12 de janeiro de 2009

Temporada na Estrada: História de uma Banda de Rock - Livro



Yves Passarell

Nem todas as viagens sao iguais. Tratando-se de uma banda de rock(Viper), entao, as coisas sao bem diferentes. Historias reais e divertidas, de como e estar dentro de uma verdadeira turne. Baladas e roubadas que geralmente ninguem conta.

Editora: Gryphus
ISBN: 8585469625
Ano: 1999
Edição: 1
Número de páginas: 262
Acabamento: Brochura
Formato: Grande

2008 "o ano que o punk não morreu" - por Kid Vinil

Kid Vinil

Blog de Kid Vinil, para quem não sabe cantor do Magazine, famoso pelos hits "Tic Tic Nervoso", "Comeu", "Sou Boy", "Glub Glub No Clube", ex-Verminose, ex-Heróis do Brasil, atual Kid Vinil Xperience; DJ, radialista, e um dos maiores divulgadores do rock 'n'roll no Brasil.

2008 "o ano que o punk não morreu"

Quem disse que o punk rock morreu está muito enganado, pois como estilo musical e influencia nessa nova geração ele está mais vivo do que nunca. Além do mais muitas das bandas clássicas daquele periodo de 77 a 80 continuam ativas e se apresentando ao vivo. Recentemente o Damned se apresentou em Londres junto com UK Subs, 999, Penetration e The Yobs, dentre outros num grande show no The Forum.
Em 2008 descobri uma nova geração influenciada por esse punk de 77 e não me decepcionei, resolvi fazer abaixo um top 10 dos melhores álbuns de bandas influenciadas pelo punk.

01 - JAY REATARD - "Matador Singles ´08" "Singles 06-07"

O primeiro dessa lista é o americano Jay Reatard, esse cara é de Memphis no Tennessee e está na ativa desde 1998, quando tinha sua banda Reatards, com quem lançou 4 álbuns. Em 2006 Jay Reatard resolveu partir pra carreira solo, montou seu trio e lançou o álbum "Blood Visions". Em 2008 assinou com o selo Matador e lançou essa coletanea de singles de 7 polegadas que foram editados em 06 disputadissimos singles de vinil, a partir de abril.

O último dessa série de seis singles foi lançado com tres capas diferentes, cada um com a foto de um integrante de seu trio. Essas edições limitadas chegaram a valer quase cem dólares nos leilões do ebay.

Ainda em junho de 2008 seu selo anterior In The Red Records lançou a coletanea "Singles 06-07", outra coletanea de compactos lançados nesse periodo. A primeira vez que ouvi Jay Reatard foi uma faixa deessa coletanea chamada "All Over Again" e me lembrou muito aquela banda punk britanica de 77 chamada The Adverts. Dentre outras influencias em seu trabalho estão Gary Numan,Wipers, Wire e sem dúvida Ramones.
http://www.myspace.com/jayreatard

02 - THE CUTE LEPERS - "Can´t Stand Modern Music"

Minha segunda escolha como melhor disco nessa tendencia digamos "influenciada pelo punk", pois não quero chamar isso de punk pop ou de terceira,quarta ou quinta geração do punk, não tem nada a ver, são apenas bandas que apreciam as coisas boas do punk rock. Esse é o caso do Cute Leppers, um grupo de Seattle, que não teve a mesma sorte do Fleet Foxes, mas fizeram também um dos melhores discos de 2008. Liderados pelo guitarrista e vocalista Steve E.Nixx ( é apenas uma brincadeira com a famosa cantora), a banda faz um som que me fez lembrar bastante Johnny Thunders & The Heartbreakers. Dá uma espiada no myspace deles e veja a lista das influencias.
http://www.myspace.com/thecutelepers


03 - LOVVERS - "Think"

Minha terceira escolha é uma banda britanica chamada simplesmente Lovvers, que lançaram em 2008 um ep chamado "Think" com 07 músicas barulhentas como Germs e Buzzcocks.

04 - FUCKED UP - "The Chemistry of Common Life"

O quarto melhor disco dessa lista ficou para os canadenses do Fucked Up. No inicio desse ano fiquei intrigado quando eles lançaram o single "Year Of The Pig" um épico do hardcore com mais de 10 minutos, intercalando sons progressivos de flautas e teclados com guitarras hardcore barulhentas. Contratados pela Matador em 2008 eles lançaram seu terceiro álbum "The Chemistry Of Common Life", que causou em mim o mesmo impacto quando eu ouvi "Zen Arcade" do Husker Du em 84 ou "Sonic Reducer" dos Dead Boys em 77. Esse disco eu considero um passo à frente no hardcore, tão bom quanto ouvir "Damaged" do Black Flag de 1981.


05 - THE KING BLUES - "Save The World Get The Girl"

A quinta grande surpresa de 2008 pra mim foi a banda britanica The King Blues. A primeira vez que ouvi falar deles foi no programa do Zane Lowe da BBC1, confesso que a principio quando vi no set list do programa achei estranho o nome The King Blues. Jamais imaginaria que fosse uma banda influenciada pelo punk do Clash, pelo ska do Specials e por muito reggae. Imediatamente fui em busca dos dois álbuns do trio "Under the Fog" de 2007 e esse mais recente "Save The World, Get The Girl".Uma das músicas mais grudentas desse disco é "My Boulder", pena que não foi o hit que a banda esperava, mas com certeza eles mereciam fazer sucesso, confira!
http://www.myspace.com/thekingblues

06 - THEE VICARS - "Back On The Streets"

Além da influencia punk minha sexta escolha o Thee Vicars também bebe na fonte garage sixties e Billy Childish deve ser um ídolo dos garotos, pois o som deles também tem algo de Milkshakes e Headcoats. Esse disco de estréia do Thee Vicars tem 16 músicas, todas eles com menos de dois minutos.

O selo onde gravam o Thee Vicars é o Dirty Water Records, uma gravadora inglesa especializada em bandas mais garageiras.
http://www.myspace.com/theevicarsuk

07 - TITUS ANDRONICUS - "The Airing of Grievances"

THE GASLIGHT ANTHEM - "The ´59 Sound"
Uma outra descoberta dessa nova geração americana foi o Titus Andronicus, que ocupa minha sétima posição. Assim como o Gaslight Anthem, eles vem de New Jersey, mas não são influenciados pelo "boss" Bruce Springsteen. Dividem suas influencias com o hardcore do Minor Threat, mas também gostam de Jonathan Richman e seu Modern Lovers, e até mesmo Neutral Milk Hotel e seus conterraneos Yo La Tengo. Diante de tantas referencias o que se pode notar ao ouvir o cd de estréia da banda é que esses caras ainda vão dar o que falar em 2009, pois esse cd "The Airing of Grievances" será relançado em 2009 agora por uma gravadora maior a XL Recordings.
http://www.myspace.com/titusandronicus
quem quiser o Gaslight Anthem tem no "rock for masses"
http://rockformasses.blogspot.com/

08 - NO AGE "Nouns"

Na oitava colocação ficou a dupla de Los Angeles "No Age" com o álbum "Nouns". Esse é o segundo disco do No Age e apareceu na maioria das listas dos melhores de 2008.É impressionante como o duo sabe trabalhar as influencias punks de um Ramones ou Stiff Little Fingers com o experimentalismo psicodélico de um Psychic TV.
http://www.myspace.com/nonoage

09 - WAVVES - "Wavves"

TIMES NEW VIKING - "Stay Awake EP"
É também dessa nova geração californiana minha nona escolha, o Wavves, uma criação do músico de San Diego, Nathan Willians, que faz um estilo "lo-fi beach punk". Antes desse cd de estréia Nathan Willians lançou alguns singles e uma fita cassete por volta de agosto desse ano e agora tudo se concretiza no formato CD e LP. Mais uma grande surpresa como quando descobri no inicio do ano o Times New Viking, que deveria constar dessa lista, mas como eram só dez nomes, injustamente fui esquecer deles, mas considerem um empate tecnico com o Wavves.
http://www.myspace.com/wavves
se quiser ouvir a fita cassete mais "lo-fi noise" de 2008 gravada no quarto de Nathan de um pulo no bolachas grátis, links abaixo. É como se Brian Wilson tivesse toomado todo ácido do mundo (uma quase verdade) e passasse a curtir Crass, Sex Piltols, Wire e Ramones.Aproveite e ouça o EP "Stay Awake" do Times New Viking
http://bolachasgratis.baywords.com/?p=2139
http://bolachasgratis.baywords.com/?p=1858

10 - THE REVELLIONS - "The Revellions"

E encerrando em décimo lugar os irlandeses de Dublin, The Revellions, nesse caso muito mais uma garage sixties band no genero Music Machine. Uma agradável descoberta que eu fiz através de uma indicação do site da loja Piccadilly Records.
http://www.myspace.com/therevellions



Esta lista foi feita pelo Kid Vinil e divulgada em seu Blog, eu digo aqui que ainda nao ouvi nem estes dez discos que ele citou, mas pelos poucos que ouvi(quatro ate agora) ele realmente tem razao, tanto nas influencias de cada disco, como na qualidade, aos que gostarem do estilo, ou apenas quiserem estar antenados em musica, recomendo que pelo menos tente ouvir um ou dois discos desta lista...Apure seus ouvidos, e escute os conselhos de um dos maiores rockeiros brasileiros, e logico, a humilde dica deste blog.

Busca Alucinada



Uma jovem surda parte em busca de seu irmão hippie. No caminho ela se envolve com o líder de uma pequena banda de rock. Com Dean Stockwell, Susan Strasberg, Jack Nicholson e Bruce Dern.



Ficha Técnica

Título Original: Psych-Out
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 82 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1968
Estúdio: Dick Clark Productions
Distribuição: American International Pictures
Direção: Richard Rush
Roteiro: Betty Tusher, baseado em estória de E. Hunter Willett e Betty Tusher
Produção: Dick Clark e Norman T. Herman
Música: Ronald Stein
Fotografia: László Kovács
Desenho de Produção: James Cotton
Direção de Arte: Leon Ericksen
Figurino: Sara Anderson
Edição: Renn Reynolds


Elenco

Susan Strasberg (Jeny Davis)
Dean Stockwell (Dave)
Jack Nicholson (Stoney)
Bruce Dern (Steve Davis)
Adam Roarke (Ben)
Max Julien (Elwood)
Henry Jaglom (Warren)
Linda Gaye Scott (Lynn)
I.J. Jefferson (Pandora)
Tommy Flanders (Wesley)
Garry Marshall (Plainclotesman)
Ken Scott (Pregador)



Sinopse

Uma jovem surda, Jennie Davis (Susan Strasberg), viaja até São Francisco para tentar achar seu irmão hippie, Steve (Bruce Dern). Ela acaba conhecendo Stoney (Jack Nicholson), o líder de uma pequena banda de rock, que a ajuda a encontrar Steve. Jennie acaba se envolvendo com Stoney, mas o mundo dos amigos dele é algo diferente de qualquer coisa que ela tivesse vivenciado.





Curiosidades

- Jack Nicholson escreveu o roteiro original de Busca Alucinada e o apresentou ao diretor Richard Rush. Rush considerou-o experimental demais para o cinema de grande público, então o adaptou para ser um filme voltado aos jovens e que tratasse da questão hippie. O roteiro passou então pelas mãos de outros roteiristas, com Nicholson não recebendo crédito em sua versão final.

- As filmagens ocorreram em apenas 24 dias, entre os meses de outubro e novembro de 1967.

- Existe uma versão lançada em VHS nos Estados Unidos que contém 101 minutos.

- O orçamento de Busca Alucinada foi de apenas US$ 300 mil.

Hoje na historia do Rock no Mundo - 12/01

Segundo álbum dos Doors vira ouro

[12/01/1968] Há 41 anos

O segundo álbum dos Doors, "Strange Days", ganha o status de disco de ouro. Na época, as músicas mais executadas foram "People Are Strange", "Love Me Two Times" e a quilométrica "When The Music's Over".


EMI encerra contrato com o Sex Pistols

[12/01/1977] Há 32 anos

A EMI encerra um contrato com os Sex Pistols três meses depois de ter assinado com a banda e mesmo sem ela ter lançando um único single. Nenhuma razão foi dada, mas o memorando oficial da gravadora faz alusões a um comportamento agressivo por parte da banda.


Cream se reúne após 25 anos

[12/01/1993] Há 16 anos

Os integrantes originais do Cream, Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker, colocam as diferenças de lado e voltam a se reunir quase 25 anos depois. Eles participaram da oitava cerimônia anual do Rock And Roll Hall of Fame (que, naquele ano, prestigiava o ZZ Top), no hotel Cantury Plaza, em Los Angeles, na Califórnia, e tocaram três músicas: "Sunshine of Your Love", "Born Under a Bad Sign" e "Crossroads".


Nasce o terceiro filho de Mick Jagger e Jerry Hall

[12/01/1992] Há 17 anos

O terceiro filho do vocalista dos Rolling Stones e da modelo Jerry Hall nasce em Londres. A garotinha foi batizada de Georgia May Ayeesha.


Clássicos na Livraria do Congresso dos EUA

[12/01/1981] Há 28 anos

A Associação Norte-Americana da Indústria Fonográfica, RIAA, doa três álbuns clássicos para a Livraria do Congresso (a livraria nacional dos Estados Unidos). São eles: "Blonde On Blonde", de Bob Dylan, "Alive!", do Kiss, e "Never Mind The Bullocks... Here's The Sex Pistols", da banda inglesa liderada por Johnny Rotten.

Sucessos do Muse

Starlight





Knights of Cydonia





Assassin





Invincible





Soldier's Poem





Supermassive Black Hole





Sunburn





Muscle Museum





Uno





Unintended





ShowBiz





Hyper Music





Bliss





new born





Plug In Baby






Apocalypse Please





Time Is Running Out





Sing for Absolution





Stockholm Syndrome





Hysteria

Hoje na historia do Rock brasileiro - 12/01

12 de janeiro


- 1963: Nasceu, em São Paulo, José Fernando Gomes dos Reis, o Nando Reis ex-baixista e vocalista do Titãs. Nando também participou das bandas Sossega Leão e Camarões. Em 1995 ele deu início a sua carreira solo lançando o disco 12 de janeiro e, em 2000, lançou o segundo Para Quando o Arco Íris Achar o Pote de Ouro. Em 2002, ainda como integrante do Titãs, lançou seu terceiro disco solo Infernal… But There is Still a Full Moon Shining Over Jalalabad. Nando também já produziu discos de Jorge Ben Jor, Cássia Eller, Maskavo Roots e Vange Leonel (sua prima). Em setembro de 2002 Nando anunciou sua saída da banda, a qual ficou mais de vinte anos e gravou 13 discos.

- 2001: Começou a terceira edição do Rock in Rio e durou até 21 de janeiro. Entre os representantes do rock/pop brasileiro que tocaram no palco principal estavam Barão Vermelho, Cássia Eller, Fernanda Abreu, Ira!, Kid Abelha, Capital Inicial, Pato Fu, Sepultura e Ultraje à Rigor. Entre as atrações internacionais Foo Fighters, REM, Guns’n’Roses, Deftones e Iron Maiden.

- 2003: Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr., fora acusado por um rapaz de 17 anos de agressão por ter lhe dado um tapa no rosto num hipermercado em Santos. Segundo a vítima, a agressão ocorreu após Chorão ter ouvido que ele não gostava de Charlie Brown Jr. Chorão rima com confusão...


fonte:http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/