1 de janeiro de 2009

Que Rock é Esse ? - Livro









Título: Que Rock é esse?

Autor: Edgard Piccoli

Editora: Globo

Gênero: Rock/História/Música

Formato: 16,7 x 23,8



50 anos de muito rock´n´roll brasileiro



Da Jovem Guarda à Pitty, a evolução do rock

é abordada no melhor estilo almanaque.



O rock brasileiro já tem quase 50 anos de história. Para registrar e contextualizar as principais bandas nacionais, a Editora Globo e o canal de TV a cabo Multishow lançam Que rock é esse?. O projeto surgiu do programa homônimo de televisão apresentado por Beto Lee. Além de documentar a trajetória do rock até a atualidade, o livro traz análises e comentários de ícones do estilo musical no país, como Rita Lee, Nelson Motta, Lobão, Frejat, Samuel Rosa, Edgard Scandurra, Dinho Ouro Preto, Pitty, Fê Lemos, Evandro Mesquita, Gabriel o Pensador, Samuel Rosa e o jornalista Ricardo Cruz. A apresentação e os textos fictícios - que caracterizam as épocas referidas - ficam por conta de Edgar Piccoli.



No livro, o rock internacional serve como referência, posicionando o leitor nas tendências dos respectivos momentos históricos. Dividido em cinco partes (anos 1960, anos 1970, anos 1980, anos 1990 e anos 2000), Que rock é esse? traz uma linha do tempo para cada década. Nelas, constam os acontecimentos mais importantes da política, do cinema, da moda e da música.



Listas imprescindíveis para o conhecimento musical estão espalhadas ao longo da obra, como “Os 10 discos de rock internacional mais vendidos”, “As 10 músicas brasileiras de rock que bombaram na década”, “Os 10 shows internacionais mais importantes no Brasil”, entre outras. Pequenas listas com as gírias mais faladas também podem ser encontradas. Nada mais justo, já que a maioria das inovações visuais e orais tem sido proveniente da cena rock’n’roll.



Revelações de bastidores e análises sobre o panorama musical se intercalam, o que torna a leitura leve e, ao mesmo tempo, acrescenta muito à bagagem cultural do leitor. “E Ronnie [Von] disse: Estou lendo um livro chamado O império dos mutantes. Ganhamos o livro e achamos tão genial que passamos a ser Os Mutantes”, conta Rita Lee. “Talvez um dos grandes hinos da abertura política no Brasil tenha sido Inútil [A gente não sabemos escolher presidente, a gente não sabemos tomar conta da gente... Inútil, a gente somos inútil!]”, pondera Edgard Scandurra.


Rockabilly, heavy metal, punk rock, pop rock, emocore, indie rock. Da Jovem Guarda à Pitty foram cinco décadas de rock para todos os gostos e de todos os tipos. Essa história faz parte não só da música brasileira, mas também da identidade nacional.

Sucessos do Cream

Strange Brew





Sunshine Of Your Love





World Of Pain





Dance the Night Away





Blue Condition





Take it Back





Mother's Lament





As You Said





Deserted Cities of the Heart





Tales Of Brave Ulysses





S.W.L.A.B.R





crossroads





White Room

Nove Canções






O intenso relacionamento sexual entre um homem inglês e uma estudante americana. Dirigido por Michael Winterbottom (Código 46).


Ficha Técnica

Título Original: 9 Songs
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 66 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra): 2004
Site Oficial: www.tiscali.co.uk/9songs
Estúdio: Revolution Films
Distribuição: Tartan USA / Lumière
Direção: Michael Winterbottom
Roteiro: Michael Winterbottom
Produção: Andrew Eaton e Michael Winterbottom
Música: Michael Nyman
Fotografia: Marcel Zyskind
Edição: Mat Whitecross e Michael Winterbottom



Elenco

Kieran O'Brien (Matt)
Margot Stilley (Lisa)
Franz Ferdinand
The Dandy Warhols
Elbow
Huw Bunford
Cian Ciaran
Bobby Gillespie
Bob Hardy


Sinopse

Londres, verão de 2003. Matt (Kieran O'Brien) conhece Lisa (Margo Stilley), uma jovem estudante americana, em meio a um show. Eles logo se apaixonam, vivendo um intenso relacionamento sexual entremeado por vários shows que acompanham.



Premiações

- Ganhou o prêmio de Melhor Fotografia no Festival de San Sebastián.


Curiosidades

- Trata-se do 1º filme com cenas de sexo explícito que recebeu o certificado de exibição em grande circuito na Inglaterra e na França.

- Trata-se do 1º filme com cenas de sexo explícito a ter sua exibição autorizada nos cinemas da Irlanda.

- As cenas de sexo foram rodadas tendo em cena apenas os dois atores, o diretor, o câmera e o responsável pelo som.

- A atriz Margot Stilley nunca quis ser creditada em Nove Canções, tendo solicitado ao diretor Michael Winterbottom que se referisse a ela como Lisa, nome de sua personagem, nas entrevistas de divulgação do filme.

- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2004.

Hoje na historia do Rock brasileiro - 01/01

1º de janeiro


- 1944: Nasceu, em São Paulo (SP), Domingos Orlando, o Mingo, vocalista dos Incríveis. Mingo morreu em 1995 de derrame cerebral. É dele a voz no grande hit “Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones”.

- 1958: Nasceu o cantor e compositor Eduardo Dusek. Nos anos 70 Dusek teve músicas suas gravadas pelas Frenéticas, Maria Alcina e Ney Matogrosso. Em 1980 ele participou do Festival MPB-Shell 80, da Rede Globo, com a música “Nostradamus” e nesse mesmo ano lançou seu primeiro disco Olhar Brasileiro – nessa época Dusek ainda tinha cabelos longos e forte influência da MPB. O grande reconhecimento nacional veio em 1982, com o lançamento do disco Cantando no Banheiro – já influenciado pelo pop/rock. Até 2000 lançou mais quatro discos, mas não com o mesmo sucesso do segundo. Em 2000 mudou seu nome para Eduardo Dussek. Entre seus sucessos estão “Cantando no Banheiro”, “Barrados no Baile”, “Cabelos Negros” e “Brega Chique”.

ATENÇÃO - 1982: O ex-tecladista do Mutantes Arnaldo Baptista tentou o suicídio ao se jogar do 3º andar do Hospital do Servidor Público em São Paulo, onde estava internado para tratamento psiquiátrico. Como conseqüência da queda teve edema cerebral.

ATENÇÃO - 1985: A Legião Urbana lançou o primeiro disco. Os destaques são “Será”, “Soldados”, “Geração Coca-Cola” e “Ainda é Cedo”. Na época do lançamento o disco vendeu 50 mil cópias.


fonte:http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/