9 de novembro de 2008

Discos marcantes de Elvis III





From Elvis in Memphis - 1969



From Elvis in Memphis é um disco considerado antológico, onde contém músicas gravadas no começo do ano de 1969 nas sessões que podem ser consideradas uma das melhores da carreira do rei do rock. Esse disco apresenta um dos maiores sucessos na carreira de Elvis, "In The Ghetto", essa música fez tanto ou mais sucesso que "Suspicious Minds", canção lançada na mesma época, a letra de "In The Ghetto" é considera por muitos como uma das melhores de toda a sua carreira, inclusive melhor do que a de "Suspicious Minds". As músicas, "I'll Hold You In My Heart", "Power Of My Love" e "Gentle On My Mind", além de "mostrarem" uma voz poderosa de Elvis, impressionam pela qualidade das gravações e dos arranjos bem trabalhados, não se esquecendo que são consideradas ótimas letras.


Faixas


Wearin' That Loved On Look (2:49)
Only The Strong Survive (2:44)
I'll Hold You In My Heart (4:34)
Long Black Limousine (3:44)
It Keeps Right On-A-Hurtin (2:39)
I'm Movin' On (2:55)
Power Of My Love (2:40)
Gentle On My Mind (3:25)
After Loving You (3:09)
True Love Travels On a Gravel Road (2:41)
Any Day Now (3:03)
In The Ghetto (2:45)


Paradas

EUA - 2º - Billboard Country - 1969
Inglaterra - 1º - NME - 1969

Discos marcantes de Elvis II




Elvis is Back - 1960



Elvis is Back! é o primeiro álbum de Elvis Presley depois de sua volta do exército em março de 1960 e que se tornou um clássico, provando que ele estava melhor do que antes de prestar o serviço militar. O disco contém arranjos que são avaliados como primorosos, algumas letras são bem escritas e a instrumentação de seus músicos são consideradas soberbas. Sua voz como pode ser claramente identificada é tida como mais completa, misturando a energia jovem e rebelde dos anos 50 e uma suavidade recém descoberta pelo rei do rock e posta em prática aqui. Também pode-se afirmar que Elvis, em algumas faixas, canta com uma mistura única e antagônica de delicadeza e firmeza. Já em outras, ele se mostra de certo modo "picante", com certas doses discretas de um erotismo menos explícito do que antes, mas ainda presente, e até mesmo provocador, esse disco é analisado como sendo um trabalho magistral de Elvis e seus produtores Steve Sholes e Chet Atkins. Elvis surpreende com uma vocalização até certo ponto "preguiçosa" em algumas faixas, justaposta com a avidez de um estalar de dedos que "repercute" no estúdio, intercalado pelo baixo melancólico, criando assim um certo desejo carnal. É possível dizer que nenhum outro cantor conseguiu ajustar tão precisamente essa mistura de suavidade com emoção como Elvis o fez. Esse disco provava que o horizonte de Elvis era agora muito mais vasto. Os destaques desse disco são "Fever", "Thrill Of Your Love", "Such a Night" - clássico dos The Drifters nos anos 50 - "It Feels So Right" e dois blues que são considerados sensacionais, que deixariam envergonhados qualquer bluzeiro profissional, "Like a Baby" e "Reconsider Baby".


Faixas

Make Me Know It (2:00)
Fever (3:33)
The Girl Of My Best Friend (2:23)
I Will Be Home Again (2:34)
Dirty, Dirty Feeling (1:34)
The Thrill Of Your Love (3:01)
Soldier Boy (3:06)
Such a Night (3:00)
It Feels So Right (2:10)
The Girl Next Door Went A'walking (2:13)
Like a Baby (2:40)
Reconsider Baby (3:40)


Paradas

EUA - 2º - Billboard Pop - 1960
Inglaterra - 1º - Guinness - 1960

Discos marcantes de Elvis




Elvis Presley - Elvis Preley (1956)


Não é nenhuma jóia rara. De fato, quando tocado para os ouvidos do século 21, habituados à arte e a técnica da produção de um bom álbum, o primeiro LP de Elvis mostra-se frustante e inconsistente.

O repertório, montado a partir de várias sessões, é composto por sete faixas registradas no início de 1956 - as vésperas do lançamento do álbum, e cinco que eram virtualmente sobras da Sun Records, de 54 e 55, gravadas antes do contrato de Elvis com a RCA.O vocal bem trabalhado "I'II Never Let You Go, uma das heranças da Sun Records, chega ao limite da autoparódia: naquela epóca, Elvis não tinha uma imagm pública que pudesse ser imitada. Uma curiosidade é que, embora todo relançamento de CD inclua "Heartbreak Hotel" - a música que catapultou o garoto de 21 anos da celebridade local de Memphis a fama mundial em algumas semanas - essa faixa não consta no disco original.

No entanto, o álbum tem magia, e muita, revoluções já aconteceram por menos que isso. O gospel branco de "I Got A Woman", de Ray Charles, formam uma sequencia forte logo no início; perto do fim, encontra-se a versão definitivamente solitária de 'Blue Moon". mas a faixa que se destaca é a impresionante "Trying To Get To You", que coloca Elvis um patamar acima de um menino da roça, a caminho de virar uma estrela.É uma gravação inesquecível.

A capa também é inesquecível. A foto, creditada a William V. Robertson e tirada num show em Tampa, na Flórida, é uma das mais simbólicas do cantor.



Faixas do Álbum

Blue Suede Shoes
I'm Counting On You
I Got A Woman
One-Sided Love Affair
I Love You Because
Just Because
Tutti Frutti
Tryin' To Get To You
I'm Gonna Sit Right Down And Cry (Over You)
I'll Never Let You Go (Little Darlin')
Blue Moon
Money Honey

Paradas musicais

Estados Unidos - 1º - Billboard Pop, - 1956
Inglaterra - 1º- Record Mirror - 1956