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16 de janeiro de 2009
Discos Marcantes de David Bowie VI
Apesar de gravado quase totalmente em França, "Low" é frequentemente referido (até pelo próprio Bowie) como o primeiro da 'trilogia de Berlim' - que inclui ainda "Heroes" e "Lodger" e é marcado pela colaboração com Brian Eno.
Tendo sido infuenciado pela nova música alemã de então (Kraftwerk é uma referência evidente), "Low" não deixa de ser um álbum profundamente inovador - repare-se, por exemplo, na lista de instrumentos usados, alguns dos quais ainda hoje permanece a dúvida do que sejam - e que influenciou até o próprio estilo musical em que se inspirava, para além de ter aberto o caminho para géneros como a New Wave ou a música industrial.
Nota final: na altura da edição de "Low", Bowie tentava manter-se discreto, depois de uma fase de grande exposição que o levara à dependência de drogas duras. É por isso que surge de perfil na capa do disco... percebem? Low profile... O homem é um génio, sim, mas claramente não para trocadilhos.
FICHA TÉCNICA
Data de lançamento
Janeiro de 1977, pela RCA.
(Reedição pela RykoDisc em 1991)
(Reedição pela EMI em 1999)
Local de gravação
Château d'Hérouville, Pontoise, França.
Hansa Studio by the Wall, Berlim, RFA.
Faixas
01. Speed Of Life (Bowie) - 2:45
02. Breaking Glass (Bowie, Davis, Murray) - 1:42
03. What In The World (Bowie) - 2:20
04. Sound And Vision (Bowie) - 3:00
05. Always Crashing In The Same Car (Bowie) - 3:26
06. Be My Wife (Bowie) - 2:55
07. A New Career In A New Town (Bowie) - 2:50
08. Warszawa (Bowie, Eno) - 6:17
09. Art Decade (Bowie) - 3:43
10. Weeping Wall (Bowie) - 3:25
11. Subterraneans (Bowie) - 5:37
faixas extra da reedição de 1991:
12. Some Are (Bowie, Eno) - 3:24)
13. All Saints (Bowie, Eno) - 3:35)
14. Sound And Vision [remix] (Bowie) - 4:43
Produtores
David Bowie e Tony Visconti.
Músicos
David Bowie (voz e coros; saxofone; guitarra; piano; baixo; harmónica; vibrafone; xilofone; harpa; Chamberlain; sopros, cordas e percussão sintetizados)
Carlos Alomar (guitarra; guitarra rítmica)
Ricky Gardener (guitarra e guitarra rítmica)
George Murray (baixo)
Brian Eno (coros; piano; Minimoog; report arp; Chamberlain; tratamentos para guitarra; E.M.I; sintetizador E.M.I.; rimmer E.M.I.)
Roy Young (piano; órgão)
Dennis Davis (percussão)
Iggy Pop (coros em “What In The World”)
Mary Visconti (voz em “Sound And Vision”)
Eduard Meyer (violoncelo em “Art Decade”)
Peter and Paul (piano e harpa em “Subterraneans”)
Posições nas tabelas de vendas
Reino Unido: 2
Estados Unidos: 11
Discos Marcantes de David Bowie V
"Station To Station" foi ainda o álbum que deu a conhecer mais uma persona de Bowie, o Thin White Duke, conforme anunciado nas primeiras palavras da canção de abertura e que dava o título ao disco: The return of the Thin White Duke / Throwing darts in lovers' eyes. Embora, em termos de guarda-roupa, bem menos exuberante do que as anteriores personagens 'bowieanas' (simples peças pretas e brancas, longe da exuberância colorida de um Ziggy Stardust), o Duke era muito mais perturbador, com a sua presença glaciar e o seu fascínio pelo oculto. Com o desenvolvimento da personagem, porém, chegou a perceber-se que Bowie estava apenas a tentar voltar a ser o que já não era há algum tempo: europeu.
Uma curiosidade: o lançamento de "Station To Station" foi adiado por David Bowie estar descontente com o uso de cor na capa, tendo ordenado que esta fosse a preto e branco para reflectir o visual que estava a preparar para a digressão de suporte ao álbum. Mas quando reeditado, em 1991, "Station To Station" surgiu nas lojas com a capa original...
FICHA TÉCNICA
Data de lançamento
Janeiro de 1976, pela RCA.
(Reedição pela RykoDisc em 1991)
Local de gravação
Cherokee Studio, Los Angeles, EUA.
Faixas
01. Station To Station (Bowie) - 10:08
02. Golden Years (Bowie) - 4:03
03. Word On A Wing (Bowie) - 6:00
04. TVC15 (Bowie) - 5:29
05. Stay (Bowie) - 6:08
06. Wild Is The Wind (Dimitri Tiompkin, Ned Washington) - 5:58
faixas extra da reedição de 1991:
07. Word On A Wing [live] (Bowie) - 6:10
08. Stay [live] (Bowie) - 7:24
Produtores
David Bowie e Harry Maslin.
Músicos
David Bowie (voz)
Carlos Alomar (guitarra)
Roy Bittan (piano)
Dennis Davis (bateria)
George Murray (baixo)
Warren Peace (voz)
Earl Slick (guitarra)
Posições nas tabelas de vendas
Reino Unido: 5
Estados Unidos: 3
Discos Marcantes de David Bowie IV
Álbum lançado em 1975. Com uma súbita mudança de direção, Bowie deixou de lado o glam rock e explorou o Philadelphia Soul, com o apoio de um jovem Luther Vandross. Com Young Americans, emplacou o seu primeiro hit-one, Fame, co-escrita por John Lennon.
Tracklist:
1. Young Americans
2. Win
3. Fascination
4. Right
5. Somebody Up Theres Like Me
6. Across The Universe
7. Can You Hear Me?
8. Fame
Discos Marcantes de David Bowie III
Controverso álbum de David Bowie, lançado em 1973, após seu enorme sucesso com a obra-prima The Rise and Fall of Ziggy Stardust and his Spiders from Mars. Alguns dizem que o álbum é horrível comparado ao seu antecessor, outros falam que é um álbum essencial na coleção de qualquer fã. Para mim, é um excelente álbum que contém vários hits de Bowie, e mostra ele numa de suas melhores fases.
Tracklist:
1. Watch That Man
2. Aladdin Sane
3. Drive-in Saturday
4. Panic in Detroit
5. Cracked Actor
6. Time
7. The Prettiest Star
8. Let's Spend The Night Together
9. The Jean Genie
10. Lady Grinning Soul
Discos Marcantes de David Bowie II
Com menos de 40 minutos, este era um disco de 11 grandes canções, de ainda mais influências musicais (Lou Reed e os Velvet Undergound, The Who, Iggy Pop e The Stooges, Marc Bolan e os T.Rex) e não só (Warhol, T. S. Eliot, Kubrick, Fritz Lang, o teatro kabuki), e sobretudo de estabelecimento de caminhos de futuro, para Bowie e muitos outros. Por exemplo, existiria punk sem "Hang On To Yourself"? Já para não falar de todo o movimento glam rock que se seguiu, mas esse é um campo já tão explorado que não deixa de ser uma medíocre simplificação que se continue a colar este álbum ao rótulo de 'pai' daquele estilo.
Exemplo máximo da espécie de toque de Midas de Bowie na altura - gravou "The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars" apenas algumas semanas depois de "Hunky Dory" -, é que a obra editada é, em grande parte, resultado de primeiros takes, sendo ainda notória uma espantosa cumplicidade dos Spiders From Mars.
É possível que este não seja o melhor disco de toda a carreira de David Bowie, mas é, indiscutivelmente, aquele que maior impacte - musical, cultural e social - causou na sua época. Existe, claramente, na história da música e do mundo, um antes e um depois de Ziggy.
FICHA TÉCNICA
Data de lançamento
Junho de 1972, pela RCA.
(Reedição pela RykoDisc em 1990)
(Reedição pela EMI em 2002)
Local de gravação
Trident Studios, Londres, Reino Unido.
Faixas
01. Five Years (Bowie) - 4:42
02. Soul Love (Bowie) - 3:33
03. Moonage Daydream (Bowie) - 4:37
04. Starman (Bowie) - 4:16
05. It Ain't Easy (Ron Davies) - 2:57
06. Lady Stardust (Bowie) - 3:21
07. Star (Bowie) - 2:47
08. Hang On To Yourself (Bowie) - 2:38
09. Ziggy Stardust (Bowie) - 3:13
10. Suffragette City (Bowie) - 3:25
11. Rock 'N' Roll Suicide (Bowie) - 2:57
faixas extra da reedição de 1990:
12. John, I'm Only Dancing [previously unreleased mix] (Bowie) - 2:43
13. Velvet Goldmine (Bowie) - 3:09
14. Sweet Head (Bowie) - 4:14
15. Ziggy Stardust [demo] (Bowie) - 2:35
16. Lady Stardust [demo] (Bowie) - 3:21
faixas extra da reedição de 2002:
01. Moonage Daydream [Arnold Corns version] (Bowie) - 3:49
02. Hang On To Yourself [Arnold Corns version] (Bowie) - 2:50
03. Lady Stardust [demo] (Bowie) - 3:21
04. Ziggy Stardust [demo] (Bowie) - 3:33
05. John, I'm Only Dancing (Bowie) - 2:44
06. Velvet Goldmine (Bowie) - 3:09
07. Holy Holy [1972 rerecording] (Bowie) - 2:21
08. Amsterdam (Jacques Brel, Mort Shuman) - 3:20
09. The Supermen [1971 rerecording] (Bowie) - 2:39
10. Round And Round (Chuck Berry) - 2:39
11. Sweet Head [take 4] (Bowie) - 3:48
15. Moonage Daydream [new mix] (Bowie) - 4:42
Produtores
David Bowie e Ken Scott.
Músicos
David Bowie (voz; guitarra; saxofone)
Mick Ronson (guitarra; piano; mellotron)
Trevor Bolder (baixo)
Mick Woodmansey (bateria)
Dana Gillespie (coros em "It Ain't Easy")
Posições nas tabelas de vendas
Reino Unido: 5
Estados Unidos: 75
Discos Marcantes de David Bowie
Muitas destas canções são hoje das mais citadas no contexto da fórmula «o autor de...», mas o que mais impressiona num disco também ele considerado um dos melhores de todos os tempos, é a sua coesão e a inexistência de um único momento menor. Como o próprio David Bowie reconheceu, «Tinha começado a sentir-me confortável como compositor. Sentia mesmo que sabia como escrever canções nessa altura».
Apesar disso, só após o fenómeno Ziggy é que "Hunky Dory" - que reuniu pela primeira vez os Spiders From Mars, embora ainda não nesse papel - se tornou no clássico que merecia ser.
FICHA TÉCNICA
Data de lançamento
Novembro de 1971, pela RCA.
(Reedição pela RykoDisc em 1990)
Local de gravação
Trident Studios, Londres, Reino Unido.
Faixas
01. Changes (Bowie) – 3:33
02. Oh! You Pretty Things (Bowie) – 3:12
03. Eight Line Poem (Bowie) – 2:53
04. Life On Mars? (Bowie) – 3:48
05. Kooks (Bowie) – 2:49
06. Quicksand (Bowie) – 5:03
07. Fill Your Heart (Paul Williams, Biff Rose) – 3:07
08. Andy Warhol (Bowie) – 3:53
09. Song For Bob Dylan (Bowie) – 4:12
10. Queen Bitch (Bowie) – 3:13
11. The Bewlay Brothers (Bowie) – 5:21
faixas extra da reedição de 1990:
12. Bombers (Bowie) - 2:38
13. The Supermen [alternate version] (Bowie) - 2:41
14. Quicksand [demo version] (Bowie) - 4:43
15. The Bewlay Brothers [alternate mix] (Bowie) - 5:19
Produtor
Ken Scott.
Músicos
David Bowie (voz; guitarra; saxofone; piano)
Mick Ronson (guitarra)
Rick Wakeman (piano)
Trevor Bolder (baixo; trompete)
Mick Woodmansey (bateria)
Posições nas tabelas de vendas
Reino Unido: 3
Estados Unidos: 93
Hoje na historia do Rock brasileiro - 16/01
16 de janeiro
- 1966: Erasmo Carlos atropelou Célio Talzo na Rua da Consolação (SP). Após o acidente houve briga entre Erasmo e a vítima, foram todos à delegacia. O atropelamento não foi provado e a polícia deu o caso por encerrado.
- 1988: A banda paulistana Zero abriu o show da cantora Tina Turner no Maracanã (RJ).
fonte:http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/
- 1966: Erasmo Carlos atropelou Célio Talzo na Rua da Consolação (SP). Após o acidente houve briga entre Erasmo e a vítima, foram todos à delegacia. O atropelamento não foi provado e a polícia deu o caso por encerrado.
- 1988: A banda paulistana Zero abriu o show da cantora Tina Turner no Maracanã (RJ).
fonte:http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/