria com as baquetas seria Carl Palmer. Na época, Keith Emerson era alcunhado pela imprensa britânica como o "Jimi Hendrix dos teclados", e Mitch acabou comentando com Hendrix sobre a possibilidade de uma "jam" com Keith, ao que o guitarrista concordou, e disse que quando possível, gostaria sim de dividir o palco com o tecladista, numa das costumeiras jam-sessions que fazia com inúmeros músicos, mas não mencionou nada sobre ingressar na banda!. Entretanto, com a morte de Hendrix em setembro de 1970, o encontro acabou não vingando.

O álbum que possui o título mais comprido - pelo menos na história do Rock - é o de estréia do Tyranossaurus Rex, banda de Marc Bolan que duraria até 1970, ano em que Bolan montaria o T.Rex, que ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma continuação do grupo anterior. O nome do disco é "My people were fair and had sky in their hair, but now they're content to wear stars on their brows".

John Paul Jones é creditado como o responsável pelo arranjo de cordas da canção "She's A Rainbow" do álbum "Their Satanic Majesties Request" dos Rolling Stones, editado em 1967; o mesmo disco possui outra canção com um arranjo de cordas semelhante, "2000 Light Years From Home", que provavelmente também foi de autoria do então futuro integrante do Led Zeppelin, mas nenhuma edição do álbum menciona crédito para John Paul Jones.


O Dire Straits se chamava originalmente Cafe Racers; entretanto, logo após sua segunda turnê, adotaram o nome com o qual passariam para a posteridade, inspirado num amigo da banda, que observou a precária situação dos rapazes (Dire Straits = finanças em ruínas).



O Hot Tuna se chamava originalmente Hot Shit, mas teve de mudar de nome para conseguir assinar contrato com a RCA, pois logicamente a gravadora não aprovou um nome tão singelo para uma banda...



"Swan Song", o símbolo que o Led Zeppelin adotou como logotipo de sua gravadora, foi inspirado num quadro pintado em 1851 por William Rimer intitulado "Evening Fall Of Day", que representa Apollo, o Deus grego do Sol. Há também uma canção instrumental inacabada com este título, que depois resultaria em "Midnight Moonlight", gravada pelo The Firm.

1972




Dois jovens se apaixonam e vivem a efervescência cultural do Rio de Janeiro em 1972 e também os problemas da ditadura. Com Louise Cardoso e Tony Tornado.



Ficha Técnica

Título Original: 1972
Gênero: Comédia Romântica
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2006
Site Oficial: www.filmes.net/1972
Estúdio: Grupo Novo de Cinema e TV / Luz & Imaginação / Miravista / Labocine do Brasil / Quanta
Distribuição: Buena Vista International
Direção: José Emílio Rondeau
Roteiro: José Emílio Rondeau e Ana Maria Bahiana
Produção: Tarcísio Vidigal, Ana Maria Bahiana e Lúcia Fares
Música: Renato Ladeira e Cláudio Araújo
Fotografia: Marcelo Durst
Desenho de Produção:
Direção de Arte: Cláudio Amaral Peixoto
Figurino: Karla Monteiro
Edição: João Paulo Carvalho


Elenco

Rafael Rocha (Snoopy)
Dandara Guerra (Júlia)
Bem Gil (Zé)
Fábio Azevedo (Ciro)
Débora Lamm (Monique)
Dudu Azevedo (Ricardinho Zepelim)
Lúcio Mauro Filho (Guti)
Louise Cardoso (D. Iracy)
Tony Tornado (Tião)
Pierre dos Santos (Piolho)
Cláudio Gabriel (Big Boy)


Sinopse

Embalados por um novo som que surgia no cenário nacional, o suburbano Snoopy (Rafael Rocha) e Júlia (Dandara Guerra), uma moderna garota de Ipanema, se apaixonam. Juntos eles enfrentam as dificuldades e vivem a efervescência cultural do Rio de Janeiro de 1972.


Curiosidades

- Estréia de José Emílio Rondeau como diretor e de Rafael Rocha no cinema.

- Exibido na mostra Première Brasil, no Festival do Rio 2006.

AC/DC




AC/DC é uma banda de hard rock formada em Sydney, Austrália em 1973 pelos irmãos Angus e Malcolm Young. A banda é considerada uma das pioneiras do hard rock e do heavy metal, juntamente com bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath ,Thin Lizzy, Judas Priest e Deep Purple.No entanto, os seus membros sempre classificaram a sua música de "rock 'n' roll".

AC/DC passou por várias mudanças de alinhamento antes de lançarem o seu primeiro álbum, High Voltage, em 1975. A composição manteve-se estável até o baixista Cliff Williams substituir Mark Evans em 1977. Em 1979, a banda gravou o seu bem-sucedido álbum Highway to Hell. O vocalista e co-compositor Bon Scott faleceu a 19 de Fevereiro de 1980, após consumir na noite anterior uma grande quantidade de álcool. O grupo considerou por algum tempo a separação, mas rapidamente o ex-vocalista dos Geordie Brian Johnson foi selecionado para o lugar de Scott. Mais tarde nesse ano, a banda lançou o seu álbum mais vendido, Back in Black.

O álbum seguinte da banda, For Those About to Rock (We Salute You), foi também bem sucedido e tornou-se o primeiro álbum de heavy metal a atingir o 1º lugar nos Estados Unidos. O AC/DC caiu em popularidade pouco após a saída do baterista Phil Rudd em 1983. As fracas vendas continuaram até ao lançamento de The Razor's Edge em 1990. Phil Rudd regressou em 1994 e contribuiu para o álbum de 1995 da banda, Ballbreaker. Stiff Upper Lip foi lançado em 2000, tendo sido bem recebido pela crítica. Planos para um novo álbum foram anunciados em 2004, sendo cumpridos em 2008, com o lançamento do álbum Black Ice

O AC/DC já vendeu cerca de 200 milhões de cópias em todo o mundo, incluindo 68 milhões somente nos Estados Unidos. Back in Black já vendeu aproximadamente 42 milhões de cópias a nível mundial, do quais 22 nos EUA, fazendo dele o 2º álbum mais vendido de todos os tempos nos EUA. Os AC/DC ficaram em quarto na lista da VH1 dos 100 Maiores Artistas de Hard Rock e foram considerados pela MTV a 7ª "Maior Banda de Heavy Metal de Todos os Tempos".



História

O AC/DC foi uma das bandas mais importantes para o rock and roll . Tudo começou em 1973, Sydney, na Austrália, quando os irmãos Angus Young e Malcolm Young resolveram formar uma banda; no início começaram a tocar com Dave Evans nos vocais, mas ele logo deixou o grupo e foi substituído por Bon Scott, motorista da banda na época. A formação veio a se completar em 1974, com Bon Scott (vocais), Mark Evans (baixo) e Phil Rudd (bateria). Uma das marcas mais conhecidas da banda é a performance do guitarrista solo Angus Young, que utiliza um uniforme escolar nos shows, e desloca-se pelo palco com um passo conhecido pelos fãs como "duck walk". Esta é uma alusão ao grande Chuck Berry, que tanto Angus Young como Malcolm Young tem como ídolo.

No ano 1975 lançaram T.N.T. e em 1976, Dirty Deeds Done Dirt Cheap. Esses dois álbuns conseguiram a atenção da mídia e conquistaram milhares de fãs. O AC/DC saiu em sua primeira turnê mundial (Reino Unido e Europa). Antes, porém, re-lançaram o álbum High Voltage, incluindo tanto as faixas do álbum australiano de 1975, como também as do álbum T.N.T..

Let There Be Rock saiu em 1977, e mudanças ocorreram no AC/DC: saiu o baixista Mark Evans e Cliff Williams entrou em seu lugar. No ano seguinte saíram dois novos álbuns: Powerage e o ao vivo If You Want Blood You've Got It dois grandes álbuns. Em 1979, é lançado Highway to Hell, o último com Bon Scott nos vocais. Foi graças a este álbum que a banda ganhou a falsa fama de satanista. Na verdade Highway to Hell é uma sátira a Stairway to Heaven do famoso Led Zeppelin. Também era como Angus se referia a turnê do ano anterior. O single Highway to Hell chegou ao top 20 no Reino Unido e ao top 10 nos Estados Unidos.


Em 19 de fevereiro de 1980, morre tragicamente o vocalista Bon Scott, afogado em seu próprio vômito depois de ingerir bebidas alcóolicas em excesso. A perda marcou profundamente a banda. Quando tudo parecia ser o fim, os pais de Bon Scott deram a maior força para AC/DC continuar, afinal eles eram uma banda jovem e tinham muito para oferecer. Então, Brian Johnson foi convidado por Malcolm e Angus Young que assistiram um show com o antigo vocalista Bon Scott e que Brian Johnson estava se apresentando com sua banda, Geordie. Brian Johnson chegou atrasado na audição onde foi escolhido como novo vocalista, mas quando começou a cantar, o sorriso renasceu nos rostos de Angus e Malcolm pela primeira vez desde a morte de Scott. No mesmo ano, o AC/DC voltou com tudo, lançando Back in Black, álbum que foi uma homenagem (até no nome) a Bon, vendendo mais de 20 milhões de cópias só nos E.U.A. na época de seu lançamento. Back in Black é hoje o segundo disco mais vendido da história (42 milhões de cópias), só perdendo para Thriller (54 milhões de cópias), de Michael Jackson.

Em 1981, foi lançado For Those About to Rock We Salute You. Em 1983 é gravado Flick of the Switch, onde a banda sofreu outra mudança: Phill Rudd deixou a banda por problemas de alcolismo e drogas e foi substituído por Simon Wright, um garoto de 20 anos. Com esta formação foram lançados mais três álbuns, Fly on the Wall de 1985, Who Made Who em 1986 e Blow Up Your Video em 1988. Em 1989 Simon deixou o AC/DC para tocar com Ronnie James Dio, sua saída foi amigável e em seu lugar entrou Chris Slade. Até o início dos anos 90, o AC/DC vendeu mais de 80 milhões de álbuns em todo o mundo!

No ano seguinte, a banda ganhou o Grammy de melhor álbum de Hard Rock com The Razor's Edge de 1990. Em 1992 foi lançado o álbum Live, gravado em agosto de 1991, no Castle Donnington. O álbum Ballbreaker de 1995 contou com a volta do baterista Phil Rudd. Em novembro de 1997 saiu um box com 5 CD's, intitulado Bonfire, um tributo a Bon Scott.

Finalmente, em 2000, a banda lança mais um álbum, "Stiff Upper Lip", cuja faixa-título chega ao primeiro lugar nas paradas das rádios americanas. O álbum torna-se sucesso absoluto de vendas, e consegue inclusive chegar ao topo do podium da Billboard.

Em 2004 o vocalista do grupo Brian Johnson assinou as canções de um musical sobre Helena de Tróia trazendo Dolores O'Riordan, do Cranberries no papel principal. O disco “Back in Black” relançado em 2003, conquistou o prêmio da Associação da Indústria Fonográfica nos Estados Unidos, depois de ter vendido mais de 20 milhões de cópias.

Em 2005 o grupo colocou nas lojas o DVD duplo “Family Jewels” e anunciou seu retorno aos estúdios em breve para as gravações da próxima bolacha da carreira.

Em 2007 é lançado outro DVD, Plug me In que já bateu diversos recordes de vendas desde seu lançamento.

Em 2008, após 8 anos de jejum, foi lançado no dia 20 de outubro o novo álbum intitulado Black Ice. Aclamado pela crítica como sendo o álbum mais consistente da banda desde o clássico Back in Black, o disco foi o responsável pelo retorno do AC/DC ao topo da Billboard, (o que havia acontecido apenas uma vez, em dezembro de 1982, com o álbum For Those About to Rock We Salute You, e converteu-se em um dos maiores sucessos comerciais do ano, tendo vendido cerca de 800 mil cópias em sua semana de estréia, só nos EUA, e 5,0 milhões em todo o mundo. Além dos EUA, Black Ice estreou no topo das paradas em outros 28 países, dentre os quais Reino Unido, Alemanha, Canadá, Argentina, Japão, Austrália, Bélgica, Finlândia e Itália. O sucesso de Black Ice fez alavancar as vendas de outros clássicos da banda, tanto que na semana seguinte a sua estréia, o TOP POP Catolog da Billboard, listou 5 clássicos do AC/DC em seu top 10: Back in Black, High Voltage, Highway to Hell, Dirty Deeds Done Dirty Cheap e Live, respectivamente primeiro, terceiro, quarto, quinto e sétimo colocados.

O AC/DC encontra-se atualmente em turnê mundial de grande sucesso, que deverá, inclusive, passar pelo Brasil no segundo semestre 2009.


Nome

É comumente dito que o nome significaria "Alternating Current/Direct Current" (ou, traduzindo para o português, Corrente Alternada/Corrente contínua). Tal nome teria sido achado na placa existente atrás de uma máquina de costura (que deveria ser provida de um motor universal) de Margaret Young, irmã de Angus e Malcolm, que dão suporte à teoria.

Algumas figuras religiosas, no entanto, postulam que o significado da sigla advém de "Anti-Christ/Devil's Children" ou Anti-Cristo/Filhos do Demônio, querendo taxar o grupo musical de ser ligado ao satanismo, uma vez que repudiavam o rock pesado e a atitude do grupo, que não estava de acordo com o conservadorismo religioso defendido por estes. A banda nega veementemente essa origem para o nome.


Atividades recentes

Em 2002 a revista Q nomeou o AC/DC como uma das "50 Bandas que Você Precisa Ver Antes de Morrer".

Em 2003 a RIAA atualizou o número de álbuns vendidos pela banda, aumentando o montante de 46,5 milhões para 68,3 milhões, fazendo do AC/DC o quinto grupo de rock que mais vendeu na história musical dos EUA, atrás somente dos Beatles, Led Zeppelin, Pink Floyd e The Eagles.

Em março de 2003 a banda foi incluída no Hall da Fama do Rock And Roll, se apresentando no Waldorf Astoria Hotel de Nova Iorque. Nesse mesmo ano, o clássico de 1980, Back In Black, é considerado o disco de rock mais vendido de todos os tempos com incríveis 43 milhões de cópias vendidas ao redor do planeta. Na classificação geral, Back In Black só foi superado pelo álbum Thriller de Michael Jackson que já vendeu algo em torno de 104 milhões de cópias.

No dia 1 de outubro de 2004 a rua Corporation Lane de Melbourne foi renomeada oficialmente para ACDC Lane em homenagem à banda (nomes de rua na cidade de Melbourne não podem conter o caractere "/") no local aonde foi gravado o clipe de 1975 "It's a Long Way To The Top".

No dia 11 de novembro de 2006 Angus Young, guitarrista do AC/DC, figurou em 33º lugar numa lista com 500 pessoas denominadas como as mais ricas dos Países Baixos (região comumente conhecida como Holanda). Embora Angus tenha nascido na Escócia, ele vive na localidade de Gelderland em Aalten.

Especula-se na gíria festiva que a escolha do nome ACDC podera também centrar-se na semelhança com a palavra ácido ('aci/dici'), droga também muito comum nos tempos áureos da banda.

Integrantes

Membros atuais

* Brian Johnson - vocal (desde 1980)
* Angus Young - guitarra solo (desde 1973)
* Malcolm Young - guitarra rítmica (desde 1973)
* Phil Rudd - bateria (1975-1983 e desde 1994)
* Cliff Williams - baixo (desde 1977)

Ex-membros

* Bon Scott - vocal (1974-1980) (falecido)
* Mark Evans - baixo (1975-1977)
* Simon Wright - bateria (1983-1989)
* Chris Slade - bateria (1989-1994)
* Dave Evans - vocal (1973-1974)
* Paul Matters - baixo (1975)
* Larry Van Kriedt - baixo (1973-1974 e 1975)
* George Young - baixo (1974-1975)
* Tony Currenti - bateria (1974-1975)
* Peter Clack - bateria (1974-1975)
* Rob Bailey - baixo (1974-1975)
* Noel Taylor - bateria (1974)
* Neil Smith - baixo (1974)
* Colin Burgess - bateria (1973-1974)

Outros

* Dennis Laughlin (vocais) 1973-1975 (?), era manager da banda, substituía Dave Evans ocasionalmente.
* B. J. Wilson (bateria) 1983, ex-baterista da banda Procol Harum, foi trazido para terminar o trabalho de Phil Rudd que tinha deixado a banda durante as gravações do álbum Flick of the Switch, mas seu trabalho não foi usado.
* Stevie Young (guitarra base) 1988, tocou na tourneé Blow Up Your Video substituindo seu tio Malcolm Young que estava se tratando por alcoolismo naquele período.
* Paul Greg (baixo) 1991, substituiu o baixista Cliff Williams durante um breve período durante a fase americana da tourneé daquele ano.

Discografia

Álbuns de estúdio

* 1975 - High Voltage (versão australiana)
* 1975 - T.N.T. (versão australiana)
* 1976 - High Voltage (versão internacional)
* 1976 - Dirty Deeds Done Dirt Cheap (versão australiana)
* 1976 - Dirty Deeds Done Dirt Cheap (versão internacional)
* 1977 - Let There Be Rock (versão australiana)
* 1977 - Let There Be Rock (versão internacional)
* 1978 - Powerage
* 1979 - Highway to Hell
* 1980 - Back In Black
* 1981 - For Those About to Rock We Salute You
* 1983 - Flick of the Switch
* 1984 - '74 Jailbreak
* 1985 - Fly on the Wall
* 1986 - Who Made Who (trilha sonora do filme Maximum Overdrive de Stephen King)
* 1988 - Blow Up Your Video
* 1990 - The Razors Edge
* 1995 - Ballbreaker
* 1997 - Volts
* 2000 - Stiff Upper Lip
* 2008 - Black Ice

Ao vivo

* 1978 - If You Want Blood You've Got It
* 1992 - Live
* 1992 - Live: 2 CD Collector's Edition
* 1997 - Live from the Atlantic Studios
* 1997 - Let There Be Rock: The Movie

Box sets

* 1981 - AC/DC Volume 1
* 1987 - AC/DC Volume 2
* 1995 - Boom Box
* 1997 - Bonfire
* 2000 - AC/DC Box Set - In The 20th Century
* 2002 - 17 Album Box Set
* 2007 - Sight & Sound

Videografia

* 1980 - AC/DC: Let There Be Rock
* 1985 - Fly on the Wall
* 1986 - Who Made Who
* 1989 - AC/DC
* 1991 - Clipped
* 1993 - For Those About to Rock
* 1996 - No Bull Gold
* 2000 - Stiff Upper Lip Live
* 2003 - Live at Donington
* 2003 - Live '77
* 2004 - Toronto Rocks
* 2005 - Family Jewels
* 2007 - Plug Me In
* 2008 - No Bull: Director's Cut

Hoje na historia do Rock brasileiro - 25/01

25 de janeiro


ATENÇÃO - 1989: Cazuza fez o último show da carreira no Recife (PE). Era a turnê do disco Ideologia. Nesse show Cazuza se desentendeu com a platéia, recusando-se a tocar músicas pedidas por ela e a xingou.

- 1997: Foi anunciada a saída do vocalista, guitarrista e fundador do Sepultura, Max Cavalera. O motivo foi a insatisfação da banda com a empresária Glória Cavalera (esposa de Max).

- 2001: Canisso, baixista do Raimundos, sofreu um acidente enquanto brincava com a moto de Digão, deixando-a cair em sua perna. Em consequência, ele teve que operar o joelho, obtendo alta hospitalar em 02 de fevereiro de 2001. Esse fato ocorreu durante a turnê do disco Ao Vivo e o técnico de som Guiminha o substituiu.


fonte:http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/