2 de dezembro de 2008

O Que é Rock - Livro


Paulo Chacon

Existem vários rocks. Do mais harmonioso e melódico como os dos Beatles, passando pelo progressivo do Genesis e do Yes, até o mais "pauleira" do Deep Purple ou do Led Zeppelin. Tudo, na verdade, são 7 notas. Negar o rock dos anos 60 em diante é o mesmo que existir dos jovens dos anos 50 que não andem de carro porque ele gera poluição. Negar o rock é negar os tempos... Dê-se uma chance; relaxe e goze, leitor renitente, que ninguém é de ferro!


Editora: Brasiliense
ISBN: 8511010688
Ano: 1989
Edição: 5
Número de páginas: 79
Acabamento: Brochura
Formato: Pequeno

Origens dos nomes de bandas e artistas de rock V

L7 - Gíria antiga para "quadrado" (careta, ultrapassado).

Laibach - A banda vem da cidade Eslovénia Ljubljnana que em alemão, segunda língua do país, se escreve "Laibach".

Led Zeppelin - O baterista do the Who, Keith Moon, achou que a banda de Jimmy Page, que ainda se chamava The New Yardbirds, era pesada como chumbo e flutuava como um Zepelim. Daí Lead Zeppelin (Zepelim de Chumbo). Um Zepelin trata-se de um balão dirigível em forma de charuto. Mais tarde o nome foi mudado para Led Zeppelin para não ter dúvidas quanto à pronúncia.

Lemonheads - Bala de limão.

Level 42 - O livro "The Hitchhiker's Guide to the Galaxy" apresenta um supercomputador que tem respostas para tudo chamado de 42. Para evitar problemas autorais ele colocaram a palavra Level (Nível) na frente. O boato de que teria sido tirado de uma placa no filme "Brazil - The Movie" é errado.

LFO - Lyte Funky Ones

Limp Bizkit - O nome Limp Bizkit surgiu durante uma conversa entre o vocalista Fred Durst e um amigo que diz que seu cérebro parece um "limp biscuit" (uma bolacha amolecida). Ele gostou da idéia e adotou o nome.

Linkin Park - A banda se chamava "Hybrid Theory", mudou o nome para "Linkin Park" por questões legais porque já existia uma outra banda com esse nome. Eles escolheram esse nome porque o Chester Bennington (vocalista) costumava dirigir pelo Lincon Park em Santa Mônica (que era uma vizinhança onde os desabrigados costumavam ir) e esse nome ganhou a atenção de todos por sua boa sonoridade. Eles mudaram alguma coisinha no nome porque assim eles poderiam comprar o domínio pois o linconpark.com era muito caro.

Lipps, Inc. - Trocadilho com 'lip-sync' (Sincronismo labial).

Little River Band - Banda australiana que tirou seu nome de uma placa na estrade entre Melbourne e Geelong.

Living Colour - Inspirado na introdução dos filmes antigos de Walt Disney: "The following program is brought to you in living color".

Love And Rockets - Revista em quadrinhos dos irmãos Gilbert e Jaime Hernandez.

Lovin' Spoonful - Tirado da letra de "Coffee Blues" de John Hurt. Gíria para esperma.

Luscious Jackson - Corruptela para "Lucious Jackson", jogador veterano de basquete.

Luzifer Sam - Banda alemã inspirada na música "Lucifer Sam" do Pink Floyd.

Lynyrd Skynyrd - Tirado de Leonard Skinerd, irritante professor de educação física de um dos membros.

Man Will Surrender - Variação para "Man Should Surrender" de Pailhead.

Manic Street Preachers - James Dean Bradfield foi inspirado por um vagabundo pregador que ele encontrou certo dia.

Mano Negra - "Mão Negra" em espanhol. Gíria espanhola para roubar.

Manowar - Uma referência a man (homem) e war (guerra). Foi também nome de um famoso cavalo de corridas. É também um termo usado para designar navios de guerra.

Mansun - Trocadilho com o nome Charles Manson, porem o nome foi inspirado na música "A Man Called Sun" do The Verve.

Marillion - Inspirado no livro "Silmarillion" de JRR Tolkein. Foi modificado para Marillion para evitar problemas com direitos autorais.

Marilyn Manson - A junção dos nomes Marilyn Monroe e Charles Manson. Duas celebridades de fama extremamete opostas.

Mary Prankster - Inspirado no grupo de intelectuais que criaram os eventos que culminaram no chamado Acid Rock. Nos anos 50, dois psicólogos de Harvard, Richard Alpert e Timothy Leary, estavam fazendo pesquisas com LSD em colegas e prisioneiros. Em 1963 Alpert e Leary estavam indo a público promovendo entusiasticamente as virtudes do LSD como uma poderosa arma para mudanças sociais. Foram sumariamente dispensados de Harvard. Eles se uniram então a diversos autores beatnick como Allen Ginsberg, Lawrence Ferlinghetti e Gary Snyderem na costa oeste americana. Em varias reuniões, chamados "Happenings" debatiam e promoviam o LSD como uma droga que expande a mente humana. Ken Kesey, autor de "One Flew Over The Cuckoo's Nest" ("O Estranho No Ninho") começou a dar festas onde serviam refresco com a droga. Tocavam música bem alta, faziam jogos com a luz e realizaram diversos jogos e brincadeiras complexas para a educação e entretenimento geral. As brincadeiras passaram a ser chamadas de Acid Tests e a turminha que organizavam as festas de Merry Pransksters. Em 1966 a brincadeira foi a público quando o Grateful Dead começou a oferecer refresco de graça antes dos seus shows. Nascia o Acid Rock e a Revolução Psicodélica.

MC5 - "Motor City Five" são cinco hippies de Detroit, cidade cujo o apelido é Motor City pela pesada industria automobilística existente.

Mccoys - Vem da música McCoy da banda The Ventures.

Meat Loaf - Era o apelido de infância do cantor Marvin Lee Aday, por causa de sua gordura. A tradução aproximada é "bolo de carne".

Megadeth - Depois de sair do Metallica, Dave Mustane formou sua banda e a batizou com um nome inspirado no termo militar "megadeath". Uma megadeath é a morte de um milhão de pessoas, portanto, exemplificando, a Segunda Guerra Mundial obteve 80 megadeaths.

Mekons - Vilão de historia em quadrinhos inglesa "Dan Dare", publicadas pela Eagle Comic.

Melvins - Termo em inglês para a velha brincadeira de chegar por trás de um sujeito e puxar sua cueca pra cima o máximo possível. Isso se chama "dar um melvin".

Metallica - Lars Ulrich ajudava um amigo bolar o nome de um metal fanzine. Uma das sugestões foi Metallica que não foi aproveitado para a revista. Lars então pegou para ele.

Mighty Mighty Bosstones - Essa banda de ska/punk se chamava the BOSSTONES por conta de sua cidade, Boston. Depois descobriram um grupo accapela de 1950 com esse nome. Um amigo barbeiro sugeriu adicionar "the mighty, mighty".

Mind Benders - Nome do filme estilo terror inglês de 1962.

Ministry - Inspirado no filme B, "Ministry of Fear"

Misfits - Nome de filme de 1961 estrelado por Clarke Gable e Marilyn Monroe.

MK Ultra - Nome código da CIA para experiências com LSD realizadas em 1950 e inicio dos 60. Alem desta banda existe um tabloide gótico com esse nome.

Modern Vending - Nome de companhia de salgadinhos (snacks) em Indianapolis.

Mollies Revenge - Molly é gíria inglesa para prostituta..

Molly Hatchet - Assasina do Século XVIII que tinha o costume de decapitar seus amantes.

Monster Magnet - Tirado da música "The Return Of The Son Of Monster Magnet" de Frank Zappa.

Moody Blues - A inspiração veio da música "Mood Indigo" de Duke Ellington.

Mortiis - A intenção era "morte" em latim porem escreveram errado. Acabaram gostando do nome assim mesmo.

Mothers Of Invention - No inicio de 1964, Frank Zappa se juntou a uma banda chamada The Soul Giants. No Dia das Mães mudaram o nome oficialmente para the Mothers (abreviatura de Motherfuckers). Quando em 1966 após gravarem o álbum de estreia (Freak Out), Verve, a gravadora, informou que não poderia lançar um produto com o nome Mothers nele. O meio termo se tornou the Mothers Of Invention.

Motorhead - Cabeçote de motor. Gíria para quem está sempre tomando anfetamina e nome de uma poderosa anfetamina que o vocalista Lemmy usava quando fazia parte da banda Hawkwind. Era também o nome de uma das músicas deste seu primeiro grupo.

Mott The Hoople - Nome de romance escrito por Willard Manus. A banda era chamda de Silence.

Mr. Mister - Vem do título de música do T. Rex.

Muddy Waters - Águas Lamacentas. Seu nome é McKinley Morganfield e ganhou seu apelido em uma referência as águas lamacentas do Mississippi de onde ele vem.

Mudhoney - Um filme de Russ Meyer.

Mugwumps - Tirado do livro Naked Lunch de William Burroughs. Cass Elliott era membro antes de se unir aos Mama's And the Papas's.

Mussolini Headkick - Nome de uma música do Cabaret Voltaire.

Mutantes - Segundo Sérgio Dias: "A gente lia muito ficção científica. Tinha um livro chamado O Império dos Mutantes, do Stefan Wul, e foi daí que veio o nome."

My Bloody Valentine - Nome de um filme de terror.

Mystery Machine - Nome do furgão que pertence à turma do Scobby-doo.

Naked Lunch - Título do famoso livro de William Burroughs.

Natas - Grupo de rappers bem hardcore querendo um nome do mal. Escolheram Satã ao contrario.

Ned's Atomic Dustbin - Título de um épisodio de "The Goon Show", velho programa estrelando Peter Sellers.

Negativeland - Título de uma música da banda alemã Neu.

Nerf Herder - Não quer dizer absolutamente nada. O nome vem de um texto no filme "Guerra Nas Estrelas" quando a Princesa Léa e Hans Solo estão discutido. Entre outras coisas que só deverão ter nexo numa galaxia muito longe daqui, ela o chama de Nerf Herder.

New Order - "A Nova Ordem" como também "A Nova Ordem Mundial" são expressões muito usadas por Hitler antes e depois da Segunda Guerra Mundial. Se refere a Alemanha e Nazismo assim como "Joy Division" (nome da antiga banda dos integrantes).

Nickelback - Mike Kroeger (baixista) foi quem batizou a banda com o nome de Nickelback. Ele trabalhava em um café de Vancouver, onde o café custava $1,95 e sempre tinha que dizer "here's your nickel back". De tanto repetir isso, na hora que pediram sugestão do nome da banda, Mike falou "Nickelback" e todos aprovaram.

Nine Inch Nails - Trent Reznor achou que ficava legal as iniciais NIN quando escritas. O nome é referente ao tamanho dos pregos de um caixão.

Nirvana - Estado avançado de espírito na cultura hindú.

Nocturnal Emissions - Emissões Noturnas. Ou seja, esperma.

Nofx - Forma simplória para "no effects" ("sem efeitos"). Uma banda punk honesta não quer mesmo muita parafernália tecnológica no som.

Nota - Significa "None Of The Above" ou em português NRA (Nenhuma Resposta Acima).

O'jays - Homenagem ao DJ Eddie O'Jay que os ajudaram no inicio ainda em Cleavland. Eles se chamavam The Mascots.

Oasis - É o nome de um centro esportivo em Swindon, Inglaterra.

Offspring - Tiraram o nome do filme B "The Offspring - They Were Born To Kill" (Os Decendentes - Eles Nasceram Para Matar).

Oingo Boingo - Swahili (lingua falada em Uganda) para "pensando enquanto dança". Eles começaram como um grupo teatral chamados "The Mystic Knights of the Oingo Boingo" (Os Cavaleiros Misticos de Oingo Boingo).

Omd - Orchestral Maneuvers in the Dark (Movimentações Orchestrais no Escuro).

Orb - Invenção de Woody Allen para seu filme "Sleeper". The Orb é uma bola de prata que deixa você "legal" quando tocado.

Orgy - Uma referencia à orgia de som que eles criavam. A conotação sexual também ajudava a atrair público.

Our Lady Peace - Essa banda Canadense tirou seu nome de um poema de 1940 escrito por Mark Van Doren.

Ozomatli - Deus Asteca da dança.

Ozzy Osbourne - "Ozzy" é seu apelido desde criança.

P.O.D. - Abreviação de "Payable on Death". Palavra técnica usada nos bancos. Quer dizer que quando uma pessoa morre alguém vai herdar seu dinheiro. Então é necessário que essa pessoa morra para herdar e isso é uma referência à pessoa de Cristo, porque Ele morreu pelos homens.

Pansy Division - Parodia de Joy Division. Pansy é uma outra forma de falar homosexual mais antigo do que o hoje popular "gay".

Pantera - Eles eram chamados de Pantego, nome de cidade texana, antes de preferir a palavra portuguesa Pantera.

Pearl Jam - Uma das prováveis origens do nome Pearl Jam tem a ver com uma geleia (jam em inglês) feita pela avó de Eddie Veder (chamada Pearl) cuja composição incluía peyote. Outras versões informam que Pearl Jam seria gíria, significando esporra. Eles quase se chamaram de "Mookie Blaylock" em homenagem a um jogador de basquete.

Penetrators - Homenagem a canção "Penetration" dos The Pyramids, a primeira canção que eles aprenderam a tocar juntos.

Pennywise - Nome do palhaço no livro "It" de Stephen King.

Pere Ubu - Personagem da peça Ubu Roi de Alfred Jarry.

Perry Farrel - Esse nome artístico veio da junção de seu nome verdadeiro, Perry Bernstein com a do seu irmão, Farrel Bernstein.

Phantom Tollbooth - Nome de livro infantil escrito por Norton Juster.

Phish - Corruptela do nome do baterista, John Fishman.

Phobos - Nome de uma das luas de Marte. Phobos também quer dizer "medo" em grego.

Pigpen - Essa banda de Nova York homenageia aquele menino sujinho da Turma do Charlie Brown.

Pink Floyd - O nome Pink Floyd é a junção dos nomes de dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The Pink Floyd Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd. Por pouco eles não se chamaram de "Anderson Council" ou "Megadeath".

Pixies - O guitarrista que estava aprendendo inglês achou a palavra no dicionário, que quer dizer "fada". Acharam engraçado um sujeito imenso como Black Francis sendo membro de uma banda chamado "Fadas".

Pj Harvey - Polly Jean Harvey

Poco - Inicialmente eram Pogo mas o criador da revista em quadrinho processou.

Pogues - Vem de "Pogue Mahone", que em irlandes classíco ou celta, escreveria-se assim: Póg Mo hÓn, traduzindo em inglês fica "kiss my ass" (beija minha bunda) que é o nosso equivalente a dizer "vá tomar no cú".

Police - Stuart Copeland teve a brilhante ideia de usar um nome que estaria TODOS os dias em TODOS os jornais de TODO o mundo. Que tal essa, como jogada publicitaria?

Poop Shovel - Inspirado nos "Pooper Scoopers" pazinhas de plastico vagabundas para tirar cocô de cachorro da calçada.

Pop Will Eat Itself - Tirado de um artigo do jornal New Musical Express que perguntava, "Will Pop Eat Itself?"

Portishead - Nome da cidade na Inglaterra.

Pretenders - Segundo Chrissie Hynde: "Eu estava saindo com um cara e um dia quando fomos a um bar ele queria tocar uma música pra mim, só que escondido dos amigos dele que também estavam lá. A música era "The Great Pretender", de Sam Cooke. Aí eu pensei: um dia eu ainda vou usar isso em alguma coisa".

Pretty Boy Floyd - Nome de famoso mafioso e assassino.

Pretty Things - Homenageia a música "Pretty Thing" de Bo Diddley.

Primal Scream - Livro de Arthur Janov.

Primus - "Primeiro" em latim. Eles originalmente se chamavam de Primates antes de achar outra banda com este nome.

Procol Harum - Latim para "Além dessas coisas". O nome do gato do Keith Reid's.

Prodigy - Tirado do Moog Prodigy, primeiro sintetizador de Liam Howlett.

Professor Longhair - Todo pianista de bordel era chamado de professor certa época. Este tinha cabelos compridos. Gravou um grande numeros de blues para a Atlantic nos anos 50.

Propellerheads - Outra gíria para víciado em computadores.

Psychedelia Smith - Parodia de Delia Smith, que tem programa culinário na TV inglesa.

Psychedelic Furs - Embora toquem pop, eles gostam de música psicodélica. Furs homenageia "Venus And Furs" do Velvet Underground.

Psychefu Nkapus - Personagem em uma música dos Funkadelic.

Puskas - Essa banda Hungara homenageia o lendário jogador de futebol, Ferenc Puskas que também era conhecido em sua terra como um cara festeiro.

Pussy Galore - Personagem do filme "Goldfinger" da série de James Bond.

Pylon - Um romance de William Faulkner.

Queen - Segundo Freddie Mercury: "Eu sempre tive a idéia fixa de chamar a banda de Queen. Este era um nome muito forte, muito universal e imediato, tinha uma visão de potência e estava aberta a vários tipos de interpretação. Eu estava ciente da possível conotação gay ao nome, mas essa era apenas uma das várias 'caras' para o nome."

Radiohead - Tirado da música "Radio Head" dos Talking Heads.

Rage Against The Machine - A primeira banda do vocalista Zack De La Rocha se chamava Inside Out, e chegou a lançar um CD. O nome do segunto CD desta banda seria Rage Against The Machine, mas esse segundo CD nunca chegou a ser lançado. Zack então aproveitou o nome para a sua nova banda.

Rainbow - Nome inspirado no Rainbow Bar & Grill, ponto-de encontro dos roqueiros em Los Angeles.

Ramones - O Beatle Paul McCartney usou o pseudônimo Paul Ramone durante a primeira excursão dos Beatles à Escócia. A banda tomou emprestado dele o sobrenome.

Rapeman - Nome homenageia personagem violento de história em quadrinhos japonesa.

Rasputina - Variação com o nome de Rasputin.

Red Hot Chilli Peppers - Pimentas vermelhas ardidas. Segundo Anthony Kiedis: "Eu acho que foi em 1983 o primeiro show em que nós tocamos e fomos chamados de Tony Flow and The Miraculously Majestic Masters of Mayhem. Logo após o show, nós chegamos a conclusão que o nome era uma droga. Depois de uma semana pensando em milhares de nomes, o Flea veio com a idéia do nome Red Hot Chili Peppers que parecia muito apropriado pois transmitia energia, cor e sons".

REM - Trata-se da sigla para "Rapid Eyes Movements", movimentos rápidos e espasmódicos dos olhos durante o sono que marcam o início dos sonhos.

Reo Speed Dealer - Parodia do Reo Speedwagon.

Reo Speedwagon - Nome de furgão da Oldsmobile na década de 30. REO significa Ransom Elliot Olds, nome do fundador da Oldsmobile Car Company.

Replacements - Os Substitutos. A história diz que foram substituir uma banda que faltou. Quando perguntaram o nome da banda, Paul Westerberg informou, "somos os substitutos".

Rhapsody - Rapsódia. Fragmento ou trecho de poemas épicos.

Ridel High - O High School no filme Grease.

Rolling Stones - Pedras Rolantes. Brian Jones escolheu o nome por causa da frase "A rolling stone gathers no moss" (Pedras rolantes não criam limo) e da música Rollin' Stone, ambas frase e canção de Muddy Waters.

Roosters - Nome tirado da canção "Little Red Rooster" de Howlin' Wolf. O galo (rooster) na canção tem como conotação o pênis. A banda é de Nova Jersey.

Rosetta Stone - Pedra encontrado no deserto do Egito pelo exército de Napoleão contendo uma mensagem em três línguas diferentes. Através dessa pedra os arqueólogos puderam começar a traduzir hieróglifos egípcios.

Rush - Estavam todos preocupados pois já tinham uma apresentação marcada porem ainda não tinham nome. O irmão mais velho de John Rustley deu como suggestão Rush.

Tommy - O Filme



Sinopse

Durante a 2ª Guerra Mundial o capitão Walker (Robert Powell), um piloto, é dado como morto, mas quando ele retorna encontra Nora (Ann-Magret), sua mulher, com Frank (Oliver Reed), seu amante. Walker é morto por Frank e, ao presenciar o assassinato de seu pai, Tommy (Roger Daltrey) recebe a ordem de Nora e Frank de nada dizer acerca do ocorrido. Assim ele se torna uma criança cega, surda e muda, mas seu problema é de natureza psicológica. Com o tempo torna-se um campeão de fliperama e, mais tarde, ídolo pop.



Ficha Técnica


Título Original: Tommy
Gênero: Musical
Tempo de Duração: 111 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra): 1975
Estúdio: Hemdale Film Corporation / Robert Stigwood Organization
Distribuição: Columbia Pictures
Direção: Ken Russell
Roteiro: Ken Russell, baseado em álbum de Pete Townshend
Produção: Ken Russell e Robert Stigwood
Música: John Entwistle, Keith Moon, Pete Townshend e Sonny Boy Williamson
Fotografia: Dick Bush, Robin Lehman e Ronnie Taylor
Direção de Arte: John Clark
Figurino: Shirley Russell
Edição: Stuart Baird
Efeitos Especiais: Effects Associates Ltd. / Nobby Clarke Camera Effects


Elenco


Oliver Reed (Frank Hobbs)
Ann-Margret (Nora Walker Hobbs)
Roger Daltrey (Tommy Walker)
Elton John (Mágico do Pinball)
Eric Clapton (Pregador)
John Entwistle (John Entwistle)
Paul Nicholas (Kevin)
Jack Nicholson (A. Quackson)
Pete Townshend (Pete Townshend)
Tina Turner (Acid Queen)
Arthur Brown (Padre)
Victoria Russell (Sally Simpson)
Ben Aris (Reverendo A. Simpson)
Mary Holland (Sra. Simpson)
Barry Winch (Tommy - jovem)
Robert Powell (Capitão Walker)
Ken Russell


Premiações

- Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Atriz (Ann-Magret) e Melhor Trilha Sonora.

- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia/Musical (Ann-Margret), além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Revelação Masculina (Roger Daltrey).


Curiosidades


- Todo o filme foi rodado com sua trilha sonora já estando pronta, com exceção da sequência "Pinball Wizard", em que o próprio The Who tocou em frente ao teatro. A cena em que os fãs invadem o palco ao término desta sequência não estava prevista no roteiro, mas acabou ocorrendo devido à agitação causada pela performance do The Who naquele instante, em especial quando Pete Townshend começou a quebrar sua guitarra.

- Na trilha sonora de Tommy a performance musical da sequência "Pinball Wizard" é creditada à banda de Elton John.

- A escolha original para interpretar o personagem Acid Queen não era Tina Turner, e sim David Bowie.

- A cena da alucinação da personagem de Ann-Margret, envolvendo sopa, feijões e chocolate saindo da tela da TV, levou três dias para ser rodada.

- Por um bom tempo a censura brasileira cortou da versão de Tommy a cena do culto a Marilyn Monroe.

Sucessos do The Who - Tommy



Inicio do Opera Rock se da com este grupo e com está obra indefinidamente inspiradora para muitos outros grupos, não apenas de rock progressivo, principalmente por conter variados estilos do rock. O album foi obviamente inspirado pelo Sgt.Pepper...dos Beatles, lançado um ano antes, mas também serviu obviamente de inspiração para "The dark Side of the Moon", do Pink Floyd.Por isso muitos podem simplesmente dizer, que este album é pura viagem dentro do rock, mas mesmo que fosse verdade, ninguém pode negar a eterna gratidão que todos lhe darão por existir.



The Who "Tommy"


Sucessos do The Who

my generation





The Kids are Alright





Armenia City In The Sky





Mary Anne With the Shaky Hand





Tattoo





Our Love Was





I Can See For Miles





I Can't Reach You





Pinball Wizard





I'm Free





1921





Underture





Young Man Blues





Baba O'Riley





Behind Blue Eyes





Bargain





Getting In Tune





My Wife





Won't Get Fooled Again