9 de janeiro de 2009

Amor, Sublime Amor



Uma paixão acirra a disputa entre duas gangues pela área em que vivem. Vencedor de 10 Oscars.



Ficha Técnica

Título Original: West Side Story
Gênero: Musical
Tempo de Duração: 155 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1961
Estúdio: Seven Arts Productions / Beta Productions / Mirisch Films
Distribuição: United Artists
Direção: Jerome Robbins e Robert Wise
Roteiro: Ernest Lehman, baseado em musical de Arthur Laurents
Produção: Robert Wise
Música: Leonard Bernstein e Saul Chaplin
Fotografia: Daniel L. Fapp
Desenho de Produção: Boris Leven
Figurino: Irene Sharaff
Edição: Thomas Stanford
Efeitos Especiais: Film Effects of Hollywood



Elenco

Natalie Wood (Maria)
Richard Beymer (Tony)
Russ Tamblyn (Riff)
Rita Moreno (Anita)
George Chakiris (Bernardo)
Simon Oakland (Tenente Schrank)
Ned Glass (Médico)
William Bramley (Oficial Krupke)
Tucker Smith (Ice)
Tony Mordente (Action)
David Winters (A-Rab)
Eliot Feld (Baby John)
Carole D'Andrea (Velma)
Jay Norman (Pepe)
Tommy Abbott (Gee-Tar)



Sinopse

No lado oeste de Nova York, à sombra dos arranha-céus, ficam os guetos de imigrantes e classes menos favorecidas. Duas gangues, os Sharks, de porto-riquenhos, e os Jets, de brancos de origem anglo-saxônica, disputam a área, seguindo um código próprio de guerra e honra. Tony (Richard Beymer), antigo líder dos Jets, se apaixona por Maria (Natalie Wood), irmã do líder dos Sharks, e tem seu amor correspondido. A paixão dos dois fere princípios em ambos os lados, acirrando ainda mais a disputa.



Premiações

- Ganhou 10 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (George Chakiris), Melhor Atriz Coadjuvante (Rita Moreno), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia - Colorida, Melhor Figurino - Colorido, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora. Foi ainda indicado na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.

- Ganhou 3 Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator Coadjuvante (George Chakiris) e Melhor Atriz Coadjuvante (Rita Moreno).

- Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Filme.

- Ganhou o Grammy de Melhor Trilha Sonora - Cinema/TV.


Curiosidades

- O acerto original dos produtores com os diretores Jerome Robbins e Robert Wise era que Robbins fosse o responsável por rodar as cenas com canções e dança e Wise rodasse todas as demais cenas do filme.

- Jerome Robbins tinha a tendência de rodar as cenas diversas vezes, em busca da tomada perfeita. O preciosismo do diretor fez com que o orçamento do filme e a agenda de filmagens fossem ultrapassados. Quando o filme já estava com 60% de suas cenas já rodadas os produtores decidiram por demitir Robbins e passar para Robert Wise a responsabilidade de concluir o restante do filme.

- Os direitos de adaptação da peça teatral para o cinema custaram US$ 375 mil aos produtores.

- A maior parte do elenco da peça teatral da Broadway foi recusado pelos produtores por serem considerados velhos demais para um filme cujos protagonistas eram adolescentes. Como era costume em Hollywood a dublagem de atores quando estes cantavam em cena, vários atores que não sabiam cantar foram testados para os principais personagens do filme.

- Suzanne Pleshette, Jill St. John, Audrey Hepburn, Anna Maria Alberghetti, Elizabeth Ashley, Anthony Perkins, Warren Beatty, Bobby Darin, Burt Reynolds, Richard Chamberlain, Troy Donahue e Gary Lockwood chegaram a fazer testes para integrar o elenco de Amor, Sublime Amor.

- Seis atores da peça teatral na Broadway estão também presentes na adaptação cinematográfica: Carole d'Andrea, Tony Mordente, William Bramely, Jay Norman, David Winters e Tommy Abbott.

- George Chakiris havia interpretado o personagem Riff na montagem da peça teatral em Londres. Já Tony Mordente já havia interpretado o personagem A-Rab, na Broadway.

- Robert Wise inicialmente queria que Elvis Presley interpretasse o personagem Tony.

- A personagem Maria chegou a ser oferecida a Audrey Hepburn, mas ela teve que desistir da personagem por estar grávida na época das filmagens.

- A atriz Natalie Wood foi dublada nas cenas em que canta por Marni Nixon.

- O ator Richard Beymer foi dublado nas cenas em que canta por Jimmy Bryant.

- A atriz Rita Moreno foi dublada apenas na canção "A Boy Like That", por Betty Wand. Em "America" e "Quintet" é a própria atriz quem canta.

- O ator Russ Tamblyn foi dublado por Tucker Smith na cena em que canta "The Jet Song".

- A sequência de dança da abertura de Amor, Sublime Amor foi realizada no local onde atualmente se encontra o Lincoln Center. Na época a área estava condenada e os prédios seriam demolidos mas, como a demolição sofreu atrasos, a cena de abertura pôde ser realizada no local.

- Os produtores tentaram manter os atores que interpretariam gangues rivais afastados uns dos outros, na intenção de criar antipatia e tensão entre eles.

- Pela 1ª vez na história do Oscar a premiação de melhor direção foi dividida entre dois diretores por um mesmo filme. Esta façanha permanece sendo única até os dias atuais.

- O orçamento de Amor, Sublime Amor foi de US$ 6 milhões.

- Diversos artistas já regravaram músicas deste filme desde Trini Lopes com sua versão de América, Tom Waits com Somewhere e Alice Cooper com seu Still No Air e depois com Gutter Cats Vs. the Jets, canção baseado no duelo entre gangues e inclui a música Jet Song. (Márcio Ribeiro)

Trilha Sonora

“Overture”
Composta por Leonard Bernstein

“Prologue”
Composta por Leonard Bernstein

“Jet Song”
Música de Leonard Bernstein
Interpretada por Tucker Smith, Russ Tamblyn, Bert Michaels e The Jets

“Something's Coming”
Música de Leonard Bernstein
Interpretada por Richard Beymer (dubbed by Jimmy Bryant)

“Dance at the Gym”
Composta por Leonard Bernstein

“Maria”
Música de Leonard Bernstein
Interpretada por Richard Beymer (dubbed by Jimmy Bryant)

“America”
Música de Leonard Bernstein
Interpretada por Rita Moreno, Suzie Kaye, George Chakiris, Yvonne Wilder e The Sharks

“Tonight”
Música de Leonard Bernstein
Interpretada por Richard Beymer (dubbed by Jimmy Bryant) e Natalie Wood (dubbed by Marni Nixon)

“Gee, Officer Krupke!”
Música de Leonard Bernstein
Interpretada por Russ Tamblyn, Tony Mordente, Bert Michaels, David Winters, David Bean e The Jets

“Intermission”
Composta por Leonard Bernstein

“I Feel Pretty”
Música de Leonard Bernstein
Interpretada por Natalie Wood (dubbed by Marni Nixon), Suzie Kaye, Yvonne Wilder e Joanne Miya

“One Hand, One Heart”
Música de Leonard Bernstein
Interpretada por Richard Beymer (dubbed by Jimmy Bryant) e Natalie Wood (dubbed by Marni Nixon)

“Quintet”
Música de Leonard Bernstein
Interpretada por Rita Moreno, Jimmy Bryant dubbing Richard Beymer, Marni Nixon dubbing Natalie Wood, Russ Tamblyn, Tucker Smith, George Chakiris, The Jets e The Sharks

“The Rumble”
Composta por Leonard Bernstein

“Somewhere”
Música de Leonard Bernstein
Interpretada por Richard Beymer (dubbed by Jimmy Bryant) e Natalie Wood (dubbed by Marni Nixon)

“Cool”
Música de Leonard Bernstein
Interpretada por Tucker Smith

“A Boy Like That/I Have a Love”
Música de Leonard Bernstein
Interpretada por Rita Moreno (dubbed by Betty Wand) e Natalie Wood (dubbed by Marni Nixon)

“Somewhere” (reprise)
Música de Leonard Bernstein
Interpretada por Richard Beymer (dubbed by Jimmy Bryant) e Natalie Wood (dubbed by Marni Nixon)

“End Credits”
Composta por Leonard Bernstein

Muse



Muse é uma banda de rock alternativo britânica de Teignmouth, Devon. Formada em 1994, a banda foi originalmente chamada Rocket Baby Dolls. Os seus membros são Matthew Bellamy (voz, guitarra e piano), Christopher Wolstenholme (baixo, voz secundária e teclado) e Dominic Howard (bateria e percussão).

O estilo dos Muse é um misto de vários géneros musicais, incluindo rock alternativo, música clássica e electrónica. Os Muse tornaram-se, a 16 e 17 de Junho de 2007, a primeira banda a esgotar o recém-construído Estádio de Wembley em Londres.

Os Muse lançaram quatro álbuns de estúdio com o primeiro, Showbiz, a sair em 1999, seguido de Origin of Symmetry em 2001 e Absolution em 2003. O mais recente, Black Holes & Revelations (2006), garantiu à banda uma nomeação para os Mercury Prize e o terceiro lugar na lista "Álbuns do Ano" da NME para 2006.Os Muse conquistaram vários prémios ao longo da sua carreira, incluindo 5 MTV Europe Music Awards, 5 Q Awards, 4 NME Awards e 2 Brit awards. A banda vendeu também já cerca de 11 milhões de cópias em todo o mundo.

História

A banda foi formada no início dos anos 90, em 1994, na escola, e em 1999 lançaram o CD Showbiz.

O álbum foi bem recebido pelos críticos e os singles Muscle Museum e Unintended tiveram algum sucesso dentro e fora do Reino Unido. Imediatamente surgiram comparações a outro grupo britânico, os Radiohead, uma das influências da banda, naquela época. Segundo Matthew Bellamy, as influências são, entre muitos outros, Jeff Buckley, Queen e Rage Against the Machine. Em 2000, na digressão para promoção do CD, tocaram no festival Ilha do Ermal, em Portugal, na mesma noite que os Limp Bizkit e os Deftones.

Dois anos depois, lançaram o segundo CD, Origin Of Symmetry, que teve um sucesso ainda maior que o seu antecessor e lançou o Muse numa digressão pelos quatro cantos do mundo. Plug In Baby conseguiu alcançar o 11º lugar nos tops britânicos, e New Born, o 12º.

Em 2002, lançaram o DVD Hullabaloo - Live at Le Zenith, que regista um concerto inteiro gravado em Paris. Lançaram também um duplo CD com o nome Hullabaloo Soundtrack, com parte do concerto e uma colecção de b-sides. Nesse ano, deram 3 concertos em Portugal (Aula Magna, Hardclub, Festival Sudoeste).

Em Setembro de 2003, saiu o seu terceiro álbum de originais, intitulado Absolution. O álbum foi nº1 no Reino Unido e os singles Time Is Running Out (#8/UK) e Hysteria (#17/UK) foram sucessos imediatos, entrando para as playlists da maioria dos canais de música e rádios.

Em 2004 voltaram a Portugal, ao 10º aniversário do Festival Super Bock Super Rock, pouco antes de se tornarem na banda do momento na Inglaterra, ao encerrarem o Glastonbury Festival. No final do ano deram ainda dois concertos em Earl's Court.

Black Holes and Revelations, foi lançado em julho de 2006, e, assim como seu antecessor, estreou na primeira colocação nos tops britânicos. O primeiro single foi Supermassive Black Hole, que entrou no top 5 do Reino Unido. Segundo Matthew, a música é suposto ser engraçada, diferente de tudo já feito. Recentemente, foi lançado o segundo single, Starlight. Como influências para o novo CD, o vocalista fala sobre a banda The Tornados, em que seu pai tocava.

Dia 26 de Outubro de 2006 a banda voltou a actuar em Portugal, na Praça de Touros do Campo Pequeno, para apresentar o álbum Black Holes and Revelations. Mais recentemente, em 2008, Muse veio tocar a Portugal no Rock in Rio Lisboa, sendo este um de dois concertos europeus este ano. Também se apresentaram no Royal Albert Hall, em Londres, no dia 12 de Abril de 2008.

Ainda em 2008 se apresentaram na América Latina, passando pelo México, Colômbia, Argentina, Chile e Brasil (com shows no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília). Também em 2008 a musica Supermassive Black Hole participou da tilha sonora do filme Crepúsculo baseado no livro de Stephenie Meyer.


Membros

* Matthew Bellamy – voz principal, guitarra, piano, teclado, letra, sintetizador
* Christopher Wolstenholme – baixo, voz secundária, teclado, sintetizador, harmónica
* Dominic Howard – bateria, percussão

Membros de digressão

* Morgan Nicholls – baixo, sintetizadores, teclados, voz secundária (2004, 2006 – presente)

Nicholls tocou baixo no V Festival 2004 no lugar de Wolstenholme, que havia partido o pulso durante um jogo de futebol com Didz Hammond dos The Cooper Temple Clause. Continua a tocar baixo em "Hoodoo" para além de tocar regularmente sintetizador e teclados e contribuir com voz secundária.

* Dan "The Trumpet Man" Newell – trompete (2006 – presente)

Newell toca trompete em "Knights of Cydonia" e "City of Delusion", embora não seja em todos os concertos.

Discografia

* Showbiz (1999)
* Origin Of Symmetry (2001)
* Absolution (2003)
* Black Holes and Revelations (2006)

Hoje na historia do Rock no Mundo - 09/01

Offspring vai para a Irlanda

[09/01/1999] Há 10 anos

Embalado pelos hits "Pretty Fly (For a White Guy)", do álbum "Americana" e "The Kids Aren't Alright", da trilha sonora do filme "The Faculty" (no Brasil, "A Prova Final"), o Offspring inicia outra turnê européia. Desta vez, na cidade de Dublin, na Irlanda.


Os professores do Living Colour

[09/01/1991] Há 18 anos

Dois integrantes do Living Colour (o vocalista Corey Glover e o baixista Muzz Skilling) são convidados para dar aula em uma escola do Brooklyn, em Nova York, chamada PS20 Elementary School. Durante uma semana, ambos dividiram classes e atuaram como membros convidados.



Bauhaus reinventa Dark Entries

[09/01/1980] Há 29 anos

Fortalecendo as raízes sombrias de seu trabalho, o Bauhaus emplaca uma nova versão da música "Dark Entries" na parada indie britânica. Antes, ela só havia sido lançada como lado B do single "Bela Lugosi's Dead". Meses depois, eles gravariam outros dois hits independentes: "Terror Couple Kill Colonel" (batizado em uma manchete de jornal) e "Telegram Sam", cover de T.Rex.



Alice In Chains começa a gravar Dirt

[09/01/1992] Há 17 anos

Com a ajuda do produtor Dave Jerden, o Alice In Chains começa a gravar o seu segundo álbum, "Dirt", em Los Angeles, na Califórnia. As gravações duraram cerca de três meses e o disco só chegou às lojas em outubro. Os principais hits foram "Them Bones" e "Would?".



Mick Jagger proibido de entrar no Japão

[09/01/1973] Há 36 anos

A turnê dos Rolling Stones no Japão vai por água abaixo, depois que Mick Jagger fica proibido de entrar no país, devido a um problema que ele havia tido com drogas em 1969. Perguntado por um repórter sobre o assunto, Mick respondeu: "Eu não uso drogas. Não aprovo o uso de drogas e nem quem usa, contanto que se tenha muito cuidado".

Hoje na historia do Rock brasileiro - 09/01

09 de janeiro


ATENÇÃO - 1950: Nasceu, em Campinas (SP), Jorge Geraldo Amiden, guitarrista e fundador da banda paulistana de rock progressivo O Terço, com a qual gravou apenas o primeiro disco. Depois Jorge formou e lançou um disco com a banda Karma, gravou com Erasmo Carlos e Milton Nascimento.

- 1985: O Herva Doce lançou o terceiro disco Amante Profissional. Os destaques são “Sai de Mim”, “Não Me Use” e a faixa título.

- 1991: Os Mulheres Negras lançou o segundo e último disco Música Serve Para Isso. Os destaques são “Guembô”, “Imbarueri”, “A Lavadeira, O Varal e a Saudade” e a faixa título. Os Mulheres Negras era formada pela dupla André Abujamra (guitarra, voz e efeitos) e Maurício Pereira (sax e voz). Após o fim da dupla, Abujamra formou o Karnak e Pereira saiu em carreira solo.

- 2002: O Raimundos se apresentou na casa de shows Canecão, no Rio de Janeiro. Esse foi o primeiro show sem o vocalista Rodolfo que deixara a banda em junho de 2001.




fonte:http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/