6 de dezembro de 2008

Os 25 maiores rumores da história do rock

A revista Rolling Stone publicou em seu site uma lista com os 25 maiores rumores (boatos) da história do rock em todos os tempos. Leia abaixo a tradução da matéria.


1. Paul McCartney está ou esteve morto.

2. O assistente de Steve Nick teve de assoprar cocaína pelo ânus de Steve porque suas vias nasais foram destruídas.

3. Mama Cass morreu depois de engasgar com um sanduíche de presunto.

4. Angie Bowie pegou seu marido na cama com Mick Jagger.

5. Mark David Chapman era um assassino programado pela CIA.

6. Membros do LED ZEPPELIN masturbaram uma goupie adolescente com um peixe/tubarão.

7. Jim Morrison foi morto por membros da administração Nixon / fingiu sua própria morte / morreu de um ataque cardíaco causado por masturbação em uma banheira parisiense.

8. Deborah Harry foi raptada pelo serial killer Ted Bundy.

9. Keith Moon jogou um carro dentro da piscina de um hotel Holiday Inn em seu aniversário de 21 anos, perdeu alguns dentes e conseguiu com que o The Who fosse banido para sempre de qualquer Holiday Inn.

10. Gene Simmons teve um enxerto de língua de vaca em sua própria língua após um acidente de carro.

11. Rod Stewart / Lil’ Kim / Jordan Knight tiveram de fazer lavagem estomacal depois de ingerir uma enorma quantidade de sêmem.

12. Durante uma batida em busca de drogas na casa de Mick Jagger, Marianne Faithfull foi encontrada com uma barra de chocolate entre as pernas.

13. MARILYN MANSON teve removidas suas costelas inferiores para praticar sexo oral em si próprio.

14. Alice Cooper e Frank Zappa se insultaram, defecando no palco e comendo suas fezes.

15. Bob Marley foi assassinado / contraiu câncer no dedão graças à CIA.

16. A música “In the Air Tonight”, de Phil Collins foi escrita após Collins ter presenciado um horrível incidente em que um homem deixou que outro se afogasse.

17. Keith Richards fazia/faz regularmente uma tranfusão de todo o seu sangue.

18. Jack e Meg White são irmãos.

19. “Hotel California” é sobre uma igreja cristã que foi abandonada e tomada por adoradores de satã; os Eagles são adoradores de satã e satã aparece na janela na capa do álbum.

20. Bob Ezrin, que produziu "Berlin", do Lou Reed, conseguiu os angustiantes choros de crianças da música “The Kids”, contando aos seus próprios filhos que sua mãe tinha morrido.

21. O nome PEARL JAM foi escolhido em homenagem a uma geléia da avó de Eddie Vedder, que continha peyote em sua composição.

22. Charles Manson fez teste para o Monkees.

23. MARILYN MANSON interpretou Paul Pfeiffer, o amigo de Kevin Arnold, no seriado "Anos Incríveis".

24. Robert Johnson vendeu sua alma ao demônio em troca de suas habilidades como guitarrista.

25. Roy Orbison era um albino e usava óculos escuros porque era cego.

(Aparentemente, a ode ao demônio em Stairway to Heaven e a carreira de formigas que o Ozzy cheirou não entraram na lista. Aliás, cadê o Ozzy nessa lista?)

Discos Marcantes dos The Byrds V





The Byrds - Sweetheart Of The Rodeo (1968)


Origem: EUA
Produtor: Gary Usher
Formação Principal no Disco: Roger McGuinn - Chris Hillman - Gram Parsons - Kevin Kelley
Estilo: Country Rock / Country
Relacionados: Everly Brothers; Merle Haggard; Johnny Cash
Destaque: You're Still On My Mind
Melhor Posição na Billboard: 77º


Quem gosta dos Byrds normalmente não gosta desse disco e eu não sei bem porque. Ou melhor, sei sim, mas não entendo o porquê. A essa altura, dos Byrds originais, só restavam McGuinn e Hillman, ou seja, a banda já não era exatamente a mesma. Muito da força criativa dos grandes álbuns anteriores havia ido embora. A entrada de Parsons na banda só serviu como elemento definitivo de mudança do estilo, tendo em vista que ele foi bastante decisivo no processo criativo de Sweetheart Of The Rodeo. A princípio os Byrds contariam uma breve história da música americana, passeando por bluegrass country e folk até chegar na era dos sintetizadores (que os Byrds já começavam a visitar fortemente em lados B como Moog Raga). No entanto eles não sairam mais do country rock. O resultado da experiência deles é tão bom que conseguiram fazer um álbum irrepreensível. Os novos Byrds captaram com alta fidelidade toda a experiência country, tratando de temas como alcoolismo, religião, prisão, vida no campo e tudo mais se utilizando com todo o exagero necessário da deliciosa steel guitar. É muito difícil destacar uma das 11 faixas, mas fico com 4: The Christian Life, You're Still On My Mind, Nothing Was Delivered e Hickory Wind. O álbum foi um fracasso, mas pouca gente vai de cabeça em uma mudança tão profunda de uma banda. Mas quem arriscou, acredito, não se arrependeu.Este é o albúm 117 da lista da Rolling Stones.


Track listing

"You Ain't Going Nowhere" (Bob Dylan) – 2:38
"I Am a Pilgrim" (trad. arr. Roger McGuinn & Chris Hillman) – 3:42
"The Christian Life" (Charles Louvin, Ira Louvin) – 2:33
"You Don't Miss Your Water" (William Bell) – 3:51
"You're Still on My Mind" (Luke McDaniel) – 2:26
"Pretty Boy Floyd" (Woody Guthrie) – 2:37
"Hickory Wind" (Gram Parsons, Bob Buchanan) – 3:34
"One Hundred Years from Now" (Parsons) – 2:43
"Blue Canadian Rockies" (Cindy Walker) – 2:05
"Life in Prison" (Merle Haggard, J. Sanders) – 2:47
"Nothing Was Delivered" (Bob Dylan) – 3:34

Discos Marcantes dos The Byrds IV






The Byrds - The Notorious Byrd Brothers (1968)


Origem: EUA
Produtor: Gary Usher
Formação Principal no Disco: Roger McGuinn - David Crosby - Chris Hillman - Michael Clarke
Estilo: Acid Rock / Folk Rock
Relacionados: The Beatles; Crosby, Stills & Nash; Pink Floyd
Destaque: Goin' Back
Melhor Posição na Billboard: 47º


Esse disco é mais um dos símbolos das mudanças pelas quais passaram tantas vezes os Byrds. Em Notorius Byrd Brothers, um desses irmãos notáveis estava dando o adeus, no caso o grande David Crosby. Por isso na capa só aparecem os outros 3 membros. Mas antes de dar o adeus, Crosby participou efetivamente deste belo disco que, embora mantivesse a linhagem folk cheia de experimentações em alta, já flertava com o country rock (o estilo que a banda adotaria em seguida) em faixas como Wasn't Born To Follow. Realmente, os Byrds não eram uma banda a seguir as outras, mas a criar seu próprio caminho, mesmo que isso custasse a saída de membros que não concordassem com este caminho. A banda ainda fazia experimentações e viagens psicodélicas constantes, como em Space Odissey, e também as costumeiras críticas à guerra, mostradas em Draft Morning. Mas as baladas folk permeiam todo o álbum, de Goin' Back à linda Old John Robertson. Os Byrds já não estavam mais no auge, mas os discos continuavam sob a batuta de Gary Usher com uma produção excelente. Se ainda não é fã da época de ouro da banda, esse é o último convite. Este é o número 171 da lista dos 500 melhores albúns de sempre da revista Rolling Stones.


Track listing

"Artificial Energy" (Roger McGuinn/Chris Hillman/Michael Clarke) – 2:18
"Goin' Back" (Carole King/Gerry Goffin) – 3:26
"Natural Harmony" (Chris Hillman) – 2:11
"Draft Morning" (David Crosby/Chris Hillman/Roger McGuinn) – 2:42
"Wasn't Born to Follow" (Carole King/Gerry Goffin) – 2:04
"Get to You" (Chris Hillman/Roger McGuinn) – 2:39
"Change Is Now" (Chris Hillman/Roger McGuinn) – 3:21
"Old John Robertson" (Chris Hillman/Roger McGuinn) – 1:49
"Tribal Gathering" (David Crosby/Chris Hillman) – 2:03
"Dolphin's Smile" (David Crosby/Chris Hillman/Roger McGuinn) – 2:00
"Space Odyssey" (Roger McGuinn/R.J. Hippard) – 3:52

Discos Marcantes dos The Byrds III






The Byrds - Younger Than Yesterday (1967)

Origem: EUA
Produtor: Gary Usher
Formação Principal no Disco: Roger McGuinn - David Crosby - Chris Hillman - Michael Clarke
Estilo: Rock
Relacionados: David Crosby; Bob Dylan; Beatles
Destaque: Everybody's Been Burned
Melhor Posição na Billboard: 24º


Everybody Este álbum mostra um novo Byrds, agora um quarteto. Mesmo com o esfacelamento da banda aos poucos e com a mudança na orientação sonora, os Byrds seguiam fazendo álbuns de qualidade. Younger Than Yesterday mostra o quanto McGuinn e Crosby eram afiados compositores, capazes de abrir o álbum com So You Want To Be A Rock'n'Roll Star e conseguir ainda subir o nível para a canção seguinte, Have You Seen Her Face, um resgate do melhor dos primórdios do rock'n'roll, do qual eles mesmos participaram. A canção, que lembra bastante o estilo pré-64 dos Beatles, merece presença cativa em qualquer coletânea decente da banda. As canções seguintes são experimentações dos músicos sobre que futuro seguir. CTA-102 é cheia de efeitos de estúdio, assim como algumas das canções de discos anteriores já exploravam as inovações eletrônicas da época. Renaissance Fair é inspirada em medievalismos e The Girl With No Name flerta com o country-rock, estilo que a banda viria a aprimorar no futuro. Everybody's Been Burned, todavia, é um retrato ao melhor estilo Dylan da potencialidade de David Crosby, que logo deixaria os Byrds. Younger Than Yesterday foi, mais do que apenas um bom disco pra época, a prova de que os Byrds podiam ainda se re(i)novar.Este albúm é o número 124 da lista dos 500 melhores albúns de todos os tempos da revista Rolling Stones


Track listing

"So You Want to Be a Rock 'n' Roll Star" (Chris Hillman, Roger McGuinn) – 2:05
"Have You Seen Her Face" (Hillman) – 2:40
"C.T.A.-102" (McGuinn, R.J. Hippard) – 2:28
"Renaissance Fair" (David Crosby, McGuinn) – 1:51
"Time Between" (Hillman) – 1:53
"Everybody's Been Burned" (Crosby) – 3:05
"Thoughts and Words" (Hillman) – 2:56
"Mind Gardens" (Crosby) – 3:46
"My Back Pages" (Bob Dylan) – 3:08
"The Girl with No Name" (Hillman) – 1:50
"Why" (Crosby, McGuinn) – 2:45

Discos Marcantes dos The Byrds II







The Byrds - Fifth Dimension (1966)


Origem: EUA
Produtor: Jim Dickson - Allen Stanton
Formação Principal no Disco: Roger McGuinn - David Crosby - Chris Hillman - Michael Clarke
Estilo: Rock / Folk Rock
Relacionados: The Beatles
Destaque: Eight Miles High
Melhor Posição na Billboard: 24º


Um disco surpreendente este que foi o terceiro álbum dos Byrds. Com a saída da banda por parte de Gene Clark, que compunha boa parte das músicas e letras, McGuinn e Crosby se sentiram mais a vontade para começarem a compor. McGuinn assina músicas que destoavam bastante do padrão dos Byrds, falando de extraterrestres, física quântica e até uma curiosa canção com sons de avião. A criatividade de McGuinn todavia não dava conta da banda sozinha e Crosby (que mais tarde viria a sair do grupo) teve também de se apoderar de parte das composições. Além disso a banda gravou alguns covers, sendo John Riley o mais bem sucedido cover. Mas nenhuma destas canções é tão boa quanto Eight Miles High, a última grande colaboração de Gene Clark com a banda. Nesta canção nós podemos sentir o último sopro dos Byrds clássicos juntos. Um disco muito bom mas irregular de uma banda importantíssima e influenciadora.


Track listing

"5D (Fifth Dimension)" (McGuinn) – 2:33
"Wild Mountain Thyme" (traditional, arranged McGuinn/Hillman/Clarke/Crosby) – 2:30
"Mr. Spaceman" (McGuinn) – 2:09
"I See You" (McGuinn/Crosby) – 2:38
"What's Happening?!?!" (Crosby) – 2:35
"I Come and Stand at Every Door" (Nazim Hikmet/traditional) – 3:03
"Eight Miles High" (Clark/McGuinn/Crosby) – 3:34
"Hey Joe (Where You Gonna Go)" (Billy Roberts) – 2:17
"Captain Soul" (McGuinn/Hillman/Clarke/Crosby) – 2:53
"John Riley" (Bob Gibson/Ricky Neff) – 2:57
"2-4-2 Fox Trot (The Lear Jet Song)" (McGuinn) – 2:12

Discos Marcantes dos The Byrds





The Byrds - Mr. Tambourine Man (1965)

Origem: EUA
Produtor: Terry Melcher
Formação Principal no Disco: Jim McGuinn - Gene Clark - David Crosby - Chris Hillman - Michael Clarke
Estilo: Folk Rock
Relacionados: Bob Dylan; The Beatles; Pentangle
Destaque: Mr. Tambourine Man
Melhor Posição na Billboard: 6º


Um bom álbum de estréia é este dos Byrds, mas muito menos do que eles podiam ser. Um clássico por conter a melhor versão possível de Mr. Tambourine Man, por conter boas composições de Dylan, uma bela composição de Jackie de Shannon (Don't Doubt Yourself, Babe), além da ótima Bells of Rhymney, arranjada por Pete Seeger. Mas um álbum que mostra mais do que a harmonia vocal marcante dos Byrds e a guitarra de 12 cordas única. Mostra um Gene Clark ainda não tão perfeito com as composições, mostra uma banda que ainda tentava demarcar o espaço do folk rock e às vezes se perdia em gravações exageradas, tanto que no single quem toca é uma daquelas bandas de estúdio, de apoio. De qualquer forma, eles precisavam iniciar e iniciaram. Há boas canções no disco e muitas outras ainda viriam. E eles já tinham feito um grande feito aqui, sem dúvida.A Revista Rolling Stone citou este albúm como o numero 232 na lista dos 500 melhores albuns de todos os tempos.


Track listing

"Mr. Tambourine Man" (Bob Dylan) –2:29
"I'll Feel a Whole Lot Better" (Gene Clark) –2:32
"Spanish Harlem Incident" (Bob Dylan) –1:57
"You Won't Have to Cry" (Gene Clark/Jim McGuinn) –2:08
"Here Without You" (Gene Clark) –2:36
"The Bells of Rhymney" (Idris Davies/Pete Seeger) –3:30
"All I Really Want to Do" (Bob Dylan) –2:04
"I Knew I'd Want You" (Gene Clark) –2:14
"It's No Use" (Gene Clark/Jim McGuinn) –2:23
"Don't Doubt Yourself, Babe" (Jackie DeShannon) –2:54
"Chimes of Freedom" (Bob Dylan) –3:51
"We'll Meet Again" (Ross Parker/ Hughie Charles) –2:07