31 de outubro de 2009

DiG!







DiG!
(DiG!, EUA, 2004)

SINOPSE

Documentário sobre o universo do rock retratando, ao mesmo tempo, a amizade e rivalidade entre Anton Newcombe e Courtney Taylor - respectivamente, criadores das bandas ''The Brian Jonestown Massacre'' e ''The Dandy Warhols''.

Gênero: Documentário
Duração: 115 min.
Tipo: Longa-metragem / P&B/Cor
Produtora(s): Interloper
Diretor(es): Ondi Timoner
Roteirista(s): Ondi Timoner
Elenco: Anton Newcombe, Courtney Taylor-Taylor, Joel Gion, Matt Hollywood, Peter Holmstrom, Zia McCabe, Brent DeBoer, Eric Hedford, Dean Taylor , The Dandy Warhols, Jeff Davies, Kristen Kerr, Genesis P'Orridge¹, Adam Shore

Hoje na história do Rock no mundo - 31/10




James Brown vai preso... de novo!


[31/10/1995] Há 14 anos

James Brown vai preso mais uma vez, acusado de bater na esposa. O delegado de polícia, que havia mandado prendê-lo, recebeu uma ligação da mulher do músico, às 4h20 da manhã, pedindo ajuda médica. O pai do soul nunca teve um bom relacionamento com a Justiça e, no início da década, já tinha amargado mais de dois anos atrás das grades.


Faith No More e Billy Idol trocam presentes


[31/10/1990] Há 19 anos

Durante uma apresentação conjunta na cidade de Seattle, em Washington, nos Estados Unidos, Billy Idol manda despejar centenas de peixes mortos dentro do camarim do Faith No More (uma brincadeira de mau gosto, fazendo referência ao videoclipe de "Epic", onde um peixe fora d'água agoniza durante os minutos finais da música). Para dar o troco, os integrantes do Faith ficaram passando nus pelo palco, enquanto Idol fazia seu show.


Roger Waters briga pelo nome Pink Floyd


[31/10/1986] Há 23 anos

Afastado do Pink Floyd desde dezembro de 1985, Roger Waters abre um processo no Supremo Tribunal de Justiça, em Londres, tentando impedir que seus antigos companheiros, David Gilmour e Nick Mason, usem o nome do grupo para excursionar ou gravar. Segundo Waters, o Pink Floyd havia sido liderado e criado por ele. Além disso, os grandes êxitos do grupo teriam sido alcançados graças aos seus esforços. O caso se estendeu por um longo tempo e, como os fãs puderam constatar, o reclamante levou a pior.


Human League em sua melhor fase


[31/10/1981] Há 28 anos

Contendo dois dos principais hits de toda a carreira, "Don't You Want Me" e "Love Action (I Believe In Love)", o terceiro álbum do Human League, "Dare!", alcança o topo da parada britânica. Ele continuaria a marcar presença na lista dos álbuns mais vendidos por 71 semanas e renderia, no mundo todo, mais de 5 milhões de cópias.



Cheap Trick faz o primeiro show


[31/10/1974] Há 35 anos

Com um contrato assinado com a gravadora Epic, o Cheap Trick faz o primeiro show da carreira no Charlotte's Web, em Rockford, Illinois, cidade natal do quarteto. Durante os próximos três anos, eles se especializariam como banda ao vivo, chegando a fazer mais de 200 apresentações por ano. Algumas delas serviam de abertura para outras bandas, como Kinks, Santana, Kiss e Boston. O Cheap Trick só lançaria seu álbum de estréia, auto-intitulado, em janeiro de 1977.



Led Zeppelin III lidera a parada americana


[31/10/1970] Há 39 anos

Incluindo clássicos inesquecíveis, como "Immigrant Song", "Since I've Been Loving You" e "Gallows Pole", o terceiro álbum do Led Zeppelin (trazendo Jimmy Page, novamente, na produção), ocupa a primeira posição da parada norte-americana, onde permaneceria por quatro semanas consecutivas. Intitulado simplesmente de "Led Zeppelin III", ele receberia mais tarde quatro discos de platina pelo sucesso de vendagem.



Ray Charles na mira de agentes à paisana


[31/10/1964] Há 45 anos

Ray Charles é detido por agentes à paisana no exato momento em que desembarca no Aeroporto de Logan, em Boston, Massachussets. Ele faria um show no Back Bay Theater, na região, mas estava sob investigação por porte de narcóticos. Os agentes alegaram ter encontrado com ele uma pequena quantidade de maconha e heroína, uma seringa e uma colher usada para crack.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 31/10




- 1960: Nasceu, no Rio de Janeiro, Selvagem Big Abreu, ex-vocalista do João Penca & Seus Miquinhos Amestrados. Essa é exclusiva!

- 1974: Aconteceu a estréia da banda carioca Veludo, um dos principais nomes do rock progressivo nacional. O show aconteceu no Teatro João Caetano no evento Abertura da Temporada de Verão, que também contou com a participação de Vímana, O Terço e Mutantes. A formação inicial do Veludo era Elias Mizrahi (teclados, guitarra e voz), Paul de Castro (guitarra e voz), Gustavo Schroeter (bateria) e Pedro Jaguaribe (baixo). A banda terminou em 1978 sem lançar discos na época.


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/

30 de outubro de 2009

KISS - O Fantasma do Parque (KISS Meets the Phantom of the Park)







Sinopse

Os quatro integrantes da banda de Rock KISS combatem um cientista amalucado que planeja clonar os seres humanos.


Informações Técnicas

Título no Brasil: KISS - O Fantasma do Parque
Título Original: KISS Meets the Phantom of the Park
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 96 minutos
Ano de Lançamento: 1978
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.:
Direção: Gordon Hessler

Elenco

Peter Criss ... Cat Man
Ace Frehley ... Space Ace
Gene Simmons ... The Demon
Paul Stanley ... Star Child
Anthony Zerbe ... Abner Devereaux
Carmine Caridi ... Calvin Richards
Deborah Ryan ... Melissa
John Dennis Johnston ... Chopper
John Lisbon Wood ... Slime
Lisa Jane Persky ... Dirty Dee
John Chappell ... Sneed
Terry Lester ... Sam Farrell
Don Steele ... O Próprio
Richard Hein ... Guard
Brion James ... Guard
Mary Kay Morse ... Girl On Pyramid
Sandra Pam ... Mother
Bill Hudson ... Man In KISS Booth
Leon Delaney ... Father
Canyon High School Band ... Park Marching Band
Marc Winters ... KISS Soldier

Hoje na história do Rock no mundo - 30/10





Jim Morrison recebe sentença em Miami

[30/10/1970] Há 39 anos

Considerado culpado por indecência e mau comportamento, o líder dos Doors, Jim Morrison, recebe uma sentença na Corte Federal de Miami, nos Estados Unidos. O juiz Murray Goodman condenou o vocalista a oito meses de trabalhos comunitários, seguidos de 28 meses de prisão sob custódia e uma multa no valor de 500 dólares. Porém, os advogados de Morrison apelaram e ele permaneceu em liberdade.




Imagine: sucesso absoluto no mundo todo

[30/10/1971] Há 38 anos

O álbum de maior sucesso comercial de John Lennon, "Imagine", invade o topo das principais paradas do mundo e recebe elogios como um dos melhores trabalhos solo de todos os tempos. Contendo o hit "Jealous Guy", a histórica faixa-título e duas críticas sutis a Paul McCartney, "Crippled Inside" e "How Do You Sleep?", o disco foi produzido por John, Yoko Ono e Phil Spector, e contou com diversos colaboradores, como o grupo Badfinger, o ex-beatle George Harrison e Alan White, baterista do Yes.


Filme do Kiss estréia nos EUA


[30/10/1978] Há 31 anos

O primeiro filme do Kiss, "Kiss Meets the Phantom of the Park" (no Brasil, "Kiss e o Fantasma do Parque"), baseado na história em quadrinhos do grupo, vai ao pela primeira vez na rede norte-americana de televisão NBC, com altos índices de audiência. Na fita, os quatro integrantes da banda têm poderes e lutam para desmascarar um falso Kiss, criado em laboratório por um cientista louco.


Bauhaus faz sucesso com clássico de Bowie

[30/10/1982] Há 27 anos

A versão irônica do Bauhaus para o clássico de David Bowie, "Ziggy Stardust", surpreende e fica entre as 15 músicas mais tocadas na Grã-Bretanha. Na época, eles fizeram uma sessão de gravações na BBC, participando, inclusive, do programa Top of the Pops. Enquanto isso, o segundo álbum do grupo, "The Sky's Gone Out", subia nas paradas britânicas, alcançando a posição de número 4.


Vizinha acusa Axl Rose de agressão


[30/10/1990] Há 19 anos

O vocalista do Guns N' Roses, Axl Rose, vai preso e é obrigado a pagar uma fiança de 5 mil dólares para ser liberado. Sua vizinha, Gabriela Kantor, havia ligado para a polícia, reclamando do som alto que vinha do apartamento dele e, supostamente, acabou levando uma garrafada na cabeça. Mais tarde, Axl afirmou: "Francamente, se eu tivesse batido nela com uma garrafa de vinho, ela nunca teria levantado".


Bryan Adams pára show por causa de bêbado


[30/10/1991] Há 18 anos

Bryan Adams interrompe um show durante a música "Somebody", depois de ver um bêbado socando fãs na platéia. A apresentação rolava no Whitley Bay Ice Rink, em Tyne & Wear, na Inglaterra, como parte da turnê do álbum "Waking Up The Neighbours", e Bryan só continuou a tocar quando o sujeito foi posto para fora.


DJ do Run DMC é assassinado dentro do estúdio


[30/10/2002] Há 7 anos

Jam Master Jay, DJ do Run DMC, foi assassinado a tiros dentro do estúdio onde vinha trabalhando, no bairro nova-iorquino do Queens. Ele era basicamente a mola mestra do Run DMC e sua morte acabou detonando o fim da banda, anunciada pouco depois pelos intergrantes remanescentes.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 30/10




ATENÇÃO - 1987: Foi anunciado o fim do Camisa de Vênus. Foram sete anos de carreira e cinco discos lançados (sendo dois discos de ouro e um de platina). Desde os anos 1990 a banda volta e meia retorna para turnês comemorativas, mas não com a formação original. Entre seus sucessos estão “Bete Morreu”, “O Adventista”, “Eu Não Matei Joana D’Arc”, “Simca Chambord” e “Deus Me Dê Grana”.

- 1988: O Joelho de Porco lançou o disco 18 Anos Sem Sucesso. Neste disco a formação da banda era Tico Terpins (baixo e vocal), Zé Rodrix (teclados), Próspero Albanese (bateria e vocal) e David Zingg (vocal). Os destaques são “Mariquinha, Maricota”, “Flipper” e a faixa título. Discaço!


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/

29 de outubro de 2009

O Último Concerto de Rock(The Last Waltz)






O Último Concerto de Rock
(The Last Waltz, EUA, 1978)

SINOPSE

Começou como um concerto. E virou uma celebração. Junte-se às ilustres superestrelas e astros do rock na histórica festa de despedida da ''The Band'', em São Francisco no ano de 1976. Após 16 anos de estrada, o grupo realizou um de seus shows mais importantes. No palco, feras como Muddy Waters, Neil Young, Robbie Robertson, Eric Clapton, Bob Dylan e muitos outros.

Gênero: Documentário
Duração: 117 min.
Tipo: Longa-metragem / Colorido
Distribuidora(s): Fox Film
Produtora(s): FM Productions, Last Waltz Inc.Diretor(es): Martin Scorsese
Roteirista(s): Geoffrey Chaucer
Elenco: Rick Danko, Levon Helm, Garth Hudson, Richard Manuel, Robbie Robertson, The Band, Paul Butterfield, Eric Clapton, Neil Diamond, Dr. John, Bob Dylan, Lawrence Ferlinghetti, Emmylou Harris, Ronnie Hawkins, Howard Johnson

Discos Marcantes de Janis Joplin II





Janis Joplin - Pearl (1971)

Origem: Estados Unidos

Produtor: Paul Rothchild

Formação Principal no Disco: Janis Joplin - John Till - Richard Bell - Brad Campbell - Clark Pierson - Ken Pearson

Estilo: Blues Rock

Relacionados: Big Brother and the Holding Company /Grateful Dead /The Jimi Hendrix Experience/ The Doors

Destaque: Me and Bobby McGee

Melhor Posição na Billboard: 1o

Janis Joplin recém ensaiava uma carreira solo, em 1970, quando convidou Paul Rothchild, o ex-produtor dos Doors, para gravar o que viria ser o álbum Pearl. Com uma sonoridade marcada pelo blues punk típico do Big Brother and the Holding Company, entronizado no clássico Cheap Thrills, dessa vez ela queria domesticar o seu som, e fazer um disco que explorasse mais o seu lado "cantora" do que a imagem "suja" de crooner que ela possuía. Para tanto, providenciou uma banda excelente, a Full Tilt Boogie. Joplin queria que ela soasse mais ou menos como os Bar-Keys (mais soulful que o Big Brother), o conjunto de apoio de Otis Redding, uma de suas influências. Formada no começo de 1970, eles seriam os músicos que acompanhariam Janis ao vivo e em estúdio até a morte prematura da cantora texana, em 4 de outubro de 1971. O disco estava quase completo: bastava apenas que ela pusesse a voz na canção Buried Alive in the Blues. No fim, ela foi incluída em Pearl como instrumental. Outras faixas, como Move Over, Cry Baby, Get It While You Can e Half Moon já haviam sido apresentadas ao vivo, mais precisamente no Fillmore West, em San Francisco, e na famosa turnê canadense que a Full Tillt realizou com a The Band e o Grateful Dead (que foi gravada e transformada no In Concert, excelente coletânea póstuma). a surpresa foi a incursão de Janis pelo country em Me And Bobby McGee. Composta por Kris Kristofferson, em 1969, foi gravada originalmente por Roger Miller, onde o personagem Bobby era uma mulher. Pois Joplin mudou o sexo dela e parte da letra, transformando a música em um dos seus maiores sucessos.

Discos Marcantes de Janis Joplin

Mesmo não sendo um albúm solo da cantora(algo que foge a regra desse post) , ele merece ser lembrado junto com ela)





Big Brother And The Holding Company - Cheap Thrills (1968)

Origem: EUA

Produtor: John Simon

Formação Principal no Disco: Janis Joplin - Sam Andrew - James Gurley - Peter Albin - Chuck Jones

Estilo: Acid Rock / Blues Rock

Relacionados: Quicksilver Messenger Service; The Doors; Steppenwolf

Destaque: Summertime

Melhor Posição na Billboard: 1º

Cheap Thrills deveria se chamar Expensive Thrills, tamanha sua preciosidade. O último disco de Janis Joplin com a Holding Company é espetacular, da primeira à última faixa. Os gritos, uivos e tudo o mais proporcionado por Janis é de arrepiar em faixas como Turtle Blues e Ball And Chain. O hit supremo Piece Of My Heart nem precisava ser citado, já que é obrigatório em qualquer coletânea sobre as grandes músicas de todos os tempos. A simbiose de Joplin e banda, a esta altura infelizmente não era mais a melhor possível, ao contrário do que se apresenta no disco. Em dezembro de 68 a cantora já deixaria o grupo para um vôo solo que, embora a consolidasse no topo, talvez nunca mais alcançasse o vigor e a agressividade deste álbum, lançado em agosto do mesmo ano. A capa, desenhada pelo mito Robert Crumb, é um espetáculo à parte e retrata o potencial da banda em desafiar a grande obra da pop art da época, ainda o Sgt. Peppers. Com a qualidade da banda, que fez uma das maiores releituras da história do rock em Summertime, não seria impossível tornarem-se o maior grupo do fim dos anos 60. Mas não há nada verdadeiro e concreto nos se's. O que há de concreto é Cheap Thrills, o magnífico álbum da voz mais emocionalmente desesperada da era de ouro do rock.

Janis Joplin








Janis Lynn Joplin (Port Arthur, 19 de janeiro de 1943 - Los Angeles, 4 de outubro de 1970) foi uma cantora e compositora estadunidense. Tornou-se conhecida no final dos anos 60 como vocalista da banda Big Brother and the Holding Company, e posteriormente como artista solo.

Informação geral

Nome completo:Janis Lynn Joplin

Data de nascimento:19 de Janeiro de 1943Port Arthur, Texas

Origem:Port Arthur, Texas

País:Estados Unidos

Data de morte:4 de Outubro de 1970 (27 anos) Los Angeles, California

Gêneros:Blues-Rock, Soul, Hard Rock, Rock Psicodélico

Instrumentos:Vocal, Guitarra

Período em atividade:1963 – 1970

Gravadoras:Columbia Records

Afiliações:Full Tilt Boogie Band,Kozmic Blues Band,Big Brother & The Holding Company

Página oficial: www.OfficialJanis.com

Biografia

" Posso não durar tanto quanto as outras cantoras, mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã. "
— Janis Joplin

Janis nasceu na cidade de Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos. Ela cresceu ouvindo músicos de blues, tais como Bessie Smith e Big Mama Thornton e cantando no côro local. Joplin concluiu o curso secundário na Jefferson High School em Port Arthur no ano de 1960, e foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com amigos.

Cultivando uma atitude rebelde, Joplin se vestia como os poetas da geração beat, mudou-se do Texas para San Francisco em 1963, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época seu uso de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína. Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira, e sua preferida era a bebida Southern Comfort. O uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar, e chegou a arruinar sua saúde.

Depois de retornar a Port Arthur para se recuperar, ela voltou para San Francisco em 1966, onde suas influências do blues a aproximaram do grupo Big Brother & The Holding Company, que estava ganhando algum destaque entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury. A banda assinou um contrato com o selo independente Mainstream Records e gravou um álbum em 1967. Entretanto, a falta de sucesso de seus primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até seu sucesso posterior.

O destaque da banda foi no Festival Pop de Monterey, com uma versão da música "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis. Seu álbum de 1968 Cheap Thrills fez o nome de Janis.

Ao sair da banda Big Brother, Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969). O grupo se separou, e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte, e que teve como destaque as músicas "Me and Bobby McGee" (de Kris Kristofferson), e "Mercedes-Benz", escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.


Janis Joplin no Brasil

Janis Joplin esteve no Brasil em fevereiro de 1970, na tentativa de se livrar do vício da heroína. Durante a sua estada, fez topless em Copacabana, bebeu muito, cantou em um bordel, foi expulsa do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina e quase foi presa, pelas suas atitudes na praia, consideradas "fora do normal".

Como era época de carnaval, tentou participar de um desfile de escola de samba, porém teve acesso negado por um segurança que desconfiou de sua vestimenta hippie. Especula-se que, antes de voltar para os Estados Unidos, teve uma breve relação amorosa com o roqueiro brasileiro Serguei.


Morte

Janis Joplin morreu de overdose de heroína em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia, com apenas 27 anos. Foi cremada no cemitério-parque memorial de Westwood Village, em Westwood, Califórnia, e numa cerimônia, suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico.

O álbum Pearl foi lançado 6 meses após sua morte. O filme The Rose, com Bette Midler no papel de Janis Joplin, baseou-se em sua vida.

Ela hoje é lembrada por sua voz forte e marcante, bastante distante das influências folk mais comuns em sua época, e também pelos temas de dor e perda que escolhia para suas músicas.


Discografia

Big Brother and the Holding Company

* Big Brother & the Holding Company - 1967
* Cheap Thrills - 1968
* Live at Winterland '68 - 1999

Kozmic Blues Band===

* I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! - 1969

Full Tilt Boogie Band

* Pearl - 1971

Big Brother and the Holding Company / Full Tilt Boogie Band

* Joplin: In Concert - 1972

Hoje na história do Rock no mundo - 29/10




Meat Loaf alcança status nos Estados Unidos


[29/10/1977] Há 32 anos

O disco conceitual "Bat Out of Hell", lançado pelo cantor Meat Loaf, estréia nos Estados Unidos em décimo quarto lugar e permanece na parada durante 82 semanas. Na época, foi um dos álbuns mais respeitados de rock, e continuou marcando presença durante os próximos dez anos. Graças a faixa-título e aos hits "Paradise By The Dashboard Lights" e "You Took The Words Right Out of My Mouth", ele venderia, só na terra de Tio Sam, mais de 7 milhões de cópias.


Duanne Allman morre em acidente de moto


[29/10/1971] Há 38 anos

Voltando para casa do aniversário da esposa do baixista Berry Oakley, Linda, o guitarrista do Allman Brothers, Duanne Allman, bate sua moto, ao tentar desviar de um caminhão. Após três horas de cirurgia, ele morreu na mesa de operação do Centro Médico de Macon, na Geórgia. Ele tinha 24 anos. Um ano depois, outro integrante do grupo, justamente o baixista Berry Oakley, morreria da mesma maneira a três quadras do local.


Enya ganha reconhecimento como artista solo


[29/10/1988] Há 21 anos

Há oito anos fora do Clannad, banda irlandesa da qual era tecladista e vocalista, Enya fecha um contrato com a gravadora WEA e transforma seu primeiro single, "Orinoco Flow", em um grande sucesso mundial. Com o nome tirado do Rio Orinoco, na Venezuela, e com letra dedicada ao chefão da gravadora, Rob Dickens, a música entrou direto no primeiro lugar da parada britânica, mostrando os vocais etéreos da cantora e muita originalidade. O álbum "Watermark" também seguiu os mesmos passos e ficou entre os 10 mais vendidos daquele ano.


B.B. King vira nome de estrada


[29/10/1991] Há 18 anos

O Conselho da cidade de Memphis decide mudar o nome da estrada Interstate 55, em Jackson, Mississippi, nos Estados Unidos, para B.B. King Freeway.


Guns N' Roses anuncia a saída de Slash por fax

[29/10/1996] Há 13 anos

Para acabar de vez com as especulações que estavam pipocando na imprensa, o vocalista do Guns N' Roses, Axl Rose, envia um fax para a MTV norte-americana, informando que o guitarrista Slash não é mais um integrante do grupo. Segundo Axl, ele não estava envolvido musicalmente com os integrantes desde 1994. A partir daí, os membros remanescentes passaram a se envolver em outros projetos e o Guns nunca mais voltou a gravar um álbum.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 29/10




ATENÇÃO - 1944: Nasceu, em São Paulo, Nelson Cândido Motta Filho, o compositor, letrista, jornalista, escritor e produtor cultural Nelson Motta. No início dos anos 70 apresentou o programa musical Sábado Som, na TV Globo, e foi um dos grandes incentivadores do rock brasileiro, produzindo em 1975, o festival Hollywood Rock. Como compositor, escreveu letras e versões para artistas como Tim Maia, Lulu Santos, Rita Lee, Zizi Possi, Djavan, entre outros. Nos anos 80 compôs em parceria com Lulu Santos grandes sucessos como “Como Uma Onda (Zen-Surfismo)”, “De Repente Califórnia”, “Areias Escaldantes”, entre outras tantas.

- 1963: Nasceu, no Rio de Janeiro, Flávio Miguel Villar de Lemos, o Flávio Lemos baixista do Capital Inicial. Flávio começou tocando em Brasília na lendária banda punk Aborto Elétrico junto com Renato Russo e seu irmão Fê. O Aborto durou até o início de 1982 e depois Flávio formou o Capital junto com Loro Jones e seu irmão.

- 1978: Nasceu no Rio de Janeiro Patrick Laplan, ex-baixista do Rodox. Antes de entrar para o Rodox, Patrick fez parte do Los Hermanos com quem gravou o primeiro disco e também tocou com Biquini Cavadão.

ATENÇÃO - 1984: Doze representantes de bandas paulistanas foram à redação do jornal Folha de São Paulo para desautorizar o jornalista Pepe Escobar a escrever sobre elas. Nasi, vocalista do Ira!, foi contido pelos colegas ao tentar agredir o jornalista. Tudo isso por conta de um artigo escrito um dia antes, onde Pepe afirmava que “o rock paulista se debate em guetos, e neles permanece”.

- 1993: O Ira! lançou o sexto disco Música Calma Para Pessoas Nervosas. Os destaques são “Pai Nosso da Terra” (Raul Seixas), “Perigo” e “Arrastão (Ladrão Que Rouba Ladrão)”.

- 1993: Dinho Ouro Preto, então ex-vocalista do Capital Inicial, fez sua estréia com a nova banda chamada Vértigo, num show realizado no Aeroanta (SP). A formação da banda era Dinho (vocal), Mingau (baixo), Kuaker (guitarra) e Arnaldo (bateria). A banda lançou um disco no ano seguinte.

- 1999: Foi lançado o disco Acústico Legião Urbana, gravado originalmente em 1992. Os destaques são “Baader-Meinhof Blue”, “Pais e Filhos”, “Teatro dos Vampiros” entre outras. Eu fui o responsável pela edição do lançamento em vídeo e DVD.



http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/

28 de outubro de 2009

Nashville





Nashville
(Nashville, EUA, 1975)

SINOPSE

A história de vários personagens ligados ao mundo da música se cruza na cidade de Nashville, capital do Tennessee. Barbara Jean é considerada a rainha do local, mas está à beira de um colapso; Linnea e Delbert Reese mantém um casamento instável e possuem filho deficiente; Opal é um jornalista britânico a trabalho na cidade. Clássico dirigido por Altman, indicado em cinco categorias do Oscar e ganhador da estatueta de melhor canção - ''I'm Easy'', de Keith Carradine.

Gênero: Drama
Duração: 159 min.
Tipo: Longa-metragem / Colorido
Prêmios: Vencedor de 1 Oscar
Produtora(s): American Broadcasting Company, Paramount Pictures
Diretor(es): Robert Altman
Roteirista(s): Joan Tewkesbury
Elenco: David Arkin, Barbara Baxley, Ned Beatty, Karen Black, Ronee Blakley, Timothy Brown , Keith Carradine, Geraldine Chaplin, Robert DoQui, Shelley Duvall, Allen Garfield, Henry Gibson, Scott Glenn, Jeff Goldblum, Barbara Harris

Prêmios/Indicações

Globo de Ouro - 1976

Categoria: Ator Coadjuvante

* Indicado, Henry Gibson

Categoria: Atriz Coadjuvante

* Indicado, Ronee Blakley
* Indicado, Geraldine Chaplin
* Indicado, Barbara Harris
* Indicado, Lily Tomlin

Categoria: Canção

* Vencedor, Keith Carradine

Categoria: Cinema - Atriz Revelação

* Indicado, Ronee Blakley
* Indicado, Lily Tomlin

Categoria: Cinema - Filme - Drama

* Indicado

Categoria: Melhor Diretor

* Indicado, Robert Altman

Categoria: Roteiro

* Indicado, Joan Tewkesbury

Oscar® - 1976

Categoria: Atriz Coadjuvante

* Indicado, Ronee Blakley
* Indicado, Lily Tomlin

Categoria: Canção

* Vencedor, Keith Carradine
Pela canção "I'm Easy".

Categoria: Filme

* Indicado, Robert Altman

Categoria: Melhor Diretor

* Indicado, Robert Altman

‘De Volta para o Futuro’ e a música pop “




A trilogia “De Volta para o Futuro” é com certeza um dos maiores clássicos da história da cultura pop. Passados quase 20 anos do lançamento da última parte da franquia, ela ainda é tema de produtos e matérias em jornais e revistas, além de ser reprisada constantemente tanto na TV aberta quanto na paga. Um dos pontos altos da produção é o grande número de referências sobre a música pop, que vai desde a participação de artistas ou simplesmente citações feitas pelos personagens.

Logo no início do primeiro filme já se tem uma destas referências. O protagonista da história, Marty McFly, está em uma audição com sua banda, e um dos jurados é interpretado por Huey Lewis, que canta “Power of Love”, tema do longa.


Lá pelo meio do filme, quando o McFly está no ano de 1955 e precisa convencer seu pai de que é um alienígena, ele põe fones de ouvido nele e coloca pra tocar um solo de guitarra de Van Halen. Mas a citação mais famosa da primeira parte está no final, quando McFly está tocando guitarra em um baile e puxa “Johnny B. Goode”, de Chuck Berry. Ao perceber o espanto da plateia, ele diz: “Vocês ainda não estão preparados para isso, mas seus filhos irão adorar”. Logo em seguida aparece um suposto primo de Berry falando com ele ao telefone: “Primo, sabe aquele som que você estava procurando? Você precisa ouvir isso!”.






A segunda parte da história se passa no ano de 2015, e o tema do filme é “I Can't Drive 55”, de Sammy Hagar. Em uma das cenas, Marty está em um bar onde os garçons são holográficos, sendo que um deles é Michael Jackson. É neste filme também que aparece o personagem Nedlless, interpretado por ninguém menos que o baixista do Red Hot Chili Peppers, Flea, que volta a aparecer também no final do terceiro filme.







A última parte da trilogia se passa no velho oeste, e a grande participação especial é a dos barbudos do ZZ Top. O tema do longa é a canção da banda “Doubleback”. Eles aparecem como um grupo que toca no baile que acontece na história.

Além destas, a trilogia ainda traz outras inúmeras referências à cultura pop, sejam relacionadas a filmes, artistas e até marcas famosas. Nos últimos anos, a produção passou a ser lembrada também através do grupo McFly, que tem esse nome em homenagem ao protagonista da história.

É por essas e outras que “De Volta Para o Futuro” se transformou em um marco não só do cinema, mas da cultura em geral.

Hoje na história do Rock no mundo - 28/10




Especial TAMI reúne diversos artistas


[28/10/1964] Há 45 anos

Gravado no Civic Auditorium, em Santa Monica, na Califórnia, o programa TAMI (Teen Age Music International Show) reúne artistas da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos, entre eles, Beach Boys, Rolling Stones, Chuck Berry, James Brown, Marvin Gaye, Jan & Dean e Smokey Robinson & The Miracles. Ele também ganhou uma versão na Inglaterra, que recebeu o nome de "Gather No Moss" e foi gravada em Birmingham, Warkshire.


Fim da prova para o Pink Floyd


[28/10/1991] Há 18 anos

Inscritos no Rally Pan-Americano, dois integrantes do Pink Floyd, David Gilmour e Nick Mason, perdem a competição perto da cidade de San Luis Potasi, no México, depois que o Jaguar deles derrapa e vai parar em um aterro. Gilmour sofreu cortes no rosto e Mason ferimentos mais leves.


Working Class Hero: Tributo a John Lennon


[28/10/1995] Há 14 anos

A gravadora Hollywood Records lança o CD "Working Class Hero: A Tribute To John Lennon", uma coletânea de hits do músico interpretadas por diversos artistas, a maioria da geração dos anos 90. Entre eles, Red Hot Chili Peppers ("I Found Out"), Blues Traveler ("Imagine") e Collective Soul ("Jealous Guy"). A versão da cantora de reggae Janet Kay para "As Love", foi usada como tema do comercial do disco para a televisão.


Phil Collins na festa dos homens do ano


[28/10/1996] Há 13 anos

Morando no interior de Genebra, na Suíça, com sua namorada Orianne, Phil Collins faz a sua única apresentação do ano, nos Estados Unidos, durante a festa "Homens do Ano", uma votação feita pelos leitores da revista GQ. O show aconteceu no Radio City Music Hall, em Nova York.


Sai a lista dos milionários


[28/10/1997] Há 12 anos

A revista Business Age divulga a lista dos artistas britânicos mais ricos do mundo. Em primeiro lugar, estava o cantor David Bowie, com um patrimônio de 917 milhões de dólares; em segundo, Paul McCartney, com 868 milhões; em terceiro, Tom Jones, com 460; em quarto, Phil Collins com 367; e, em quinto, Elton John, com um patrimônio estimado em 333 milhões de dólares.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 28/10




- 1968: Nasceu, em Curvelo (MG), Paulo Roberto Diniz Júnior, o PJ, baixista do Jota Quest.

- 1999: O Titãs lançou o 11º disco As Dez Mais. Esse disco traz regravações de sucessos do rock brasileiro entre eles “Pelados em Santos” (Mamonas Assassinas), “Ciúme” (Ultraje à Rigor), “Um Certo Alguém” (Lulu Santos), “Sete Cidades” (Legião Urbana) e “Aluga-se” (Raul Seixas).

- 2001: O Raimundos marcou sua volta no show da rádio Mix FM. Em junho do mesmo ano a banda havia anunciado seu fim após a saída do vocalista Rodolfo.

- 2003: Morreu de falência múltipla dos órgãos, aos 81 anos, a cantora Nora Ney. Cantora de sambas-canções e boleros, Nora Ney lançou seu primeiro disco em 1952 e foi a primeira cantora a ganhar disco de ouro. Em 1955 foi convidada a gravar uma versão, em inglês, da música “Rock Around Clock”, de Bill Haley, entitulada “A Ronda das Horas”. Essa é considerada a primeira gravação de um rock no Brasil.


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/

27 de outubro de 2009

Performance







Sinopse

A primeira de várias incursões de Jagger no cinema, pôlemico Performance sofreu várias montagens diferentes até seu lançamento. Um gangster juradode morte por seus pares(James Fox) se refugia na mansão de um rockstar decadente (Mick Jagger), junto com duas garotas andróginas (Anita Pallenberg e Michelle Breton), e lá tem seus sentidos testados por um coquetel de drogas e perversão. Ao mesmo tempo, há o choque entre os mundo de gangster e do roqueiro, com suas diferenças. Tudo isso ao som dos blues furiosos de Ry Cooder e Jack Nietzche, culminando na famisíssima cena em que Mick Jagger canta "Memo From Tuner" para Fox.


Informações Técnicas

Título no Brasil: Performance
Título Original: Performance
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Documentário
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento: 1970
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Warner Home Vídeo
Direção: Donald Cammell / Nicolas Roeg


Elenco

James Fox .... Chas
Mick Jagger .... Turner
Anita Pallenberg .... Pherber
Michèle Breton .... Lucy
Ann Sidney .... Dana
John Bindon .... Moody
Stanley Meadows .... Rosebloom
Allan Cuthbertson .... The Lawyer
Anthony Morton .... Dennis
Johnny Shannon .... Harry Flowers
Anthony Valentine .... Joey Maddocks
Kenneth Colley .... Tony Farrell
John Sterland .... The Chauffeur
Laraine Wickens .... Lorraine

Hoje na história do Rock no mundo - 27/10




Steve Winwood descobre seu Hammond


[27/10/1963] Há 46 anos

Durante o concerto "Rhythm'n'Blues Nights In The Place", em Stoke-on-Trent, Staffordshire, Steve Winwood descobre pela primeira seu orgão Hammond B3. A partir daí, ele usaria o instrumento em estúdio e nas apresentações ao vivo do Spencer Davis Group.


Ian Gillan interpreta Jesus Cristo


[27/10/1970] Há 39 anos

Durante a apresentação do musical "Jesus Christ Superstar", de Tim Rice e Andrew Lloyd Webber, na Igreja Luterana de Saint Peter, em Nova York, o vocalista do Deep Purple, Ian Gillan, interpreta o papel de Jesus Cristo. A gravação em estúdio da obra, que também teve a participação do músico, foi lançada em disco e chegou a sexta posição na Grã-Bretanha e ao primeiro lugar da parada nos Estados Unidos, um verdadeiro sucesso.


Dylan lança Knockin' On Heaven's Door


[27/10/1973] Há 36 anos

Extraída da trilha sonora do filme "Pat Garrett And Billy The Kid", que continha outras duas músicas com os vocais de Bob Dylan, "Knockin' On Heaven's Door" é lançada. Além de virar o single mais vendido do cantor, desde "Lay Lady Lay", de 1969, ela entrou para o Top 20 nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.


Greateful Dead incentiva a pirataria


[27/10/1984] Há 25 anos

Durante uma apresentação em Berkeley, na Califórnia, o Grateful Dead separa um local específico dentro do teatro para que os fãs entrem com gravadores e façam suas próprias cópias do show.


Human League acerta com colaboradores


[27/10/1984] Há 25 anos

O líder do Human League, Philip Oakey, se reúne com o famoso produtor Giorgio Moroder e compõe "Together In Electric Dreams", tema do filme "Electric Dreams" (no Brasil, "Amores Eletrônicos"). A música também contou com a colaboração de Peter Frampton, na guitarra, e emplacou na terceira posição da parada britânica.


Bo Diddley processa ex-empresário


[27/10/1992] Há 17 anos

O bluesman Bo Diddley abre um processo, pedindo 72 mil dólares de indenização, contra seu ex-empresário, Martin Otelsberg. Ele acusava Otelsberg de passar-lhe a perna em despesas pessoais não autorizadas. Diddley ganharia o caso dois anos depois.

Hoje na história do Rock Brasileiro - 27/10




- 1982: A revista Isto É publicou uma matéria de capa da Blitz com Lobão na foto, mas quando a revista chegou às bancas, Lobão não era mais o baterista da banda. Ele usou a revista para arranjar seu primeiro contrato e lançar o primeiro disco Cena de Cinema. (na foto da Blitz ao vivo Lobão está ao fundo na bateria)

- 2000: O Raimundos lançou o sexto disco Raimundos Ao Vivo, com todos os grandes sucessos da banda, mais a regravação de “20 e Poucos Anos” (Fábio Júnior). Outros destaques são “O Pão da Minha Prima”, “Rapante”, “Bestinha” e “Deixa Eu Falar”. Este foi o último disco gravado pelo vocalista Rodolfo.

- 1984: Ritchie lançou o segundo disco E a Vida Continua. Os destaques são “A Mulher Invisível” e “Trabalhar é de Lei”.


http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/

26 de outubro de 2009

End of the Century





(End of the Century, EUA, 2003)

Títulos Alternativos: End of the Century: The Story of the Ramones

Gênero: Documentário

Duração: 110 min.

Tipo: Longa-metragem / Colorido

Produtora(s): Chinagraph, Gugat Films, Kessel Brothers International

Diretor(es): Jim Fields, Michael Gramaglia

Elenco: The Ramones, John Cummings, Douglas Colvin, Thomas Erdely, Jeffrey Hyman, Mark Bell¹ Richie Ramone, C.J. Ramone, Roberta Bayley, Rodney Bingenheimer, Clem Burke, Jayne County¹ Danny Fields, Lars Frederiksen, John Frusciante.

SINOPSE

Impressionante documentário que conta em detalhes a história da seminal banda de punk rock americana Ramones.

Discos Marcantes de Elton John III








Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy

Lançado:23 de maio de 1975

Gravado:Caribou Ranch, Holanda, Junho-Julho 1974

Gênero(s):Rock

Duração:46:52

Conjunto:

* Elton John - teclados e vocal
* Ray Cooper - percussão
* David Hentschel - sintetizador
* Davey Johnstone - sintetizador, guitarras e vocais
* Dee Murray - baixo e vocais
* Nigel Olsson - bateria e vocais
* John Lennon - guitarra

Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy é um álbum conceitual feito por Elton John (o nono de sua carreira), lançado em 1975. Considerado por muitos como o seu melhor álbum e está na lista de 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.

A obra é uma autobiografia de Elton (como Captain Fantastic) e Taupin (como o Brown Dirt Cowboy).

O single Philadelphia Freedom não foi incluído no álbum original. Mas foi incluída na reedição em CD do álbum.

Todas as músicas foram compostas por Elton John e Bernie Taupin.

Na Billboard, o álbum obteve o primeiro lugar e no Reino Unido ficou em 2º lugar. Os singles "Lucy In The Sky With Diamonds" e "Philadelphia Freedom" obtiveram o primeiro lugar (na parada Pop) e "Someone Saved My life Tonight" obteve o quarto. Ganhou três discos de platina nos EUA.

Em comemoração ao 40.º aniversário de trabalho conjunto, John e Taupin lançam em 2006 o disco The Captain & The Kid, que é uma seqüência do primeiro álbum.

Músicas

Disco Original

1. "Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy" - 5:46
2. "Tower of Babel" - 4:28
3. "Bitter Fingers" - 4:33
4. "Tell Me When the Whistle Blows" - 4:20
5. "Someone Saved My Life Tonight" - 6:45
6. "(Gotta Get A) Meal Ticket" - 4:00
7. "Better Off Dead" - 2:37
8. "Writing" - 3:40
9. "We All Fall in Love Sometimes" - 4:15
10. "Curtains" - 6:15

Bonus tracks (1996 CD reissue)

1. "Lucy in the Sky With Diamonds" (John Lennon, Paul McCartney) - 6:18
2. "One Day (At a Time)" (Lennon) - 3:49
3. "Philadelphia Freedom" - 5:23

Discos Marcantes de Elton John II







Elton John - Goodbye Yellow Brick Road (1973)

Origem: Inglaterra

Produtor: Gus Dudgeon

Formação Principal no Disco: Elton John - Dee Murray - Davey Johnstone – Nigel Olsson – David Hentschel

Estilo: Soft Rock, Piano Rock

Relacionados: Bread/America/Procol Harum

Destaque: Candle In The Wind

Melhor Posição na Billboard: 1o

Yellow Brick Road é o nome daquela caminho que levou Dorothy Ventania e seus amigos, o Homem de Lata, o Espantalho e o Leão Medroso até a Cidade das Esmeraldas, para travar conhecimento com um misterioso mágico que lá habitava, segundo o conto de Lyman Frank Baum, O Mágico de Oz. Também é o nome da obra-prima de Elton John (que também é 'amigo da Dorothy'), e o ápice da colaboração entre o compositor inglês e Bernie Taupin. O trabalho era prolífico e de tanta qualidade que iria render um álbum duplo e coroar a fase de ouro, ou o Século de Péricles de Elton John, que começou com o Madman Across The Water e chegaria ao ápice com o Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy. Não há muito o que acrescentar sobre oum disco como Yellow Brick Road — bastaria citá-lo como um potencial hit-singles pack, com canções que iriam grudar no topo das paradas, como Harmony, Candle In The Wind e que permaneceriam no seu repertório para sempre: Saturday Night's Alright for Fighting, a épica Funeral for a Friend/Love Lies Bleeding, a cabulosa All the Girls Love Alice e a mais pedida nos vitrolões da vida, a citada Goodbye Yellow Brickroad. Detalha para o quarteto que emoldura o álbum, Dee Murray, Davey Johnstone, Nigel Olsson e David Hentsche, especialmente Dee, um ótimo e subestimado baixista. Enquanto Elton manteve esta fórmula musical, ele foi imbatível.
Em 2000, a revista Q Magazine o colocou na 84ª posição na lista de 100 melhores álbuns de artistas ingleses de todos os tempos. Em 2003, a revista Rolling Stone o colocou na 91ª posição da lista de 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.

LP Disco 1/Lado 1

1. "Funeral for a Friend/Love Lies Bleeding" – 11:08
2. "Candle in the Wind" – 3:41
3. "Bennie and the Jets" – 5:23

LP Disco1/Lado 2

1. "Goodbye Yellow Brick Road (música)" – 3:14
2. "This Song Has No Title" – 2:23
3. "Grey Seal" – 3:58
4. "Jamaica Jerk Off" – 3:39
5. "I've Seen That Movie Too" – 5:59

LP Disco 2/Lado 3

1. "Sweet Painted Lady" – 3:52
2. "The Ballad of Danny Bailey (1909-34)" – 4:24
3. "Dirty Little Girl" – 5:01
4. "All the Girls Love Alice" – 5:08

LP Disco 2/Lado 4

1. "Your Sister Can't Twist (But She Can Rock 'n Roll)" – 2:42
2. "Saturday Night's Alright for Fighting" – 4:54
3. "Roy Rogers" – 4:08
4. "Social Disease" – 3:44
5. "Harmony" – 2:45

Faixas bônus (2003 30th Anniversary Deluxe Edition)

1. "Whenever You're Ready (We'll Go Steady Again)" – 2:51
2. "Jack Rabbit" – 1:52
3. "Screw You (Young Man's Blues)" – 4:44
4. "Candle in the Wind (Versão acústica) " – 3:51

Nota: O álbum em LP original vinha com dois discos. O relançamento em CD veio com apenas um disco, de oitenta minutos

Discos Marcantes de Elton John







Elton John – Madman Across The Water (1971)

Origem: Inglaterra

Produtor: Gus Dudgeon

Formação Principal no Disco: Elton John - Paul Buckmaster - Tony Burrows - B.J. Cole - Roger Cook - Ray Cooper - Terry Cox - Brian Dee - Lesley Duncan - Jack Emblow - Herbie Flowers - David Glover - Sue Glover - Davey Johnstone - David Katz - Chris Laurence - Sunny Leslie - Diane Lewis - Barry Morgan - Lee Murray - Brian Odgers - Nigel Olsson - Alan Parker - Roger Pope - Caleb Quaye - Barry St. John - Chris Spedding - Terry Steele - Liza Strike - Les Thatcher - Rick Wakemann

Estilo: Rock Pop

Relacionados: Bread/Bee Gees/America

Destaque: Levon

Melhor Posição na Billboard: 41o


Madman Across The Water, o quarto álbum do britânico Elton John, está um pouco longe de representar o auge do compositor, como em Goodbye Yellow Brick Road ou Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, mas se notabiliza por dois aspectos interessantes: é tanto a consolidação da perfeita parceria musical entre ele e o poeta e letrista Bernie Taupin (certamente uma das mais exitosas e duradoras da história do rock), iniciada quatro anos antes e o começo da fase mais prolífica de John, iniciada em Tumbleweed Connection. Junto com outra dupla, Gus Dudgeon na produção e Paul Buckmaster nos arranjos (principalmente os de orquestra de cordas), o quarteto capitaneado por Elton se tornou em uma massiva fábrica de discos de excelente qualidade ao entronizar uma fórmula que amalgamava um soft rock convincente em letras extensas e narrativas e baladas pop consistentes com camerísticos arranjos orquestrais (Buckmaster, que também colaborou com os Rolling Stones em Sticky Fingers e Goat Head’s Soup, tinha a capacidade de modernizar a linguagem orquestral em músicas eminentemente pop, sem cair em fórmulas macarrônicas e batidas, no melhor (!) estilo Mantovani) e corais (como em All The Nasties) que transformam Madman em uma quase cantata moderna. Madman também se destaca por apresentar um sabor mais pastoral às letras típicas de Taupin em faixas menos incensadas de Elton John (como Crocodile Rock, por exemplo) que, anos mais tarde, iria flertar com o glam rock e se transformar num personagem de si mesmo. Muitos que travaram conhecimento com essa segunda fase do compositor inglês desconhecem o momento mágico do músico em formação, que precedeu o Liberace colecionador de óculos das décadas seguintes. E Madman surpreende por ser um disco perfeito e pouco conhecido, com um material — vamos dizer assim — plenamente inédito de sucesso (com exceção de Tiny Dancer, Levon e a faixa que dá título ao disco). O próprio Elton John só recentemente resolveu desenterrar algumas de suas canções no set-list de sua mais recente turnê, fazendo justiça a um dos melhores trabalhos de sua extensa (embora um pouco irregular nos últimos tempos) carreira. É o melhor álbum para conhecer uma faceta ligeiramente B do cantor e compositor — ou o seu autêntico lado A.




Faixas

Lado 1

1. "Tiny Dancer" – 6:12
2. "Levon" – 5:37
3. "Razor Face" – 4:40
4. "Madman Across the Water" – 5:22

Lado 2

1. "Indian Sunset" – 6:45
2. "Holiday Inn" – 4:22
3. "Rotten Peaches" – 5:14
4. "All the Nasties" – 5:08
5. "Goodbye" – 1:48

Elton John






Sir Elton Hercules John, nascido Reginald Kenneth Dwight, (Grande Londres, 25 de março de 1947) é um dos mais importantes e influentes cantores, compositores e músicos do mundo.


Informação geral

Nome completo:Reginald Kenneth Dwight

Apelido:Rockaday Johnnie

Data de nascimento:25 de Março de 1947 (62 anos)

Origem:Londres, Inglaterra

País:Reino Unido

Gêneros:Pop, Pop Rock, Jazz, Blues

Ocupação:Cantor, compositor e produtor

Instrumentos:Vocal, Piano e Teclado

Período em atividade:1969 - atualmente

Gravadoras:DJM,Geffen,Island,Universal,Interscope,Mercury

Afiliações:Billy Joel,Queen,John Lennon,Bluesology,Guns N' Roses

Influências:Elvis Presley, Bill Haley

Página oficial:www.EltonJohn.com


Biografia

Juventude

Nascido Reginald Kenneth Dwight em 25 de março de 1947, cresceu em Pinner em uma council house que pertencia a seus avós maternos. Filho de Sheila Eileen (Harris) e Stanley Dwight, foi educado na Pinner Wood Junior School, Reddiford School e mais tarde na Pinner County Grammar School, onde mais tarde iria adquirir uma bolsa de estudos para a Royal Academy of Music.

Quando Elton John começou a se interessar pela carreira musical, seu pai, antigo tenente da RAF, tentou o convencer a seguir uma carreira mais convencional. Os pais de Elton eram ambos músicos. Seu pai tocava trompete em uma banda amadora chamada Bob Millar Band, que animava festas formais.

A família de Elton John era uma exímia colecionadora de álbuns, o que o fez se interessar pelo estilo de Elvis Presley e Bill Haley & His Comets durante a década de 1950.


Interesse pela Música

Elton John começou a tocar piano com 3 anos de idade e dentro de 1 ano foi selecionado para o "The Skater's Waltz" de Winifred Atwell. Elton John logo contava com uma rotina agitada de tocar em festas e reuniões de família e começou seus estudos de música aos 7 anos. Elton se tornou um aluno de destaque nas escolas onde estudou música, sendo comparado com Jerry Lee Lewis por seus colegas de classe. Aos 11 anos, Elton John conseguiu uma bolsa de estudos para a Royal Academy of Music, até hoje uma das instituições musicais mais respeitadas do Reino Unido.

A mãe de Elton John, Sheila, embora fosse mais rigorosa com ele, era também mais carinhosa e dedicada do que o pai, Stanley. Stanley Dwight é decrito por Elton como um pai desnaturado e grosseiro, que já o agrediu verbalmente várias vezes. Quando Elton tinha 15 anos de idade seus pais se divorciaram e sua mãe foi viver com um pintor local chamado Fred Farebrother. Fred se tornou um padrasto carinhoso para Elton John e assumiu o lugar de figura paterna que seu pai biológico nunca assumiu.


Carreira


Início da Carreira

Seu nome artístico advem de dois integrantes de sua antiga banda, Bluesology - Elton Dean (saxofonista) e Long John Baldry (líder da banda).

Estudou na Pinner County Grammar School e ganhou uma bolsa escolar aos onze anos de idade para a Royal Academy of Music.

A carreira de Elton John atravessa a quarta década de ininterrupto sucesso. Nos anos setenta, época que muitos consideram como sendo o auge de sua carreira (foi considerado o segundo artista mais importante dessa década, superado apenas por Paul McCartney), já podia ser considerado como um dos maiores astros de rock do planeta.

Ainda na adolescência, integrou o grupo de blues Bluesology. Em 1967 estabeleceu parceria com o letrista Bernie Taupin, com o qual lançou grande parte de sua obra musical, mantendo-se a parceria até os dias de hoje.

Apesar de ter lançado o disco Empty Sky em 1969, que não trazia em seu repertório algum imediato sucesso , a guinada de sua carreira ocorreu com o lançamento do disco Elton John, de 1970, que o lançou como cantor de sucesso nos Estados Unidos e trouxe ao público um de seus maiores sucessos, a canção "Your Song".

Dentre seus discos de maior sucesso, destacam-se Goodbye Yellow Brick Road (1973) e Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy, este último de 1975. São também os seus discos mais bem colocados no ranking de melhores discos do século XX elaborado pela revista Rolling Stone.

Além de Bernie Taupin, outros letristas trabalharam com Elton, entre os quais Gary Osborne e Tim Rice. Enquanto a parceria com o primeiro está presente nos discos A Single Man, 21 at 33, The Fox, Jump Up! e Leather Jackets, o trabalho com o segundo, iniciada com a música Legal Boys, de 1982, resultou anos depois na soundtrack dos filmes O Rei Leão (1994), com a qual Elton ganhou o Oscar de melhor trilha sonora, e O Caminho Para Eldorado (2001).

É o único artista que até hoje conseguiu obter seis lançamentos consecutivos no primeiro lugar da Billboard, sendo detentor, ademais, do recorde de single de maior vendagem da história, com a adaptação feita em 1997 da canção Candle in the Wind em homenagem à amiga pessoal, Princesa Diana, totalizando um total de quarenta milhões de cópias vendidas.

Elton John manteve-se em evidência na década de 1980, época em que lançou um álbum inédito por ano, levando ao público hits como I Guess That's Why They Call It The Blues, I'm Still Standing, Sacrifice, Nikita e diversos outros. Apesar de ter declarado sua bissexualidade em 1976, em entrevista à revista Rolling Stone, casou-se com a engenheira de som Renate Blauel em 1984, tendo a união se dissolvido em 1988. Em 2005 celebrou contrato de parceria civil com David Furnish, com o qual vive desde meados da década de 1990.

Embora tenha diminuído o ritmo de lançamento de novos discos, Elton John permaneceu em evidência na década de 1990, lançando canções de sucesso como Can You Feel The Love Tonight, The One, Something About The Way You Look Tonight, Blessed. É considerado um dos maiores e mais influentes artistas da atualidade, lançando novos trabalhos regularmente. Nos últimos anos compôs os musicais Billy Eliot e Lestat, que ficaram em cartaz na Broadway.

É filantropo: participou do Live Aid de 1985, ao lado de artistas como David Bowie, Sting, Phil Collins, entre outros, além de manter uma fundação para combate da Aids, tida como a maior do mundo no gênero, criada em 1992.No mesmo ano,se apresentou junto com o Guns N' Roses no Video Music Awards 92.

Elton sempre teve o sonho de ser dono de uma equipe de futebol pelo qual torcia, o Watford FC, tendo realizado esse projeto em 1976, quando então o clube figurava na série B da Liga Inglesa. Injetou recursos para contratações, levando a equipa até a primeira divisão. Vendeu-a em 1987. Também ajuda um clube de futebol da Austrália. É dono de um restaurante em Hollywood.

Em 1986, foi sujeito a uma intervenção cirúrgica na garganta, em virtude de lhe ter sido diagnosticado pequenos nódulos nas suas cordas vocais, consequência da quantidade de marijuana que fumava nessa altura. Este facto veio a impor uma mudança profunda na sua voz, que se tornou mais grave e profunda, perdendo por completo o seu famoso falsete.

Em 1992, Elton cantou com o Queen a música "The Show Must Go On" no Freddie Mercury Tribute Concert. Ele cantou neste mesmo concerto em homenagem ao Freddie Mercury, a música Bohemian Rhapsody, junto com Axl Rose e os integrantes restantes do Queen.

Em 2007, Elton John comemorou o seu aniversário de 60 anos realizando o seu sexagésimo show no Madison Square Garden, em Nova York. O discurso de abertura do espetáculo foi feito pelo ex-presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton.


Duetos

Elton John é um dos artistas que mais faz duetos na história da música. entre seus duetos estão:

* Elton John & Tina Turner - The Bitch Is Back (somente ao vivo, em 1995 e 1999)
* Elton John & Kiki Dee - Don't Go Breaking My Heart e True Love
* Elton John & Blue - Sorry Seems To Be The Hardest World
* Elton John & John Lennon - I Saw Her Standing There (somente ao vivo no Madison Square Garden)
* Elton John & Ray Charles - Sorry Seems To Be The Hardest Word
* Elton John, Axl Rose & Queen - Bohemian Rhapsody (somente ao vivo no tributo do Freddie Mercury)
* Elton John, Stevie Wonder, Dionne Warwick & Gladys Knight - That's What Friends Are For
* Elton John & Spice Girls - Don't Go Breaking My Heart (somente ao vivo)
* Elton John, George Harrison, Eric Clapton, Ringo Starr & Phil Collins - While My Guitar Glenty Weeps (somente ao vivo)
* Elton John & Billy Joel - Goodbye Yellow Brick Road (somente ao vivo)
* Elton John & George Michael - Don't Let The Sun Go Down On Me (somente ao vivo)
* Elton John, Paul McCartney, Eric Clapton & Sting - Hey Jude (somente ao vivo)
* Elton John & Eminem - Stan (somente ao vivo)
* Elton John & Queen - The Show Must Go On (somente ao vivo no tributo do Freddie Mercury)
* Elton John & Pet Shop Boys - Believe/Song For Guy (somente ao vivo)
* Elton John & Bryan Adams - Sad Song (Say So Much) (somente ao vivo)
* Elton John, Eric Clapton & Mark Knopfler - Sunshine Of Your Love e Sacrifice (somente ao vivo)
* Elton John & Guns N' Roses - November Rain (somente ao vivo no VMA de 1992)
* Elton John & Ronan Keating - Your Song (somente ao vivo)
* Elton John & Anastacia - Saturday Nights Alright For Fighting (somente ao vivo)
* Elton John & Patti LaBelle - Your Song
* Elton John & LeAnn Rimes - Written In The Stars
* Elton John & Blue - Sorry Seems To Be The Hardest Word
* Elton John & Shania Twain - Still The One e Something About The Way You Look Tonight
* Elton John & Dolly Parton - Imagine (somente ao vivo)
* Elton John & Luciano Pavarotti - Live Like Horses
* Elton John & Paul Young - I'm Your Puppet (tendo feito sucesso no Brasil ao se tornar o hit da trilha sonora internacional da novela "A Viagem")
* Elton John & George Michael - Don't Let The Sun Go Down On Me
* Elton John & Backstreet Boys - "The one" 2000
* Elton John & Cher, David Bowie - Bennie And The Jets (somente ao vivo)

Discografia

Álbuns de Estúdio

* 1969 Empty Sky
* 1970 Elton John
* 1971 Tumbleweed Connection
* 1971 Madman Across The Water
* 1972 Honky Château
* 1973 Don't Shoot Me I'm Only The Piano Player
* 1973 Goodbye Yellow Brick Road
* 1974 Caribou
* 1975 Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy
* 1975 Rock Of The Westies
* 1976 Blue Moves
* 1978 A Single Man
* 1979 Victim of Love
* 1980 21 At 33
* 1981 The Fox
* 1982 Jump Up!
* 1983 Too Low for Zero
* 1984 Breaking Hearts
* 1985 Ice on Fire
* 1986 Leather Jackets
* 1988 Reg Strikes Back
* 1989 Sleeping With the Past
* 1992 The One
* 1993 Duets
* 1995 Made in England
* 1997 The Big Picture
* 2001 Songs from the West Coast
* 2004 Peachtree Road
* 2006 The Captain and the Kid

Álbuns ao Vivo

* 1971 17-11-70 (lançado no Brasil, em 1977, sob o título "Honk Tonk Women");
* 1976 Here and There;
* 1987 Live in Australia with the Melbourne Symphony Orchestra;
* 2000 One Night Only.

Compilações

* 1974 Elton John's Greatest Hits Volume I
* 1977 Elton John's Greatest Hits - Volume II
* 1980 Lady Samantha
* 1980 Elton John's Milestones
* 1985 Your Songs
* 1987 Greatest Hits Vol. 3 (1979-1986)
* 1990 The Very Best of Elton John
* 1990 To Be Continued…
* 1992 Rare Masters
* 1992 Greatest Hits 1976-1986
* 1995 Love Songs
* 2002 The Greatest Hits 1970-2002
* 2005 Elton John's Christmas Party
* 2007 Rocket Man - The Definitive Hits

Trilhas Sonoras

* 1971 Friends
* 1994 The Lion King Soundtrack
* 1998 Elton John and Tim Rice's Aida
* 1999 The Muse
* 2000 The Road to El Dorado
* 2005 Billy Elliot: The Musical
* 2006 Lestat: The Musical

Tributos

* 1991 Two Rooms: Celebrating the Songs of Elton John & Bernie Taupin

Outros

* 1979 The Thom Bell Sessions
* 1989 The Complete Thom Bell Sessions
* 1994 Reg Dwight Piano Goes Pop
* 2001 Prologue