A História e as informações que você sempre quis saber sobre seu Artista/Banda preferidos, Curiosidades, Seleção de grandes sucessos e dos melhores discos de cada banda ou artista citado, comentários dos albúns, Rock Brasileiro e internacional, a melhor reunião de artistas do rock em geral em um só lugar. Tudo isso e muito mais...
29 de novembro de 2008
Wood & Stock - Sexo, Orégano e Rock'n'Roll
incomodados com um mundo cada vez mais individualista, Wood e Stock decidem retomar a velha banda de rock. Com voz de Rita Lee.
Ficha Técnica
Título Original: Wood & Stock - Sexo, Orégano e Rock'n'Roll
Gênero: Animação
Tempo de Duração: 75 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2006
Site Oficial: www.woodstock.etc.br
Estúdio: Otto Desenhos Animados Ltda.
Distribuição: Downtown Filmes
Direção: Otto Guerra
Roteiro: Rodrigo John, com colaboração de Otto Guerra, Marta Machado, Tomás Creus e Lúcia Koch
Produção: Marta Machado
Edição:
Elenco (Vozes)
Rita Lee (Rê Bordosa / Lady Jane)
Sepé Tiaraju (Stock)
Zé Vítor Castiel (Wood)
Júlio Andrade (Overall)
Felipe Monaco (Meiaoito / Rampal / Sunshine)
Georgia Rech (Purpurina)
Tom Zé (Profeta Raulzito)
Cléo de Paris
Léo Machado
Sinopse
Em uma festa na virada para 1972, na casa de Cosmo, estão os jovens Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meiaoito, que vivem intensamente o barato do flower power ao explodir dos fogos de ano novo. Trinta anos se passam e nossos heróis, agora carecas e barrigudos, enfrentam as dificuldades de um mundo cada vez mais individual e consumista. Família, filhos, trabalho, contas a pagar e solidão são conceitos que não combinam com o universo inconseqüente desses "bichos-grilos'' perdidos no tempo. O jeito é dar ouvidos à voz sábia de Raulzito e ressuscitar a velha banda de rock'n'roll.
Premiações
- Ganhou 3 prêmios no Cine PE - Festival de Pernambuco, nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Rita Lee), Melhor Trilha Sonora e Prêmio Especial do Júri.
- Ganhou o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Festival de Cuiabá.
Curiosidades
- Baseado nos personagens criados pelo cartunista Angeli.
- Foi premiado no programa de filmes de baixo orçamento, realizado pelo Ministério da Cultura.
- Inicialmente era intenção dos produtores usar 3 músicas do grupo Os Mutantes, mas como Sérgio Dias, integrante da banda, pediu uma quantia alta para liberar o uso a idéia foi arquivada.
Origens dos nomes de bandas e artistas de rock IV
Eagles - Influenciado pelos Byrds e querendo um nome bem americano, Bernie Leadon conta: "Bem, nós todos queríamos um nome que fosse curto e conciso, que invocasse uma imagem. Nós achávamos que o nome seria muito importante. Todos estavam lendo Castaneda naquela época e queríamos um nome que tivesse alguma conotação mitológica. Frey queria um nome que pudesse servir para uma gangue de rua de Detroit e Henley estava envolvido com coisas indígenas. Todo mundo queria um nome simples e forte."
Echo And The Bunnymen - Echo é a marca da bateria eletrônica utilizada nas primeiras demos.
Ed Gein's Car - Ed Gein foi um serial killer/cannibal que foi pego nos anos 50. Seu carro foi exposto como curiosidade por alguns anos na Feira do Estado de Wisconsin, onde Gein tinha sua fazenda.
Einsturzende Neubauten - Pode ser traduzido como "Prédios Novos Desmoronando".
Electric Hellfire Club - "Hellfire Clubs" geralmente são clubes sociais decadentes cuja função dos seus membros é de se divertirem e escandalizarem os demais. Existiram vários pela historia afora.
Elton John - Tirado dos músicos Elton Dean and John Baldry. Seu nome verdadeiro é Reginald Dwight.
Elvis Costello - Sua bisavó realmente se chamava Costello e seu pai já usava o nome artístico Day Costello. A família na verdade se chamava MacManus.
Elvis Hitler - Mesmo princípio de Marilyn Manson, ou seja, combinar dois nomes famosos, com reputações distintas, para criar o choque.
Elvéz - Ele se auto intitula o Elvis mexicano. Ele rouba suas músicas, muda as letras para tópicos latinos, se veste como Elvis, etc. Dizem que ele é muito divertido ao vivo.
EMF - Acrônimo para "Epsom Mad Funkers". O boato de que significaria "Ectasy Mother Fuckers" é incorreto.
Engelbert Humperdinck - Ele tirou seu nome artístico do compositor de "Hansel and Gretel".
Engenheiros do Hawaii - Tudo começou em 1984 na Faculdade de Arquitetura em Porto Alegre, onde o grupo estudava. Existia uma rixa entre o pessoal de arquitetura e engenharia. Os estudantes se envolviam em rixas curriculares, filosóficas, estilos de vidas, etc. Enfim, o pessoal da arquitetura inventou um apelido para acabar com os inimigos. "Todo estudante de arquitetura é meio arrogante, acha que os engenheiros estão abaixo. Tinha um pessoal na engenharia que usava aquelas roupas de surfista, e, para irritá-los, nós fazíamos questão de chamá-los de 'engenheiros' e, mais do que isso, 'engenheiros do hawaii', que é um paraíso meio kitsch". Na época, havia uma explosão de bandas punk, todas com nomes heróicos entre elas: Cavaleiros do apocalipse, Virgens Nucleares, Titãs, etc. Disse Humberto: "Sempre me assustou essa coisa heróica da música pop, porque te leva a ser meio semideus. Engenheiros do Hawaii era um nome desmistificador, ninguém nos levaria muito a sério. É um nome que até hoje nos protege de nos encararem como sacerdotes". (Colaborou: Leandro Silva)
EPMD - Acrônimo para "Eric and Parish Making Dollars" (Eric e os Criadores de Bonecas da Paroquia).
Epperley - Eles eram The Bugs até terem problemas com direitos autorais. Epperley é o nome da família de um amigo cujo pai é um compositor clássico.
Eppu Normaali - Banda Finlandesa cujo nome é tirado de uma cena do filme Jovem Frankenstein. No filme, Igor rouba um cérebro guardado em um vidro para a criatura de Frankenstein. O rótulo dizia "anormal" embora Igor tenha interpretado como Abbey Normal. "Eppu Normaali" é Abbey Normal em finlandês.
Ernie's Rubber Duckie - Inspirado no patinho de borracha do Enio, personagem do Vila Sésamo.
Eurythmics - Sistema de instruções musicais criadas em 1890 que dá ênfase a respostas físicas.
Eve 6 - Inspirado em episódio do programa X-Files em que apresentam 10 clones de uma garota chamada Eva. A sexta é uma louca psicopata, daí Eva-6.
Eve's Plumb - Inspirado em Eve Plumb, atriz que fazia o papel de Jan no seriado dos anos 70, "The Brady Bunch".
Everclear - Marca de álcool.
Everything But The Girl - Traduz-se como "Tudo Menos A Garota". Loja de roupa inglesa anuncia que tudo na loja está à venda menos a vendedora.
Exploited - Explorado.
Extreme - Inicialmente chamado de Dream até descobrir outra banda com esse nome. Enquanto imaginavam algo em torno de ex-Dream chegaram a Extreme. Segundo o baterista Paul Geary: "O nome do nosso grupo tem muito a ver com o nosso som. De Prince a Led Zeppelin, nós tínhamos uma ampla gama de influências".
Eyeless In Gaza - Nome de um romance de Aldous Huxley. Também existe a historia de Sansão que foi capturado e cegado em Gaza.
Faith No More - Fé Nunca Mais. O nome anterior era Sharp Young Men, que depois mudou para Faith No Man quando seu crooner era Mike "The Man" Morris. Quando Morris saiu em 1982, evoluíram para Faith No More.
Falco - Homenagem ao saltador de ski da antiga Alemanha-Oriental, Falko Weissflogg.
Fall - "A Queda", um romance de Albert Camus.
Fanny - Nome simpático para "bunda". As capas dos seus discos geralmente acentuam esta parte da anatomia feminina.
Fastball - Nome de filme pornô.
Faster Pussycat - Nome de um filme de Russ Meyer, "Faster Pussycat! Kill! Kill!"
Fat Tuesday - Terça-feira gorda, véspera de Quartas de Cinza e último dia de carnaval.
Fields Of The Nephilim - Um inferno mitológico. (Não são todos?)
Fig Dish - Corruptela da frase alemã "fich dich", que basicamente quer dizer "vá se foder".
Fine Young Cannibals - Inspirado no filme "All The Fine Young Cannibals" de 1960, estrelado por Nathalie Wood e Robert Wagner.
Flaming Lips - Bala de peppermint (uma menta ligeiramente apimentada) que vêm em formato de lábios.
Fleetwood Mac - Junção ligeiramente alterada dos nomes de Mick Fleetwood e John McVie, membros originais da banda.
Flipper - Tirado do programa televisivo do mesmo nome, muito popular nos anos sessenta. Flipper é um golfinho.
Foo Fighters - Gíria originada durante a Segunda Guerra Mundial significando UFO's (OVNI's). A palavra Foo é uma corruptela do francês "feu" significando "fogo" ou "fou", significando "insano". Dizem que tudo começou quando um grupo de pilotos da aeronáutica tentaram atirar em possíveis UFO's.
Fudge Tunnel - Gíria para o canal anal.
Fugazi - Gíria originada na Segunda Guerra Mundial pelo exercito italiano significando "fodido". O termo voltou a ser utilizado durante a Guerra do Vietnã pelo exercito americano.
Fugees - Três membros da banda tem pais que imigraram para os Estados Unidos como refugiados (refugees).
Fugs - Tirado do livro "The Naked and the Dead" de Norman Mailer. Quando o livro foi editado nos Estados Unidos, a palavra fuck foi substituído em todo o texto pela palavra fug.
Galaxie 500 - Carro da década de sessenta.
Gang Of Four - Grupo de líderes chinês à moda antiga que acabaram todos mortos ou na prisão.
Gary Numan - Seu nome é Gary Webb. Ele tirou o Numan das paginas amarelas.
Geggy Tah - O membro Greg Kurstin tem uma irmã caçula que o chamava de Geggy. Outro membro, Tommy Jordan, também tem uma irmã menor que o chamava de Tah. Mais tarde descobrem que o nome significa agradecimentos de boca em escocês.
Genesis - O primeiro livro da bíblia. O nome é parte do título do primeiro disco da banda, "From Genesis to Revelation" sugerido pelo primeiro empresário, Jonathan King.
George Clinton And The P-Funk All Stars - A combinações dos nomes das duas primeiras bandas de Clinton, Parliament e Funkadelic.
Godsmack - Inspirado em uma música do Alice In Chains.
Godsnatas - O guitarrista da banda achou a palavra no livro "A Divina Comedia" de Dante. Mais tarde alguém reparou que a palavra em inglês é "Cão de Satã" ao contrario. Então Dante usava backmasking. E aqueles evangelistas achando que Led Zeppelin tinha começado a onda. Tolinhos.
Golden Earring - Inspirado no filme "Golden Earrings". Eles eram anteriormente The Tornadoes até acharem uma banda inglesa com o mesmo nome.
Goldfinger - Título de um dos mais famosos filmes de James Bond.
Golgotha - Essa banda de Black Metal tirou seu nome do Monte Golgotha onde Cristo foi crucificado.
Grand Funk Railroad - Mutação de "The Grand Trunk Railroad", localizado em Michigan. Eles eram antes chamados de The Pack.
Grateful Dead - Morto Agradecido. Nome originado de conto folclórico da velha Inglaterra. Um viajante chega a um vilarejo onde um cadáver apodrece em público. O povo se recusa a enterrá-lo por ele morrer devendo dinheiro. O viajante paga as dividas e o enterro do homem. Seguindo viajem ele é salvo em situação misteriosa creditando ao espírito agradecido do cadáver. A banda se chamava The Warlocks até descobrir que o nome já era usado.
Great Big Sea - Nome tirado de canção folk de Newfoundland (Canadá) chamada "Great Big Sea Hove In Long Beach."
Green Day - Trata-se de uma referência a maconha. Um dia verde é um dia em que você deixa de fazer suas obrigações para ficar fumando. Também cotado como inspiração, uma placa no filme "Soilent Verde" escrito "Green Day". A banda se chamava Sweet Children.
Green River - Essa banda de Seattle homenageia o Assasino de Green River que aterrorizou a região e nunca foi pego.
GTO's - Girls Together Outrageously. Frank Zappa produziu o único álbum dessa banda composta de groupies do final da década de 60.
Guns N'Roses - Tirado dos nomes de Tracii Guns e Axl Rose ou de suas respectivas bandas, LA Guns e Hollywood Roses.
Guttermouth - Traduz Boca de Esgoto. refere-se a quem fala muito palavrão.
GWAR - O membro Jerry Springer explica que foram inspirados pelo barulho que os monstros de filmes B fazem.
Happy Mondays - Antítese para "Blue Monday" do New Order.
Harry Crews - Homenagem ao autor beatnick Harry Crew. A banda conta com Kim Gordon do Sonic Youth.
Heathen World - Inspirado no álbum do "Throbbing Gristle" do mesmo nome.
Heaven 17 - Nome tirado de uma banda fictícia mencionada no filme "Laranja Mecanica".
Heavy Metal - Termo criado pelo autor beatnick William Burroughs nos anos sessenta sem nenhuma relação a música. Steppenwolf em "Born to be Wild" é o primeiro a usá-lo, "Heavy Metal Thunder", referindo-se ao barulho alto do motor das motorcicletas.
Hedningarna - "Os Pagãos" em suéco.
Heldon - Banda experimental francêsa. O nome foi tirado do livro "Iron Dream" de Norman Spinrad. O livro sugere ter sido escrito por um Hitler de um mundo paralelo que se uniu a fãs de ficção científica ao invés de exércitos.
Helios Creed - Helios foi um deus do sol. O Colosso de Rodan, uma das sete maravilhas do mundo antigo, é uma estátua de Helios.
Helloween - Trocadilho com hell (inferno) e halloween (festa americana do dia das bruxas).
Helmet - Inicialmente eles se chamavam "Purple Helmet" (Capacete Roxo), depois resolveram amainar a referencia ao pênis. O nome foi sugestão de um amiga de Page Hamilton: "Ela era fascinada por tudo que era alemão. Especialmente pelo fato de eu ter morado um tempo na Alemanha."
Her Majesty's Secret Cervix - Essa banda da Carolina do Norte faz um trocadilho com o filme de James Bond, "Her Majesty's Secret Service".
Hole - Frase da mãe de Courtney, "Você não pode seguir com um buraco (hole) na cabeça só porque teve uma infância ruim".
Hollenthon - Pequena vila no país da banda, a Áustria. (Colaborou: Leandro Testa)
Honeymoon Killers - Essa banda de Nova York tirou seu nome do título de um filme noir de 1970 .
Hootie And The Blowfish - O membro Darius Rucker homenageia dois ex-colegas de escola. Um apelidado de Hootie, por lembrar uma coruja (o nome é uma alusão ao barulho que a coruja faz) e o outro gordinho, apelidado de Blowfish (baiacú). Hootie também é o apelido do pianista de jazz, Jay McShann.
Horace Pinker - Vilão do filme "Shoeker".
Hot Tuna - A banda queria se chamar "Hot Shit", gíria que significa algo bom, "quente". A gravadora exigiu que mudassem de nome.
Hot Water Music - Inspirado no livro de Charles Bukowski.
HP Lovecraft - Homenageia o escritor de contos de terror.
Huffamoose - Gíria canadense para sexo oral. A banda é da Filadélfia.
Huggy Bear - Nome do informante negro de "Starsky and Hutch".
Hüsker Dü - Norueguês para "Você se lembra?", nome de programa televisivo da Noruega onde as pessoas recordam velhas canções. O "Ü" com trema é uma letra alemã e não norueguesa.
Ice T - Trocadilho com Ice Tea (Cha Gelado). O nome na verdade é inspirado no cafetão de décadas passadas conhecido pelo nome de Iceberg Slim. Este passou a escrever livros sobre gansters no final da vida para continuar fora da prisão. Seu melhor livro se chama "Pimp" (Cafetão).
Icicle Works - Inspirado no livro de contos "The Day the Icicle Works Closed" do autor Frederick Pohl.
Iggy Pop & The Stooges - Iggy adotou este apelido em 64/65 no High School (2º Grau) por conta de ser o baterista da banda The Iguanas. Essa banda chegou a lançar um compacto em 1965. Stooges é homenagem aos Três Patetas (The Three Stooges).
Impotent Sea Snakes - Traduz-se Cobras do Mar Impotentes. Banda punk teatral de travestis. Seus shows têm fama de ser muito engraçados e possivelmente ilegais em alguns lugares.
Industrial Music - Peter Christopherson da banda Throbbing Gristle cunhou o termo que Monte Cazazza, colaborador da banda, ajudou a promover com a frase "Industrial Music for Industrial People" (Música Industrial para Pessoas Industriais). A banda começou em meados da década de setenta e existiu até 1981.
Inxs - Forma fonética para In Excess ("em excesso").
Iron Butterfly - A banda queria um nome que simbolizasse algo pesado e bonito, daí "borboleta de ferro". Seu maior hit é "In A Gadda Da Vida", que na verdade se chamava "In The Garden of Eden". Seu vocalista estava tão chapado com LSD no ensaio que só conseguia balbuciar "In A Gadda Da Vida". Os demais membros concluíram que ficava melhor assim.
Iron Maiden - O nome "Iron Maiden" foi tomado do filme "The Man in The Iron Mask". A "donzela de ferro" é um instrumento de tortura composto de uma caixa repleta de lanças pontiagudas em seu revestimento interior onde o condenado era trancafiado. "Donzela de Ferro" é também um dos apelidos da ex-primeira ministra inglesa Margareth Tatcher.
Irving Klaw Trio - Irving Klaw foi um fotografo dos anos cinqüenta.
It's A Beautiful Day - "É Um Lindo Dia"; banda hippie de San Fransisco. Precisa-se dizer mais?
James - Homenageia James Joyce.
Jamiroquai - Duas versões. Jay Kay se interessa pelos indios Iroquai e quer uma banda que possa tocar "jam" (improvisando). Termo australiano para uma banda com um hit só.
Jane's Addiction - O Vicio da Jane. Duas versões. Jane seria um ex-empresário viciado ou uma prostituta que adorava a banda quando eles ainda estavam começando. Desta forma, a banda seria o vício de Jane.
Jefferson Airplane - Jefferson homenageia Blind Lemon Jefferson, bluseiro dos anos vinte que teria sido o primeiro negro a gravar um blues (junho 1926). Airplane teria sido o nome do cachorro de um amigo. Outros dizem que Jefferson Airplane é gíria para uma marica feita de fósforo de papelão dobrado.
Jelly Roll Morton - "Jelly Roll" é gíria para o pênis. Este misto de pianista e cafetão de New Orleans foi um dos primeiros músicos de jazz na história do estilo.
Jesus Chrysler Supercar - Parodia com a rock opera "Jesus Christ Superstar".
Jesus Jones - Quando na Espanha, repararam que eram os Jones (britânicos) cercados por pessoas com o nome de Jesus.
Jethro Tull - Foi o nome de um fazendeiro inglês que inventou uma técnica agrícola nova no século XVIII que deu origem ao arado de hoje. A banda vivia mudando de nome a cada show (Navy Blue, Bag of Blues, Ian Henderson's Bag of Blues) até começaram a dar sorte com o nome Jethro Tull.
Jimmie's Chicken Shack - Homenageia um restaurante do Harlem que Charlie Parker e Malcom X frequentavam.
John Cougar Concentration Camp - Paródia ao nome do roqueiro de Indiana, John Cougar Mellencamp.
Johnny Rotten - "Joãozinho Podre" ganhou seu apelido por causa dos seus dentes poderes.
Joy Division - Termo tirado do livro sado-masoquista "The House of Dolls" de Karol Cetinsky. Durante a Segunda Guerra Mundial, setor dentro de um campo de concentração nazista onde mulheres deportadas eram forçadas a se prostituírem.
Judas Priest - Sacerdotes de Judas. Nome tirado da canção "The Ballad of Frankie Lee and Judas Priest" de Bob Dylan.
Kentucky Headhunters - Os "Caçadores de Cabeças de Kentucky" tiraram seu nome de uma banda antiga de Muddy Waters no anos cinqüenta chamada Headchoppers ("Cortadores de Cabeças").
Kill Me Kate - Frase tirado do filme "From Dusk Til Dawn"
Killdozer - História de ficção científica sobre um trator assassino escrita por Theodore Sturgeon nos anos 40. Em 1974, um filme de TV continha história similar.
King Crimson - Peter Sinfield, letrista da banda criou o nome como sinônimo para Belzebub.
King Missile - Personagem de história em quadrinhos japonês.
Kinks - "Kinky" é um termos relacionado a sexo e moda.
Kiss - Significa Beijo. O nome foi escolhido por soar perigoso e sexy. O acrônimo "Knights In Satan's Service" ("Cavaleiros a Serviço de Satã") foi uma inteligente e lucrativa maneira para ajudar evangelistas a colocarem o medo de Deus no homem comum.
Klf - Kopyright Liberation Front - ou seja Frente para Liberação dos Direitos Autorais, o que resume bem suas ideologia em relação a samplear outros artistas.
Kmfdm - "Kein Mitleid Fuer Die Mehrheit"; traduzindo fica Nenhuma Simpatia Com A Maioria.
Konstructivists - Homenageia movimento artístico russo que utiliza elementos estruturais e engenharia.
Korn - Varias versões propagadas pela própria banda. Referente a lenda urbana sobre um homem que comeu milho estragado e teve diarréia. Corruptela para Kiddy Porn (Pornografia Infantil). Ou não quer dizer nada mas a banda gostou do nome assim mesmo.
Kraftwerk - Alemão para "Usina de Força".
Echo And The Bunnymen - Echo é a marca da bateria eletrônica utilizada nas primeiras demos.
Ed Gein's Car - Ed Gein foi um serial killer/cannibal que foi pego nos anos 50. Seu carro foi exposto como curiosidade por alguns anos na Feira do Estado de Wisconsin, onde Gein tinha sua fazenda.
Einsturzende Neubauten - Pode ser traduzido como "Prédios Novos Desmoronando".
Electric Hellfire Club - "Hellfire Clubs" geralmente são clubes sociais decadentes cuja função dos seus membros é de se divertirem e escandalizarem os demais. Existiram vários pela historia afora.
Elton John - Tirado dos músicos Elton Dean and John Baldry. Seu nome verdadeiro é Reginald Dwight.
Elvis Costello - Sua bisavó realmente se chamava Costello e seu pai já usava o nome artístico Day Costello. A família na verdade se chamava MacManus.
Elvis Hitler - Mesmo princípio de Marilyn Manson, ou seja, combinar dois nomes famosos, com reputações distintas, para criar o choque.
Elvéz - Ele se auto intitula o Elvis mexicano. Ele rouba suas músicas, muda as letras para tópicos latinos, se veste como Elvis, etc. Dizem que ele é muito divertido ao vivo.
EMF - Acrônimo para "Epsom Mad Funkers". O boato de que significaria "Ectasy Mother Fuckers" é incorreto.
Engelbert Humperdinck - Ele tirou seu nome artístico do compositor de "Hansel and Gretel".
Engenheiros do Hawaii - Tudo começou em 1984 na Faculdade de Arquitetura em Porto Alegre, onde o grupo estudava. Existia uma rixa entre o pessoal de arquitetura e engenharia. Os estudantes se envolviam em rixas curriculares, filosóficas, estilos de vidas, etc. Enfim, o pessoal da arquitetura inventou um apelido para acabar com os inimigos. "Todo estudante de arquitetura é meio arrogante, acha que os engenheiros estão abaixo. Tinha um pessoal na engenharia que usava aquelas roupas de surfista, e, para irritá-los, nós fazíamos questão de chamá-los de 'engenheiros' e, mais do que isso, 'engenheiros do hawaii', que é um paraíso meio kitsch". Na época, havia uma explosão de bandas punk, todas com nomes heróicos entre elas: Cavaleiros do apocalipse, Virgens Nucleares, Titãs, etc. Disse Humberto: "Sempre me assustou essa coisa heróica da música pop, porque te leva a ser meio semideus. Engenheiros do Hawaii era um nome desmistificador, ninguém nos levaria muito a sério. É um nome que até hoje nos protege de nos encararem como sacerdotes". (Colaborou: Leandro Silva)
EPMD - Acrônimo para "Eric and Parish Making Dollars" (Eric e os Criadores de Bonecas da Paroquia).
Epperley - Eles eram The Bugs até terem problemas com direitos autorais. Epperley é o nome da família de um amigo cujo pai é um compositor clássico.
Eppu Normaali - Banda Finlandesa cujo nome é tirado de uma cena do filme Jovem Frankenstein. No filme, Igor rouba um cérebro guardado em um vidro para a criatura de Frankenstein. O rótulo dizia "anormal" embora Igor tenha interpretado como Abbey Normal. "Eppu Normaali" é Abbey Normal em finlandês.
Ernie's Rubber Duckie - Inspirado no patinho de borracha do Enio, personagem do Vila Sésamo.
Eurythmics - Sistema de instruções musicais criadas em 1890 que dá ênfase a respostas físicas.
Eve 6 - Inspirado em episódio do programa X-Files em que apresentam 10 clones de uma garota chamada Eva. A sexta é uma louca psicopata, daí Eva-6.
Eve's Plumb - Inspirado em Eve Plumb, atriz que fazia o papel de Jan no seriado dos anos 70, "The Brady Bunch".
Everclear - Marca de álcool.
Everything But The Girl - Traduz-se como "Tudo Menos A Garota". Loja de roupa inglesa anuncia que tudo na loja está à venda menos a vendedora.
Exploited - Explorado.
Extreme - Inicialmente chamado de Dream até descobrir outra banda com esse nome. Enquanto imaginavam algo em torno de ex-Dream chegaram a Extreme. Segundo o baterista Paul Geary: "O nome do nosso grupo tem muito a ver com o nosso som. De Prince a Led Zeppelin, nós tínhamos uma ampla gama de influências".
Eyeless In Gaza - Nome de um romance de Aldous Huxley. Também existe a historia de Sansão que foi capturado e cegado em Gaza.
Faith No More - Fé Nunca Mais. O nome anterior era Sharp Young Men, que depois mudou para Faith No Man quando seu crooner era Mike "The Man" Morris. Quando Morris saiu em 1982, evoluíram para Faith No More.
Falco - Homenagem ao saltador de ski da antiga Alemanha-Oriental, Falko Weissflogg.
Fall - "A Queda", um romance de Albert Camus.
Fanny - Nome simpático para "bunda". As capas dos seus discos geralmente acentuam esta parte da anatomia feminina.
Fastball - Nome de filme pornô.
Faster Pussycat - Nome de um filme de Russ Meyer, "Faster Pussycat! Kill! Kill!"
Fat Tuesday - Terça-feira gorda, véspera de Quartas de Cinza e último dia de carnaval.
Fields Of The Nephilim - Um inferno mitológico. (Não são todos?)
Fig Dish - Corruptela da frase alemã "fich dich", que basicamente quer dizer "vá se foder".
Fine Young Cannibals - Inspirado no filme "All The Fine Young Cannibals" de 1960, estrelado por Nathalie Wood e Robert Wagner.
Flaming Lips - Bala de peppermint (uma menta ligeiramente apimentada) que vêm em formato de lábios.
Fleetwood Mac - Junção ligeiramente alterada dos nomes de Mick Fleetwood e John McVie, membros originais da banda.
Flipper - Tirado do programa televisivo do mesmo nome, muito popular nos anos sessenta. Flipper é um golfinho.
Foo Fighters - Gíria originada durante a Segunda Guerra Mundial significando UFO's (OVNI's). A palavra Foo é uma corruptela do francês "feu" significando "fogo" ou "fou", significando "insano". Dizem que tudo começou quando um grupo de pilotos da aeronáutica tentaram atirar em possíveis UFO's.
Fudge Tunnel - Gíria para o canal anal.
Fugazi - Gíria originada na Segunda Guerra Mundial pelo exercito italiano significando "fodido". O termo voltou a ser utilizado durante a Guerra do Vietnã pelo exercito americano.
Fugees - Três membros da banda tem pais que imigraram para os Estados Unidos como refugiados (refugees).
Fugs - Tirado do livro "The Naked and the Dead" de Norman Mailer. Quando o livro foi editado nos Estados Unidos, a palavra fuck foi substituído em todo o texto pela palavra fug.
Galaxie 500 - Carro da década de sessenta.
Gang Of Four - Grupo de líderes chinês à moda antiga que acabaram todos mortos ou na prisão.
Gary Numan - Seu nome é Gary Webb. Ele tirou o Numan das paginas amarelas.
Geggy Tah - O membro Greg Kurstin tem uma irmã caçula que o chamava de Geggy. Outro membro, Tommy Jordan, também tem uma irmã menor que o chamava de Tah. Mais tarde descobrem que o nome significa agradecimentos de boca em escocês.
Genesis - O primeiro livro da bíblia. O nome é parte do título do primeiro disco da banda, "From Genesis to Revelation" sugerido pelo primeiro empresário, Jonathan King.
George Clinton And The P-Funk All Stars - A combinações dos nomes das duas primeiras bandas de Clinton, Parliament e Funkadelic.
Godsmack - Inspirado em uma música do Alice In Chains.
Godsnatas - O guitarrista da banda achou a palavra no livro "A Divina Comedia" de Dante. Mais tarde alguém reparou que a palavra em inglês é "Cão de Satã" ao contrario. Então Dante usava backmasking. E aqueles evangelistas achando que Led Zeppelin tinha começado a onda. Tolinhos.
Golden Earring - Inspirado no filme "Golden Earrings". Eles eram anteriormente The Tornadoes até acharem uma banda inglesa com o mesmo nome.
Goldfinger - Título de um dos mais famosos filmes de James Bond.
Golgotha - Essa banda de Black Metal tirou seu nome do Monte Golgotha onde Cristo foi crucificado.
Grand Funk Railroad - Mutação de "The Grand Trunk Railroad", localizado em Michigan. Eles eram antes chamados de The Pack.
Grateful Dead - Morto Agradecido. Nome originado de conto folclórico da velha Inglaterra. Um viajante chega a um vilarejo onde um cadáver apodrece em público. O povo se recusa a enterrá-lo por ele morrer devendo dinheiro. O viajante paga as dividas e o enterro do homem. Seguindo viajem ele é salvo em situação misteriosa creditando ao espírito agradecido do cadáver. A banda se chamava The Warlocks até descobrir que o nome já era usado.
Great Big Sea - Nome tirado de canção folk de Newfoundland (Canadá) chamada "Great Big Sea Hove In Long Beach."
Green Day - Trata-se de uma referência a maconha. Um dia verde é um dia em que você deixa de fazer suas obrigações para ficar fumando. Também cotado como inspiração, uma placa no filme "Soilent Verde" escrito "Green Day". A banda se chamava Sweet Children.
Green River - Essa banda de Seattle homenageia o Assasino de Green River que aterrorizou a região e nunca foi pego.
GTO's - Girls Together Outrageously. Frank Zappa produziu o único álbum dessa banda composta de groupies do final da década de 60.
Guns N'Roses - Tirado dos nomes de Tracii Guns e Axl Rose ou de suas respectivas bandas, LA Guns e Hollywood Roses.
Guttermouth - Traduz Boca de Esgoto. refere-se a quem fala muito palavrão.
GWAR - O membro Jerry Springer explica que foram inspirados pelo barulho que os monstros de filmes B fazem.
Happy Mondays - Antítese para "Blue Monday" do New Order.
Harry Crews - Homenagem ao autor beatnick Harry Crew. A banda conta com Kim Gordon do Sonic Youth.
Heathen World - Inspirado no álbum do "Throbbing Gristle" do mesmo nome.
Heaven 17 - Nome tirado de uma banda fictícia mencionada no filme "Laranja Mecanica".
Heavy Metal - Termo criado pelo autor beatnick William Burroughs nos anos sessenta sem nenhuma relação a música. Steppenwolf em "Born to be Wild" é o primeiro a usá-lo, "Heavy Metal Thunder", referindo-se ao barulho alto do motor das motorcicletas.
Hedningarna - "Os Pagãos" em suéco.
Heldon - Banda experimental francêsa. O nome foi tirado do livro "Iron Dream" de Norman Spinrad. O livro sugere ter sido escrito por um Hitler de um mundo paralelo que se uniu a fãs de ficção científica ao invés de exércitos.
Helios Creed - Helios foi um deus do sol. O Colosso de Rodan, uma das sete maravilhas do mundo antigo, é uma estátua de Helios.
Helloween - Trocadilho com hell (inferno) e halloween (festa americana do dia das bruxas).
Helmet - Inicialmente eles se chamavam "Purple Helmet" (Capacete Roxo), depois resolveram amainar a referencia ao pênis. O nome foi sugestão de um amiga de Page Hamilton: "Ela era fascinada por tudo que era alemão. Especialmente pelo fato de eu ter morado um tempo na Alemanha."
Her Majesty's Secret Cervix - Essa banda da Carolina do Norte faz um trocadilho com o filme de James Bond, "Her Majesty's Secret Service".
Hole - Frase da mãe de Courtney, "Você não pode seguir com um buraco (hole) na cabeça só porque teve uma infância ruim".
Hollenthon - Pequena vila no país da banda, a Áustria. (Colaborou: Leandro Testa)
Honeymoon Killers - Essa banda de Nova York tirou seu nome do título de um filme noir de 1970 .
Hootie And The Blowfish - O membro Darius Rucker homenageia dois ex-colegas de escola. Um apelidado de Hootie, por lembrar uma coruja (o nome é uma alusão ao barulho que a coruja faz) e o outro gordinho, apelidado de Blowfish (baiacú). Hootie também é o apelido do pianista de jazz, Jay McShann.
Horace Pinker - Vilão do filme "Shoeker".
Hot Tuna - A banda queria se chamar "Hot Shit", gíria que significa algo bom, "quente". A gravadora exigiu que mudassem de nome.
Hot Water Music - Inspirado no livro de Charles Bukowski.
HP Lovecraft - Homenageia o escritor de contos de terror.
Huffamoose - Gíria canadense para sexo oral. A banda é da Filadélfia.
Huggy Bear - Nome do informante negro de "Starsky and Hutch".
Hüsker Dü - Norueguês para "Você se lembra?", nome de programa televisivo da Noruega onde as pessoas recordam velhas canções. O "Ü" com trema é uma letra alemã e não norueguesa.
Ice T - Trocadilho com Ice Tea (Cha Gelado). O nome na verdade é inspirado no cafetão de décadas passadas conhecido pelo nome de Iceberg Slim. Este passou a escrever livros sobre gansters no final da vida para continuar fora da prisão. Seu melhor livro se chama "Pimp" (Cafetão).
Icicle Works - Inspirado no livro de contos "The Day the Icicle Works Closed" do autor Frederick Pohl.
Iggy Pop & The Stooges - Iggy adotou este apelido em 64/65 no High School (2º Grau) por conta de ser o baterista da banda The Iguanas. Essa banda chegou a lançar um compacto em 1965. Stooges é homenagem aos Três Patetas (The Three Stooges).
Impotent Sea Snakes - Traduz-se Cobras do Mar Impotentes. Banda punk teatral de travestis. Seus shows têm fama de ser muito engraçados e possivelmente ilegais em alguns lugares.
Industrial Music - Peter Christopherson da banda Throbbing Gristle cunhou o termo que Monte Cazazza, colaborador da banda, ajudou a promover com a frase "Industrial Music for Industrial People" (Música Industrial para Pessoas Industriais). A banda começou em meados da década de setenta e existiu até 1981.
Inxs - Forma fonética para In Excess ("em excesso").
Iron Butterfly - A banda queria um nome que simbolizasse algo pesado e bonito, daí "borboleta de ferro". Seu maior hit é "In A Gadda Da Vida", que na verdade se chamava "In The Garden of Eden". Seu vocalista estava tão chapado com LSD no ensaio que só conseguia balbuciar "In A Gadda Da Vida". Os demais membros concluíram que ficava melhor assim.
Iron Maiden - O nome "Iron Maiden" foi tomado do filme "The Man in The Iron Mask". A "donzela de ferro" é um instrumento de tortura composto de uma caixa repleta de lanças pontiagudas em seu revestimento interior onde o condenado era trancafiado. "Donzela de Ferro" é também um dos apelidos da ex-primeira ministra inglesa Margareth Tatcher.
Irving Klaw Trio - Irving Klaw foi um fotografo dos anos cinqüenta.
It's A Beautiful Day - "É Um Lindo Dia"; banda hippie de San Fransisco. Precisa-se dizer mais?
James - Homenageia James Joyce.
Jamiroquai - Duas versões. Jay Kay se interessa pelos indios Iroquai e quer uma banda que possa tocar "jam" (improvisando). Termo australiano para uma banda com um hit só.
Jane's Addiction - O Vicio da Jane. Duas versões. Jane seria um ex-empresário viciado ou uma prostituta que adorava a banda quando eles ainda estavam começando. Desta forma, a banda seria o vício de Jane.
Jefferson Airplane - Jefferson homenageia Blind Lemon Jefferson, bluseiro dos anos vinte que teria sido o primeiro negro a gravar um blues (junho 1926). Airplane teria sido o nome do cachorro de um amigo. Outros dizem que Jefferson Airplane é gíria para uma marica feita de fósforo de papelão dobrado.
Jelly Roll Morton - "Jelly Roll" é gíria para o pênis. Este misto de pianista e cafetão de New Orleans foi um dos primeiros músicos de jazz na história do estilo.
Jesus Chrysler Supercar - Parodia com a rock opera "Jesus Christ Superstar".
Jesus Jones - Quando na Espanha, repararam que eram os Jones (britânicos) cercados por pessoas com o nome de Jesus.
Jethro Tull - Foi o nome de um fazendeiro inglês que inventou uma técnica agrícola nova no século XVIII que deu origem ao arado de hoje. A banda vivia mudando de nome a cada show (Navy Blue, Bag of Blues, Ian Henderson's Bag of Blues) até começaram a dar sorte com o nome Jethro Tull.
Jimmie's Chicken Shack - Homenageia um restaurante do Harlem que Charlie Parker e Malcom X frequentavam.
John Cougar Concentration Camp - Paródia ao nome do roqueiro de Indiana, John Cougar Mellencamp.
Johnny Rotten - "Joãozinho Podre" ganhou seu apelido por causa dos seus dentes poderes.
Joy Division - Termo tirado do livro sado-masoquista "The House of Dolls" de Karol Cetinsky. Durante a Segunda Guerra Mundial, setor dentro de um campo de concentração nazista onde mulheres deportadas eram forçadas a se prostituírem.
Judas Priest - Sacerdotes de Judas. Nome tirado da canção "The Ballad of Frankie Lee and Judas Priest" de Bob Dylan.
Kentucky Headhunters - Os "Caçadores de Cabeças de Kentucky" tiraram seu nome de uma banda antiga de Muddy Waters no anos cinqüenta chamada Headchoppers ("Cortadores de Cabeças").
Kill Me Kate - Frase tirado do filme "From Dusk Til Dawn"
Killdozer - História de ficção científica sobre um trator assassino escrita por Theodore Sturgeon nos anos 40. Em 1974, um filme de TV continha história similar.
King Crimson - Peter Sinfield, letrista da banda criou o nome como sinônimo para Belzebub.
King Missile - Personagem de história em quadrinhos japonês.
Kinks - "Kinky" é um termos relacionado a sexo e moda.
Kiss - Significa Beijo. O nome foi escolhido por soar perigoso e sexy. O acrônimo "Knights In Satan's Service" ("Cavaleiros a Serviço de Satã") foi uma inteligente e lucrativa maneira para ajudar evangelistas a colocarem o medo de Deus no homem comum.
Klf - Kopyright Liberation Front - ou seja Frente para Liberação dos Direitos Autorais, o que resume bem suas ideologia em relação a samplear outros artistas.
Kmfdm - "Kein Mitleid Fuer Die Mehrheit"; traduzindo fica Nenhuma Simpatia Com A Maioria.
Konstructivists - Homenageia movimento artístico russo que utiliza elementos estruturais e engenharia.
Korn - Varias versões propagadas pela própria banda. Referente a lenda urbana sobre um homem que comeu milho estragado e teve diarréia. Corruptela para Kiddy Porn (Pornografia Infantil). Ou não quer dizer nada mas a banda gostou do nome assim mesmo.
Kraftwerk - Alemão para "Usina de Força".
Discos Marcantes de The Doors III
L.A. Woman, lançado em 1971, foi o último disco gravado com a formação original do The Doors, antes de Jim Morrison morrer.
Este álbum é mais voltado ao blues. Nessa época, Jim Morrison, vocalista e frontman da banda, já não era mais o símbolo sexual do começo da carreira, por livre e espontânea vontade. Já estava cansado de tanta popularidade, deixou a barba crescer e criou uma "barriga de chopp".
Faixas
"The Changeling" – 4:21
"Love Her Madly" – 3:20
"Been Down So Long" – 4:41
"Cars Hiss by My Window" – 4:12
"L.A. Woman" – 7:53
"L'America" – 4:38
"Hyacinth House" – 3:09
"Crawling King Snake" (John Lee Hooker) – 5:00
"The Wasp (Texas Radio e Big Beat)" – 4:15
"Riders on the Storm" – 7:09
Se "The Doors" o primeiro album foi o melhor, "L.A. Woman tem a melhor música dessa banda, "Rides on the Storm", onde eles voltam ao territorio clássico, e que nunca deviriam ter deixado, ao blues. Mas o disco não se resume a apenas essa música novamente Manzarek parece espirituoso ao tocar em "Love Her madly", um hino a paixão obesessiva, que ganha um ar infantil graças a ele. Em "The Chageling" como muitos dizem Morrison ultrapassou seus proprios limites se tornou um vocalista livre e menos posado, e se solta no refrão desafiador desta música enigmatica. Em "Mr. Mojo Risin", a banda intera sai dos trilhos e voa.Simplesmente este album mostra que a banda não estava morta(ainda).
Discos Marcantes de The Doors II
Morrison Hotel (as vezes referido como Hard Rock Cafe pelo nome do primeiro lado do LP, e o segundo lado entitulado como Morrison Hotel) foi um álbum da banda de rock The Doors, lançado em 1970.
Depois de trabalho experimental no álbum The Soft Parade que não foi bem recebido pela critica, a banda retorna as bases e suas raízes. Este álbum tem uma leve ponta de Blues. Esse aspecto foi bastante explorado pela banda em seu próximo álbum, L.A. Woman
O re-lançamento por ocasião do 40º aniversário, em 2007, contém "outtakes" e "takes" alternativos, incluindo uma versão diferente de "The Spy", bem como versões de "Roadhouse Blues" com Lonnie Mack no baixo e John Sebastian dos "The Lovin' Spoonful" a contribuir com uma harmónica.
Faixas
"Roadhouse Blues" (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - 4:04
"Waiting for the Sun" (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - 4:00
"You Make Me Real" (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - 2:53
"Peace Frog" (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - 2:50
"Blue Sunday" (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - 2:12
"Ship of Fools" (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - 3:08
"Land Ho!" (Robby Krieger, Jim Morrison) - 4:10
"The Spy" (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - 4:17
"Queen of the Highway" (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - 2:47
"Indian Summer" (Robby Krieger, Jim Morrison) - 2:35
"Maggie McGill" (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - 4:24
Muitos dizem que com este album, o quinto da carreira do Doors, eles voltaram as raizes, principalmente do R&B. este album repleto de musicas onde Morrison mostra um vocal mais suave como "Blue Sunday" e "The Spy", tem também a "You Make me Real" dominada pelo teclado e que mostra o auge de um vocalista que acabava de enfrentar problemas com a Lei,algo comum pra ele a essa altura.Já "Peace Frog" tem uma introdução marcada pela guitarra e pela bateria, curtas mas marcantes, e repercute a New Haven, onde Morrison foi preso em pleno palco, como eu disse normal pra ele.
Discos Marcantes de The Doors
The Doors é o título do primeiro álbum dos The Doors editado em 1967. Figura em muitas listas de melhores álbuns de todos os tempos. Algumas das músicas incluídas neste álbum, como "Light My Fire", "Alabama Song (Whiskey Bar)", "Break on Through (To the Other Side)" e "The End" são sucessos que foram imortalizados pela banda.
Faixas
"Break on Through (To the Other Side)" - 2:25
"Soul Kitchen" - 3:30
"The Crystal Ship" - 2:30
"Twentieth Century Fox" - 2:30
"Alabama Song (Whiskey Bar)" - 3:15
"Light My Fire" - 6:30
"Back Door Man" - 3:30
"I Looked at You" - 2:18
"End of the Night" - 2:49
"Take It as It Comes" - 2:13
"The End" - 11:35
Pra mim o melhor trabalho do The Doors, mesmo sendo o primeiro album dessa fabulosa banda que influenciou uma geração de outras bandas, este sim é um marco do rock, mistura de jazz, blues, rock e ate flamenco. Neste album que tem a cara de Morrison estampada na capa literalmente, os Doors se mostram uma banda coesa e completa, não só pelos vocais inconfundiveis de Jim, mas da interação incomum mostrada pelos teclados de Manzarek, pela guitarra formidavel de Krieger e a bateria suil e marcante de Densmore.Essa interação é percebida melhor nas faixas mais longas "Light My Fire", principalmente no final desta e na "The End", uma musica fora do normal, algo que está banda mostrou ser mais tarde com seus outros discos e com suas apresentações regadas a muitas confusões.